PLANO DE CURSO
Considerando as unidades (principais e de revisão) e as seções (introdutórias e finais) quê compõem a obra e o planejamento bimestral, trimestral ou semestral adotado pelas escolas, propomos a divisão de conteúdos ao longo de três anos letivos quê apresentamos em quadros a seguir.
Sugestão de cronograma para três anos
1º ano: Primeira parte
Conteúdo |
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1º Semestre |
1º Trimestre |
1º Bimestre |
Intro 1 |
Unit 1 |
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Prôjéct 1 |
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Studying for Exams (Unit 1) – opcional |
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Fotocopiáveis, Unit 1 (Manual do Professor) – opcional |
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2º Bimestre |
Unit 2 |
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Review 1 |
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2º Trimestre |
Prôjéct 2 |
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Studying for Exams (Unit 2) – opcional |
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Fotocopiáveis, Unit 2 (Manual do Professor) – opcional |
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2º Semestre |
3º Bimestre |
Unit 3 |
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Studying for Exams (Unit 3) – opcional |
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Fotocopiáveis, Unit 3 (Manual do Professor) – opcional |
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3º Trimestre |
4º Bimestre |
Unit 4 |
|
Review 2 |
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Studying for Exams (Unit 4) – opcional |
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Fotocopiáveis, Unit 4 (Manual do Professor) – opcional |
2º ano: Segunda parte
Conteúdo |
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1º Semestre |
1º Trimestre |
1º Bimestre |
Intro 2 |
Unit 5 |
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Prôjéct 3 |
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Studying for Exams (Unit 5) – opcional |
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Fotocopiáveis, Unit 5 (Manual do Professor) – opcional |
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2º Bimestre |
Unit 6 |
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Review 3 |
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2º Trimestre |
Studying for Exams (Unit 6) – opcional |
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Fotocopiáveis, Unit 6 (Manual do Professor) – opcional |
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2º Semestre |
3º Bimestre |
Unit 7 |
|
Prôjéct 4 |
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Studying for Exams (Unit 7) – opcional |
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Fotocopiáveis, Unit 7 (Manual do Professor) – opcional |
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3º Trimestre |
4º Bimestre |
Unit 8 |
|
Review 4 |
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English Through Art |
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Studying for Exams (Unit 8) – opcional |
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Fotocopiáveis, Unit 8 (Manual do Professor) – opcional |
Página trezentos e vinte e seis
3º ano: Terceira parte
Conteúdo |
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---|---|---|---|
1º Semestre |
1º Trimestre |
1º Bimestre |
Intro 3 |
Unit 9 |
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Studying for Exams (Unit 9) – opcional |
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Fotocopiáveis, Unit 9 (Manual do Professor) – opcional |
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2º Bimestre |
Unit 10 |
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Review 5 |
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2º Trimestre |
Studying for Exams (Unit 10) – opcional |
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Fotocopiáveis, Unit 10 (Manual do Professor) – opcional |
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2º Semestre |
3º Bimestre |
Unit 11 |
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Prôjéct 5 |
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Studying for Exams (Unit 11) – opcional |
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Fotocopiáveis, Unit 11 (Manual do Professor) – opcional |
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3º Trimestre |
4º Bimestre |
Unit 12 |
|
Review 6 |
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Prôjéct 6 |
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Studying for Exams (Unit 12) – opcional |
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Fotocopiáveis, Unit 12 (Manual do Professor) – opcional |
Considerando a flexibilidade de uso da obra, propomos a divisão de conteúdos ao longo de dois anos letivos quê apresentamos em quadros a seguir.
