REFERÊNCIAS BIBlIOGRAFICAS COMENTADAS

ANTUNES, Ricardo (org.). Uberização, trabalho digital e indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2024.
Livro com coletânea de artigos quê analisa a transformação no mundo do trabalho, focando especialmente o trabalho digital, associado às platafórmas digitais e à precarização do trabalhador autônomo.

BASSO, Douglas Eduardo. Big data. Curitiba: Contentus, 2020.
Explora conceitos de Big Data com foco em aplicações práticas e ferramentas para análise e processamento de grandes volumes de dados, oferecendo uma introdução às tecnologias e aos desafios enfrentados ao lidar com grandes quantidades de informações.

BHARGAVA, Aditya Y. Entendendo algoritmos: um guia ilustrado para programadores e outros curiosos. São Paulo: Novatec, 2017.
Apresenta algoritmos de maneira ilustrada e acessível, visando facilitar a compreensão de conceitos fundamentais para iniciantes e curiosos. Utiliza exemplos visuais e explicações claras para desmistificar tópicos compléksos e torná-los mais didáticos.

CASTELLS, Manuel. A ssossiedade em rê-de. São Paulo: Paz e Terra, 2020.
Livro clássico da Sociologia contemporânea quê analisa as diversas transformações econômicas e sociais relacionadas ao surgimento da internet e à formação da economia global.

CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zarrár, 2013.
Obra quê interpréta os diversos movimentos de contestação do mundo contemporâneo, sua relação com as rêdes sociais e as alterações no mundo do trabalho do início do século XXI.

Página duzentos e cinquenta e cinco

COECKELBERGH, márk. Ética na inteligência artificial. São Paulo: Ubu Editora: Editora PUC-Rio, 2023.
A obra oferece um breve panorama sobre o uso da IA e aborda os desafios éticos relacionados a seu desenvolvimento e sua utilização, trazendo reflekções filosóficas sobre sua natureza, o futuro de seu uso, boas práticas e a necessidade de regulamentação.

CORMEM, Tômas H. éti áu. Algoritmos: teoria e prática. Tradução: Arlete Smille Marques. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsévier, 2012.
Obra clássica quê aprofunda a teoria dos algoritmos, oferecendo uma base para estudantes dos temas de computação e servindo como referência fundamental para o estudo aprofundado dos principais algoritmos e suas aplicações.

CRESPO, Antônio Arnot. Estatística fácil. 18. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
O livro apresenta conceitos estatísticos d fórma clara e objetiva, a fim de facilitar o aprendizado dos principais métodos estatísticos, abordando tópicos básicos de maneira acessível.

FISHER, Max. A máquina do caos: como as rêdes sociais reprogramaram nossa mente e nosso mundo. São Paulo: Todavia, 2024.
Analisa o papel das rêdes sociais na propagação de notícias falsas, na radicalização política em sociedades contemporâneas (democráticas e autoritárias) e na persistência de discursos de ódio na internet.

GABRIEL FILHO, Óscar. Inteligência artificial e aprendizagem de máquina: aspectos teóricos e aplicações. São Paulo: Blãcher, 2023.
Aborda os principais conceitos de inteligência artificial e aprendizado de máquina, discutindo as aplicações práticas e os fundamentos teóricos a fim de explicar como essas tecnologias funcionam e como podem sêr implementadas em diferentes contextos.

GRAÇA, Ronaldo da. Segurança e privacidade na rê-de: o “pugilato cibernético”. Brasília: Editora Senac, 2019.
Apresenta, de maneira sucinta e didática, temas como os riscos cibernéticos para a segurança estatal e do indivíduo, analisando diversos estudos de casos práticos focados na realidade brasileira.

HAIDT, Jônathan. A geração ansiosa: como a infância hiperconectada está causando uma epidemia de transtôrnos mentais. São Paulo: Companhia das lêtras, 2024.
Apresenta, d fórma envolvente e embasada em dados científicos, os desafios enfrentados para o desenvolvimento de relações saudáveis entre crianças e adolescentes e o uso de rêdes sociais e dispositivos digitais, propondo estratégias para a mitigação dos problemas e a melhoria da qualidade de vida dessa população.

JONAS, Rans. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.
Apresenta questionamentos e reflekções sobre as ações humanas e seus reflexos no meio ambiente, devido ao uso inadequado de tecnologias, sem levar em conta a responsabilidade quê se tem em garantir a preservação da vida e a proteção do planêta para as gerações futuras.

