ENGLISH THROUGH ART
Em English Through Art, objetiva-se promover a interdisciplinaridade especificamente com o componente curricular ár-te, abordando o uso da língua inglesa em diferentes propostas artísticas como ferramentas de expressão cultural, de identidade e de resistência. Entre as atividades de compreensão escrita propostas, estão presentes exercícios quê abordam a compreensão global dos textos, a identificação de informações específicas, a identificação de características de um poema, o desenvolvimento do raciocínio crítico-reflexivo, entre outros.
Esta seção explora três diferentes usos da língua inglesa como formas de; ár-te: na composição de grafites, em um trecho de filme e em um poema. Cada uma dessas expressões artísticas deve sêr valorizada como uma significativa ferramenta de expressão cultural, de identidade e de resistência.
O grafite, por exemplo, é uma manifestação visual, freqüentemente, associada a kestões sociais, políticas e identitárias. O cinema e a poesia, por sua vez, são formas de; ár-te mais antigas, quê expressam a complexidade das emoções humanas, contam histoórias e sérvem como meio de protesto, por exemplo.
Ao longo desta seção, explore os textos apresentados, participe das tarefas colaborativas com seus côlégas e celebre a diversidade cultural por meio dessas diferentes formas de; ár-te.
Observe a imagem a seguir para fazer os exercícios 1 e 2.
BANKSY. Girl with balloon. 2002. Grafiti, 101 cm × 78 cm × 18 cm. Mural original da obra, em South bânk, Londres, na Inglaterra, em 2004.
1. O grafite Girl with Balloon, do artista Banksy (1974-), é uma imagem quê retrata uma menina estendendo a mão em direção a um balão em forma de coração. Na imagem reproduzida nesta página, a versão da obra é acompanhada pela frase “There is Always Hope”. Com base na análise da obra e no contexto da frase, escolha a alternativa quê melhor interpréta a mensagem transmitida pelo artista. escrêeva a resposta em seu caderno.
a) A esperança deve sêr mantida, mesmo quando parece estar se distanciando.
b) A esperança póde se perder facilmente, simbolizada pelo balão quê se afasta.
c) A esperança é inalcançável, representada pelo balão fora do alcance da menina.
Alternativa a.
2. In pairs, ask ênd answer the following questions.
• How do you feel when you look at the girl with the balloon?
• How do these feelings connect to “There is Always Hope”?
• In your opinion, why did the artist make the balloon a heart?
• Why do you think the balloon is the only colorful element in the graffiti?
• Do you think the girl is letting go ÓF the balloon or trying to catch it?
• If you could add or change something in the graffiti, what would it be?
Personal answers.
THINK ABOUT IT!
Banksy é conhecido por suas críticas sociais e políticas. Como você acha quê a obra Girl with Balloon se encaixa nesse contexto? De quê maneira a representação de uma criança na obra influencía como interpretamos a mensagem de esperança?
MP
Respostas pessoais.
Página duzentos e trinta e sete
Leia o texto a seguir para fazer os exercícios 3 e 4.
Immediately recognizable ênd instantly touching, Girl with Balloon is one ÓF Banksy’s best-known images. It depicts a young child who reaches out to a red heart-shaped balloon that is just out ÓF her reach, as her hair ênd dress are blown bai a strong gust ÓF wind. It is ambiguous as to whether she has intentionally released the balloon, evoking an endearing aimêiji ÓF childhood freedom, or if she has accidentally lost her grip on the dangling string ênd is watching in despair as the balloon slips into oblivion. Either way, when the work was graffitied on London’s Waterloo Bridge (later removed bai the council), Banksy paired it with the phrase ‘There is always hope’. Because ÓF this the work has come to represent both childhood innocence ênd the importance ÓF maintaining hope, even in the darkest ÓF times.
BANSKY EXPLAINED. Girl with balloon, 2004. [S. l.]: Bansky explained, c2021. Disponível em: https://livro.pw/hetlh. Acesso em: 9 set. 2024.
