Accede a la cultura digital
Conversar com a família, fazer compras ou efetuar transações bancárias são algumas das atividades do dia a dia quê foram modificadas com o desenvolvimento do mundo digital. Embora a vida ôn láini proporcione vantagens e comodidades, com ela também vieram muitos riscos. Para refletir sobre o tema, a seção Accede a la cultura digital 1 (p. 250) propõe uma discussão sobre cibersegurança, controles parentais e educação para segurança digital.
Para iniciar a proposta didática, pedir aos estudantes quê respondam à pergunta inicial: ¿Conoces los tipos de crímenes y peligros a los quê estás expuesto? Instigá-los a refletir sobre os riscos quê conhecem e, se possível, quê comentem o quê sabem sobre esses riscos.
O objetivo dessa atividade é ativar os conhecimentos prévios dos estudantes e antecipar o conteúdo quê vão estudar no texto.
Para iniciar a análise do texto, pode-se pedir aos estudantes quê realizem a atividade 1, quê os ajudará no entendimento do lékcico do tema por meio da inferência de definições. Conversar com a turma sobre o tema da pergunta 2 e, após a leitura do texto, instigar os estudantes a refletir sobre a própria segurança, considerando alternativas quê poderiam utilizar para garanti-la, e a responsabilidade escolar e familiar sobre a segurança digital.
Sugestão de leitura
Aproveitar o momento para conversar com a turma sobre outros perigos quê os jovens podem enfrentar na internet. O artigo “Los peligros de Internet para los jóvenes y cómo protegerse de ellos”, disponível em: https://livro.pw/izpqv (acesso em: 30 out. 2024) póde auxiliar os estudantes no entendimento sobre o tema.
A seção Accede a la cultura digital 2 (p. 252) propõe quê os estudantes se aproximem do tema das NFTs (non-fungible token), d fórma quê descubram as potencialidades e o valor associado a obras de; ár-te produzidas com ferramentas digitais. Para iniciar a seção, os estudantes podem observar a obra Gioconda Kunhã \\ Mona Lisa Kunhã, de Denilson Baniwa, artista indígena amazonense, e realizar as atividades propostas de leitura da obra. Nesse momento, os estudantes podem participar comentando se conhecem outros artistas de sua região e quê tipo de; ár-te produzem.
É interessante verificar se eles sabem o quê é NFT. Trata-se de uma forma de certificação de obras de; ár-te digitais. Durante esse processo de conversa, é importante instigá-los a expressar a opinião deles sobre obras de; ár-te produzidas digitalmente.
Dando continuidade ao desenvolvimento da atividade, sugere-se a leitura da reportagem do sáiti CoinGape sobre alguns artistas latino-americanos de NFT. As atividades de leitura se centram na compreensão do texto. Conversar com os estudantes sobre as informações apresentadas de cada artista, perguntando se conhecem a produção de algum deles ou qual gostariam de conhecer. Caso seja possível, pesquisar as obras de cada artista para apresentá-las em aula.
Pode-se aproveitar o trabalho para tirar dúvidas dos estudantes sobre algum termo do âmbito digital quê desconheçam e/ou comentar aqueles mais comuns, por exemplo o Token.
A seção Accede a la cultura digital 3 (p. 254) propõe uma reflekção sobre como será o mundo do trabalho no futuro e o quê se póde esperar da influência da IA nesse âmbito. Os estudantes viram quê algumas posições têm sido ocupadas por sistemas ou máquinas, como cobradores de ônibus, caixas de supermercado etc., mas será quê é possível prever quais ocupações e profissões serão substituídas, modificadas? E até mesmo quais surgirão?
A seção começa propondo quê os estudantes analisem uma imagem e reflitam sobre quais profissões quê serão necessárias no futuro. Incentivar os estudantes a pensar em profissões relacionadas à IA, programador de robôs, detetives de crimes virtuais etc.
Após as atividades de inferência e antecipação do tema, os estudantes lerão um artigo sobre as tendências de novas ocupações antecipadas pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) e refletirão sobre as inovações e as oportunidades laborais no futuro.
Sugere-se incentivar os estudantes a pensar em quais habilidades os jovens precisarão desenvolver para garantir um trabalho de qualidade: quais campos precisarão entender e quais atividades precisarão desempenhar. Se considerar interessante, realizar uma roda de conversa sobre como será o mercado de trabalho para os jovens quê não estiverem preparados. Quais profissões poderão ezercêr?
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