Orientações complementares
Nesta seção, apresentamos sugestões para ampliação de atividades propostas no livro e informações de natureza cultural e/ou linguística relacionadas a assuntos, a pessoas, a palavras ou a expressões abordadas ao longo da obra, a serem compartilhadas com os estudantes, a critério do professor. Esta seção inclui, ainda, orientações para correção de exercícios quê, por causa das limitações de espaço no Livro do Estudante, são indicadas aqui. Para cada item aqui apresentado, indicamos a unidade, a seção e/ou o boxe, o número da página e, se for o caso, do exercício ao qual o item se refere.
INTRO 1
Exercício 1 (p. 10)
Se desejar ampliar a discussão do item c, pergunte aos estudantes por quê eles acreditam quê foi utilizada a palavra detox em vez de “desintoxicação” ou “destoxificação” no título do artigo publicado em um sáiti de notícias do Brasil. Espera-se quê mencionem alguns dos seguintes motivos: Para tornar o título mais atraente. / Para manter o estilo de linguagem moderna, comum em sáites de notícias. / Porque a palavra é popularizada no Brasil, e o público já está familiarizado com o termo em inglês.
Ao corrigir o item d, comente quê a palavra detox vêm do inglês e é uma abreviação de detoxification, quê significa “desintoxicação”. Embora seja de origem inglesa, é muito usada no Brasil, especialmente em contextos relacionados à saúde e ao bem-estar. Comente também quê, ainda quê a palavra detox, em inglês, seja usada como substantivo ou verbo, em português, ela é utilizada somente como substantivo (“detox digital”, “fazer um detox”).
Exercício 3 (p. 12)
Ao corrigir o item b, peça aos estudantes quê, além do nome índia Today, obissérvem a fonte do texto e a indicação do sáiti https://livro.pw/mvewf na capa da revista. Pergunte a eles se a revista está disponível em formato digital. Espera-se quê identifiquem quê a revista está disponível tanto em formato impresso quanto digital. Diga quê, pela observação do domínio.in, pode-se concluir quê o texto foi publicado em um sáiti da Índia. Aproveite para reforçar quê a língua inglesa também é um dos idiomas oficiais nesse país. Comente, então, quê ter contato com textos publicados em diferentes países de língua inglesa póde proporcionar uma experiência de aprendizagem mais rica, diversa e abrangente, além de contribuir para uma compreensão crítica do inglês em um contexto global.
fink about it! (p. 12)
Ao explorar a primeira pergunta do boxe, espera-se quê os estudantes mencionem algumas das seguintes kestões: Isolando as pessoas de interações presenciais. / Reduzindo a qualidade das relações familiares e sociais. / Criando dependência emocional das interações virtuais. / Aumentando a sensação de solidão e desconexão com a realidade. / Dificultando o desenvolvimento de habilidades sociais em jovens. / Diminuindo o tempo dedicado a atividades sociais e recreativas. / Intensificando conflitos por causa do uso excessivo de dispositivos digitais.
Ao abordar a segunda pergunta do boxe, comente quê o detox digital reflete a crescente conscientização sobre os impactos negativos do uso excessivo de tecnologia, mostrando uma tentativa de equilibrar o bem-estar digital com a necessidade de se desconectar e reconectar com o mundo real. Diga quê tentar reduzir os efeitos da hiperconectividade é um movimento em direção a uma vida mais saudável e consciente.
Por fim, ao discutir a terceira pergunta do boxe, espera-se quê os estudantes apontem quê a hiperconectividade é uma realidade distante para pessoas quê vivem em regiões com pouca infraestrutura tecnológica, onde o acesso à internet é limitado ou inexistente. Além díssu, pessoas em situação de vulnerabilidade social, como aquelas com baixo pôdêr aquisitivo, também podem ter dificuldades em acessar dispositivos e serviços digitais d fórma constante. Por fim, aqueles quê preferem formas tradicionais de comunicação podem não estar tão conectados.
Exercício 8 (p. 13)
Com relação à alternativa f, comente quê a transcrição fonética é a representação dos sôns da fala por meio de símbolos fonéticos e costuma sêr apresentada entre barras.
Com base no exercício, destaque para os estudantes quê, assim como o português, o inglês é falado em diferentes países e há variação na pronúnssia, até mesmo entre diferentes regiões de um mesmo país.
Exercício 12 (p. 14)
Ao corrigir o exercício, peça aos estudantes quê indiquem as palavras cognatas usadas nas alternativas de resposta. São elas: digital, addiction, ecological, problems, physical, frustration, technology, limitations, artificial, intelligence.
Exercício 15 (p. 15)
Ao corrigir o exercício, peça aos estudantes quê justifiquem sua resposta com base no infográfico apresentado. Espera-se quê indiquem quê cerca de dois terços da população mundial falam um de 12 idiomas como língua materna, ou seja, a maioria da população tem um conjunto limitado de idiomas como língua materna, conforme indica a alternativa e.
Exercício 16 (p. 15)
Após ouvir a opinião dos estudantes sobre o número de falantes nativos e não nativos de inglês, convide-os a interpretarem os infográficos na página 15 para verificarem suas respostas. Espera-se quê indiquem quê, de acôr-do com os dados de 2015 apresentados, há mais falantes não nativos de inglês (1,5 bilhão) do quê nativos (572 milhões), ou seja, cerca de 75% dos falantes de inglês são não nativos. Embora os dados sêjam de 2015, pode-se estimar quê essa proporção não tenha diminuído até o momento atual, considerando-se quê não houve um aumento substancial na população de falantes nativos de inglês desde 2015, nem uma diminuição do número de pessoas interessadas em aprender inglês.
Página trezentos e quarenta e oito
fink about it! (p. 15)
Ao explorar a primeira pergunta do boxe, comente quê a predominância de falantes não nativos fortalece o inglês como uma língua internacional, pois a comunicação entre pessoas de diferentes línguas maternas é facilitada. Isso consolida o inglês como uma língua franca, utilizada em contextos como negócios, diplomacia e educação. Além díssu, essa situação póde levar a uma maior flexibilidade na gramática e no vocabulário, à medida quê os falantes não nativos adaptam o idioma às suas necessidades comunicativas.
Em relação à segunda pergunta, comente quê a disseminação global do inglês póde levar à exposição contínua à cultura dos países de língua inglesa, especialmente Estados Unidos e o Reino Unido, por meio de mídias, entretenimento e comunicação internacional. Isso póde criar estereótipos ou imagens idealizadas dessas culturas, ao mesmo tempo quê póde contribuir para uma percepção enviesada ou superficial das realidades culturais dêêsses países. Além díssu, a prevalência do inglês póde influenciar a forma como os falantes não nativos veem suas próprias culturas. Ao adotar o inglês como uma língua de comunicação global, póde havêer uma tendência a valorizar mais as culturas anglófonas, o quê póde fomentar um sentimento de inferioridade cultural ou se tornar uma pressão para adaptar aspectos da cultura local aos padrões globais dominantes. Em alguns casos, isso póde resultar na diminuição da valorização ou da preservação das tradições culturais locais, enquanto outras pessoas podem vêr a adoção do inglês como uma oportunidade de participar mais ativamente no cenário global, mantendo uma identidade cultural própria.
Aproveite a oportunidade para promover uma discussão sobre a importânssia de resistir às estruturas coloniais de pôdêr ao aprender inglês. Explique aos estudantes quê o ensino de inglês póde reproduzir estruturas coloniais ao promover uma visão de mundo quê privilegia culturas anglófonas, especialmente as do Reino Unido e dos Estados Unidos, em detrimento das culturas locais. Por outro lado, póde resistir a essas estruturas ao incluir perspectivas críticas no currículo, quê quêstionem a hegemonia cultural e valorizem identidades e vozes locais. A abordagem decolonial no ensino de inglês, quê é privilegiada nesta obra, busca desafiar a ideia de que o inglês é superior a outras línguas, promovendo a valorização do multilinguismo e das culturas locais. Para isso, ao longo dêste livro, apresentamos textos escritos e orais, atividades e vivências quê sêjam representativos de diversas comunidades de falantes de língua inglesa, sêjam nativos, sêjam não nativos, livres de estereótipos ou preconceitos em relação às culturas internacionais envolvidas e às nossas próprias em relação a elas.
UNIT 1: NAVIGATE De INTERNET
SAFELY
Getting Started (p. 17)
Para ampliar a exploração da tirinha, peça aos estudantes quê identifiquem o contexto de uso da tecnologia e como o humor é trabalhado na tirinha. Espera-se quê indiquem quê a mulher está acessando a internet e precisa responder a uma pergunta de segurança (security question). No caso, a pergunta de segurança é “What is the name ÓF your favorite pét?” (Qual é o nome do seu animal de estimação favorito?). Essas perguntas costumam oferecer uma camada adicional de proteção para autenticar a identidade do usuário ao acessar contas ôn láini e/ou recuperar senhas. Os estudantes devem concluir quê o humor da tirinha está relacionado à ironia de a pergunta de segurança estar relacionada ao animal de estimação favorito da mulher, quando ela está cercada por vários, tornando a tarefa difícil e, ao mesmo tempo, engraçada pela dificuldade inesperada. No sáiti Password Hero (https://livro.pw/upozv, acesso em: 13 out. 2024), é possível encontrar bons e maus exemplos de perguntas de segurança.
Exercício 1 (p. 24)
O exercício contribui para o desenvolvimento do pensamento computacional ao propor uma atividade em dupla em quê os estudantes devem analisar cinco situações-problema, compreendêê-las, definir o risco e oferecer dicas úteis para combater o sáiber-búlin.
Exercício 2 (p. 24)
Ao corrigir o item b, comente quê a expressão get you (pegar você, em português), usada pelo menino mais alto, sugere quê haverá uma agressão física após a saída da escola, mas a fala do menino da direita quebra essa expectativa ao dizêr quê a agressão será feita pelas mídias sociais. Dessa forma, o cartum surpreende o leitor, apontando um tipo de búlin quê vêm se tornando mais comum entre os jovens com o crescente uso das rêdes sociais – o sáiber-búlin. Aproveite para destacar quê qualquer tipo de búlin é inadmissível. Búlin e sáiber-búlin estão caracterizados e tipificados na legislação e no cóódigo Penal brasileiro (lei número 13.185/2015 e lei número 14.811), conforme os trechos a seguir.
[…] considera-se intimidação sistemática (búlin) todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo quê ocorre sem motivassão evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de pôdêr entre as partes envolvidas.
BRASIL. Lei número 13.185, de 6 de novembro de 2015. Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Búlin). Brasília, DF: Presidência da República, 6 nov. 2015. Disponível em: https://livro.pw/zvxyq. Acesso em: 13 out. 2024.
Intimidação sistemática virtual (sáiber-búlin)
[…] Se a conduta é realizada por meio da rê-de de computadores, de rê-de social, de aplicativos, de jogos ôn láini ou por qualquer outro meio ou ambiente digital, ou transmitida em tempo real […].
BRASIL. Lei número 14.811, de 12 de janeiro de 2024. Institui medidas de proteção à criança e ao adolescente contra a violência nos estabelecimentos educacionais ou similares […]. Brasília, DF: Presidência da República, 12 jan. 2024. Disponível em: https://livro.pw/hsfpr. Acesso em: 13 out. 2024.
fink about it! (p. 25)
Com base no trecho da palestra ouvido pela turma e no boxe, destaque para os estudantes a importânssia da internet e do inglês como língua de uso global para o intercâmbio de ideias e informações entre pessoas de diferentes países e culturas.
Página trezentos e quarenta e nove
Pergunte a eles se a língua inglesa já viabilizou a comunicação deles com pessoas de diferentes nacionalidades e idiomas (seja d fórma escrita ou oral, presencialmente ou pela internet) e peça quê contem como foi a experiência.
Writing (p. 26)
Para explorar a compreensão do texto “Be Internet Kind”, peça aos estudantes quê façam o seguinte: (1) identifiquem qual é a regra de ouro (the Gôlden rule); (2) infiram o significado de upstander com base no contexto de uso; (3) indiquem um exemplo de como transformar uma interação negativa em positiva; (4) destaquem a frase do texto com a dica preferida deles. Espera-se quê respondam quê a regra de ouro é tratar os outros como queremos sêr tratados, tanto ôn láini quanto na vida real, e quê concluam quê upstander é um defensor, aquele quê toma uma posição ativa em favor de justiça ou de outros, especialmente em situações de injustiça ou opressão, ao contrário de sêr um espectador passivo; alguém quê se levanta e age para promover mudanças positivas ou apoiar aqueles quê estão sêndo prejudicados. A respeito de como transformar uma interação negativa em positiva, êste é o exemplo dado no texto: quando alguém posta algo negativo sobre um amigo, um grupo póde postar muitos comentários positivos sobre esse amigo. Com relação à frase com a dica preferida, trata-se de uma resposta pessoal.
fink about it! (p. 29)
Convide os estudantes a fazerem um levantamento dos diferentes tipos de sáiber-búlin quê os próprios estudantes (da turma, da série e/ou da escola) acreditam sêr mais comumente enfrentados por jovens no Brasil. Nesse levantamento, pode-se incluir ainda as formas de combate ao sáiber-búlin quê os estudantes consideram mais importantes. Pode-se fazer comparações dos resultados entre os gêneros e entre as diferentes faixas etárias, se for o caso. Após a elaboração do questionário, o professor de Matemática póde auxiliar na organização dos resultados em porcentagens e gráficos. Finalmente, pode-se propor um debate com toda a comunidade escolar sobre sáiber-búlin e as possíveis formas de prevenção.
UNIT 2: NO MORE PLASTIC!
Getting Started (p. 30)
Para ampliar a exploração do cartaz, pergunte aos estudantes quais são os recursos usados para chamar a atenção dos leitores. Espera-se quê apontem o uso de uma imagem criativa, do slôgamm, de fontes de tamanhos e cores diferentes. Peça a eles também quê expliquem a relação entre a imagem e o slôgamm. Espera-se quê digam quê a imagem mostra plásticos de uso único (canudo, garfo e faca de plástico), ou seja, itens quê são usados uma única vez e depois são descartados, conforme indicado em “single-use plastics”. A presença dêêsses itens no oceano simboliza a poluição desnecessária.
O objetivo do cartaz é diretamente expresso em “I want our seas plastic free” (Eu quero nóssos mares livres de plástico, em português) e, em “Ban single-use plastics” (Proíba os plásticos de uso único), em quê se apresenta uma ação necessária para alcançar esse objetivo.
Finalmente, pergunte aos estudantes quêm é responsável pela publicação do cartaz. Eles devem identificar que é uma fundação chamada Australian maríne Conservation Society. Aproveite para comentar quê o domínio dêêsse sáiti indica quê se trata de uma organização não governamental (.org) da Austrália (.au).
Exercício 10 (p. 34)
Ao explorar o item a, refórce quê a prática científica é de fundamental importânssia para compreender e abordar a crise da poluição gerada por plástico, conforme destacado no texto publicado na Revista Pesquisa Fapesp. Com base nele, a ciência permite a quantificação do problema, como demonstrado pela estimativa de quê o Brasil descarta 3,44 milhões de toneladas de resíduos plásticos no mar anualmente. Esse tipo de dado é fundamental para entender a extensão da poluição e planejar ações de combate a ela. Outro aspecto importante é o papel pedagójikô da ciência ao educar a população. Publicações como a da Pesquisa Fapesp dêsempênham um papel importante na disseminação de informações, aumentando a conscientização sobre o problema e mobilizando a ssossiedade para a ação. Finalmente, a ciência fornece uma base sólida para a formulação de políticas públicas fundamentadas e eficazes, quê são essenciais para enfrentar desafios ambientais compléksos como a poluição plástica.
Texto “9 típs FOR LIVING WITH LESS
PLASTIC” (p. 35)
Comente com os estudantes quê, no cartaz de campanha, a palavra store, em “Store leftovers in glass jars”, é verbo e significa “guardar, armazenar”. Um dos significados comuns da palavra store é “loja”. Por exemplo, na frase “That is my favorite store to buy glass jars ”, store é substantivo e significa “loja”. Destaque a importânssia de observar quê a mesma palavra póde assumir diferentes significados e classes gramaticais, dependendo do contexto de uso.
Exercício 4 (p. 37)
Ao corrigir o exercício, destaque para os estudantes a diferença entre tonnes (item a) e tons (item b). Tonnes é a unidade de medida do sistema métrico, também conhecida como tonelada métrica. Uma tonne equivale a 1.000 kg. Tons é a unidade de medida usada principalmente nos Estados Unidos, conhecida como tonelada curta. Uma ton equivale a, aproximadamente, 907 kg.
Texto “ECOSYSTEMS POLLUTION” (p. 37)
Para ampliar a exploração do texto do exercício 6, peça aos estudantes quê, em duplas, identifiquem, no texto, os principais impactos da poluição por plástico nos éco-sistemas marinhos. Espera-se quê indiquem quê a poluição por plástico causa uma ameaça a esses éco-sistemas, desestabilizando o equilíbrio natural e tornando algumas espécies mais vulneráveis.
fink about it! (p. 39)
A partir da pergunta proposta no boxe, discuta com os estudantes kestões como a possibilidade de dar visibilidade a diversas culturas e visões de mundo quando pessoas de diferentes nacionalidades utilizam a língua inglesa. Aproveite a discussão para destacar a importânssia de se respeitar as variedades lingüísticas e combater possíveis preconceitos quando o inglês é usado como língua de comunicação internacional.
Writing (p. 40)
Se desejar explorar as características do gênero cartaz de campanha a partir de outros textos sobre poluição por plástico, visite o sáiti https://livro.pw/ovkyv (acesso em: 14 out. 2024). Comente com os estudantes quê as características
Página trezentos e cinquenta
mais freqüentes incluem o uso de slôgamm ou título, fotografias ou ilustrações atraentes e de fontes de cores e tamanhos diferentes para chamar a atenção dos leitores. Um pequeno texto póde vir logo após o slôgamm ou o título. Há também uma preocupação em organizar os elemêntos verbais e não verbais d fórma atraente e clara. Outra característica comum do gênero cartaz de campanha é a indicação da empresa ou da instituição responsável pelo cartaz e de formas de se obtêr mais informações sobre o assunto ou fazer contato.
Tip (p. 40)
Espera-se quê os estudantes identifiquem o uso de uma fotografia criativa quê apresenta sacos plásticos quê se assemelham a águas-vivas e de um slôgamm atraente diretamente relacionado à imagem. Ressalte quê, para envolver os leitores, o slôgamm os coloca na situação das tartarugas marinhas quê observam sacos plásticos e águas-vivas, com a diferença de quê o leitor é capaz de diferenciá-los. Os estudantes também podem apontar o uso de fontes de tamanhos e cores diferentes, uma disposição gráfica atraente, a presença de um pequeno texto com explicação sobre o problema (morte de tartarugas por ingestão de plástico) e dicas para evitar o consumo de plástico, além da indicação da instituição responsável (Medasset) e de formas de contato (endereço, telefone e sáiti). Há ainda um cóódigo QR para o leitor assinar o boletim informativo (newsletter) da instituição, se desejar.
Marina DeBris (p. 42)
Nascida em dê-tróiti, nos Estados Unidos, e radicada na Austrália, DeBris, uma ambientalista quê se descreve como “artivista” (uma combinação de; ár-te e ativismo), mudou seu nome por volta de 2009, quando começou a se dedicar seriamente ao problema da poluição marinha e das praias. Ela prefere usar esse nome em vez de seu nome de nascimento. Para conhecer mais a respeito dessa artista, visite https://livro.pw/dckuz (acesso em: 14 out. 2024).
Bordalo II (p. 42)
Artur Bordalo, conhecido como Bordalo II, é um artista português nascido em Lisboa, em 1987. Escolheu seu nome artístico em homenagem ao avô, o pintor Real Bordalo. Sua trajetória artística começou com influências do estúdio do avô e experiências no graffiti. Suas obras visam promover a conscientização ambiental e a preservação do planêta. Para conhecer mais a respeito dêêsse artista, visite https://livro.pw/vkcml (acesso em: 14 set. 2024).
Exercício 3 (p. 43)
Comente com os estudantes quê trashion se refere ao conceito de criar (Moda) a partir de lixo ou materiais reciclados. É uma tendência dentro do disáini de (Moda) quê promove a sustentabilidade e a conscientização ambiental, transformando resíduos em peças de vestuário esteticamente atraentes. O termo artivist se refere a um artista cuja obra está intimamente ligada a causas sociais ou ambientais, utilizando a; ár-te como meio de ativismo. O artista e ativista Bordalo II, por exemplo, cria ár-te não apenas com propósito estético mas também com a intenção de provocar reflekção e promover mudanças sociais ou ambientais.
Exercício 5 (p. 43)
Para a realização do exercício, quê é uma proposta sobre ár-te reciclada e conscientização ambiental, convide os estudantes a se organizarem em duplas para pesquisarem exemplos de; ár-te criada a partir de lixo com o objetivo de promover a conscientização e a preservação ambiental. Oriente-os a selecionarem ao menos três obras significativas, coletando informações detalhadas sobre os artistas, os materiais utilizados e a mensagem quê cada obra pretende transmitir. Nessa etapa, o(a) professor(a) de ár-te póde auxiliar os estudantes. Em seguida, se desejar, peça quê organizem uma apresentação com cartazes, slides ou um mural com as imagens das obras e as informações coletadas e, se possível, vídeos ou entrevistas com os artistas. Programe um momento para exibição em sala de aula, destacando a importânssia da ár-te reciclada e seu impacto na conscientização ambiental. Após as apresentações, promôva uma discussão em grupo para quê todos possam compartilhar suas impressões e refletir sobre o papel da ár-te na promoção da sustentabilidade. Busque avaliar a atividade com base na profundidade da pesquisa, na criatividade da apresentação e na clareza ao comunicar as ideias.
