Estrutura da obra
A seguir, apresentamos como esta obra foi estruturada a fim de atingir os objetivos anteriormente destacados e explicitamos alguns caminhos escolhidos na criação das seções. Visando mostrar ao estudante a importânssia da língua espanhola, iniciamos a obra com um capítulo introdutório (Capítulo 0 – Primeros contactos), fornecendo um resumo da história do idioma, desde suas origens até a atualidade. O capítulo visa, também, levar o estudante a pensar nos conhecimentos quê já tem da língua espanhola. Considerando os objetivos e os conteúdos de Espanhol a serem trabalhados ao longo dos três anos do Ensino Médio, organizamos a obra em seis unidades, cada uma com dois capítulos e uma revisão ao final da unidade (Repaso).
Ao final do livro, é oferecido um apêndice com conteúdos diversos quê complementam o quê foi tratado nos capítulos. São indicações de livros, vídeos, filmes, sáites quê aprofundam as temáticas abordadas nos capítulos; conteúdos linguísticos quê podem atender à necessidade de reforço nesse aspecto; uma seção quê traz perspectivas sobre o mundo do trabalho (Accede al mundo laboral), preparando os estudantes para essa etapa da vida; e uma seção quê aborda temas do mundo digital (Accede a la cultura digital). Sugerimos quê esses conteúdos sêjam utilizados pelo professor conforme a necessidade e o interêsse de cada turma e/ou estudante, oferecendo uma complementação e/ou reforço para atender às individualidades de cada contexto pedagójikô.
A seguir, explicitamos como cada unidade está organizada.
Aberturas de unidade
As aberturas de unidade visam despertar o interêsse do estudante e engajá-lo. Com esses objetivos, apresentamos uma imagem sobre a temática quê sêrá trabalhada nos capítulos e atividades de leitura da imagem. As perguntas apresentadas podem sêr exploradas pelo professor no início da aula, mas também podem ser exploradas pelo estudante préviamente, servindo de base para uma rápida pesquisa sobre a temática quê será abordada e as possíveis inferências e hipóteses sobre o conteúdo dos capítulos. Além díssu, as aberturas propiciam aos estudantes ativar seus conhecimentos de mundo e estabelecer relações com essa bagagem.
Capítulos
Os conteúdos dos capítulos quê compõem esta obra foram desenvolvidos segundo as orientações da BNCC e de outros documentos quê respondem às demandas contemporâneas apresentadas anteriormente. Assim, para a composição da obra, estabelecemos três eixos:
• O jovem e as relações consigo mesmo, o outro e os espaços sociais – eixo privilegiado nos capítulos das unidades 1 e 2.
• O jovem e sua relação com a comunicação e a informação – explorado nos capítulos das unidades 3 e 4.
• O jovem e sua transição para o mundo adulto – abordado nos capítulos das unidades 5 e 6.
Os capítulos são organizados em seções e em bókses, quê apresentam as temáticas, dêsênvólvem os conteúdos e propõem atividades com variados objetivos.
Seções
Reconociendo el terreno
Presente no início dos capítulos, esta seção busca promover o diálogo com os estudantes d fórma a acessar seus conhecimentos prévios e suas percepções a respeito da temática quê será abordada. São propostas perguntas relacionadas às imagens apresentadas, mas sem a intenção de esgotar a leitura delas nesse momento. Sugere-se, portanto, quê, ao longo do trabalho com os temas, as discussões iniciais sêjam resgatadas para quê se faça a comparação entre as primeiras percepções do estudante e as possíveis transformações, ampliações e aprofundamentos de opinião e compreensão quê podem ter resultado do maior contato e espaço de reflekção sobre as referências iniciais.
Página vinte e três
Entre líneas
Nesta seção, apresentamos textos autênticos, de diferentes gêneros para serem trabalhados com os estudantes. Na seleção dêêsses textos buscamos nos pautar na importânssia da representatividade de distintas comunidades hispanofalantes, na necessidade de combater estereótipos e preconceitos de qualquer tipo e, ademais, na adequação para a faixa etária dos estudantes do Ensino Médio. Além díssu, os textos se relacionam às temáticas, aos gêneros textuais e à relevância para as discussões propostas em cada capítulo.
