Sumário

  • UNIDADE 1 Computação: história e conceitos iniciais 12
    • Capítulo 1 Computação 14
      • Partida 14
      • Antes da era digital 15
        • Atitude 17
        • Revolução tecnológica 17
        • Atividades 19
        • Integrando com Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 22
        • Primeiros computadores 23
        • Computadores pessoais e a internet 26
        • enêm em mente 27
      • Onipresença da internet 28
        • Celulares e aplicativos 28
        • enêm em mente 30
        • Atividades 30
        • Retomando 31
    • Capítulo 2 Algoritmo 32
      • Partida 32
      • O conceito de algoritmo 33
        • Programação 34
        • Integrando com Matemática e suas tecnologias 37
      • Grafos e algoritmos 38
      • Algoritmo e rêdes sociais 39
        • Atividades 42
        • Redes sociais e polarização 42
        • Algoritmo e tecnologias de reconhecimento facial 44
        • Atividades 45
      • Algoritmo e tecnologias assistivas 46
        • Atividades 47
      • Criptografia 48
        • Atividades 50
        • Retomando 51
    • Capítulo 3 Pensamento computacional 52
      • Partida 52
      • O quê é pensamento computacional? 53
        • Atividade 55
      • Pilares do pensamento computacional 55
        • Decomposição 56
        • Reconhecimento de padrões 58
        • Abstração 59
        • Algoritmo 60
        • Atividade 60
      • O quê vêm depois? 61
        • Atividades 61
        • Lógica de linguagens de programação 62
      • Pensamento computacional na resolução de problemas 64
        • Problemas científicos e matemáticos 64
        • Atividade 65
        • Problemas de ordem social 65
        • Atividades 68
        • Retomando 69
        • Projeto em equipe 70

Imagem de pessoas jovens sorrindo e utilizando seus smartphones. Estão representados diversos emojis saindo dos smartphones.

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  • UNIDADE 2 Transformações no mundo do trabalho 72
    • Capítulo 4 Trabalho 74
      • Partida 74
      • Trabalho e ocupação 75
        • Trabalho em rê-de 76
        • Integrando com Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 80
        • Atividades 82
        • enêm em mente 82
        • Trabalho digital 83
        • Atitude 87
        • Atividades 89
        • enêm em mente 89
        • Retomando 90
    • Capítulo 5 Automação 91
      • Partida 91
      • Início da linha de produção 92
        • Atitude 95
      • Acesso à automação 96
      • contrôle e automação 97
        • Atividades 99
        • enêm em mente 99
        • Aspectos técnicos da automação 102
        • Atividades 104
        • Automação residencial 104
        • Atividades 104
        • Integrando com Ciências da Natureza e suas tecnologias 105
      • Robótica e automação 106
        • Atividades 107
        • Retomando 110
    • Capítulo 6 Inteligência artificial 111
      • Partida 111
      • Conceito de inteligência artificial 112
        • Ficção ou realidade 113
      • Tipos de inteligência artificial 116
        • Atividade 117
        • Como as máquinas aprendem? 118
        • Atividades 119
        • Integrando com Linguagens e suas tecnologias 122
        • Desafios relacionados ao uso da IA 123
        • Atividades 126
        • enêm em mente 128
        • Retomando 129
        • Projeto em equipe 130

Imagem de robô montando carros em fábrica.

