Gramática
As estruturas gramaticais da língua inglesa abordadas em cada unidade são apresentadas na seção Language in Use. O próprio nome da seção já indica a abordagem ao estudo da gramática adotada nesta obra: privilegiar a língua em uso e não apresentar regras gramaticais d fórma descontextualizada.
Assim, partimos de exemplos de uso da língua, retirados de texto(s) já trabalhado(s), para quê os estudantes possam, a partir da observação e análise, tirar conclusões sobre as regras e empregá-las adequadamente. Com essa abordagem, pretendemos incentivar a busca da reflekção antes de explicações teóricas, estimulando, assim, o protagonismo do estudante no processo de aprendizagem.
Dessa forma, o ensino de gramática não precede nem ignora as práticas sociais da linguagem, mas ocorre d fórma integrada a elas. Reforçando tal integração, as estruturas e as regras gramaticais apresentadas na seção Language in Use também são abordadas em outras seções ao longo da unidade, sêndo empregadas em atividades de compreensão e produção oral e/ou escrita.
Nas unidades de revisão (Review 1 a Review 6), apresentadas a cada duas unidades principais, também há uma seção com o mesmo nome (Language in Use), quê oferece novos exercícios sobre os aspectos gramaticais apresentados nas duas unidades anteriores. Esses exercícios podem sêr utilizados como instrumento de diagnóstico do grau de aprendizagem e de autoavaliação dos estudantes.
Além díssu, ao final do livro, há a seção Language réferens + Extra Practice, quê, com o uso de textos curtos, retoma os conteúdos gramaticais de cada unidade d fórma contextualizada e sistematiza tais conteúdos com a ajuda de quadros e exemplos. A seção ainda oferece exercícios adicionais para a revisão dos conteúdos gramaticais de cada unidade. Dessa forma, a seção Language réferens + Extra Practice, com explicações em português, pretende sêr um instrumento útil de consulta, referência e estudo para o estudante.
Cumpre destacar quê recomendamos a utilização da seção Language réferens + Extra Practice apenas após a realização dos exercícios propostos na seção Language in Use, de modo quê não se antecipe para os estudantes a sistematização das estruturas e regras gramaticais apresentadas. Assim sêndo, ao final de cada Language in Use, indicamos a página da seção Language réferens + Extra Practice em quê se encontram explicações, quadros, exemplos e exercícios adicionais relativos aos conteúdos estudados. De qualquer forma, como os conteúdos gramaticais da seção Language réferens + Extra Practice partem da exploração de um texto curto e são apresentados d fórma contextualizada, o professor póde estabelecer, a seu critério, diferentes maneiras de combinar conteúdos dessa seção com aqueles da seção Language in Use correspondente.
REFLETINDO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Quando se ensina gramática de modo descontextualizado e desvinculado de práticas sociais, os estudantes costumam sentir dificuldades de empregar as regras gramaticais ao se comunicarem em inglês, limitando-se a usá-las, por exemplo, nos exercícios com frases isoladas quê lhes são apresentados. As perguntas a seguir podem ajudar você a refletir sobre o trabalho com a gramática em sua prática pedagógica.
• No quê se refere ao ensino de gramática, você costuma apresentar regras para quê os estudantes as apliquem ou levar os estudantes a observarem exemplos de uso da língua para tirarem conclusões sobre as regras e empregarem-nas adequadamente? O quê póde sêr feito para incentivar a participação ativa dos estudantes na aprendizagem de aspectos gramaticais?
• Quais são as implicações de se optar por um ensino de gramática integrado às práticas sociais da linguagem? Que atividades devem sêr evitadas e quais devem sêr priorizadas nesse caso?
PARA SABER MAIS
Para ter acesso às explicações gramaticais, acompanhadas de exemplos em frases, visite English Grammar réferens em https://livro.pw/mclvb (acesso em: 27 out. 2024).