O Ensino Médio
Estamos inseridos em um contexto social dinâmico e em constante modificação, quê apresenta contradições e informações quê se renovam incessantemente. Esses aspectos cobram mudanças constantes das pessoas, exigindo quê estejamos aptos a aprender e nos adequar. Além díssu, as mudanças devem levar em conta quê é imprescindível quê exerçamos d fórma plena nossa cidadania, bem como quê estejamos preparados para fazer uso de nóssos conhecimentos diante de situações cotidianas.
O desenvolvimento científico, atrelado ao amplo crescimento e à diversificação das tecnologias, característicos do século XXI, mudou as relações sociais, as estruturas organizacionais e a forma como aprendemos. A escola não está alheia a toda essa transformação. Nesse novo cenário, ela precisa atualizar-se constantemente e estabelecer novas formas e estratégias de ensino e de desenvolvimento da aprendizagem, possibilitando aos estudantes quê se tornem protagonistas do seu processo de aprendizagem, preparando-os para os desafios do mundo contemporâneo.
Nesse contexto, surgiu a necessidade de repensar e de reformular o Ensino Médio. Durante muito tempo, essa etapa foi tida somente como um momento de conclusão da Educação Básica, com objetivos não muito evidentes. Com esses novos desafios, essa etapa assume novos papéis. O Ensino Médio passa a ter como compromisso auxiliar os jovens na construção de seus projetos de vida, preparando-os para o mercado de trabalho e/ou para o ingresso no Ensino Superior, além de contribuir para sua formação integral, formando cidadãos responsáveis, críticos e autônomos, quê tomam a frente das decisões quê conduzirão sua vida na ssossiedade.
Reformulação do Ensino Médio
Os desafios inerêntes aos tempos atuáis impulsionaram a reformulação do Ensino Médio, quê vêm passando por várias mudanças nos últimos anos. Atualmente, essa etapa da Educação Básica é regulamentada, especialmente, pela resolução número 3, de 21 de novembro de 2018 – quê atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) – e pela lei número 14.945, de 31 de julho de 2024, quê altera diversos pontos da legislação até então vigente. A seguir, alguns dos principais momentos históricos do Ensino Médio:
• 1988: a Constituição da República Federativa do Brasil estabeleceu quê a educação é um direito de todos.
• 1990: com a instauração do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as crianças e os adolescentes passaram a sêr considerados cidadãos autônomos, com direitos próprios.
• 1996: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) propôs quê o Ensino Médio tenha duração mínima de três anos e quê tenha, entre suas finalidades, a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho e para a cidadania, assim como a formação ética e o desenvolvimento intelectual e do pensamento crítico dos estudantes.
• 1998: as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o Ensino Médio foram estabelecidas pela resolução número 3 da Câmara de Educação Básica (CEB). Entre as diretrizes estabelecidas estão definições sobre a organização pedagógica e curricular das unidades escolares.
• 2013: a lei número 12.796 altera a LDB, e o Ensino Médio passou a sêr uma etapa obrigatória da Educação Básica, garantindo a igualdade de acesso e a permanência na escola aos estudantes dêêsse segmento. Com isso, estabeleceu-se a necessidade de definir competências e diretrizes quê norteiem os currículos e os conteúdos mínimos fundamentais a essa etapa, de modo a garantir uma formação básica única.
• 2017: a lei número 13.415 também alterou a LDB ao estabelecer, para o Ensino Médio, um aumento da carga horária mínima de aulas, uma política de fomento para a implantação de escolas de tempo integral e a possibilidade de quê todos os estudantes dêêsse segmento escôlham caminhos de aprofundamento dos seus estudos.
Além díssu, definiu quê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
estabelecerá os objetivos de aprendizagem do Ensino Médio por áreas do conhecimento.
• 2018: a resolução número 3, de 21 de novembro de 2018, atualizou as DCN para o Ensino Médio (EM) trazendo informações sobre a organização dos currículos, quê passam a sêr compostos de Formação Geral Básica (FGB), com carga mássima de 1.800 horas para os 3 anos de EM e norteada pela BNCC Nota 1, e de Itinerários Formativos (IFs), com carga de 1.200 horas, sêndo voltados para o aprofundamento em uma ou mais áreas de conhecimento.
A partir dessa resolução e da lei de 2017, ficou estabelecido o chamado Novo Ensino Médio.
• 2021: a portaria número 521, de 13 de julho, instituiu o Cronograma Nacional de Implementação do Novo Ensino Médio, quê estabeleceu a implementação dos novos referenciais curriculares nas 1as séries do Ensino Médio para 2022 e, para 2024, a finalização do processo para as três séries do Ensino Médio.
