Estrutura do material
êste é um livro didático em volume único, correspondente aos anos letivos quê compõem o Ensino Médio e organizado em três partes, quê começam com as seções introdutórias Intro 1, Intro 2 e Intro 3. O material é compôzto por um Livro impresso do Estudante e um Manual impresso do Professor, e suas respectivas versões de livros digitais com acréscimos. Os livros digitais se configuram como uma versão idêntica do livro físico, com acréscimos de objetos digitais (podcasts, vídeos, carrosséis de imagens, infográficos clicáveis, mapa clicável e áudios). Nos exercícios em quê recursos em áudio são necessários, há indicação, no material impresso, do número da respectiva faixa de áudio a sêr utilizada. Além díssu, todos os objetos digitais são listados no sumário (Contents) do Livro do Estudante e idenitificados por seus respectivos ícones ao longo da obra.
Nas seções Livro do Estudante (impresso e digital) e Manual do Professor (impresso e digital), a seguir, apresentamos
Página trezentos e doze
os componentes da obra, descrevendo os livros impressos (cujos conteúdos também estão presentes nos livros digitais) e indicando os objetos digitais dos livros digitais.
Livro do Estudante (impresso e digital)
O Livro do Estudante, tanto em sua versão impressa quanto em sua versão digital, apresenta os seguintes componentes:
• uma seção introdutória para cada uma das três partes do livro (Intro 1, Intro 2 e Intro 3, respectivamente), quê apresenta textos de diferentes gêneros, com temas geralmente relacionados àqueles de unidades principais, estratégias de leitura e de aprendizagem diversificadas e exercícios de compreensão para colocar essas estratégias em prática;
• doze unidades principais (Unit 1 a Unit 12), organizadas em três partes, com quatro unidades cada;
• seis unidades de revisão (Review 1 a Review 6), sêndo uma a cada duas unidades principais, com exercícios sobre aspectos gramaticais (Language in Use) e kestões de autoavaliação (Thinking about lãrnin);
• seções finais apresentadas na seguinte ordem:
Useful Language, quê apresenta diversas expressões úteis para uso em diferentes situações de interação/produção oral ao longo do livro;
Studying for Exams, quê oferece kestões de compreensão escrita aplicadas no Exame Nacional do Ensino Médio (enêm) e em vestibulares;
English Through Art, quê oferece atividades variadas para explorar diferentes textos em contextos artísticos;
Projects, quê contém seis projetos de natureza interdisciplinar, dois para cada parte;
Language réferens + Extra Practice, quê retoma e sistematiza os conteúdos gramaticais de cada unidade d fórma contextualizada, além de oferecer exercícios adicionais;
Irregular Verbs, quê traz quadros com os principais verbos irregulares no passado (simple past) e no particípio passado (past participle), organizados por ordem alfabética e por formas semelhantes;
Audio Scripts, quê apresenta as transcrições de todas as faixas de áudio utilizadas no livro;
Glossary, quê apresenta um glossário inglês-português com o significado de palavras e expressões utilizadas no livro;
Annotated Bibliography, quê apresenta as referências utilizadas para a elaboração da obra, acompanhadas de breve descrição de cada uma.
Cumpre destacar quê, antes do sumário da obra (apresentado em Contents), encontra-se a seção Conheça seu Livro, quê pretende ajudar o estudante a se familiarizar com a estrutura do livro e os tipos de conteúdos apresentados nas diversas unidades e seções.
No Livro digital do Estudante, além de todos os conteúdos do Livro impresso do Estudante, estão as faixas de áudio a serem utilizadas na realização de atividades orais, podcasts, vídeos, carrossel de imagens, infográficos clicáveis e mapa clicável quê enriquecem os conteúdos do livro.
Na seção Descrição das unidades, seções e bókses dêste Manual, mais adiante, são detalhados os conteúdos de todas as unidades e seções do Livro do Estudante, quê também constam no Livro digital do Estudante.
Manual do Professor (impresso e digital)
êste Manual do Professor, tanto em sua versão impressa quanto em sua versão digital, traz informações relacionadas à obra de maneira geral, apresentando as seguintes características:
• informa os pressupostos teórico-metodológicos quê fundamentam a obra, além de indicar referências bibliográficas pertinentes e apontar como as orientações da BNCC orientaram a elaboração desta obra;
• propõe kestões para ajudar o professor a refletir sobre sua prática pedagógica (no boxe Refletindo sobre a prática pedagógica);
• sugere conteúdos digitais para apoiar a formação docente continuada (no boxe Para saber mais);
• descreve os componentes e a estrutura da obra, assim como a estrutura e os conteúdos de cada unidade;
• apresenta sugestões para o plano de curso, para o planejamento de aulas e para a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
• propõe, para enriquecer as atividades propostas, atividades adicionais (fotocopiáveis) a serem implementadas a critério do professor, de acôr-do com os interesses dos estudantes e as possibilidades do contexto escolar;
• oferece orientações complementares, quê incluem sugestões de respostas, sugestões de ampliação das atividades propostas, orientações para correção de exercícios, informações de natureza cultural e/ou linguística relacionadas a assuntos, pessoas, palavras ou expressões abordados ao longo da obra, a serem compartilhadas com os estudantes, a critério do professor;
• indica todas as competências gerais e específicas da área de Linguagens e suas Tecnologias previstas na BNCC quê são contempladas nos diversos exercícios propostos e em diferentes seções;
• inclui a transcrição dos podcasts utilizados no material digital, a fim de servir como instrumento de apôio ao trabalho do professor;
Página trezentos e treze
• traz indicações de textos, livros e sáites para uso dos estudantes e/ou do professor.
Além díssu, ao longo do livro, nas páginas idênticas às do Livro do Estudante, êste Manual do Professor apresenta respostas possíveis, orientações pontuais e remissões para a seção de Orientações complementares, além de apontar aspectos relacionados às atividades quê podem sêr destacados e/ou ampliados para os estudantes.