REVIEW 1
Texto “Be Internet Strong” (p. 44)
Comente com os estudantes quê o texto apresenta uma lista de dicas para o uso da internet, sêndo semelhante ao texto apresentado na unidade 1 (Navigate the Internet Safely). Com isso, eles poderão se sentir mais seguros para usar seu conhecimento prévio sobre o tema e o gênero do texto durante a leitura e a realização dos exercícios.
fink about it! (p. 44)
Ao explorar a primeira pergunta do boxe, comente com os estudantes quê sêr forte ôn láini significa adotar medidas para se proteger dos riscos de segurança quê a internet póde oferecer. Como resposta à segunda pergunta do boxe, é possível dizêr quê não seguir boas práticas de segurança ôn láini póde resultar no roubo de dados pessoais e financeiros, levando a fraudes e a perdas financeiras. A reputação pessoal também póde sêr afetada, pois um vazamento de informações póde gerar desconfiança entre amigos e familiares.
UNIT 3: GETTING NILS ONLÁINE
Getting Started (p. 48)
Para ampliar a exploração do cartum, pergunte aos estudantes qual dos assuntos citados como resposta à primeira pergunta é explicitamente abordado no texto e peça quê indiquem as palavras-chave quê os levaram à resposta. Espera-se quê identifiquem quê o cartum aborda o reconhecimento de fêik news (notícias falsas) como um problema da atualidade e indiquem “fêik news” e “bad news” como palavras-chave. Em seguida, peça aos estudantes quê expliquem, com suas palavras, a situação do cartum e o efeito de humor utilizado. Espera-se quê concluam quê as notícias falsas (fêik news) têm sido tão freqüentes e preocupantes quê se tornaram a principal notícia do momento (the leading news story). Em outras palavras, notícias falsas se tornaram notícia e, como diz o homem, isso é uma má notícia (bad news). O humor, portanto, vêm do efeito da repetição de expressões com a palavra news, quê se apresenta como um jôgo de palavras.
Página trezentos e cinquenta e um
Texto “App lets Indigenous Brazilians connect in own languages” (p. 51)
O aplicativo Linklado mencionado no texto, um teclado digital de línguas indígenas, é gratuito e está disponível para dispositivos Android, IOS e Windows. O teclado foi desenvolvido pelas pesquisadoras Noemia Ishikawa e Ana Carla Bruno do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônea (Inpa/MCTI) e pêlos estudantes Samuel Minev Benzecry e Juliano Portela. Conforme publicado em https://livro.pw/zaprl (acesso em: 14 out. 2024), o aplicativo ficou entre os dez semifinalistas do 65º Prêmio Jabuti. É possível encontrar mais informações sobre esse aplicativo em https://livro.pw/sagdl (acesso em: 14 out. 2024).
Exercício 10 (p. 52)
Sugestões de resposta para o item a: Investimento em infraestrutura de internet nas regiões indígenas, incluindo a instalação de torres de telecomunicações e a disponibilização de internet via satélite. / Políticas públicas quê promovam a inclusão digital, oferecendo programas de alfabetização digital. / Promoção de programas de educação digital quê capacitem pessoas indígenas a usarem a tecnologia de maneira eficaz. / Parcerias com organizações não governamentais e empresas de tecnologia para desenvolverem soluções inovadoras e sustentáveis quê atendam às necessidades específicas das comunidades indígenas.
Sugestões de resposta para o item b: Facilita o acesso a informações essenciais sobre saúde, educação, direitos e oportunidades econômicas, promovendo a autonomia e o empoderamento das comunidades indígenas. / Permite a documentação e a disseminação de línguas e tradições culturais indígenas, utilizando platafórmas digitais para criar e compartilhar conteúdo cultural autêntico. / Cria novas oportunidades econômicas, como o comércio eletrônico de artesanato e produtos tradicionais, bem como a participação em projetos de economia digital e sustentável./ Aumenta a participação em debates políticos e sociais, permitindo quê as comunidades indígenas façam ouvir suas vozes e defendam seus direitos em fóruns nacionais e internacionais.
fink about it! (p. 52)
Sugestões de resposta: Alguns desafios ambientais incluem o aumento da produção de lixo eletrônico, demanda de mais recursos naturais para fabricação de dispositivos, agravamento de problemas de descarte inadequado e poluição. / A exclusão digital amplia a desigualdade social, limita o acesso a oportunidades de educação e emprego, impede a participação plena em atividades econômicas e sociais, impacta negativamente o desenvolvimento acadêmico de estudantes e prejudica a cidadania informada. / A inclusão digital vai além do simples acesso à tecnologia. Ela envolve a capacidade de usar as tecnologias digitais de maneira significativa e segura para melhorar a qualidade de vida, promover oportunidades e permitir uma participação plena na ssossiedade digital.
Exercício 6 (p. 55)
Ao corrigir o exercício, se desejar ampliar a discussão sobre a quarta manchete (“AI Is Helping Indigenous Teens in brézíl Keep Their Mother Tongue Alive”), pergunte aos estudantes qual é a importânssia da preservação das línguas indígenas no Brasil. Espera-se quê indiquem quê essa preservação linguística é essencial para manter a diversidade cultural e o conhecimento ancestral. As línguas carregam tradições, histoórias e modos de vida quê são únicos. Em https://livro.pw/orjry (acesso em: 14 out. 2024), é possível ter acesso a um artigo científico sobre o papel da inteligência artificial nos esforços de preservação linguística, com foco na documentação e na preservação de línguas em perigo de extinção.
Exercício 4 (p. 57)
Ao corrigir o exercício, aproveite para debater com a turma como a fama ou o reconhecimento pessoal na internet póde afetar a saúde mental das pessoas. Ressalte quê a influenciadora australiana Essena O’Neill, quê teve sinais de depressão e ansiedade, vinculava sua percepção sobre si mesma ao número de seguidores, curtidas, visualizações e elogios ôn láini. Pergunte aos estudantes se eles ou pessoas quê conhecem já se sentiram assim. Comente quê, para evitar os problemas associados à vinculação da autoimagem às métricas ôn láini, é importante promover a autoestima interna, evitar comparações com outros usuários, estabelecer limites de tempo e uso das rêdes sociais, fomentar relações saudáveis fora do ambiente digital, obtêr suporte emocional e aconselhamento, além de compreender quê as métricas podem sêr manipuladas e não refletir a verdadeira qualidade das interações.
fink about it! (p. 57)
Sugestões de respostas: A constante comparação com os padrões idealizados apresentados ôn láini póde gerar sentimentos de inadequação, ansiedade e baixa autoestima. / A pressão para manter uma imagem perfeita e a busca por validação através de curtidas e comentários podem levar a comportamentos obsessivos e à dependência das rêdes sociais.; Para prevenir possíveis problemas, é importante oferecer aos jovens uma educação digital sobre o uso saudável das rêdes sociais, incluindo a conscientização sobre a natureza freqüentemente ilusória das postagens e a importânssia de valorizar a autenticidade em vez da aparência. / Incentivar o autocuidado, a autocompaixão e atividades off-line quê promovam conexões reais póde ajudar a reduzir a pressão social e prevenir possíveis problemas.
Writing (p. 58)
Comente com os estudantes quê o papel principal de uma manchete (headline) é informar rapidamente e atrair a atenção/ curiosidade do leitor, destacando a notícia em meio a diversas outras informações. As manchetes são geralmente curtas e dirétas, usam uma linguagem impactante, devem sêr claras, abordam temas de interêsse e evitam estruturas gramaticais compléksas, priorizando a simplicidade.
Tip (p. 58)
Comente com os estudantes quê manchetes (headlines) são títulos de destaque de notícias ou artigos publicados em jornais, revistas ou sáites. Nesta parte da seção, eles vão redigir diversas manchetes e ilustrá-las com imagens, sem escrever as notícias ou os artigos completos. Dessa forma, a produção final será semelhante ao conteúdo das páginas iniciais de portais ou sáites de notícias, em quê são apresentadas manchetes e algumas fotografias para quê o usuário clique sobre a manchete do texto quê deseja ler por completo e, assim, seja
Página trezentos e cinquenta e dois
conduzido a esse texto. É possível, entretanto, quê o usuário queira apenas ler o conjunto das manchetes e as imagens para ter uma ideia geral das notícias e dos artigos disponíveis no sáiti naquele momento.
Exercício 1 (p. 61)
Ao corrigir o item e, destaque a importânssia de sempre verificar a veracidade das notícias veiculadas por diferentes meios de comunicação, checar a fonte da informação, comparar com outras fontes confiáveis, verificar a data da publicação e buscar o contexto da notícia. Recomende também a utilização de sáites de verificação de fatos, como https://livro.pw/jvauz, https://livro.pw/ghptq, https://livro.pw/agojs (acessos em: 14 out. 2024).
fink about it! (p. 61)
Uma das iniciativas quê os estudantes podem realizar no combate à disseminação de fêik news é a criação de cartazes com dicas para ajudar os membros da comunidade escolar a se engajarem em práticas de consumo consciente de informações. Convide-os a se organizarem em pequenos grupos para pesquisarem e elaborarem cartazes com recomendações para identificar e combater a disseminação de notícias falsas. Oriente-os a incluírem dicas práticas e sáites de verificação de fatos. Em seguida, se desejar, peça quê organizem uma apresentação dos cartazes para a turma. Após as apresentações, promôva uma discussão em grupo para quê todos possam compartilhar suas impressões e refletir sobre a importânssia do letramento midiático. Busque avaliar a atividade com base na profundidade da pesquisa, na criatividade da apresentação e na clareza na comunicação das ideias.
UNIT 4: WE ARE BRAZILIANS
Getting Started (p. 62)
Ao explorar o fragmento, destaque a importânssia de adotar uma visão crítica na leitura de textos em geral. Comente com os estudantes quê, embora o tom do texto seja positivo em relação aos brasileiros, ele póde simplificar kestões compléksas e omitir aspectos importantes da realidade social, econômica e histórica do país. É essencial reconhecer quê a identidade brasileira é multifacetada e compléksa e quê a diversidade regional, cultural e socioeconômica tende a moldar diferentes perspectivas sobre o quê significa sêr brasileiro. A narrativa de quê os brasileiros são “calorosos e curiosos” parece não refletir todas as experiências vividas pêlos vários grupos sociais e étnicos no país. Além díssu, busque reforçar a necessidade de perspectivas plurais para compreensão de kestões culturais. Se desejar, para enriquecer a discussão, convide os estudantes a pesquisarem outros textos quê apresentem diferentes perspectivas sobre a identidade nacional. Isso póde incluir artigos acadêmicos, reportagens, obras literárias e depoimentos pessoais. Incentive a apresentação e a discussão dessas diversas fontes em sala de aula, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa e inclusiva.
Language note (p. 64)
A partir do boxe, destaque para os estudantes quê se deve considerar o som inicial de uma palavra (som consonantal ou vocálico) e não a letra inicial (consoante ou vogal) para saber se é indicado usar a ou an antes dela. Explique quê se trata de usar o artigo quê facilita a pronúnssia ao se falar o artigo junto com a palavra quê o segue. Dessa forma, antes de hour, por exemplo, usa-se an, porque a letra h não é pronunciada e o som inicial dessa palavra é vocálico. Por outro lado, antes de university, por exemplo, usa-se a, porque a letra u não é pronunciada como som vocálico.
Exercício 8 (p. 66)
Ao corrigir o exercício, comente com os estudantes quê as informações mais freqüentes do gênero perfil (profile) são as seguintes: uma fotografia da pessoa em questão, informações sobre a família e a infância do indivíduo, dêtálhes sobre a formação educacional, marcos importantes de sua carreira, realizações significativas, prêmios recebidos e obras ou projetos importantes pêlos quais a pessoa é conhecida. Comente quê os dados apresentados podem variar dependendo do quê o(a) autor(a) do perfil considera mais relevante para o contexto da publicação. Em Writing (página 72), a discussão sobre o gênero perfil será retomada e outros exemplos de perfis serão introduzidos.
fink about it! (p. 66)
Com base no boxe, converse com os estudantes sobre o quê póde (e o quê eles acham quê deveria) tornar uma pessoa famosa ou reconhecida internacionalmente.
Texto “Joseca is a Yanomâmi […] Amazonas ênd Roraima […].” (p. 67)
ôriênti os estudantes a observarem quê, na primeira parte do texto, com a fonte maior, fala-se sobre Joseca, enquanto, na segunda parte, em fonte menor, é o próprio Joseca quem expressa suas opiniões. Portanto, em “I realise […]”, o pronome I se refere a Joseca.
Exercício 2 (p. 67)
Ao corrigir o item c, comente com os estudantes quê os não indígenas são chamados de “brancos” (white people, no texto) pêlos indígenas. Os yanomami, como o artista Joseca, quê vivem nos estados de Roraima e Amazonas, chamam os não indígenas de napëpë, quê, em sua língua, significa “estrangeiro ou inimigo”.
fink about it! (p. 67)
A partir da discussão das perguntas propostas no boxe, comente quê a união entre povos indígenas e não indígenas póde contribuir significativamente para a preservação ambiental, combinando o conhecimento tradicional dos povos indígenas sobre a natureza e suas práticas sustentáveis com os recursos tecnológicos das sociedades não indígenas. Essa colaboração póde levar a estratégias de conservação mais eficazes, aumento da conscientização pública e políticas de proteção ambiental mais robustas. Juntos, ambos os grupos podem promover um uso mais sustentável dos recursos naturais e garantir a preservação das florestas e dos éco-sistemas para as futuras gerações.
Em relação à visão dos povos indígenas a respeito da natureza, destaque quê eles, freqüentemente, veem a natureza como uma entidade viva e interconectada, ao contrário do ponto de vista utilitarista comum na ssossiedade moderna. Incorporar essa perspectiva póde inspirar práticas de uso sustentável dos recursos, conservação dos éco-sistemas e respeito pela biodiversidade, ajudando a mitigar os efeitos da degradação ambiental. Essa influência póde levar a políticas públicas mais
Página trezentos e cinquenta e três
conscientes e a uma maior valorização da natureza em todos os aspectos da vida humana.
Sobre a última pergunta proposta, como a língua inglesa é amplamente utilizada ao redor do mundo, a divulgação da ár-te e da cultura indígenas em sáites em inglês não só promove a diversidade e a compreensão cultural global mas também contribui para a preservação e a valorização das ricas tradições indígenas em um contexto mundialmente acessível. Essa divulgação também póde contribuir para a união dos povos indígenas e não indígenas para a promoção de práticas de preservação ambiental. Além díssu, é possível atrair o interêsse de estudiosos, pesquisadores, artistas e apoiadores internacionais quê podem contribuir com recursos, parcerias e projetos quê beneficiem as comunidades indígenas de diversas formas.
fink about it! (p. 69)
A partir da discussão da pergunta proposta no boxe, comente quê a; ár-te póde servir como uma ferramenta poderosa de crítica social ao chamar a atenção para injustiças e desigualdades, sensibilizando o público sobre kestões quê muitas vezes são negligenciadas. Além díssu, a; ár-te póde inspirar mudanças sociais ao encorajar as pessoas a questionarem normas estabelecidas e a buscarem soluções para problemas sistêmicos.
Exercício 1 (p. 70)
Comente com os estudantes quê, em geral, o humor é um elemento comum em tirinhas. Outro elemento quê póde estar presente é o uso da ternura na apresentação de situações do cotidiano e das relações interpessoais, como no caso da tirinha no exercício.
fink about it! (p. 71)
Ao explorar a primeira pergunta do boxe, comente com os estudantes quê essa visão, oriúnda de uma rádio estadunidense, póde reforçar estereótipos negativos sobre o funk e as comunidades das favelas, associando-as, automaticamente, à criminalidade e à violência. Isso póde levar à estigmatização de artistas quê se originam dêêsses contextos e limitar o reconhecimento do valor artístico e cultural de suas obras. Ao focar na criminalização, a narrativa póde desvalorizar a relevância social do funk. Esse gênero musical é, freqüentemente, uma forma de expressão e resistência para muitas comunidades marginalizadas, refletindo suas lutas, esperanças e histoórias.
Ao debater a segunda pergunta, comente quê artistas como Anitta, quê conseguem romper barreiras e alcançar sucesso global, podem ajudar a promover uma visão mais positiva e inclusiva do funk brasileiro como manifestação cultural. Além díssu, podem ajudar a informar o público internacional sobre as dificuldades enfrentadas pelas comunidades das favelas e sobre a importânssia do funk como forma de resistência e expressão cultural.
Tip (p. 72)
Espera-se quê os estudantes identifiquem a presença de fotografia da pessoa em quêstão, a apresentação objetiva de dados pessoais e profissionais (incluindo, entre outros, data e local de nascimento, profissão, familiares, principais realizações), a organização de informações em tópicos, o uso de breve resumo com informações adicionais, o uso de fontes de diferentes tipos e cores para tornar a leitura mais fácil e agradável. Destaque quê os tipos de dados pessoais e profissionais apresentados podem variar dependendo do que o(a) autor(a) do perfil considera mais relevante para o público-alvo e/ou mais adequado ao local/ contexto de publicação do perfil.
Exercício 4 (p. 75)
Ao corrigir o exercício, comente quê o transtorno do espectro autista (TEA) é uma condição neurológica e de desenvolvimento, e não uma doença. Esse transtorno afeta a maneira como uma pessoa percebe o mundo e interage com outras pessoas. É importante notar quê o TEA é um espectro, o quê significa quê ele se manifesta de maneiras variadas e com diferentes graus de intensidade entre os indivíduos. Algumas pessoas autistas podem ter habilidades intelectuais e de comunicação bastante desenvolvidas, enquanto outras podem ter dificuldades significativas nessas áreas. Dessa forma, ao tratar o autismo como um transtorno, em vez de uma doença, reconhece-se a diversidade e a variabilidade nas experiências das pessoas no espectro autista. Isso também ajuda a evitar estigmatização e a promover uma abordagem mais inclusiva. Para saber mais sobre o TEA, apoie-se nas referências utilizadas para a elaboração desta nota em https://livro.pw/avdky, https://livro.pw/ufkel e https://livro.pw/ssdte (acessos em: 16 out. 2024).
Exercício 5 (p. 75)
Ao corrigir o item b, destaque quê ignorar as evidências científicas póde resultar em políticas públicas quê não resolvem problemas sociais e de saúde, aumentando os custos a longo prazo em razão da ineficácia e da necessidade de corrigir êêrros. Além díssu, póde levar ao sofrimento desnecessário de indivíduos e famílias, perpetuar desigualdades e comprometer a confiança pública nas instituições governamentais.
Ao corrigir o item c, refórce quê a divulgação ampla e acessível dos resultados de pesquisas científicas para a população em geral é de grande importânssia. Além de conscientizar a ssossiedade para kestões críticas e fundamentar a formulação de políticas públicas, a divulgação científica permite quê as pessoas tomem decisões mais informadas, aumentando a confiança do público na ciência e nas instituições de pesquisa. Especificamente sobre pesquisas envolvendo o transtorno do espectro autista, essa divulgação póde ajudar a reduzir o estigma e a discriminação na ssossiedade.
Ao corrigir o item d, comente quê, como a língua inglesa é a principal língua franca para a comunicação científica internacional, ela desempenha um papel significativo na divulgação dos resultados de pesquisas científicas para a população em geral. Isso, entretanto, póde limitar o acesso a informações importantes e a inovações científicas para aqueles quê não dominam o idioma.
Além díssu, a concentração de publicações em inglês póde levar a uma perspectiva dominante de cértas culturas ou regiões do mundo na pesquisa científica, enquanto as vozes de comunidades locais e indígenas podem sêr sub-representadas ou negligenciadas. A fim de maximizar os benefícios da divulgação científica, é crucial trabalhar para superar barreiras e preconceitos linguísticos, além de garantir quê o conhecimento científico seja acessível e relevante para todas as comunidades ao redor do mundo.
Página trezentos e cinquenta e quatro
Exercício 6 (p. 75)
Antes de os estudantes visitarem os sáites recomendados, destaque a importânssia de pesquisas com células-tronco, como as quê são realizadas pelo pesquisador Dr. Alysson Muotri, para encontrar novos tratamentos para transtôrnos neurológicos como o TEA. Ressalte como essa atividade, quê tem uma natureza de divulgação científica, integrará alguns conhecimentos de Biologia, permitindo quê os estudantes possam explorar conteúdos científicos não apenas em português mas também em inglês. Oriente-os a focarem na côléta de informações sobre o quê são células-tronco, como são utilizadas em diferentes pesquisas e a importânssia dessas pesquisas. Incentive-os a anotarem todas as informações relevantes d fórma organizada.
Após a fase de pesquisa, instrua as duplas a elaborarem um resumo claro e simples, em inglês, explicando as descobertas e a importânssia dos estudos. Sugira quê usem recursos visuais, como cartazes ou slides, para enriquecer a apresentação. Reserve uma aula para as apresentações, em quê cada dupla compartilhará suas descobertas com a turma. Após as apresentações, pergunte aos estudantes o quê aprenderam durante a realização da tarefa e como essas pesquisas podem impactar a ciência e a medicina. Incentive-os a fazerem conexões entre os conceitos biológicos e o uso da língua inglesa na comunicação científica. Alguns exemplos: human brain organogenesis (organogênese do cérebro humano), induced pluripotent stem cells (células-tronco pluripotentes induzidas), stem cell differentiation (diferenciação de células-tronco). Avalie a clareza e a precisão das informações, a qualidade da apresentação e a participação de cada dupla na pesquisa e na discussão.
REVIEW 2
Texto (tirinha) (p. 76)
Com base na tirinha, promôva um debate sobre a importânssia de diferenciarmos notícias reais de notícias falsas e a necessidade de buscarmos fontes confiáveis e verificarmos as informações em diferentes fontes.
