Vocabulário

O ensino de vocabulário é o foco da seção Vocabulary stãri, mas também se dá em outras seções voltadas para as habilidades de compreensão e produção, tanto escritas quanto orais, nas quais o vocabulário relacionado ao tema da unidade é empregado. Dessa forma, o vocabulário não é apresentado aos estudantes de maneira isolada, mas d fórma contextualizada.

Na seção Vocabulary stãri, são trabalhados itens lexicais a partir da observação do seu contexto de uso no texto principal, apresentado em Reading, focalizando-se estratégias de inferência lexical. Outros itens lexicais também são apresentados d fórma contextualizada para ampliação do vocabulário. Além díssu, geralmente, por meio do boxe Tip, buscamos incentivar os estudantes a desenvolverem estratégias de estudo sistemático de vocabulário em língua inglesa.

Em Vocabulary stãri, são abordados aspectos relevantes para o estudo sistemático e a ampliação do vocabulário, tais como: cognates, false cognates, noun phrases, linking words/phrases, prefixes ênd suffixes, word groups, collocations.

Nessa seção, destacamos para os estudantes a importânssia de eles perceberem as semelhanças entre palavras em inglês e em português, alertando-os para aquelas palavras quê, apesar da semelhança ortográfica, têm um significado em português diferente de seu significado em inglês (false cognates).

Buscamos também desenvolver o conhecimento sobre prefixos e sufixos (prefixes ênd suffixes) como forma de ampliar o vocabulário dos estudantes e de facilitar a inferência do significado de palavras desconhecidas quê sêjam formadas por prefixação e/ou sufixação. Apontamos o valor semântico de prefixos e mostramos aos estudantes como a adição de determinado sufixo póde formár uma palavra de determinada classe gramatical.

A seção também aborda o significado de grupos nominais (noun phrases), de modo a desenvolver nos estudantes a compreensão das relações entre as palavras quê compõem um grupo nominal e a torná-los capazes de identificarem o núcleo do grupo nominal e as palavras quê caracterizam ou modificam esse núcleo. Tendo em vista quê o grupo nominal exerce funções importantes na frase, como sujeito e objeto, é fundamental compreendêê-los.

Página trezentos e dez

Saber distinguir o núcleo do grupo nominal das palavras quê o modificam também póde ajudar os estudantes a inferirem o significado de palavras desconhecidas.

Conforme mencionado anteriormente, o ensino de vocabulário não se restringe à seção Vocabulary stãri, mas perpassa as atividades de compreensão escrita e oral e a produção escrita e oral, nas quais é utilizado o vocabulário ligado ao tema da unidade. Essas atividades consolidam e ampliam o vocabulário d fórma contextualizada e inserida em práticas sociais.

Ao longo das unidades, também há bókses quê auxiliam na consolidação e na ampliação do vocabulário, destacando algum item lexical ou apresentando expressões úteis para a realização de atividades propostas. Em alguns exercícios, sugerimos a consulta à seção Useful Language, quê apresenta expressões agrupadas de acôr-do com as funções e situações em quê costumam sêr utilizadas, para apoiar os estudantes nas atividades de interação/produção oral propostas. Em algumas unidades, no boxe Tip, são apresentadas dicas de estratégias relacionadas ao desenvolvimento do vocabulário (como inferência lexical, observação de palavras semelhantes ao português e de falsos cognatos etc.) e, também, são apontados exemplos de variação linguística ligada ao vocabulário, incluindo, por exemplo, palavras e expressões típicas de contextos informais e diferenças entre termos em inglês estadunidense e em inglês britânico ou australiano. Em algumas seções, o boxe Language note também é utilizado para apresentação e/ou ampliação de vocabulário relacionado à atividade em questão.

Uma forma de ajudar os estudantes a ampliarem e fixarem o vocabulário aprendido é agrupar as palavras e expressões por campo semântico. Para isso, pode-se criar um mapa conceitual e, assim, organizar visualmente o vocabulário, seja no papel, seja na tela. A seguir, é possível encontrar um exemplo de mapa conceitual elaborado para a seção Vocabulary stãri da unidade 7. Para isso, utilizamos um recurso digital para a criação gratuita de mapas conceituais, Creately (disponível em: https://livro.pw/dwrbi; acesso em: 27 out. 2024).

Esquema com uma caixa escrita 'potential'. Duas linhas principais saem dessa caixa, com os termos 'verbs' e 'adjectives'. Da linha dos 'verbs', partem dois grupos: O primeiro grupo contém: 'have, show'. O segundo grupo contém: 'fulfil, reach, realize'. Da linha dos 'adjectives', também partem dois grupos: O primeiro grupo contém: 'full'. O segundo grupo contém: 'considerable, enormous, great'.

Mapa conceitual criado para a seção Vocabulary stãri (Collocations) da unidade 7.

PARA SABER MAIS

Imagem de QR code.

Em sala de aula, é muito comum ouvir a pergunta “What’s the difference between A ênd B?”. O sáiti https://livro.pw/qjihy (acesso em: 27 out. 2024) póde ajudar você a conhecer, d fórma detalhada, a diferença entre diversos termos em inglês. O sáiti também apresenta, gratuitamente, a diferença entre aspectos gramaticais (em “Language” no menú principal). Por exemplo, “Difference Between Then ênd Than”, “Difference Between Should ênd Must”, entre outros.

Finalmente, ao longo da seção Orientações complementares dêste Manual do Professor, por vezes, são apresentadas notas referentes ao vocabulário dos textos e, com base nos exercícios, são feitos comentários adicionais sobre itens lexicais quê podem sêr compartilhados com os estudantes e sugérem formas de o professor orientá-los a inferirem o significado de determinadas palavras.

REFLETINDO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Ainda quê seja possível focalizar o ensino de vocabulário para fins didáticos, êste não deve sêr visto d fórma isolada ou descontextualizada. As perguntas a seguir podem ajudar você a refletir sobre o trabalho com o vocabulário em sua prática pedagógica.

Ao trabalhar o vocabulário d fórma contextualizada, é possível desenvolver nos estudantes estratégias de inferência lexical. Como isso tem sido (ou poderia sêr) feito em suas aulas? Que orientações poderiam ser dadas aos estudantes para poderem inferir o significado de uma palavra pelo contexto mais facilmente?

O uso de dicionários, incluindo os eletrônicos, é uma estratégia útil para construir repertório lexical em inglês. A consulta a dicionários é uma prática comum dos seus estudantes? O quê poderia sêr feito para incentivar essa prática d fórma significativa para eles?

Desenvolver um trabalho sistemático com cognatos, grupos nominais, conectores, prefixos e sufixos, entre outros itens lexicais, póde contribuir para a ampliação do vocabulário dos estudantes. Considerando as práticas pedagógicas quê costuma adotar, quais dêêsses itens poderiam sêr mais explorados com seus estudantes? De quê forma(s)?

Página trezentos e onze