Sumário

  • Conhecendo a Coleção 259
  • 1. Concepção da obra 259
    • 1.1 Base Nacional Comum Curricular 259
    • 1.2 Novo Ensino Médio 264
  • 2. Escolhas metodológicas da obra 265
    • 2.1 Objetivos gerais 265
    • 2.2 TPACK — Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo 266
    • 2.3 Disciplinaridade: pluri, inter e trans 269
    • 2.4 Metodologias ativas 270
    • 2.5 Computação plugada e desplugada 271
    • 2.6 Culturas juvenis na era dos dados 272
  • 3. O processo de avaliação 273
    • 3.1 As formas de avaliação 274
  • 4. Distribuição de conteúdos, habilidades e cronogramas 275
  • 5. Trabalhando com a obra 278
  • 6. Orientações para o professor 280
    • Unidade 1 Computação: história e conceitos iniciais 280
      • Capítulo 1: Computação 280
      • Capítulo 2: Algoritmo 285
      • Capítulo 3: Pensamento computacional 289
    • Unidade 2 Transformações no mundo do trabalho 294
      • Capítulo 4: Trabalho 295
      • Capítulo 5: Automação 298
      • Capítulo 6: Inteligência artificial 303
    • Unidade 3 Cidadania global 306
      • Capítulo 7: Segurança digital e privacidade 306
      • Capítulo 8: Redes sociais: discurso e política 309
      • Capítulo 9: Saúde mental 312
    • Unidade 4 Tecnologia e ssossiedade 315
      • Capítulo 10: Ciência de dados 316
      • Capítulo 11: Modelagem computacional 319
      • Capítulo 12: Sustentabilidade e cultura digital 326
  • 7. Transcrição dos áudios 330
  • 8. Referências bibliográficas comentadas 334

Página duzentos e cinquenta e nove