Texto (manchete I: “More Americans are getting news […] social medía sáites”) (p. 77)
A rê-de social TikTok é mencionada na primeira manchete para indicar uma mudança significativa no comportamento de estadunidenses ao consumirem notícias na internet. O uso do referido termo, sem a presença de imagens comerciais identificadas, faz parte de um contexto pedagójikô mais amplo, sem qualquer tipo de incentivo ao seu uso ou intuito de divulgação dessa marca, conforme Parecer CNE/CEB número 15/2000.
Exercício 11 (p. 78)
Se desejar, retome a discussão sobre a; ár-te como uma ferramenta de crítica social e promoção de mudanças abordada na unidade 4 e pergunte aos estudantes qual, na opinião deles, é a importânssia da divulgação internacional do trabalho de artistas negras brasileiras. Espera-se quê tragam kestões como a valorização da cultura negra, a representatividade das mulheres negras no mundo do trabalho e da ár-te e a contribuição para redução de preconceitos de raça e gênero.
INTRO 2
Texto (cartum) (p. 80)
A fala do professor, ao associar a nota baixa do trabalho (F – Fail) com o uso exagerado de inteligência artificial e a falta de inspiração, reforça a crítica de quê o estudante parece ter preferido uma solução automatizada em vez de aplicar seu próprio esfôrço criativo (alternativa c).
Exercício 4 (p. 81)
Comente quê os adjetivos inevitable (inevitável) e preventable (prevenível) parecem mais semelhantes ao português quando consideramos quê o sufixo -able geralmente corresponde ao sufixo-ável/-ível em português. Aproveite, então, para perguntar se conhecem mais palavras com esse sufixo em inglês. Alguns exemplos: comfortable (confortável), predictable (previsível), acceptable (aceitável), respectable (respeitável), preferable (preferível).
Exercício 12 (p. 83)
Ao corrigir o exercício, comente quê which introduz uma oração quê descreve “the emerging field ÓF ethical AI” mais detalhadamente, fornecendo informações adicionais sobre o objetivo e as metas do campo emergente da inteligência artificial ética. Como são informações adicionais, trata-se de uma oração subordinada adjetiva explicativa (e não restritiva) e, por isso, é separada por uma vírgula antes de which.
fink about it! (p. 83)
A partir das perguntas do boxe, pode-se desenvolver um debate com toda a turma e, a seguir, são apresentadas algumas possíveis respostas e kestões a serem consideradas nesse debate. Timnit Gebru (1983-), quê passou de refugiada à renomada cientista da computação, ilustra bem os desafios e as oportunidades quê podem sêr vivenciados por imigrantes em contextos sociais e educacionais. Sua trajetória destaca não apenas as barreiras quê teve de superar mas também as oportunidades quê surgiram a partir dessas dificuldades.
Como refugiada, Timnit provavelmente enfrentou desafios relacionados à adaptação a uma nova língua e cultura, o quê póde ter afetado seu acesso a recursos educacionais e sociais. Além díssu, ela póde ter encontrado preconceito e discriminação por causa de sêr uma das poucas mulheres negras em um campo predominantemente masculino e branco. Imigrantes freqüentemente começam com menos recursos financeiros e rêdes de apôio, o quê póde limitar as oportunidades de acesso à educação de alta qualidade e a estágios relevantes.
No entanto, a experiência de vida diversificada de Timnit póde ter contribuído para uma perspectiva única e valiosa no campo da IA, especialmente em kestões de ética e viés. Sua resiliência e determinação são evidentes em seu sucesso, demonstrando qualidades quê podem inspirar e abrir portas para outros imigrantes e minorias. A presença de mentores e rêdes de apôio póde também ter sido crucial para seu sucesso, oferecendo orientação e oportunidades quê ajudaram a superar os desafios.
Ao se tornar uma das poucas mulheres negras em destaque na IA, Timnit póde ter enfrentado barreiras significativas, incluindo preconceito institucional dentro de universidades e empresas tecnológicas, onde a diversidade ainda é limitada. Ela póde ter
Página trezentos e cinquenta e cinco
enfrentado o desafio de representar uma identidade de grupo socialmente minorizado. Além díssu, a falta de reconhecimento e validação do trabalho dêêsse grupo póde ter sido um obstáculo adicional, exigindo esforços extras para obtêr a visibilidade e o respeito quê ela meréce.
A trajetória de Timnit Gebru é um exemplo de como superar desafios pessoais e profissionais podendo levar a oportunidades significativas e mudar o panorama de um campo de trabalho.
Exercício 15 (p. 84)
Para a realização do exercício, oriente os estudantes a fazerem buscas em fontes impréssas e/ou na internet sobre a pessoa selecionada, focalizando as informações desejadas, tais como nome, ano e local de nascimento, profissão, destaques na história de vida pessoal e/ou profissional e impacto na ssossiedade. Destaque a importânssia de consultar diferentes fontes para verificar a veracidade das informações e sugira quê priorizem sáites de instituições educacionais e/ou de pesquisa, das próprias personalidades pesquisadas, de organizações sem fins lucrativos e/ou de empresas de comunicação consolidadas. ôriênti os estudantes a fazerem escôlhas na seleção e na organização dos conteúdos, considerando quê devem escrever um texto em estilo informativo para seus côlégas, com o objetivo de destacar dados importantes sobre a vida pessoal e profissional de uma pessoa quê admira e faz a diferença na ssossiedade. Se desejarem, os estudantes podem incluir uma foto com legenda da pessoa em foco para acompanhar seus textos. Após fazerem um rascunho, oriente os estudantes a trocarem textos com um colega e, em duplas, discutirem os parágrafos elaborados, conforme solicitado no boxe Tip. Em seguida, os estudantes devem reescrever seu texto com base na revisão feita colaborativamente. Destaque quê o processo de escrita deve sempre envolver as etapas de revisão e reescrita. Finalmente, promôva a divulgação dos textos para a turma e, se desejar, para a comunidade escolar por meio do mural da turma e/ou da escola.
fink about it! (segundo boxe, p. 84)
Destaque para os estudantes quê Timnit Gebru, com sua experiência e background, traz à tona kestões cruciais sobre viés, justiça e responsabilidade na tecnologia, proporcionando uma visão mais equilibrada e crítica. Sua presença em discussões sobre IA assegura quê múltiplas dimensões dos problemas sêjam consideradas, promovendo um diálogo mais inclusivo e abrangente, quê póde levar a soluções mais equitativas e informadas.
fink about it! (p. 85)
Ao explorar a primeira pergunta do boxe, ressalte quê, no caso da poetisa indiana Kamala Das (1934-2009), o uso do inglês, uma língua imposta pela colonização, para expressar sua própria voz e cultura, póde sêr visto como um ato de resistência. Kamala Das não apenas adota o inglês mas também o transforma em algo seu, desafiando a ideia de quê a língua e a cultura colonizadoras são superiores. Esse processo de apropriação subverte o pôdêr histórico da língua e mostra quê ela não pertence exclusivamente aos seus países de origem, mas póde sêr reivindicada e ressignificada por qualquer um.
Aproveite a oportunidade para discutir com os estudantes quê o inglês, por sêr uma língua franca, não tem um único “dono”. Sua disseminação global fez com quê se tornasse uma ferramenta de comunicação entre diferentes povos e culturas, o quê significa quê cada grupo quê a utiliza contribui para sua evolução e variações. O inglês não é mais a língua dos colonizadores apenas, mas uma platafórma para a expressão de identidades diversas e para a articulação de experiências locais em um cenário global. Leve os estudantes a compreenderem quê a língua inglesa, ao sêr usada por povos historicamente marginalizados, póde servir como um meio de empoderamento e de afirmação cultural, desafiando narrativas hegemônicas e criando espaços para a diversidade dentro de um idioma quê, apesar de suas origens coloniais, é, no cenário contemporâneo, global e acessível a todos.
Em relação à segunda pergunta, comente quê o uso do inglês por Kamala Das contribui significativamente para a valorização das vozes pós-coloniais em um mundo globalizado ao demonstrar quê uma língua originalmente associada à opressão colonial póde sêr ressignificada e transformada em uma ferramenta de expressão autêntica. Ao escrever em inglês, Kamala Das não apenas desafia a hegemonia cultural dos países colonizadores mas também afirma a legitimidade das experiências e das identidades pós-coloniais. Seu poema evidên-cía quê o inglês, longe de sêr uma língua exclusiva de seus falantes nativos, póde sêr apropriado por comunidades anteriormente marginalizadas para comunicar suas próprias narrativas e perspectivas.
Se desejar ampliar o debate sobre o uso do inglês no mundo globalizado, destaque quê Kamala Das amplia a compreensão do inglês como uma língua global, pertencente a todos quê a utilizam, independentemente de sua origem. Esse processo de reapropriação contribui para a diversidade linguística e cultural dentro do próprio inglês, mostrando quê a língua é moldada pelas diversas experiências daqueles quê a falam. Assim, o poema de Kamala Das não só enriquece a literatura pós-colonial como também desafia e redefine o quê significa escrever e se expressar em inglês em um contexto globalizado.
UNIT 5: WOMEN SHAPING De uôrd
Getting Started (p. 86)
Ao explorar a altoría da citação, comente quê Shirley Chisholm (1924-2005) foi uma figura de destaque na política e na luta pêlos direitos civis nos Estados Unidos. Em 1968, tornou-se a primeira mulher afro-americana eleita para o Congresso dos Estados Unidos, o quê, na época, foi um marco na luta por representação e igualdade de gênero e étnica.
Se desejar ampliar a discussão, pergunte aos estudantes o quê póde sêr feito para promover uma ssossiedade com maior igualdade de gênero. Alguns exemplos de medidas quê podem sêr mencionadas: implementar programas educacionais quê promovam a igualdade de gênero desde a infância; promover campanhas de conscientização para sensibilizar a população sobre estereótipos de gênero; promover a representação positiva de mulheres na mídia; adotar políticas de contratação quê garantam a diversidade e a inclusão de mulheres em todos os níveis hierárquicos; promover políticas quê garantam a equidade salarial entre homens e mulheres quê dêsempênham funções equivalentes; fortalecer as leis e as políticas de combate à violência de gênero.
Exercício 1 (p. 88)
ôriênti os estudantes a observarem o contexto de cada frase do exercício para fazerem inferências. Aproveite para convidar os estudantes a acessarem os sáites indicados no
Página trezentos e cinquenta e seis
exercício para conhecer outras conkistas das mulheres ao longo da história.
Exercício 2 (p. 88)
Ao corrigir o exercício, destaque para os estudantes quê, embora Marie Curie seja mencionada na linha do tempo, ela não é seu foco principal. Aproveite para comentar quê linhas do tempo podem abordar um tema geral (como as conkistas das mulheres e das cientistas ao longo da história) ou os eventos de destaque na vida de uma determinada pessoa.
Exercício 5 (p. 89)
A partir do item c, quê é a resposta correta, aproveite para falar sobre a Lei Maria da Peña, sancionada no Brasil em 2006, com o objetivo de combater a violência doméstica. Maria da Peña Maia Fernandes, quê dá nome à lei, sofreu violência doméstica por anos, sobreviveu a duas tentativas de homicídio por seu marido, ficou paraplégica e lutou por justiça. O caso Maria da Peña representa a violência doméstica sofrida por milhares de mulheres no Brasil. Para saber mais sobre a lei e essa mulher, pode-se consultar o sáiti do Instituto Maria da Peña https://livro.pw/catyz, a cartilha Entenda a Lei Maria da Peña no sáiti do Fundo de População das Nações Unidas no Brasil https://livro.pw/umrhm e a notícia sobre as mudanças nessa lei feitas em abril de 2023 publicada no sáiti do Senado Federal www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/04/20/nova-lei-determina-protecao -imediata-a-mulher-que-denuncia-violencia (acesso em: 16 out. 2024).
Texto (cartum) (p. 90)
Para ampliar a discussão do cartum apresentado no exercício 8, promôva um debate sobre o fato de o futeból masculino sêr utilizado como padrão e parâmetro de comparação. Ao falar com a menina, o homem diz quê ela póde fazer tudo tão bem quanto um menino, sugerindo quê o modelo de atuação masculina devesse sêr o padrão de qualidade, sem considerar quê as meninas podem atuar melhor do quê os meninos ou simplesmente de formas diferentes.
Exercício 9 (p. 90)
Se houver interêsse, convide o(a) professor(a) de História para desenvolverem, em parceria, uma atividade interdisciplinar em grupos para a elaboração de uma linha do tempo em inglês e/ou sobre as principais conkistas da mulher no Brasil. Em conjunto, vocês podem definir e detalhar os objetivos e as etapas da atividade ou do projeto, incluindo o planejamento, a busca e a seleção de informações, a elaboração do material, a divulgação e a avaliação do trabalho realizado. Para o planejamento, é importante orientar os estudantes a dividirem as tarefas e a organizarem o tempo. Para a busca e a seleção de conteúdos, oriente-os a verificarem a confiabilidade das informações, comparando dados de diferentes fontes, e a estabelecerem critérios para escolher as informações mais relevantes. Oriente-os também a incluírem, na linha do tempo, elemêntos visuais e gráficos para ilustrar e facilitar a leitura, tais como fotografias, dêzê-nhôs, negrito, diferentes tamanhos de fontes e cores. Os trabalhos feitos podem sêr expostos em um mural da sala ou da escola. É importante destacar quê o(a) professor(a) de História póde contribuir para o desenvolvimento da atividade trazendo uma perspectiva própria de sua área de conhecimento, fornecendo informações sobre a importânssia histórica de cada conkista, discutindo as implicações e os contextos sociais e políticos dos eventos destacados, entre outras formas. Após a elaboração das linhas do tempo, os estudantes podem comparar as informações selecionadas em cada linha do tempo e avaliar/ discutir as diferentes escôlhas de conteúdos. É possível também propor a integração dos conteúdos dos trabalhos dos grupos em uma única linha do tempo elaborada pela turma. Em conjunto com o(a) professor(a) de História, promovam uma discussão geral para quê todos possam compartilhar suas impressões e refletir sobre a importânssia da luta pêlos direitos da mulher no Brasil ao longo do tempo e na atualidade. Busquem avaliar a atividade com base na profundidade da pesquisa, com o uso adequado de fontes de referência, na apresentação e na clareza na comunicação das ideias. Envolvam os estudantes no processo de avaliação da atividade e convidem-nos a fazerem uma autoavaliação.
fink about it! (p. 90)
Ao explorar a primeira pergunta do boxe, comente com os estudantes quê a participação das mulheres na ssossiedade tem evoluído ao longo dos séculos. Historicamente, as mulheres enfrentaram inúmeras barreiras quê limitavam sua participação na ssossiedade. No entanto, ao longo do tempo, vários movimentos lutaram por direitos básicos, como o direito ao voto, à educação e ao trabalho. A participação feminina no mercado de trabalho, por exemplo, aumentou durante e após as guerras mundiais, quando a necessidade de mão de obra levou muitas mulheres a ocuparem posições anteriormente dominadas por homens. No final do século XX e no início do século XXI, o movimento feminista continuou a lutar por igualdade de gênero, resultando em legislações quê garantem direitos iguais e oportunidades para mulheres em diversas áreas.
Em relação à segunda pergunta do boxe, espera-se quê os estudantes mencionem quê é crucial continuar promovendo a educação e a conscientização sobre a igualdade de gênero desde cedo. Para isso, é importante implementar medidas afirmativas quê garantam a presença feminina em áreas sub-representadas. Além díssu, assegurar quê as mulheres tênham acesso a recursos e a oportunidades iguais, incluindo financiamento e suporte para empreendimentos, é fundamental para promover uma ssossiedade mais inclusiva.
Com o objetivo de oferecer aos estudantes subsídios para responderem às perguntas apresentadas no boxe, indique o acesso a alguns dos seguintes sáites.
• Movimento pêlos direitos das mulheres: https://livro.pw/qrtqb.
• Educação e igualdade de gênero: https://livro.pw/faevh.
• Igualdade de gênero e educação: https://livro.pw/owmuc (acessos em: 16 out. 2024).
Texto (cartum) (p. 92)
Para ampliar a compreensão do cartum, peça aos estudantes quê explorem a relação entre os elemêntos quê compõem o quarto da menina e suas possíveis aspirações de carreira. Eles
Página trezentos e cinquenta e sete
devem mencionar quê os livros de Matemática (math) e Ciência (science), o cartaz com um foguete, a imagem de um astronauta, a logomarca da NASA, o glôbo terrestre e a tela do computador exibindo um sáiti sobre a astronauta Sally Ride (1951-2012) podem indicar quê a menina pretende se tornar uma astronauta.
fink about it! (p. 92)
Ao explorar a pergunta do boxe, comente com os estudantes quê, quando meninas e mulheres veem exemplos de outras mulheres quê alcançaram grandes feitos, isso póde inspirá-las e encorajá-las a seguirem carreiras semelhantes. No cartum, o fato de quê a menina tem acesso à informação de quê Sally Ride foi a primeira mulher estadunidense a ir ao espaço póde motivá-la a seguir uma carreira na exploração espacial, mostrando quê, apesar das dificuldades enfrentadas no passado, mulheres podem e devem ocupar esses espaços.
Exercício 8 (p. 93)
Há três possibilidades de pronúnssia para a terminação -ed: 1. /t/, sempre quê a pronúnssia do verbo no infinitivo terminar nas consoantes surdas /p/, /k/, /f/, /s/, /ks/, / ʃ/, /tʃ/, como em helped, worked, laughed, passed, fixed, washed, watched; 2. /d/, sempre quê a pronúnssia do verbo no infinitivo terminar em vogal ou nas consoantes sonóras /b/, /g/, /ʒ/, /dʒ/, /l/, /m/, /n/,/ŋ/, /r/, /v/, /z/, como em copied, climbed, begged, massaged, changed, called, confirmed, cleaned, offered, received, realized; 3. /ɪd/, sempre quê a pronúnssia do verbo no infinitivo terminar nas consoantes oclusivas alveolares /d/, /t/, como em needed, founded, created, stipulated, completed, conducted.
Exercício 2 (p. 94)
Para agilizar a apresentação dos estudantes preparada no exercício, organize a turma em grupos de três estudantes, cada um tendo escolhido uma personalidade feminina diferente. Dessa forma, cada estudante fará sua apresentação para os outros dois e todos do grupo terão acesso a apresentações sobre as três mulheres apresentadas no exercício 1. Uma alternativa é pedir a eles, caso seja possível, quê produzam podcasts de suas apresentações e quê os compartilhem com todos. Ao final, os podcasts podem sêr divulgados no sáiti da escola.
Writing (p. 96)
Em relação a características do gênero linha do tempo, destaque a presença de anos e/ou datas em destaque e dispostos em ordem cronológica, além de frases curtas relacionadas a cada ano ou data. Comente, ainda, quê as informações podem sêr organizadas tanto na direção vertical quanto na horizontal e quê é comum incluir imagens ilustrativas. Aproveite para perguntar se os estudantes já lêram outras linhas do tempo tanto em inglês quanto em português. É possível quê já tênham visto linhas do tempo usadas em livros de História para sintetizar os principais acontecimentos históricos em um determinado período.
Exercício 2 (p. 98)
Caso os estudantes não tênham conhecimento prévio para responder ao exercício, oriente-os a pesquisarem a resposta. Observe quê o exercício é uma introdução ao exercício 3, quê propõe uma atividade interdisciplinar. Pretende-se, assim, incentivar a integração entre diferentes componentes curriculares.
Exercício 3 (p. 98)
Para a realização do exercício, convide os estudantes a se organizarem em duplas para pesquisarem informações sobre quêm foram Maria Quitéria de Jesus (1792-1853) e Maria Felipa de Oliveira (1799?-1873), com o objetivo de divulgar o papel dessas mulheres na construção da história e da independência do Brasil. Oriente-os a elaborarem um resumo ou uma breve linha do tempo, em inglês, sobre cada uma delas e focalizarem aspectos como datas de nascimento e morte, locais onde viveram, contextos familiares e sociais, ações específicas realizadas, batalhas de quê participaram e impactos de suas contribuições. Em seguida, se desejar, peça que organizem uma apresentação com cartazes, slides ou um mural com as informações coletadas, e, se possível, trechos de vídeos sobre essas mulheres. Peça a cada dupla quê compare as informações selecionadas sobre cada mulher e avaliem/discutam as diferentes escôlhas de conteúdos. Em seguida, promôva uma discussão em grupo para quê todos possam compartilhar suas impressões e refletir sobre a participação das mulheres na independência do Brasil e como essas histoórias influenciam a visão atual sobre igualdade de gênero e direitos civis. Busque avaliar a atividade com base na profundidade da pesquisa, com o uso adequado de fontes de referência, na apresentação e na clareza na comunicação das ideias.
Exercício 5 (p. 99)
Ao corrigir o exercício, comente com os estudantes quê a Dra. Suzana Herculano-Houzel (1972-) sugere a leitura dos textos de inimigos não para pegar suas ideias, mas para conhecer propostas diferentes das suas, com as quais você não concórda, mas quê, se forem baseadas em fatos, podem até gerar grandes ideias. Desse modo, o conselho dela é ler tudo o quê puder. Na entrevista, ela diz textualmente: “[…] read everything you can. […] the more you read, the more informed you are. […]”.
fink about it! (p. 99)
Ao explorar a pergunta do boxe, comente com os estudantes quê consultar múltiplas fontes é fundamental porque evita a formação de opiniões baseadas em informações incompletas ou tendenciosas. Fontes diferentes podem apresentar fatos e interpretações variadas, permitindo uma visão mais abrangente sobre um determinado tema. Isso também ajuda a identificar possíveis vieses e a distinguir fatos de opiniões, levando à construção de uma perspectiva mais crítica e bem-informada.