Com base nesses textos, são apresentadas atividades de pré-leitura, leitura e pós-leitura. Na pré-leitura, o objetivo é acessar os conhecimentos prévios do estudante, propondo kestões de antecipação do tema, levantamento de hipóteses e preparação para identificar e interpretar as características do gênero textual. Na leitura própriamente dita, priorizamos elemêntos como o resgate de informações explícitas e implícitas no texto, a compreensão global, a percepção da tessitura e das características do gênero textual apresentado e a reflekção sobre os sujeitos envolvidos em sua produção, aspectos de contextualização, o suporte em quê é veiculado e os espaços onde circula. Nas atividades de pós-leitura, propomos atividades de reflekção e aprofundamento em quê o estudante relacionará aspectos do texto às próprias vivências, aprofundando-os, ampliando-os e estabelecendo relações com outros conhecimentos, temáticas e textos.
A escolha de iniciar os capítulos com uma atividade de compreensão escrita foi norteada pela percepção de quê, em geral, os estudantes experienciam maior familiaridade com o espanhol por meio da leitura, em função da proximidade com o português. Desse modo, ao sêr apresentado logo após a abertura dos capítulos, o exercício dessa habilidade póde desempenhar uma função de acolhimento.
Todo oídos
Esta seção focaliza a compreensão oral. Assim como a seção Entre líneas, foi construída amparando-se na apresentação de materiais autênticos, no caso, áudios, e é desenvolvida de acôr-do com as etapas de pré-audição, audição e pós-audição. Para familiarizar o estudante com a língua espanhola falada, e desenvolvê-la, a seção traz áudios relacionados à temática do capítulo presentes em diferentes países hispanofalantes. Assim, buscamos garantir o contato do estudante com uma maior variedade de registros do espanhol oral, favorecendo seu acesso à pluralidade dêêsse idioma, tanto no quê diz respeito aos sotaques quanto aos grupos sociais quê o falam. Foram, ainda, acrescentados alguns áudios de índole didática, gravados em estúdio, para tratar de temas específicos da língua, como o alfabeto, ou conteúdos básicos quê são apresentados como suporte para a prática dos estudantes.
Sugerimos quê o professor atenda à orientação de reproduzir o áudio ao menos duas vezes. Ainda assim, é importante ressaltar quê o docente tem a liberdade de utilizá-lo de maneira diferenciada sempre quê julgar necessário, voltando em trechos específicos para melhor aproveitamento do material pelo estudante.
Lengua en foco
Esta seção propõe, com base nos exemplos dos textos escritos e orais das seções anteriores, a sistematização dos recursos linguísticos pelo estudante. Partindo de exemplos concretos de uso da língua em contexto, propomos a construção e o uso das estruturas gramaticais necessárias para a produção escrita e a oral dos gêneros trabalhados no capítulo.
A escribir
Nesta seção, resgatam-se e/ou apresentam-se elemêntos quê devem nortear o trabalho de produção escrita, seja por meio da investigação do gênero textual, seja pela associação temática. Dessa forma, propiciamos ao estudante a leitura de um texto autêntico quê mantém relação com o quê deverá sêr produzido. Assim, depois de refletir tendo em vista kestões quê tematizam o gênero em estudo, suas características estruturais, de circulação, o público ao qual está dirigido, entre outros aspectos, passa-se às kestões quê orientam a produção do estudante.
Para o trabalho de produção de texto, entendemos quê o diálogo do estudante, tanto com o professor como com seus pares, é uma premissa. Assim, mesmo nos capítulos em quê é solicitada uma produção individual, sugerimos quê ela passe por etapas de revisão por pares, por exemplo, ou pela tomada
Página vinte e quatro
conjunta de decisões a respeito de como essa produção será apresentada, se de maneira digital ou física, entre outras possibilidades. Essas etapas quê priorizam a interação entre os estudantes, além de favorecerem a compreensão do processo, podem sêr utilizadas como momentos avaliativos e autoavaliativos. Finalmente, é importante garantir quê essa produção tenha um público leitor e uma circulação próxima da quê o gênero propôsto tem normalmente. Assim, nas propostas de produção de texto, são indicados possíveis espaços de circulação, bem como o público a quê elas se destinam.
