Sumário Digital

  1. Primeira Capa
  2. Segunda Capa
  3. Orientações
  4. Conteúdo
    1. APRESENTAÇÃO
    2. CONHEÇA SEU LIVRO
    3. SUMÁRIO
    4. INTRODUÇÃO O que é cultura e o que é arte?
    5. UNIDADE 1 MATRIZES CULTURAIS
      1. CAPÍTULO 1 Culturas indígenas
        1. Por que estudar as culturas indígenas?
        2. ARTES VISUAIS
          1. CONTEXTO Culturas indígenas e artes visuais
          2. REPERTÓRIO 1
          3. REPERTÓRIO 2
          4. REPERTÓRIO 3
          5. PESQUISA
          6. TEORIAS E MODOS DE FAZER
          7. AÇÃO
        3. MÚSICA
          1. CONTEXTO
          2. REPERTÓRIO 1
          3. REPERTÓRIO 2
          4. REPERTÓRIO 3
          5. PESQUISA
          6. TEORIAS E MODOS DE FAZER
          7. AÇÃO
        4. TEATRO
          1. CONTEXTO
          2. REPERTÓRIO 1
          3. REPERTÓRIO 2
          4. REPERTÓRIO 3
          5. PESQUISA
          6. TEORIAS E MODOS DE FAZER
          7. AÇÃO
        5. PONTE PARA OUTRAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS
        6. SÍNTESE ESTÉTICA
      2. CAPÍTULO 2 Culturas africanas
        1. Por que estudar as culturas africanas?
        2. ARTES VISUAIS
          1. CONTEXTO Artes visuais nas culturas africanas e afro-brasileiras
          2. REPERTÓRIO 1
          3. REPERTÓRIO 2
          4. REPERTÓRIO 3
          5. PESQUISA
          6. TEORIAS E MODOS DE FAZER
          7. AÇÃO
        3. MÚSICA
          1. CONTEXTO Música afro-atlântica
          2. REPERTÓRIO 1
          3. REPERTÓRIO 2
          4. REPERTÓRIO 3
          5. PESQUISA
          6. TEORIAS E MODOS DE FAZER
          7. AÇÃO
        4. DANÇA
          1. CONTEXTO A dança da África no Brasil
          2. REPERTÓRIO 1
          3. REPERTÓRIO 2
          4. REPERTÓRIO 3
          5. PESQUISA
          6. TEORIAS E MODOS DE FAZER
          7. AÇÃO
        5. PONTE PARA OUTRAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS
        6. SÍNTESE ESTÉTICA
      3. CAPÍTULO 3 Culturas europeias
        1. Por que estudar as culturas europeias?
        2. TEATRO
          1. CONTEXTO Vida urbana, debate público e teatro
          2. REPERTÓRIO 1
          3. REPERTÓRIO 2
          4. REPERTÓRIO 3
          5. PESQUISA
          6. TEORIAS E MODOS DE FAZER
          7. AÇÃO
        3. DANÇA
          1. CONTEXTO A influência do balé clássico na dança cênica
          2. REPERTÓRIO 1
          3. REPERTÓRIO 2
          4. REPERTÓRIO 3
          5. PESQUISA
          6. TEORIAS E MODOS DE FAZER
          7. AÇÃO
        4. ARTES INTEGRADAS
          1. CONTEXTO Patrimônio Cultural
          2. REPERTÓRIO 1
          3. REPERTÓRIO 2
          4. REPERTÓRIO 3
          5. PESQUISA
          6. TEORIAS E MODOS DE FAZER
          7. AÇÃO
        5. PONTE PARA OUTRAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS ARTES VISUAIS
        6. SÍNTESE ESTÉTICA
        7. INTEGRANDO COM... MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
        8. ARTE EM QUESTÃO
    6. UNIDADE 2 CAMINHOS DA ARTE NO BRASIL
      1. CAPÍTULO 4 Arte e colonização
        1. Como a cultura dos países europeus se estabeleceu no Brasil?
        2. ARTES VISUAIS
          1. CONTEXTO Arte no período colonial
          2. REPERTÓRIO 1
          3. REPERTÓRIO 2
          4. REPERTÓRIO 3
          5. PESQUISA
          6. TEORIAS E MODOS DE FAZER
          7. AÇÃO
        3. MÚSICA E DANÇA
          1. CONTEXTO Outros ritmos, outros salões
          2. REPERTÓRIO 1
          3. REPERTÓRIO 2
          4. REPERTÓRIO 3
          5. TEORIAS E MODOS DE FAZER