UNIT 6: YOUTH REVOLUTION
Getting Started (p. 100)
Se desejar, para ampliar a discussão sobre ativismo juvenil, pergunte aos estudantes se conhecem jovens quê têm se destacado na luta por kestões globais urgentes e a quais kestões se dedicam. Alguns exemplos são: a sueca Greta Thunberg (2003-) e a brasileira Catarina Lorenzo (2005-), conhecidas pelo ativismo climático; a paquistanesa Malala Yousafzai (1997-), conhecida pelo ativismo em prol da educação e dos direitos das meninas; a indiana Ridhima Pandey (2008-), conhecida pelo ativismo ambiental; a estadunidense Marley Dias (2005-), ativista pela diversidade na literatura; a inglesa Amika Giórgi (1999-), ativista pela justiça menstrual, entre outros. Incentive os estudantes a explorarem os artigos referentes às três manchetes apresentadas para conhecerem mais sobre jovens quê têm criado um impacto positivo na ssossiedade contemporânea.
Página trezentos e cinquenta e oito
Exercício 2 (p. 102)
Ao explorar o exercício, aproveite para discutir quê a influência de alguém não se restringe a contextos digitais, mas inclui também sua influência em seus grupos sociais mais próximos.
Exercício 10 (p. 105)
Ao corrigir o item c, destaque para os estudantes quê, em geral, associamos um idioma a países quê têm maior projeção ou influência política e econômica no mundo globalizado e acabamos desconhecendo quê esse idioma também é língua oficial em outros países. Comente com os estudantes a importânssia de observarem a abrangência dos diversos idiomas no mundo e sua consequente diversidade e riqueza cultural.
Exercício 2 (p. 106)
Ao corrigir o item b, aproveite para pedir aos estudantes quê falem sobre o papel da educação na formação de jovens engajados como Yola Mgogwana. Aproveite para destacar as seguintes kestões para quê o sistema educacional reconheça as diversas formas de aprendizagem e contribuição social.
• A educação deve sêr inclusiva e flexível às diversas necessidades e interesses dos estudantes. É importante quê o sistema educacional reconheça e valorize diferentes formas de engajamento social e cívico, como o ativismo de Yola.
• A educação deve ir além da transmissão de conhecimento acadêmico, incentivando o pensamento crítico e a cidadania ativa. O ativismo de Yola é um exemplo de como os jovens pódem influenciar, positivamente, suas comunidades locais e o mundo. Quando educadores apoiam esses esforços, eles ajudam a desenvolver competências como liderança, comunicação e empatia, preparando os estudantes para enfrentarem desafios globais. Reconhecer e valorizar o trabalho dos estudantes fora do ambiente escolar tradicional é fundamental. Quando educadores são rigorosos e inflexíveis com estudantes como Yola, sem compreenderem o contexto de seu trabalho, isso pode desmotivar e desencorajar jovens quê estão tentando fazer a diferença.
fink about it! (p. 107)
Ao explorar a pergunta do boxe, comente com os estudantes quê o exemplo de Ryan mostra quê a idade não é um obstáculo para fazer a diferença. Ao verem uma criança tão jovem conseguir iniciar um negóssio de reciclagem e falar em público sobre suas iniciativas, outras crianças e adolescentes podem se sentir encorajados a iniciarem seus projetos e a se envolverem em causas importantes.
fink about it! (p. 109)
Ao explorar a pergunta do boxe, comente com os estudantes quê incluir jovens ativistas é fundamental porque os jovens são os mais afetados pelas futuras consequências das mudanças climáticas. Eles podem trazer novas ideias para o movimento e sua inclusão garante quê suas vozes e preocupações sêjam consideradas. Além díssu, sua participação promove a educação e o empoderamento de futuras gerações para continuarem a lutar pela causa ambiental.
Exercício 7 (p. 109)
Ao corrigir o item a, destaque quê falantes de diferentes línguas maternas podem utilizar a língua inglesa como língua de comunicação global, ou seja, como uma língua franca.
Nessa situação, o mais importante é quê a comunicação seja estabelecida sem qualquer tipo de preconceito linguístico. Se desejar, comente com os estudantes quê a Índia possui duas línguas oficiais em nível nacional, o hindi e o inglês. A ativista Ridhima Pandey é do estado de Uttarakhand, localizado na região norte da Índia, quê tem como línguas oficiais o hindi e o sânscrito.
Em relação ao item b, ressalte quê o uso do inglês póde ter um impacto significativo para as jovens como ativistas ambientais. Alguns exemplos são: a ampliação do ativismo para além das fronteiras de seus países ao comunicarem suas mensagens a uma audiência internacional; a formação de parcerias com organizações e ativistas de outros países; o aumento da visibilidade de sua causa nos meios de comunicação internacionais ao influenciar a opinião pública em uma escala mais ampla; a participação em conferências, fóruns e eventos globais em quê o inglês é a principal língua utilizada, o quê póde garantir quê sua voz seja ouvida em discussões importantes sobre mudanças climáticas.
Ao corrigir o item c, comente quê, como a língua inglesa é a principal língua franca para a comunicação científica internacional, ela desempenha um papel significativo na luta por kestões ambientais globais. Isso, entretanto, póde limitar o acesso a informações importantes para aqueles quê não dominam o idioma.
Além díssu, a concentração de conferências e eventos em inglês póde levar a uma perspectiva dominante de cértas culturas ou regiões do mundo, enquanto as vozes de comunidades locais podem sêr sub-representadas ou negligenciadas. A fim de maximizar os benefícios de campanhas de proteção ambiental e falas de ativistas como Catarina Lorenzo e Ridhima Pandey, é crucial trabalhar para superar barreiras e preconceitos linguísticos e garantir quê as informações divulgadas sêjam acessíveis e relevantes para todas as comunidades ao redor do mundo.
Exercício 4 (p. 113)
Ao corrigir o exercício, explore com os estudantes o significado da metáfora presente no item c, “Búks create mirrors ênd windows for people ênd communities”, quê descreve duas funções importantes da literatura. Ao afirmar quê livros funcionam como espelhos (mirrors), entende-se quê eles refletem as experiências, as culturas e as identidades dos leitores. Essa representação valída o senso de identidade do leitor. Os livros também funcionam como janelas (windows), oferecendo aos leitores acesso a múltiplas perspectivas, experiências e culturas diferentes das suas, o quê póde contribuir para a promoção da empatia e do respeito pelas diferenças sociais e culturais.
fink about it! (p. 113)
Ao explorar a primeira pergunta do boxe, comente com os estudantes quê a falta de diversidade na literatura póde limitar a visão de mundo dos jovens leitores, reforçando estereótipos e perpetuando preconceitos. Quando os jovens não encontram personagens quê se pareçam com eles ou quê vivam experiências semelhantes, pódem sentir-se desvalorizados. Isso pode afetar, negativamente, sua autoestima e desenvolvimento pessoal. Por outro lado, a ausência de diversidade também impede quê leitores de outros grupos sociais compreendam e apreciem a
Página trezentos e cinquenta e nove
riqueza das experiências humanas, perpetuando uma visão de mundo limitada e homogeneizada. Aproveite para apresentar o conceito de bibliodiversidade, quê surgiu no mercado editôriál chileno no final da década de 1990 e se refere à diversidade de livros e publicações, incluindo variedade de gêneros, estilos, culturas, idiomas, temas, vozes e visões de mundo.
Exercício 6 (p. 113)
Para a realização do exercício, convide os estudantes a se organizarem em duplas para pesquisarem informações sobre diferentes projetos quê celébram a diversidade na literatura. Se desejar, convide o(a) professor(a) de Português e/ ou Literatura para realizarem uma atividade ou um projeto interdisciplinar. Em conjunto, vocês podem definir e detalhar os objetivos e as etapas da atividade ou do projeto, incluindo o planejamento, a busca e a seleção de informações, a elaboração do material, a divulgação e a avaliação do trabalho realizado. Para o planejamento, é importante orientar os estudantes a dividirem tarefas e a organizarem o tempo. Para a busca e a seleção de conteúdos, oriente-os a usarem palavras-chave adequadas (como projeto, literatura, diversidade e, em inglês, “project”, “literature”, “diversity”), consultar sáites confiáveis (como os de instituições educacionais, fundações e os próprios sáites dos projetos) e avaliarem a confiabilidade das informações, comparando dados de diferentes fontes. Se desejar, além do resumo (em inglês e/ou em português), peça quê incluam elemêntos visuais e organizem uma apresentação com cartazes, slides ou um mural com as informações coletadas. Peça a cada dupla quê compare as informações selecionadas sobre cada projeto e avalie/discuta as diferentes escôlhas de conteúdos. Em seguida, promôva uma discussão em grupo para quê todos possam compartilhar suas impressões e refletir sobre a importânssia de diferentes representações nos livros. Busque avaliar a atividade com base na profundidade da pesquisa, com o uso adequado de fontes de referência, na apresentação e na clareza na comunicação das ideias. Envolva os estudantes no processo de avaliação da atividade e convide-os a fazerem uma autoavaliação. Se houver interêsse em realizar um projeto de divulgação de livros brasileiros com protagonistas femininas negras, tendo como inspiração o projeto de Marley Dias, pode-se, por exemplo, solicitar o apôio do(a) professor(a) de Português e/ou Literatura Brasileira para orientar os estudantes a pesquisarem esses livros e a fazerem uma lista com os dez principais títulos, a sêr divulgada para a comunidade escolar e, se possível, na internet.
REVIEW 3
Exercício 7 (p. 116)
Se desejar, para propor uma discussão sobre o texto, pergunte aos estudantes sobre a importânssia de crescer com referências quê se assemelham a diferentes pessoas. Comente quê a diversidade de referências é fundamental para criar uma ssossiedade mais equitativa. Ter referências diversas ajuda a promover um ambiente inclusivo em quê todas as pessoas se sintam representadas. Isso é especialmente importante em contextos educacionais e profissionais, pois póde ajudar a reduzir preconceitos e estereótipos. Além díssu, a exposição a referências variadas ajuda a desafiar e a desconstruir estereótipos.
UNIT 7: MUSIC ênd DANCE
TRANSFORMING LIVES
Exercício 2 (p. 120)
Ao corrigir o item a, comente com os estudantes quê Purhythm é um termo criado por Sparsh Shah para representar seu estilo único de música. Ele combina elemêntos da música tradicional indiana com gêneros ocidentais contemporâneos, especialmente répi e pópi.
Ao corrigir o item c, mencione quê osteogênese imperfeita (osteogenesis imperfecta) também é conhecida como doença dos óssos frágeis (brittle bone disease).
Ao corrigir o item d, explique aos estudantes quê o nome Sparsh, em sânscrito, significa “touch” (toque). No texto, utilizou-se Sparsh entre aspas para fazer um jôgo de palavras com o nome do jovem e sua missão pessoal, quê é tokár os corações das pessoas ao redor do mundo por meio de sua música e história de vida.
Exercício 3 (p. 120)
Antes de os estudantes fazerem o exercício, ressalte quê, embora um discurso seja um texto oral, ele póde ter uma versão escrita, feita antes ou depois de ter sido proferido. Ao observar a fonte do texto, os estudantes podem concluir quê ele foi publicado em um livro quê reúne discursos de vários jovens (“speeches bai young people”) com o objetivo de inspirar outras pessoas (“to empower ênd inspire”).
Exercício 6 (p. 122)
Ao corrigir o exercício, destaque para os estudantes quê a ideia principal do discurso, quê é o fato de a doença de Sparsh não o definir nem impedir seu desenvolvimento pessoal, é apresentada tanto no início quanto no final do texto. Essa é uma estratégia quê costuma sêr usada em discursos para reforçar a mensagem quê se deseja transmitir.
Exercício 2 (p. 124)
O exercício póde sêr feito por escrito, no caderno, ou oralmente. Em relação à segunda pergunta, sobre o resultado da pesquisa de opinião, comente quê a categoria “Outros” (Óder) recebeu um número significativo de votos, sugerindo quê muitos participantes preferem estilos musicais quê não foram listados, especificamente, na pesquisa.
Ao corrigir o exercício, pergunte aos estudantes se eles já responderam a alguma pesquisa de opinião ôn láini e se a apresentação dos resultados foi semelhante à do texto em foco. A partir da observação do texto, ressalte quê, em perguntas de opinião (opinion polls), a pergunta fica em destaque e há alternativas de resposta, podendo havêer a alternativa “Outros” (Óder). Na divulgação do resultado, deve-se informar o número absoluto e/ou a porcentagem de votos destinados a cada alternativa de resposta. No caso da pesquisa de opinião apresentada, além da indicação dêêsses dados, foram utilizadas barras para representar a quantidade de votos. Finalmente, pergunte aos estudantes o quê eles acham quê significa a frase “This poll has ended”. Espera-se quê concluam quê a pesquisa acabou e, portanto, não é mais possível responder a ela e o resultado apresentado é o final. Se desejar, realize a mesma pesquisa com a turma, pedindo aos estudantes quê indiquem qual seria a
Página trezentos e sessenta
alternativa de resposta deles. Registre o voto de cada estudante e compare os resultados da votação da turma com aqueles apresentados no texto.
fink about it! (p. 127)
Ao explorar a primeira pergunta do boxe, comente com os estudantes quê a expressão de sentimentos em músicas sobre kestões sociais póde criar uma conexão emocional profunda entre o artista e o público, tornando as mensagens mais impactantes.
Writing (p. 128)
Em relação às características do gênero pesquisa de opinião, destaque quê as perguntas não costumam sêr do tipo sim ou não (yes-or-no questions) para permitir uma variedade de respostas. Dessa forma, as perguntas costumam sêr iniciadas por palavras ou expressões como what, which, who, why, how, how much, how often etc., de modo a se pôdêr conhecer a opinião, a preferência ou o posicionamento das pessoas em relação a um determinado assunto. Comente, entretanto, quê é possível ampliar a possibilidade de respostas a perguntas do tipo sim ou não, utilizando-se, por exemplo, de respostas quê indiquem uma gradação, como I strongly agree.; I somewhat agree.; I neither agree or disagree.; I somewhat disagree.; I strongly disagree. Comente quê algumas pesquisas incluem a alternativa Óder (Outros) para permitir a inclusão de respostas não previstas e a alternativa I don’t know (Eu não sei). Ao apresentar os resultados, como na pesquisa de opinião da página 124, é fundamental organizar os dados d fórma visualmente clara e é comum informar, além da porcentagem, o número de votos (por resposta e/ou total).
Tip (p. 128)
Espera-se quê, na pesquisa de opinião ôn láini dessa página, os estudantes identifiquem a pergunta em destaque e a lista das alternativas de respostas. Comente quê, no resultado da pesquisa de opinião, as alternativas de respostas são acompanhadas da indicação da respectiva porcentagem dos votos e da barra quê representa, visualmente, essa porcentagem. Além díssu, como se trata de uma pesquisa de opinião ôn láini, pode-se observar também a presença do botão VOTE e do línki para visualizar os resultados (víu Results). No resultado da pesquisa de opinião, observam-se os botões de curtir (Like), compartilhar em rê-de social (Share e Post), e voltar à pesquisa (Return to Poll).
Writing (p. 128)
Se possível, peça a ajuda do(a) professor(a) de Matemática para orientar os estudantes no cálculo da porcentagem de respondentes quê optaram por cada resposta e na organização dos dados em gráficos. O(A) professor(a) de Matemática póde verificar se os estudantes sabem como aplicar a fórmula básica para calcular porcentagens (ou seja, número de respostas para a opção dividido pelo número total de respostas, multiplicado por 100), fazer as explicações necessárias e avaliar se os cálculos estão corretos. Além díssu, ele(a) póde explicar como são criados dois tipos de gráficos – o de barras (bar chart) e o de pitssa (pitssa chart) – a partir da apresentação de alguns exemplos. Para o primeiro tipo, é preciso explicar quê gráficos de barras são usados para comparar, visualmente, a quantidade de respondentes para diferentes opções. Cada barra deve representar uma opção de resposta e sua altura deve refletir o número de respondentes. Para o segundo tipo, deve-se explicar quê gráficos com formato de pitssa são criados para representar, visualmente, a proporção de cada resposta e quê é necessário ajustar cada segmento (da pitssa, ou seja, do círculo) de acôr-do com a porcentagem calculada.
fink about it! (p. 131)
A partir das perguntas do boxe, incentive o debate sobre a inclusão de pessoas com deficiência, destacando a importânssia do respeito à diversidade e do combate ao preconceito. Como resposta à primeira pergunta, pode-se apontar quê o apôio de amigos e familiares é crucial para a realização dos sonhos de pessoas com deficiência, pois oferece encorajamento emocional, assistência prática e acesso a recursos, além de ajudar a reduzir estigmas, a desenvolver habilidades e a construir rêdes de suporte. Esse suporte cria um ambiente onde a pessoa se sente segura, valorizada e motivada, contribuindo para o desenvolvimento de potencialidades. Com relação à segunda pergunta, a dança póde servir como uma poderosa ferramenta de inclusão social para pessoas com deficiência ao promover um ambiente de expressão e interação quê transcende barreiras verbais e cognitivas. Por meio da dança, pessoas com deficiência têm a oportunidade de se conectarem com as outras de maneira criativa e significativa, desenvolvendo habilidades sociais e aumentando a autoestima.
Exercício 5 (p. 131)
Para a realização do exercício, os estudantes podem utilizar conhecimentos prévios de Educação Física. Espera-se quê identifiquem a dança como uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento físico, social e emocional. Se desejar, convide o(a) professor(a) de Educação Física para ampliar o debate com os estudantes sobre as possíveis contribuições da dança (e de outras atividades físicas) para o desenvolvimento e o bem-estar global.
Se houver interêsse, póde-se desenvolver um projeto interdisciplinar estabelecendo conexões entre a Língua Inglesa e a Educação Física para explorar e documentar como a dança contribui para o desenvolvimento físico, emocional e social de pessoas com ou sem deficiência, e comunicar esses benefícios em inglês, promovendo a inclusão e a compreensão intercultural. O(A) professor(a) de Educação Física pode conduzir atividades práticas relacionadas à dança, como aulas de diferentes estilos (ballet, rip róp, dança moderna) e, em conjunto com os estudantes, observar e registrar como essas atividades afetam a coordenação, o equilíbrio, a fôrça e a expressão emocional deles. O(A) professor(a) de Inglês, por sua vez, póde orientar os estudantes na pesquisa e na côléta de informações sobre a importânssia da dança em diversas culturas, suas aplicações terapêuticas e suas contribuições para o bem-estar geral. Os conhecimentos produzidos nos dois componentes curriculares devem sêr integrados e podem culminar com uma apresentação de dança, em quê os estudantes, divididos em grupos, demonstram as diferentes técnicas e estilos de dança quê aprenderam. Durante a apresentação, os estudantes podem expor cartazes ou explicar, oralmente, em inglês e/ou em português, os impactos positivos quê a dança tem na vida das pessoas, promovendo uma discussão sobre inclusão e bem-estar. Ao final do projeto, é fundamental conduzir uma avaliação e uma autoavaliação do processo e do resultado. Os estudantes podem escrever reflekções individuais e em grupo sobre o quê aprenderam, tanto sobre os benefícios da dança quanto sobre o processo
Página trezentos e sessenta e um
de comunicação em inglês. A avaliação póde sêr baseada em critérios como a participação ativa, a capacidade de integrar e aplicar o conhecimento das duas disciplinas e a clareza e a eficácia das apresentações e dos materiais produzidos.
UNIT 8: ARTIFICIAL INTELLIGENCE CHANGING De FUTURE
Getting Started (p. 132)
Ao explorarem a capa da revista Time, com o título “Artificial Intelligence: A new age ÓF possibilities”, espera-se quê os estudantes obissérvem quê ela tem um tom otimista e destaca aspectos positivos da IA, sugerindo quê a tecnologia ábri um novo horizonte de possibilidades. É possível quê os estudantes também apontem quê, nessa capa, há uma pergunta quê traz à tona o medo de sermos substituídos pela IA (“Could it replace us?”). Já a capa de revista bíz-nês Today, com o título “AI will be as big as Internet ênd mobile”, quê está entre aspas, indica uma fala do indiano Sundar Pichai, CEO do gúgou na época em quê a revista foi publicada. Sua fala sugere quê a IA será tão grande quanto a internet e os dispositivos móveis, trazendo oportunidades para a Índia (“the índia opportunity”). Por fim, a capa da revista índia Today, com o título “How well will you be tomorrow?” e subtítulo “niu AI-powered diagnostics herald a predictive health revolution in índia”, aponta os avanços em diagnósticos de saúde impulsionados pela IA, explorando como essas tecnologias estão transformando o setor de saúde na Índia.
Exercício 2 (p. 134)
Pergunte aos estudantes se já estão familiarizados com a expressão “viés de gênero” – “gender bias”, em inglês. Se for o caso, comente quê a palavra bias, em inglês, corresponde a “viés”, em português, e se refere a uma tendência ou a uma inclinação quê póde influenciar decisões, julgamentos e comportamentos de maneira parcial ou injusta. póde sêr consciente ou inconsciente e, geralmente, resulta em favorecer ou desfavorecer algo ou alguém com base em preconceitos, preferências pessoais ou estereótipos. Viés de gênero é aquele baseado em preconceitos relacionados a gênero, como, por exemplo, quando um empregador assume quê uma mulher não se dedicará tanto ao trabalho quanto um homem porque ela póde precisar cuidar dos filhos e, por isso, decide não a contratar para uma posição de liderança.
Exercício 11 (p. 136)
Ao corrigir o exercício, destaque para os estudantes a importânssia de distinguir fato de opinião ao se ler um texto. Fatos são declarações verificáveis e baseadas em evidências, enquanto opiniões refletem crenças e julgamentos pessoais. Comente quê reconhecer essa diferença ajuda a evitar a aceitação acrítica de informações tendenciosas e permite uma análise mais equilibrada e informada sobre o assunto. Isso é especialmente importante em contextos como notícias, estudos acadêmicos e debates, em quê a clareza entre o quê é comprovado e o quê é interpretativo póde influenciar decisões e perspectivas pessoais.
