Sumário

Estrutura e orientações pedagógicas da obra

  • Proposta organizacional desta obra 435
    • Estrutura do Livro do Estudante 435
    • Estrutura das Orientações para o professor 435
  • O Ensino Médio 436
    • Reformulação do Ensino Médio 436
    • A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 437
    • Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) 439
  • O ensino de Ciências da Natureza 439
    • Letramento científico 439
    • Pensamento crítico 439
    • Interdisciplinaridade e ensino de Ciências da Natureza 440
    • O ensino de Biologia: desafios e possibilidades 441
    • O papel do professor 442
    • Avaliação 442
  • Fundamentação teórico-metodológica da obra 443
    • Progressão da aprendizagem 443
    • A diversificação dos métodos e das estratégias de ensino 443
      • Levantamento de conhecimento prévio: mapear conhecimentos, habilidades, atitudes e valores 444
      • Contextualização 444
      • Problematização 444
      • Atividades práticas 444
      • Espaços não formais de aprendizagem 444
      • Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) 445
      • A abordagem da história da Ciência 445
    • Planejamento 445
  • Referências bibliográficas comentadas 445
  • Orientações didáticas desta obra 447
    • Sugestão de cronograma de aulas 447
      • Unidade 1 – Citologia e origem da vida 448
        • Tema 1 – A construção dos conhecimentos científicos 448
        • Tema 2 – Células 451
        • Tema 3 – Núcleo e divisões celulares 452
        • Tema 4 – Metabolismo celular 453
        • Tema 5 – O Universo e as condições para a vida 454
        • Tema 6 – Origem da vida na Terra 455
      • Unidade 2 – Hormônios, reprodução humana e saúde 457
        • Tema 7 – Regulação hormonal 458
        • Tema 8 – Sistema genital e puberdade 459
        • Tema 9 – Gestação e parto 460
        • Tema 10 – Contracepção e prevenção de ISTs 461
        • Tema 11 – Sexualidade 462
        • Tema 12 – A juventude e seus desafios 463
      • Unidade 3 – sêres vivos 467
        • Tema 13 – Nomenclatura e classificação dos sêres vivos 467
        • Tema 14 – Bactérias, arqueias, protozoários, algas e fungos 469
        • Tema 15 – Animais invertebrados 470
        • Tema 16 – Cordados 472
        • Tema 17 – Plantas 474
        • Tema 18 – Fisiologia vegetal 475
      • Unidade 4 – Ecologia, impactos e conservação ambiental 477
        • Tema 19 – Relações alimentares 478
        • Tema 20 – Relações ecológicas 479
        • Tema 21 – Dinâmica de populações e sucessão ecológica 480
        • Tema 22 – Ciclos biogeoquímicos 481
        • Tema 23 – Impactos ambientais 482
        • Tema 24 – Conservação, preservação e sustentabilidade 484
      • Unidade 5 – Corpo humano e Genética 487
        • Tema 25 – Sistemas digestório e respiratório 488
        • Tema 26 – Sistema cárdio vascular, imunidade e sistema urinário 489
        • Tema 27 – Sistema nervoso 490
        • Tema 28 – Genética mendeliana 491
        • Tema 29 – Interações gênicas e herança quantitativa 493
        • Tema 30 – Genética Molecular 494
      • Unidade 6 – Evolução, ssossiedade e Biotecnologia 496
        • Tema 31 – Ideias evolucionistas 497
        • Tema 32 – Teoria sintética da evolução 498
        • Tema 33 – Especiação 499
        • Tema 34 – Evolução humana 500
        • Tema 35 – Sociedade, ambiente e saúde 501
        • Tema 36 – Biotecnologia 502
  • Resoluções das atividades propostas no Livro do Estudante 506
  • Transcrições dos podcasts 543

Página quatrocentos e trinta e cinco