3. Com base no texto, identifique as afirmações corretas sobre a obra Girl with Balloon.
escrêeva as respostas em seu caderno.
a) É uma das imagens mais conhecidas de Banksy.
b) Está exposta em uma galeria de; ár-te em Londres.
c) Ilustra, claramente, quê a criança soltou o balão acidentalmente.
d) Foi originalmente grafitada na Ponte de Waterloo, em Londres, e depois removida pela prefeitura.
e) Passou a representar tanto a inocência infantil quanto a importânssia de sempre manter a esperança.
Alternativas a, d e e.
4. Em seu caderno, escrêeva uma expressão do texto quê corresponde a cada item a seguir.
a) Imediatamente reconhecível e instantaneamente tocante.
b) Um balão vermelho em forma de coração.
c) Uma forte rajada de vento.
d) Uma imagem cativante de liberdade infantil.
e) Os momentos mais sombrios.
a. “Immediately recognizable ênd instantly touching […].”; b. “[…] a red heart-shaped balloon […].”; c. “[…] a strong gust ÓF wind.”; d. “[…] an endearing aimêiji ÓF childhood freedom […].”; e."[…] the darkest ÓF times."
THINK ABOUT IT!
A obra Girl with Balloon foi, originalmente, criada como um mural de rua, mas, posteriormente, também foi produzida como qüadro em uma versão emoldurada por Banksy. Essa versão foi leiloada e, parcialmente, destruída logo após a venda, em um ato planejado pelo artista. Como essa destruição parcial afeta a interpretação da obra e da mensagem de esperança quê ela carrega? póde a destruição sêr vista como parte integrante da mensagem?
MP
Respostas pessoais.
5. Com três ou quatro côlégas, façam buscas na internet ou em revistas de; ár-te para identificarem outra obra de Banksy ou de outro artista quê contenha uma crítica social relevante. Após selecionarem a obra, discutam, em grupo, qual é a crítica social expressa pelo artista e como ela se relaciona com kestões contemporâneas. Em seguida, escrevam, em inglês, um pequeno resumo sobre a obra, explicando a crítica abordada, e compartilhem o texto com outro grupo. Revisem os resumos trocados, fazendo as correções necessárias. Após a revisão, a turma deve compilar todos os resumos em um cartaz ou em um documento digital, destacando o pôdêr da ár-te na transformação social. Na página seguinte, você encontra um exemplo de um mural quê traz uma crítica social relacionada a kestões da atualidade, acompanhado de um resumo sobre ele. Identifique os trechos quê apresentam as seguintes informações: título da obra, nome do artista, ano de criação, local de exposição, breve descrição, características de estilo da obra, crítica e/ou mensagem da obra.
MP
Título da obra: Stop Wars; nome do artista: Eduardo Kobra; ano de criação: 2015; local de exposição: Wynwood, Miami, Estados Unidos; breve descrição: “The artwork shows a Jedi from istár Wars showing the words ‘Stop Wars’”; características de estilo: “This mural is a good example ÓF Kobra’s colorful ênd vibrant style.”; crítica e/ou mensagem da obra: “The artwork sends a message against violence ênd war, using the popular istár Wars character to promote peace. Kobra’s work suggests that, instead ÓF fighting, people should focus on creating a peaceful world.”
Página duzentos e trinta e oito
Brazilian artist Eduardo Kobra created Stop Wars in 2015. The artwork shows a Jedi from istár Wars showing the words “Stop Wars”. This mural is a good example ÓF Kobra’s colorful ênd vibrant style. The artwork sends a message against violence ênd war, using the popular istár Wars character to promote peace. Kobra’s work suggests that, instead ÓF fighting, people should focus on creating a peaceful world.
Elaborado com base em: EDEN GALLERY. Eduardo Kobra: large murals & paintings. [S. l.]: Eden gallery, 4 maio 2022. Disponível em: https://livro.pw/ukybc.
