INTRO 1

NESTA SEÇÃO INTRODUTÓRIA, VOCÊ VAI...

colocar em prática, por meio de dicas oferecidas, diversas estratégias de leitura e de aprendizagem;

explorar diferentes conteúdos quê refletem a diversidade cultural, linguística e geográfica dos países e das comunidades onde o inglês é falado;

conhecer os recursos de um dicionário bilíngue (inglês-português) ôn láini;

analisar o alcance da língua inglesa no mundo globalizado;

familiarizar-se com o formato de kestões do enêm.

Professor(a), consulte os conteúdos referentes à seção introdutória Intro 1 na seção Orientações Complementares no Manual do Professor para ter acesso a sugestões para a ampliação de atividades, a informações de natureza cultural e/ou linguística e a orientações detalhadas para a etapa de correção de exercícios. O ícone, localizado ao lado de exercícios, textos, imagens e/ou bókses desta seção introdutória, indica quê você poderá encontrar, na referida seção, conteúdos relevantes sobre o assunto em foco.

1. Leia o texto a seguir e responda às perguntas propostas.

O exercício 1 póde sêr feito por escrito, no caderno, ou oralmente.

Detox digital: veja os benefícios e descubra como colocá-lo em prática na sua rotina

A psicóloga Ediane Ribeiro explica como reduzir os efeitos negativos da hiperconectividade e da infotoxicação

BALMAS, Luana. Detox digital: veja os benefícios e descubra como colocá-lo em prática na sua rotina. GShow, Rio de Janeiro, 3 abr. 2023. Disponível em: https://livro.pw/daukb. Acesso em: 2 maio 2025.

TIP

O inglês está presente em diversos textos do seu cotidiano – em revistas, cartazes, postagens em rêdes sociais etc. Eles podem oferecer oportunidades para você aprender o idioma também fora da escola.

a) Qual é o assunto abordado no artigo?

a. Sugestões de resposta: O assunto é “detox digital”. / Como reduzir os efeitos negativos da hiperconectividade e da infotoxicação.;

b) Onde o artigo foi publicado e quem é a autora?

b. O artigo foi publicado em um sáiti brasileiro (de notícias) (GShow). A autora é Luana Balmas.;

c) Qual palavra da língua inglesa foi utilizada no título do artigo?

c. Detox;

d) Qual deve sêr o significado dessa palavra em português?

d. Sugestões de resposta: A palavra significa “desintoxicação”. / Refere-se a práticas para reduzir o uso excessivo de tecnologia.;

e) Na linha de apôio do artigo, foram usadas duas palavras em português quê são adaptações de termos originalmente em inglês. Quais são essas palavras?

e. Hiperconectividade e infotoxicação.

2. Como você já deve ter percebido, muitas palavras e expressões em língua inglesa também fazem parte do dia a dia de países em quê esse idioma não é língua materna nem oficial, como é o caso do Brasil. Elas aparécem em diversos contextos: em embalagens de produtos, nomes de estabelecimentos, videogueimes, postagens de rêdes sociais e até mesmo nas roupas quê usamos. Que palavras ou expressões em inglês costumam estar presentes no seu dia a dia?

Resposta pessoal. Respostas pessoais. Sugestões de resposta para a primeira pergunta: Por causa da influência global da língua inglesa.; Porque muitos produtos quê consumimos foram criados ou produzidos em outros países e a língua inglesa é usada como forma de comunicação internacional entre países de diferentes idiomas.; Porque várias tecnologias foram criadas em países de língua inglesa e mantêm seu nome original no Brasil.; Porque algumas empresas acreditam quê expressões em inglês podem chamar mais atenção para suas marcas e produtos.

THINK ABOUT IT!

por quê é comum usarmos palavras em inglês na língua portuguesa? Como você avalia o uso de termos em inglês quê tênham equivalentes em nosso idioma? Você acredita quê a valorização da língua inglesa e da cultura estrangeira póde ocupar espaços de expressão da cultura brasileira?

