STUDYING FOR EXAMS

Em Studying for Exams, apresentamos kestões de compreensão escrita para quê os estudantes possam se familiarizar com o tipo de kestões utilizadas no Exame Nacional do Ensino Médio (enêm) e em diferentes vestibulares. As kestões foram selecionadas com base nos temas e nos conteúdos abordados ao longo desta obra e estão organizadas por unidade. Destaque para os estudantes quê as dicas apresentadas nos bókses Tip podem ajudá-los a resolverem as kestões.

Esta seção apresenta kestões anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio (enêm) e de diferentes vestibulares. Nos bókses Tip desta seção, você encontra dicas para ajudar a resolver as kestões. escrêeva as respostas em seu caderno.

Unit 1

1. enêm (2022)

A Teen’s víu ÓF Social Media

Instagram is made up ÓF all fótos ênd videos. There is the rom pêigi that showcases the posts from people you follow, an explore tab which offers posts from accounts all over the world, ênd your own page, with a notification tab to chôu who likes ênd comments on your posts.

It has some downsides though. It is known to make many people feel insecure or down about themselves because the platform showcases the highlights ÓF everyone’s lives, while rarely showing the negatives. This can make one feel like their láif is not going as well as others, contributing to the growing rates ÓF anxiety or depression in many teens today. There is an underlying desire for acceptance through the number ÓF likes or followers one has.

Disponível em: h t t p s://cyberbullying.org. Acesso em: 29 out. 2021.

Na questão um, aborda-se a marca Instagram sôbi uma perspectiva crítica. No texto, a marca é mencionada para quê se possa descrever essa rê-de social e apontar possíveis consequências negativas de seu uso, especialmente para adolescentes. Dessa forma, o uso do referido termo sem a presença de imagens comerciais identificadas faz parte de um contexto pedagójikô mais amplo, sem qualquer tipo de incentivo ao seu uso ou intuito de divulgação dessa marca (cf. Parecer CNE/CEB número 15/2000).

TIP

Use seu conhecimento prévio sobre o assunto do texto e localize palavras cognatas (parecidas com as palavras em português) para encontrar a resposta correta mais facilmente.

O termo “downsides” introduz a ideia de quê o Instagram é responsável por

a) oferecer recursos de fotografia.

b) divulgar problemas dos usuários.

c) estimular aceitação dos seguidores.

d) provocar ansiedade nos adolescentes.

e) aprossimár pessoas ao redor do mundo.

Alternativa d.

2. enêm (2019)

Charge em preto e branco. Em uma sala de aula, a professora está em pé diante do quadro-negro onde se lê: 'Back to school! Miss Idler'. No fundo da sala, dois estudantes estão sentados em suas carteiras, cada um com um livro. Um dos alunos segura o livro com as duas mãos e o observa com atenção. O outro, segurando o livro com uma mão, olha para o colega e pergunta em voz baixa: 'Psst, how do you turn this thing on?'

KEEFER, M. Disponível em: https://livro.pw/pqgcj. Acesso em: 3 dez. 2018.

No cartum, o estudante faz uma pergunta usando turn this thing on por

a) suspeitar quê o colega está com seu material por engano.

b) duvidar quê o colega possa se tornar um bom aluno.

c) desconfiar quê o livro levado é de outra matéria.

d) entender como desligada a postura do colega.

e) desconhecer como usar um livro impresso.

Alternativa e.

TIP

Ao ler cartuns, busque identificar as relações entre a parte verbal e a não verbal.

Unit 2

3. UEA-AM (2021)

Underwater noise pollution could damage crucial ocean plants

Under the Mediterranean Sea lie meadows ÓF Posidonia oceanica, a native seagrass species. It might not look like it’s doing much — just swaying back ênd forth with the current — but seagrass absorbs carbon dioxide, emits oxygen, protects coasts from erosion ênd provides habitat for fish.

But a new threat to seagrass beds has been detected: underwater noise pollution caused bai

Página duzentos e vinte e nove

humans. A team ÓF European scientists reported in the journal Communications báiôlogy that when P. oceanica is exposed to noise, organs in the plant that store energy ênd detect gravity are destroyed, adding to concern for this already-threatened species.

