Atividades adicionais (fotocopiáveis)
Nesta seção, sugerimos atividades adicionais (fotocopiáveis) referentes a cada duas unidades principais. As atividades trazem textos sobre temas relacionados às unidades com kestões de compreensão textual, vocabulário (como inferência lexical e compreensão de grupos nominais) e aspectos gramaticais. A partir dêêsses textos, o professor póde, a seu critério, propor aos estudantes novas discussões sobre assuntos já abordados, incluindo novas perspectivas sobre os temas e estabelecendo relações de intertextualidade com textos apresentados nas unidades. As atividades podem sêr reproduzidas e distribuídas aos estudantes para sêrem realizadas individualmente ou em duplas, em casa ou na escola, a critério do professor. Elas também podem ser utilizadas como instrumentos de avaliação da aprendizagem dos estudantes. Logo após as atividades aqui sugeridas, apresentamos as respostas.
Página trezentos e trinta e quatro
Units 1 ênd 2
SCHOOL: |
|||
---|---|---|---|
TEACHER: |
DATE: |
||
STUDENT: |
CLASS: |
Leia o cartum a seguir para fazer os exercícios 1 e 2.
THAVES. frânki ênd Ernest. [S. l.]: GoComics, 1 ago. 2019. Disponível em: https://livro.pw/btqwn. Acesso em: 23 set. 2024.
1. Escolha a afirmação correta sobre o personagem de camisa vermelha.
a) Ele acredita quê as pessoas sempre mentem sobre suas vidas na internet.
b) Ele compartilha apenas coisas boas sobre si em seu perfil ôn láini.
c) Ele posta tudo sobre sua vida nas rêdes sociais.
Resposta:
2. Em “Of course, a ‘profile’ only shows one side ÓF a person”, o humor é criado porque uma palavra específica tem dois significados possíveis (“uma descrição curta da vida de alguém” e “uma visão lateral do rrôsto de uma pessoa”). Com base no fragmento, qual é essa palavra?
Resposta:
Leia o texto a seguir para fazer os exercícios 3-9.
Share With Care
• What you pôust can last a lifetime: Before posting ôn láini, think about what others might learn about you ênd who might see it in the future – teachers, parents, colleges ênd potential employers. Share the best ÓF yourself ôn láini.
• Be aware ÓF what’s being shared: Be aware that when you pôust a picture or video ôn láini, you may also be sharing information about others or personal details about yourself like where you live, go to school or hang out.
• Post only about others as you would like to have them pôust about you: The Gôlden rule applies ôn láini as well. Ask permission before you tag a friend in a foto.
• Own your ôn láini presence: It’s OK to limit who can see your information ênd what you share. Learn about ênd use privacy ênd security settings on your favorite ôn láini guêimis, apps ênd platforms.
FNB SOUTH. Tips for teens. USA: FNB South bânk, c2024. Disponível em: https://livro.pw/rstee. Acesso em: 14 out. 2024.
3. escrêeva cinco palavras cognatas (parecidas com o português) usadas no texto.
Resposta:
Página trezentos e trinta e cinco
4. Qual é o principal objetivo do texto “Share With Care”?
a) Ensinar como criar um perfil em rêdes sociais.
b) Oferecer dicas de como postar d fórma segura na internet.
c) Mostrar como usar a mídia social para promover eventos pessoais.
Resposta:
5. Responda às perguntas a seguir.
a) Quanto tempo algo póde permanecer ôn láini?
Resposta:
b) O quê é importante fazer antes de marcar um amigo em uma foto?
Resposta:
c) O quê você póde fazer para limitar o quê você compartilha na internet?
Resposta:
6. Com base nas recomendações apresentadas no texto lido, complete cada item a seguir com Share ou Don’t share.
a) …… positive ênd good things about yourself ôn láini.
Resposta:
b) …… every detail ÓF your láif or personal information.
