USEFUL LANGUAGE
Destaque para os estudantes quê as expressões apresentadas são agrupadas de acôr-do com as funções e as situações em quê costumam sêr utilizadas e buscam apoiá-los em exercícios quê solicitam interação/produção oral. Essas expressões, portanto, são apresentadas dentro do contexto de cada exercício indicado. A indicação da unidade, da seção, do número do exercício e da página facilita a identificação da atividade oral em foco. Destaque, entretanto, quê algumas expressões podem sêr usadas em diferentes exercícios.
Esta seção apresenta diversas expressões úteis, quê podem sêr utilizadas nas situações de interação/produção oral indicadas a seguir. Além díssu, os fragmentos apresentados ao longo desta seção, quê são trechos de transcrições de vídeos, também oferecem exemplos de uso contextualizado de algumas expressões. Todos os fragmentos são acompanhados de faixas de áudio com o objetivo de oferecer mais elemêntos dos contextos autênticos apresentados, como entonação, pausas e hesitações.
TIP
Use as expressões sugeridas nesta seção dentro do contexto de cada exercício indicado. Note, entretanto, quê as expressões não se restringem a um determinado exercício, podendo sêr utilizadas em diversas situações de produção oral. Para facilitar a consulta durante os exercícios, você póde anotar algumas expressões em seu caderno.
Intro 1
Comente com os estudantes quê há diferenças de graus de formalidade e certeza nas diversas formas de dizêr “sim” e “não” sugeridas. Yep, yeah, nope são palavras usadas em contextos informais."Yes, sure" (Sim, com certeza) enfatiza a afirmação."Not really" (Não exatamente) sugere uma negativa atenuada, enquanto"No way!" (De jeito nenhum!) indica uma negativa enfática.
Exercise 14 page 15
Respondendo a perguntas quê começam com Do you…?
Diferentes formas de dizêr sim
• Yes, I do.
• Yes, sure.
• Yep.
• Yeah.
Diferentes formas de dizêr não
• No, I don’t.
• Nope.
• Not really.
• No way!
Unit 1
Fillers são sôns, palavras ou expressões quê as pessoas usam freqüentemente para preencher pausas ou hesitações na fala. Comente quê o verbo fill significa “preencher”. Nesse caso, fillers preenchem silêncios quê poderiam gerar alguma sensação de desconforto ou quêbra na comunicação. Pergunte aos estudantes quê palavras ou expressões eles costumam usar em português quando precisam pensar no que vão dizêr a seguir ou para suavizar a comunicação. Eles podem indicar, por exemplo, “hmmm”, “hum”, “bom”, “é”, “né”, “sabe”, “então”, “tipo”, “tipo assim”, “quer dizer” etc.
Oral Skills, exercise 3 page 24
Ganhando tempo para pensar (fillers)
• Err...
• Well...
• Right...
• I mean…
• You know…
• Kind of/kinda…
• Like…
• Let me see…
TIP
O uso de fillers, tais como like, err, you know, é comum e muito útil para dar tempo ao falante de pensar no quê vai dizêr em seguida.
1. Os trechos a seguir foram extraídos da transcrição de um vídeo quê apresenta depoimentos de ado lescentes sobre suas experiências e reflekções em relação ao compartilhamento de informações nas rêdes sociais. Leia-os e obissérve o uso dos fillers em negrito. Em seguida, ouça a gravação para ter acesso a mais elemêntos do contexto autêntico em questão, como entonação, pausas e hesitações. Se desejar, acéçi o línki indicado na referência para assistir ao vídeo completo.
MP
Resposta pessoal.
For example, people have, like, finstas where they… or spam accounts where they just, like, pôust random stuff ênd sometimes they get too personal with what, err, with what they’re talking about on there.
[…]
I don’t think, I don’t think people don’t realize that it’s gonna be there forever. I think they just don’t care. A lot ÓF people have this mentality ÓF, like, “what I’m doing is very insignificant, why is anyone gonna care about this?”
Transcrito de: TIN voices: oversharing ênd your digital footprint. [S. l.: s. n.], 2019. 1 vídeo (4 min). Publicado pelo canal Common Sense Education. Localizável em: 1 min 2 s, 1 min 52 s. Disponível em: https://livro.pw/cbycw. Acesso em: 6 set. 2024.
