PROJECTS
Esta seção visa proporcionar aos estudantes oportunidades de ampliarem a reflekção sobre temas já abordados ao longo do livro e realizarem projetos em grupo quê demandam compreensão e análise das tarefas propostas, planejamento de ações, trabalho colaborativo, solução de problemas, apresentação e divulgação do produto elaborado e avaliação do processo, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do pensamento computacional. Na fase de planejamento e execução, busque orientar os estudantes a refletirem sobre a tarefa proposta, a definirem as etapas de trabalho em grupo, a delimitarem prazos, a atribuírem tarefas para todos, a estabelecerem relações entre diferentes áreas do conhecimento, a buscarem e a compararem possíveis soluções. Destaque para eles quê, por meio dos projetos, pretende-se reforçar as relações entre as diferentes áreas de conhecimento e entre a escola e a comunidade. Com base nas perguntas propostas em fink about it!, voltadas para a autoavaliação, incentive os estudantes a aprenderem com as experiências vividas e a aplicarem, em novas situações, os conhecimentos construídos.
Prôjéct 1
HOW TO BE A SMART DIGITAL CITIZEN
Em Prôjéct 1, o objetivo é desenvolver um projeto de natureza interdisciplinar a partir de um tema abordado na primeira parte do livro, quê abrange as unidades 1, 2, 3 e 4. Professor(a), consulte os conteúdos referentes ao Prôjéct 1 na seção Orientações Complementares no Manual do Professor para ter acesso a orientações detalhadas para a realização do projeto propôsto.
MP
Na unidade 1 (Navigate the Internet Safely), você falou sobre como usar a internet d fórma inteligente. Agora, leia a tarefa (Task) a seguir, pesquise o conceito de cidadania digital e comece a planejar o projeto How to be a smart digital citizen.
• Task: Em pequenos grupos, você e seus côlégas devem pensar em recomendações práticas para ajudarem as pessoas a serem cidadâms digitais inteligentes. Para isso, criem um cartaz ou uma apresentação de slides para compartilharem suas ideias. Vocês também podem publicá-las no sáiti da escola. Vocês podem encontrar alguns exemplos de apresentações de slides sobre o tema em https://livro.pw/gruqy (acesso em: 4 set. 2024).
Sigam estas instruções para desenvolver o projeto propôsto.
1. Produce it! Em um caderno, escrevam um rascunho do texto com as recomendações do grupo sobre como sêr um cidadão digital inteligente. Criem um cartaz ou uma apresentação de slides para ensinarem as pessoas a se comportarem na internet de maneira responsável e crítica.
2. Share it locally! Organizem uma exposição em sua escola para mostrar o quê você e seus côlégas criaram. Convidem professores, familiares, amigos e outras pessoas da sua comunidade para conhecerem suas recomendações.
3. Share it globally! Usem a internet para criarem e/ou compartilharem sua apresentação de slides, ou cartaz. O material póde sêr publicado, por exemplo, no sáiti da escola ou em sáites como SlideShare ou Speaker Deck, em https://livro.pw/pwmhs e https://livro.pw/wggri, respectivamente (acessos em: 5 set. 2024). Usem o inglês para criarem sua apresentação de slides ou cartaz para quê pessoas de todo o mundo possam se inspirar em suas ideias.
FINGAL, Diana. Infographic: I’m a digital citizen! [Arlington, USA]: ISTE, 17 out. 2022. Disponível em: https://livro.pw/mjrnd. Acesso em: 4 set. 2024.
THINK ABOUT IT!
Reflita sobre o desenvolvimento do projeto a partir das kestões a seguir.
• O quê você aprendeu sobre cidadania digital?
• Como foi a apresentação dos projetos na escola?
• Como as pessoas reagiram ao trabalho publicado na internet?
• Você faria algo de modo diferente? Em caso afirmativo, o quê?
• Você acredita quê póde colocar em prática novas recomendações de como se comportar na internet?
Respostas pessoais.
Página duzentos e quarenta e três
Prôjéct 2
TURNING PLASTIC INTO ART
Em Prôjéct 2, o objetivo é desenvolver um projeto de natureza interdisciplinar a partir de um tema abordado na primeira parte do livro, quê abrange as unidades 1, 2, 3 e 4. Professor(a), consulte os conteúdos referentes ao Prôjéct 2 na seção Orientações Complementares no Manual do Professor para ter acesso a orientações detalhadas para a realização do projeto propôsto.