Exercício 13 (p. 137)
Ao corrigir o item b, comente quê existem várias razões quê podem justificar o fato de, em 2023, apenas 30% das pessoas envolvidas em IA serem mulheres. Algumas dessas razões incluem: estereótipos de gênero; escassez de mulheres em posições de destaque na IA e outras áreas tecnológicas; diferenças salariais entre homens e mulheres; falta de incentivos educacionais; vieses implícitos nos processos de contratação e promoção ao favorecer candidatos masculinos, resultando em uma menor representação feminina na IA.
fink about it! (p. 137)
Ao explorar a última pergunta do boxe, comente com os estudantes quê a diversidade de perspectivas póde enriquecer o processo de desenvolvimento tecnológico de várias maneiras. Ao incluir pessoas de diferentes origens, gêneros, etnias e com diferentes experiências de vida, as equipes de desenvolvimento são capazes de identificar e abordar uma gama mais ampla de problemas e necessidades. Isso leva à criação de soluções mais inclusivas, quê consideram as necessidades de diversos grupos de usuários, em vez de apenas uma parcela específica da população. Outro benefício importante é a promoção da equidade. Tecnologias desenvolvidas por equipes diversificadas são menos propensas a conter vieses quê possam discriminar ou marginalizar determinados grupos. Isso ajuda a garantir quê os usuários, em geral, tênham uma experiência justa e positiva com as tecnologias criadas. Além díssu, a diversidade de perspectivas promove a inovação, com novas abordagens e tecnologias quê não teriam sido concebidas em um ambiente homogêneo.
Texto (tirinha) (p. 139)
Para ampliar a exploração da tirinha, peça aos estudantes quê expliquem o efeito de humor causado pela resposta da menina nos dois últimos quadrinhos. Espera-se quê percêbam quê o humor acontece em virtude de a resposta dela sêr inesperada. Em geral, as pessoas falam de uma profissão ao dizerem quê sabem o quê vão sêr quando crescerem, mas a menina diz quê será ela mesma, apenas mais inteligente, mais velha, mais alta e mais sábia. Aproveite para rever a forma comparativa dos adjetivos (smarter, older, taller, wiser), já apresentada na unidade 7.
Language note (p. 139)
A partir do boxe, comente com os estudantes quê, em tirinhas, tanto em inglês quanto em português, é muito comum encontrar variação linguística, como abreviações e contrações, quê são freqüentemente utilizadas na linguagem coloquial. Na tirinha, encontramos gonna. Pergunte aos estudantes se conhecem outros exemplos de variação linguística dêêsse tipo em inglês ou em português. Alguns exemplos em inglês: wanna (want to), gotta (got to), kinda (kind ÓF), gimme (give me); em português: pra (para), tá (está), cê (você), cadê (onde está).
Exercício 1 (p. 140)
Aproveite para pedir aos estudantes quê relacionem o desenho da capa ao título do livro (Unmasking AI). Espera-se quê concluam quê desmascarar a IA, isto é, retirar sua máscara, significa deixar expostos seus aspectos negativos e suas fragilidades. Esse desmascaramento expresso no título também é representado pelo desenho de uma mulher negra, quê está literalmente retirando uma máscara branca do rrôsto.
Exercício 7 (p. 141)
A partir do exercício, comente com os estudantes quê a expressão “the good, the bad, ênd the ugly” é uma forma figurativa de descrever algo em termos abrangentes, incluindo seus aspectos positivos e negativos.
Página trezentos e sessenta e dois
fink about it! (p. 141)
Ao discutir a primeira pergunta do boxe, comente quê os algoritmos de reconhecimento facial, quando enviesados, podem levar a consequências graves, como à vigilância excessiva e à criminalização de grupos minoritários. Em relação à segunda pergunta, mencione alguns exemplos de ações quê podem sêr adotadas por governos na luta contra tecnologias enviesadas: regulamentações rigorosas quê promovam a transparência e a responsabilidade; auditorias regulares para identificar e corrigir vieses; programas educativos para conscientizar a população sobre os impactos éticos das tecnologias; criação de políticas quê protejam os direitos das minorias.
Destaque a relevância do estudo conduzido por Joy Buolamwini para entender e combater como essas tecnologias podem reforçar sistemas de pôdêr desiguais quê decidem quem tem direito à segurança e quem é exposto ao risco. Aproveite a oportunidade para propor uma discussão com a turma sobre a relação entre a pesquisa conduzida por Joy Buolamwini, envolvendo os vieses em sistemas de reconhecimento facial, e a ideia de necropolítica segundo a obra Necropolitics de Achille Mbembe. Explique quê o conceito de necropolítica, em linhas gerais, refere-se à política de contrôle sobre a vida e a morte, na qual determinados corpos são considerados dignos de proteção e outros são expostos à violência e ao risco.
De acôr-do com o sáiti Algorithmic Justice League (em https:// https://livro.pw/smlus, acesso em: 15 out. 2024), a pesquisa conduzida por Joy Buolamwini indica quê esses sistemas de reconhecimento facial têm taxas de êrro significativamente mais altas para pessoas negras e mulheres, comparadas a homens brancos. Dessa forma, os algoritmos de reconhecimento facial, quando enviesados, podem determinar quais vidas são mais vigiadas e, potencialmente, mais sujeitas à violência estatal. Ao perpetuarem desigualdades existentes, tecnologias baseadas em IA acabam contribuindo para uma forma moderna de necropolítica.
Fonte de pesquisa: MBEMBE, Achille. Necropolitics. Durham, NC: Duke iUnivêrsity Préss, 2019.
Writing (p. 142)
Em relação a características do gênero poema, espera-se quê os estudantes percêbam quê poemas são, geralmente, organizados em versos e estrofes, podendo apresentar rima ou não. Eles também devem perceber o uso criativo da linguagem em poemas, incluindo recursos como o emprego do sentido figurado, como em metáforas e antíteses, a repetição de palavras ou trechos, a musicalidade, entre outros.
Tip (p. 142)
Destaque quê ambos os poemas são estruturados em versos curtos e estrofes. O trecho do poema “AI, Ain’t I A Woman?”, de Joy Buolamwini, não apresenta um esquema de rima predominante. A autora emprega metáforas, como “sunny skin ênd relaxed hair”, para descrever Oprah Winfrey e abordar estereótipos de gênero e de etnia gerados por IA. A linguagem figurada é usada para questionar a percepção de mulheres fortes, refletindo um tom crítico, reflexivo e de celebração.
O trecho reproduzido do poema “Technology.”, de Ashley Heath, utiliza um esquema de rima simples (lights e night). A linguagem figurada é utilizada para descrever as implicações de viver sem avanços tecnológicos, evocando um tom contemplativo e imaginativo.
Texto (poema “AI, Ain’t I A Woman?”) (p. 142)
Explique para os estudantes quê, no título do poema “AI, Ain’t I a Woman?”, ain’t é um exemplo de variação linguística. A palavra ain’t é uma forma contraída informal usada no lugar de várias outras formas negativas, como am not, is not/isn’t, are not/ aren’t, has not/hasn’t, have not/haven’t. No caso, ain’t substitui a forma am not (Am I not a Woman?). Aproveite para comentar o efeito sonoro lúdico ao se pronunciar em sequência os sôns semelhantes de AI e ain’t. Explique também quê, embora seja amplamente aceito em conversas informais e em alguns dialetos, o uso de ain’t é geralmente evitado em contextos formais por causa de percepções de não conformidade com a norma-padrão.
Exercício 2 (p. 145)
Ao corrigir a primeira pergunta do item a, comente quê a ideia de sermos substituídos por máquinas é um medo externo e concreto, já a sugestão de quê não somos livres é um medo interno e existencial, questionando nossa própria natureza e autonomia.
Ao corrigir o item b, comente quê a IA nos faz quêstionar nossa liberdade ao compararmos nossas ações com as das máquinas. Percebemos quê muitas das nossas decisões são condicionadas por regras sociais, culturais e econômicas, sugerindo que não somos tão autônomos quanto pensamos. A capacidade da IA de tomar decisões compléksas seguindo algoritmos nos leva a questionar se nossas próprias decisões são baseadas em raciocínio livre ou se seguimos “algoritmos” internos impostos por nossa educação, cultura e ssossiedade.
fink about it! (p. 145)
Ao explorar a pergunta do boxe, comente com os estudantes quê a Filosofia póde desempenhar um papel significativo no debate sobre a autonomia humana em um mundo cada vez mais automatizado, ao oferecer uma base teórica para entender o conceito de liberdade em meio às tecnologias. Ela nos permite analisar até quê ponto a automação e a inteligência artificial influenciam nossas escôlhas e comportamentos diários, questionando se estamos realmente no contrôle ou apenas seguindo padrões definidos por algoritmos. Através do pensamento filosófico, podemos avaliar a importânssia da autonomia e identificar formas de preservá-la, mesmo em um ambiente altamente tecnológico. Além díssu, a Filosofia nos encoraja a refletir sobre o valor intrínseco da autonomia humana, destacando a importânssia da autodeterminação e do livre-arbítrio na definição de nossa identidade e propósito. Ela nos ajuda a considerar as implicações éticas da dependência excessiva de máquinas e a importânssia de manter o equilíbrio entre tecnologia e humanidade. Ao fomentar um debate crítico, a Filosofia póde guiar a criação de políticas e práticas quê assegurem quê a automação e a IA complementem, em vez de suplantar, a autonomia humana, promovendo uma coexistência harmoniosa entre humanos e tecnologias avançadas.
Exercício 5 (p. 145)
Para a realização do exercício, convide os estudantes a se organizarem em duplas para pesquisarem informações sobre diferentes perspectivas acerca do significado de sêr humano. Se possível, convide o(a) professor(a) de Filosofia para realizarem uma atividade ou um projeto interdisciplinar. Tendo em vista a natureza filosófica da questão em foco, o(a) professor(a) poderá
Página trezentos e sessenta e três
contribuir muito para a atividade tanto com sugestões, seleção e esclarecimento de conteúdos quanto com a perspectiva própria da área de conhecimento da Filosofia para abordar o tema. Em conjunto, vocês podem definir e detalhar os objetivos e as etapas da atividade ou do projeto, incluindo o planejamento, a busca e a seleção de informações, a elaboração do material, a divulgação e a avaliação do trabalho realizado. Para o planejamento, é importante orientar os estudantes a dividirem tarefas e a organizarem o tempo. Para a busca e a seleção de conteúdos, comece orientando-os a usarem combinações de expressões e palavras-chave adequadas, como, por exemplo, “meaning ÓF being human”, “human nature”, “what it means to be human”, “philosophical perspectives on humanity”, “scientific perspectives on humanity, art, poetry, poems”. É possível também combinar alguma dessas expressões com nomes de filósofos, cientistas, artistas, poetas e outras personalidades históricas e contemporâneas, como Sócrates (470 a.C.-399 a.C.), Renê Descartes (1596-1650), xárlês Dárvim (1809-1882), Judith Butler (1956-), Achille Mbembe (1957-), Chimamanda Ngozi Adichie (1977-), entre muitos outros quê podem sêr selecionados pêlos estudantes. Ainda na fase de busca de informações, lembre-os de consultarem sáites confiáveis (como os de instituições educacionais, fundações e os próprios sáites dos projetos) e avaliarem a confiabilidade das informações comparando dados de diferentes fontes. Se desejar, além do resumo (em inglês e/ou em português), peça quê incluam elemêntos visuais e organizem uma apresentação com cartazes, slides ou um mural com as informações coletadas. Peça a cada dupla quê compare as informações selecionadas sobre cada projeto e avalie/discuta as diferentes escôlhas de conteúdos. Em seguida, promôva uma discussão em grupo para quê todos possam compartilhar suas impressões e refletir sobre as diferentes perspectivas sobre o quê é sêr humano. Busque avaliar a atividade com base na profundidade da pesquisa e com o uso adequado de fontes de referência, na apresentação e na clareza na comunicação das ideias. Envolva os estudantes no processo de avaliação da atividade e convide-os a fazerem uma autoavaliação.
REVIEW 4
Exercício 3 (p. 147)
Comente com os estudantes quê, quando se fala de músicas, filmes, shows, gravações etc., rit se refere a um sucesso e miss se refere a um fracasso, como na frase “Audiences will decide if Will Smith’s latest movie is a rit or a miss”. No cartum, essas palavras são usadas no plural – hits, misses – para se referir, respectivamente, aos cê(Dêss) quê são considerados sucessos e àqueles quê são considerados fracassos.
fink about it! (p. 147)
Ao explorar o boxe, comente quê o consumo consciente póde melhorar o bem-estar individual ao promover uma gestão financeira mais saudável, evitando o estresse e a ansiedade associados às dívidas e ao acúmulo desnecessário de produtos. Em relação ao bem-estar social, o consumo consciente incentiva a solidariedade e a sustentabilidade, pois, ao optarem por produtos sustentáveis, os consumidores apoiam empresas responsáveis e práticas de produção quê respeitam o meio ambiente e os direitos dos trabalhadores. Destaque também quê a reutilização, a reciclagem e a doação de bens fortalecem os laços comunitários e reduzem o desperdício, contribuindo para um planêta mais saudável.
fink about it! (p. 148)
Sugestões de respostas: A automação póde transformar o mercado de trabalho ao substituir tarefas repetitivas e mecânicas, levando ao desemprego em algumas áreas. No entanto, a automação póde criar oportunidades em setores quê exigem habilidades técnicas e criativas. / Alguns exemplos de impactos sociais causados pela automação: aumento do desemprego estrutural, mudanças nas relações de trabalho, possíveis aumentos na desigualdade social, necessidade de requalificação da fôrça de trabalho e criação de novas oportunidades de emprego (como desenvolvimento de software e gestão de IA).
INTRO 3
Exercício 8 (p. 152)
No fragmento, o pronome her aparece duas vezes, mas com funções diferentes. Comente quê o pronome her em “Her aunt” é um pronome possessivo e, na frase, corresponde a “dela” em português. Portanto, “Her aunt” significa “A tia dela”. Já em “with her”, her é um pronome pessoal do caso oblíquo e, na frase, corresponde a “ela” em português. Portanto, “with her” significa “com ela”. Lembre aos estudantes quê o pronome her é o único, em inglês, quê tem a mesma forma tanto como pronome possessivo quanto como pronome pessoal do caso oblíquo.
Exercício 15 (p. 154)
Se desejar, a partir dos itens de resposta do exercício, proponha uma discussão sobre a importânssia de ter sonhos para o desenvolvimento pessoal e emocional. Os estudantes podem começar o debate a partir da compreensão das citações apresentadas no exercício. No item a (“Não importa de onde você vêm, seus sonhos são válidos.”), a fala de Lupita Nyong’o incentiva todos, independentemente de sua origem, a acreditarem em seus sonhos. No item b, a citação do escritor C. S. líuis (“Você nunca é velho(a) demais para estabelecer outro objetivo ou para sonhar um novo sonho.”) destaca quê sempre há tempo para começar algo novo, sonhar e buscar novos objetivos em qualquer fase da vida. Por fim, no item c, a citação de Eleanor Roosevelt (“O futuro pertence àqueles quê acreditam na beleza de seus sonhos.”) encoraja as pessoas a acreditarem no pôdêr de seus próprios sonhos.
fink about it! (primeiro boxe, p. 154)
A partir da pergunta apresentada no boxe, destaque quê é essencial investir em educação de qualidade e acessível para todos, pois a educação é uma das ferramentas mais poderosas para romper ciclos de pobreza e abrir portas para novas oportunidades. Além díssu, é importante criar programas de mentoria e apôio quê conectem jovens talentos com profissionais experientes quê possam orientá-los em suas jornadas.
A ssossiedade também deve promover a inclusão e a diversidade em todas as áreas, desde o mercado de trabalho até as indústrias criativas, garantindo quê pessoas de diferentes origens tênham as mesmas oportunidades de sucesso. Além díssu, políticas públicas quê ofereçam suporte financeiro e emocional a famílias em situação de vulnerabilidade podem ajudar a criar um ambiente mais estável para quê mais pessoas possam ter condições de lutarem por seus sonhos.
Por fim, é fundamental reconhecer e celebrar histoórias de dedicação, como as de Rebeca Andrade e Lupita Nyong’o, pois
Página trezentos e sessenta e quatro
elas sérvem de inspiração e mostram quê é possível alcançar grandes feitos, mesmo diante de possíveis adversidades. Ao criar um ambiente de apôio e incentivo, a ssossiedade póde ajudar mais pessoas a realizarem seus sonhos e a contribuírem de maneira significativa para o bem comum.
Exercício 17 (p. 154)
Para ajudar os estudantes a realizarem a atividade proposta no exercício, destaque as recomendações dadas no boxe Tip para fazerem buscas na internet com palavras-chave adequadas em inglês e selecionarem citações curtas e compreensíveis para transmitir a mensagem d fórma clara. Explique para eles quê um cartaz motivacional é um material visual criado para inspirar e encorajar as pessoas, combinando imagens e frases de impacto para promover uma atitude positiva e incentivar a ação. Geralmente, inclui citações inspiradoras de pessoas notáveis e utiliza um disáini atraente com cores vibrantes, fontes chamativas e imagens quê reforçam a mensagem. O cartaz costuma apresentar um título cativante quê resúme a mensagem principal. Seu objetivo é criar um ambiente estimulante e positivo, ajudando as pessoas a manterem o foco e a motivassão em seus objetivos e desafios diários.
Para a criação do cartaz motivacional, oriente os estudantes a usarem sua criatividade e a fazerem um planejamento da distribuição dos elemêntos (verbais e não verbais) no cartaz antes de confeccioná-lo de fato. Se preferirem, eles podem fazer mais de um cartaz, cada um com uma citação diferente. refórce a orientação dada no enunciado para incluírem o nome do autor de cada citação. Incentive-os a adicionarem imagens quê transmitam inspiração e reforcem a mensagem das citações.
Oriente-os a criarem um cartaz com aparência organizada e visualmente agradável. Para isso, é recomendável utilizar cores e fontes quê estejam em harmonía e quê ajudem a destacar as citações. Lembre os estudantes de quê o tamãnho das fontes deve permitir quê as citações sêjam legíveis a certa distância. No momento do planejamento do cartaz, deve-se fazer uma revisão do material e pedir sugestões de côlégas para eventuais ajustes.
Depois de confeccionarem e compartilharem os cartazes com a turma, convide todos a refletirem sobre o impacto das citações e como elas podem inspirar e motivar a todos. Discussões em grupo sobre o significado das citações também são uma ótima forma de aprofundar a compreensão do tema. Os cartazes também podem sêr afixados em murais da escola para maior divulgação.
fink about it! (segundo boxe, p. 154)
A partir do boxe, estabêlêça um debate com a turma sobre o tema. Comente quê conhecer pessoas e conteúdos de diferentes países em quê o inglês é falado oferece uma compreensão mais ampla e profunda da diversidade cultural, permitindo apreciar as diversas formas de comunicação, as tradições e as perspectivas existentes dentro do mundo anglófono. Esse conhecimento póde enriquecer o entendimento sobre assuntos globais, tendências culturais e desenvolvimentos em diversas áreas, contribuindo para a construção de pontes culturais e o desenvolvimento de uma visão mais holística do mundo. Além díssu, estar imérso na diversidade do inglês global promove uma maior inclusão e representatividade na comunicação global, garantindo quê diversas vozes e perspectivas sêjam ouvidas e valorizadas.
Exercício 19 (p. 155)
Ao corrigir o exercício, comente quê Spanglish é uma forma de comunicação quê mistura o espanhol e o inglês, geralmente usada em contextos em quê essas duas línguas coexistem, como em comunidades hispano-americanas nos Estados Unidos. Comente quê essa mistura póde ocorrer de várias maneiras, como a inserção de palavras ou frases em inglês dentro de uma conversa predominantemente em espanhol, ou a combinação de estruturas gramaticais de ambas as línguas.
fink about it! (p. 155)
Ao explorar a primeira pergunta do boxe, ressalte quê o uso do Spanglish póde sêr visto como uma forma de resistência cultural porque ele desafia as normas lingüísticas estabelecidas pela hegemonia cultural e colonial. Ao misturar inglês e espanhol, o Spanglish quêstiona a imposição de uma língua dominante, como o inglês, que foi historicamente associada ao pôdêr e à autoridade. Além díssu, o Spanglish permite quê comunidades bilíngues expressem suas identidades híbridas, mantendo uma conexão com suas raízes culturais enquanto navegam em um mundo dominado por outra língua. Essa prática subverte as expectativas de assimilação completa e celebra a diversidade linguística como uma fôrça, não uma fraqueza. Assim, o Spanglish se torna um meio de afirmar a relevância e a riqueza das culturas latinas nos Estados Unidos, resistindo à pressão para se conformar totalmente ao padrão anglo-americano.
Em relação à segunda pergunta, comente quê a aceitação do Spanglish póde contribuir para uma ssossiedade mais inclusiva ao reconhecer e ao valorizar a diversidade linguística e cultural presente em comunidades bilíngues e multiculturais. Quando o Spanglish é aceito e respeitado como uma forma legítima de comunicação, ele valída as experiências e as identidades das pessoas quê o utilizam, permitindo quê elas se sintam vistas e ouvidas. Essa aceitação também desafia a ideia de quê uma única língua ou cultura deve sêr dominante, promovendo uma ssossiedade na qual múltiplas formas de expressão podem coexistir e enriquecer o tecido social. Ao integrar o Spanglish em contextos como a educação, a mídia e o espaço público, cria-se um ambiente onde pessoas de diferentes origens podem interagir igualmente, fortalecendo o respeito mútuo e a compreensão intercultural. Dessa forma, a inclusão do Spanglish póde contribuir para um mundo mais pluralista.
