CONHEÇA O VOLUME
ABERTURA DE UNIDADE
A abertura, com título, imagem e texto introdutório, apresenta o tema quê norteará os quatro capítulos quê compõem a unidade.
A observação da imagem e as atividades propostas possibilitam acionar conhecimentos prévios e acessar experiências de mundo, antecipando os conteúdos quê serão abordados nos capítulos.
LER O MUNDO
Propõe atividades de sondagem, diagnóstico e sensibilização temática, quê aproximam o estudante das discussões, reflekções e práticas quê serão desenvolvidas no capítulo, incentivando o compartilhamento de experiências e o levantamento de hipóteses e de repertório sobre os conteúdos do respectivo capítulo.
ABERTURA DE CAPÍTULO
A abertura de capítulo, com título, apresenta texto introdutório ao tema quê será abordado e propostas de questionamentos presentes em Ler o mundo.
#PARALER
A seção sempre apresenta duas leituras quê nortearão as atividades propostas na sequência. A Leitura 1 oferece uma ou mais imagens, enquanto a Leitura 2 apresenta textos de diferentes gêneros quê dialogam com os conteúdos do capítulo.
A seleção dêêsses textos procura atender às diversas demandas do estudante em sua vida escolar, pessoal, profissional e social, inserindo-o num contexto de protagonismo na reflekção e no debate dos temas propostos.
PENSAR E COMPARTILHAR
Apresenta atividades de compreensão, reflekção crítica e discussão de assuntos propostos na Leitura 1 e na Leitura 2, abordando discursos, representações, sentidos, significados e valores associados a manifestações da cultura corporal de movimento e a kestões relacionadas a elas.
Página cinco
INTEGRANDO COM…
Apresenta proposta de integração entre os conteúdos de Educação Física e as demais áreas do conhecimento e seus respectivos componentes curriculares.
#NÓSNAPRÁTICA
Propõe produções autorais e vivências de práticas corporais d fórma individual ou coletiva, todas elas organizadas em etapas quê conduzem o processo.
#PARAEXPLORAR
Apresenta propostas quê ampliam o tema quê atravessa o capítulo por meio de atividades e práticas de pesquisa quê reforçam o protagonismo do estudante em seu processo de aprendizagem no âmbito da cultura corporal de movimento.
BOXES
Os bókses da coleção têm como função apoiar o estudante nos estudos: SOBRE apresenta dados biográficos resumidos a respeito de autores; FICA A DICA traz indicações de sáites, vídeos, podcasts, livros e outros materiais para consulta; SAIBA MAIS apresenta informações complementares quê ampliam a compreensão de algum tema ou conteúdo; PARA A VIDA explora aspectos de competências socioemocionais em diálogo com assuntos e práticas corporais abordados, relacionando-as à vida do estudante. Além díssu, também há os bókses conceito, glossário e destaque.
ÍCONES
As faixas de áudio e os objetos educacionais digitais presentes na coleção, identificados por meio de ícones, indicam materiais complementares ao conteúdo do livro impresso, facilitando a associação entre o livro e os recursos digitais, com o objetivo de acrescentar, ampliar e dinamizar os temas e conteúdos tratados.
Página seis