Sumário Digital
Primeira Capa
Segunda Capa
Orientações
Conteúdo
APRESENTAÇÃO
CONHEÇA SEU LIVRO
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O que é cultura e o que é arte?
UNIDADE
1
MATRIZES CULTURAIS
CAPÍTULO
1
Culturas indígenas
Por que estudar as culturas indígenas?
ARTES VISUAIS
CONTEXTO
Culturas indígenas e artes visuais
REPERTÓRIO 1
REPERTÓRIO 2
REPERTÓRIO 3
PESQUISA
TEORIAS E MODOS DE FAZER
AÇÃO
MÚSICA
CONTEXTO
REPERTÓRIO 1
REPERTÓRIO 2
REPERTÓRIO 3
PESQUISA
TEORIAS E MODOS DE FAZER
AÇÃO
TEATRO
CONTEXTO
REPERTÓRIO 1
REPERTÓRIO 2
REPERTÓRIO 3
PESQUISA
TEORIAS E MODOS DE FAZER
AÇÃO
PONTE PARA OUTRAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS
SÍNTESE ESTÉTICA
CAPÍTULO
2
Culturas africanas
Por que estudar as culturas africanas?
ARTES VISUAIS
CONTEXTO
Artes visuais nas culturas africanas e afro-brasileiras
REPERTÓRIO 1
REPERTÓRIO 2
REPERTÓRIO 3
PESQUISA
TEORIAS E MODOS DE FAZER
AÇÃO
MÚSICA
CONTEXTO
Música afro-atlântica
REPERTÓRIO 1
REPERTÓRIO 2
REPERTÓRIO 3
PESQUISA
TEORIAS E MODOS DE FAZER
AÇÃO
DANÇA
CONTEXTO
A dança da África no Brasil
REPERTÓRIO 1
REPERTÓRIO 2
REPERTÓRIO 3
PESQUISA
TEORIAS E MODOS DE FAZER
AÇÃO
PONTE PARA OUTRAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS
SÍNTESE ESTÉTICA
CAPÍTULO
3
Culturas europeias
Por que estudar as culturas europeias?
TEATRO
CONTEXTO
Vida urbana, debate público e teatro
REPERTÓRIO 1
REPERTÓRIO 2
REPERTÓRIO 3
PESQUISA
TEORIAS E MODOS DE FAZER
AÇÃO
DANÇA
CONTEXTO
A influência do balé clássico na dança cênica
REPERTÓRIO 1
REPERTÓRIO 2
REPERTÓRIO 3
PESQUISA
TEORIAS E MODOS DE FAZER
AÇÃO
ARTES INTEGRADAS
CONTEXTO
Patrimônio Cultural
REPERTÓRIO 1
REPERTÓRIO 2
REPERTÓRIO 3
PESQUISA
TEORIAS E MODOS DE FAZER
AÇÃO
PONTE PARA OUTRAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS
ARTES VISUAIS
SÍNTESE ESTÉTICA
INTEGRANDO COM
...
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
ARTE EM QUESTÃO
UNIDADE
2
CAMINHOS DA ARTE NO BRASIL
CAPÍTULO
4
Arte e colonização
Como a cultura dos países europeus se estabeleceu no Brasil?
ARTES VISUAIS
CONTEXTO
Arte no período colonial
REPERTÓRIO 1
REPERTÓRIO 2
REPERTÓRIO 3
PESQUISA
TEORIAS E MODOS DE FAZER
AÇÃO
MÚSICA E DANÇA
CONTEXTO
Outros ritmos, outros salões
REPERTÓRIO 1
REPERTÓRIO 2
REPERTÓRIO 3
TEORIAS E MODOS DE FAZER
AÇÃO
MÚSICA E DANÇA
CONTEXTO
O sagrado e o profano nos tempos coloniais
REPERTÓRIO 1
REPERTÓRIO 2
REPERTÓRIO 3
PESQUISA
AÇÃO
PONTE PARA OUTRAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS
SÍNTESE ESTÉTICA
CAPÍTULO
5
Modernismos no Brasil
Como os artistas modernos conceberam uma identidade para o Brasil?
ARTES VISUAIS
CONTEXTO
Moderno e brasileiro
REPERTÓRIO 1
REPERTÓRIO 2
REPERTÓRIO 3
PESQUISA
TEORIAS E MODOS DE FAZER
AÇÃO
DANÇA
CONTEXTO
A dança chega à modernidade
REPERTÓRIO 1
REPERTÓRIO 2
REPERTÓRIO 3
PESQUISA
TEORIAS E MODOS DE FAZER
AÇÃO
TEATRO
CONTEXTO
Caminhos da modernização do teatro brasileiro
REPERTÓRIO 1
REPERTÓRIO 2
REPERTÓRIO 3
PESQUISA
TEORIAS E MODOS DE FAZER
AÇÃO
PONTE PARA OUTRAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS
SÍNTESE ESTÉTICA
CAPÍTULO
6
Uma arte tropical
Como a arte brasileira se projetou no cenário mundial?
