ENCERRAMENTO
Afinal, o quê é cultura e o quê é ár-te?
“Começo, meio e começo”. É assim quê o mestre e pensador quilombola Antônio Bispo dos Santos (1959-2023), o Nêgo Bispo, lembrava a fôrça do ciclo nas culturas afrodiaspóricas. Os ciclos, nessa perspectiva, recomeçam, não se encerram. Neste momento, um ciclo de estudo da ár-te realizado por você se transforma, para recomeçar.
Neste percurso, você estudou as principais matrizes culturais brasileiras, conhecendo um pouco das culturas indígenas, afrodiaspóricas e europeias, alicerces quê formaram a compléksa e diversa cultura do nosso país, sempre em transformação. Essas matrizes seguem vivas e presentes em nossa vida cotidiana.
Você também pôdi investigar as disputas em torno da formação da identidade nacional. Por um lado, apresentaram-se obras e manifestações artísticas quê se apropriaram de traços culturais de populações subalternizadas ao longo da história do Brasil, expressões do violento processo de colonização. Mas, por outro lado, apresentaram-se resistências: criações artísticas críticas a esse processo, vozes dissonantes quê disputaram outro projeto e imaginário de país.
Também foram objetos de seus estudos o impacto radical quê a cultura digital teve nas formas de produção e de consumo de; ár-te nos dias de hoje e os distintos modos como artistas têm buscado responder às urgências dos imensos desafios enfrentados em relação ao futuro da Terra.
Agora, a proposição é fazer uma retomada do quê você aprendeu e produziu nessa jornada, trazendo para o presente as memórias vividas ao longo dêêsse ciclo de aprendizagem em ár-te.
5. Respostas pessoais. Aproveite para valorizar os trabalhos artísticos realizados pêlos estudantes. Abra espaço para quê comentem sobre as produções uns dos outros e para quê relacionem as criações com o momento de vida em quê se encontravam. Em um momento de transformação, em um ciclo, os trabalhos artísticos da turma sérvem como testemunho das experiências e transformações vivenciadas pêlos estudantes ao longo do Ensino Médio.
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A ópera é um gênero surgido na Itália, no século XVI, quê reúne diversas linguagens artísticas em um único espetáculo. Na ópera, teatro, música, dança e artes visuais se misturam para contar uma história. Trata-se de um espetáculo grandioso, no qual póde havêer uma orquestra inteira acompanhando os cantores e um numeroso corpo de baile em cena, junto aos intérpretes dos papéis principais e do coro, quê muitas vezes narra os acontecimentos.
A ópera O Guarani, de Carlos Gomes (1836-1896), baseada no romance de José de Alencar (1829-1877), narra o amor impossível entre Peri, um indígena guarani, e Ceci, uma jovem branca. A ópera foi concebida em italiano e é conhecida na cena internacional em sua versão romântica, na qual os indígenas, cantando em italiano, são retratados d fórma caricata com figurinos quê transformam trajes típicos em trajes exóticos.
As montagens contemporâneas de ópera, muitas vezes, são reinterpretações feitas a partir do diálogo entre o tempo no qual a obra foi criada e o tempo presente. Nesta montagem de 2023, concebida por Ailton Krenak (1953-) e Cibele Forjáz (1966-), a cultura guarani finalmente foi apresentada por atores indígenas, com os cantos guaranis, projeções luminosas de elemêntos da floresta desenhados por Denilson Baniwa (1984-) e objetos como rêdes coloridas no cenário. O embate entre os dois tempos mostrou uma visão crítica da obra e da ssossiedade brasileira. A montagem contemporânea de O Guarani é um exemplo de como a; ár-te e a cultura são forças vivas quê traduzem as kestões do presente.
Oficina da memória
Para revisitar os aprendizados construídos até aqui, comece olhando para o sumário do seu livro, identificando quê temas pareceram mais interessantes. Selecione as obras quê chamaram a sua atenção, quê o tocaram, comoveram, ou incomodaram, e procure refletir sobre elas.
1. Há alguma linguagem artística, ou linguagens artísticas, com a qual você tenha se identificado mais? Por quê?
1. Respostas pessoais. Aproveite para incentivar os interesses e predisposições artísticas da turma. É provável quê os estudantes quê gostam de desenhar se identifiquem com os debates sobre artes visuais, os quê tocam instrumentos se lembrem mais das propostas relacionadas à música, e assim por diante. Além díssu, eles podem trazer à tona a apreciação pela fruição das produções artísticas.