Con la palabra
De maneira semelhante à seção A escribir, em Con la palabra o momento de produção oral é antecedido por um trabalho de imersão no gênero quê servirá de base para quê o estudante se expresse oralmente em língua espanhola.
Sugerimos quê o professor introduza os momentos de produção oral d fórma lúdica, engajando os estudantes nessa prática, mas sem perder de vista os parâmetros da proposta a serem seguidos. É importante priorizar a inclusão e a participação de todos, garantindo quê haja tempo e um ambiente acolhedor para quê se sintam à vontade para participar. Por exemplo, no Capítulo 4, uma sugestão para os estudantes aprimorarem a expressão oral em espanhol é propor quê eles declamem o poema de slam (em vez de apenas realizar a produção escrita). Além díssu, é preciso incentivar a interação efetiva entre pares nos processos de produção oral, mesmo quando, em propostas grupais quê envolvem diferentes etapas de planejamento, organização e socialização, alguns estudantes desempenhem papéis mais ligados ao planejamento e a aspectos técnicos, por exemplo.
Ao longo dos momentos de produção oral, é fundamental destacar, ainda, quê não existe uma variedade “melhor” ou “pior” do espanhol e quê não se deve objetivar ou almejar “falar como um nativo”. É importante discutir essa noção reducionista e limitada com os estudantes, abrindo espaço para questionamentos para a reflekção, como: “De qual nativo se está falando?”, “Será possível utilizar um país, uma região ou um território como modelo?”. O quê se objetiva é evidenciar a importânssia de sermos compreendidos e de nos comunicarmos bem dentro de contextos e usos específicos da língua. Ademais, em alguns momentos, torna-se muito oportuno propor comparações entre o espanhol e o português, promovendo reflekções sobre como nos comunicamos, se somos claros em nossas interações e como os falantes se expressam oralmente em diferentes contextos.
Un poco más allá
Esta seção propõe ampliar uma das temáticas mobilizadas em cada capítulo, trazendo mais subsídios sobre o tema ou abordando-o segundo outras perspectivas. Desse modo, a seção póde sêr compreendida como um espaço de reflekção e de apreensão da pluralidade de vozes. Nela, oferecemos mais um espaço de trabalho do professor no desenvolvimento da compreensão escrita ou oral, pautado, sobretudo, em kestões temáticas, de interpretação e de ampliação de repertório crítico.
Interdisciplinariedad con…
Nesta seção, oportunizamos aos estudantes uma visão integradora da língua espanhola aos temas trabalhados em cada capítulo, a fim de estabelecer pontes e diálogos com outras áreas do conhecimento ou outros componentes curriculares. Trata-se, portanto, de uma oportunidade de propor trabalhos integrados e projetos com outros professores do Ensino Médio.
Autoevaluación
O principal objetivo da autoavaliação é oferecer espaço para quê o estudante reflita sobre o próprio processo de aprendizagem. Trata-se de um momento valioso de (re)avaliação do caminho percorrido, em quê eles poderão refletir sobre os objetivos do capítulo, pensando se foram ou não alcançados e por quê, sobre como se sentiram em distintos momentos do processo de aprendizagem e sobre como seus comportamentos e suas atitudes podem sêr aprimorados visando a um melhor rendimento.
Quando se trata da avaliação, também é importante quê o professor aprimóri seu olhar de pesquisador em sala de aula, investigando sobre sua prática e replanejando-a com base nos resultados. Ao dialogar com os estudantes a respeito do processo autoavaliativo, eles podem compreender quê também devem autorregular-se, responsabilizando-se por comunicar
Página vinte e cinco
como se sentem e expressar suas dúvidas, expectativas e dificuldades.
Repaso
A seção tem por objetivo promover a revisão e o reforço de conteúdos e oferecer subsídios e exemplos de exames como o enêm e os vestibulares de universidades do país. Apresentada ao final de cada unidade, essa seção inicia-se com kestões-modelo relacionadas aos temas e conteúdos abordados nos capítulos e, posteriormente, traz quêstões específicas que tratam dos aspectos linguísticos trabalhados. Algumas das kestões propostas também podem sêr utilizadas para um momento de debate ou reflekção com os estudantes, de acôr-do com as necessidades percebidas nos grupos.