          6. AÇÃO
        4. MÚSICA E DANÇA
          1. CONTEXTO O sagrado e o profano nos tempos coloniais
          2. REPERTÓRIO 1
          3. REPERTÓRIO 2
          4. REPERTÓRIO 3
          5. PESQUISA
          6. AÇÃO
        5. PONTE PARA OUTRAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS
        6. SÍNTESE ESTÉTICA
      2. CAPÍTULO 5 Modernismos no Brasil
        1. Como os artistas modernos conceberam uma identidade para o Brasil?
        2. ARTES VISUAIS
          1. CONTEXTO Moderno e brasileiro
          2. REPERTÓRIO 1
          3. REPERTÓRIO 2
          4. REPERTÓRIO 3
          5. PESQUISA
          6. TEORIAS E MODOS DE FAZER
          7. AÇÃO
        3. DANÇA
          1. CONTEXTO A dança chega à modernidade
          2. REPERTÓRIO 1
          3. REPERTÓRIO 2
          4. REPERTÓRIO 3
          5. PESQUISA
          6. TEORIAS E MODOS DE FAZER
          7. AÇÃO
        4. TEATRO
          1. CONTEXTO Caminhos da modernização do teatro brasileiro
          2. REPERTÓRIO 1
          3. REPERTÓRIO 2
          4. REPERTÓRIO 3
          5. PESQUISA
          6. TEORIAS E MODOS DE FAZER
          7. AÇÃO
        5. PONTE PARA OUTRAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS
        6. SÍNTESE ESTÉTICA
      3. CAPÍTULO 6 Uma arte tropical
        1. Como a arte brasileira se projetou no cenário mundial?
        2. MÚSICA
          1. CONTEXTO Música popular brasileira: anos 1950, 1960 e 1970
          2. REPERTÓRIO 1
          3. REPERTÓRIO 2
          4. REPERTÓRIO 3
          5. PESQUISA
          6. TEORIAS E MODOS DE FAZER
          7. AÇÃO
        3. TEATRO
          1. CONTEXTO A realidade brasileira em cena
          2. REPERTÓRIO 1
          3. REPERTÓRIO 2
          4. REPERTÓRIO 3
          5. PESQUISA
          6. TEORIAS E MODOS DE FAZER
          7. AÇÃO
        4. ARTES INTEGRADAS
          1. CONTEXTO Cinema Novo
          2. REPERTÓRIO 1
          3. REPERTÓRIO 2
          4. REPERTÓRIO 3
          5. PESQUISA
          6. TEORIAS E MODOS DE FAZER
          7. AÇÃO
        5. PONTE PARA OUTRAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS
        6. SÍNTESE ESTÉTICA
        7. INTEGRANDO COM... CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
        8. ARTE EM QUESTÃO
    7. UNIDADE 3 ARTE HOJE
      1. CAPÍTULO 7 Multiculturalismo
        1. O que é multiculturalismo?
          1. CONTEXTO Arte da periferia do mundo
          2. REPERTÓRIO 1
          3. REPERTÓRIO 2
          4. REPERTÓRIO 3
          5. PESQUISA
          6. TEORIAS E MODOS DE FAZER
          7. AÇÃO
        2. MÚSICA E DANÇA
          1. CONTEXTO A cidade é de todos
          2. REPERTÓRIO 1
          3. REPERTÓRIO 2
          4. REPERTÓRIO 3
          5. TEORIAS E MODOS DE FAZER
          6. AÇÃO
        3. MÚSICA E DANÇA
          1. CONTEXTO Breaking e rap na cultura hip-hop
          2. REPERTÓRIO 1
          3. REPERTÓRIO 2
          4. REPERTÓRIO 3
          5. PESQUISA
          6. TEORIAS E MODOS DE FAZER
          7. AÇÃO
        4. PONTE PARA OUTRAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS
        5. SÍNTESE ESTÉTICA
      2. CAPÍTULO 8 Arte contemporânea
        1. O que é arte contemporânea?
        2. DANÇA
          1. CONTEXTO Dança contemporânea: um conceito, muitas formas
          2. REPERTÓRIO 1
          3. REPERTÓRIO 2
          4. REPERTÓRIO 3
          5. PESQUISA
          6. TEORIAS E MODOS DE FAZER
          7. AÇÃO
        3. TEATRO
          1. CONTEXTO Teatro de grupo
          2. REPERTÓRIO 1