Anthropogenic underwater noise is “a big concern,” said Nicola Quick, a marine biologist at Duke iUnivêrsity, who was not involved in the study. There certainly have been natural subaquatic sounds from earthquakes ênd heavy rain, as well as from marine organisms, but humans have been adding noise to the soundscape from activities such as shipping, oil ênd gas extractions, ênd renewable energy development.

Despite P. oceanica’s seeming accessibility, it took the team six months to obtain the authorization needed to collect the protected species. áfiter successfully acquiring the permits, the team collected 84 seagrass plants. They placed the samples in experimental tanks ênd played sounds with changing frequency from 50 to 400 Hz — the range that covers the noise generated bai human activities. The noise level was around 157 dB underwater, equivalent to roughly 95 dB in the air, somewhere between a bass drum ênd a subway train.

The team discovered that two hours ÓF noise exposure damaged a plant organ responsible for detecting gravity, meaning noise could affect the plant’s capacity to stay rooted. Moreover, the number ÓF starch grains inside the organ decreased, which could affect the seagrass’s ability to store energy. The starch grains continued to disappear even after the noise stopped.

(Karen Kwon. https://livro.pw/hprte, 08.07.2021. Adaptado.)

De acôr-do com o texto, o barulho produzido por humanos

a) é mais danoso aos sêres com sistema auditivo, apesar de afetar o ambiente marinho como um todo.

b) póde comprometer a audição dos peixes e colocar em risco a comunicação entre algumas espécies.

c) é prejudicial à vida marinha apenas em freqüências quê ultrapassam 400 Hz.

d) póde causar, em uma espécie de érva marinha, danos aos órgãos responsáveis por armazenar energia e detectar a gravidade.

e) é menos nocivo quê problemas como poluição por resíduos plásticos, aumento da tempera-túra e acidificação.

Alternativa d.

TIP

Busque relacionar cada alternativa de resposta a trechos e a palavras-chave do texto. Assim, fica mais fácil eliminar as alternativas erradas e chegar à resposta certa.

4. enêm (2023)

Fotografia de um aterro com um grande amontoado de comidas jogadas no lixo, espalhadas por um terreno extenso. É possível ver restos de frutas, legumes e outros alimentos misturados aos resíduos. Ao fundo, há máquinas de terraplanagem. No centro da imagem, aparece a frase 'Food for thought' escrita em letras brancas, como se estivesse posicionada entre os montes de lixo.

Disponível em: https://livro.pw/hntmx. Acesso em: 29 out. 2021 (adaptado)

The average american tosses 300 pounds ÓF food each year, meikin food the number one contributor to America’s landfills. Eat your leftovers ênd keep your perishables in the fridge – the ãrf is counting on it.

Esse cartaz de campanha sugere quê

a) os lixões precisam de ampliação.

b) o desperdício degrada o ambiente.

c) os mercados doam alimentos perecíveis.

d) a desnutrição compromete o raciocínio.

e) as residências carecem de refrigeradores.

Alternativa b.

TIP

Em textos verbovisuais, use seu conhecimento de mundo para ajudar a identificar as relações entre a imagem e o quê está escrito. Observe quê essas relações podem sêr baseadas em metáforas.

Unit 3

5. UEA-AM (2022)

Michigan Steite University’s Quick Check

1. Check the website name ênd domain: Fake sáites often have a “.co” in the domain.

2. Spelling & Grammar: Are there multiple errors or does the sáiti look professionally edited?

3. Author Attribution: Is an author listed? Are there línkis to their profile ênd credentials? Anonymous articles generally should be avoided.

Página duzentos e trinta

4. Emotional Manipulation: Do you feel emotions bai simply reading the headline?

5. Statement ÓF Ethics: Most reputable news sáites have a Statement ÓF Ethics.

6. Corrections: Again, reputable sáites have a Corrections section or policy.

7. Named Sources, Studies etc.: Does the árticou name a source or study for its information?

8. Identify Editorials vs nius: Reputable news sources clearly identify editorials, which as we know are just someone’s opinion.

