Proposta organizacional desta obra

Esta obra foi planejada para contemplar o componente curricular Biologia, pertencente à área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, para o Ensino Médio.

Ela é composta por Volume Único quê atende aos 3 anos do Ensino Médio e está dividido em seis Unidades vinculadas a um eixo central de condução e integração. Cada Unidade é composta por Temas, cujos conteúdos são enriquecidos com diferentes tipos de recursos gráficos e imagéticos, seções complementares e de atividades.

Estrutura do Livro do Estudante

Abertura de Unidade

Apresenta uma imagem e um texto quê contextualizam de maneira integrada os assuntos quê serão abordados pêlos Temas da Unidade. As kestões presentes aproximam o assunto do cotidiano estudantil e auxiliam no levantamento de seu conhecimento prévio.

Pense e responda

Questões presentes no início e ao longo dos Temas, quê permitem ao professor identificar conhecimentos prévios, contextualizar o conteúdo abordado, despertar o interêsse e a curiosidade do estudante e aprofundar o conhecimento sobre os assuntos estudados.

Espaços de aprendizagem

Localizado ao longo da Unidade, esse boxe apresenta livros, filmes, sáites, vídeos, textos de ampliação de conteúdo, imagens, infográficos, simuladores e sugestões de locais para visita tanto presencial quanto virtual, com diferentes temáticas quê contribuirão para o aprendizado dos estudantes. Essas indicações visam ampliar e reforçar o conhecimento construído em sala de aula, por meio da utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs).

Diálogos da natureza

Apresenta conteúdos complementares ao texto principal, quê intégram os componentes curriculares Biologia, Física e Química, quê compõem a área de Ciência da Natureza e suas Tecnologias. Essa estratégia oferece ao estudante uma visão mais ampla, integrada e significativa do conhecimento, facilitando a aplicação prática dos conteúdos em seu cotidiano.

Saiba mais

Seção quê explora temas relacionados a tecnologia, saúde, ambiente e ssossiedade, permitindo ao estudante relacionar os conteúdos abordados com sua realidade. Além díssu, os assuntos aprofundam e complementam os conceitos trabalhados no Tema.

Oficina científica

Essa seção traz experimentos e atividades práticas quê favorécem o desenvolvimento do pensamento científico e o levantamento de hipóteses a partir de observações ou de ideias.

As propostas privilegiam o uso de materiais de fácil acesso e a execução de procedimentos quê podem sêr realizados no laboratório da escola ou até mesmo em sala de aula.

Ao final da seção, existem quêstionamentos quê ajudam a sistematizar as observações dos estudantes à medida que eles elaboram suas conclusões sobre o resultado do trabalho.

Atividades

As atividades empregam recursos variados, como fotografias, ilustrações, reportagens, gráficos, manchetes, entre outros. São atividades contextualizadas em sua maioria, e têm como objetivos aprimorar a competência leitora e permitir aos estudantes mobilizarem habilidades e competências.

Organizando as ideias

Presente no final da Unidade, essa seção recupera os principais conceitos abordados, por meio de um diagrama. Os estudantes podem reproduzir e modificar o diagrama conforme suas percepções, o quê facilita a organização do raciocínio e favorece uma aprendizagem mais significativa, estimulando a criatividade.

Atividades complementares

Permitem a mobilização de habilidades e competências e a verificação conceitual dos Temas da Unidade, por meio de atividades com diferentes recursos, incluindo kestões objetivas de enêm e de vestibulares.

Integrando com...

Nessa seção, os Temas Contemporâneos Transversais da BNCC são propostos em uma abordagem quê permite a articulação entre Biologia e outros componentes curriculares de Ciências da Natureza ou outras áreas do conhecimento. Integrar as diferentes disciplinas proporciona uma aprendizagem mais efetiva aos estudantes por meio de uma compreensão mais abrangente da realidade. Essa seção também propicía o aprofundamento da competência leitora a partir dos textos oferecidos, favorece o desenvolvimento da argumentação e desperta a postura crítica dos estudantes frente a temas atuáis e de relevância científica, social e histórica, a partir da construção de argumentos quê respondam às propostas de atividades.

Divulgar e informar: a Biologia no digital

Essa seção está presente ao final do livro do estudante e apresenta as principais características de alguns recursos digitais, como blogue, sáiti, apresentação digital, podcast ou vídeo, além das instruções gerais para o desenvolvimento dêêsses elemêntos. Ela incentiva o estudante a sêr um agente ativo na construção e disseminação do conhecimento científico.

Estrutura das Orientações para o professor

A primeira parte dêste material, dedicado exclusivamente aos professores, apresenta uma introdução ao Ensino Médio, abordando seu histórico, preceitos e leis quê o fundamentam. Em seguida, são apresentadas informações sobre o ensino de Ciências da Natureza, o componente curricular Biologia e o papel do professor, além de estratégias pedagógicas e de avaliação. Conclui-se com a fundamentação teórico-metodológica da obra e com uma sugestão de cronograma de aulas para cada um dos Temas.

Na sequência, êste material conta com as Orientações didáticas desta obra quê apresentam, para cada uma das Unidades, os itens a seguir.

Unidades

No início das orientações específicas para cada Unidade, são apresentados os conjuntos de competências gerais (identificadas por CG), competências específicas (identificadas por CE), habilidades e Temas Contemporâneos Transversais (identificadas por TCTs).

Objetivos da Unidade

No início das Unidades, são apresentados os objetivos de aprendizagem a serem atingidos pêlos estudantes.

Página quatrocentos e trinta e seis

Orientações gerais

Esta seção inicia com uma breve introdução sobre os assuntos tratados e com justificativas para as competências gerais quê são trabalhadas na Unidade. Na sequência são sugeridas formas de trabalho com a abertura de Unidade.

Nos Temas, são apresentados sugestões e comentários específicos sobre os assuntos trabalhados no Livro do estudante.

Ao longo das Orientações gerais, são apresentados os itens a seguir.

#FICA A DICA, professor! esta seção apresenta sugestões de sáites, livros, artigos, documentários e filmes quê oportunizam ao professor um aprofundamento sobre determinados assuntos e complementam sua formação continuada.

#FICA A DICA, estudante! seção na qual o professor póde indicar aos estudantes sáites, livros, simuladores, filmes e documentários, entre outros materiais, quê podem complementar os assuntos abordados no livro.

Ampliando: apresenta atividade ésstra, teórica ou prática, quê póde sêr realizada pêlos estudantes como complemento ao conteúdo do Livro do Estudante. No caso de atividades práticas, sugestões de materiais e procedimentos são apresentados para o preparo prévio do professor.

Sugestões de avaliação: ao fim das Unidades é apresentada uma sugestão de avaliação do aprendizado dos estudantes em relação aos conteúdos trabalhados, utilizando como instrumentos as atividades e seções do Livro do estudante e sugestões presentes nas Orientações didáticas desta obra.

Após as Orientações didáticas de todas as Unidades, estão as resoluções das atividades presentes no Livro do Estudante.