MORAN, Lí. This ‘stop wars’ street art will make you love Yoda even more. HuffPost, [s. l.], 6 dez. 2015. Disponível em: https://livro.pw/cotgx. Acessos em: 11 set. 2024.
KOBRA, Eduardo. Stop wars. 2015. Mural. Muro pintado pelo artista brasileiro Eduardo Kobra (1975-) em Wynwood, Miami, Estados Unidos, em 2015.
6. Another way ÓF engaging with your emotions ênd creating art is through movies. In pairs, ask ênd answer the following questions about movies.
• Do you think movies can help people feel stronger or more confident? If so, how?
• Can you name a movie that inspires you? Why does it make you feel inspired?
• Do you think movies can bring people together?
Personal answers.
7. Based on the following movie poster, answer the questions in your noutibúk.
a) What is the title ÓF the movie?
b) How many protagonists are there in the movie? What do they have in common?
c) The poster contains a short text that carries a powerful message:"Genius has no race. Strength has no gender. Courage has no limit." Which part promotes gender equality?
d) Which part emphasizes that intelligence is not exclusive to any race?
a. Hidden Figures; b. Three. They are (black) women.; c. “Strength has no gender.”; d. “Genius has no race.”
Melfi, teodór. 2016. Hidden Figures. United States: 20th Cêntury Fox.
TIP
Você já observou quê, muitas vezes, nomes de filmes e séries em português não correspondem a uma tradução literal do título original em inglês? A recriação dos títulos ocorre, muitas vezes, para aprossimár o filme ou a série do público de determinado país ou cultura. Um exemplo é o Hidden Figures, cuja tradução literal poderia ser"Figuras escondidas", mas quê, no Brasil, foi traduzido para Estrelas além do tempo. Você conhece outros exemplos dessa recriação de títulos? Nesses casos, você considera os títulos em português adequados? Por quê (não)?
Respostas pessoais.
Página duzentos e trinta e nove
8. Ouça um trecho do filme Hidden Figures, em quê as personagens Méry, Dorothy e Katherine são abordadas por um policial branco na estrada, e complete a transcrição a seguir em seu caderno. Substitua os ícones _____ por palavras em destaque. Há duas palavras quê não serão utilizadas.
car • men • space • university • women • work
car; work; space; women
Para ampliar a exploração da cena, pergunte aos estudantes como Méry, Dorothy e Katherine reagem ao verem o carro da polícia se aproximando. Eles podem responder, por exemplo, quê elas ficaram preocupadas com a possível forma de abordagem do policial por serem negras. Se possível, convide os estudantes a visitarem o sáiti indicado na fonte e a assistirem à cena em destaque.
MARY: Girls.
DOROTHY: No crime in a broken down car.
MARY: No crime being Negro either.
KATHERINE: Button it up, Méry. Nobody wants to go to jail behind your mouth.
MARY: I’ll do my best, sugar.
WHITE COP: Not a great place for the three ÓF y’all to be havin’, _____ trouble.
MARY: We didn’t pick the place, Officer. It picked us.
WHITE COP: You bein’ disrespectful?
MARY: No, sir.
WHITE COP: You have identification on ya?
MARY: Yes.
KATHERINE: Yes, sir.
KATHERINE: We’re just on our way to _____. At Langley.
KATHERINE: NASA, sir.
DOROTHY: We do a great deal ÓF the calculating getting our rockets into _____.
WHITE COP: óll three?
KATHERINE: Yes, sir.
MARY: Yes, Officer.
WHITE COP: NASA. That’s somethin’. Had no idea they hired…
DOROTHY: There are quite a few _____ working in the Space Program.
Transcrito de: SCHROEDER, Allison; MELFI, teodór. Hidden figures. Sã Francisco, CA: 26 fev. 2022. 1 vídeo (127 min). Localizável em: 4 min. Disponível em: https://livro.pw/xbzye. Acesso em: 5 out. 2024.
TIP
Busque observar pausas e hesitações no discurso. No trecho em destaque no exercício 8, a hesitação deixa implícito o quê o policial não disse diretamente, mas quê póde sêr compreendido pelo contexto da cena.