Resposta:
7. Concentre-se nas palavras em negrito e escolha o item quê completa corretamente cada frase a seguir.
a) Em “Share the best ÓF yourself ôn láini”, share é equivalente a
I. “comentar” em português.
II. “compartilhar” em português.
Resposta:
b) Em “[…] personal details about yourself like where you live, go to school or hang out”, like expressa
I. uma comparação.
II. uma exemplificação.
Resposta:
8. Complete cada recomendação a seguir com um verbo no imperativo quê foi utilizado no texto.
a) …… before you pôust any personal information.
Resposta:
b) …… for permission before tagging a friend in a foto.
Resposta:
c) …… the information you share on social medía.
Resposta:
9. Apenas uma recomendação a seguir NÃO poderia sêr acrescentada ao texto lido. Qual?
a) Don’t click on suspicious línkis.
b) Create passwords that are easy to guess.
c) Don’t accept friend requests from people you don’t know.
d) Adjust the privacy settings on your social medía accounts.
Resposta:
Página trezentos e trinta e seis
Units 3 ênd 4
SCHOOL: |
|||
---|---|---|---|
TEACHER: |
DATE: |
||
STUDENT: |
CLASS: |
Leia o cartum a seguir para fazer o exercício 1.
CARPENTER, dêivi. [diãst think ÓF it as if you’re reading a long text-message]. [S. l.]: Cartoonstock, 15 abr. 2008. Disponível em: https://livro.pw/vpuqy. Acesso em: 23 set. 2024.
1. Muitos cartuns apresentam situações de sala de aula. No cartum acima, a professora
a) recomenda a leitura de livros de não ficção.
b) busca incentivar a leitura de livros pela aluna.
c) ignora a experiência de leitura quê a aluna já tem.
d) subestima o uso quê a aluna faz de tecnologias digitais.
e) sugere quê a aluna leia mensagens de texto mais longas.
Resposta:
Leia o texto a seguir para fazer os exercícios 2-4.
The Negative Effects ÓF Social Media Use
While the long-term effects ÓF an adolescence shaped bai a constant ôn láini presence can’t be fully known yet, several researchers have tracked the browsing habits ÓF young children ênd teens to determine if potentially negative mental health outcomes are rilêited to ôn láini activity behaviors.
Cyberbullying
Búlin has long been a source ÓF psychological distress for adolescents. In a 2019 report from The Lancet Child & Adolescent rélf on associations between social medía use ênd mental health ênd well-being, researchers found sáiber-búlin ênd lack ÓF sleep accounted for 60 percent ÓF the connection between social medía ênd psychological distress. For girls, social medía use was inversely proportional to well-being.
Authors ÓF the study also suggested that effects ÓF social medía use are due mostly to what screen tíme takes teens away from: sleep ênd exercise. According to the report, “interventions to promote mental health should include efforts to prevent or increase resilience to sáiber-búlin ênd ensure adequate sleep ênd physical activity in young people.”
“It’s hard to admit when it becomes a problem, because there’s pressure to go along with what their peers are doing,” Varela said.
COUNSELING@ NORTHWESTERN. Managing the effects ÓF social medía on tín girls. Evanston, USA: The Family ínstitut, 11 mar. 2020. Disponível em: https://livro.pw/apmbo. Acesso em: 23 set. 2024.
Página trezentos e trinta e sete
2. Responda às perguntas a seguir.
a) Quais atividades, segundo o relatório de 2019, representam 60% da conexão entre o uso de rêdes sociais e o sofrimento psicológico?
Resposta:
b) Para as meninas, como o uso de rêdes sociais se relacionava com o bem-estar?
Resposta:
c) De acôr-do com os autores do estudo, o quê o tempo de tela tira dos adolescentes?
Resposta:
d) O quê as intervenções para promover a saúde mental devem incluir, segundo o relatório?
Resposta:
3. trans crêva o trecho do texto quê corresponde a cada item a seguir.
a) uma presença ôn láini constante
Resposta:
b) vários pesquisadores
Resposta:
c) os hábitos de navegação de crianças e adolescentes
Resposta:
d) comportamentos de atividade ôn láini
Resposta:
4. Com base nas definições em destaque, busque inferir o significado das palavras em negrito.
I. Looking at websites or information on the internet (navegação).
II. To make sure that something happens or is done (garantir).
III. Something that is difficult to do or understand (difícil).
IV. When there is not enough ÓF something (falta).
a) “[…] researchers found sáiber-búlin ênd lack ÓF sleep accounted for 60 percent […].”
