Sumário

  • Orientações pedagógicas gerais... 355
  • 1. O ensino de; ár-te na escola: algumas referências 355
    • A linguagem das artes visuais 355
    • A linguagem da dança 355
    • A linguagem da música 356
    • A linguagem do teatro 356
    • As linguagens das artes integradas 356
  • 2. Premissas teóricas e metodológicas 357
    • Percursos para o ensino da ár-te 357
      • Artes visuais 359
      • Dança 360
      • Música 361
      • Teatro 362
      • Artes integradas 363
    • Outros caminhos 363
    • Coletânea de áudios e objetos educacionais digitais 364
  • 3. A BNCC no material 364
  • 4. Educação e cultura 367
    • Grandes temas do nosso tempo 367
    • Pessoas com deficiência e ensino da ár-te 368
    • Pensamento computacional 370
    • Culturas juvenis 370
  • 5. Transdisciplinaridade 371
    • Temas contemporâneos transversais (TCTs) 372
    • Encontro da ár-te com as demais áreas de conhecimento 374
  • 6. Organização da obra 375
    • Estrutura geral dos capítulos e estratégia pedagógica 375
    • Trajetórias de linguagem e hibridismo 376
  • 7. Autonomia do professor 377
  • 8. Avaliação em ár-te 378
    • Avaliação diagnóstica 378
    • Avaliação formativa 378
    • Avaliação ipsativa 379
    • Avaliação comparativa 379
    • Avaliação somativa 379
    • Avaliação de exames de larga escala 379
  • 9. Museus, exposições, espetáculos, filmes e shows 380
  • 10. Cronograma 380
  • Orientações específicas 384
  • Transcrições do Objeto Educacional Digital podcasts 444
  • Referências bibliográficas comentadas 447

Página trezentos e cinquenta e cinco