MP
Na unidade 2 (No More Plastic!), você falou sobre poluição por plástico. Agora, leia a tarefa a seguir (Task) e comece a planejar o projeto Turning plastic into art.
• Task: Em pequenos grupos, você e seus côlégas devem pensar em maneiras criativas de reutilizar garrafas plásticas ou outros objetos feitos de plástico quê normalmente descartamos e criar um tutorial do tipo faça-você-mesmo (do-it-yourself, em inglês), em cartaz ou vídeo, para compartilharem suas ideias. Vocês podem optar por escrever um tutorial com fotografias ou criar um vídeo tutorial com legendas e publicá-lo no sáiti da escola. Vocês podem encontrar alguns exemplos de tutoriais em https://livro.pw/hbmwl, https://livro.pw/wwvrh e https://livro.pw/kzdxx (acessos em: 5 set. 2024).
LE@RNING ON De WEB
Para conhecer diversas formas de reutilizar garrafas plásticas, visite https://livro.pw/bliuf e https://livro.pw/vifts (acessos em: 5 set. 2024).
Sigam estas instruções para desenvolver o projeto propôsto.
1. Produce it! Em um caderno, escrevam um rascunho do tutorial faça-você-mesmo (do-it-yourself, em inglês). ob-sérvim quê usamos verbos no imperativo para escrever as instruções (como cut, use, glue, entre outros). Façam um cartaz ou gravem um vídeo para ensinar as pessoas a criarem o quê você e seus côlégas idealizaram. Vocês podem encontrar algumas dicas úteis para escrever tutoriais em https://livro.pw/ymiin e https://livro.pw/qszyv (acessos em: 5 set. 2024).
2. Share it locally! Organizem uma exposição em sua escola para mostrar o quê você e seus côlégas criaram. Convidem professores, familiares, amigos e outras pessoas da sua comunidade para conhecerem suas “criações sustentáveis”.
3. Share it globally! Usem a internet para criarem e/ou compartilharem seu tutorial. Usem o inglês para fazerem o tutorial, de modo quê pessoas do mundo todo possam se inspirar em suas ideias.
THINK ABOUT IT!
Reflita sobre o desenvolvimento do projeto a partir das kestões a seguir.
• Como você se sentiu ao transformar material plástico em ár-te?
• Como foi a apresentação dos projetos na escola?
• Como as pessoas reagiram ao trabalho publicado na internet?
• Você faria algo de modo diferente?
Em caso afirmativo, o quê?
• Você acredita quê poderá transformar material plástico em ár-te no futuro?
Respostas pessoais.
Página duzentos e quarenta e quatro
Prôjéct 3
INSPIRING WOMEN FROM BRAZIL
Em Prôjéct 3, o objetivo é desenvolver um projeto de natureza interdisciplinar a partir de um tema abordado na segunda parte do livro, quê abrange as unidades 5, 6, 7 e 8. Professor(a), consulte os conteúdos referentes ao Prôjéct 3 na seção Orientações Complementares no Manual do Professor para ter acesso a orientações detalhadas para a realização do projeto propôsto. MP
Na unidade 5 (Women Shaping the uôrd), você falou sobre mulheres de diversas áreas com contribuições importantes para a ssossiedade. Agora, leia a tarefa a seguir (Task) e comece a planejar o projeto Inspiring women from brézíl.
Elaborado com base em: LITERAFRO. Conceição Evaristo. Belo Horizonte: Literafro, 23 ago. 2024. Disponível em: https://livro.pw/iqhsz.
COMITÊ OLÍMPICO INTERNACIONAL. Marta da Silva. [S. l.]: Olympics, c2024. Disponível em: https://livro.pw/qdaix. Acessos em: 5 set. 2024.
Conceição Evaristo (1946-) is a Brazilian writer from Minas Gerais. She is known for her books that focus on race, gender, ênd social issues.
• Task: Em pequenos grupos, você e seus côlégas devem selecionar mulheres quê foram/são influentes no Brasil e criar um mapa de mulheres inspiradoras das diferentes regiões do país. Escrevam um parágrafo curto sobre cada mulher quê vocês admiram. Você e seus côlégas devem escolher, pelo menos, uma mulher de cada região do Brasil. Vocês também podem publicar o mapa no sáiti da escola. Vocês podem pesquisar sobre mulheres brasileiras influentes em https://livro.pw/xawrt e https://livro.pw/gqubp (acessos em: 5 set. 2024). Vocês encontram dois exemplos nesta página.