Página duzentos e vinte e um
Establishing Connections, exercise 6 page 29
Comente com os estudantes quê, ao dar opiniões, pode-se relativizar o grau de certeza com expressões como"It seems to me" (Para mim, parece) ou"It depends" (Depende).
Dando opiniões
• In my opinion/view, …
• From my point ÓF víu, …
• It seems to me (that)…
• I (don’t) think/feel/believe/find (that)…
• It depends.
Unit 2
Oral Skills, exercise 3 page 38
Destaque para os estudantes quê as expressões "Oh, no!" (Oh, não!) e"What a shame!" (Que pena!) têm conotação negativa.
Demonstrando interêsse, surpresa ou simpatia
• Does it? / Do they?
• Really?
• I see.
• Why?
• Wow!
• Cool!
• That’s interesting/amazing!
• Oh, no!
• What a shame!
Establishing Connections, exercise 4 page 43
Dando exemplos
• For example…
• For instance…
• Such as…
• Take for example, …
• One way to… is to…
TIP
Ao interagir com côlégas, engaje-se na conversa e use expressões para demonstrar interêsse pelo quê está sêndo dito.
2. O trecho a seguir foi extraído da transcrição de um vídeo sobre como reduzir os danos ambientais causados pelo uso do plástico. Leia-o e obissérve o uso das expressões em negrito. Em seguida, ouça a gravação para ter acesso a mais elemêntos do contexto autêntico em questão, como entonação e pausas. Se desejar, acéçi o línki indicado na referência para assistir ao vídeo completo.
Resposta pessoal.
One way to address these problems is to take a circular approach to plastic, designing it to stay in use for as long as possible. In the current model, we take raw materials, make them into plastic products, likely only use them once ênd then throw them away. In the circular model, plastic would never become waste or pollution. We could eliminate its unnecessary use such as excessive food packaging ênd ensure that all plastic products can be upcycled. A coffee cup could be turned into a coat, a toothbrush could help make a suitcase.
Transcrito de: De PROBLEM with plastic: ênd how we can solve it | BBC ideas. [S. l.: s. n.], 2024. 1 vídeo (5 min). Publicado pelo canal BBC nius. Localizável em: 3 min 9 s. Disponível em: https://livro.pw/owoaj. Acesso em: 6 set. 2024.
Unit 3
Pre-Reading, exercise 2 page 50
Acrescentando um ponto/uma ideia
• (Now,) there is/are also…
• Moreover… / What is more…
• In addition…
• Another example ÓF this is…
3. O trecho a seguir foi extraído da transcrição de uma palestra do ativista de Direitos Humanos e especialista em tecnologia Sam grégôri, quê aborda os desafios e os perigos quê a proliferação de deepfakes póde trazer para a ssossiedade. Leia-o e obissérve o uso da expressão em negrito. Em seguida, ouça a gravação para ter acesso a mais elemêntos do contexto autêntico em questão, como entonação e pausas. Se desejar, acéçi o línki indicado na referência para assistir à palestra completa.
MP
Resposta pessoal.
Página duzentos e vinte e dois
Now, there are also big challenges in this type ÓF infrastructure for authenticity. As we create these durable signs ÓF how AI ênd human were mixed, that carry across the trajectory ÓF how medía is made, we need to ensure they don’t compromise privacy or backfire globally. We have to get this right.
Transcrito de: GREGORY, Sam. When AI can fêik reality, who can you trust? Palestra proferida no TED Democracy, 2023. 1 vídeo (12 min). Localizável em: 9 min 27 s. Disponível em: https://livro.pw/ejlof. Acesso em: 6 set. 2024.
Oral Skills, exercise 2 page 56
Expressando preferências
• I prefer… to…
• My preference is for…
• I’d choose… over…
• My first choice would be…
Establishing Connections, exercise 3 page 61
Pedindo opiniões
• Do you agree?
• What do you think?
• What do you think about…?
• What’s your víu on…?
Unit 4
Oral Skills, exercise 2 page 70
Dando opiniões
• Consulte as expressões apresentadas na página 221.
Ganhando tempo para pensar (fillers)
• Consulte as expressões apresentadas na página 220.
