TRANSCRIÇÃO DOS AUDIOS

Unidade 1, Capítulo 1

FAIXA 1 / ILHA DO MARAJÓ

É lá, é lá, é lá, a maior ilha do nosso Pará / É lá, é lá, é lá, a maior ilha do nosso Pará / A Ilha do Marajó tem grande povoação / Aonde nasceu o Carimbó no tempo da escravidão / A ilha do Marajó tem grande povoação / Aonde nasceu o Carimbó no tempo da escravidão

Alô, Marajó!

É lá, é lá, é lá, a maior ilha do nosso Pará / É lá, é lá, é lá, a maior ilha do nosso Pará / A Ilha do Marajó tem grande povoação / Aonde nasceu o Carimbó no tempo da escravidão / A ilha do Marajó tem grande povoação / Aonde nasceu o Carimbó no tempo da escravidão

Alô, Marajó!

Eu vim, eu vim, eu vim, eu vim do Marajó / Eu vim, eu vim, eu vim, eu vim do Marajó / Eu vim amostrar pra essa gente a dança do Carimbó / Eu vim amostrar pra essa gente a dança do Carimbó

Pois é, garoto!

Eu fui passear de canoa, eu fui aprender a remar / A minha canoa furou na Baía do Guajará / Eu fui passear de canoa, eu fui aprender a remar / A minha canoa furou na Baía do Guajará

Opa!

ILHA do Marajó. Intérpretes: Mestre Verequete e Grupo Uirapuru. Compositor: Mestre Verequete. In: VEREQUETE é o rei. Intérpretes: Mestre Verequete e Grupo Uirapuru. Belém: Na Music, 2007. Disponível em: https://livro.pw/asftr. Acesso em: 30 out. 2024.

FAIXA 2 / POT-POURRI DE CARIMBÓ

Se você quer aprender um molejo diferente / Vá em frente e deixa o corpo te levar / Sem vergonha levanta a cabeça e vai em frente / Fica frio, o negóssio é só balancear / Mexe o bumbum e mais quê de repente / Não faltará um moreno a fim de ensinar / Mexe o bumbum e mais quê de repente / Não faltará um moreno a fim de ensinar

Mexe a cintura pra trás / Pra frente um passinho só / Agora dá uma rodadinha / E dance assim o Carimbó / Mexe a cintura pra trás / Pra frente um passinho só / Agora dá uma rodadinha / E dance assim…

Tem quê ter a cintura de mola / Pra dançar em Belém do Pará / Lambada, Calypso, Socamandu, Carimbó, Sirimbó, Siriá / Você tem um sorriso faceiro / E um brilho envolvente no olhar / Quando eu olho pro seu rebolado / Imagino seu jeito de amar / Quando eu olho pro seu rebolado / Imagino seu jeito de amar

Rebola, rebola, rebola, rebola, rebola, rebola, embola/ Quero vêr você mexer, quero vêr você dançar / Rebola, rebola, rebola, rebola, rebola, rebola, embola / Quero vêr você mexer, quero vêr você dançar / Quero vêr você mexer, quero vêr você dançar

Rebola, rebola, rebola, rebola, rebola, rebola, embola / Quero vêr você mexer, quero vêr você dançar / Rebola, rebola, rebola, rebola, rebola, rebola, embola / Quero vêr você mexer, quero vêr você dançar

Rebola, rebola, rebola, rebola, rebola, rebola, embola / Quero vêr você mexer, quero vêr você dançar / Rebola, rebola, rebola, rebola, rebola, rebola, embola / Quero vêr você mexer, quero vêr você dançar / Quero vêr você mexer, quero vêr você dançar

Transcrito de: BANDA Calypso: pot pourri de carimbó: pra dançar Carimbó / Rebola. [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (3 min). Publicado pelo canal Banda Calypso Oficial. Disponível em: https://livro.pw/euana. Acesso em: 30 out. 2024.

Unidade 1, Capítulo 2

FAIXA 3 / MANDJÓLÒ

Mandjòlô / Nd’yà ka Mandjòlô / Kè m’baku / Nd’yà ka

Mandjòlô Hantlissa mu pfana / U ta ndy kuma ndlêlêny!