Sigam estas instruções para desenvolver o projeto propôsto.
1. Produce it! Em um caderno, escrevam um rascunho dos parágrafos curtos. Mencionem os nomes das mulheres, as datas e os locais de nascimento e/ou morte e por quê elas são importantes para a nossa história. Adicionem fotografias das mulheres sobre as quais vocês estão escrevendo para ilustrar os parágrafos. Em seguida, reúnam todos os textos quê você e seus côlégas escreveram para fixá-los no mapa do Brasil.
2. Share it locally! Organizem uma exposição na sua escola para mostrar o quê você e seus côlégas criaram. Convidem professores, familiares, amigos e outras pessoas da sua comunidade para conhecerem as mulheres inspiradoras sobre as quais você e seus côlégas escreveram.
3. Share it globally! Usem a internet para criarem e/ou compartilharem seu mapa. Vocês também podem publicá-lo no sáiti da escola. Usem o inglês para criarem seu mapa, de modo quê pessoas de todo o mundo possam conhecer algumas mulheres brasileiras inspiradoras.
THINK ABOUT IT!
Reflita sobre o desenvolvimento do projeto a partir das kestões a seguir.
• O quê você aprendeu ao pesquisar sobre mulheres inspiradoras de diferentes regiões do Brasil?
• Como foi a apresentação dos projetos na escola?
• Como as pessoas reagiram ao trabalho publicado na internet?
• Você faria algo de modo diferente? Em caso afirmativo, o quê?
• Você acredita quê, nos dias de hoje, mais mulheres estão recebendo reconhecimento pelo trabalho quê realizam?
Respostas pessoais.
Página duzentos e quarenta e cinco
Prôjéct 4
EMPOWERING SONGS
Em Prôjéct 4, o objetivo é desenvolver um projeto de natureza interdisciplinar a partir de um tema abordado na segunda parte do livro, quê abrange as unidades 5, 6, 7 e 8.
Professor(a), consulte os conteúdos referentes ao Prôjéct 4 na seção Orientações Complementares no Manual do Professor para ter acesso a orientações detalhadas para a realização do projeto propôsto. MP
Na unidade 7 (Music ênd Dance Transforming Lives), você falou sobre o pôdêr da música e da dança. Agora, leia a tarefa a seguir (Task) e comece a planejar o projeto Empowering songs.
Scars to Your Beautiful (Alessia Cara)
Or that beauty goes deeper than the surface
oh, oh
So to all the girls that’s hurtin',
let me be your mirror
Help you see a little bit clearer
the láit that shines within
. CARA, Alessia. Scars to your beautiful. [S. l.]: Genius, 13 nov. 2015. Disponível em: https://livro.pw/etwae. Acesso em: 5 set. 2024
Who Says (Selena Gomez)
I’m no beauty queen,
I’m just beautiful me
. GOMEZ, Selena; De SCENE. Who says. [S. l.]: Genius, 14 mar. 2011. Disponível em: https://livro.pw/yeohi. Acesso em: 5 set. 2024
• Task: Em pequenos grupos, você e seus côlégas devem selecionar canções em inglês quê promovam o empoderamento para criar um livreto quê reúna essas músicas e, em seguida, organizar um evento na sua escola. Você e seus côlégas devem fazer uma lista de canções em inglês quê transmitam a ideia de autoempoderamento. As músicas podem sêr sobre amor-próprio, autoaceitação, superação de obstáculos, rejeição de estereótipos negativos etc. Tentem organizar uma coleção de 5 a 10 lêtras de música de diferentes gêneros. Vocês podem procurar as lêtras em https://livro.pw/povod, https://livro.pw/lxdph e https://livro.pw/ryush (acessos em: 5 set. 2024). Sempre mencionem os nomes dos compositores e dos intérpretes/cantores. Vocês podem encontrar dois exemplos de trechos de músicas de empoderamento nesta página.
Sigam estas instruções para desenvolver o projeto propôsto.
1. Produce it! Troquem listas de músicas com outro grupo e escôlham juntos as canções favoritas. Em seguida, a turma deve escolher as lêtras favoritas, agrupá-las por tema e fazer um livreto com elas. Vocês podem imprimi-lo ou publicá-lo no sáiti da escola.