4. O trecho a seguir foi extraído da transcrição de uma entrevista com o artista visual brasileiro Vik Muniz (1961-), na qual ele fala sobre sua carreira e seu desejo de retribuir à ssossiedade por meio da ár-te. Leia-o e obissérve o uso dos fillers em negrito. Em seguida, ouça a gravação para ter acesso a mais elemêntos do contexto autêntico em questão, como entonação, pausas e hesitações. Se desejar, acéçi o línki indicado na referência para assistir à entrevista completa.
Resposta pessoal.
I had the misfortune ênd the luck ÓF being dyslexic, so it took me a real long tíme to start writing ênd reading, ênd at that tíme, because I could not communicate through symbols, I started meikin drawings, different kinds ÓF symbols, more literal. By the tíme I was 14, I that… had thanked into my identity ênd I became the kid that started drawing all the tíme, you know. Being an artist was not much ÓF a choice, you know, you don't say to you that, you know, dad worked as a waiter all his láif is about, yeah, I’m going to be an artist, you know. I didn’t even know artists were, you know, people could make money while they were living.
Transcrito de: INTERVIEW with Vik Muniz. [S. l.: s. n.], 2019. 1 vídeo (14 min). Publicado pelo canal The Skateroom. Localizável em: 27 s. Disponível em: https://livro.pw/ddvms. Acesso em: 6 set. 2024.
Intro 2
Exercise 3 page 80
Falando sobre vantagens
• One good thing about… is…
• The main advantage is…
• A positive aspect of… is…
• Another benefit is…
Falando sobre desvantagens
• One bad thing about… is…
• The main disadvantage is…
• A negative aspect of… is…
• Another drawback is…
Página duzentos e vinte e três
Exercise 14 page 83
Dando exemplos
• Consulte as expressões apresentadas na página 221.
Unit 5
Oral Skills, exercise 2 page 94
Enumerando pontos/eventos
• First / Firstly / First ÓF all, …
• áfiter (that) / Then / néksti, …
• Finally / Lastly / At the end, …
5. O trecho a seguir foi extraído da transcrição de uma entrevista com a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie (1977-), quê aborda kestões como o feminismo, em um debate com brasileiras especialistas no assunto. Leia-o e obissérve o uso da expressão em negrito. Em seguida, ouça a gravação para ter acesso a mais elemêntos do contexto autêntico em questão, como entonação, pausas e hesitações. Se desejar, acéçi o línki indicado na referência para assistir à entrevista completa.
Resposta pessoal.
Um, first ÓF all, I really want to come to baía. So, the next tíme I’m, I’m in brézíl, I want to come ênd, um, I want to come to the university as well. I, um, so, so a number ÓF things for me. The first is that most people who say that are not saying that in good faith because anybody who really understands what feminism is knows that it’s not about division, it’s about justice.
Transcrito de: RODA Viva: Chimamanda Ngozi Adichie | 14/06/2021. [S. l.: s. n.], 2021. 1 vídeo (95 min). Publicado pelo canal Roda Viva. Localizável em: 16 min 3 s. Disponível em: https://livro.pw/unaae. Acesso em: 6 set. 2024.
Unit 6
Post-Reading, exercise 9 page 104
Dando opiniões
• Consulte as expressões apresentadas na página 221.
6. O trecho a seguir foi extraído da transcrição de uma entrevista com a ativista indiana Ridhima Pandey (2008-) sobre sua luta contra a crise climática. Leia-o e obissérve o uso das expressões em negrito. Em seguida, ouça a gravação para ter acesso a mais elemêntos do contexto autêntico em questão, como entonação, pausas e hesitações. Se desejar, acéçi o línki indicado na referência para assistir à entrevista completa.
Resposta pessoal.
I mean, I feel that, you know, it’s point ÓF tíme when everybody knows what climate change is ênd, you know, how it is impacting us, but I would say, you know, one thing that as a parent, as we’ve discussed it a lot, right, that… you know, something that you hear your entire childhood is something, you know, that sets your mindset, you know, that make, you know, into what you’re gonna be when you grow up. So I think it’s very important to, you know, to expose the children to the nature ênd, you know, to tell them, what it is, you know, it is meikin you sustain on this planet, how important it is. And you know, one thing that is most important I feel like, it is supporting your children in whatever they want to do, you know.