Página onze

Observe as seis estratégias de leitura apresentadas para ajudar você a se sentir mais confiante ao ler textos em inglês. Em seguida, leia o texto a seguir e faça os exercícios 3-7 em seu caderno.

Reprodução da capa de uma revista com alguns boxes de dicas ao redor. Na parte superior, os boxes apresentam as seguintes orientações: 'Faça previsões sobre o texto a partir do que você já conhece do assunto.'; 'Observe as relações entre os elementos verbais (palavras) e não verbais (imagens, cores, tipos e tamanhos de fonte etc.).'; e 'Observe o leiaute do texto, ou seja, a organização visual dos elementos verbais e não verbais na página.' A capa tem fundo degradê que vai do azul no topo ao rosa na base, com uma faixa vermelha contornando toda a borda. Na parte superior, há três títulos que antecipam os artigos da revista; logo abaixo, em letras maiores, está o nome da publicação: 'INDIA TODAY'. Em destaque, no centro, aparece a imagem do rosto de um homem de perfil saindo da tela de um smartphone, cujo vidro se estilhaça e espalha para fora. Ao lado, está o título da matéria principal, 'HOW TO DETOX', em letras brancas grandes. Acima do título, há um retângulo vermelho com as palavras 'Digital addiction' e a dica: 'Apoie-se em palavras parecidas com palavras em português para fazer previsões sobre o texto e compreendê-lo.' Abaixo do título, em letras menores, amarelas e brancas, está a frase: 'The young and even the elderly are becoming prisoners of their screens. Expert advice on how to break free', seguida da dica: 'Não se preocupe com palavras desconhecidas, pois nem sempre é necessário saber o significado de cada palavra para atingir o objetivo da leitura.' Por fim, abaixo da capa reproduzida, está a indicação da fonte, acompanhada da dica: 'Identifique a fonte do texto para ajudar a criar hipóteses sobre o que será lido, o público-alvo e a abordagem do tema.'

PURIE, Aroon. From the Editor-in-Chief. índia Today, niu Dheli, 29 abr. 2022. Disponivel em: https://livro.pw/ulgcp. Acesso em: 27 ago. 2024.

Página doze

3. Responda às perguntas a seguir em seu caderno.

MP

a) Qual é o gênero do texto?

a. Capa de revista (magazine cover);

b) Qual é o nome da revista em quê o texto foi publicado?

b. índia Today;

c) Qual é o público-alvo dessa revista?

c. Sugestões de resposta: Leitores indianos ou pessoas interessadas em kestões atuáis na Índia. / Leitores quê buscam informações sobre tecnologia e bem-estar. / Leitores preocupados com os efeitos da tecnologia em suas vidas e na ssossiedade.;

d) Sobre qual tipo de dependência o texto fala?

d. Dependência digital;

e) Qual é a função do subtítulo quê aparece após “How to detox”?

e. Sugestões de resposta: Complementar o título com informações adicionais. / Explicar o tema abordado (dependência digital). / Atrair a atenção do leitor ao oferecer um contexto/detalhamento quê incentive a leitura do artigo completo.

4. Quais palavras do texto são parecidas com palavras em português? Escreva-as em seu caderno.

No título da revista: índia. No topo da página (três títulos de artigos): uniform, civil, organic, special. No texto relacionado ao artigo em destaque: digital, addiction, prisoners, expert.

5. Para cada expressão em português a seguir, escolha um fragmento equivalente em destaque. Se necessário, volte ao texto e obissérve o título e o subtítulo do artigo principal. escrêeva as respostas em seu caderno.

“How to detox.”

“The young ênd even the elderly […].”

“[…] prisoners ÓF their screens.”

“Expert advice […].”

“[…] how to brueiki free.”

TIP

Para inferir o significado de palavras desconhecidas, obissérve seu contexto de uso.

a) “como se libertar”

a. “[…] how to brueiki free”;

b) “como se desintoxicar”

b. “How to detox”;

c) “prisioneiros de suas telas”

c. “[…] prisoners ÓF their screens”;

d) “conselhos de especialistas”

d. “Expert advice […]”;

e)"os jovens e até mesmo os idosos”

e. “The young ênd even the elderly […]”.