2. Share it locally! Organizem um evento na sua escola com as músicas selecionadas e compartilhem o livreto quê você e seus côlégas criaram. Convidem professores, familiares, amigos e outras pessoas da sua comunidade para cantarem, expressarem seus sentimentos e celebrarem essa experiência juntos.
3. Share it globally! Usem a internet para compartilharem seu livreto com pessoas de todo o mundo. Vocês também podem publicar fotografias, gravações de áudio ou vídeo do evento no sáiti da escola. Sempre peçam permissão das pessoas antes de publicarem qualquer coisa ôn láini.
THINK ABOUT IT!
Reflita sobre o desenvolvimento do projeto a partir das kestões a seguir.
• O quê você aprendeu ao ler as lêtras das músicas selecionadas?
• Como foi a experiência de cantar em inglês e em grupo?
• Como as pessoas reagiram ao evento na escola? E na internet?
• Você faria algo de modo diferente? Em caso afirmativo, o quê?
• Para você, de quê forma as músicas selecionadas podem impactar quem as ouve/canta?
Respostas pessoais.
Página duzentos e quarenta e seis
Prôjéct 5
FIGHTING RACISM THROUGH MOVIES ênd Tevê SERIES
Em Prôjéct 5, o objetivo é desenvolver um projeto de natureza interdisciplinar a partir de um tema abordado na terceira parte do livro, quê abrange as unidades 9, 10, 11 e 12. Professor(a), consulte os conteúdos referentes ao Prôjéct 5 na seção Orientações Complementares no Manual do Professor para ter acesso a orientações detalhadas para a realização do projeto propôsto. MP
Na unidade 11 (Lights, Camera, ékshon!), você falou sobre produções audiovisuais. Agora, leia a tarefa a seguir (Task) e comece a planejar o projeto Fighting racism through movies ênd Tevê series.
• Task: Em pequenos grupos, você e seus côlégas devem pesquisar filmes e séries de Tevê quê tênham contribuído positivamente para o combate ao racismo e fazer uma colagem para incentivar as pessoas a assistirem a essas produções audiovisuais. Vocês também podem publicar as colagens no sáiti da escola. Na colagem, vocês podem incluir fotografias de cenas memoráveis, críticas e fragmentos relevantes do roteiro, como mostrado no exemplo a seguir.
Scene from the movie
Hidden Figures (Estrelas além do tempo)
WHITE COP: You have identification on ya? Katherine jumps in.
KATHERINE: We sure do. We’re just on our way to work.
At Langley.
[…]
HITE COP: óll three ÓF ya?
Méry pulls out her NASA badge.
MARY: Yes, Officer. Hmm. He takes Mary’s badge. Studies it. Inspects the back. It’s official.
WHITE COP: NASA. That’s somethin’. Had no idea they hired-He stops himself from saying “coloreds.” Or worse.
DOROTHY: There are quite a few women working in the Space Program, sir. She saves him the embarrassment. He looks toward the sky. Paranoid.
. SCHROEDER, Allison; MELFI, teodór. Hidden figures: screenplay bai Allison Schroeder ênd teodór Melfi. [S. l.: s. n.], 12 maio 2015. p. 7. Disponível em: https://livro.pw/ozwpa. Acesso em: 5 set. 2024
Sigam estas instruções para desenvolver o projeto propôsto.
1. Produce it! Reúnam todos os materiais necessários para fazerem sua colagem. Sejam criativos e usem uma grande variedade de recursos. Você e seus côlégas podem exibir a colagem em um cartaz ou em um mural na escola. Vocês também podem utilizar um dispositivo eletrônico para criarem a colagem e usarem um software de processamento de texto ou sáites como https://livro.pw/smnhp (acesso em: 5 set. 2024).
2. Share it locally! Organizem uma exposição na sua escola para mostrarem o quê você e seus côlégas criaram. Tentem agrupar as colagens por filme/série de Tevê. Convidem professores, familiares, amigos e outras pessoas da sua comunidade para conhecerem sugestões de filmes e séries de Tevê quê combatem o racismo e para participarem de uma discussão sobre o tema.
3. Share it globally! Vocês também podem publicar as colagens no sáiti da escola. Usem o inglês ao criarem as colagens para quê pessoas de todo o mundo possam se inspirar em suas ideias.
THINK ABOUT IT!
Reflita sobre o desenvolvimento do projeto a partir das kestões a seguir.