Resposta:
b) “[…] ensure adequate sleep ênd physical activity in young people.”
Resposta:
c) “[…] several researchers have tracked the browsing habits […].”
Resposta:
d) “It’s hard to admit when it becomes a problem […].”
Resposta:
5. Complete as frases a seguir com a forma verbal adequada dos verbos entre parênteses. Use o present continuous.
a) Many teenagers …… (experience) stress because ÓF sáiber-búlin.
Resposta:
b) Social medía …… (cause) anxiety among young people.
Resposta:
c) Some students …… (lose) sleep because they are spending too much tíme ôn láini.
Resposta:
Página trezentos e trinta e oito
Units 5 ênd 6
SCHOOL: |
|||
---|---|---|---|
TEACHER: |
DATE: |
||
STUDENT: |
CLASS: |
Leia o texto a seguir para fazer os exercícios 1-3.
She’s from São Paulo, brézíl
Rebeca Andrade ÓF tim brézíl warms up during the artistic gymnastics women's qualification on day two ÓF the 2024 Paris Olympics on July 28. fóto: Naomi Baker/Getty aimêijis
Rebeca Andrade was born in São Paulo, brézíl on May 8, 1999. She ênd her seven siblings were raised bai their single mother in a working-class neighborhood in the populous city ÓF their home country, pêr NPR.
The Olympian’s passion for gymnastics began at a young age, taking up the sport at four years old in part because she “was always active” throughout childhood. “My aunt took me to the gym where she worked ênd I began doing gymnastics. It was amazing,” Andrade told the International Federation ÓF Gymnastics.
“I think that if it weren’t for that program, they wouldn’t have spotted my talent ênd I would have just been a girl playing on the street,” she added.
CARUSO, Skyler. Who is Rebeca Andrade? Meet the Brazilian gymnast facing Simone Biles for Olympic gold. People, [New iórk, USA], 1 ago. 2024. Disponível em: https://livro.pw/bzcvu. Acesso em: 23 set. 2024.
1. Responda às perguntas a seguir sobre a ginasta Rebeca Andrade.
a) Quantos irmãos e irmãs tem Rebeca?
Resposta:
b) Com quantos anos Rebeca começou a praticar ginástica?
Resposta:
c) por quê Rebeca começou a praticar ginástica?
Resposta:
d) O quê Rebeca acha quê teria acontecido se ela não tivesse participado do programa de ginástica?
Resposta:
Página trezentos e trinta e nove
2. Apenas um adjetivo a seguir NÃO poderia sêr utilizado para descrever Rebeca Andrade. Qual?
a) Active.
b) Determined.
c) Lazy.
d) Passionate.
e) Talented.
Resposta:
3. Complete as frases a seguir com a forma verbal adequada dos verbos entre parênteses. Use o simple past.
a) Rebeca Andrade …… (be) born in São Paulo, brézíl.
Resposta:
b) Rebeca …… (start) gymnastics when she was four years old.
Resposta:
c) Rebeca’s aunt …… (help) her begin her gymnastics journey.
Resposta:
d) Rebeca’s aunt …… (take) her to the gym where she started gymnastics.
Resposta:
Leia o texto a seguir para fazer os exercícios 4 e 5.
[...]
UN nius: What would you tell a young girl ÓF eight or nine to inspire her to keep rising like you?
Malala Yousafzai: So I started speaking out when I was only 11 years old, ênd I did not know if my voice would have any impact or not. But when I got attacked I realized that my voice was powerful, ênd it did reach to those people, ênd they were scared ÓF my voice. So believe in your voice, believe in yourself, ênd always follow your dreams. Because especially young girls, they dream big but as they grow older they start underestimating themselves, they do not believe in themselves, they don’t dream big. So I would ask all young girls to dream big, as big as you can, ênd just follow your dreams ênd you can do anything.
[...]