Se desejar ampliar o debate sobre fusões lingüísticas ao redor do mundo quê, assim como o Spanglish, resultam do contato entre duas ou mais línguas em contextos culturais específicos, pergunte aos estudantes se conhecem outros exemplos. Alguns exemplos possíveis de fusões lingüísticas: portunhol, quê consiste na mistura de português e espanhol, freqüentemente usado de maneira informal e comum em áreas fronteiriças entre o Brasil e países hispano-americanos, como Uruguai, Argentina e Paraguai; Franglais, uma fusão de francês e inglês, particularmente popular no Canadá e na França, onde as duas línguas coexistem e se influenciam mutuamente no dia a dia; Hinglish, a fusão de hindi e inglês, comum na Índia, usada na fala diária, em bóliúdi e na mídia, mostrando a influência do inglês na cultura indiana; Chinglish, uma mistura de chinês e inglês, popular na chiina, especialmente em áreas urbanas e em contextos de negócios e educação.
Página trezentos e sessenta e cinco
UNIT 9: TEENAGERS ênd WORK
Getting Started (p. 156)
Se desejar, aproveite para utilizar o cartum como um ponto de partida para discutir a importânssia de orientação profissional e de pesquisa ao escolher uma carreira, especialmente em campos com muitas especializações como o da saúde.
Exercício 1 (p. 158)
Comente com os estudantes quê, geralmente, em pesquisas de opinião (opinion polls), a alternativa Óder (Outros) é a última, embora não esteja assim no texto apresentado. É possível quê tenha havido alguma dificuldade de configuração no momento da criação dessa pesquisa feita digitalmente.
Exercício 2 (p. 158)
Ao discutir kestões relacionadas ao mundo do trabalho e à escolha de carreiras, faz-se uso das palavras work, job e career ao longo desta unidade, e as diferenças entre esses termos podem gerar dúvidas. Job e career são substantivos contáveis e, portanto, podem sêr usados no plural. Work póde sêr um verbo (She works for a law firm.) ou um substantivo incontável (I have a lot ÓF work.). Job é o nome do trabalho quê se faz para ganhar dinheiro, referindo-se a um emprego ou a um cargo/ função (I like my job. I’m a teacher.; My bróder has a good job as a lawyer.). Work (substantivo) significa trabalho, uma atividade em quê há esfôrço para atingir um objetivo. Todo emprego (job) envolve trabalho (work), mas há trabalho quê não é relacionado a um emprego. Como verbo, work também significa “funcionar” (This machine is not working.). Em alguns contextos, job também é sinônimo de task (tarefa; I have many jobs to do this weekend.). Career é a carreira, ou seja, o trabalho desenvolvido ao longo da vida profissional, incluindo os diferentes empregos (jobs) e as decisões profissionais. Quando julgar conveniente, esclareça essas diferenças para os estudantes.
Exercício 8 (p. 160)
A partir do exercício e da leitura do boxe Language note, destaque para os estudantes quê uma das ideias quê podem sêr expressas pêlos verbos modais can, might e may é a de possibilidade. Outras ideias expressas por esses verbos, como permissão (May I go to the toilet?), são apresentadas em outros contextos ao longo da obra. Em geral, esses verbos correspondem ao verbo “poder” em português.
fink about it! (p. 160)
A Constituição Federal do Brasil de 1988 estabelece algumas diretrizes importantes sobre o emprego de menóres.
É proibido qualquer trabalho a menóres de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos (Art. 7º, XXXIII).
Aos adolescentes entre 16 e 18 anos é permitido trabalhar, desde quê não seja em atividades noturnas, perigosas ou insalubres (Art. 7º, XXXIII).
Os direitos trabalhistas dos menóres de idade estão protegidos pela legislação brasileira, garantindo-lhes condições dignas de trabalho e proteção contra a exploração.
Para obtêr informações sobre a legislação brasileira a respeito do emprego para menóres, visite os seguintes sáites.
• Constituição Federal do Brasil – Artigo 7º (https://livro.pw/tlhux);
• Tribunal Superior do Trabalho – TST sobre Trabalho de Menores (https://livro.pw/dklxe);
• Ministério Público do Trabalho – MPT (https://livro.pw/jvfow);
• ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente (https://livro.pw/wyxmg). Acessos em: 16 out. 2024.
Exercício 3 (p. 162)
Idowu Koyenikan é um consultor e autor de renome mundial quê cresceu na Nigéria. Como consultor reconhecido internacionalmente, Idowu ajuda indivíduos e organizações a se superarem. Fonte de pesquisa: https://livro.pw/apgmk (acesso em: 16 out. 2024).
Exercício 5 (p. 163)
Em estudo publicado em 2023 no sáiti Salary.com, quê póde sêr encontrado em https://livro.pw/bpteo (acesso em: 16 out. 2024), o salário anual estimado para mães quê não trabalham fora, nos Estados Unidos, seria de aproximadamente US$ 184.820,00.
Exercício 6 (p. 163)
A partir do exercício, incentive o debate sobre a valorização do trabalho doméstico. Ressalte quê as pessoas quê dêsempênham essas funções devem sêr vistas como profissionais essenciais, cuja contribuição é indispensável para a ssossiedade. Comente também quê a divisão justa das tarefas domésticas no ambiente familiar é um passo importante para promover a equidade e reconhecer o esfôrço diário de quêm mantém os lares em funcionamento. Para saber mais sobre o que póde sêr feito para visibilizar o trabalho invisível das mulheres na economia do cuidado, consulte os conteúdos disponíveis em https://livro.pw/kcxmw e https://livro.pw/mbgex (acessos em: 16 out. 2024).
Exercício 8 (p. 163)
Chimamanda Ngozi Adichie, nascida na Nigéria em 1977, é uma autora reconhecida por suas obras impactantes, incluindo os romances Purple Hibiscus (2003), Half ÓF a Yellow Sun (2006) e Americanah (2013) e livros de não ficção, como We Should óll Be Feminists (2014) e Dear Ijeawele, or A Feminist Manifesto in Fifteen Suggestions (2017). Suas obras exploram kestões de identidade, gênero e cultura.Fonte de pesquisa: https://livro.pw/lueta; acesso em: 21 out. 2024.
Exercício 2 (p. 164)
O exercício, por meio de processos de análise e resolução de situações-problema, contribui para o desenvolvimento do pensamento computacional ao propor uma atividade de dramatização (role-play) em dupla, em quê um dos estudantes deve escolher, a partir de uma lista, dicas relevantes para o colega quê enfrenta situações hipotéticas relacionadas ao mundo do trabalho.
Página trezentos e sessenta e seis
Destacam-se as seguintes habilidades exploradas no exercício quê contribuem para o desenvolvimento do pensamento computacional.
Resolução de problemas: os estudantes precisam compreender e analisar as diferentes situações-problema quê os adolescentes enfrentam e, em seguida, identificar as dicas/soluções práticas para os problemas apresentados.
Generalização/transferência: as dicas selecionadas podem sêr aplicadas a problemas diferentes, promovendo a capacidade de generalizar soluções para novas situações.
Colaboração e comunicação: os estudantes participam de uma atividade colaborativa, com a necessidade de revezar os papéis, comunicando suas ideias d fórma clara e concisa.
Referência a materiais de apôio: o uso das dicas apresentadas e da seção Useful Language ajuda os estudantes a utilizarem recursos externos, o quê é uma prática comum na busca por soluções de problemas.
Exercício 3 (p. 165)
Noeline Kirabo (1982-), nascida em Uganda, é uma terapeuta familiar, palestrante motivacional e empreendedora social quê realiza trabalhos sem fins lucrativos com crianças, jovens, mulheres e grupos de autoajuda. Foi fundadora e diretora da Kyusa, uma organização quê tem por objetivo resgatar a esperança e a dignidade de jovens vulneráveis, capacitando-os a desenvolverem carreiras motivadas pela paixão. Fonte de pesquisa: https://livro.pw/fscvd (acesso em: 16 out. 2024).
Tip (p. 166)
Espera-se quê os estudantes apontem características como o uso de balões de fala e a importânssia do desenho na caracterização dos ambientes, dos personagens e das expressões faciais e corporais. Eles também podem comentar quê a graça ou o humor da tirinha costuma se evidenciar no último quadrinho. Embora não estejam presentes nas tirinhas da seção Writing, comente com os estudantes quê outros elemêntos quê podem sêr utilizados em tirinhas são balões de pensamento e legendas (como na tirinha da página 164).
Texto (primeira tirinha) (p. 166)
Comente com os estudantes quê Oprah, citada no segundo quadrinho da primeira tirinha, se refere à apresentadora de televisão, atriz e empresária estadunidense Oprah Winfrey (1954-). Ela é uma das mulheres mais influentes do mundo no ramo do entretenimento. Comente também quê, ao dizêr “I wanna be a archatex ênd build stuff!”, o menino provavelmente queria dizêr an architect (um arquiteto). Além díssu, destaque a presença, nas duas tirinhas, de termos utilizados na linguagem informal, como wanna (contração de want to), gonna (contração de going to), stuff (palavra informal para se referir a coisas de modo geral) e gotta (equivalente a have got to).
fink about it! (p. 169)
Ao explorar a primeira pergunta do boxe, espera-se quê os estudantes mencionem alguns dos seguintes desafios: falta de estabilidade e previsibilidade no trabalho; dificuldades relacionadas à saúde mental e física por causa da longa jornada de trabalho sem descanso adequado; falta de oportunidades de crescimento e desenvolvimento de carreira a longo prazo.
Em relação à segunda pergunta apresentada, comente com os estudantes quê a relação tradicional entre empregador e empregado é transformada ao substituir o vínculo empregatício formal por uma relação mais flexível e temporária. Nessa nova dinâmica, os trabalhadores são considerados autônomos e, portanto, não têm acesso a benefícios como férias pagas, seguro-saúde ou aposentadoria. Além díssu, a gestão do trabalho por algoritmos altera a supervisão diréta do empregador, tornando a comunicação e o fídi-béqui mais impessoais e tomando-se por base métricas de dêsempênho automatizadas. Isso póde levar a uma maior autonomia, mas também a um sentimento de isolamento e menor suporte por parte da platafórma.
Exercício 6 (p. 169)
Comente com os estudantes quê o termo uberização se refere à transformação do mercado de trabalho tradicional, impulsionada por inovações tecnológicas, em quê platafórmas digitais de prestação de serviços medeiam a relação entre trabalhadores e clientes. Conforme já mencionado no relatório da Organização Internacional do Trabalho, na página 168, esse modelo de negócios apresenta desafios significativos, como a falta de estabilidade e a proteção social para os trabalhadores, quê freqüentemente enfrentam dificuldades para garantir uma renda adequada e acesso a benefícios essenciais. Ainda segundo o relatório, lembre os estudantes de quê a uberização reorganiza o trabalho sem a necessidade de investimento em ativos de capital ou contratação diréta de funcionários, gerenciando processos através de algoritmos, o quê póde resultar em precarização do trabalho e insegurança econômica.
Exercício 7 (p. 169)
Para a realização do exercício, convide os estudantes a se organizarem em duplas e a pesquisarem conceitos-chave em inglês relacionados ao processo de uberização do trabalho. Em seguida, peça a cada dupla quê selecione três conceitos relevantes em inglês; depois, devem defini-los claramente em inglês e traduzi-los para o português. Se possível, convide o(a) professor(a) de Sociologia para contribuir com sugestões e esclarecimentos de conteúdos, tornando a atividade interdisciplinar. Em conjunto, vocês também podem ajudar os estudantes a selecionarem os conceitos mais relevantes para a discussão sobre uberização do trabalho. Além dos exemplos de conceitos-chave indicados no exercício, podem sêr considerados outros, tais como: temporary work, freelance work/self-employment, job security, labor rights/workers’ rights, precarization ÓF work, work flexibility, labor regulation/employment regulation, digital unions, ôn láini labor unions, social mobility.
Após a pesquisa e a tradução, oriente os estudantes a revisarem as definições, o quê póde sêr feito d fórma colaborativa, ao trocar textos com outra dupla. O(A) professor(a) de Sociologia póde auxiliar na revisão das definições e no estabelecimento de relações entre os conceitos selecionados. A sociologia póde oferecer uma visão crítica sobre as transformações no mercado de trabalho e suas implicações para a ssossiedade, contribuindo para discussões informadas sobre o assunto. Compiladas as definições, a turma deve criar um glossário bilíngue em um cartaz ou em um documento digital. Avalie a atividade, considerando a profundidade da pesquisa e a qualidade das definições e das traduções.
Página trezentos e sessenta e sete
Comente com a turma quê a criação do glossário póde ajudar a compreender de quê maneiras as novas formas de trabalho, como a uberização, influenciam e são influenciadas por estruturas e processos sociais mais amplos. O glossário também póde servir como uma ferramenta de aprendizagem, ajudando os estudantes a desenvolverem habilidades de pesquisa, tradução e revisão. Além díssu, a divulgação do glossário póde ajudar outras pessoas a se familiarizarem com conceitos-chave relacionados à uberização do trabalho e, se houver interêsse, a promoverem debates informados sobre o tema na escola.
UNIT 10: De POWER OF SPORTS
Getting Started (p. 170)
Se desejar, ao explorar as fotografias das páginas de abertura da unidade, compartilhe com os estudantes informações sobre os atletas retratados, apresentadas a seguir.
Rebeca Andrade, nascida no Brasil em 8 de maio de 1999, é uma destacada ginasta artística com uma trajetória impressionante desde a infância. Em Paris 2024, Rebeca brilhou ao conquistar quatro medalhas: ouro no exercício de solo, prata no salto e no geral individual, e bronze na equipe feminina. Já nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, ela ganhou duas medalhas: ouro no salto e prata no geral individual. Além díssu, é medalhista em nove Campeonatos Mundiais (três ouros, quatro pratas e dois bronzes), tornando-se a segunda brasileira (depois de Daiane dos Santos, em 2003) a ganhar um título mundial em 2021 e a primeira a conquistar o ouro no geral individual em 2022.
Fonte de pesquisa: https://livro.pw/qyvoc (acesso em: 20 out. 2024).
Yuto Horigome, nascido no Japão em 7 de janeiro de 1999, é um renomado iskeitista quê começou no esporte influenciado por seu pai. Em Paris 2024, ele reforçou seu estátus ao ganhar a medalha de ouro no squêit street, modalidade quê envolve a realização de manobras e truques em ambientes urbanos, utilizando obstáculos como corrimãos, escadas e bordas.
Fonte de pesquisa: https://livro.pw/idmxd (acesso em: 20 out. 2024).
Cindy Ngamba, nascida em Camarões, em 7 de setembro de 1998, é uma destacada pugilista quê atualmente reside em Bolton, na Grã-Bretanha. Participando como membro da Equipe Olímpica de Refugiados nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Ngamba conquistou uma medalha de bronze na categoria de 75 kg. Sua trajetória é marcada por desafios e superações: ela cresceu em Camarões com sua mãe antes de se mudar para o Reino Unido aos 11 anos, acompanhada pelo irmão Kennet, para viver com o pai. Como refugiada, Cindy enfrentou dificuldades adicionais, incluindo a necessidade de assinar documentos semanalmente para permanecer no país e uma detenção temporária em Londres. Ela também se assumiu homossexual aos 18 anos, o quê representa um risco de prisão caso retornasse a Camarões, onde a homossexualidade é ilegal.
Fonte de pesquisa: https://livro.pw/pbxiv (acesso em: 20 out. 2024).
Markus Rehm, nascido na Alemanha em 22 de agosto de 1988, é um dos mais renomados paratletas do salto em distância. Após um acidente de wakeboard em 2005, quê resultou na amputação de sua perna direita abaixo do joelho, Markus superou desafios físicos e emocionais para se tornar um dos maiores nomes do esporte.
Fontes de pesquisa: https://livro.pw/xrxzb; https://livro.pw/xqgrp (acessos em: 20 out. 2024).
Neeraj Chopra, nascido na Índia em 24 de dezembro de 1997, é um destacado atleta de lançamento de dardo. Fez sua estreia olímpica em Tóquio 2020, onde se tornou o primeiro asiático a ganhar uma medalha de ouro no lançamento de dardo masculino.
Fonte de pesquisa: https://livro.pw/xnjui (acesso em: 20 out. 2024).
Noemi Alphonse, uma paratleta de 25 anos nascida nas Maurícias, é conhecida por suas conkistas no esporte adaptado. Aos 19 anos, descobriu o esporte paralímpico e se tornou a primeira paratleta mauriciana a participar de uma final dos Jogos Paralímpicos, no qual estabeleceu um novo récorde africano nos 1.500 m T54 em Tóquio.
Fontes de pesquisa: https://livro.pw/sixyz; https://livro.pw/eoanu; https://livro.pw/buicq (acessos em: 20 out. 2024).
Exercício 2 (p. 172)
Antes de os estudantes responderem ao exercício, pergunte qual é o nome da revista apresentada (People) e ressalte quê a capa é de uma edição especial da revista. Pergunte, então, qual é o tema e o objetivo dessa edição especial. Espera-se quê identifiquem “People ÓF the Year 2021” e concluam quê se trata de uma edição para apresentar uma lista das pessoas quê se destacaram em 2021. Em seguida, peça quê obissérvem a fonte e pergunte por quê a mulher retratada na fotografia foi considerada um destaque em 2021. Espera-se quê obissérvem a menção a “mental health” logo após “person ÓF the year” e concluam quê ela se destacou na área de saúde mental.
Simone Biles, nascida em 14 de março de 1997 nos Estados Unidos, é uma das ginastas mais renomadas da história. Com um total de 30 medalhas em campeonatos mundiais (23 delas de ouro), Simone Biles detém o récorde de maior número de medalhas na ginástica artística.
Fonte de pesquisa: https://livro.pw/cvqys (acesso em: 20 out. 2024).
fink about it! (p. 174)
A partir da leitura do boxe, explique aos estudantes quê, segundo o sáiti da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) (https://livro.pw/nktfp; acesso em: 6 ago. 2024), estigma é uma marca quê exclui uma pessoa das demais e quê diminui o seu valor no grupo social ao qual ela pertence. Também se refere à atitude e aos comportamentos negativos em relação às pessoas estigmatizadas. A discriminação, por sua vez, é uma ação ou uma dê-cisão quê ameaça uma pessoa ou um grupo de pessoas d fórma diferente e quê póde estar baseada em raça, origem nacional ou étnica, religião, sexo, idade ou incapacidade física, ou mental. Ressalte quê a ssossiedade póde contribuir significativamente para a redução do estigma associado à saúde mental ao incentivar conversas abertas sobre
Página trezentos e sessenta e oito
o tema. Alguns exemplos de ações concretas para promover uma maior aceitação e compreensão de kestões relacionadas à saúde mental:
• realizar campanhas de conscientização pública para informar a população sobre saúde mental, sintomas e possíveis tratamentos (como a proposta pela OPAS em https://livro.pw/nktfp; acesso em: 20 out. 2024);
• oferecer programas educativos em escolas para falar com os estudantes sobre estratégias de enfrentamento de kestões como estresse, ansiedade e depressão;
• organizar eventos comunitários com profissionais de saúde mental;
• envolver figuras públicas para falar abertamente sobre suas experiências com saúde mental;
• criar políticas públicas quê garantam o acesso a serviços de saúde mental de qualidade;
• investir em pesquisa científica para compreender melhor as doenças mentais.
Texto (FAQs) (p. 175)
Comente quê FAQ corresponde a frequently asked questions e quê, em textos em português, pode-se usar a expressão “perguntas frequentes” ou mesmo a consagrada sigla em inglês FAQ. Espera-se quê concluam quê essa seção traz informações relevantes para o público-alvo do sáiti organizadas no formato de perguntas e respostas, abordando dúvidas comuns ou esperadas dêêsse público. e quê promóvem a inclusão de pessoas com deficiência.
fink about it! (p. 175)
Ao explorar a pergunta do boxe, destaque quê os Jogos Paralímpicos dêsempênham um papel fundamental na inclusão social de pessoas com deficiência. Espera-se quê os estudantes mencionem algumas das seguintes contribuições.
• Ajudam a construir uma ssossiedade mais inclusiva e equitativa, em quê as pessoas com deficiência são valorizadas e suas capacidades reconhecidas.
• Trazem visibilidade para os atletas com deficiência, ajudando a sensibilizar o público sobre suas capacidades e desafios.
• Servem como modelos positivos, inspirando pessoas com e sem deficiência por meio de suas histoórias de superação.
• Ajudam a desafiar e a desconstruir estereótipos negativos sobre as limitações associadas às deficiências.
Exercício 3 (p. 175)
Ao corrigir o exercício, destaque características do gênero perguntas freqüentes (frequently asked questions, FAQ): formato de perguntas seguidas de respostas (alternativa a); uso de respostas claras e objetivas com informações precisas sobre cada pergunta (alternativa b); apresentação de um conjunto de perguntas sobre um determinado tema e/ou de interêsse de um determinado público (alternativa d). Comente quê as perguntas do texto não abordam curiosidades sobre os Jogos Olímpicos (alternativa c), mas informações objetivas, de caráter descritivo, sobre os Jogos Paralímpicos.