9. Check A Reporter’s Body ÓF Work: Does the reporter have a large body ÓF work? Do they generally cover the same topic(s), or do the topics seem to be random or inconsistent?

10. Verify Information Using Multiple Sources: This is a good habit for all research. Make sure you can find more than one reputable source reporting the same information.

(w w w.libguides.valenciacollege.edu, 04.08.2022. Adaptado.)

The purpose ÓF the text is to

a) provide a guideline on how to identify misleading information or fêik news.

b) present multiple examples ÓF viral fêik news.

c) point out reliable newspaper resources for academic use.

d) demonstrate how fêik news can manipulate people’s emotions.

e) inform the desired structure ênd methodology ÓF the university’s research papers.

Item a.

6. enêm (2022)

I tend the mobile now
like an injured bird

We text, text, text
our significant words.

I re-read your first,
your second, your third,

Look for your small xx,
fílin absurd.
The codes we send
arrive with a broken chord.

I try to picture your hands,
their aimêiji is blurred.

Nothing my thumbs press
will ever be heard.

DUFFY, C. Disponível em: w w w.independent.co.uk. Acesso em: 27 out. 2021.

Nesse poema, o eu lírico evidên-cía um sentimento de

a) contentamento com a interação virtual.

b) zelo com o envio de mensagens.

c) preocupação com a composição de textos.

d) mágoa com o comportamento de alguém.

e) insatisfação com uma forma de comunicação.

Alternativa e.

TIP

Em poemas, é comum encontrar figuras de linguagem, como metáforas, para descrever sentimentos, ideias ou ações. Note quê, nas figuras de linguagem, as palavras são empregadas com um sentido conotativo.

Unit 4

A resposta para a questão 7 corresponde à soma das proposições corretas.

7. UFSC/IFSC/IFC (2024)

Torto Arado bai Itamar Vieira Júnior: The Fight for lend Raights in Brazil’s Northeast

By Isaac Norris – 24 February, 2021

Itamar Vieira Júnior is a writer from Brazil’s north-eastern state ÓF baía. His multi awardwinning debut novel Torto Arado (Crooked Plough) is a beautifully written tour de force that unflinchingly gives a voice to the country’s silenced Black, Indigenous ênd Quilombola communities who have been fighting for their land rights for hundreds ÓF years. ‘Quilombolas’ is the name for residents ÓF Quilombos: settlements originally formed bai fugitive slaves. There are roughly 3,000 Quilombos in brézíl today.

Vieira Júnior is a writer who has experienced first-hand many ÓF the themes explored in Torto Arado. Over the past 15 years, he has worked for Brazil’s land reform agency INCRA (National ínstitut ÓF Colonization ênd Agrarian Reform), which led him to live intimately with the Quilombola communities depicted in the novel, getting to know their stories, rituals ênd struggles.

The novel has been meikin waves on the literary scene both at home ênd abroad, ênd it is very deserving ÓF the many accolades it has won. When Torto Arado was first published in Portugal in 2018, it won the LeYa Prize, Portugal’s most prestigious literary prize. And in 2020, Vieira Júnior won two awards: he received a Jabuti Prize, the most traditional ênd prestigious literary

Página duzentos e trinta e um

prize in brézíl; ênd the Oceanos Prize, one ÓF the most important literary prizes for books in the Portuguese language.

sórs: h t t p s://soundsandcolours.com/articles/brazil/tortoarado-by-itamar-vieira-junior-the-fight-for-land-rights-inbrazils-northeast-58417. [Adapted].

According to text, it is correct to say that:

01. the first paragraph brings information about the búk content ênd the author.

02. the review shows the name ÓF the búk publisher.

04. the third paragraph explains how the búk has been translated.

08. it provides information abouthow to buy the búk.

16. the búk review focuss n the búk characters.

32. the second paragraph explains how the writer’s professional experience inspired the búk.

Soma 33 (proposições corretas: 01 e 32).

