Sumário
- Orientações pedagógicas gerais... 355
- 1. O ensino de; ár-te na escola: algumas referências 355
- A linguagem das artes visuais 355
- A linguagem da dança 355
- A linguagem da música 356
- A linguagem do teatro 356
- As linguagens das artes integradas 356
- 2. Premissas teóricas e metodológicas 357
- Percursos para o ensino da ár-te 357
- Artes visuais 359
- Dança 360
- Música 361
- Teatro 362
- Artes integradas 363
- Outros caminhos 363
- Coletânea de áudios e objetos educacionais digitais 364
- Percursos para o ensino da ár-te 357
- 3. A BNCC no material 364
- 4. Educação e cultura 367
- Grandes temas do nosso tempo 367
- Pessoas com deficiência e ensino da ár-te 368
- Pensamento computacional 370
- Culturas juvenis 370
- 5. Transdisciplinaridade 371
- Temas contemporâneos transversais (TCTs) 372
- Encontro da ár-te com as demais áreas de conhecimento 374
- 6. Organização da obra 375
- Estrutura geral dos capítulos e estratégia pedagógica 375
- Trajetórias de linguagem e hibridismo 376
- 7. Autonomia do professor 377
- 8. Avaliação em ár-te 378
- Avaliação diagnóstica 378
- Avaliação formativa 378
- Avaliação ipsativa 379
- Avaliação comparativa 379
- Avaliação somativa 379
- Avaliação de exames de larga escala 379
- 9. Museus, exposições, espetáculos, filmes e shows 380
- 10. Cronograma 380
- Orientações específicas 384
- Transcrições do Objeto Educacional Digital podcasts 444
- Referências bibliográficas comentadas 447
Página trezentos e cinquenta e cinco