Sumário
Estrutura e orientações pedagógicas da obra
- Proposta organizacional desta obra 435
- Estrutura do Livro do Estudante 435
- Estrutura das Orientações para o professor 435
- O Ensino Médio 436
- Reformulação do Ensino Médio 436
- A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 437
- Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) 439
- O ensino de Ciências da Natureza 439
- Letramento científico 439
- Pensamento crítico 439
- Interdisciplinaridade e ensino de Ciências da Natureza 440
- O ensino de Biologia: desafios e possibilidades 441
- O papel do professor 442
- Avaliação 442
- Fundamentação teórico-metodológica da obra 443
- Progressão da aprendizagem 443
- A diversificação dos métodos e das estratégias de ensino 443
- Levantamento de conhecimento prévio: mapear conhecimentos, habilidades, atitudes e valores 444
- Contextualização 444
- Problematização 444
- Atividades práticas 444
- Espaços não formais de aprendizagem 444
- Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) 445
- A abordagem da história da Ciência 445
- Planejamento 445
- Referências bibliográficas comentadas 445
- Orientações didáticas desta obra 447
- Sugestão de cronograma de aulas 447
- Unidade 1 – Citologia e origem da vida 448
- Tema 1 – A construção dos conhecimentos científicos 448
- Tema 2 – Células 451
- Tema 3 – Núcleo e divisões celulares 452
- Tema 4 – Metabolismo celular 453
- Tema 5 – O Universo e as condições para a vida 454
- Tema 6 – Origem da vida na Terra 455
- Unidade 2 – Hormônios, reprodução humana e saúde 457
- Tema 7 – Regulação hormonal 458
- Tema 8 – Sistema genital e puberdade 459
- Tema 9 – Gestação e parto 460
- Tema 10 – Contracepção e prevenção de ISTs 461
- Tema 11 – Sexualidade 462
- Tema 12 – A juventude e seus desafios 463
- Unidade 3 – sêres vivos 467
- Tema 13 – Nomenclatura e classificação dos sêres vivos 467
- Tema 14 – Bactérias, arqueias, protozoários, algas e fungos 469
- Tema 15 – Animais invertebrados 470
- Tema 16 – Cordados 472
- Tema 17 – Plantas 474
- Tema 18 – Fisiologia vegetal 475
- Unidade 4 – Ecologia, impactos e conservação ambiental 477
- Tema 19 – Relações alimentares 478
- Tema 20 – Relações ecológicas 479
- Tema 21 – Dinâmica de populações e sucessão ecológica 480
- Tema 22 – Ciclos biogeoquímicos 481
- Tema 23 – Impactos ambientais 482
- Tema 24 – Conservação, preservação e sustentabilidade 484
- Unidade 5 – Corpo humano e Genética 487
- Tema 25 – Sistemas digestório e respiratório 488
- Tema 26 – Sistema cárdio vascular, imunidade e sistema urinário 489
- Tema 27 – Sistema nervoso 490
- Tema 28 – Genética mendeliana 491
- Tema 29 – Interações gênicas e herança quantitativa 493
- Tema 30 – Genética Molecular 494
- Unidade 6 – Evolução, ssossiedade e Biotecnologia 496
- Tema 31 – Ideias evolucionistas 497
- Tema 32 – Teoria sintética da evolução 498
- Tema 33 – Especiação 499
- Tema 34 – Evolução humana 500
- Tema 35 – Sociedade, ambiente e saúde 501
- Tema 36 – Biotecnologia 502
- Unidade 1 – Citologia e origem da vida 448
- Sugestão de cronograma de aulas 447
- Resoluções das atividades propostas no Livro do Estudante 506
- Transcrições dos podcasts 543
Página quatrocentos e trinta e cinco