Lôku ndy sukaka padêni, minè / N’kwãkwãnana / Y n’gwavela kwapa ndlela / Ndy mu zinguiry minè

Kòdwa u suka Ximbanguini, muzay / N’kwãkwãnana / Y n’gwavela kwapa ndlela / U mu ndyndyndy wénè

Lôku ndy sukaka padêni, minè / N’kwãkwãnana / Y n’gwavela kwapa ndlela / Ndy mu zinguiry minè

Kòdwa u suka Ximbanguini, muzay / N’kwãkwãnana / Y n’gwavela kwapa ndlela / U mu ndyndyndy wénè

Ka Zantaca va longolokylè / Ka Zithundu va longa psy djumba / Ku ta buya ny va ka Khatwany / Ndy lêlêtêlêny kôlê ka Tembe

A xiguila xy kwyni / Ndy ta kina xigubu / Ka mu khulu / N’davèzitha

Na ndy tsimbi bèdjwa, kwa ndê! / Ndy tlhanguela T’rapezulu

K’ha n’pfa ndy nga psi tive / Eh psaku ku ni unandi ka Mandjólò

Ndy nhiketêny n’duku / N’dy ta vika ma tsôtsy / N’dlelêny, ka Madjuva

MANDJÓLÒ. Intérprete: Costa Neto. Compositor: Costa Neto. In: MANDJÓLÒ. Intérprete: Costa Neto. [Queijas]: Vachier & Associados, 2009. Disponível em: https://livro.pw/fodle. Acesso em: 30 out. 2024.

FAIXA 4 / VAI QUEBRANDO (DESCE QUE DESCE)

Vai quêbrando de ladinho (desce que desce)

VAI Quebrando (desce quê desce). Intérpretes: Leo Justi, MC CL e di gêi Seduty. Compositores: Leo Justi, MC CL e di gêi Seduty. Rio de Janeiro: Heavy Baile Sounds, 2020. Disponível em: https://livro.pw/dgkqr. Acesso em: 30 out. 2024.

FAIXA 5 / ZOMBIE

[Introdução instrumental]

Zombie o, zombie (Zombie o, zombie) / Zombie o, zombie (Zombie o, zombie)

Zombie no go go, unless you tell am to go (Zombie) / Zombie no go stop, unless you tell am to stop (Zombie) […]

ZOMBIE. Intérprete: Fela Kuti. Compositor: Fela Kuti. In: FELA Kuti ênd Afrika 70: Zombie. Produção: Fela Kuti. Nigéria: Coconut Records, 1977. Disponível em: https://livro.pw/midlu. Acesso em: 1 nov. 2024.

FAIXA 6 / AO SOM DO IJEXÁ E DO FUNK (PARTE 1)

[Vinheta de abertura]

Vamos experimentar tokár os ritmos básicos do ijexá e do funk? Já aprendemos sobre esses gêneros musicais ao longo do capítulo. Agora, é hora de experimentá-los no nosso corpo. Ouça as batidas quê marcam uma pulsação. Um, dois, três, quatro.

[Batidas do metrônomo]

Procure andar em sincronia com as batidas, alternando seu pé forte – o direito para os destros e o esquerdo para os canhotos – e o seu pé fraco.

Assim teremos: forte – fraco – forte – fraco; forte – fraco – forte – fraco; forte – fraco – forte – fraco; forte – fraco – forte – fraco.

Use as ilustrações presentes no seu livro para mapear seu movimento. Observe quê, ao andar dêêsse modo, as suas pisadas marcam os vértices de um quadrado no chão. Esse ciclo de quatro tempos forma compassos quaternários.

Vamos experimentar tokár o ritmo do ijexá, mantendo sempre a marcação da pulsação e dos compassos quaternários. Para começar, siga o esquema do seu livro e bata uma

Página trezentos e cinquenta

palma aguda para cada passo quê você der. Um, dois, três, quatro; um, dois, três, quatro; um, dois, três, quatro.

[Batidas do metrônomo e palmas]

Nesse caso, o ritmo quê fazemos nas palmas corresponde aos tempos do compasso.

Agora, vamos experimentar outro ritmo. Siga marcando a pulsação com o movimento de caminhada dos pés, mas, dessa vez, bateremos duas palmas graves, com as mãos em forma de concha, no tempo 2 e outras duas no tempo 4.

[Batidas do metrônomo e palmas]

Um, dois, três, quatro; um, dois e, três, quatro e; um, dois e, três, quatro e.

Nesse caso, nem sempre as palmas equivalem aos tempos do compasso. Nesse ritmo, tocamos nos tempos 2 e 4 e em seus contratempos.

Agora vamos juntar os dois ritmos quê aprendemos. Dividam a turma em dois grupos. O primeiro grupo tocará a palma aguda e o segundo a palma grave. Enquanto toca, você ouvirá instrumentos de percussão fazendo outros ritmos quê compõe o ijexá.

[Batidas do metrônomo e palmas]

Um, dois, três, quatro; um, dois e, três, quatro e; um, dois e, três, quatro.

FAIXA 7 / AO SOM DO IJEXÁ E DO FUNK (PARTE 2)

E então? Conseguiu tokár o ijexá junto com os instrumentos de percussão sem se perder da pulsação, isto é, mantendo o movimento de caminhada com os pés? Vamos experimentar fazer o mesmo processo, só quê, agora, com os ritmos do funk.