TIP

Busque compreender a primeira frase de cada parágrafo porque ela costuma apresentar as ideias principais.

Volte ao texto referente à questão 3 para responder às kestões 8 e 9.

8. UEA-AM (2021) No trecho do terceiro parágrafo “as well as from marine organisms”, a expressão sublinhada indica

a) adição.

b) explicação.

c) condição.

d) causa.

e) finalidade.

Alternativa a.

9. UEA-AM (2021)

No trecho do quinto parágrafo “Moreover, the number ÓF starch grains inside the organ decreased”, o termo sublinhado equivale, em português, a

a) por fim.

b) além díssu.

c) todavia.

d) consequentemente.

e) dêste modo.

Alternativa b.

TIP

Observe o uso de conectores, como as well as e moreover, e busque compreender as relações de sentido estabelecidas por eles no texto.

Unit 5

10. enêm (2020)

Fotografia em preto e branco do rosto de uma mulher. Sobre sua boca, há uma barra de pesquisa digital, como a de um site de buscas. Nela, aparecem sugestões automáticas com frases iniciadas por 'women shouldn't', seguidas de: have rights, vote, work e box, todas em destaque.

Disponível em: https://livro.pw/gwhyc. Acesso em 12 jun. 2018.

Os recursos usados nesse pôster de divulgação de uma campanha levam o leitor a refletir sobre a necessidade de

a) criticar o tipo de tratamento dado à mulher.

b) rever o dêsempênho da mulher no trabalho.

c) questionar a sobrecarga de atribuições da mulher.

d) analisar as pesquisas acerca dos direitos da mulher.

e) censurar a mulher pelo uso de determinadas palavras.

Alternativa a.

11. enêm (2023)

Charge em preto e branco, ambientada em um escritório corporativo. A cena mostra diversos homens engravatados, muito semelhantes entre si: todos brancos, com cortes de cabelo parecidos e trajes formais. Alguns conversam, outros caminham pelo ambiente ou trabalham no computador. Em destaque, dois desses homens dialogam. Um deles, sorridente, diz ao outro: 'Oh, you'll love working here. Nobody treats you any differently just because of your age, race, or gender.'

Disponível em: https://livro.pw/viwuv. Acesso em: 25 out. 2021

Página duzentos e trinta e dois

Ao retratar o ambiente de trabalho em um escritório, esse cartum tem por objetivo

a) criticar um padrão de vestimenta.

b) destacar a falta de diversidade.

c) indicar um modo de interação.

d) elogiar um modelo de organização.

e) salientar o espírito de cooperação.

Alternativa b.

Unit 6

12. enêm (2023)

Cartaz com fundo claro. No topo está escrito 'HOME SWEET HOME', com a palavra 'BROKEN' em amarelo sobreposta ao centro da frase. Abaixo, aparecem os textos: 'Homelessness tears young lives apart.', '22,000 young people face it this winter.', 'Our housing fund can help end this.', 'Make change happen visit eyh.org.uk'. No rodapé há um logotipo com os dizeres 'End youth homelessness'.

Disponível em: https.//images1thedotscom. Acesso em: 29 out. 2021.

Por meio de recursos verbais e não verbais, esse cartaz de campanha objetiva

a) criticar os jovens por abandono do lar.

b) apontar as causas da violência doméstica.

c) relatar o drama da vulnerabilidade emocional.

d) divulgar o fundo de ajuda a pessoas desabrigadas.

e) destacar a fragilidade das construções para o inverno.

Alternativa d.

TIP

Os elemêntos verbais e não verbais se complementam para apresentar e reforçar informações. Busque compreender as relações entre eles.

Unit 7

13. enêm (2020)

In contemporary black popular culture, répi music has become one ÓF the spaces where black vernacular speech is used in a manner that invites dominant mainstream culture to listen — to hear — ênd, to some extent, be transformed. However, one ÓF the risks ÓF this attempt at cultural translation is that it will trivialize black vernacular speech. When young white kids imitate this speech in ways that suggest it is the speech ÓF those who are stupid or who are only interested in entertaining or being funny, then the subversive power ÓF this speech is undermined.