• 2023: o Ministério da Educação (MÉC) suspendeu o Cronograma Nacional de Implementação do Novo Ensino Médio e abriu uma consulta pública para avaliação e reestruturação da política nacional de Ensino Médio por meio da portaria número 399, de março de 2023.
• 2024: a lei no 14.945 estabeleceu quê o Ensino Médio será compôzto por FGB com carga mínima de 2.400 horas Nota 2 e pêlos IFs com carga horária prevista de 600 horas. Sendo previsto para 2025 o início da implementação novos currículos do Ensino Médio.
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A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Segundo o Ministério da Educação (MÉC), a Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo e definidor do conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais para todos os estudantes desenvolverem ao longo de toda Educação Básica.
O documento está disponível na íntegra em https://livro.pw/xwaeo (acesso em: 26 out. 2024) e é estruturado de acôr-do com as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio).
A BNCC organiza os diferentes componentes curriculares do Ensino Médio em áreas do conhecimento, são elas: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Seu principal objetivo é equalizar a qualidade da educação no país, primando pelo estabelecimento de um patamar comum de aprendizagem e de desenvolvimento ao qual todos os estudantes do Brasil tênham acesso e direito.
A proposta de aprendizagem indicada na BNCC se alinha com o Plano Nacional de Educação (pê êne é) e orienta-se pêlos princípios éticos, políticos e estéticos quê visam à formação humana integral e à construção de uma ssossiedade justa, democrática e inclusiva. Propõe quê as aprendizagens essenciais sêjam desenvolvidas nos estudantes, ao longo de toda a Educação Básica, por meio do atendimento a dez competências gerais. Sendo quê, por competência, entende-se a:
[...] mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas compléksas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MÉC, 2018. p. 8.
A proposta de desenvolvimento de competências assumida pela BNCC busca distanciar o ensino de uma abordagem quê se concentra em memorizações vazias de sentido para os estudantes. Correntes pedagógicas quê se baseiam no conceito de competência se desenvolveram há algumas dékâdâs e têm influenciado a elaboração de avaliações internacionais da aprendizagem e do dêsempênho dos estudantes.
As dez competências gerais estabelecidas pela BNCC são centrais para o desenvolvimento e para a aprendizagem do estudante ao longo de todas as etapas da Educação Básica. Elas devem sêr mobilizadas d fórma articulada aos conhecimentos e procedimentos de cada um dos componentes curriculares. São elas:
1 Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma ssossiedade justa, democrática e inclusiva.
2 Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflekção, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
3 Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
4 Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos quê lévem ao entendimento mútuo.
5 Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação d fórma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e ezercêr protagonismo e altoría na vida pessoal e coletiva.
6 Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências quê lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escôlhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
7 Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns quê respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência sócio-ambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planêta.
8 Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com auto crítica e capacidade para lidar com elas.
9 Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
10 Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MÉC, 2018. p. 9-10.
Além das competências gerais, a BNCC apresenta competências específicas para cada área de conhecimento em cada segmento da Educação Básica. No Ensino Médio, o documento apresenta três competências específicas, listadas a seguir, para a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, quê é constituída pêlos componentes curriculares Biologia, Física e Química.
1 Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas quê aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos sócio-ambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.
2 Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos sêres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.
3 Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções quê considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MÉC, 2018. p. 554; 556; 558.
O desenvolvimento das competências específicas é assegurado por um conjunto de habilidades quê representam as aprendizagens essenciais quê devem sêr garantidas a todos os estudantes do Ensino Médio. Para a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, há 26 habilidades distribuídas nas 3 competências específicas. Cada habilidade é identificada por um cóódigo alfanumérico, como se verifica a seguir.
Competência específica 1
• EM13CNT101 – Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas quê envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos quê priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.
• EM13CNT102 – Realizar previsões, avaliar intervenções e/ou construir protótipos de sistemas térmicos quê visem à sustentabilidade, considerando sua composição e os efeitos das variáveis termodinâmicas sobre seu funcionamento, considerando também o uso de tecnologias digitais quê auxiliem no cálculo de estimativas e no apôio à construção dos protótipos.
• EM13CNT103 – Utilizar o conhecimento sobre as radiações e suas origens para avaliar as potencialidades e os riscos de sua aplicação em equipamentos
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de uso cotidiano, na saúde, no ambiente, na indústria, na agricultura e na geração de energia elétrica.
• EM13CNT104 – Avaliar os benefícios e os riscos à saúde e ao ambiente, considerando a composição, a toxicidade e a reatividade de diferentes materiais e produtos, como também o nível de exposição a eles, posicionando-se criticamente e propondo soluções individuais e/ou coletivas para seus usos e descartes responsáveis.