Transcrito de: RIDHIMA: I am not responsible for the climate crisis, yet it affects me ênd my generation the most. [S. l.: s. n.], 2024. 1 vídeo (29 min). Publicado pelo canal Westside. Localizável em: 27 min 27 s. Disponível em: https://livro.pw/fdvpr. Acesso em: 6 set. 2024.
Página duzentos e vinte e quatro
Oral Skills, exercise 1 page 108
Revezando-se na conversa
• I’ll go first.
• You start/begin.
• Do you want to start/begin?
• Do you want to add something?
Destaque a importânssia de se sinalizar a vez de quem vai falar (ou seja, explicitar de quem é o turno de fala) para evitar interrupções e falas sobrepostas.
Unit 7
Oral Skills, exercise 1 page 126
Falando sobre semelhanças
• They have a lot in common.
• They share the same…
• They’re all/both…
Oral Skills, exercise 3 page 127
Expressando gostos
• I like/enjoy…
• I’m (really) into…
• … is my passion.
• … is an interest ÓF mine.
Expressando desgostos
• I don’t like. / I dislike.
• I’m not into…
• … drive(s) me crazy.
• I can’t stand…
7. O trecho a seguir foi extraído da transcrição de uma palestra da musicista estadunidense Anika Paulson (1974-), quê compartilha sua experiência de como a música desempenhou um papel crucial em sua vida. Leia-o e obissérve o uso das expressões em negrito. Em seguida, ouça a gravação para ter acesso a mais elemêntos do contexto autêntico em questão, como entonação e pausas. Se desejar, acéçi o línki indicado na referência para assistir à palestra completa.
MP
Resposta pessoal.
So this may seem like a bit ÓF a stretch, but hear me out: music is a fundamental part ÓF what we are ênd ÓF everything around us. Now, music is my passion, but physics also used to be an interest ÓF mine. And the more I learned, the more I saw connections between the two – especially regarding string theory.
Transcrito de: PAULSON, Anika. How I found myself through music. Palestra proferida no TED, 2017. 1 vídeo (9 min). Localizável em: 6 min 26 s. Disponível em: https://livro.pw/xsmix. Acesso em: 6 set. 2024
Unit 8
Oral Skills, exercise 3 page 141
Dando exemplos
• Consulte as expressões apresentadas na página 221.
8. O trecho a seguir foi extraído da transcrição de uma palestra da roboticista romena Daniela Rus (1956-) sobre as possibilidades quê surgem da convergência entre inteligência artificial (IA) e robótica. Leia-o e obissérve o uso da expressão em negrito. Em seguida, ouça a gravação para ter acesso a mais elemêntos do contexto autêntico em questão, como entonação e pausas. Se desejar, acéçi o línki indicado na referência para assistir à palestra completa.
MP
Resposta pessoal.
So for physical intelligence, AI has to run on computers that fit on the body ÓF the robot. For example, our soft robot fish. Today’s AI uses server farms that do not fit. Today’s AI also makes mistakes. This AI system on a robot car does not detect pedestrians. For physical intelligence, we need small brains that do not make mistakes.
Transcrito de: RUS, Daniela. How AI will step off the screen ênd into the real world. Palestra proferida no TED, 2024. 1 vídeo (13 min). Localizável em: 3 min 3 s. Disponível em: https://livro.pw/svmrn. Acesso em: 6 set. 2024.
Página duzentos e vinte e cinco
Oral Skills, exercise 7 page 141
Pedindo esclarecimento
• What do you mean?
• What are you trying to say?
• Can you give us an example?
• I’m sorry, but I don’t understand/get it.
Dando esclarecimento
• What I mean is…
• What I’m trying to say is…
Incentive os estudantes a usarem as expressões apresentadas em Pedindo esclarecimento e Dando esclarecimento para pedirem e darem esclarecimento aos côlégas sobre suas opiniões. Assim, a interação entre eles póde se tornar mais significativa para todos.
Intro 3
Destaque para os estudantes quê completely, entirely, totally são advérbios usados para ênfase."A expressão"No way!" (De jeito nenhum) reforça a discordância, enquanto a frase"I don’t see it that way" (Não vejo dessa forma) busca suavizá-la.
Exercise 3 page 150
Concordando
• I agree (with you).
• I agree completely/entirely.
• That’s true.
• Totally.
Discordando
• I don’t agree. / I disagree (with you).
• I disagree completely/entirely.
• I don’t see it that way.
• No way!