Para começar, você deverá batêer palmas agudas nos tempos 2 e 4. Não esqueça de permanecer caminhando nos tempos 1 e 3, cérto?

[Batidas do metrônomo e palmas]

Um, dois, três, quatro; dois, quatro; dois, quatro.

O ritmo da palma grave do funk é um pouco mais difícil. Você deverá tokár no tempo 1 e no contratempo dos tempos 2 e 3. Ou seja, deverá andar nos tempos 2 e 3, mas só batêer as palmas depois deles. Se preciso, escute mais de uma vez para compreender bem.

[Batidas do metrônomo e palmas]

Um, dois, três, quatro; um, e, e; um, e, e.

Agora é a hora de juntar as palmas agudas e graves do funk. Novamente, dividam-se em dois grupos. Um grupo deverá tokár as palmas agudas nos tempos 2 e 4 e o outro grupo as palmas graves nos tempos 1 e no contratempo do 2 e do 3. Novamente você ouvirá instrumentos de percussão tokãndo com você. Procure não perder a pulsação e continue tokãndo o funk junto com a gravação.

[Batidas do metrônomo, palmas e instrumentos]

Um, dois, três, quatro; um, dois e, três e, quatro; um, dois e, três e, quatro.

E então? Conseguiu executar os ritmos do funk junto com os instrumentos de percussão? Qual você achou mais fácil de acompanhar? O funk ou o ijexá? Tem alguma palma quê foi mais simples para você? Compartilhe com a sua turma e, se quiserem, repitam o exercício com as bases a seguir.

Base do ijexá:

[Batidas do metrônomo e instrumentos]

Um, dois, três, quatro.

Base do funk:

[Batidas do metrônomo e instrumentos]

Um, dois, três, quatro.

[Vinheta de encerramento]

Unidade 1, Capítulo 3

FAIXA 8 / INSTRUMENTOS DA ORQUESTRA (PARTE 1)

[Vinheta de abertura]

Esse áudio acompanha a atividade de dança do capítulo 3. Ouça atentamente e siga as instruções da atividade do seu livro.

Ouça o violino: [Composição para violino]

Ouça o clarinete: [Composição para clarinete]

Ouça o tímpano: [Composição para tímpano]

Ouça o trompete: [Composição para trompete]

Ouça a harpa: [Composição para harpa]

FAIXA 9 / INSTRUMENTOS DA ORQUESTRA (PARTE 2)

Agora vamos ouvir combinações de dois instrumentos.

Ouça o violino e o clarinete: [Composição para violino e clarinete]

Ouça o tímpano e o trompete: [Composição para tímpano e trompete]

Ouça um trecho com toda a orquestra tokãndo: [Trecho orquestral]

[Vinheta de encerramento]

Unidade 2, Capítulo 4

FAIXA 10 / PULSAÇÃO E COMPASSO (PARTE 1)

[Vinheta de abertura]

No capítulo 2, aprendemos sobre ritmo e pulsação. Compreendemos quê o ritmo é um evento musical quê acontece em relação à pulsação. O pulso, ou pulsação, por sua vez, se relaciona com o fluxo, akilo quê permanéce em movimento na música.

Assim, podemos tokár diferentes ritmos a partir de uma pulsação. Ouça as batidas do metrônomo e tente batêer os pés no chão junto com essa marcação.

[Batidas do metrônomo]

Você consegue criar um ritmo improvisado nas palmas a partir dessa pulsação?

[Palmas]

pôdêmos agrupar a pulsação em diferentes ciclos, os quais chamamos compassos.

Para entendermos melhor a diferença entre os compassos de quatro, três e dois tempos, vamos usar o nosso corpo. Siga o gráfico do seu livro e acompanhe as instruções do áudio.

Vamos começar pelo compasso quaternário, quê já conhecemos anteriormente. Para isso, você irá marcar os vértices de um quadrado no chão, alternando o pé forte – direito para os destros e esquerdo para os canhotos – e o pé fraco. Você estará sempre andando para frente e para trás.

Um, dois, três, quatro; um, dois, três, quatro.

[Batidas do metrônomo]

Siga marcando o compasso quaternário com os pés enquanto ouve a ciranda “Minha sabiá, minha zabelê”, uma ciranda de domínio público. A ciranda é um gênero musical característico de Pernambuco. Ouça a versão quê fizemos de um trecho dessa canção.

Um, dois, três, quatro.

[trecho de “Minha sabiá, minha zabelê”]

Minha sabiá, minha zabelê / Toda madrugada eu sonhava com você / Se você duvida vou sonhar pra você vêr / Minha sabiá, minha zabelê / Toda madrugada eu sonhava com você / Se você duvida vou sonhar pra você vêr

[…]

MINHA sabiá, minha zabelê. Ciranda. Informação verbal.