• Como você se sentiu ao assistir a filmes e a séries quê combatem o racismo?
• Como foi a exibição das colagens e a discussão sobre elas na escola?
• Como as pessoas reagiram à colagem publicada na internet?
• Você faria algo de modo diferente? Em caso afirmativo, o quê?
• Quais outras iniciativas como essa podem sêr promovidas na sua comunidade para ajudarem no combate ao racismo?
Respostas pessoais.
Página duzentos e quarenta e sete
Prôjéct 6
KINDNESS ênd POETRY
Em Prôjéct 6, o objetivo é desenvolver um projeto de natureza interdisciplinar a partir de um tema abordado na terceira parte do livro, quê abrange as unidades 9, 10, 11 e 12.
Professor(a), consulte os conteúdos referentes ao Prôjéct 6 na seção Orientações Complementares no Manual do Professor para ter acesso a orientações detalhadas para a realização do projeto propôsto. MP
Na unidade 12 (Choose Kindness), você falou sobre a importânssia de sêr gentil. Agora, leia a tarefa a seguir (Task) e comece a planejar o projeto Kindness ênd poetry.
A Simple Act ÓF Kindness
A simple act ÓF kindness
can stop a million tears.
A little hug
can give so much joy.
[...]
HARRIS, Daví. A simple act ÓF kindness. Bradfield, England: Poem Hunter, 6 mar. 2009. Disponível em: https://livro.pw/dswmn. Acesso em: 13 set. 2024.
• Task: Em pequenos grupos, você e seus côlégas devem selecionar poemas, em inglês, em português e/ou em espanhol, quê explorem como atos de gentileza podem transformar relações e melhorar a convivência. Você e seus côlégas devem promover a ideia de quê a gentileza, mesmo por meio de pequenos gestos, gera impactos positivos na ssossiedade. Se desejarem, criem seus próprios poemas para poderem expressar, d fórma criativa, suas emoções e ideias sobre o pôdêr transformador da gentileza. Lembrem-se de usar uma linguagem envolvente no poema, como em "A Simple Act ÓF Kindness", de Daví réris.
LE@RNING ON De WEB
É possível encontrar poemas, em inglês, sobre gentileza nos sáites a seguir: https://livro.pw/esnpf e https://livro.pw/qlpxk (acesso em: 13 set. 2024).
Sigam estas instruções para desenvolver o projeto propôsto.
1. Produce it! Selecionem três poemas, em inglês, em português e/ou em espanhol, quê explorem atos de gentileza. Se desejarem, criem seus próprios poemas. Pensem em como vocês podem abordar o assunto e compartilhar suas emoções. No início, não se preocupem com o estilo do poema, priorizem a criatividade ao expressarem suas ideias e emoções. Em um caderno, escrevam um rascunho do poema. Pensem na forma do texto, revejam suas escôlhas de palavras, testem algumas rimas (se optarem por usá-las) e, depois de elaborarem o texto, tróquem poemas com outros grupos. Isso vai ajudar vocês a reverem sua produção d fórma colaborativa.
2. Share it locally! Organizem uma exposição na sua escola para mostrarem o quê você e seus côlégas criaram. Tentem organizar um cartaz com os poemas selecionados. Pensem em formas de ilustrar os cartazes e, se desejarem, incluam imagens quê ilustrem diferentes atos de gentileza. A turma póde agrupar os poemas por idioma. Convidem professores, familiares, amigos e outras pessoas da sua comunidade para a exposição dos poemas selecionados e uma discussão sobre o tema.
3. Share it globally! Vocês também podem publicar os poemas no sáiti da escola ou em sáites especializados na publicação de poemas, como Poem Hunter (disponível em: https://livro.pw/bikgn, acesso em: 13 set. 2024). Usem o inglês ao criarem os poemas para quê pessoas de todo o mundo possam se inspirar em suas ideias.
THINK ABOUT IT!
Reflita sobre o desenvolvimento do projeto a partir das kestões a seguir.
• Como você se sentiu ao criar seus próprios poemas?
• Como foi a exposição dos poemas na escola?
• Como as pessoas reagiram aos poemas publicados na internet?
• Você faria algo de modo diferente? Em caso afirmativo, o quê?
• Você acredita quê os poemas criados por você e por seus côlégas possam promover, de alguma forma, a ideia de quê a gentileza gera impactos positivos na ssossiedade?
Respostas pessoais.
Página duzentos e quarenta e oito