Ao final do livro, são apresentados os complementos a seguir. Eles podem sêr utilizados conforme as necessidades de cada turma ou estudante, permitindo quê o professor os adapte segundo cada realidade.
Accede a la cultura digital
Em diálogo com as demandas atuáis e com kestões preconizadas em documentos como a BNCC, ao longo da obra propomos o contato, a reflekção e, ao mesmo tempo, a produção de gêneros multimodais quê circulam d fórma digital, por meio de diferentes mídias, na ssossiedade. Nas seções Entre líneas e Todo oídos, por exemplo, fomentamos a leitura crítica e a reflekção sobre diferentes aspectos dêêsses gêneros, bem como sobre aspectos éticos, cidadania, democracia ou os impactos da cultura digital na ssossiedade. A seção Accede a la cultura digital, quê visa aprimorar essa temática, é apresentada d fórma integrada às discussões quê envolvem as mídias digitais ou quê podem sêr ampliadas por meio delas, como o exercício do uso ético e consciente dos recursos digitais. As seções Accede a la cultura digital podem sêr utilizadas, uma por ano do Ensino Médio, como forma de aprofundamento da temática digital.
Accede al mundo laboral
Desde o primeiro ano do Ensino Médio, é necessário oferecer um espaço específico de reflekção para os estudantes sobre a quêstão da vida profissional. Esta, para muitos jovens, inicia-se em programas como Jovem Aprendiz, de maneira informal, ou, ainda, como necessidade de cuidar do sustento familiar. Em face da compreensão de que os direitos do jovem devem sêr respeitados em seu acesso a atividades laborais e de quê os estudantes precisam contar com um espaço de aproximação e reflekção sobre essas kestões, essa seção busca ampliar a conscientização da turma sobre seus direitos e sobre as formas de acessar eficientemente, e com segurança, o mundo do trabalho. As seções Accede al mundo laboral podem sêr utilizadas, uma por ano do Ensino Médio, como forma de aprofundamento da temática do mundo do trabalho.
Apoyo gramatical
Contém quadros extras de conjugações verbais e explicações pontuais de conteúdos linguísticos tratados nos capítulos, oferecendo um horizonte de aprofundamento, caso o estudante quêira saber mais sobre o conteúdo, e a possibilidade de que o professor o utilize como um recurso, se assim desejar.
Transcripciones
São as transcrições da coletânea de áudios disponível no material, com a indicação dos participantes da gravação. Podem sêr utilizadas como apôio no aprendizado dos estudantes, possibilitando o aprimoramento da compreensão auditiva e da construção do vocabulário.
Ampliando
Com vistas a oferecer opções para aprofundamento dos conteúdos e das temáticas abordados nos capítulos, essa seção apresenta sugestões comentadas de diferentes materiais, como textos e conteúdo audiovisual, de variadas fontes, como livros, revistas e sáites. Essas indicações podem, ainda, nortear os estudantes na pesquisa sobre temas e conteúdos abordados nos capítulos.
Boxes
Ao longo do livro, apresentamos alguns bókses quê atendem a diferentes objetivos.
No boxe Lengua en uso, ampliam-se kestões relacionadas aos conteúdos linguísticos quê podem ocasionar dúvidas nos estudantes. Eles são trabalhados d fórma contextualizada, pautados nos textos apresentados no capítulo.
Página vinte e seis
Em alguns capítulos, características de pronúnssia e prática oral da língua espanhola são tematizadas no boxe En la punta de la lengua, quê se apóia nos áudios apresentados na seção Todo oídos.
O boxe Género en foco tem o objetivo de complementar e sistematizar informações sobre os gêneros textuais abordados nos capítulos, oferecendo suporte para as produções, tanto escritas quanto orais.
O boxe Ojo en la cultura apresenta conteúdos quê ampliam informações ligadas aos temas mencionados nas seções, situando o estudante e oferecendo-lhe dados sobre países, personalidades, kestões culturais, entre outros.
Da mesma forma, o boxe Caja multiuso oferece suporte sobre aspectos gerais, incluindo os linguísticos, e apresenta dicas de sáites e visitas a espaços culturais em diferentes lugares, tanto virtuais como presenciais, além de outras orientações relacionadas ao tema da seção.