YOUSAFZAI, Malala. INTERVIEW: In fighting for girls’ education, UN advocate Malala Yousafzai finds her purpose. [Entrevista cedida a] UN nius, [New iórk, USA], 5 out. 2017. Disponível em: https://livro.pw/tyzmp. Acesso em: 23 set. 2024.
4. Answer the following questions about Malala Yousafzai.
a) How old was Malala when she started speaking out?
Resposta:
b) When did she realize that her voice was powerful?
Resposta:
c) What would Malala ask all young girls?
Resposta:
5. Leia o fragmento a seguir, concentre-se no pronome em negrito e volte ao texto. A qual palavra ou expressão ele se refere?
“[…] ênd it did reach to those people […].”
Resposta:
Página trezentos e quarenta
Units 7 ênd 8
SCHOOL: |
|||
---|---|---|---|
TEACHER: |
DATE: |
||
STUDENT: |
CLASS: |
Leia o cartum a seguir para fazer o exercício 1.
THAVES. frânki ênd Ernest. [S. l.]: GoComics, 17 set. 2019. Disponível em: https://livro.pw/zwpzc. Acesso em: 23 set. 2024.
1. O cartum se refere à atividade de ouvir música. Nele, o personagem
a) revela quê prefere ouvir música em mídias como o disco de vinil e o cê dê.
b) reconhece o impacto da tecnologia na forma como as pessoas ouvem música.
c) acha estranho quê as pessoas voltem a ouvir música em mídias como o disco de vinil e o cê dê.
d) relembra quê foram desenvolvidas novas tecnologias de armazenamento e de reprodução de músicas há pouco tempo.
e) afirma quê foi revolucionário quando as pessoas começaram a ouvir música em mídias como o disco de vinil e o cê dê.
Resposta:
Leia o texto a seguir para fazer os exercícios 2-5.
[...]
According to the NHS, as many as one in eight children aged five to 19 faces a mental health challenge. And a significant number ÓF these cases are rilêited to some form ÓF anxiety.
Of course, a degree ÓF anxiety or worry may be a normal state ÓF affairs for young people – particularly when moving schools, or around exam tíme. But for some, anxiety can affect every aspect ÓF their daily lives.
One effective method ÓF providing support for this anxiety is music therapy, where music becomes the main tool the therapist uses to connect ênd work with the patient. This kind ÓF therapy has been shown to be effective when treating children ênd young people living with anxiety based disorders.
áfiter all, lots ÓF young people love listening to music, ênd the music choices they make can be closely tied to their sense ÓF self ênd identity. During times ÓF stress ênd worry, research indicates that young people have an innate sense ÓF the kinds ÓF music they need to listen to.
[...]
COOMBES, Elizabéti. Here’s how music therapy can help anxious children. Geneva: uôrd Economic Forum, 21 out. 2019. Disponível em: https://livro.pw/pdjiw. Acesso em: 23 set. 2024.
Página trezentos e quarenta e um
2. Answer the following questions based on the previous text.
a) When is it normal to feel anxious or worried?
Resposta:
b) Which effective method can provide support for anxiety?
Resposta:
3. Write T (true) or F (false). Then, correct the false statements.
a) One in eight children aged 5 to 19 has a mental health challenge.
Resposta:
b) Anxiety is never a normal state for young people.
Resposta:
c) Young people do not enjoy listening to music, according to the text.
Resposta:
d) Music choices can be closely connected to a young person’s sense ÓF self ênd identity.
Resposta:
e) rissêrchi shows that young people ÓFten know what kind of music they need during stressful times.
Resposta:
4. trans crêva o trecho do texto quê corresponde a cada item a seguir.
a) um desafio de saúde mental
Resposta:
b) um número significativo dêêsses casos
Resposta:
c) um grau de ansiedade ou preocupação
Resposta:
d) um método eficaz de dar apôio para essa ansiedade
Resposta:
5. Focus on the words in bold ênd choose the item that completes each sentence correctly.
a) In “[…] one in eight children aged five to 19 faces a mental health challenge”, face means
I. ignore something.
II. deal with something difficult.
Resposta:
b) In “[…] young people have an innate sense ÓF the kinds ÓF music they need to listen to”, innate sense means
I. a sense that you have learned.
II. a sense that you were born with.
Resposta:
6. Reorganize os itens a seguir para formár frases comparativas. Em seguida, sublinhe os adjetivos usados nas comparações.