6. Identifique duas expressões a seguir quê são equivalentes a"digital addiction". escrêeva as respostas em seu caderno.

b) Digital transformation.

a) Digital dependency.

c) on láine learning.

d) Technology addiction.

e) Virtual reality.

Alternativas a, d.

TIP

No exercício 6, para identificar as expressões equivalentes a “digital addiction”, preste atenção a termos quê indicam dependência ou vício relacionado ao uso de tecnologia. Cuidado para não confundir com expressões quê se reférem a inovações ou aspectos positivos da tecnologia.

7. O quê os textos das páginas 10 e 11 têm em comum? escrêeva a resposta em seu caderno.

Resposta pessoal. Sugestões de resposta: Ambos estão relacionados aos artigos quê abordam o detox digital. / Ambos apresentam dicas de como se libertar da dependência digital. / Ambos trazem especialistas na temática de dependência digital para falar sobre os efeitos do uso excessivo de tecnologia na saúde.

THINK ABOUT IT!

MP

Segundo a linha de apôio do artigo em destaque ("The young ênd even the elderly are becoming prisoners ÓF their screens"), a dependência digital afeta tanto os jovens quanto os idosos. Em sua opinião, como essa dependência póde afetar as relações sociais? Como o conceito de “detox digital” reflete as mudanças na ssossiedade em relação ao uso da tecnologia? Para quem a hiperconectividade ainda é uma realidade distante?

Respostas pessoais. Consulte a seção Orientações Complementares no Manual do Professor para vêr sugestões de resposta.

Página treze

8. Observe o contexto de uso da palavra advice na capa de revista quê você acabou de ler. Em seguida, consulte a reprodução de um dicionário bilíngue ôn láini e identifique as alternativas com as informações sobre o verbete quê aparécem no dicionário. escrêeva as respostas em seu caderno.

MP

Reprodução de página de internet apresentando a definição da palavra 'advice'. No canto superior direito, há uma barra de opções de 'Accents', com a seleção em U S. A página começa com a palavra 'advice' acompanhada de um ícone de alto-falante e as palavras 'Listen: U S'. Abaixo, estão as diferentes pronúncias da palavra, outras opções do site e, por fim, as traduções principais. Nesta seção, aparece a palavra em inglês 'advice n', com a característica 'uncountable' e a tradução em português 'conselho sm'. Logo abaixo, há um exemplo: 'My parents are always trying to give me advice. Meus pais estão sempre tentando me dar conselhos.'

ADVICE. In: WORDREFERENCE.com. [Weston, USA]: WordRerefence, c2024. Disponível em: https://livro.pw/cqjoc. Acesso em: 27 ago. 2024.

TIP

Em alguns dicionários, utiliza-se a abreviação GB (Great Britain, ou seja, Grã-Bretanha) em vez de UK (United Kingdom, ou seja, Reino Unido).

a) Expressões com o verbete.

b) Tradução em português (conselho).

c) Classe gramatical (noun – substantivo).

d) Indicação de substantivo não contável (uncoutable).

e) Áudio com a pronúnssia da palavra advice em diferentes regiões.

f) Transcrição fonética em inglês britânico (UK) e estadunidense (US).

g) Exemplo de uso em frase em inglês, acompanhado da tradução em português.

h) Duas velocidades de reprodução de áudio para facilitar a compreensão da pronúnssia.

Alternativas b, c, d, e, f e g.

TIP

Em geral, consultamos uma palavra no dicionário para descobrir o significado dela em determinado contexto, mas, por meio das diversas informações oferecidas no dicionário, podemos aprender muito mais sobre a palavra consultada.

9. Faixa de Áudio 1. Ouça a gravação quê traz as diferentes formas de pronunciar a palavra advice apresentadas no dicionário reproduzido anteriormente.

Resposta pessoal.

