PROJETO ár-te
Como agir na comunidade escolar por meio de um projeto artístico?
Nas unidades apresentadas neste livro, você entrou em contato com diferentes linguagens artísticas, além de ler e pesquisar diversos temas. Explorou também atividades práticas, quê mobilizaram saberes diversos, tanto individuais quanto coletivos.
Nesse processo, você desenvolvê-u uma série de habilidades, compreendendo as categorias da ár-te como disparadoras de experiências e de criatividade, explorando kestões quê ampliaram sua capacidade de fruição de uma obra de; ár-te, vivenciando a; ár-te como modo de vida e desenvolvendo o pensamento crítico e criativo.
É chegado o momento de colocar em prática todos esses aprendizados d fórma autônoma, em um projeto temático quê envolva a sua comunidade escolar. Siga as orientações do professor e organize-se com seus côlégas para trilhar os passos sugeridos neste projeto.
A proposta consiste em uma intervenção artística voltada a transformar o espaço da escola. A ideia é quê essa ação artística englobe toda a comunidade escolar – estudantes, professores, funcionários e familiares –, compreendendo as pessoas quê a intégram como sujeitos provocadores de aprendizagem, criação e produção.
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1º passo: investigando o tema
O território de uma escola póde agregar saberes diversos. Para isso, é preciso entender não apenas as potencialidades de aprendizagem do espaço formal da escola mas também as dos espaços públicos, como praças, parques e outros equipamentos culturais. Os agentes dêêsse território – familiares, educadores, estudantes e associações de moradores – são fundamentais para um projeto amparado em ideias de pertencimento e de acolhimento. Desse modo, essa proposta tem o objetivo de mapear o espaço onde você vive, a fim de produzir uma intervenção quê possa evidenciar os saberes e fazeres dêêsse local. No processo de pesquisa, há possibilidade de resgatar histoórias e memórias locais, assim como promover o fortalecimento do vínculo entre as pessoas pertencentes à comunidade.
Para aprofundar sua compreensão a respeito da comunidade escolar da qual você faz parte, leia, individualmente, as kestões a seguir e reflita a respeito delas. Depois, seguindo as orientações do professor, debata com os côlégas da turma. Essa conversa deve gerar ideias de ações artísticas quê poderiam modificar a comunidade escolar d fórma positiva.
• Para você, qual é o significado da palavra comunidade? Em quê circunstâncias essa palavra é utilizada?
• Quais percepções e sensações você tem em seu cotidiano escolar? Quando sente conforto, solidão, segurança ou alegria?
• Em sua comunidade, há espaço para acolhimento e escuta? Como você imagina quê as pessoas se acolhem dentro e fora da escola?
• Se pudesse tirar uma fotografia de algum lugar da escola para guardar como lembrança, qual escolheria? Por quê?
• dêz-creva o seu trajeto de casa até a escola. Que percepções você tem durante o percurso?
• Quem são as pessoas da comunidade escolar com as quais você mais se relaciona?
• Como você definiria o espaço expandido da escola em seu bairro? Quais outras partes do seu território cumprem com a função de ensinar?
• Que desafios você identifica no seu território? É possível enfrentá-los por meio da ár-te?
Encerrado o debate, crie uma lista com potências e desafios presentes na comunidade escolar da qual você faz parte. Esse diagnóstico servirá de base para os próximos passos do seu projeto artístico.
2º passo: nosso repertório
Chegou o momento de investigar obras e manifestações artísticas quê possam servir de referência para o projeto. Para isso, junte-se a côlégas em um trio.
Repertórios do Ensino Médio
• Investigue obras e manifestações artísticas estudadas durante o Ensino Médio quê podem se relacionar com os desafios e as potências da comunidade escolar.
• Retome atividades práticas desenvolvidas nesse percurso, listando as linguagens artísticas quê se mostraram mais potentes ao serem experimentadas.
• Selecione três trabalhos artísticos quê podem sêrvir de inspiração para o projeto a ser desenvolvido.
