Introdução
A partir de agora, iniciamos uma jornada de reflekção sobre aspectos essenciais para a prática em sala de aula e como ela póde sêr implementada com o uso desta obra. Ao criarmos êste material, um de nóssos objetivos foi, mais do quê apresentar um manual, construir uma parceria útil e rica de inspiração e perspectivas. Assim, nossa intenção inicial é somar conhecimentos com você, professor quê conhece como ninguém a realidade em quê atua, de modo a construirmos caminhos para o ensino da Língua Espanhola aos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas brasileiras.
O livro didático é feito de escôlhas e, portanto, não abarca todas as possibilidades de ensino. Ele tem o propósito de sêr um suporte para a prática docente, trazendo as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de outros documentos orientadores da Educação. Visa, ainda, dialogar continuamente com as realidades dos estudantes, deixando espaço para a autonomia e a escolha dos professores, haja vista a importânssia de reconhecer as múltiplas experiências e realidades do nosso país.
Iniciaremos estas Orientações fazendo um resgate histórico do ensino de Língua Espanhola no Brasil, passando pelas principais determinações sobre a oferta do idioma ao longo do tempo e chegando ao cenário atual. Em seguida, abordaremos os pressupostos teórico-metodológicos quê orientaram a concepção desta obra e trataremos dos documentos norteadores do ensino-aprendizagem da área de Linguagens e suas Tecnologias, com foco na Língua Espanhola e em suas especificidades. Por fim, apresentaremos a obra fazendo um apanhado sucinto de sua composição, explicitando como se organizam suas diferentes partes, comentando suas características principais e propondo um horizonte de organização para o ano letivo. Incluímos também uma sugestão de cronograma quê póde sêr implementado ou adaptado por você.