          3. REPERTÓRIO 2
          4. REPERTÓRIO 3
          5. PESQUISA
          6. TEORIAS E MODOS DE FAZER
          7. AÇÃO
        4. MÚSICA
          1. CONTEXTO Novos tempos, novos sons
          2. REPERTÓRIO 1
          3. REPERTÓRIO 2
          4. REPERTÓRIO 3
          5. PESQUISA
          6. TEORIAS E MODOS DE FAZER
          7. AÇÃO
        5. PONTE PARA OUTRAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS
        6. SÍNTESE ESTÉTICA
      3. CAPÍTULO 9 Arte e os desafios do nosso tempo
        1. De que forma a arte pode contribuir para o enfrentamento dos desafios do nosso tempo?
          1. CONTEXTO A diversidade da vida
          2. REPERTÓRIO 1
          3. REPERTÓRIO 2
          4. REPERTÓRIO 3
          5. PESQUISA
          6. TEORIAS E MODOS DE FAZER
          7. AÇÃO
        2. TEATRO
          1. CONTEXTO Teatro fora da caixa
          2. REPERTÓRIO 1
          3. REPERTÓRIO 2
          4. REPERTÓRIO 3
          5. PESQUISA
          6. TEORIAS E MODOS DE FAZER
          7. AÇÃO
        3. ARTES INTEGRADAS
          1. CONTEXTO Arte e cultura digital
          2. REPERTÓRIO 1
          3. REPERTÓRIO 2
          4. REPERTÓRIO 3
          5. PESQUISA
          6. TEORIAS E MODOS DE FAZER
          7. AÇÃO
        4. PONTE PARA OUTRAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS
        5. SÍNTESE ESTÉTICA
        6. INTEGRANDO COM... LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS
        7. INTEGRANDO COM... CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
        8. ARTE EM QUESTÃO
    8. PROJETO ARTE
    9. ENCERRAMENTO
      1. Afinal, o que é cultura e o que é arte?
    10. TRANSCRIÇÃO DOS AUDIOS
    11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
    12. ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR
    13. SUMÁRIO
    14. Orientações pedagógicas gerais
      1. 1. O ensino de arte na escola: algumas referências
        1. A linguagem das artes visuais
        2. A linguagem da dança
        3. A linguagem da música
        4. A linguagem do teatro
        5. As linguagens das artes integradas
      2. 2. Premissas teóricas e metodológicas
        1. Percursos para o ensino da arte
          1. Artes visuais
          2. Dança
          3. Música
          4. Teatro
          5. Artes integradas
        2. Outros caminhos
        3. Coletânea de áudios e objetos educacionais digitais
      3. 3. A BNCC no material
      4. 4. Educação e cultura
        1. Grandes temas do nosso tempo
        2. Pessoas com deficiência e ensino da arte
        3. Pensamento computacional
        4. Culturas juvenis
      5. 5. Transdisciplinaridade
        1. Temas contemporâneos transversais (TCTs)
        2. Encontro da arte com as demais áreas de conhecimento
      6. 6. Organização da obra
        1. Estrutura geral dos capítulos e estratégia pedagógica
        2. Trajetórias de linguagem e hibridismo
      7. 7. Autonomia do professor
      8. 8. Avaliação em Arte
        1. Avaliação diagnóstica
        2. Avaliação formativa
        3. Avaliação ipsativa
        4. Avaliação comparativa
        5. Avaliação somativa
        6. Avaliação de exames de larga escala
      9. 9. Museus, exposições, espetáculos, filmes e shows
      10. 10. Cronograma
    15. Orientações específicas
    16. TRANSCRIÇÕES DO OBJETO EDUCACIONAL DIGITAL PODCASTS
    17. Referências bibliográficas comentadas
  5. Notas de Rodapé
  6. Créditos
  7. URLS Encurtadas
  8. Terceira Capa
  9. Quarta Capa
  10. Licenças
  11. Sobre este Livro Digital