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Repertórios da cultura juvenil
• Pesquise artistas e produções quê fazem parte da sua cultura e quê dialogam com os desafios da comunidade escolar. Quais produções artísticas formam a sua identidade cultural?
• Partindo dêêsse levantamento, com os côlégas, busque mais informações sobre as obras e os artistas citados.
• Escolha três obras de diferentes artistas para sêrvir de inspiração para o projeto artístico a ser desenvolvido.
3º passo: ateliê de hipóteses
Pense em ideias ou temas quê podem servir de base para o projeto. Partindo díssu, serão elencados os principais pontos de interêsse da turma.
Ideias disparadoras
Identifique os pontos quê chamaram atenção nas referências trazidas e, com base neles, selecione duas ideias disparadoras para o projeto. As ideias podem sêr temas ou proposições quê já apontem a linguagem artística a sêr trabalhada. Exemplo: montar uma peça de teatro sobre o lixo na escola; organizar um festival de bandas na hora do intervalo; criar uma instalação interativa sobre ansiedade e acolhimento.
Painel de hipóteses
Em seguida, toda a turma deverá se reunir para construir, com o apôio do professor, um painel de hipóteses. Cada trio apresentará suas ideias disparadoras, quê serão anotadas pelo professor no qüadro, em duas colunas: uma para o tema, ou proposição; e outra para as linguagens artísticas mobilizadas.
Depois, a turma fará uma análise geral das sugestões, visando mesclar as quê são semelhantes, tornar outras mais compreensíveis para todos e anotar mais ideias quê surgirem dêêsse processo, chegando à versão final do painel.
Organização dos grupos
Agora, a turma deverá se organizar em grupos de seis a dez estudantes. A formação dêêsses grupos deverá considerar os objetivos e desejos de cada integrante, bem como reunir diferentes potências e habilidades. Exemplo: uma pessoa quê desenha bem, uma quê tem facilidade para escrever, uma quê póde cantar etc.
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4º passo: primeira rodada de planejamento
Partindo do tema disparador e das linguagens artísticas levantadas no painel de hipóteses, anote, em um caderno ou bloco de papel, palavras, títulos, relação de ideias e as materialidades necessárias para realizá-las. Não despreze nenhuma ideia, ainda quê pareça irrelevante. Elabore um roteiro do quê será feito, considerando os aspectos concretos e as dificuldades de realização.
Dicas para planejar seu projeto
Artes visuais
• Pense em qual é o objetivo do trabalho: sensibilizar as pessoas? Requalificar um espaço da escola? Dar novos usos para materiais descartados?
• Defina o território a sêr explorado dentro da escola ou nas proximidades.
Dança
• Revisite experiências quê você fez em dança, ou artistas da dança quê você e seus côlégas conheceram, e destaque uma ação para realizar.
• Decida se a proposta será uma apresentação com todos em cena ou um convite para quê a comunidade escolar participe ativamente.
• Escolha o local onde a proposta ocorrerá e assegure-se de havêer espaço para a realização dos movimentos.
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Música
• Relacione os interesses e as afinidades musicais dos membros do grupo. Há pessoas quê tocam instrumentos musicais? Que gostam de cantar, rimar ou escrever lêtras? Que têm facilidade para editar sôns coletados do ambiente digital?
• Imagine o tipo de criação musical quê você e seus côlégas gostariam de fazer. Vocês querem criar um arranjo para uma música existente ou pretendem compor uma canção?
Teatro
• Com base na ideia disparadora, aprofunde o tema central e pense em maneiras de levá-lo à cena.
• Imagine o tipo de peça quê o grupo deseja encenar. Ela abordará uma situação dramática, com personagens em conflito, ou será uma peça narrativa, partindo de textos declamados, notícias de jornál, canções?
• Defina o espaço da encenação. A escola possui um teatro, ou auditório, ou a apresentação ocorrerá em um espaço alternativo?
