Sumário

  • Introdução 8
  • UNIDADE 1 Matrizes culturais 12
    • CAPÍTULO 1 Culturas indígenas 14
      • por quê estudar as culturas indígenas? 16
      • Artes visuais
        • Contexto – Culturas indígenas e artes visuais 18
        • Repertório 19
        • Pesquisa 22
        • Teorias e modos de fazer 23
        • Ação 24
      • Música
        • Contexto – Música e rito 26
        • Repertório 27
        • Pesquisa 30
        • Teorias e modos de fazer 31
        • Ação 32
      • Teatro
        • Contexto – Teatro e os povos indígenas 34
        • Repertório 35
        • Pesquisa 38
        • Teorias e modos de fazer 39
        • Ação 40
      • Ponte para outras linguagens artísticas 42
      • Síntese estética 44
    • CAPÍTULO 2 Culturas africanas 48
      • por quê estudar as culturas africanas? 50
      • Artes visuais
        • Contexto – Artes visuais nas culturas africanas e afro-brasileiras 52
        • Repertório 53
        • Pesquisa 56
        • Teorias e modos de fazer 57
        • Ação 58
      • Música
        • Contexto – Música afro-atlântica 60
        • Repertório 61
        • Pesquisa 64
        • Teorias e modos de fazer 65
        • Ação 66
      • Dança
        • Contexto – A dança da África no Brasil 68
        • Repertório 69
        • Pesquisa 72
        • Teorias e modos de fazer 73
        • Ação 74
      • Ponte para outras linguagens artísticas 76
      • Síntese estética 78
    • CAPÍTULO 3 Culturas europeias 82
      • por quê estudar as culturas europeias? 84
      • Teatro
        • Contexto – Vida urbana, debate público e teatro 86
        • Repertório 87
        • Pesquisa 90
        • Teorias e modos de fazer 91
        • Ação 92
      • Dança
        • Contexto – A influência do balé clássico na dança cênica 94
        • Repertório 95
        • Pesquisa 98
        • Teorias e modos de fazer 99
        • Ação 100
      • Artes integradas
        • Contexto – Patrimônio Cultural 102
        • Repertório 103
        • Pesquisa 106
        • Teorias e modos de fazer 107
        • Ação 108
      • Ponte para outras linguagens artísticas 110
      • Síntese estética 112
      • Integrando com... Matemática e suas Tecnologias 115
      • ár-te em questão 118
  • UNIDADE 2 Caminhos da ár-te no Brasil 120
    • CAPÍTULO 4 ár-te e colonização 122
      • Como a cultura dos países europêus se estabeleceu no Brasil? 124
      • Artes visuais
        • Contexto – ár-te no período colonial 126
        • Repertório 127
        • Pesquisa 130
        • Teorias e modos de fazer 131
        • Ação 132
      • Música e dança
        • Contexto – Outros ritmos, outros salões 134
        • Repertório 135
        • Teorias e modos de fazer 138
        • Ação 141
      • Música e dança
        • Contexto – O sagrado e o profano nos tempos coloniais 143
        • Repertório 144
        • Pesquisa 147
        • Ação 149
      • Ponte para outras linguagens artísticas 150
      • Síntese estética 152
    • CAPÍTULO 5 Modernismos no Brasil 156
      • Como os artistas modernos conceberam uma identidade para o Brasil? 158
      • Artes visuais
        • Contexto – Moderno e brasileiro 160
        • Repertório 161
        • Pesquisa 164
        • Teorias e modos de fazer 165
        • Ação 166
      • Dança
        • Contexto – A dança chega à modernidade 168
        • Repertório 169
        • Pesquisa 172
        • Teorias e modos de fazer 173
        • Ação 174
      • Teatro
        • Contexto – Caminhos da modernização do teatro brasileiro 176
        • Repertório 177
        • Pesquisa 180
        • Teorias e modos de fazer 181
        • Ação 182
      • Ponte para outras linguagens artísticas 184
      • Síntese estética 186
    • CAPÍTULO 6 Uma ár-te tropical 190
      • Como a; ár-te brasileira se projetou no cenário mundial? 192
      • Música
        • Contexto – Música popular brasileira: anos 1950, 1960 e 1970 194

