4. Distribuição de conteúdos, habilidades e cronogramas
O qüadro a seguir apresenta os principais conteúdos, habilidades e objetivos trabalhados em cada Capítulo desta obra, bem como sugestões de cronogramas de trabalho bimestral, trimestral e semestral. De acôr-do com a sua disponibilidade, a metodologia da escola e a quantidade de aulas semanais, pode-se adotar um dos três cronogramas ou adaptá-los, criando um cronograma específico para a sua realidade, conforme a necessidade.
Capítulos |
Conteúdos principais |
Habilidades de Computação |
Objetivos específicos |
Cronogramas |
|||
---|---|---|---|---|---|---|---|
U1 - Computação: história e conceitos iniciais |
Capítulo 1 Computação |
• Antes da era digital Revolução tecnológica Primeiros computadores Computadores pessoais e a internet • Onipresença da internet Celulares e aplicativos A internet no Brasil |
EM13CO05 EM13CO09 EM13CO15 EM13CO21 EM13CO22 |
• Apresentar um breve histórico da história da computação. • Contextualizar o uso da internet e de dispositivos eletrônicos no mundo contemporâneo. |
1º bimestre |
1º trimestre |
1º semestre |
Capítulo 2 Algoritmo |
• O conceito de algoritmo Programação • Grafos e algoritmos • Algoritmo e rêdes sociais Redes sociais e polarização • Algoritmo e tecnologias de reconhecimento facial • Algoritmo e tecnologias assistivas • Criptografia |
EM13CO01 EM13CO03 EM13CO21 EM13CO23 |
• Apresentar o conceito de algoritmo. • Definir grafo e explorar seus usos. • Explorar aplicações de algoritmo em rêdes sociais. • Exemplificar uso de algoritmo em tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual. |
Página duzentos e setenta e seis
Capítulos |
Conteúdos principais |
Habilidades de Computação |
Objetivos específicos |
Cronogramas |
|||
---|---|---|---|---|---|---|---|
U1 - Computação: história e conceitos iniciais |
Capítulo 3 Pensamento computacional |
• O quê é pensamento computacional? • Pilares do pensamento computacional Decomposição Reconhecimento de padrões Abstração Algoritmo • O quê vêm depois? Lógica de linguagens de programação • Pensamento computacional na resolução de problemas Problemas científicos e matemáticos Problemas de ordem social |
EM13CO01 EM13CO02 EM13CO17 EM13CO21 EM13CO22 |
• Contextualizar pensamento computacional. • Descrever as etapas do pensamento computacional. • Discutir o pensamento computacional aplicado em lógicas de programação. • Aplicar pensamento computacional na resolução de problemas diversos. |
1º bimestre |
1º trimestre |
1º semestre |
U2 - Transformações no mundo do trabalho |
Capítulo 4 Trabalho |
• Trabalho e ocupação Trabalho em rê-de Trabalho digital |
EM13CO09 EM13CO13 EM13CO20 |
• Analisar as transformações no mundo do trabalho relacionadas com o surgimento da internet. • Relacionar as novas modalidades de trabalho com o conceito de “uberização”. |
2º bimestre |
||
Capítulo 5 Automação |
• Início da linha de produção • Acesso à automação • contrôle e automação Aspectos técnicos da automação Automação residencial • Robótica e automação |
EM13CO05 EM13CO09 EM13CO16 EM13CO19 EM13CO21 |
• Rever os primórdios da produção em massa. • Discutir as consequências da automação no mundo do trabalho. • Apresentar aspectos técnicos de contrôle e automação. • Definir robô e associar seu uso em sistemas de automação. |
2º trimestre |
|||
Capítulo 6 Inteligência artificial |
• Conceito de inteligência artificial Ficção ou realidade • Tipos de inteligência artificial Como as máquinas aprendem? Desafios relacionados ao uso da IA |
EM13CO07 EM13CO09 EM13CO10 EM13CO11 EM13CO14 EM13CO15 EM13CO22 |
• Apresentar um breve histórico do conceito de inteligência artificial (IA). • Comparar os tipos de IA e discutir sobre o uso atual dessa tecnologia. |