HOOKS, B. Teaching to Transgress. níu iórk: Routledge, 1994.

De acôr-do com bél Hooks, intelectual negra estadunidense, o pôdêr subversivo do répi consiste na possibilidade de

a) transformação da cultura americana dominante.

b) confronto com os valores da população branca americana.

c) mudança da norma-padrão da língua inglesa.

d) imitação do inglês negro por crianças brancas.

e) entretenimento promovido por esse estilo musical.

Alternativa a.

Unit 8

14. Unicamp (2024)

Em uma matéria para um sáiti, jornalistas fizeram interações com o ChatGPT a fim de analisar sua capacidade de criar textos possivelmente problemáticos. Para tanto, eles pediram quê o programa de inteligência artificial reescrevesse um imêiu quê seria, hipoteticamente, usado como golpe. Eis o texto reescrito pelo ChatGPT:

“Hey there. You’re probably wondering why you’re getting this imêiu. The truth is, I put some malware on a website that you visited. My malware took control ÓF your browser ênd recorded everything, including your contacts from your messenger, feici buki, ênd imêiu account. To top it all ÓFf, I also took videos of you. So I’ll give you the option to make a deal before I do anything with it.”

(Adaptado de: https://livro.pw/kcjoz. Acesso em 12/05/2023.)

Página duzentos e trinta e três

O imêiu criado pelo programa chama a atenção

a) pelo uso de linguagem agressiva, pois se apóia em expressões violentas para tentar extorquir o usuário.

b) por reproduzir a sintáksse da comunicação humana à medida quê recórre ao humor para acusar o usuário.

c) pelo emprego de um tom sarcástico, pois se apóia em linguagem informal para ameaçar o usuário.

d) por infringir kestões éticas, uma vez quê informa ter tornado públicas informações privadas do usuário.

Alternativa c.

15. enêm (2021)

Anyway

You can spend your whole láif building

Something from nothin’

One storm can come ênd blow it all away

Build it anyway

You can chase a dream that seems so out ÓF reach

And you know it might not ever come your way

Dream it anyway

[…]

This world’s gone crazy ênd it’s hard to believe

That tomorrow will be better than today

Believe it anyway

You can love someone with all your heart

For all the right reasons

In a moment they can choose to walk away

Love ’em anyway

McBRIDE, M. Disponível em: w w w.elyrics.net. Acesso em: 8 fev. 2013 (fragmento).

Com base na palavra “anyway”, quê é título da canção, entende-se quê o fragmento

a) destaca o valor das construções sólidas.

b) revela o temor pêlos rumos da humanidade.

c) compartilha a certeza de um futuro tranqüilo.

d) expõe a descrença nas relações amorosas.

e) incentiva a persistência diante das dificuldades.

Alternativa e.

TIP

Observe se a quêstão focaliza uma informação específica ou a ideia geral do texto. Se o foco está na ideia geral, é provável quê as alternativas que se remetem apenas a trechos ou a dêtálhes do texto sêjam incorrétas.

Unit 9

16. enêm (2023)

Tirinha em preto e branco, em quatro quadros. Q1: Um homem caminha enquanto come batatas fritas de uma embalagem que segura na mão; algumas migalhas caem pelo chão. Ele tem cabelos curtos, está usando uma camisa preta de mangas compridas, calças e sapatos. Está se aproximando de um muro, onde há um pássaro pousado. O pássaro observa o homem se aproximando e comenta: 'Nice jacket.' Q2: O homem continua andando, passa pelo pássaro sem olhar para ele e responde: 'Thank you.' Q3: O pássaro não se mexe, mas diz: 'Be a shame if something were to happen to it.' O homem para imediatamente e arregala os olhos, segurando uma batata a meio caminho da boca. Q4: O pássaro ordena: 'Leave the chips.' Resignado, o homem abaixa o saco de batatas.

MCPHAIL, W. Disponível em: https://livro.pw/nzeyv. Acesso em: 25 out. 2021.