• EM13CNT105 – Analisar os ciclos biogeoquímicos e interpretar os efeitos de fenômenos naturais e da interferência humana sobre esses ciclos, para promover ações individuais e/ou coletivas quê minimizem consequências nocivas à vida.
• EM13CNT106 – Avaliar, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais, tecnologias e possíveis soluções para as demandas quê envolvem a geração, o transporte, a distribuição e o consumo de energia elétrica, considerando a disponibilidade de recursos, a eficiência energética, a relação custo/benefício, as características geográficas e ambientais, a produção de resíduos e os impactos sócio-ambientais e culturais.
• EM13CNT107 – Realizar previsões qualitativas e quantitativas sobre o funcionamento de geradores, motores elétricos e seus componentes, bobinas, transformadores, pilhas, baterias e dispositivos eletrônicos, com base na análise dos processos de transformação e condução de energia envolvidos – com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais –, para propor ações quê visem a sustentabilidade.
Competência específica 2
• EM13CNT201 – Analisar e discutir modelos, teorias e leis propostos em diferentes épocas e culturas para comparar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo com as teorias científicas aceitas atualmente.
• EM13CNT202 – Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
• EM13CNT203 – Avaliar e prever efeitos de intervenções nos éco-sistemas, e seus impactos nos sêres vivos e no corpo humano, com base nos mecanismos de manutenção da vida, nos ciclos da matéria e nas transformações e transferências de energia, utilizando representações e simulações sobre tais fatores, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
• EM13CNT204 – Elaborar explicações, previsões e cálculos a respeito dos movimentos de objetos na Terra, no Sistema Solar e no Universo com base na análise das interações gravitacionais, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
• EM13CNT205 – Interpretar resultados e realizar previsões sobre atividades experimentais, fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas noções de probabilidade e incerteza, reconhecendo os limites explicativos das ciências.
• EM13CNT206 – Discutir a importânssia da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planêta.
• EM13CNT207 – Identificar, analisar e discutir vulnerabilidades vinculadas às vivências e aos desafios contemporâneos aos quais as juventudes estão expostas, considerando os aspectos físico, psicoemocional e social, a fim de desenvolver e divulgar ações de prevenção e de promoção da saúde e do bem-estar.
• EM13CNT208 – Aplicar os princípios da evolução biológica para analisar a história humana, considerando sua origem, diversificação, dispersão pelo planêta e diferentes formas de interação com a natureza, valorizando e respeitando a diversidade étnica e cultural humana.
• EM13CNT209 – Analisar a evolução estelar associando-a aos modelos de origem e distribuição dos elemêntos químicos no Universo, compreendendo suas relações com as condições necessárias ao surgimento de sistemas solares e planetários, suas estruturas e composições e as possibilidades de existência de vida, utilizando representações e simulações, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
Competência específica 3
• EM13CNT301 – Construir kestões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sôbi uma perspectiva científica.
• EM13CNT302 – Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, elaborando e/ou interpretando textos, gráficos, tabélas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, por meio de diferentes linguagens, mídias, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de modo a participar e/ou promover debates em torno de temas científicos e/ou tecnológicos de relevância sócio-cultural e ambiental.
• EM13CNT303 – Interpretar textos de divulgação científica quê tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabélas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.
• EM13CNT304 – Analisar e debater situações controversas sobre a aplicação de conhecimentos da área de Ciências da Natureza (tais como tecnologias do dê ene há, tratamentos com células-tronco, neurotecnologias, produção de tecnologias de defesa, estratégias de contrôle de pragas, entre outros), com base em argumentos consistentes, legais, éticos e responsáveis, distinguindo diferentes pontos de vista.
• EM13CNT305 – Investigar e discutir o uso indevido de conhecimentos das Ciências da Natureza na justificativa de processos de discriminação, segregação e privação de direitos individuais e coletivos, em diferentes contextos sociais e históricos, para promover a equidade e o respeito à diversidade.
• EM13CNT306 – Avaliar os riscos envolvidos em atividades cotidianas, aplicando conhecimentos das Ciências da Natureza, para justificar o uso de equipamentos e recursos, bem como comportamentos de segurança, visando à integridade física, individual e coletiva, e sócio-ambiental, podendo fazer uso de dispositivos e aplicativos digitais quê viabilizem a estruturação de simulações de tais riscos.
• EM13CNT307 – Analisar as propriedades dos materiais para avaliar a adequação de seu uso em diferentes aplicações (industriais, cotidianas, arquitetônicas ou tecnológicas) e/ou propor soluções seguras e sustentáveis considerando seu contexto local e cotidiano.
• EM13CNT308 – Investigar e analisar o funcionamento de equipamentos elétricos e/ou eletrônicos e sistemas de automação para compreender as tecnologias contemporâneas e avaliar seus impactos sociais, culturais e ambientais.
