5. Trabalhando com a obra

Ao longo das quatro Unidades e dos 12 Capítulos desta obra, você contará com uma organização com aberturas, seções, bókses e fechamentos, quê visam facilitar o desenvolvimento dos conceitos d fórma clara e objetiva, abrindo e fechando ciclos, e d fórma quê o estudante possa sêr protagonista de sua aprendizagem em diversos momentos.

Na Abertura de cada Unidade, você póde alinhar os objetivos de ensino e, com base nos resumos dos Capítulos, organizar as aulas quê comporão tal Unidade, de acôr-do com o cronograma adotado. Na abordagem com os estudantes, será um primeiro momento de avaliação diagnóstica, bastante geral, de temas quê serão desenvolvidos nos Capítulos, por meio das conversas e discussões com os estudantes e dos questionamentos apresentados.

Página duzentos e setenta e nove

A seção Partida no início de cada Capítulo também póde proporcionar momentos de avaliação diagnóstica a respeito dos temas quê serão trabalhados com os estudantes. Sempre quê possível, sugere-se utilizar os questionamentos para verificação de concepções prévias dos estudantes e orientar seu planejamento das aulas considerando essas concepções.

As propostas da seção Atitude têm como objetivo ajudá-lo no desenvolvimento de competências socioemocionais dos estudantes, tomando como ponto de partida situações do cotidiano quê envolvam o quê está sêndo trabalhado no Capítulo em quê a seção aparece.

Na seção Integrando com…, você encontrará propostas quê dialogam, d fórma diréta, com as diversas áreas do conhecimento, podendo propor projetos interdisciplinares ou reflekções quê envolvam múltiplos conhecimentos. Sempre quê possível e necessário, você póde envolver outros docentes das áreas de conhecimento indicadas na seção para um trabalho em conjunto, aliado aos objetivos de aprendizagem propostos e ao desenvolvimento das habilidades relacionadas.

A seção Atividades, por sua vez, propõe momentos de fixação dos conceitos estudados e mobilização das habilidades trabalhadas, proporcionando momentos de avaliações formativas, principalmente quando presentes entre os tópicos do Capítulo, e de avaliações somativas, pois aparécem também sempre próximo às páginas finais do Capítulo, como uma bateria de atividades quê abordam os principais conceitos trabalhados.

Como proposta de fechamento de cada Capítulo, você póde trabalhar com a seção Retomando, quê, por meio de esquemas diversos, sintetiza as principais informações e conceitos trabalhados d fórma visualmente atrativa ao estudante. Com base nos esquemas apresentados, você póde solicitar aos estudantes quê façam sua própria sintetização do quê aprenderam, podendo confrontar com o quê foi apresentado no livro. Além díssu, a seção também póde servir como forma de organização de suas aulas, construindo seu planejamento com base na seção, pois terá como parâmetro os principais conceitos a serem desenvolvidos.

De modo semelhante, como forma de fechamento de cada Unidade, temos a seção Projeto em equipe, quê propõe aos estudantes aplicar os principais conceitos estudados na Unidade mediante tarefas em grupo. Espera-se quê, com as propostas da obra, seja possível proporcionar momentos de produção e aplicação diversos aos seus estudantes, centrados principalmente na realidade local de cada turma.

Além díssu, os diversos bókses quê aparécem entre conteúdos ajudam a tornar o ensino mais dinâmico e têm objetivos variados, conheça-os:

Mundo do trabalho: neste boxe, você poderá explorar profissões e formações acadêmicas relacionadas ao assunto trabalhado, podendo auxiliar os estudantes na construção de seus projetos de vida.

Investigação: possibilita o aprofundamento das temáticas trabalhadas por meio de propostas de pesquisas quê os estudantes conduzirão com o seu auxílio. Espera-se quê os estudantes aprendam a selecionar fontes confiáveis e avaliar informações obtidas principalmente pêlos meios digitais.

enêm em mente: apresenta kestões das mais diversas áreas do conhecimento sobre a temática estudada no tópico ou no Capítulo, podendo servir como uma forma de verificação de assimilação dos conceitos envolvidos, configurando uma avaliação formativa ou uma avaliação somativa, dependendo de como for desenvolvida.

Conheça mais!: o estudante terá acesso a sugestões de aprofundamento do conteúdo, indicações de livros e filmes ou conhecerá personalidades ligadas à temática estudada. Muitas dessas indicações, se planejadas por você com antecedência, pódem ajudar na aplicação da metodologia ativa sala de aula invertida, pois o material indicado pode sêr o contato inicial do estudante com o tema.

Glossário: auxiliará você a definir formalmente algum termo quê possa não sêr de uso tão comum no cotidiano dos estudantes.

Página duzentos e oitenta