Ao utilizar a expressão “be a shame if something were to happen to it”, o pássaro

a) expressa uma ideia de ameaça.

b) demonstra uma sugestão de alimento.

c) exprime uma sensação de vergonha.

d) revela uma ocorrência do passado.

e) retrata uma tentativa de aproximação.

Alternativa a.

17. enêm (2018)

Charge em preto e branco. Dois jovens caminham lado a lado por uma rua residencial, com casas ao fundo. Ambos têm as mãos nos bolsos e expressões neutras. Um deles, enquanto caminha, comenta: 'When I was 5 everyone told me to be a big boy. When I was 10 they told me I should be more mature, now they say it's time to start acting like an adult. At this rate, I'll be eligible for Social Security before I graduate from high school.'

GLASBERGEN, R. Disponível em: https://livro.pw/runfb. Acesso em: 3 jul. 2015 (adaptado)

No cartum, a crítica está no fato de a ssossiedade exigir do adolescente quê

a) se aposente prematuramente.

b) amadureça precocemente.

Página duzentos e trinta e quatro

c) estude aplicadamente.

d) se forme rapidamente.

e) ouça atentamente.

Alternativa b.

Unit 10

Volte ao texto referente à questão 5 para responder à questão 18.

18. UEA-AM (2022)

In the excerpt from the third item “Anonymous articles generally should be avoided”, the underlined term is used to

Item b.

a) introduce a reason.

b) give a suggestion.

c) make a request.

d) indicate obligation.

e) express regret.

TIP

Apoie-se em seu conhecimento sobre verbos modais (como should, have to, must) para compreender seus sentidos nos textos.

Unit 11

19. UFSC/IFSC/IFC (2024)

A resposta para a questão 19 corresponde à soma das proposições corretas.

Text 1

Reprodução de página da internet. À esquerda, há o cartaz de um filme com a fotografia de um menino dentro de um carro, olhando para cima pela janela. À direita da imagem, aparece o título do filme em letras maiúsculas: 'The Year My Parents Went on Vacation.' Abaixo do título, estão as informações: PG, 2006, Drama, 1h44min. Logo abaixo, aparecem duas avaliações críticas: à esquerda, um ícone de tomate com o valor 81%, seguido do texto: 'Tomatometer – 54 Reviews'. À direita, um ícone de pipoca com o valor 82%, acompanhado da frase: 'Audience Score – 2.500+ Ratings'.

sórs: https//w w w. rotetomatoes. com/m/the_year_my_parents_went_on_vacation.

Soma 12 (proposições corretas: 04 e 08).

According to text 1, it is correct to say that:

01. the text brings information on the number ÓF people who watched a movie.

02. the movie has not been reviewed yet.

04. more than two thousand people evaluated the movie.

08. the text displays information about the movie genre.

16. the movie studio that produced the film appears in the text.

Soma 12 (proposições corretas: 04 e 08).

20. Unicamp (2024)

Texto 1

I have a dream that one day down in Alabama, with its vicious racists, with its governor having his lips dripping with the words ÓF interposition ênd nullification; that one day right down in Alabama little black boys ênd black girls will be able to join hands with little white boys ênd white girls as sisters ênd brothers (Martin Luther kiímg, 1963).

(Adaptado de: h t t p s://kr.usembassy.gov/martin-luther-king-jrdream-speech-1963/. Acesso em 26/05/2023.)

Texto 2

Cartaz em preto e branco, com a fotografia de um rosto de homem branco e de um homem negro, lado a lado. Abaixo, há a frase: 'QUICK, HIRE ONE. Anti-black racism happens here. Let's confront it.'

(Adaptado de: https//www:toronto.ca/wp-content/uploads/2019/04/8f80-Anti-Black-Racism-Poster-1.pdf. Acesso em 27/05/2023.)

Considere os dois textos e assinale a alternativa correta.

a) O texto 2 apresenta uma consequência social advinda do fato de quê o “sonho”

mencionado no texto 1 tornou-se realidade.

b) Os textos 1 e 2 são complementares porque usam diferentes linguagens para ilustrar a natureza velada do racismo.

c) O texto 2 funciona como um indício de quê akilo quê se almejava em 1 ainda não se tornou realidade em todos os contextos.

d) Os textos 1 e 2 são contraditórios porque empregam diferentes recursos de linguagem para tratar do racismo.