LE@RNING ON De WEB

A maioria dos dicionários digitais está disponível para acesso pela internet e por aplicativo de celular, como é o caso dos dicionários uôrd réferens e Linguee, quê podem sêr encontrados, respectivamente, em https://livro.pw/qndyf e https://livro.pw/coeuo (acessos em: 27 ago. 2024).

Página quatorze

Leia o texto a seguir e faça os exercícios 10-12 em seu caderno.

Charge. A cena se passa em um consultório, com um divã próximo a uma poltrona. Ao lado, há uma pequena estante com livros, sobre a qual estão dois bustos de homens, e alguns quadros decoram a parede. Um homem está deitado no divã, segurando uma caixa de lenços de papel apoiada no corpo, enquanto outro o observa sentado na poltrona, fazendo anotações em um caderno. O paciente diz: 'My smartphone doesn't understand me.'

má-cói, Glenn. [The Duplex]. [S. l.]: Go Cômics, 19 jan. 2013. Disponível em: https://livro.pw/btbqq. Acesso em: 27 ago. 2024.

10. Responda às perguntas a seguir em seu caderno.

a) Onde os personagens estão?

b) Qual é a relação entre eles?

c) A partir do balão de fala, qual é a reclamação do personagem?

d) Como você póde interpretar essa fala?

10. a. Sugestões de resposta: No consultório do profissional em saúde mental. / Em um ambiente calmo e privádo.; b. Paciente e profissional em saúde mental.; c. O smartphone do personagem não consegue entendê-lo.; d. Sugestões de resposta: Refere-se a uma dificuldade tecnológica, a uma falha do smartphone. / Os smartphones podem falhar e não atender às expectativas dos usuários. / O paciente tem dificuldades para utilizar, plenamente, o smartphone e coloca a culpa no aparelho.

11. Em sua opinião, o profissional de saúde mental espera quê um paciente faça o tipo de reclamação apresentada no cartum? Por quê (não)? Como isso se relaciona com o humor no texto?

11. Respostas pessoais. Sugestões de respostas: Não, porque, em geral, em consultas com um profissional de saúde mental, as pessoas reclamam de não serem compreendidas por outras pessoas. / Não, porque reclamações sobre dificuldades de uso de um smartphone deveriam sêr feitas a um especialista no uso dêêsse tipo de aparelho e não a um profissional de saúde mental.; A quêbra de expectativa em relação ao foco da reclamação gera o efeito de humor. / A inadequação da reclamação ao contexto gera o efeito de humor. / O humor é gerado, porque o paciente quer culpar o aparelho por sua própria dificuldade em utilizá-lo. / O humor é gerado, porque, ao desabafar com o profissional de saúde, o paciente sugere que o smartphone, quê deveria sêr smart (“inteligente”, em português) não é capaz de compreen-dê-lo.

12. Choose the topics that can be connected to the situation portrayed in the comic strip. Write the answers in your noutibúk.

MP

a) Digital addiction.

b) Ecological problems.

c) Physical health problems.

d) Frustration with technology.

e) Limitations ÓF artificial intelligence.

Items a, d, ênd e.

Escolha os tópicos quê podem estar conectados à situação retratada na tirinha. escrêeva as respostas em seu caderno.

TIP

Neste livro, alguns enunciados em inglês apresentam uma nota especial com o enunciado equivalente em português. Isso aconteceu, por exemplo, no exercício 12. Observe quê, tanto no enunciado em inglês quanto em português, os verbos no imperativo choose/”escolha” e write/”escrêeva” estão destacados em vermelho e a palavra-chave comic strip/”tirinha” aparece em negrito. Essa estratégia é utilizada para ajudar você a compreender o quê deve sêr feito nos exercícios e ampliar seu vocabulário em inglês

13. Copie o diagrama a seguir em seu caderno e complete-o com palavras em inglês quê você já conhece.

Resposta pessoal. Sugestões de resposta: táblêti, lép tóp, e-reader, smart Tevê, smartwatch.