2. Qual linguagem artística foi usada nas obras quê chamaram a sua atenção?
2. Resposta pessoal. Se possível, inclúa na conversa as artes integradas e permita quê os estudantes comentem sobre o trânsito entre diferentes linguagens artísticas, explorada em certos trabalhos artísticos.
3. Que técnicas foram mobilizadas nestes trabalhos? Quais materiais e métodos foram usados na concepção destas obras?
3. Respostas pessoais. Essas kestões permitem quê o estudante conecte sua experiência de fruição com o estudo técnico ligado à criação artística. Há um interêsse especial em compreender como uma obra de; ár-te foi concebida e realizada. Essa investigação contribui para quê novas criações sêjam imaginadas. Incentive-os a alimentar esse interêsse.
4. Que temas e conceitos foram mobilizados na produção dêstes trabalhos? Como eles o afetaram?
4. Respostas pessoais. Incentive os estudantes a rememorarem obras quê tocaram em assuntos importantes para eles. É interessante aprofundar os debates em torno da fruição artística, perguntando aos estudantes como as obras os sensibilizaram. Incentive-os a tecerem relações entre forma e conteúdo. Converse com eles sobre como os temas quê consideram importantes foram enfatizados pelas escôlhas formais dos artistas.
5. Levando em conta a sua produção, revisite os trabalhos quê você fez ao longo dêste percurso. Quais foram mais impactantes para você e qual a razão desta escolha?
Com base nesses quêstionamentos, busque escrever palavras-chave quê possam sintetizar o arrebatamento causado pelas obras mais marcantes e pelas produções que você destacou.
Em seguida, junte-se a alguns côlégas, formando um pequeno grupo, e tróquem ideias sobre suas escôlhas. Apresente suas palavras-chave e conheça um pouco da experiência de seus côlégas nesse aprendizado na ár-te. Verifique se existem confluências e divergências. Questione os côlégas sobre as escôlhas quê fizeram.
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Para ampliar a troca, um estudante de cada grupo apresentará para toda a turma as obras escolhidas e os trabalhos produzidos por seu grupo, com as respectivas palavras-chave, quê devem sêr anotadas no qüadro, em um cartaz ou em uma fô-lha de papel craft.
Dessa forma, a turma terá um painel quê dá visibilidade ao caminho de aprendizado desenvolvido por todos, ao longo do Ensino Médio, em quê será possível perceber as linguagens, as técnicas e as poéticas quê mais os mobilizaram.
DE VOLTA AO comeêço: CARTA PARA O PASSADO
Retome a carta quê você escreveu para si mesmo, proposta na Introdução dêste livro. Releia-a com os olhos de agora, tentando perceber e analisar o quê mudou para você no entendimento daquelas primeiras perguntas disparadoras: o quê é ár-te? Para quê sérve?
Depois de reler sua carta, escrêeva uma segunda carta, endereçada para você mesmo, no passado, com o seguinte tema: “o quê eu gostaria de lhe contar sobre o quê é ár-te e para quê ela serve.”
Lembre-se da ideia de “começo, meio e começo”, explorando assim uma noção de tempo circular, onde presente, passado e futuro se misturam, especialmente no campo da ár-te, em quê a imaginação e o pensamento criativo são capazes de ultrapassar os limites do tempo e do espaço, inventando novos mundos e evitando quê os processos se finalizem.
Encerre sua carta comentando o quê gostaria de investigar daqui para frente: quê ár-te e cultura você vai fazer? Que ár-te e cultura você quer vivenciar?
Essa pintura é um estudo para encenação da ópera O Guarani, realizado para sua estreia, quê aconteceu em março de 1870, no Teatro Alla Scalla de Milão, na Itália. A partir dessa pintura, os artistas responsáveis pela montagem desenvolveram suas criações, concebendo e produzindo o cenário, o figurino e os adereços. A montagem, como é possível perceber pela aquarela, contava com um elenco numeroso, trajes requintados e um imenso cenário pintado ao fundo, simulando as paisagens da narrativa, como imaginada pêlos artistas-criadores. Esse fundo era trocado diversas vezes ao longo da apresentação. Repare como as pessoas indígenas são representadas de maneira exótica e caricata, demonstrando o imaginário europeu sobre os povos indígenas do Brasil no período.
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