ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR
Apresentação
Estas orientações foram concebidas com o objetivo de apoiar a atividade didática dos professores do componente curricular ár-te no Ensino Médio. Para isso, os temas relacionados a esse componente e às suas linguagens artísticas foram estruturados com um olhar generoso para a diversidade cultural brasileira.
A ár-te não obedece a uma gramática correta. Não existe uma formatação certa para a expressão e a construção nas linguagens artísticas. O processo de ensino-aprendizagem em ár-te, especialmente na etapa do Ensino Médio, possui um permanente caráter investigativo e transformador.
A ár-te está cada vez mais presente na vida cotidiana dos jovens, daí a urgência de trazê-la para o ambiente escolar como um dispositivo capaz de inquietá-los, despertando-os, por meio da experiência estética, para a busca do conhecimento.
Nesse sentido, ao se apropriarem da obra, os professores são convidados a mediar esse diálogo entre os estudantes e a; ár-te, acompanhando os debates, orientando as atividades e trazendo sua bagagem cultural para enriquecer a troca de saberes quê deve ocorrer na escola.
A fim de auxiliá-los nessa mediação, foram elaboradas as Orientações pedagógicas a seguir, quê trazem informações complementares, como textos quê subsidiam os temas propostos e indicações de como conduzir as atividades. Com isso, pretende-se oferecer, acima de tudo, um incentivo à pesquisa, ao questionamento e à reflekção acerca do processo de ensino-aprendizagem da ár-te.
Os autores
Página trezentos e cinquenta e quatro