• EM13CNT309 – Analisar kestões sócio-ambientais, políticas e econômicas relativas à dependência do mundo atual em relação aos recursos não rêno-váveis e discutir a necessidade de introdução de alternativas e novas tecnologias energéticas e de materiais, comparando diferentes tipos de motores e processos de produção de novos materiais.
• EM13CNT310 – Investigar e analisar os efeitos de programas de infraestrutura e demais serviços básicos (saneamento, energia elétrica, transporte, telecomunicações, cobertura vacinal, atendimento primário à saúde e produção de alimentos, entre outros) e identificar necessidades locais e/ou regionais em relação a esses serviços, a fim de avaliar e/ou promover ações quê contribuam para a melhoria na qualidade de vida e nas condições de saúde da população.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MÉC, 2018. p. 555; 557; 559-560.
O enfoque no desenvolvimento de competências e habilidades, possibilita práticas escolares contextualizadas às necessidades da ssossiedade e do mundo do trabalho, quê estão em constante transformação, e possibilita a valorização do contexto de cada estudante, o quê favorece a sua formação.
Os conteúdos trabalhados nesta obra fornecem subsídios para quê os estudantes possam desenvolver habilidades e os incentivam a mobilizá-las em sua ação cotidiana, seja durante a realização das atividades presentes ao longo e ao final dos Temas, seja nas seções quê compõem esta obra. As atividades, aliás, foram elaboradas de modo a explorar diferentes recursos, como imagens, textos de terceiros e gráficos, por exemplo, diversificando as oportunidades de mobilização dessas habilidades.
Entende-se quê as habilidades indicam os rumos para quê as competências específicas de Ciências da Natureza sêjam trabalhadas em sala de aula. Sendo assim, a abordagem de uma habilidade contribui para o desenvolvimento da competência específica à qual está atrelada. A organização desta obra possibilita quê, a cada Unidade, um conjunto de habilidades seja explorado, o qual, por consequência, contribui para quê as respectivas competências específicas também sêjam atendidas.
Quanto às competências gerais, seu desenvolvimento ocorre em diferentes momentos, como ao se favorecer o uso da abordagem científica, ao explorar diferentes formas de linguagem, ao incentivar o uso significativo de tecnologias digitais, ao estimular a argumentação e ao incentivar ações responsáveis embasadas em princípios éticos e sustentáveis. Nesta obra, as competências gerais são trabalhadas ao longo de todo o material, com destaque para as atividades e para as seções do Livro do Estudante.
O trabalho com as habilidades e com as competências gerais e específicas da BNCC está explicitado nas Orientações didáticas desta obra. É possível consultar essas informações durante a organização e o planejamento das aulas, adequando-as conforme sua realidade escolar.
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Temas Contemporâneos Transversais (TCTs)
Os Temas Contemporâneos Transversais têm como propósito abordar aspectos cotidianos quê impactam a vida humana em escala local, regional e global. São temas quê não envolvem objetos específicos de nenhum componente curricular, podendo sêr trabalhados por todos eles.
A inserção dos TCTs nos processos de aprendizagem contribui para a superação da fragmentação do conhecimento e para a formação integral do estudante, possibilitando o desenvolvimento de uma visão ampla de mundo. Conforme a BNCC,
[...] cabe aos sistemas e rêdes de ensino, assim como às escolas, em suas respectivas esferas de autonomia e competência, incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos quê afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente d fórma transversal e integradora. [...]
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MÉC, 2018. p. 19.
Os 15 Temas Contemporâneos Transversais estão dispostos em seis macroáreas temáticas, conforme listado a seguir:
• Macroárea Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social; Educação para o Trânsito; Educação em Direitos Humanos; Direitos da Criança e do Adolescente; Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso.
• Macroárea Meio Ambiente: Educação Ambiental; Educação para o Consumo.
• Macroárea Saúde: Saúde; Educação Alimentar e Nutricional.
• Macroárea Multiculturalismo: Diversidade Cultural; Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.
• Macroárea Economia: Trabalho; Educação Financeira; Educação Fiscal.
• Macroárea Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia.
Nesta obra, os TCTs são trabalhados em diversos momentos: no texto principal, nas seções ou nas atividades, por meio de kestões relativas a assuntos das diferentes macroáreas temáticas. Nesses momentos, os estudantes são levados, por exemplo, a avaliar os impactos causados pelas ações dos sujeitos no ambiente em quê vivem, a refletir sobre modo de vida sustentável, a analisar relações entre os avanços científicos e tecnológicos, a valorizar a diversidade cultural existente em nosso país e no mundo etc.