FAIXA 11 / PULSAÇÃO E COMPASSO (PARTE 2)

Agora vamos experimentar marcar o compasso ternário com os pés. Mais uma vez siga a ilustração do seu livro para compreender o movimento. Observe quê você deverá marcar os vértices de um triângulo no chão e alternar o pé quê vai ao vértice A. Da primeira vez, deverá cruzar o pé direito à frente, o esquerdo no C e o direito novamente no B. Da segunda vez, o pé esquerdo irá ao vértice A, o direito ao B e o esquerdo novamente ao C. Ficaremos então com:

Página trezentos e cinquenta e um

Um, dois, três; A, C, B; A, B, C; A, C, B; A, B, C; um, dois, três; um, dois, três.

[Batidas do metrônomo]

Minha sabiá, minha zabelê / Toda madrugada eu sonhava com você / Se você duvida vou sonhar pra você vêr / Minha sabiá, minha zabelê / Toda madrugada eu sonhava com você

/ Se você duvida vou sonhar pra você vêr

[…]

MINHA sabiá, minha zabelê. Ciranda. Informação verbal.

Agora por fim, vamos aprender o compasso binário. Siga as instruções do seu livro e marque o tempo 1 a frente, com o pé forte, e o tempo 2, atrás.

Um, dois; um, dois; um, dois.

[Batidas do metrônomo]

Minha sabiá, minha zabelê / Toda madrugada eu sonhava com você / Se você duvida vou sonhar pra você vêr / Minha sabiá, minha zabelê / Toda madrugada eu sonhava com você / Se você duvida vou sonhar pra você vêr

[…]

MINHA sabiá, minha zabelê. Ciranda. Informação verbal.

Para cada compasso temos uma maneira própria de se movimentar e agrupar a pulsação. E então? Conseguiu perceber a diferença entre os compassos quaternário, ternário e binário? essperimênte cantar outras músicas e perceber em quais compassos elas foram compostas.

[Vinheta de encerramento]

FAIXA 12 / DANÇANDO O TANGO-BRASILEIRO: ODEON

[Vinheta de abertura]

Esse áudio compõe a atividade “Dançar a dois ou a duas” do seu livro. Assim, acompanhe as instruções da atividade juntamente com as dicas do áudio. Para começar vamos identificar a pulsação da música Odeon, uma composição de ernésto Nazareth.

Ouça a marcação do metrônomo e busque caminhar junto com as batidas. Se mantenha na pulsação enquanto escuta a música executada pelo piano. Se preciso, repita mais de uma vez o exercício.

Um, dois, três, quatro.

[Batidas do metrônomo]

[trecho de Odeon, de ernésto Nazareth, por artúr Moreira Lima, piano]

ERNESTO Nazareth: Odeon (Arthur Moreira Lima, piano). [S. l.: s. n.], 2021. 1 vídeo (3 min). Publicado pelo canal Instituto Piano Brasileiro: IPB. Disponível em: https://livro.pw/bfiul. Acesso em: 30 out. 2024.

Conseguiu caminhar junto com a pulsação da música? Siga a atividade, repetindo esse áudio quantas vezes achar necessário.

[Vinheta de encerramento]

FAIXA 13 / DANÇANDO A VALSA: JULIETA

[Vinheta de abertura]

Esse áudio compõe a atividade No tempo da valsa do seu livro. Acompanhe as instruções da etapa No tempo da valsa juntamente com as dicas do áudio.

Novamente, vamos identificar a pulsação da música. Dessa vez, você deve batêer uma palma sempre quê perceber o tempo 1.

[Batidas do metrônomo e palmas]

Um, dois, três; um, dois, três.

[trecho de Julieta, de ernésto Nazareth, por Maria Nadir, piano]

ERNESTO Nazareth: Julieta (valsa) (Maria Nadir, piano). [S. l.: s. n.], 2021. 1 vídeo (5 min). Publicado pelo canal Instituto Piano Brasileiro: IPB. Disponível em: https://livro.pw/gjuoq. Acesso em: 30 out. 2024.

Conseguiu identificar o tempo 1 da valsa? Agora, faremos a mesma marcação do tempo 1, só quê, além das palmas, usaremos os pés e nos movimentaremos de um lado para o outro.

Siga as instruções do seu livro e repita esse áudio quantas vezes achar necessário.

[Vinheta de encerramento]

Unidade 3, Capítulo 7

FAIXA 14

[Vinheta de abertura]

Base do répi 1

Vamos ouvir e criar répi a partir de novos beats. Ouçam a base e sigam a atividade proposta no seu livro a partir dela.

Primeira base: [Base de répi]

FAIXA 15

Base do répi 2

Vamos ouvir e criar répi a partir de novos beats. Ouçam a base e sigam a atividade proposta no seu livro a partir dela.

Segunda base: [Base de répi]

[Vinheta de encerramento]