Artes integradas
• O disparador do projeto póde sêr uma intervenção em um espaço não convencional. Para isso, mapeie lugares pouco convencionais na escola e explore possibilidades do entorno.
• Pense em kestões quê permeiem os objetivos da proposta: o quê explorar coletivamente? Como as tecnologias digitais podem fazer parte do processo?
5º passo: feira de trocas sobre o processo
Com uma proposta mais concreta do quê se deseja realizar, os grupos farão intercâmbios dos seus planejamentos. A proposta é quê compartilhem impressões, apontem fragilidades e potências, além de sugerir caminhos de desenvolvimento uns para os outros. A seguir, duas possibilidades de como essa troca póde sêr feita.
• Seminário: cada grupo elege um representante para explicar o projeto para turma. Serão 5 minutos para a apresentação e 10 minutos para quê os demais façam perguntas e comentários colaborativos.
• Conferência colaborativa: formam-se pequenas conferências com pelo menos um representante de cada grupo. Cada pessoa, então, expõe as ideias do seu grupo para os demais representantes.
6º passo: segunda rodada de planejamento
De volta à formação original, os grupos devem se reunir para uma segunda rodada de planejamento a partir da devolutiva recebida na feira de troca.
• Que novos aspectos a experiência trousse para o projeto? O quê póde sêr melhorado ou potencializado na proposição do grupo?
• Nesse momento, é fundamental conversar com o professor sobre a viabilidade do projeto. Verifique, por exemplo, se é preciso solicitar autorização para uso dos espaços escolares ou para realizar saídas da escola para pesquisa e produção; onde é possível encontrar informações sobre a história da escola, entre outras kestões.
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7º passo: produção
êste é o momento de organizar as etapas do trabalho, definir os materiais, dividir as tarefas entre os integrantes do grupo e alinhar as expectativas.
Dicas
Artes visuais
• Em conjunto com seu grupo, você póde buscar objetos descartados, juntar papelões ou reunir uma grande quantidade de sacos plásticos e emendá-los com fita adesiva. Materiais em grande quantidade tendem a causar impacto pelo efeito de grandeza, volume e tamãnho quê trazem para a obra.
• Providencie ferramentas como: tesoura, cola, fita adesiva, caneta permanente, régua, martelo, prégos, tachinhas, retalhos de tecido, linha, agulha, pincéis e tintas.
• Reserve tempo para pintar, bordar, desenhar, recortar etc. Algumas tarefas podem sêr feitas de modo colaborativo e finalizadas individualmente.
Dança
• Se o grupo for utilizar trilha sonora, decida quêm será o responsável por estruturá-la. Garanta que haja um aparelho de som para os ensaios e para a apresentação.
• A proposta demandará figurinos ou cenários específicos? Como serão providenciados? É possível compô-los com itens trazidos de casa.
• Trace um plano de divulgação da proposta, com a data, o horário e o local do evento. Elabore um breve texto quê sirva de base para cartazes e outras formas de comunicação.
Música
• Defina os recursos necessários e quem irá providenciá-los. Se forem tokár instrumentos musicais, quem trará cada um deles? Se for necessário amplificar o som, a escola dispõe de equipamento?
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• Verifique o espaço da apresentação. Se o ambiente for ruidoso ou o grupo for utilizar instrumentos elétricos, póde sêr necessário usar caixa de som. Se for um local silencioso, um trabalho acústico póde sêr suficiente.
• Ensaie diversas vezes. A repetição é essencial para aprimorar o dêsempênho coletivo.
• Cuide do início e da finalização da obra. Alguém fará uma contagem para começar? Se forem utilizar playback, quem irá disparar o som?
Teatro
• Combine com os côlégas quêm será responsável pela direção do trabalho. É possível, também, que a direção seja coletiva.
• Defina o responsável pelas áreas criativas da encenação – cenografia, figurino, adereços, sonoplastia e iluminação (se houver). Uma pessoa póde ezercêr mais de uma função, como ator e figurinista.