Página dez

  • UNIDADE 3 Cidadania global 132
    • Capítulo 7 Segurança digital e privacidade 134
      • Partida 134
      • Ataques e guerras cibernéticas 135
        • Campanhas de desinformação 137
        • Atividades 137
        • Integrando com Ciências da Natureza e suas tecnologias 138
        • enêm em mente 140
        • Atitude 141
        • Segurança nacional e ataques cibernéticos 142
        • Atividade 143
      • Segurança e privacidade 143
        • Fraudes e golpes ôn láini no Brasil 144
        • Proteção de dados pessoais 146
        • Jogos e apostas ôn láini 150
        • Atividades 151
        • Retomando 152
    • Capítulo 8 Redes sociais: discurso e política 153
      • Partida 153
      • Redes sociais e política 154
        • Atividades 155
        • Redes sociais e fêik news 157
        • Atividades 159
        • O privádo, o público e o espetáculo 160
        • Ataques ôn láini e o anonimato 163
        • Atitude 164
        • Discursos de ódio 165
        • Integrando com Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 166
        • enêm em mente 168
        • Liberdade de expressão 169
        • Atividade 170
        • Retomando 171
    • Capítulo 9 Saúde mental 172
      • Partida 172
      • Saúde mental 173
        • Atividade 175
      • Saúde mental na era digital 175
        • Uso excessivo das telas 176
        • Atividades 177
        • Dependência tecnológica 178
      • Identidade no ambiente digital 179
        • Autopercepção e comparação social 179
        • Cyberbullying 180
        • Sobrecarga de informações (intôksicação) 181
        • enêm em mente 182
      • Fatores de risco e sinais de alerta 185
        • Atenção à saúde mental 186
        • Autocuidado 187
        • Atividades 188
        • Retomando 189
        • Projeto em equipe 190

Imagem de homem, criança e mulher sentados no sofá, utilizando notebook, celular e tablet.

Página onze

  • UNIDADE 4 Tecnologia e ssossiedade 192
    • Capítulo 10 Ciência de dados 194
      • Partida 194
      • Dados e informações 195
        • Ciclo dos dados 196
        • Usos da Estatística 197
        • Atividade 199
        • enêm em mente 199
      • Big Data: a era dos dados 200
        • Algumas aplicações 202
        • Integrando com Ciências da Natureza e suas tecnologias 203
      • Lei Geral de Proteção de Dados 204
        • Atividades 205
        • Direitos e deveres no mundo digital 206
        • enêm em mente 207
        • Retomando 210
    • Capítulo 11 Modelagem computacional 211
      • Partida 211
      • Modelagem 212
        • Modelos conceituais 212
        • Modelos computacionais 213
        • Atividades 213
        • Modelos matemáticos 214
        • enêm em mente 215
        • Modelos físicos 215
        • Atividades 216
      • Mais sobre a modelagem computacional 220
        • Modelagem computacional na Medicina 221
        • Modelagem computacional: realidade virtual (RV) 222
        • Atitude 223
        • enêm em mente 224
        • Atividade 225
        • Modelagem computacional: metaprogramação 225
        • Atividades 226
      • Ciência de fronteira 227
        • Simulando o céu 228
        • Atividades 229
        • enêm em mente 231
        • Retomando 232
    • Capítulo 12 Sustentabilidade e cultura digital 234
      • Partida 234
      • Tecnologia e a transformação do espaço 235
        • Matérias-primas 235
        • Fontes de energia 237
        • Atividade 237
        • Integrando com Ciências da Natureza e suas tecnologias 240
        • Atividade 243
      • Resíduos eletrônicos 244
        • Atitude 245
        • enêm em mente 246
      • Cultura digital e práticas sustentáveis 247
        • Atividades 249
        • Atividades 249
        • Retomando 251
        • Projeto em equipe 252
  • Gabarito das kestões de cálculo 254
  • Referências bibliográficas comentadas 254
  • OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS
    • Infográfico clicável: A máquina analítica 15
    • Carrossel de imagens: Revolução industrial e tecnologia 80
    • Podcast: LLM 116
    • Infográfico clicável: Robô humanoide 117
    • Mapa clicável: Ataques cibernéticos 151
    • Vídeo: Fábrica de fêik news 157
    • Podcast: Cyberbullying 180
    • Vídeo: Deepfake 181
    • Vídeo: Os benefícios de se desconectar 187
    • Podcast: Proteção de dados 204
    • Infográfico clicável: Modelagem computacional na medicina 221
    • Carrossel de imagens: E-lixo 244

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