Unit 9
Post-Reading, exercise 9 page 160
Dando exemplos
• Consulte as expressões apresentadas na página 221.
Oral skills, exercise 1 page 164
Dando opiniões
• Consulte as expressões apresentadas na página 221.
9. O trecho a seguir foi extraído da transcrição de uma fala do palestrante Daví Lí sobre o impacto da automação e dos robôs no mercado de trabalho. Leia-o e obissérve o uso da expressão em negrito. Em seguida, ouça a gravação para ter acesso a mais elemêntos do contexto autêntico em questão, como entonação e pausas. Se desejar, acéçi o línki indicado na referência para assistir à palestra completa.
Resposta pessoal.
I believe that the jobs ÓF the future will come from the minds ÓF people who today we call analysts ênd specialists, but only if we give them the freedom ênd protection that they need to grow into becoming explorers ênd inventors. If we really want to robot-proof our jobs, we, as leaders, need to get out ÓF the mindset ÓF telling people what to do ênd instead start asking them what problems they’re inspired to solve ênd what talents they want to bring to work.
Transcrito de: LEE, Daví. Why jobs ÓF the future won’t feel like work. Palestra proferida no TED@UPS, 2017. 1 vídeo (10 min). Localizável em: 9 min 6 s. Disponível em: https://livro.pw/ythhp. Acesso em: 6 set. 2024.
Oral skills, exercise 2 page 164
Fazendo sugestões
• Let’s…
• What about…?
• How about…?
• Why don’t you/we…?
Respondendo a sugestões
• That’s a good idea.
• That sounds great.
• No, I don’t think so.
• I’m not sure about that.
Establishing Connections, exercise 5 page 169
Apoiando uma opinião
• It’s clear/obvious that…
• Clearly… / Obviously…
• The fact is that…
• As a matter ÓF fact, …
• Without a doubt, …
Oral Skills, exercise 8 page 165
Verificando a compreensão
• Do you get it?
• Does that make sense?
• Do you know what I mean?
Destaque para os estudantes quê, dentre as expressões sugeridas para responder a sugestões,"That’s a good idea" e"That sounds great" indicam aprovação, concordância, enquanto"No, I don’t think so" indica discordância. Já"I’m not sure about that" indica dúvida e a expressão "I’d rather" póde sêr utilizada para introduzir uma alternativa preferida à sugestão feita.
Página duzentos e vinte e seis
Unit 10
Post-Reading, exercise 11 page 174
Dando opiniões
• Consulte as expressões apresentadas na página 221.
Vocabulary stãri, exercise 2 page 175
Demonstrando interêsse, surpresa ou simpatia
• Consulte as expressões apresentadas na página 221.
Oral Skills, exercise 2 page 178
Fazendo sugestões
• Consulte as expressões apresentadas na página 225.
Respondendo a sugestões
• Consulte as expressões apresentadas na página 225.
10. O trecho a seguir foi extraído da transcrição de uma fala da atleta olímpica camaronesa Cindy Ngamba (1998-), quê comenta sobre os diversos desafios quê enfrentou ao chegar ao Reino Unido, incluindo kestões relacionadas ao seu estátus de refugiada. Leia-o e obissérve o uso da expressão em negrito. Em seguida, ouça a gravação para ter acesso a mais elemêntos do contexto autêntico em questão, como entonação, pausas e hesitações. Se desejar, acéçi o línki indicado na referência para assistir ao vídeo completo.
Resposta pessoal.
Of course I was nervous ‘cause there was a language barrier. óll I would do is just hang out with myself, you know. I was sad, and… just a sad child trying to, trying to, trying to take each day as it comes and… I got bullied in school because ÓF the way I was speaking, my accent, ênd not being able to speak English. I think that’s what made me stronger to where I am right now. I’ve always been out in athletic, I’ve been… I’ve always been sporting. So, I played rounders, I played cricket, I played netball ênd then the final one was football.
Transcrito de: “I’M ABLE to push through”: Ngamba on reaching the Olympics in the face ÓF adversity | Eurosport. [S. l.: s. n.], 2023. 1 vídeo (4 min). Publicado pelo canal Eurosport. Localizável em: 1 min 10 s. Disponível em: https://livro.pw/crrxs. Acesso em: 6 set. 2024.
