PLANO DE CURSO

Considerando as unidades (principais e de revisão) e as seções (introdutórias e finais) quê compõem a obra e o planejamento bimestral, trimestral ou semestral adotado pelas escolas, propomos a divisão de conteúdos ao longo de três anos letivos quê apresentamos em quadros a seguir.

Sugestão de cronograma para três anos

1º ano: Primeira parte

Conteúdo

1º Semestre

1º Trimestre

1º Bimestre

Intro 1

Unit 1

Prôjéct 1

Studying for Exams (Unit 1) – opcional

Fotocopiáveis, Unit 1 (Manual do Professor) – opcional

2º Bimestre

Unit 2

Review 1

2º Trimestre

Prôjéct 2

Studying for Exams (Unit 2) – opcional

Fotocopiáveis, Unit 2 (Manual do Professor) – opcional

2º Semestre

3º Bimestre

Unit 3

Studying for Exams (Unit 3) – opcional

Fotocopiáveis, Unit 3 (Manual do Professor) – opcional

3º Trimestre

4º Bimestre

Unit 4

Review 2

Studying for Exams (Unit 4) – opcional

Fotocopiáveis, Unit 4 (Manual do Professor) – opcional

2º ano: Segunda parte

Conteúdo

1º Semestre

1º Trimestre

1º Bimestre

Intro 2

Unit 5

Prôjéct 3

Studying for Exams (Unit 5) – opcional

Fotocopiáveis, Unit 5 (Manual do Professor) – opcional

2º Bimestre

Unit 6

Review 3

2º Trimestre

Studying for Exams (Unit 6) – opcional

Fotocopiáveis, Unit 6 (Manual do Professor) – opcional

2º Semestre

3º Bimestre

Unit 7

Prôjéct 4

Studying for Exams (Unit 7) – opcional

Fotocopiáveis, Unit 7 (Manual do Professor) – opcional

3º Trimestre

4º Bimestre

Unit 8

Review 4

English Through Art

Studying for Exams (Unit 8) – opcional

Fotocopiáveis, Unit 8 (Manual do Professor) – opcional

Página trezentos e vinte e seis

3º ano: Terceira parte

Conteúdo

1º Semestre

1º Trimestre

1º Bimestre

Intro 3

Unit 9

Studying for Exams (Unit 9) – opcional

Fotocopiáveis, Unit 9 (Manual do Professor) – opcional

2º Bimestre

Unit 10

Review 5

2º Trimestre

Studying for Exams (Unit 10) – opcional

Fotocopiáveis, Unit 10 (Manual do Professor) – opcional

2º Semestre

3º Bimestre

Unit 11

Prôjéct 5

Studying for Exams (Unit 11) – opcional

Fotocopiáveis, Unit 11 (Manual do Professor) – opcional

3º Trimestre

4º Bimestre

Unit 12

Review 6

Prôjéct 6

Studying for Exams (Unit 12) – opcional

Fotocopiáveis, Unit 12 (Manual do Professor) – opcional

Considerando a flexibilidade de uso da obra, propomos a divisão de conteúdos ao longo de dois anos letivos quê apresentamos em quadros a seguir.

Sugestão de cronograma para dois anos

1º ano

Conteúdo

1º Semestre

1º Trimestre

1º Bimestre

Intro 1

Unit 1

Prôjéct 1

Studying for Exams (Unit 1) – opcional

Fotocopiáveis, Unit 1 (Manual do Professor) – opcional

Unit 2 (até a seção Vocabulary stãri)

2º Bimestre

Unit 2 (a partir da seção Language in Use)

Review 1

2º Trimestre

Prôjéct 2

Studying for Exams (Unit 2) – opcional

Fotocopiáveis, Unit 2 (Manual do Professor) – opcional

Unit 3

Studying for Exams (Unit 3) – opcional

Fotocopiáveis, Unit 3 (Manual do Professor) – opcional

2º Semestre

3º Bimestre

Unit 4

Review 2

Studying for Exams (Unit 4) – opcional

Fotocopiáveis, Unit 4 (Manual do Professor) – opcional

Intro 2

Unit 5 (até a seção Vocabulary stãri)