Página sete

    • Repertório 195
      • Pesquisa 198
        • Teorias e modos de fazer 199
        • Ação 200
      • Teatro
        • Contexto – A realidade brasileira em cena 202
        • Repertório 203
        • Pesquisa 206
        • Teorias e modos de fazer 207
        • Ação 208
      • Artes integradas
        • Contexto – Cinema Novo 210
        • Repertório 211
        • Pesquisa 214
        • Teorias e modos de fazer 215
        • Ação 216
      • Ponte para outras linguagens artísticas 218
      • Síntese estética 220
      • Integrando com... Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 224
      • ár-te em questão 226
  • UNIDADE 3 ár-te hoje 228
    • CAPÍTULO 7 Multiculturalismo 230
      • O quê é multiculturalismo? 232
      • Artes visuais
        • Contexto – ár-te da periferia do mundo 234
        • Repertório 235
        • Pesquisa 238
        • Teorias e modos de fazer 239
        • Ação 240
      • Música e dança
        • Contexto – A cidade é de todos 242
        • Repertório 243
        • Teorias e modos de fazer 246
        • Ação 247
      • Música e dança
        • Contexto – Breaking e répi na cultura rip róp 249
        • Repertório 250
        • Pesquisa 253
        • Teorias e modos de fazer 255
        • Ação 256
      • Ponte para outras linguagens artísticas 258
      • Síntese estética 260
    • CAPÍTULO 8 ár-te contemporânea 264
      • O quê é ár-te contemporânea? 266
      • Dança
        • Contexto – Dança contemporânea: um conceito, muitas formas 268
        • Repertório 269
        • Pesquisa 272
        • Teorias e modos de fazer 273
        • Ação 274
      • Teatro
        • Contexto – Teatro de grupo 276
        • Repertório 277
        • Pesquisa 280
        • Teorias e modos de fazer 281
        • Ação 282
      • Música
        • Contexto – Novos tempos, novos sôns 284
        • Repertório 285
        • Pesquisa 288
        • Teorias e modos de fazer 289
        • Ação 290
      • Ponte para outras linguagens artísticas 292
      • Síntese estética 294
    • CAPÍTULO 9 ár-te e os desafios do nosso tempo 298
      • De quê forma a; ár-te póde contribuir para o enfrentamento dos desafios do nosso tempo? 300
      • Artes visuais
        • Contexto – A diversidade da vida 302
        • Repertório 303
        • Pesquisa 306
        • Teorias e modos de fazer 307
        • Ação 308
      • Teatro
        • Contexto – Teatro fora da caixa 310
        • Repertório 311
        • Pesquisa 314
        • Teorias e modos de fazer 315
        • Ação 316
      • Artes integradas
        • Contexto – ár-te e cultura digital 318
        • Repertório 319
        • Pesquisa 322
        • Teorias e modos de fazer 323
        • Ação 324
      • Ponte para outras linguagens artísticas 326
      • Síntese estética 328
      • Integrando com... Linguagens e suas Tecnologias 332
      • Integrando com... Ciências da Natureza e suas Tecnologias 334
      • ár-te em questão 336
  • Projeto ár-te 338
  • Encerramento 346
  • Transcrição dos áudios 349
  • Referências bibliográficas comentadas 351
  • OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS
    • Áudio: Faixas 1 e 2 28
    • Vídeo 1 34
    • Áudio: Faixa 3 51
    • Áudio: Faixa 4 62
    • Áudio: Faixa 5 63
    • Áudio: Faixas 6 66
    • Áudio: Faixa 7 67
    • Carrossel 1 68
    • Áudio: Faixas 8 e 9 101
    • Podcast 1 106
    • Áudio: Faixas 10 e 11 138
    • Áudio: Faixa 12 141
    • Áudio: Faixa 13 149
    • Infográfico 1 150
    • Podcast 2 176
    • Infográfico 2 192
    • Vídeo 2 207
    • Carrossel 2 245
    • Áudio: Faixas 14 e 15 247
    • Podcast 3 266
    • Vídeo 3 269
    • Infográfico 3 305
    • Mapa 334

Página oito