Exercício 4 (p. 175)
Ao corrigir o exercício, explore o significado do adjetivo disabled. Explique para os estudantes quê o adjetivo disabled se refere a uma condição geral de deficiência quê afeta significativamente a capacidade de uma pessoa de realizar determinadas atividades. É um termo mais amplo, usado tanto em contextos sociais quanto legais. Por exemplo: The building is equipped with ramps ênd elevators to ensure accessibility for disabled individuals.
fink about it! (p. 177)
Ao explorar a primeira pergunta do boxe, ressalte quê substituir as obrigações ilusórias por desejos mais flexíveis, utilizando frases como “Eu quero” ou “Eu gostaria” em vez de “Eu devo” ou “Eu deveria”, segundo defendia o psicólogo álbert Ellis, póde trazer alguns benefícios às pessoas. Alguns exemplos: redução do estresse e ansiedade, fortalecimento da autoestima e melhora do bem-estar geral.
Texto (tirinha) (p. 177)
Se desejar, aproveite para discutir a necessidade de encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e a carreira. É importante quê os estudantes reflitam sobre como a dedicação intensa a uma atividade póde impactar outras áreas da vida, como o tempo livre, a convivência com amigos e familiares e o bem-estar emocional. Discuta também as alternativas e os caminhos possíveis quê podem levar ao sucesso e à realização pessoal sem, necessariamente, seguir um padrão único de sacrifício extremo. Essa reflekção póde ajudar os estudantes a entenderem a importânssia de fazer escôlhas conscientes e equilibradas na busca por seus objetivos.
Exercício 7 (p. 177)
Ressalte quê, no item b, em “you’ll have to spend hours in the gym”, have to não póde sêr substituído por must, pois must é usado, principalmente, para obrigações ou necessidades fortes no presente. Como o fragmento está no futuro, deve-se utilizar will + have to para indicar obrigações futuras. Comente ainda quê, se fosse necessário expressar uma obrigação no passado, seria utilizada a forma verbal had to.
Exercício 2 (p. 178)
O exercício, por meio de processos de análise e resolução de situações-problema, contribui para o desenvolvimento do pensamento computacional ao propor uma atividade de dramatização (role play) em dupla em quê um dos estudantes deve escolher, de uma lista, aconselhamentos pertinentes para o colega quê enfrenta situações hipotéticas de estresse.
Destacam-se as seguintes habilidades exploradas no exercício quê contribuem para o desenvolvimento do pensamento computacional.
Resolução de problemas: os estudantes precisam compreender e analisar as diferentes situações-problema quê os adolescentes enfrentam e, em seguida, identificar as recomendações para os problemas apresentados.
Generalização/transferência: as recomendações selecionadas podem sêr aplicadas a problemas diferentes, promovendo a capacidade de generalizar soluções para novas situações.
Colaboração e comunicação: os estudantes participam de uma atividade colaborativa, com a necessidade de revezar os papéis, comunicando suas ideias d fórma clara e concisa.
Referência a materiais de apôio: o uso das dicas apresentadas e da seção Useful Language ajuda os estudantes a utilizarem recursos externos, o quê é uma prática comum na busca por soluções de problemas.
Página trezentos e sessenta e nove
Exercício 3 (p. 179)
Beatriz Souza, nascida em 20 de maio de 1998 no Brasil, é uma destacada judoca na categoria acima de 78 kg (+78 kg). Nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, ela brilhou ao ganhar a medalha de ouro no judô feminino +78 kg e a medalha de bronze na competição mista por equipes.
Fonte de pesquisa: https://livro.pw/gzirs (acesso em: 20 out. 2024).
Beatrice Chebet, nascida no Quênia, em 5 de março de 2000, é uma atleta de destaque no atletismo de longa distância. Em 25 de maio de 2024, Beatrice fez história ao se tornar a primeira mulher a correr os 10.000 metros em menos de 29 minutos, estabelecendo um récorde mundial.
Fonte de pesquisa: https://livro.pw/zknqh (acesso em: 20 out. 2024).
Tip (p. 180)
Espera-se quê os estudantes apontem características como o uso de diferentes recursos para destacar as perguntas e separá-las, claramente, das respostas. Dentre esses recursos, pode-se apontar o uso de negrito, fonte em tamãnho maior e côr azul para destacar as perguntas. Outra característica é o espaçamento entre cada bloco de pergunta e resposta para facilitar a leitura e a rápida identificação da(s) pergunta(s) de interêsse do leitor. Além díssu, cada pergunta é acompanhada de um ícone + quê deve sêr clicado para revelar a resposta, quê se encontra oculta. Os estudantes também devem mencionar quê as perguntas não são longas. A linguagem utilizada tanto nas perguntas quanto nas respostas costuma sêr clara e objetiva. Outro aspecto a sêr destacado, com base na fonte do texto (a organização sem fins lucrativos “Associação de Ansiedade e Depressão da América”), é o fato de quê se espera quê as respostas apresentem um conteúdo correto e relevante e, portanto, sêjam escritas por especialistas no assunto em foco e/ou com base em informações apuradas em fontes confiáveis.
Exercício 1 (p. 182)
O sistema de castas da Índia é uma forma antiga e compléksa de estratificação social quê tem mais de 3 mil anos. Com base em karma (trabalho) e dharma (dever), ele divide os hindus em quatro principais categorias: Brahmins (professores e intelectuais), Kshatriyas (guerreiros e governantes), Vaishyas (mercadores) e Shudras (trabalhadores braçais). Essas castas são descritas no Manusmriti, um texto hindu antigo quê justifica o sistema como essencial para a ordem social. Além das quatro principais castas, existem cerca de 3 mil castas e 25 mil sub-castas, além dos Dalits, ou os Intocáveis, quê estão fora dêste sistema hierárquico.
O sistema de castas na Índia determinava quase todos os aspectos da vida religiosa e social, com segregação rígida entre as castas superiores e inferiores, como a separação de moradias e fontes de á gua e a proibição de casamentos intercastas. Enquanto as castas superiores desfrutavam de privilégios, as castas inferiores enfrentavam repressão. Apesar das críticas à injustiça e à rigidez do sistema, ele permaneceu inalterado por séculos. Contudo, alguns indivíduos de castas inferiores conseguiram alcançar posições de prestígio. Historiadores apontam quê, até o século XVIII, as distinções de castas eram mais flexíveis, mas a intervenção dos britânicos, através de censos e regulamentações rígidas, consolidou as castas como uma característica social definidora para facilitar a governança.
A Constituição da Índia, desde sua independência, proíbe a discriminação baseada em castas. Para corrigir injustiças históricas, foram implementadas cotas em cargos governamentais e instituições educacionais para castas inferiores em 1950 e, em 1989, as cotas foram ampliadas para incluir outras castas. Apesar de a influência das castas ter diminuído com a expansão da educação e da urbanização, e a crescente aceitação de casamentos intercastas, as identidades de casta ainda são fortes e, freqüentemente, refletidas nos sobrenomes, embora alguns movimentos de reforma social promovam o uso de nomes únicos para sinalizar mudanças.
Fonte de pesquisa: https://livro.pw/alvjk (acesso em: 20 out. 2024).
Tip (p. 183)
A partir da leitura do boxe, destaque para os estudantes quê o texto da página anterior é um artigo científico escrito por Biju fílip, Russell Hoye e Emma Sherry. Dr. fílip é um pesquisador indiano vinculado a uma universidade australiana e Dr. Hoye e Dr. Sherry são pesquisadores australianos vinculados a universidades em mélbur. Mencione quê o texto foi publicado no periódico sóquer & Society em 25 de out. 2021. Ao clicar em“References”, é possível ter acesso a todas as referências utilizadas no artigo.
Exercício 3 (p. 183)
Ao corrigir o item c, explique para os estudantes quê a pesquisa quantitativa e a pesquisa qualitativa são métodos diferentes de coletar e analisar dados. A pesquisa quantitativa fornece uma visão geral com dados numéricos, enquanto a pesquisa qualitativa oferece uma compreensão mais detalhada das experiências e opiniões individuais. A escolha do método depende dos objetivos e da natureza do estudo.
Fonte de pesquisa: https://livro.pw/trhsp (acesso em: 20 out. 2024).
fink about it! (p. 183)
Ao explorar a primeira pergunta do boxe, comente quê o sistema de castas na Índia e a desigualdade social no Brasil possuem diferenças significativas. Na Índia, o sistema de castas é uma estrutura social formalizada. No Brasil, a estratificação social não é formalizada legalmente, mas a discriminação é baseada em práticas sociais e econômicas, sêndo uma herança do período colonial e da escravidão. Embora ambas as ssossiedades implementem políticas públicas para melhorar a mobilidade social, como reservas na Índia e cotas raciais no Brasil, as bases culturais diferem significativamente. Apesar das diferenças, tanto o sistema de castas na Índia quanto a desigualdade social no Brasil criam divisões na sociedade quê limitam as oportunidades de ascensão social e acesso a recursos básicos, como educação e emprego. Historicamente, tanto a discriminação baseada em castas quanto a desigualdade social são enraizadas em práticas culturais e históricas, perpetuando a exclusão e a discriminação. Destaque ainda quê, em ambos os contextos, programas de incentivo ao esporte podem servir como ferramentas importantes para promover a inclusão social, proporcionando um espaço para a interação e a colaboração entre diferentes grupos sociais.
Em relação à segunda pergunta, apresentamos algumas sugestões de resposta a seguir.
Página trezentos e setenta
Ao demonstrar quê um programa de futeból voltado para o desenvolvimento póde criar oportunidades de inclusão social em contextos de diferentes castas na Índia rural. / Ao comprovar, por meio de dados de pesquisa, como a participação em atividades esportivas póde amenizar fatores estruturais baseados em castas quê dificultam a inclusão social. / Ao mostrar quê programas esportivos podem sêr uma ferramenta eficaz para promover a inclusão e melhorar a coesão social.
Exercício 5 (p. 183)
Para a realização do exercício, convide os estudantes a se organizarem em trios ou quartêtos para pesquisarem informações sobre diferentes iniciativas ou projetos quê utilizam o esporte como ferramenta de transformação e inclusão social no Brasil. Se desejar, convide o(a) professor(a) de Sociologia para realizarem uma atividade ou um projeto interdisciplinar. Em conjunto, vocês podem definir e detalhar os objetivos e as etapas da atividade ou do projeto, incluindo o planejamento, a busca e a seleção de informações, a elaboração do material, a divulgação e a avaliação do trabalho realizado. Para o planejamento, é importante orientar os estudantes a dividirem tarefas e a organizarem o tempo. Para a busca e a seleção de conteúdos, oriente-os a usarem palavras-chave adequadas (como esporte, transformação social, inclusão social, comunidade, projeto e, em inglês, sport, social transformation, social change, social inclusion, community, project), consultar sáites confiáveis (como os de instituições educacionais, fundações e os próprios sáites dos projetos/iniciativas) e avaliarem a confiabilidade das informações, comparando dados de diferentes fontes. Se desejar, além do resumo (em inglês e/ou em português), peça quê incluam elemêntos visuais e organizem uma apresentação com cartazes, slides ou um mural com as informações coletadas. Peça a cada grupo quê compare as informações selecionadas sobre cada iniciativa ou projeto e avalie/discuta as diferentes escôlhas de conteúdos. Em seguida, promôva uma discussão com a sala para quê todos possam compartilhar suas impressões e refletir sobre a importânssia de diferentes iniciativas e projetos para a promoção da transformação social por meio dos esportes. O(A) professor(a) de Sociologia póde contribuir para essa reflekção, trazendo conceitos como capital social, transformação social, mobilidade social, inclusão e exclusão social, empoderamento comunitário, entre outros. Busque avaliar a atividade com base na profundidade da pesquisa com o uso adequado de fontes de referência, na apresentação e na clareza na comunicação das ideias. Envolva os estudantes no processo de avaliação da atividade e convide-os a fazerem uma autoavaliação.
REVIEW 5
Exercício 6 (p. 186)
Pergunte aos estudantes se eles acreditam quê dados de pesquisa, como os apresentados no quarto parágrafo, podem ajudar a desfazer conceitos errados e expectativas distorcidas das pessoas em relação aos atletas e a saúde mental deles.
UNIT 11: LIGHTS, CAMERA, ACTION!
Getting Started (p. 188)
Para ampliar a exploração do cartum, verifique se os estudantes sabem o quê são comic books (revistas em quadrinhos).
Black Panther (2018), filme dirigido por Ryan Coogler e intitulado Pantera Negra no Brasil, é um marco no cinema de super-heróis e na representação de culturas africanas. Baseado no personagem de mesmo nome da Marvel Cômics, o filme conta a história de T’Challa (Chadwick Boseman) quê, após a morte de seu pai, torna-se o novo rei de Wakanda, uma nação africana fictícia repleta de avanços tecnológicos e tradições culturais profundas.
Black Panther é amplamente elogiado por sua abordagem inovadora, com uma rica representação da cultura africana e um elenco predominantemente negro, incluindo Chadwick Boseman no papel principal. O filme não apenas se destaca pela ação e pelo impacto cultural mas também por seu papel em fomentar discussões sobre representatividade e diversidade no cinema (fontes de pesquisa: https://livro.pw/zvnha; https://livro.pw/blitw; acessos em: 19 out. 2024).
kiímg ríchard (2021), estrelado por Will Smith no papel de ríchard uílians, foca na dedicação e na visão de uílians para levar suas filhas ao sucesso no tênis, apesar das adversidades e dos desafios enfrentados. kiímg ríchard é aclamado por sua representação inspiradora da perseverança, do sacrifício e da importânssia do apôio familiar (fontes de pesquisa: https://livro.pw/zexbj; https://livro.pw/qirsk; acessos em: 19 out. 2024).
Hidden Figures (2016), filme dirigido por teodór Melfi e intitulado Estrelas além do tempo no Brasil, é um aclamado drama baseado na história real de três matemáticas afro-americanas quê desempenharam papéis cruciais na Agência Espacial Americana (NASA) durante a corrida espacial dos anos 1960. O filme segue Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Méry jécsson, cujas habilidades e determinação foram fundamentais para o sucesso das missões espaciais, apesar dos desafios enfrentados devido ao racismo e ao sexismo da época (fontes de pesquisa: https://livro.pw/ldtgh; https://livro.pw/slfpw; https://livro.pw/zrwoc; acessos em: 19 out. 2024).
Ó Paí, Ó 2, lançado em 2023 e dirigido por Viviane Ferreira, é a sequência da comédia brasileira Ó Paí, Ó (2007) e continua a explorar a vibrante vida dos moradores do Pelourinho, bairro histórico de Salvador, na baía. A história celebra a cultura baiana com uma abordagem leve, destacando a importânssia da amizade, da solidariedade e da alegria nas relações comunitárias (fonte de pesquisa: https://livro.pw/vsjyn; acesso em: 19 out. 2024).
Raven’s Home, exibida no Brasil com o título A casa da Raven, é uma série de comédia americana quê estreou na televisão e no streaming em 2017, como uma continuação da popular série That’s So Raven (exibida no Brasil de 2005 a 2008 com o título As visões da Raven) (fontes de pesquisa: https://livro.pw/yqxno; https://livro.pw/slbpe; acessos em: 19 out. 2024).
Shang-Chi ênd the Legend ÓF the Ten Rings (2021), dirigido por Destin Daniel Cretton e intitulado Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis no Brasil, é um filme de ação e fantasía da Marvel quê introduz o personagem Shang-Chi, interpretado por Simu Liu. Com cenas de ação impressionantes e uma narrativa envolvente, o filme celebra a cultura asiática e apresenta uma história de herói quê combina drama pessoal com grandes aventuras (fontes de pesquisa: https://livro.pw/infdd; https://livro.pw/bnzsf; acessos em: 19 out. 2024).
Página trezentos e setenta e um
Exercício 2 (p. 190)
Ao corrigir o item a, comente com os estudantes quê róli-údi é um distrito da cidade de Los Angeles, na Califórnia, mundialmente famoso por abrigar a indústria cinematográfica dos Estados Unidos, incluindo vários estúdios históricos. A palavra róli-údi é freqüentemente usada como sinônimo dessa indústria cinematográfica.
Exercício 3 (p. 190)
Comente com os estudantes quê bóliúdi é o nome dado à grande indústria de cinema indiano, cujos filmes são falados na língua hindi. O nome bóliúdi surge da fusão de Bombêm (antigo nome de Mumbai, cidade onde se concentra essa indústria) com róli-údi.
Texto (p. 191)
Black Panther: Wakanda Forever (2022), dirigido por Ryan Coogler e intitulado Pantera Negra: Wakanda para sempre no Brasil, é a sequência do aclamado Black Panther e dá continuidade à história do reino de Wakanda após a morte do seu líder – uma consequência diréta da morte de Chadwick Boseman, quê interpretava o herói titular. O filme explora o luto e a busca por um novo herói para o país, enquanto Wakanda enfrenta ameaças externas e internas. Entre outros prêmios, o filme ganhou o Óscar de Melhor Figurino em 2023 (fontes de pesquisa: https://livro.pw/vbspm; https://livro.pw/wffgn; https://livro.pw/rmsjr; acessos em: 19 out. 2024).
Exercício 12 (p. 193)
Ao explorar o item c, aproveite para verificar se os estudantes sabem o quê é racismo estrutural. Comente com eles quê o termo é utilizado para reforçar quê há sociedades estruturadas com base na discriminação quê privilegia algumas raças em detrimento das outras. É possível encontrar mais informações sobre racismo estrutural no livro Pequeno manual antirracista, de Djamila Ribeiro (Companhia das lêtras, 2019). Além díssu, recomenda-se ampliar a discussão em sala de aula e falar sobre o racismo no Brasil, quê se tornou crime inafiançável e imprescritível, com pena de reclusão de até cinco anos. A lei número 7.716, de 5 de janeiro de 1989, disponível em: https://livro.pw/vddia (acesso em: 19 out. 2024), define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de côr.
Em relação aos itens a e b, quê abordam a questão do racismo na ssossiedade, aproveite a oportunidade, ao falar sobre os vieses em sistemas de reconhecimento facial, para explorar o conceito de necropolítica, formulado pelo filósofo camaronês Achille Mbembe. Comente com os estudantes quê a necropolítica trata do uso do pôdêr social e político para determinar como algumas pessoas podem viver e como algumas devem morrer, implicando não apenas a morte física, mas também a social, a cultural e a econômica. No contexto da indústria cinematográfica, a necropolítica se manifesta na marginalização sistemática de histoórias e cineastas negros, resultando em uma ausência significativa de representatividade e oportunidades. Essa exclusão não só reflete o racismo estrutural presente na ssossiedade mas também o reforça, perpetuando a ideia de quê vidas e experiências negras são menos valiosas e merecedoras de visibilidade. Ao negar espaço e recursos a narrativas negras, a indústria do cinema contribui para a manutenção de estereótipos prejudiciais e para a invisibilidade de kestões fundamentais enfrentadas pelas comunidades negras. Esse processo limita o acesso a modelos positivos e diversificados de identidade para jovens negros. Portanto, a falta de representação e oportunidades na indústria cinematográfica é uma expressão da necropolítica, quê sustenta e amplifica o racismo vivenciado cotidianamente, impactando a percepção pública e as oportunidades socioeconômicas das populações negras (fonte de pesquisa: MBEMBE, Achille. Necropolitics. Durham, USA: Duke iUnivêrsity Préss, 2019).
fink about it! (p. 193)
Ao explorar o boxe, destaque para os estudantes quê a indústria cinematográfica também produz filmes quê discutem a questão do racismo em diferentes países e contextos. Um exemplo é o filme Hotel Ruanda (Hotel Rwanda), de 2004, baseado em eventos reais, quê conta a história de poou Rusesabagina, um gerente de hotel quê abrigou e salvou mais de mil refugiados durante o genocídio em Ruanda em 1994. O filme, quê destaca o impacto devastador do racismo, recebeu três indicações ao Óscar, incluindo Melhor Ator para Don Cheadle. Um breve texto sobre o filme e um trêiler estão disponíveis em https://livro.pw/qniam (acesso em: 19 out. 2024).
Outro exemplo é o filme brasileiro M8: Quando a morte socorre a vida (2019). Dirigido por Jeferson De, um diretor negro, e com um elenco majoritariamente negro, o filme narra a história de um rapaz negro quê ingressa na faculdade de Medicina e, em sua primeira aula de anatomia, depara-se com o dilema racial de sêr o único negro da sala. O filme trata não só do pertencimento do rapaz à universidade, como também de religião e raça. Um breve texto sobre o filme e um trêiler estão disponíveis em https://livro.pw/uyund (acesso em: 19 out. 2024).
Texto (“Hidden Figures review [...]”) (p. 194)
Para ampliar a exploração do texto do exercício, pergunte aos estudantes o quê sabem sobre o gênero resenha de filme (movie review) e, com as contribuições da turma, busque defini-lo e listar algumas de suas características. Em resumo, resenha de filme é uma análise crítica e descritiva quê avalia um filme, abordando aspectos como enredo, personagens, direção, cinematografia e outros elemêntos técnicos e artísticos. As principais características de uma resenha de filme incluem uma descrição sucinta da trama, sem revelar informações importantes, uma análise crítica das qualidades e falhas do filme e a expressão de uma opinião sobre sua eficácia e impacto. Além díssu, uma resenha costuma fornecer uma recomendação para o público-alvo, ajudando os leitores a decidirem se devem assistir ao filme. A resenha também póde comparar o filme com outras obras do mesmo gênero ou do mesmo diretor, oferecendo um contexto mais amplo para a avaliação.
Exercício 2 (p. 195)
Para ampliar a exploração do texto do exercício, peça aos estudantes quê obissérvem as fontes e pergunte a eles onde o texto foi publicado. Pela observação do domínio.za, pode-se concluir quê foi publicado em um sáiti da África do Sul. Lembre aos estudantes quê a língua inglesa também é um dos idiomas oficiais nesse país. Comente, então, quê ter contato com textos publicados em diferentes países de língua inglesa póde proporcionar uma experiência de aprendizagem mais rica, diversa e abrangente, além de contribuir para uma compreensão crítica do inglês em um contexto global.