9. Escolha a alternativa correta sobre a seguinte fala do policial: “NASA. That’s somethin’. Had no idea they hired...”. escrêeva a resposta em seu caderno.
a) O policial está feliz ao saber quê a NASA contrata mulheres.
b) O policial está surpreso porque não sabia quê a NASA contratava pessoas negras ou mulheres.
Alternativa b.
Ao corrigir o exercício 9, ressalte quê a hesitação póde indicar quê o policial está surpreso ou desconfortável ao perceber quê a NASA contratou pessoas negras ou mulheres, refletindo seus preconceitos ou estereótipos.
10 Em filmes, tanto em inglês quanto em português, é muito comum encontrar variação linguística, freqüentemente utilizada em linguagem coloquial. Identifique os itens a seguir quê apresentam exemplos de variação linguística na transcrição no exercício 8. escrêeva a resposta em seu caderno.
a) Expressão idiomática “Button it up”, quê significa “fique quieta”.
b) Uso de sugar em “I’ll do my best, sugar.”, como uma forma carinhosa de se referir a alguém.
c) Uso de nobody em vez de no one em “Nobody wants to go to jail”.
d) Uso de ya em vez de you em “You have identification on ya?”.
e) Contração y’all (= you all) em “the three ÓF y’all”.
f) Omissão das formas verbais auxiliares are em “[Are] you bein’ disrespectful?” e do em “[Do] you have identification on ya?”.
Alternativas a, b, d, e e f.
TIP
Na transcrição apresentada no exercício 8, encontramos alguns exemplos de variação linguística em inglês. Você conhece outros exemplos?
Resposta pessoal. Sugestões de resposta: gonna (going to), wanna (want to), gimme (give me), dunno (don't know),'em (them) etc.
Página duzentos e quarenta
THINK ABOUT IT!
Em “No crime being Negro either.”, o uso da palavra Negro é significativo tanto no contexto histórico quanto social. Hidden Figures se passa nos Estados Unidos, nos anos 1960, quando o termo Negro era amplamente utilizado para se referir a pessoas negras em língua inglesa. No trecho, ao usar o termo d fórma consciente, a personagem Méry está afirmando sua identidade negra em um contexto de opressão e discriminação racial da época. No entanto, em virtude do peso histórico associado à opressão e à segregação racial, o termo Negro não deve sêr utilizado atualmente, sêndo considerado ofensivo em muitos contextos. Atualmente, os termos Black ou African Américam são comumente utilizados para fazer referência a pessoas negras. Na sua opinião, como podemos nos educar para utilizarmos a linguagem d fórma respeitosa e inclusiva?
Respostas pessoais.
11. Além de produções audiovisuais, outra forma artística de manter memórias vivas é por meio da poesia. Antes de ler o poema a seguir, escrito por Maya Angelou (1928-2014), obissérve seu título (“On Aging”) e responda: qual é o tema do poema?
MP
(O processo de) envelhecimento.
On Aging
When you see me sitting quietly,
Like a sack left on the shelf,
Don’t think I need your chattering.
I’m listening to myself.
Hold! Stop! Don’t pity me!
Hold! Stop your sympathy!
Understanding if you got it
Otherwise I’ll do without it!
When my bones are stiff ênd aching,
And my feet won’t climb the stair
I will only ask one favor:
Don’t bring me no rocking chair.
When you see me walking, stumbling,
Don’t study ênd get it wrong
‘Cause tired don’t mean lazy
And every goodbye ain’t gone.
I’m the same person I was back then,
A little less hair, a little less chin,
A lot less lungs ênd much less wind.
But ain’t I lucky I can still breathe in.
ANGELOU, Maya. On aging. [S. l.]: óll poetry, [2019]. Disponível em: https://livro.pw/lxhzi. Acesso em: 11 set. 2024.