MÚSICA
CONTEXTO
Música popular brasileira: anos 1950, 1960 e 1970
REPERTÓRIO 1
REPERTÓRIO 2
REPERTÓRIO 3
PESQUISA
TEORIAS E MODOS DE FAZER
AÇÃO
TEATRO
CONTEXTO
A realidade brasileira em cena
REPERTÓRIO 1
REPERTÓRIO 2
REPERTÓRIO 3
PESQUISA
TEORIAS E MODOS DE FAZER
AÇÃO
ARTES INTEGRADAS
CONTEXTO
Cinema Novo
REPERTÓRIO 1
REPERTÓRIO 2
REPERTÓRIO 3
PESQUISA
TEORIAS E MODOS DE FAZER
AÇÃO
PONTE PARA OUTRAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS
SÍNTESE ESTÉTICA
INTEGRANDO COM
...
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
ARTE EM QUESTÃO
UNIDADE
3
ARTE HOJE
CAPÍTULO
7
Multiculturalismo
O que é multiculturalismo?
CONTEXTO
Arte da periferia do mundo
REPERTÓRIO 1
REPERTÓRIO 2
REPERTÓRIO 3
PESQUISA
TEORIAS E MODOS DE FAZER
AÇÃO
MÚSICA E DANÇA
CONTEXTO
A cidade é de todos
REPERTÓRIO 1
REPERTÓRIO 2
REPERTÓRIO 3
TEORIAS E MODOS DE FAZER
AÇÃO
MÚSICA E DANÇA
CONTEXTO
Breaking
e
rap
na cultura
hip-hop
REPERTÓRIO 1
REPERTÓRIO 2
REPERTÓRIO 3
PESQUISA
TEORIAS E MODOS DE FAZER
AÇÃO
PONTE PARA OUTRAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS
SÍNTESE ESTÉTICA
CAPÍTULO
8
Arte contemporânea
O que é arte contemporânea?
DANÇA
CONTEXTO
Dança contemporânea: um conceito, muitas formas
REPERTÓRIO 1
REPERTÓRIO 2
REPERTÓRIO 3
PESQUISA
TEORIAS E MODOS DE FAZER
AÇÃO
TEATRO
CONTEXTO
Teatro de grupo
REPERTÓRIO 1
REPERTÓRIO 2
REPERTÓRIO 3
PESQUISA
TEORIAS E MODOS DE FAZER
AÇÃO
MÚSICA
CONTEXTO
Novos tempos, novos sons
REPERTÓRIO 1
REPERTÓRIO 2
REPERTÓRIO 3
PESQUISA
TEORIAS E MODOS DE FAZER
AÇÃO
PONTE PARA OUTRAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS
SÍNTESE ESTÉTICA
CAPÍTULO
9
Arte e os desafios do nosso tempo
De que forma a arte pode contribuir para o enfrentamento dos desafios do nosso tempo?
CONTEXTO
A diversidade da vida
REPERTÓRIO 1
REPERTÓRIO 2
REPERTÓRIO 3
PESQUISA
TEORIAS E MODOS DE FAZER
AÇÃO
TEATRO
CONTEXTO
Teatro fora da caixa
REPERTÓRIO 1
REPERTÓRIO 2
REPERTÓRIO 3
PESQUISA
TEORIAS E MODOS DE FAZER
AÇÃO
ARTES INTEGRADAS
CONTEXTO
Arte e cultura digital
REPERTÓRIO 1
REPERTÓRIO 2
REPERTÓRIO 3
PESQUISA
TEORIAS E MODOS DE FAZER
AÇÃO
PONTE PARA OUTRAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS
SÍNTESE ESTÉTICA
INTEGRANDO COM
...
LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS
INTEGRANDO COM
...
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
ARTE EM QUESTÃO
PROJETO ARTE
ENCERRAMENTO
Afinal, o que é cultura e o que é arte?
TRANSCRIÇÃO DOS AUDIOS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR
SUMÁRIO
Orientações pedagógicas gerais
1. O ensino de arte na escola: algumas referências
A linguagem das artes visuais
A linguagem da dança
A linguagem da música
A linguagem do teatro
As linguagens das artes integradas
2. Premissas teóricas e metodológicas
Percursos para o ensino da arte
Artes visuais
Dança
Música
Teatro
Artes integradas
Outros caminhos
Coletânea de áudios e objetos educacionais digitais
3. A BNCC no material
4. Educação e cultura
Grandes temas do nosso tempo
Pessoas com deficiência e ensino da arte
Pensamento computacional
Culturas juvenis
5. Transdisciplinaridade
Temas contemporâneos transversais (TCTs)
Encontro da arte com as demais áreas de conhecimento
6. Organização da obra
Estrutura geral dos capítulos e estratégia pedagógica
Trajetórias de linguagem e hibridismo
7. Autonomia do professor
8. Avaliação em Arte
Avaliação diagnóstica
Avaliação formativa
Avaliação ipsativa
Avaliação comparativa
Avaliação somativa
Avaliação de exames de larga escala
9. Museus, exposições, espetáculos, filmes e
shows
10. Cronograma
Orientações específicas
TRANSCRIÇÕES DO OBJETO EDUCACIONAL DIGITAL
PODCASTS
Referências bibliográficas comentadas
Notas de Rodapé
Créditos
URLS Encurtadas
Terceira Capa
Quarta Capa
Licenças
Sobre este Livro Digital