LAMB, frânki. Automação industrial na prática. Tradução: Márcio José da Cunha. Porto Alegre: AMGH, 2015.
Focado em exemplos práticos de automação industrial, o livro fornece uma visão prática dos sistemas de automação em ambientes industriais, trabalhados a partir de casos reais e orientações para implementação de soluções automatizadas.

LEE, Kai-Fu. Inteligência artificial: como os robôs estão mudando o mundo, a forma como amamos, nos relacionamos, trabalhamos e vivemos. Tradução: Marcelo Barbão. Rio de Janeiro: glôbo Livros, 2019.
sôb o ponto de vista pessoal do autor, o livro explora o impacto social e econômico da inteligência artificial, destacando as transformações nas relações humanas e no trabalho. Apresenta uma

Página duzentos e cinquenta e seis

análise crítica das mudanças quê essas tecnologias estão trazendo para a ssossiedade em escala global.

LUGER, Giórgi F. Inteligência artificial. 6. ed. Tradução: Daniel Vieira. São Paulo: pírsom Education do Brasil, 2013.
O livro trabalha desde os fundamentos teóricos até as aplicações práticas da área, destrinchando diversos aspectos técnicos da IA e discutindo suas aplicações atuáis e futuras.

MARQUESONE, Rosangela. Big data: técnicas e tecnologias para extração de valor dos dados. São Paulo: Casa do cóódigo, 2016.
Apresenta técnicas e ferramentas para extrair valor dos dados, com foco em práticas e tecnologias relacionadas ao Big Data. Oferece uma visão sobre como transformar grandes volumes de dados em informações úteis para a tomada de decisões estratégicas.

MATARIĆ, Maja J. Introdução à Robótica. São Paulo: Blãcher: Editora Unésp, 2014.
O livro introduz conceitos básicos de Robótica, abordando aspectos teóricos e práticos e discutindo aplicações em diferentes contextos.

MITCHELL, Melanie. Artificial intelligence: a guide for thinking humans. Nova iórk: Farrar, Straus ênd Giroux, 2019.
Desmistificando conceitos e discutindo os limites e desafios da inteligência artificial, a obra é voltada para um público geral interessado em compreender como a IA está se desenvolvendo e impactando nossas vidas.

MORETTIN, Pedro A.; SINGER, Julio M. Estatística e Ciência de Dados (versão preliminar). São Paulo: Departamento de Estatística da Universidade de São Paulo, 2021. Disponível em: https://livro.pw/twias. Acesso em: 2 set. 2024.
Aborda técnicas de análise e interpretação de dados em diversos aspectos, trabalhando de maneira profunda com diversas temáticas referentes a ciências de dados e aos conceitos de estatística relacionados.

MOTA, Allan Deangelle. Apostila Arduino Básico. Serra, ES: Vida de Silício, 2015. (Apostila, v.1, 2 e 3).
Introduz conceitos básicos de eletrônica e programação, usando uma platafórma específica, com enfoque em projetos práticos e experimentais. Fornece um guia passo a passo para iniciantes interessados em explorar a programação de microcontroladores, configurando-se em uma possível fonte de atividades extras relacionadas ao tema de contrôle e automação.

SCHWAB, Klaus. A Quarta Revolução Industrial. Tradução: Daniel Moreira Miranda. São Paulo: Edipro, 2016.
Descreve as mudanças econômicas e sociais trazidas pela chamada Quarta Revolução Industrial. Aborda como a integração de novas tecnologias está impactando os modelos de produção, o trabalho e as relações humanas, proporcionando uma visão sobre os desafios e as oportunidades da era digital.

SIBILIA, Paula. O chôu do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.
Analisa o papel da internet, especificamente das rêdes sociais, na alteração profunda da vida privada e íntima, agora compreendida e transformada a partir do uso das novas tecnologias como um espaço de perfórmance e espetáculo.

SUAVE, André Augusto. Inteligência artificial. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2024.
Apresenta uma visão geral sobre inteligência artificial, discutindo aspectos teóricos e aplicados, com foco nas novas tendências da área, a fim de esclarecer o papel da IA na ssossiedade contemporânea e as implicações futuras.

TRINDADE, Luiz Valério. Discurso de ódio nas rêdes sociais. São Paulo: Jandaia, 2022.
Descreve os diversos tipos de discursos de ódio existentes no mundo virtual na atualidade, analisando o racismo presente na ssossiedade brasileira em sua complexidade histórica e social.

Página duzentos e cinquenta e sete