Página duzentos e setenta e sete
Capítulos |
Conteúdos principais |
Habilidades de Computação |
Objetivos específicos |
Cronogramas |
|||
---|---|---|---|---|---|---|---|
U3 - Cidadania global |
Capítulo 7 Segurança digital e privacidade |
• Ataques e guerras cibernéticas Campanhas de desinformação Segurança nacional e ataques cibernéticos • Segurança e privacidade Fraudes e golpes ôn láini no Brasil Proteção de dados pessoais Jogos e apostas ôn láini |
EM13CO08 EM13CO14 EM13CO19 EM13CO20 EM13CO22 EM13CO25 |
• Descrever o papel quê a internet tem nos conflitos militares internacionais. • Indicar os riscos associados ao uso da internet, apresentando noções de segurança. |
3º bimestre |
2º trimestre |
2º semestre |
Capítulo 8 Redes sociais: discurso e política |
• Redes sociais e política Redes sociais e fêik news O privádo, o público e o espetáculo Ataques ôn láini e o anonimato Discursos de ódio Liberdade de expressão |
EM13CO08 EM13CO09 EM13CO14 EM13CO23 EM13CO24 |
• Reconhecer o papel das rêdes sociais na política contemporânea. • Analisar o papel de discursos de ódio, notícias falsas e privacidade nas rêdes sociais. |
||||
Capítulo 9 Saúde mental |
• Saúde mental • Saúde mental na era digital Uso excessivo das telas Dependência tecnológica • Identidade no ambiente digital Autopercepção e comparação social Cyberbullying Sobrecarga de informações (infoxicação) • Fatores de risco e sinais de alerta Atenção à saúde mental Autocuidado |
EM13CO08 EM13CO12 EM13CO14 EM13CO15 EM13CO17 EM13CO20 EM13CO21 EM13CO22 EM13CO23 EM13CO24 EM13CO25 |
• Compreender os impactos do uso excessivo de tecnologias digitais sobre a saúde mental. • Analisar e problematizar como a identidade e a autopercepção são moldadas no ambiente digital. • Reconhecer os fatores de risco e sinais de alerta relacionados à saúde mental, promovendo práticas de autocuidado e incentivando a busca por ajuda quando necessário. |
3º trimestre |
|||
U4 - Tecnologia e ssossiedade |
Capítulo 10 Ciência de dados |
• Dados e informações Ciclo dos dados Usos da Estatística • Big Data: a era dos dados Algumas aplicações • Lei Geral de Proteção de Dados Direitos e deveres no mundo digital |
EM13CO12 EM13CO13 EM13CO18 EM13CO21 EM13CO26 |
• Definir ciência de dados e seus estudos. • Conceituar Big Data e discutir suas aplicações. • Discutir a LGPD e suas implicações no mundo digital. |
4º bimestre |
Página duzentos e setenta e oito
Capítulos |
Conteúdos principais |
Habilidades de Computação |
Objetivos específicos |
Cronogramas |
|||
---|---|---|---|---|---|---|---|
U4 - Tecnologia e ssossiedade |
Capítulo 11 Modelagem computacional |
• Modelagem Modelos conceituais Modelos computacionais Modelos matemáticos Modelos físicos • Mais sobre a modelagem computacional Modelagem computacional na Medicina Modelagem computacional: realidade virtual (RV) Modelagem computacional: metaprogramação • Ciência de fronteira Simulando o céu |
EM13CO04 EM13CO06 EM13CO11 EM13CO13 EM13CO16 EM13CO21 |
• Conceituar modelagem em suas diversas aplicações. • Discutir diferentes aplicações envolvendo modelagens. • Caracterizar ciência de fronteira, discutindo aplicações. |
4º bimestre |
3º trimestre |
2º semestre |
Capítulo 12 Sustentabilidade e cultura digital |
• Tecnologia e a transformação do espaço Matérias-primas Fontes de energia • Resíduos eletrônicos • Cultura digital e práticas sustentáveis |
EM13CO05 EM13CO09 EM13CO12 EM13CO14 EM13CO17 EM13CO20 EM13CO21 EM13CO22 |
• Analisar o impacto das tecnologias na exploração de recursos e no descarte de resíduos eletrônicos. • Investigar como a cultura digital póde influenciar práticas sustentáveis, destacando iniciativas tecnológicas quê promóvem a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. |