ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR

Estimado colega:

Chegamos até aqui trazendo em nossa bagagem muitos anos de sala de aula, de esperanças, dificuldades, desafios e conkistas. Nesse percurso, diversas vezes buscamos apôio nas páginas dos livros para nos ajudar a entender o complékso universo de nossas escolas e estudantes e, assim, trilhar um caminho pedagójikô para o sucesso deles. Grande parte dessa jornada foi permeada de acêrrrtos, mas também de dúvidas e incertezas. Isso porque, entre tantos outros fatores, não raras vezes contamos com poucos recursos; em outras tantas situações, os recursos existentes nos oferecem suporte, sem, porém, responder à complexidade dos tempos atuáis.

Diante dêêsses desafios e compelidos pela busca de superá-los, nos propusemos, nesta obra elaborada por muitas mãos, a fazer com quê chegasse até você um material prático, embasado nos preceitos teóricos coerentes com as mudanças, as necessidades e, quiçá, os anseios dos estudantes brasileiros do Ensino Médio em toda sua diversidade e complexidade.

Buscamos abordar os conteúdos do ensino de Língua Espanhola d fórma contextualizada, por meio de temáticas presentes no cotidiano, com as quais os estudantes possam ter identificação, mas quê também são caros à ssossiedade atual. Desse modo, os estudantes são desafiados a pensar a realidade por meio da reflekção e da análise crítica, preparando-se para uma ação cidadã e engajada.

Estudar espanhol é também um ato de esperança no futuro. Um futuro quê se constrói, inclusive, com maior integração regional da América Látína, em diálogo com contextos locais, regionais e globais. Assim, com esta obra, visamos oferecer uma ferramenta para auxiliar na formação de uma geração quê trabalhe pela compreensão e o desenvolvimento do mundo com ética, equilíbrio nas relações entre as pessoas e o ambiente, respeitando a ciência e utilizando a tecnologia como instrumento de libertação, e não de opressão.

Estas Orientações para o professor oferecem um panorama da obra, horizontes de reflekção acerca do trabalho com a Língua Espanhola em sala de aula e orientações didático-metodológicas quê têm o objetivo de orientá-lo ao longo do caminho. Acreditamos quê o livro didático deve apresentar-se e sêr entendido como uma ferramenta significativa e interativa, e não como um conjunto de preceitos rígidos e imutáveis. Por meio dêste recurso e com essa compreensão, estendemos um convite ao diálogo para quê, junto aos estudantes, você possa construir novas perspectivas no ensino da Língua Espanhola.

Boa jornada!

As autoras

Página dois