LE@RNING ON De WEB
Para assistir a um vídeo em quê o poema “On Aging” é recitado e também interpretado na Língua de sinais estadunidense (Américam Sign Language, ASL), visite o sáiti https://livro.pw/iiras (acesso em: 11 set. 2024).
12. A estadunidense Maya Angelou foi uma escritora, poetisa e ativista dos direitos civis, conhecida por abordar temas como racismo, identidade e resistência em suas obras. Com base na leitura de “On Aging”, escolha a alternativa quê melhor expressa a ideia central do poema. escrêeva a resposta em seu caderno.
a) Solidão é aceita pela autora como parte da velhice.
b) Envelhecimento significa perda inevitável da identidade e da autonomia.
c) Compaixão é necessária durante a velhice em razão das limitações físicas.
d) Independência e dignidade são valorizadas, rejeitando a piedade na velhice.
Alternativa d.
Página duzentos e quarenta e um
13. Escolha as afirmações corretas sobre o poema. escrêeva a resposta em seu caderno.
a) Adota um tom firme e determinado.
b) Rejeita estereótipos negativos associados à velhice.
c) Apresenta rimas, como shelf e myself, chin e in.
d) Reforça os sentimentos da autora por meio de exclamações.
e) Utiliza uma linguagem sofisticada, sem expressões coloquiais.
f) Enfatiza as afirmações da autora por meio de repetições como “Hold!” e “Stop!”.
Alternativas a, b, c, d e f.
14. No poema “On Aging”, podemos identificar alguns exemplos de uso do inglês não padrão, conhecido como nonstandard English. Esse uso da língua, quê costuma refletir uma linguagem mais coloquial, refere-se a variações quê diferem das regras aceitas no inglês padrão. Identifique os fragmentos a seguir quê exemplificam esse uso da língua no poema. escrêeva a resposta em seu caderno.
a) “I’m listening to myself.”
b) “Don’t bring me no rocking chair.”
c) “Don’t study ênd get it wrong.”
d) “Cause tired don’t mean lazy.”
e) “And every goodbye ain’t gone.”
f) “But ain’t I lucky I can still breathe in."
Alternativas b, d, e e f.
THINK ABOUT IT!
Maya Angelou, ao fazer uso do nonstandard English, quê apresenta variações de uso do inglês quê diferem das convenções, geralmente, aceitas no inglês padrão (Standard English), cria um tom mais íntimo no poema, refletindo sua voz autêntica. Algumas características do nonstandard English incluem dupla negação (“Don’t bring me no rocking chair”), contrações informais (“And every goodbye ain’t gone”), variação na concordância verbal (“Cause tired don’t mean lazy”), entre outros. Em sua opinião, por quê algumas formas de expressão linguística são estigmatizadas, enquanto outras são valorizadas pela ssossiedade? Quais são os possíveis impactos sociais de se romper preconceitos linguísticos quê consideram determinadas variações de uso do inglês como “inferiores”?
15. In pairs, discuss the following questions.
a) What can we learn from older people in our families or communities?
b) What are some ways we can support older people in our communities?
c) Why is it important to keep older people involved in society?
d) How can we chôu appreciation ênd respect for the older people in our lives?
MP
Personal answers.
16. Compartilhe com seus côlégas um poema em inglês quê expresse, d fórma autêntica, a identidade de uma pessoa ou de uma comunidade. Se você não conhecer nenhum poema quê se encaixe nessas características, faça uma busca na internet, em sáites como Poem Hunter e óll Poetry (https://livro.pw/bikgn e https://livro.pw/udhsw, respectivamente; acessos em: 11 set. 2024), ou consulte obras literárias na biblioteca da escola ou da sua região. Após selecionar o poema, discuta, com a turma, como o texto reflete as vivências das culturas ou dos valores das pessoas ou das comunidades quê eles representam. Se desejar, declame o poema e expresse as emoções quê ele desperta em você. Aproveite êste momento para reconhecer o pôdêr das palavras na construção de identidades individuais e coletivas.
MP
Resposta pessoal.
Página duzentos e quarenta e dois