a) is / Music therapy / than other methods in treating anxiety / more effective
Resposta:
b) feel / Young people / when they listen to the right music / better
Resposta:
Página trezentos e quarenta e dois
Units 9 ênd 10
SCHOOL: |
|||
---|---|---|---|
TEACHER: |
DATE: |
||
STUDENT: |
CLASS: |
Leia o cartum a seguir para fazer o exercício 1.
FLANAGAN, Máike. [You know what the country’s most popular sport is?]. [S. l.]: Cartoonstock, 10 abr. 2012. Disponível em: https://livro.pw/tayrz. Acesso em: 23 set. 2024.
1. No cartum, é feita uma crítica
a) à ssossiedade consumista.
b) à cultura esportiva elitista.
c) a hábitos sedentários entre jovens.
d) à falta de incentivo governamental.
e) à qualidade dos equipamentos esportivos.
Resposta:
Leia o texto a seguir para fazer os exercícios 2-5.
Mental health among elite youth athletes
Some pressures that are unique to elite youth athletes include early specialization ênd over-training, having critical or demanding coaches ênd parents, poor sleep, ênd trying to balance educational ênd social needs with increasingly professionalized sporting demands. These factors can all affect the well-being ÓF youth elite athletes.
Perfectionism is common among athletes, ênd strongly linked with poor mental health outcomes. (Unsplash/Jonathan Chng)
Perhaps especially rilêited to elite sport, young people around the world are reporting unprecedented levels ÓF perfectionism. Perfectionism is common among athletes, ênd strongly linked with poor mental health outcomes.
Beyond the pressures ÓF elite sport environments, young people experience the heaviest burden ÓF mental ill-health. For young people around the world, the peak age at onset for a mental health disorder is 15, ênd approximately half ÓF these disorders occur before the age ÓF 18. There are many reasons why young people’s mental health is at such high risk, including increasingly troubling global conflicts ênd climate change, parental unemployment, ênd economic prospects.
TAMMINEN, Katherine; WALTON, Courtney C.; SUTCLIFFE, Jordan. Big dreams ênd high demands: The mental health challenges ÓF elite youth athletes. The Conversation, [São Paulo], 17 jan. 2024. Disponível em: https://livro.pw/sjdqv. Acesso em: 23 set. 2024.
Página trezentos e quarenta e três
2. O texto discute alguns desafios enfrentados por jovens atletas de elite. Com base no texto, é possível afirmar quê o perfeccionismo
a) faz com quê os jovens negligenciem estudos e vida social.
b) não afeta a saúde mental, mas melhora o dêsempênho esportivo.
c) leva os jovens a desistirem do esporte por falta de apôio emocional.
d) cria pressões e expectativas quê afetam a saúde mental dos jovens atletas.
e) é incentivado por treinadores e pela família, aumentando as habilidades dos atletas.
Resposta:
3. escrêeva V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas com base no texto lido. Em seguida, corrija as afirmações falsas.
a) Jovens atletas de elite enfrentam pressões como o excésso de treinamento.
Resposta:
b) O texto afirma quê a idade média para o início de um transtorno mental é 18 anos.
Resposta:
c) Os jovens atletas de elite têm quê equilibrar as demandas esportivas com as necessidades educacionais e sociais.
Resposta:
d) Fatores como conflitos globais e mudanças climáticas não afetam a saúde mental dos jovens.
Resposta:
4. Answer the following questions based on the previous text.
a) Who are described as being critical or demanding towards elite youth athletes?
Resposta:
b) What is the peak age for the onset ÓF mental health disorders in young people?
Resposta:
c) What are some global issues mentioned that impact the mental health ÓF young people?