3º Trimestre

4º Bimestre

Unit 5 (a partir da seção Language in Use)

Prôjéct 3

Studying for Exams (Unit 5) – opcional

Fotocopiáveis, Unit 5 (Manual do Professor) – opcional

Unit 6

Review 3

Studying for Exams (Unit 6) – opcional

Fotocopiáveis, Unit 6 (Manual do Professor) – opcional

Página trezentos e vinte e sete

2º ano

Conteúdo

1º Semestre

1º Trimestre

1º Bimestre

Unit 7

Prôjéct 4

Studying for Exams (Unit 7) – opcional

Fotocopiáveis, Unit 7 (Manual do Professor) – opcional

Unit 8 (até a seção Vocabulary stãri)

2º Bimestre

Unit 8 (a partir da seção Language in Use)

Review 4

2º Trimestre

English Through Art

Studying for Exams (Unit 8) – opcional

Fotocopiáveis, Unit 8 (Manual do Professor) – opcional

Intro 3

Unit 9

Studying for Exams (Unit 9) – opcional

Fotocopiáveis, Unit 9 (Manual do Professor) – opcional

2º Semestre

3º Bimestre

Unit 10

Review 5

Studying for Exams (Unit 10) – opcional

Fotocopiáveis, Unit 10 (Manual do Professor) – opcional

Unit 11 (até a seção Vocabulary stãri)

3º Trimestre

4º Bimestre

Unit 11 (a partir da seção Language in Use)

Prôjéct 5

Studying for Exams (Unit 11) – opcional

Fotocopiáveis, Unit 11 (Manual do Professor) – opcional

Unit 12

Review 6

Prôjéct 6

Studying for Exams (Unit 12) – opcional

Fotocopiáveis, Unit 12 (Manual do Professor) – opcional

Com base nas necessidades do contexto escolar, considerando fatores como carga horária, organização da grade ou disponibilidade de professores, múltiplas possibilidades de plano de curso são possíveis. Nesse planejamento, conforme indicado em “opcional”, pode-se incluir ainda, a critério do professor, as atividades de avaliação (para as quais são apresentadas sugestões na seção Avaliação, neste Manual).

A seção Language réferens + Extra Practice, quê é uma das seções finais do livro, retoma e sistematiza os conteúdos gramaticais de cada unidade e deve sêr incluída no planejamento. Além de usar textos curtos para contextualizar a retomada dos tópicos gramaticais, explicações em português e quadros para sistematizá-los, a seção ainda oferece exercícios adicionais – tudo organizado por unidade. Assim, a parte referente a cada unidade nessa seção póde sêr utilizada logo após a realização dos exercícios propostos em cada seção Language in Use ou no momento em quê o professor julgar mais apropriado fazer a revisão dos conteúdos gramaticais focalizados em cada unidade.

Uma alternativa possível é usar a leitura dos conteúdos e a realização dos exercícios propostos em Language réferens + Extra Practice como atividade a sêr realizada em casa pêlos estudantes, podendo, a critério do professor, fazer parte da avaliação formativa dos estudantes. Esses exercícios também podem sêr feitos em duplas em sala de aula, por exemplo. Conforme já mencionado neste Manual, ao reunir os conteúdos gramaticais trabalhados em todas as unidades em uma única seção ao final do livro, objetivamos oferecer aos estudantes um instrumento útil de consulta e estudo, quê póde sêr trabalhado dentro do planejamento de diversas formas, em diferentes momentos.

Note-se também quê, de acôr-do com os quadros apresentados, há dois projetos de natureza interdisciplinar (seção Projects) previstos para cada uma das três partes. As datas de apresentação dos projetos em grupo devem sêr definidas pelo professor com seus estudantes. Sugerimos quê os estudantes desenvolvam cada projeto propôsto ao longo de, pelo menos, um mês, d fórma concomitante a outras atividades propostas no livro.

Com relação à carga horária e à distribuição das seções de cada unidade por aula, consulte a próxima seção, Planejamento das aulas.

Página trezentos e vinte e oito