ANNOTATED BIBLIOGRAPHY

BAKHTIN, Mi káil. Os gêneros do discurso. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
O livro propõe o estudo do texto e da linguagem viva segundo uma abordagem dialógica.

beisêrmén, xárlês; DIONÍSIO, Angela Paiva; HOFFNAGEL, Judith Chambliss (org.). Gênero, agência e escrita. Tradução: Judith Chambliss Hofnagel. 2. ed. Recife: Pipa Comunicação; Campina Grande: EDUFCG, 2021.
O livro apresenta uma visão social da escrita em quê o texto é um meio de agência no mundo.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MÉC, 2018. Disponível em: https://livro.pw/xwaeo. Acesso em: 3 set. 2024.
Documento quê define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais no âmbito da Educação Básica escolar no Brasil.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB 15/2000. Dispõe sobre a pertinência do uso de imagens comerciais nos livros didáticos. Brasília, DF: CNE, 4 jul. 2000. Disponível em:https://livro.pw/fyqyi. Acesso em: 7 out. 2024.
Discute a pertinência do uso de imagens comerciais em livros didáticos.

COPE, Bill; KALANTZIS, Méry (ed.). Multiliteracies: literacy learning ênd the disáini ÓF social futures. London: Routledge, 2000.
O livro discute o ensino de multiletramentos, considerando o contexto da língua inglesa em rápida mudança em um mundo globalizado, no qual a diversidade local ganha cada vez mais importânssia.

DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky; PEGRUM, márk. Letramentos digitais. Tradução: Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2016.
O livro discute aspectos teóricos e práticos dos letramentos digitais no contexto de ensino de línguas.

JENKINS, Jennifer; bêiker, Will; DEWEY, mártim (ed.). The Routledge handbook ÓF English as a lingua franca. London: Routledge, 2018.
Essa obra abrange as principais teorias, os conceitos, as aplicações e os desdobramentos dos estudos de inglês como língua franca.

LIBERALI, Fernanda Coelho éti áu. (org.). Multiletramentos, práticas de leitura e compromisso social. Campinas: Pontes, 2021.
Esse livro aborda a pedagogia dos multiletramentos, destacando a pluralidade cultural e a diversidade de linguagens como fundamentais para promover uma educação transformadora e socialmente comprometida.

marcuski, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
A obra se divide em três partes, percorrendo os seguintes temas: processos de produção textual, análises de gêneros textuais segundo uma visão sócio interativa e processos de compreensão textual e de produção de sentido.

ROJO, rokissãne; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019.
O livro traz uma síntese das pesquisas e das reflekções sobre letramentos, multiletramentos, novos letramentos, tecnologias, mídias e diferentes linguagens.

SELVI, Ali Fuad; GALLOWAY, Nicola; ROSE, Heath. Teaching English as an international language. quên-brigi: quên-brigi iUnivêrsity Préss, 2024. (Elements in language teaching).
Nesse livro, os autores analisam a disseminação do inglês como língua global, abordando aspectos históricos, sociolinguísticos e pedagógicos.

SWAN, máicou. Practical English usage. 4. ed. óksfór: óksfór iUnivêrsity Préss, 2016.
O livro oferece explicações claras e simples do uso da língua inglesa, falada e escrita, com exemplos reais.

Vygótsky, Lév. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução: José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barrêto e Solange Castro Afeche. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Visando promover uma melhor compreensão da teoria do desenvolvimento proposta por Vygótsky (1896- 1934), um grupo de estudiosos selecionou, para esse livro, seus mais importantes ensaios.

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