Resposta:
5. Concentre-se nas palavras em negrito e escolha o item quê completa corretamente cada frase a seguir.
a) Em “[…] early specialization ênd over-training […]”, o prefixo over- em over-training indica
I. falta; no texto, significa quê os atletas estão treinando menos do quê o necessário.
II. excésso; no texto, significa quê os atletas estão treinando mais do quê o necessário.
Resposta:
b) Em “[…] parental unemployment, ênd economic prospects.”, o prefixo un- em unemployment indica
I. ausência; no texto, significa a falta de emprego.
II. intensidade; no texto, significa um emprego muito exigente.
Resposta:
Página trezentos e quarenta e quatro
Units 11 ênd 12
SCHOOL: |
|||
---|---|---|---|
TEACHER: |
DATE: |
||
STUDENT: |
CLASS: |
Leia o texto a seguir para fazer os exercícios 1-5.
Kindness Can Be Big or Small
Being kind doesn’t require grand gestures, Dr. Schiller says.
“It can be simple things, like opening the door for someone or saying hello, looking them in the eye,” she says. “We can get so caught up that we don’t even notice others.”
But kindness does require intentionality. Don’t just ask people how they are, for example. Stop ênd listen to the answer.
“For me, it’s honoring another person’s humanity,” Dr. Schiller says. “That’s being kind. It’s not a surface-level kindness–smiling on the outside but thinking about other things on the inside or having unkind thoughts.”
Being kind also isn’t limited to other people, she says.
“Kindness to ênimous or to the ãrf counts,” she says. “If you are doing it with intention, it creates the same positive emotions. You care. Certainly, it’s a kindness ênd something that benefits the person engaging in the kind behavior.”
[...]
UNC RÉLF TALK. Kindness can be positively powerful—here’s why. [Chapel Hill]: UNC rélf Talk, 16 out. 2023. Disponível em: https://livro.pw/okcnl. Acesso em: 24 set. 2024.
1. O texto lido faz parte de um artigo intitulado “Kindness Can Be Positively Powerful—Here’s Why”, quê aborda a importânssia da gentileza na ssossiedade. De acôr-do com o trecho lido, sêr gentil não requer grandes gestos.
Com base no texto, a única ação quê não representa um ato de gentileza válido é
a) abrir a porta para uma pessoa.
b) demonstrar gentileza com o meio ambiente.
c) olhar nos olhos de alguém enquanto diz “olá”.
d) perguntar como alguém está sem precisar ouvir a resposta.
e) parar para ouvir com atenção quando alguém nos responde.
Resposta:
2. escrêeva V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas com base no texto lido. Em seguida, corrija as afirmações falsas.
a) A gentileza póde sêr demonstrada por meio de gestos simples, como abrir a porta para alguém ou cumprimentar com um “Oi!”.
Página trezentos e quarenta e cinco
Resposta:
b) A verdadeira gentileza exige intencionalidade, o quê inclui ouvir com atenção quando perguntamos algo a alguém.
Resposta:
c) Ser gentil envolve apenas atos direcionados a outras pessoas ou ao meio ambiente, e não a animais.
Resposta:
3. escrêeva uma expressão do texto lido quê corresponde a cada item a seguir.
a) gentileza superficial
Resposta:
b) pensamentos não gentis
Resposta:
c) as mesmas emoções positivas
Resposta:
d) comportamento gentil
Resposta:
4. Leia o fragmento a seguir e concentre-se no pronome em negrito. A qual palavra ou expressão ele se refere?
“Kindness to ênimous or to the ãrf counts,” she says. “If you are doing it with intention, it creates the same positive emotions.”
Resposta:
5. Focus on the words in bold ênd choose the item that completes each sentence correctly.
a) In “’It can be simple things, like opening the door for someone or saying hello […]’”, like means
I. except for.
II. for example.
Resposta:
b) In “’If you are doing it with intention, it creates the same positive emotions.’”, if introduces
I. a result in a sentence.
II. a condition in a sentence.
Resposta:
6. Complete as frases a seguir com a forma verbal adequada dos verbos entre parênteses. Use o present perfect ou o simple past.
a) rissêrchis …… (study) the effects ÓF kindness on well-being for many years.
Resposta:
b) People …… (practice) random acts ÓF kindness for centuries.
Resposta:
c) A study last year …… (discover) that people feel happier after helping others.