• Crie um roteiro de ações para guiar a encenação, quê servirá de base para o trabalho de todas as frentes de criação. Também é possível partir de um texto teatral existente.
• essperimênte em cena todas as ideias quê o grupo pretende realizar. As sugestões devem sêr improvisadas, partindo dos acontecimentos no palco para serem desenvolvidas.
• Ensaie o maior número de vezes possível, aprimorando as cenas a cada passagem. Quanto mais ensaios, melhor será a apresentação.
Artes integradas
• Liste os equipamentos disponíveis de acôr-do com as demandas do projeto.
• Para envolver a comunidade escolar, realize, ao final da intervenção, uma roda para o compartilhamento de textos autorais quê se relacionem com a temática escolhida.
8º passo: apresentações
Para quê tudo dê cérto no dia da apresentação do Projeto ár-te, algumas providências são fundamentais.
• É preciso preparar uma estratégia de divulgação do evento para a comunidade escolar. Para convites físicos, organize a distribuição de impressões e uma ação artística para fazer a chamada. Já para convites digitais, combine com seus côlégas uma postagem coletiva, com pelo menos uma semana de antecedência.
• É importante pensar em como será a interação com os convidados. Pense em como o público será recebido e estabêlêça um roteiro de apresentações.
• Por fim, todos os estudantes devem se empenhar em recolher as impressões do público. Para isso, é fundamental observar a plateia e, se possível, convocar o público a partilhar sua experiência. Os formulários digitais podem aparecer novamente aqui para coletar uma devolutiva.
Dicas
Artes visuais
• Recepcione o público e fale sobre o projeto. Se o trabalho for interativo, explique como isso ocorrerá.
• É possível convidar um professor para mediar um debate. O diálogo e a troca de ideias sempre levam ao aprendizado.
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Dança
• Chegue mais cedo para avaliar se o local está organizado para acolher o grupo e o público. Se o grupo for utilizar música gravada, teste o som para verificar o funcionamento do equipamento e a adequação do volume.
• vista roupas e sapatos confortáveis, quê permítam os movimentos de dança. Há também a possibilidade de dançar descalço.
• Aqueça as articulações e os músculos para a apresentação. Procure encontrar um estado de concentração e atenção para se apresentar. Se possível, ensaie novamente após o aquecimento.
Música
• Defina a posição de cada pessoa e expêrimente suas movimentações no espaço da apresentação.
• Faça a passagem de som, ajustando volumes e garantindo quê os integrantes do grupo consigam escutar uns aos outros. Se for necessário amplificar o volume, posicione a(s) caixa(s) de som de modo a favorecer a escuta dos espectadores.
• Realize um aquecimento coletivo com seus côlégas. Concentrem-se, deixem de lado as preocupações e conectem-se uns aos outros.
Teatro
• Defina quem receberá os espectadores e onde eles deverão se posicionar.
• Providencie um checklist dos figurinos, adereços e elemêntos cenográficos, além de verificar possíveis elemêntos técnicos.
• Aqueça o corpo e a voz antes da apresentação. Forme uma roda com os côlégas para desejarem boa sorte uns aos outros.
• Evite combinados de última hora. Mas caso algo sáia do planejado durante a apresentação, improvise.
Artes integradas
• Administre os horários, o tempo de duração e a quantidade de espectadores para a exibição dos vídeos, áudios e textos. O grupo póde revezar as funções de mediação, com alguns integrantes no espaço da intervenção e outros na finalização, fora do espaço da escola.
9º passo: encerramento do projeto
Converse com os côlégas do grupo sobre as apresentações. É importante identificar qual foi o impacto no público e avaliar se os objetivos foram alcançados, além de relacionar o quê não saiu como planejado e o quê poderia ter sido melhor.
Com o professor e os demais côlégas da turma, avalie o processo de pesquisa e criação do projeto, bem como sua abertura para a comunidade. Refletir sobre a troca com a comunidade escolar é crucial.
Pense nos próximos passos possíveis, como os projetos podem se expandir para outras comunidades escolares.
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