Sugestão de cronograma para dois anos
1º ano
Conteúdo |
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---|---|---|---|
1º Semestre |
1º Trimestre |
1º Bimestre |
Intro 1 |
Unit 1 |
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Prôjéct 1 |
|||
Studying for Exams (Unit 1) – opcional |
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Fotocopiáveis, Unit 1 (Manual do Professor) – opcional |
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Unit 2 (até a seção Vocabulary stãri) |
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2º Bimestre |
Unit 2 (a partir da seção Language in Use) |
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Review 1 |
|||
2º Trimestre |
Prôjéct 2 |
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Studying for Exams (Unit 2) – opcional |
|||
Fotocopiáveis, Unit 2 (Manual do Professor) – opcional |
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Unit 3 |
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Studying for Exams (Unit 3) – opcional |
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Fotocopiáveis, Unit 3 (Manual do Professor) – opcional |
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2º Semestre |
3º Bimestre |
Unit 4 |
|
Review 2 |
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Studying for Exams (Unit 4) – opcional |
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Fotocopiáveis, Unit 4 (Manual do Professor) – opcional |
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Intro 2 |
|||
Unit 5 (até a seção Vocabulary stãri) |
|||
3º Trimestre |
4º Bimestre |
Unit 5 (a partir da seção Language in Use) |
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Prôjéct 3 |
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Studying for Exams (Unit 5) – opcional |
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Fotocopiáveis, Unit 5 (Manual do Professor) – opcional |
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Unit 6 |
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Review 3 |
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Studying for Exams (Unit 6) – opcional |
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Fotocopiáveis, Unit 6 (Manual do Professor) – opcional |
Página trezentos e vinte e sete
2º ano
Conteúdo |
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---|---|---|---|
1º Semestre |
1º Trimestre |
1º Bimestre |
Unit 7 |
Prôjéct 4 |
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Studying for Exams (Unit 7) – opcional |
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Fotocopiáveis, Unit 7 (Manual do Professor) – opcional |
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Unit 8 (até a seção Vocabulary stãri) |
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2º Bimestre |
Unit 8 (a partir da seção Language in Use) |
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Review 4 |
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2º Trimestre |
English Through Art |
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Studying for Exams (Unit 8) – opcional |
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Fotocopiáveis, Unit 8 (Manual do Professor) – opcional |
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Intro 3 |
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Unit 9 |
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Studying for Exams (Unit 9) – opcional |
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Fotocopiáveis, Unit 9 (Manual do Professor) – opcional |
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2º Semestre |
3º Bimestre |
Unit 10 |
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Review 5 |
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Studying for Exams (Unit 10) – opcional |
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Fotocopiáveis, Unit 10 (Manual do Professor) – opcional |
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Unit 11 (até a seção Vocabulary stãri) |
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3º Trimestre |
4º Bimestre |
Unit 11 (a partir da seção Language in Use) |
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Prôjéct 5 |
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Studying for Exams (Unit 11) – opcional |
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Fotocopiáveis, Unit 11 (Manual do Professor) – opcional |
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Unit 12 |
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Review 6 |
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Prôjéct 6 |
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Studying for Exams (Unit 12) – opcional |
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Fotocopiáveis, Unit 12 (Manual do Professor) – opcional |
Com base nas necessidades do contexto escolar, considerando fatores como carga horária, organização da grade ou disponibilidade de professores, múltiplas possibilidades de plano de curso são possíveis. Nesse planejamento, conforme indicado em “opcional”, pode-se incluir ainda, a critério do professor, as atividades de avaliação (para as quais são apresentadas sugestões na seção Avaliação, neste Manual).
A seção Language réferens + Extra Practice, quê é uma das seções finais do livro, retoma e sistematiza os conteúdos gramaticais de cada unidade e deve sêr incluída no planejamento. Além de usar textos curtos para contextualizar a retomada dos tópicos gramaticais, explicações em português e quadros para sistematizá-los, a seção ainda oferece exercícios adicionais – tudo organizado por unidade. Assim, a parte referente a cada unidade nessa seção póde sêr utilizada logo após a realização dos exercícios propostos em cada seção Language in Use ou no momento em quê o professor julgar mais apropriado fazer a revisão dos conteúdos gramaticais focalizados em cada unidade.
Uma alternativa possível é usar a leitura dos conteúdos e a realização dos exercícios propostos em Language réferens + Extra Practice como atividade a sêr realizada em casa pêlos estudantes, podendo, a critério do professor, fazer parte da avaliação formativa dos estudantes. Esses exercícios também podem sêr feitos em duplas em sala de aula, por exemplo. Conforme já mencionado neste Manual, ao reunir os conteúdos gramaticais trabalhados em todas as unidades em uma única seção ao final do livro, objetivamos oferecer aos estudantes um instrumento útil de consulta e estudo, quê póde sêr trabalhado dentro do planejamento de diversas formas, em diferentes momentos.
Note-se também quê, de acôr-do com os quadros apresentados, há dois projetos de natureza interdisciplinar (seção Projects) previstos para cada uma das três partes. As datas de apresentação dos projetos em grupo devem sêr definidas pelo professor com seus estudantes. Sugerimos quê os estudantes desenvolvam cada projeto propôsto ao longo de, pelo menos, um mês, d fórma concomitante a outras atividades propostas no livro.
Com relação à carga horária e à distribuição das seções de cada unidade por aula, consulte a próxima seção, Planejamento das aulas.
Página trezentos e vinte e oito