Sumário
- Conhecendo a Coleção 259
- 1. Concepção da obra 259
- 1.1 Base Nacional Comum Curricular 259
- 1.2 Novo Ensino Médio 264
- 2. Escolhas metodológicas da obra 265
- 2.1 Objetivos gerais 265
- 2.2 TPACK — Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo 266
- 2.3 Disciplinaridade: pluri, inter e trans 269
- 2.4 Metodologias ativas 270
- 2.5 Computação plugada e desplugada 271
- 2.6 Culturas juvenis na era dos dados 272
- 3. O processo de avaliação 273
- 3.1 As formas de avaliação 274
- 4. Distribuição de conteúdos, habilidades e cronogramas 275
- 5. Trabalhando com a obra 278
- 6. Orientações para o professor 280
- Unidade 1 Computação: história e conceitos iniciais 280
- Capítulo 1: Computação 280
- Capítulo 2: Algoritmo 285
- Capítulo 3: Pensamento computacional 289
- Unidade 2 Transformações no mundo do trabalho 294
- Capítulo 4: Trabalho 295
- Capítulo 5: Automação 298
- Capítulo 6: Inteligência artificial 303
- Unidade 3 Cidadania global 306
- Capítulo 7: Segurança digital e privacidade 306
- Capítulo 8: Redes sociais: discurso e política 309
- Capítulo 9: Saúde mental 312
- Unidade 4 Tecnologia e ssossiedade 315
- Capítulo 10: Ciência de dados 316
- Capítulo 11: Modelagem computacional 319
- Capítulo 12: Sustentabilidade e cultura digital 326
- Unidade 1 Computação: história e conceitos iniciais 280
- 7. Transcrição dos áudios 330
- 8. Referências bibliográficas comentadas 334
Página duzentos e cinquenta e nove