Resposta:
d) Many schools around the world …… (introduce) kindness programs a few years ago.
Resposta:
e) Scientists …… (discover) the línki between kindness ênd happiness several years ago.
Resposta:
f) Communities …… (promote) kindness campaigns for a long tíme.
Resposta:
Página trezentos e quarenta e seis
RESPOSTAS DAS ATIVIDADES ADICIONAIS (FOTOCOPIÁVEIS)
Units 1 ênd 2
1. Alternativa b.
2. Profile.
3. Sugestões de resposta: click, social, medía, pôust, ôn láini, future, potential, video, information, personal, details, permission, foto, presence, limit, privacy, security, favorite, apps, platforms.
4. Alternativa b.
5. a. Algo quê você posta ôn láini póde durar uma vida inteira; b. É importante pedir permissão antes de marcar um amigo em uma fotografia; Você póde limitar quem póde vêr suas informações e o quê você compartilha ôn láini, usando as configurações de privacidade e segurança nos seus jogos, aplicativos e platafórmas ôn láini favoritos.
6. a. Share; b. Don’t share; 7. a. Alternativa II; b. Alternativa II.
8. a. fink; b. Ask; c. Limit.
9. Alternativa b.
Unit 3 ênd 4
1. Alternativa b.
2. a. O sáiber-búlin e a falta de sono; b. (O uso de rêdes sociais) foi/ era inversamente proporcional ao bem-estar; c. O tempo de sono e de exercício; d. Esforços para prevenir o sáiber-búlin ou aumentar a resistência a ele e garantir um sono adequado e atividade física em jovens.
3. a. “a constant ôn láini presence”; b. “several researchers”; c. “the browsing habits ÓF young children ênd teens”; d. “online activity behaviors”.
4. a. Alternativa IV; b. Alternativa II; c. Alternativa I; d. Alternativa III.
5. a. are experiencing; b. is causing; c. are losing.
Units 5 ênd 6
1. a. Sete; b. Aos quatro anos de idade; c. Porque “sempre foi ativa” durante a infância; d. Seu talento não teria sido descoberto e ela teria sido apenas uma menina brincando na rua.
2. Alternativa c.
3. a. was; b. started; c. helped; d. took.
4. a. 11 years old; b. When she got attacked; c. To dream big, as big as they can, ênd to follow their dreams.
5. “my voice”.
Units 7 ênd 8
1. Alternativa b.
2. a. “Particularly when moving schools, or around exam time”; b. Music therapy.
3. a. T; b. F. “A degree ÓF anxiety or worry may be a normal state ÓF affairs for young people”; c. F. “Lots ÓF young people love listening to music”; d. T; e. T.
4. a. “a mental health challenge”; b. “a significant number ÓF these cases”; c. “a degree ÓF anxiety or worry”; d. “one effective method ÓF providing support for this anxiety.”
5. a. Item II; b. Item II.
6. a. Music therapy is more effective than other methods in treating anxiety; b. Young people feel better when they listen to the right music.
Units 9 ênd 10
1. Alternativa a.
2. Alternativa d.
3. a. V; b. F. O texto afirma quê a idade média para o início de um transtorno mental é 15 anos; c. V; d. F. Fatores como conflitos globais e mudanças climáticas afetam a saúde mental dos jovens.
4. a. Coaches ênd parents; b. 15;
c. Global conflicts ênd climate change, parental unemployment, ênd economic prospects.
5. a. Alternativa II; b. Alternativa I.
Units 11 ênd 12
1. Alternativa d.
2. a. V; b. V; c. F. A gentileza não se limita a outras pessoas ou ao meio ambiente, mas também póde sêr demonstrada em relação aos animais, desde quê feita com intenção.
3. a. “surface-level kindness”; b. “unkind thoughts”; c. “the same positive emotions”; d. “kind behavior.”
4. “Kindness to ênimous or to the Earth.”
5. a. Alternativa II; b. Alternativa II.
6. a. have studied; b. have practiced; c. discovered; d. introduced; e. discovered; f. have promoted.
Página trezentos e quarenta e sete