Diagrama com uma caixa retangular central contendo a palavra 'smart devices'. A partir dela, saem quatro linhas que se conectam a outras quatro caixas retangulares. Na parte superior esquerda, a caixa está preenchida com a palavra 'smartphone'; na superior direita, com a palavra 'computer'. As duas caixas inferiores estão em branco, destinadas a serem completadas.

TIP

Agrupar palavras e expressões por temas semelhantes póde ajudar você a ampliar e a fixar o vocabulário aprendido.

Página quinze

Para a realização do exercício 14, incentive os estudantes a consultarem a seção Useful Language antes de interagirem em duplas, conforme a orientação do enunciado.

14. In pairs, discuss the following questions about technology. The Useful Language section on page 220 can help you.

Personal answers.

a) Do you use any smart devices at school? If so, which one(s)?

b) Do you think smart devices make learning easier? Why (not)?

Em duplas, discutam as perguntas a seguir sobre tecnologia. A seção Useful Language na página 220 póde ajudar vocês.

No exercício 15, a seguir, você encontrará uma questão anterior do enêm 2020 (Reaplicação/PPL), quê contribui para a sua familiarização com o formato dêêsse exame.

MP

15. (enêm) Considerando a relação entre o número de habitantes e de línguas faladas no mundo, os dados trazidos pelo infográfico revelam uma

a) hierarquização das línguas pela localização dos países.

b) ampliação da quantidade de falantes bilíngues no mundo.

c) preferência pelo estudo de línguas mais conhecidas.

d) expansão do ensino de mandarim como segunda língua.

e) concentração de falantes em um conjunto limitado de línguas.

Alternativa e.

Infográfico com a frase: 'of the 7.2 billion people on Earth...', '...nearly two-thirds speak one of these 12 languages as their native language.' Ele apresenta as línguas faladas no mundo, representadas por círculos de tamanhos diferentes, de acordo com a quantidade de falantes. Os dados são os seguintes: Arabic: 467M; Spanish: 389M; Chinese (all dialets): 1,39 bilion speakers; Hindi-Urdu: 588M; Bengali: 250M; English: 527M. Portuguese: 193M; Italian: 67M; German: 132M; Japanese: 123M; French: 118M; Russian: 254M.

Sources: Ulrich Ammon, iUnivêrsity ÓF Düsseldorf, Population réferens birô. Note: Totals for languages include bilingual speakers.

Ao explorar o infográfico do exercício 15, destaque a importânssia de observar a relação entre os elemêntos verbais e não verbais. No infográfico apresentado, o tamãnho dos círculos está relacionado à quantidade de falantes nativos de um determinado idioma.

MP

16. De acôr-do com os dados do infográfico quê aparece na questão do enêm, publicado em 2015, dos 7,2 bilhões de pessoas no mundo, 527 milhões falam inglês como língua nativa, o quê representa aproximadamente 8% da população global. Com base nesse dado, você acredita quê, tanto em 2015 quanto atualmente, há mais falantes nativos ou não nativos de inglês?

Resposta pessoal.

Infográfico das línguas mais faladas no mundo, por pessoas não nativas. Os dados são representados por círculos de tamanhos diferentes, de acordo com a quantidade de falantes. Em destaque, ao centro, aparece 'English: 1,5 billion learners'. Os demais dados são: French: 82M; Spanish: 14,5M; Italian: 8M; Chinese: 30M; German: 14,5; Japanese: 3M.

NOACK, Rick; GAMIO, Lazaro. The world's languages, in 7 maps ênd charts. The Uóchinton Post, [Washington, DC], 23 abr. 2015. Localizável em: 2. These are […]. Disponivel em: https://livro.pw/zubvo. Acesso em: 24 set. 2024.

Respostas pessoais. Consulte a seção Orientações Complementares no Manual do Professor para vêr sugestões de resposta.

MP

THINK ABOUT IT!

Considerando os infográficos nesta página, há mais falantes não nativos do quê nativos de inglês. Na sua opinião, como isso influencía o papel do inglês como língua internacional? Como o uso global do inglês póde impactar a visão dos falantes não nativos de inglês sobre as culturas de língua inglesa e sobre sua própria cultura?

Página dezesseis