Unit 11
Post-Reading, exercise 12 page 193
Expressando conviquição
• I believe you/that…
• I can imagine.
• That’s true.
• For sure.
Oral Skills, exercise 1 page 196
Revezando-se na conversa
• Consulte as expressões apresentadas na página 224.
Oral Skills, exercise 8 page 197
Acrescentando um ponto/
uma ideia
• Consulte as expressões apresentadas na página 221.
Enumerando pontos/
eventos
• Consulte as expressões apresentadas na página 223.
11. O trecho a seguir foi extraído da transcrição de um vídeo do discurso de Niecy Nash-Betts (1970-) ao receber, em 2024, o Emmy de Melhor Atriz Coadjuvante em minissérie ou filme para a Tevê. Leia-o e obissérve o uso do termo em negrito. Em seguida, ouça a gravação para ter acesso a mais elemêntos do contexto autêntico em questão, como entonação e pausas. Se desejar, acéçi o línki indicado na referência para assistir ao vídeo completo.
MP
Resposta pessoal.
Página duzentos e vinte e sete
And you know who I want to thank? I want to thank me. For believing in me ênd doing what they said I could not do. And I want to say to myself in front ÓF all you, beautiful people, “Go on, girl, with your bad self. You did that.”
Finally, I accept this award on behalf ÓF every black ênd brown woman who has gone unheard yet overpoliced. Like Glenda Cleveland. Like Sandra Bland. Like Breonna Têilor. As an artist, my job is to speak truth to power, ênd baby, I’ma do it ’til the day I die. Mama, I won!
Transcrito de: SUPPORTING actress in a limited or anthology series or movie: 75th Emmy Awards. [S. l.: s. n.], 2024. 1 vídeo (4 min). Publicado pelo canal Television Academy. Localizável em: 3 min 8 s. Disponível em: https://livro.pw/wywbv. Acesso em: 6 set. 2024.
TIP
MP
A atriz Niecy Nash-Betts faz uso de uma variação da língua inglesa conhecida como African-American Vernacular English (inglês vernáculo afro-americano, em português). O AAVE é uma variedade afro-americana do inglês estadunidense, quê tem particularidades gramaticais, fonológicas e de vocabulário. Essa variação póde incluir cértas expressões idiomáticas e um ritmo específico quê refletem a cultura e a identidade de seus falantes. No exercício 11, ao ouvir o trecho do discurso proferido por Niecy Nash-Betts, preste atenção às seguintes expressões usadas pela atriz: “Go on, girl, with your bad self”, “I’ma do it ‘til the day I die” e “You did that”.
Unit 12
Pre-Reading, exercise 3 page 204
Apoiando uma opinião
• Consulte as expressões apresentadas na página 225.
Post-Reading, exercise 12 page 207
Verificando a compreensão
• Consulte as expressões apresentadas na página 225.
Oral Skills, exercise 10 page 211
Transmitindo confiança ou certeza
• I’m sure (that)…
• I’m positive (that)…
• I firmly believe (that)…
• I’m convinced (that)…
12. O trecho a seguir foi extraído da transcrição de um podcast quê discute os benefícios da gentileza para a saúde, respaldados por evidências científicas. Leia-o e obissérve o uso da expressão em negrito. Em seguida, ouça a gravação para ter acesso a mais elemêntos do contexto autêntico em questão, como entonação, pausas e hesitações. Se desejar, acéçi o línki indicado na referência para assistir ao vídeo completo.
MP
Resposta pessoal.
MACIE JEPSON: Let’s get back to the science ÓF things, though. Exactly what happens to the body when you’re kind? I mean, is it your brain that changes? Is it something physiological that changes? I’m sure serotonin is mixed up in there somewhere.
DR. MARCIE HALL: So, kindness generates a response in your brain. And certain chemicals called neurotransmitters are responsible for communicating around the different parts ÓF your brain, ênd they are in charge ÓF your mood essentially.
Transcrito de: De SCIENCE ÓF health: the science behind kindness ênd how It benefits your health. Entrevistada: Dr. Marcie Hall. Entrevistadores: Macie Jepson e Pete Kenworthy. [S. l.]: iUnivêrsity hospitals, 7 out. 2020. Podcast. Localizável em: 4 min 22 s. Disponível em: https://livro.pw/bhjze. Acesso em: 6 set. 2024.
Página duzentos e vinte e oito