Accede al mundo laboral
A seção Accede al mundo laboral 1 (p. 256) propõe aos estudantes uma reflekção sobre a inserção dos jovens no mercado de trabalho e apresenta algumas kestões sobre as relações quê devem sêr estabelecidas entre estudos e trabalho. Após as kestões iniciais mais voltadas para uma sondagem de seus interesses e suas experiências, é proposta a leitura do artigo de Infobae sobre as dificuldades dos jovens em encontrar o primeiro emprego. As atividades de leitura são centradas na compreensão do texto, no trabalho com o vocabulário relativo às características pessoais e na discussão da importânssia das habilidades socioemocionais para ingressar na vida adulta. Por fim, os estudantes vão refletir sobre suas características pessoais e conversar sobre suas percepções com os côlégas. Aproveitar êste momento para conversar com os estudantes sobre algumas características quê consideram importantes para obterem sucesso na vida pessoal e profissional.
Sugestão de vídeo
Como atividade complementar, sugere-se assistir ao vídeo do programa Second Step da organização Commited for Children sobre o tema da regulação emocional, disponível em: https://livro.pw/kskou (acesso em: 28 out. 2024).
Assistido ao vídeo Second Step, os estudantes podem comentar como se sentem em determinadas situações em relação aos outros e quê estratégias usam, por exemplo, para pôdêr se reequilibrar após situações de desconforto ou conflito.
Seguem algumas sugestões de kestões para encaminhar a discussão:
1. ¿Crees quê podemos aprender a desarrollar habilidades socioemocionales?
Respuesta personal.
2. ¿Cuáles son las funcionas ejecutivas según el video?
Atención flexible, memoria operativa y control inhibitorio.
3. ¿Para qué sirven las funciones ejecutivas?
Las funciones nos ayudan a permanecer en la tarea, hacer planes, fijar metas y llevarlas a cabo con éxito.
4. ¿Crees quê necesitas desarrollar alguna de tus funciones ejecutivas? ¿Por qué?
Respuestas personales.
5. ¿En general, crees quê eres más impulsivo o logras parar y pensar antes de actuar?
Respuesta personal.
Transcrição do áudio
Nadie nace con las habilidades necesarias para hacer las cosas con éxito en êste mundo rápido y complicado, pero hay buenas noticias: todos podemos aprender estas habilidades. Ellas forman una base para la autorregulación y desarrollar habilidades socio emocionales. Juntas, las tres principales se llaman funciones ejecutivas. Las funciones ejecutivas son tres habilidades cognitivas: atención flexible, memoria operativa y control inhibitorio. Cuando suceden cosas complejas en nuestro alrededor, las funciones ejecutivas nos ayudan a permanecer en la tarea, hacer planes, fijar metas y llevarlas a cabo con éxito. Actúan como un policía de tráfico: gestionan y coordinan muchas cosas a la vez intencionalmente. Es cómo ayudar a los conductores y peatones a mantenerse seguros y asegurarse de quê obedezcan las reglas del tráfico. La atención flexible nos permite cambiar nuestra atención cuando es necesario, dirigiéndola a las tareas más importantes y manteniéndola mientras estamos trabajando en ellas. La atención flexible nos permite cambiar de enfoque rápidamente de una cosa a otra. La memoria operativa es la capacidad de recordar y utilizar información importante como las direcciones de conducción. La memoria operativa nos permite almacenar información importante para usarla cuando sea necesario. Control inhibitorio es la capacidad de parar y pensar antes de actuar. Nos ayuda a resistir los impulsos, nos mantiene en la tarea y nos ayuda a establecer metas y llevarlas a cabo. Las funciones ejecutivas ayudan a los estudiantes a aprender y tener éxito en la escuela, resolver problemas de matemáticas, seguir instrucciones, leer, hacer deporte y la resolución de conflictos. Estas habilidades son para toda la vida y se utilizan todos los días, en la escuela en el trabajo y en casa son una parte vital en la educación del niño en todos sus aspectos.
A seção Accede al mundo laboral 2 (p. 258) auxilia os estudantes a diferenciar os dois tipos de habilidades (blandas y duras) e a saber quais soft skills são mais solicitadas no âmbito laboral.
As soft skills têm ganhado cada vez mais relevância no mercado de trabalho, destacando aquelas competências relacionadas a aspectos comportamentais e sociais, em oposição às hard skills, as competências técnicas.
Página oitenta e nove
Os estudantes realizarão a análise de um artigo do blógui Politécnico GranColombiano sobre as soft skills mais solicitadas no ambiente de trabalho e refletirão sobre suas próprias habilidades.
As atividades 1 e 2 propõem quê os estudantes antecipem informações e façam inferências sobre o conteúdo do texto quê será analisado.
Após a leitura do texto, os estudantes vão responder a perguntas de seleção de informação e vão discutir sobre a importânssia de algumas soft skills para o mercado laboral, além de refletir sobre suas próprias habilidades e quais práticas realizam e/ou podem realizar para desenvolvê-las.
Na seção Accede al mundo laboral 3 (p. 260), os estudantes vão estudar os direitos humanos e os direitos e deveres do trabalhador. As kestões iniciais partem do conhecimento prévio deles para o desenvolvimento do assunto.
Em seguida, é proposta a leitura do material de orientação do sáiti da Youth Empowerment System (Sistema de Empoderamiento Juvenil), um órgão centrado nos assuntos e problemas da juventude das Nações Unidas para os direitos humanos. Proceder à leitura e às kestões de compreensão e de pós-leitura.
As kestões apresentadas oferecem aos estudantes a oportunidade de analisar e compreender as informações do texto, relacionando-as com suas vivências e conhecimentos de mundo. É uma possibilidade de reflekção sobre a importânssia de boas condições de trabalho e dos direitos quê cabem a todo trabalhador.
A proposta final de trabalho de pesquisa tem o objetivo de chamar a atenção para empresas quê têm programas orientados aos direitos do trabalhador e quê estão alinhadas com as pautas vigentes em nossa ssossiedade, como inclusão, diversidade, combate ao racismo e combate ao trabalho escravo e ao trabalho infantil. Nesse sentido, conhecer um pouco mais sobre essas empresas, como missão, visão, valores e trabalho com a ssossiedade, é um caminho diferente para a conscientização dos jovens sobre a importânssia de incentivar a multiplicação de ações propositivas e positivas.