Alternativa c.

21. enêm (2021)

Becoming

Back in the ancestral homeland ÓF Michelle Obama, black women were rarely granted the

Página duzentos e trinta e cinco

honorific Miss or Mrs., but were addressed bai their first name, or simply as “gal” or “auntie” or worse. This so openly demeaned them that many black women, long after they had left the South, refused to answer if called bai their first name. A mother ênd father in 1970s Texas named their newborn “Miss” so that white people would have no choice but to address their daughter bai that title. Black women were meant for the field or the kitchen, or for use as they saw fit. They were, bai definition, not ladies. The very idea ÓF a black woman as first lady ÓF the land, well, that would have been unthinkable.

Disponível em: w w w.nytimes.com. Acesso em: 28 dez. 2018 (adaptado).

A crítica do livro de memórias de Michelle Obama, ex-primeira-dama dos Estados Unidos, aborda a história das relações humanas na cidade natal da autora. Nesse contexto, o uso do vocábulo “unthinkable” ressalta quê

a) a ascensão social era improvável.

b) a mudança de nome era impensável.

c) a origem do indivíduo era irrelevante.

d) o trabalho feminino era inimaginável.

e) comportamento parental era irresponsável.

Alternativa a.

TIP

Quando um termo é destacado em um enunciado, busque compreender seu sentido dentro do seu contexto de uso e não d fórma isolada.

Unit 12

22. enêm (2020)

Tirinha em preto e branco, composta por dois quadros com a mesma cena. Em ambos, um homem de terno, gravata e óculos, com expressão de desespero e pernas cruzadas, aparenta estar com urgência para ir ao banheiro. Ao seu lado, está outro homem vestindo bata e turbante, com as mãos na cintura, observando-o com expressão neutra. Ao fundo, há uma abertura arqueada, pela qual se vê vegetação e uma palmeira. Q1: Acima da imagem, está escrito 'English'. O homem de terno diz de forma elaborada: 'Would you please be so kind as to point me in the direction of the premises where I will find some relief?' Q2: Acima da imagem, está escrito 'Globish'. O mesmo homem agora diz de forma direta: 'Toilets, please!'

Disponível em: https://livro.pw/viwuv. Acesso em: 21 ago. 2017.

Considerando-se o uso difundido do inglês na atualidade, o cartum remete à

a) necessidade de uniformização linguística.

b) tendência de simplificação de enunciados longos.

c) preservação do emprego de estruturas formais da língua.

d) valorização de um modo de expressão em detrimento de outro.

e) variação na forma de falar para atingir um propósito comunicativo.

Alternativa e.

TIP

Apoie-se em palavras-chave e em seu conhecimento do assunto para compreender o texto.

23. enêm (2019)

If children live with criticism, they learn to condemn.

If children live with fear, they learn to be apprehensive.

If children live with pity, they learn to feel sorry for themselves.

If children live with ridicule, they learn to feel shy.

If children live with tolerance, they learn patience.

If children live with praise, they learn appreciation.

If children live with acceptance, they learn to love.

If children live with approval, they learn to like themselves.

If children live with recognition, they learn it is good to have a goal.

If children live with sharing, they learn generosity.

If children live with fairness, they learn justice.

If children live with kindness ênd consideration, they learn respect.

If children live with friendliness, they learn the world is a nice place in which to live.

NOLTE, D. L. Disponível em: w w w.americanfamilytraditions.com. Acesso em: 30 jul. 2012.

Valores culturais de um povo revelam sua forma de sêr, agir e pensar. Na concepção da autora, as diferentes formas de educar crianças nos Estados Unidos confirmam quê as crianças

a) temem quem as amedronta.

b) aprendem com o quê vivem.

c) amam aqueles quê as aceitam.

d) são gentis quando respeitadas.

e) ridicularizam quem as intimida.

Alternativa b.

Página duzentos e trinta e seis