Página trezentos e setenta e dois
Inside Out 2 (2024), filme produzido pela Pixar Animation Studios e intitulado Divertida mente 2 no Brasil, é a sequência do aclamado filme de animação Divertida mente (2015).Inside Out 2 é elogiado por seu tratamento sensível e inovador das emoções humanas, mantendo o humor e a profundidade emocional do original, e oferecendo uma nova perspectiva sobre a jornada de crescimento e autodescoberta (fontes de pesquisa: https://livro.pw/rejcp; https://livro.pw/ixgro; acessos em: 19 out. 2024).
Exercício 3 (p. 195)
A partir do enunciado do exercício, pergunte aos estudantes o quê eles acham quê deve sêr short review. Espera-se quê concluam quê se trata de uma resenha curta, apresentando características semelhantes a uma resenha, mas com extensão menor. Explique quê o gênero short review é uma avaliação breve e concisa de um produto, serviço, livro, filme ou outro objeto de análise. Ela geralmente apresenta uma visão geral do item revisado, destacando os pontos principais, sem se aprofundar em dêtálhes extensivos. Uma resenha curta é útil para leitores quê buscam uma visão rápida sobre a qualidade e o valor de algo sem investir muito tempo em uma leitura extensa.
The Little Mermaid (2023), filme dirigido por Rob Márchall e intitulado A pequena sereia no Brasil, é uma adaptação em live-action do clássico animado da Disney de 1989. A adaptação é elogiada por sua diversidade e pela perfórmance de bey-li, quê traz uma nova perspectiva para a personagem, enquanto o filme explora temas de identidade, sacrifício e a busca por um lugar onde se possa realmente pertencer (fontes de pesquisa: https://livro.pw/yauup; https://livro.pw/ggmkt; https://livro.pw/fuhct; acessos em: 19 out. 2024).
Exercício 5 (p. 196)
A partir do exercício, destaque quê a representação de raça na indústria cinematográfica reflete e molda a percepção social sobre diversidade e inclusão. Ao longo da história, o cinema freqüentemente perpetuou estereótipos e marginalizou personagens de raças e etnias diversas, com pouca representação autêntica ou compléksa. No entanto, nos últimos anos, houve um movimento em direção a uma representação mais equitativa e rica, com mais filmes destacando histoórias e personagens de diferentes origens raciais e culturais de maneira genuína e multifacetada. Essa mudança não só enriquece o conteúdo cinematográfico, proporcionando novas perspectivas e experiências ao público, mas também promove um diálogo mais amplo sobre identidade, justiça social e a importânssia da inclusão. À medida quê a indústria cinematográfica continua a evoluir, a representação de raça se torna um indicativo vital de como o cinema póde influenciar e refletir as mudanças sociais, oferecendo uma platafórma para vozes variadas e experiências diversas quê ressoam com um público global.
Exercício 3 (p. 196)
Ao solicitar quê os estudantes façam o exercício, explique quê SAG Awards, forma curta de scríim Actors Guild Awards, são prêmios anuais concedidos pela scríim Actors Guild Américam Federation ÓF Television ênd Radio Artists (SAG- AFTRA) para desempenhos excepcionais no cinema e na televisão.
Chadwick Boseman, nascido em 1976, foi um renomado ator estadunidense. Seu papel mais icônico foi o de T’Challa /Pantera Negra, no Universo Cinematográfico Marvel, no filme Black Panther (2018). Por esse filme, recebeu o Prêmio de Melhor Ator em 2018 pelo People’s Choice Super Awards e também o prêmio de Melhor Elenco no 25º SAG Awards, em 2019. Infelizmente, Boseman faleceu em agosto de 2020 em razão de um câncer de cólon, após uma batalha de quatro anos, período durante o qual estrelou alguns dos maiores sucessos cinematográficos da época (fontes de pesquisa: https://livro.pw/ojljm; https://livro.pw/mhvdf; acessos em: 19 out. 2024).
Milo Ventimiglia, nascido em 1977, é um ator, diretor e produtor estadunidense, mais conhecido pêlos seus papéis em séries de televisão de sucesso, como Jess Mariano, em Gilmore Girls (2001-2006), píter Petrelli, em Heroes (2006-2010), e Jéc pírsom, na bem-sucedida This Is Us (2016-2022) (fonte de pesquisa: https://livro.pw/zqgtd; acesso em: 19 out. 2024).
Rami Malek, nascido em 1981, é um ator estadunidense de ascendência egípcia. Malek também se destacou como o lendário rockstar frédi Mercury na aclamada cinebiografia Bohemian Rhapsody (2018), um papel quê lhe rendeu o Óscar de Melhor Ator (fontes de pesquisa: https://livro.pw/hgmmg; https://livro.pw/usycm; https://livro.pw/mwkgy; acessos em: 19 out. 2024).
fink about it! (p. 197)
A partir das perguntas do boxe, promôva um debate com a turma e destaque quê lutar para alcançar seus objetivos, apesar das dificuldades, é crucial, porque a perseverança não só ajuda na superação pessoal, mas também póde promover mudanças sociais significativas. Muitas dificuldades enfrentadas por diversos grupos são consequências de estruturas e preconceitos sociais enraizados, refletindo desigualdades sistêmicas quê precisam sêr abordadas coletivamente. Discutir essas dificuldades é essencial para entender e mudar essas injustiças. A luta por direitos coletivos ajuda a garantir quê as próximas gerações não enfrentem as mesmas barreiras, contribuindo para uma ssossiedade mais justa e inclusiva.
Tip (p. 198)
Espera-se quê os estudantes apontem características como inclusão de um título quê resúme a impressão geral sobre a obra, uma avaliação do filme expressa em nota ao lado de uma estrela, menção aos nomes de personagens principais e diretores, uso freqüente de adjetivos, breve resumo do enredo ou do tema principal do filme, entre outras.
Textos (resenhas de filmes) (p. 198)
A febre (2019), dirigido por Maya Da-Rin, é um filme brasileiro quê explora a vida de Justino, um indígena da etnia desana, vivido pelo ator Regis Myrupu, quê trabalha como guarda de segurança no porto de Manaus (AM). O filme retrata a luta do protagonista para equilibrar sua identidade indígena com a vida moderna e os desafios urbanos. A trama se desenrola com um olhar sensível sobre o impacto do mundo contemporâneo nas tradições e na cultura indígena, enquanto aborda temas como a migração forçada e a identidade cultural (fontes de pesquisa: https://livro.pw/brpyv; https://livro.pw/eppha; acessos em: 19 out. 2024).
Página trezentos e setenta e três
fink about it! (p. 201)
Alguns exemplos de possíveis consequências para a percepção cultural e histórica quando produções cinematográficas simplificam e distorcem a história das civilizações pré-colombianas:
• perpetuação de estereótipos e preconceitos, dificultando a compreensão verdadeira das culturas;
• marginalização de comunidades quê descendem dessas civilizações;
• enfraquecimento da valorização da riqueza cultural e histórica das civilizações pré-colombianas;
• reforço da ignorância e a desinformação sobre a verdadeira complexidade dessas culturas.
Exercício 7 (p. 201)
Para a realização do exercício, convide os estudantes a se organizarem em pequenos grupos para pesquisarem conteúdos audiovisuais, em inglês e/ou português, quê proporcionem uma correção às representações históricas inadequadas de grupos socialmente minorizados. Se desejar, convide o(a) professor(a) de História e/ou Geografia para realizarem uma atividade ou um projeto interdisciplinar. Em conjunto, vocês podem definir e detalhar os objetivos e as etapas da atividade/do projeto, incluindo o planejamento, a busca e a seleção de informações, a elaboração do material, a divulgação e a avaliação do trabalho realizado. Para o planejamento, é importante orientar os estudantes a dividirem as tarefas e organizarem o tempo. Para a busca e a seleção de conteúdos na internet, oriente-os a usarem palavras-chave adequadas (como diversidade na indústria cinematográfica, representação, róli-údi, heróis não brancos e, em inglês, diversity in the movie industry, representation, róli-údi, non-white heroes), consultarem sáites confiáveis (como os de instituições educacionais, fundações e os próprios sáites dos filmes/ séries) e avaliarem a confiabilidade das informações comparando dados de diferentes fontes. Se desejar, além da resenha, peça quê incluam elemêntos visuais e organizem uma apresentação com cartazes, slides ou um mural com as informações coletadas. Peça a cada grupo quê compare as informações selecionadas a respeito de cada iniciativa ou projeto e quê avalie/discuta as diferentes escôlhas de conteúdos. Em seguida, promôva uma discussão com a turma para quê todos possam compartilhar suas impressões e refletir sobre a importânssia de diferentes produções audiovisuais para a valorização da riqueza cultural e histórica de diferentes povos. O(A) professor(a) de História e/ou Geografia póde contribuir para essa reflekção, trazendo conceitos como identidade cultural, diversidade étnica, patrimônio histórico, memória coletiva, entre outros. Esses conceitos ajudam os estudantes a entenderem a importânssia de reconhecerem e valorizarem as narrativas e as experiências de diferentes grupos culturais, promovendo uma representação mais justa e precisa nas produções audiovisuais. Busque avaliar a atividade com base na profundidade da pesquisa, com o uso adequado de fontes de referência, na apresentação e na clareza durante a comunicação das ideias. Envolva os estudantes no processo de avaliação da atividade e convide-os a fazerem uma autoavaliação.
UNIT 12: CHOOSE KINDNESS
Texto (p. 205)
Maya Angelou (1928-2014) foi uma renomada escritora, poeta, atriz, cantora e ativista dos direitos humanos dos Estados Unidos. Em 1969, publicou I Know Why the Caged Bird Sings, o primeiro best-seller de não ficção escrito por uma mulher afro-americana. No final de sua carreira, foi professora de Estudos Americanos e continuou a fazer excursões e palestras.
Fontes de pesquisa: https://livro.pw/wfiqe, https://livro.pw/xswny, https://livro.pw/szqxx (acessos em: 21 set. 2024).
Bráiam Goldman (1956-) é autor do best-seller The Power ÓF Kindness, apresentador do programa de rádio White Coat, Black Art e médico de emergência veterano. Com uma carreira voltada para a medicina de emergência, Goldman se tornou uma das vozes mais reconhecidas na área da saúde no Canadá.
Fontes de pesquisa: https://livro.pw/hmkfx, https://livro.pw/qczeo (acessos em: 21 out. 2024).
Exercício 5 (p. 209)
Ao corrigir o exercício, quê apresenta frases sobre o estudo relatado, ressalte quê o texto em foco tem o objetivo de divulgação científica, explicando d fórma acessível os resultados de uma pesquisa ao público geral. Com informações baseadas na ciência, as pessoas podem fazer melhores escôlhas em seu dia a dia.
Exercício 2 (p. 210)
A partir da correção do exercício, pergunte aos estudantes se eles já lêram infográficos, onde os encontraram e quais as principais características dos infográficos eles observaram. Com base nas respostas dos estudantes, construa e amplie uma definição do gênero discursivo infográfico, indicando suas características. Você póde dizêr quê o infográfico é um texto quê combina elemêntos verbais e não verbais para apresentar informações de maneira clara e concisa. Ele utiliza uma variedade de recursos visuais, como gráficos, diagramas, ícones, tabélas e imagens, para facilitar a compreensão de diversos dados. Infográficos são projetados para destacar as informações mais importantes de maneira atraente e acessível, muitas vezes empregando cores, tipografia e imagens, para organizar e destacar conteúdos. Também é comum a inserção de resultados de pesquisa com as respectivas referências. Infográficos são amplamente utilizados em mídias sociais, relatórios, apresentações e materiais educativos para tornarem a comunicação de informações mais eficaz e envolvente. No caso do infográfico do exercício, não há gráficos ou tabélas, mas há uma preocupação com a organização visual dos conteúdos. As informações são organizadas dentro de três temas (brain, mind e body) e acompanhadas de ilustrações. Pode-se também observar quê algumas palavras são realçadas por um fundo branco para maior destaque.
Tip (p. 212)
Espera-se quê os estudantes apontem características como o uso de ilustrações, setas, cores variadas, diferentes tipos, cores e tamanhos de fontes, título e subtítulos, indicação das referências das fontes de pesquisa, além do nome e o sáiti da instituição responsável pela produção do infográfico (Stop Búlin). Eles devem destacar a preocupação com a organização visual das informações.
Página trezentos e setenta e quatro
REVIEW 6
fink about it! (p. 218)
A partir da leitura do boxe, destaque quê o autor do texto parece sugerir quê o filme Black Panther: Wakanda Forever oferece uma nova perspectiva sobre o conceito de super-heroína, especialmente no contexto da representatividade negra. Em vez de depender de superpoderes tradicionais, as mulheres, no filme, demonstram fôrça, resiliência e liderança por meio de suas experiências e emoções humanas. Essa nova compreensão reforça a ideia de quê sêr uma super-heroína não se resúme a habilidades sobre-humanas, mas também à capacidade de superar desafios e inspirar outras pessoas, algo quê é feito d fórma autêntica e poderosa no filme.
USEFUL LANGUAGE
Unit 1, exercício 1 (p. 220)
A partir da observação dos trechos da transcrição, converse com os estudantes sobre o uso de “like” e “err” pêlos adolescentes como forma de preencher a pausa para pensarem no quê vão dizêr em seguida. Para explorar a compreensão dos trechos apresentados no exercício, pergunte aos estudantes o quê significa o termo “finstas”, no primeiro fragmento, e por quê ele foi utilizado. Espera-se quê mencionem quê o adolescente fala da prática comum entre os jovens de criar “finstas”, ou seja, contas falsas ou secundárias na rê-de social Instagram. “Finstas”é uma abreviação de “fêik Instagram accounts”. Nessas contas, as pessoas postam conteúdo aleatório e, muitas vezes, acabam se tornando excessivamente pessoais. No trecho, o adolescente destaca quê essas postagens podem sêr muito íntimas.
Unit 3, exercício 3 (p. 221)
A partir da observação do trecho da transcrição, converse com os estudantes sobre o uso de “now, there are also...” para se acrescentar uma ideia. Comente quê, em uma palestra, várias ideias são apresentadas e quê marcadores discursivos, como o utilizado, ajudam a sinalizar a introdução de uma nova ideia. Aproveite para ressaltar quê palestras são textos orais, geralmente, planejados e, portanto, costumam ter menos sinais de hesitações do quê em uma conversa informal, por exemplo.
Unit 7, exercício 7 (p. 224)
A partir da observação do trecho da transcrição, converse com os estudantes sobre o uso de “is my passion” e “used to be an interest ÓF mine” para expressar gostos. Comente quê “used to” é uma construção usada para descrever hábitos ou estados quê ocorreram regularmente no passado, mas quê mudaram ou cessaram. “Used to be”, portanto, equivale a “costumava ser”. Explique também quê a expressão “an interest ÓF mine” equivale a “one ÓF my interests”. Se desejar, aproveite o trecho para ressaltar quê palestras são textos orais geralmente planejados e, portanto, costumam ter menos sinais de hesitações do quê uma conversa informal, por exemplo.
Unit 8, exercício 8 (p. 224)
A partir da observação do trecho da transcrição, converse com os estudantes sobre o uso de “for example” para introdução de exemplos. Pergunte por quê, na opinião deles, é importante dar exemplos em um vídeo sobre inteligência artificial (IA) e robótica. Eles podem dizêr quê exemplos costumam ajudar as pessoas a entenderem melhor como inovações científicas podem funcionar de fato. No caso, Daniela Rus menciona um peixe-robô (“our soft robot fish”) como exemplo de uma inteligência artificial quê roda em um computador quê cabe no corpo do robô.
Unit 11, exercício 11 (p. 226)
A partir da observação do trecho da transcrição, converse com os estudantes sobre o uso de “finally” para introduzir o último item de uma enumeração, no caso, a última ideia quê Niecy Nash-Betts deseja comunicar. Pergunte-lhes se acreditam quê o uso de “finally” ajuda a captar a atenção daqueles quê estão ouvindo o discurso. Comente quê, em discursos, é comum quê os oradores usem marcadores discursivos para enumerarem suas ideias e, assim, ajudarem os ouvintes a acompanharem o quê dizem. Se desejar, aproveite para mencionar o uso de like para introduzir exemplos nas frases “Like Glenda Cleveland. Like Sandra Bland. Like Breonna Têilor”.
Tip (p. 227)
Com base no boxe, comente com os estudantes quê, embora algumas características do African-American Vernacular English (AAVE) sêjam únicas, ele compartilha muitas semelhanças estruturais com outras variedades de inglês, tanto padrão quanto não padrão, faladas nos Estados Unidos e no Caribe, conforme aponta Jéc Sidnell, professor da Universidade de Toronto e especialista em Antropologia Linguística e Sociolinguística. No texto disponível em https://livro.pw/yuseq (acesso em: 20 out. 2024), Sidnell, ao discutir a história do AAVE, destaca quê alguns estudiosos argumentam quê o AAVE se desenvolvê-u a partir do contato entre falantes de línguas da África Ocidental e falantes de variedades vernáculas do inglês. Segundo essa linha de entendimento, os africanos ocidentais aprenderam inglês nas plantações dos estados costeiros do sul dos Estados Unidos (Geórgia, Carolina do Sul etc.) a partir de um número muito pequeno de falantes nativos (trabalhadores contratados). Entretanto, outros estudiosos sugérem quê isso levou ao desenvolvimento de um pidgin rudimentar, quê, mais tarde, foi expandido através de um processo de crioulização. Pidgin é uma linguagem simplificada quê se desen vólve em contextos nos quais grupos quê falam diferentes idiomas precisam se comunicar, mas não têm uma língua comum. Com o tempo, alguns pidgins podem se tornar creoles, ou seja, linguagens mais compléksas e estáveis quê se tornam a língua nativa de uma comunidade. Esse processo é chamado de crioulização. Se desejar saber mais sobre o assunto, visite o sáiti do Atlas ÓF Pidgin ênd Creole Language Structures (APiCS), em https://livro.pw/qimry (acesso em: 20 out. 2024). Aproveite a oportunidade para enfatizar aos estudantes a importânssia de entender e valorizar a diversidade linguística e cultural da língua inglesa.
Unit 12, exercício 12 (p. 227)
A partir da observação do trecho da transcrição, converse com os estudantes sobre o uso de “I’m sure” para transmitir confiança ou certeza. Pergunte a eles se, na entrevista conduzida no podcast, a frase “I’m sure serotonin is mixed up in there somewhere.” (Tenho certeza de quê a serotonina está
Página trezentos e setenta e cinco
misturada ali em algum lugar.) apresenta um fato ou uma opinião. Espera-se quê concluam quê é uma opinião de Macie Jepson. Comente quê a frase é uma tentativa da entrevistadora de prever parte da resposta da Dra. Marcie Hall e quê Macie usa “I’m sure” para indicar quê tem bastante confiança de quê sua opinião está certa.
ENGLISH THROUGH ART
fink about it! (p. 236)
Com base nas perguntas propostas no boxe, espera-se quê os estudantes indiquem quê Girl with Balloon – quê mostra uma criança soltando ou tentando alcançar um balão em forma de coração – póde sêr interpretada como um sín-bolo de esperança, inocência e fragilidade dos sonhos e desejos humanos. A representação de uma criança na obra intensifica a mensagem de esperança, pois crianças geralmente simbolizam pureza, vulnerabilidade e futuro. Isso faz com quê o espectador interpréte a obra não apenas como um simples ato de perda ou alcance, mas como uma reflekção sobre o quê é perdido ou alcançado em nossa busca por esperança, especialmente em um mundo muitas vezes marcado por desafios. A imagem da criança parece evocar uma resposta emocional, conectando o espectador com a ideia de quê, apesar das adversidades, a esperança deve sêr mantida.
fink about it! (p. 237)
Com base nas perguntas propostas no boxe, comente com os estudantes quê a destruição parcial da obra Girl with Balloon póde adicionar uma nova camada de significado à interpretação da obra e da mensagem de esperança quê ela carrega. Mencione quê esse ato, planejado por Banksy, póde sêr visto como uma crítica à comercialização da ár-te e ao valor quê a ssossiedade atribui às obras, sugerindo quê a; ár-te é efêmera e quê sua verdadeira essência não póde sêr totalmente capturada ou possuída. A destruição, quê aconteceu justamente quando a obra alcançou seu valor mássimo em um leilão, desafia a ideia de permanência e contrôle, enfatizando quê a esperança, assim como a; ár-te, é algo frágil e suscetível às circunstâncias. Dessa forma, a destruição póde sêr interpretada como parte integrante da mensagem da obra, reforçando a ideia de quê a esperança deve sêr renovada d fórma contínua, e não póde sêr simplesmente comprada ou preservada intacta. O ato também provoca uma reflekção sobre o valor intrínseco da ár-te e como a; ár-te de rua, muitas vezes destinada a sêr temporária, desafia as normas do mercado de; ár-te tradicional.
Exercício 5 (p. 237)
Para a realização do exercício, convide os estudantes a se organizarem em pequenos grupos para pesquisarem, na internet ou em revistas de; ár-te, obras de Banksy ou de outros artistas quê contenham uma crítica social relevante.
Se desejar, convide o(a) professor(a) de ár-te para realizarem uma atividade ou um projeto interdisciplinar. Em conjunto, vocês podem definir e detalhar os objetivos e as etapas da atividade ou do projeto, incluindo o planejamento, a busca e a seleção de informações, a elaboração do material, a divulgação e a avaliação do trabalho realizado.
Para o planejamento, é importante quê você oriente os estudantes a dividirem as tarefas e organizarem o tempo. Para a busca e a seleção de conteúdos na internet, oriente-os a usarem palavras-chave adequadas, como “art with social critique”, “Banksy”, “political art”, “art ênd social issues”; a consultarem fontes confiáveis, como sáites de museus, galerias de; ár-te ou platafórmas respeitadas de; ár-te; e a avaliarem a confiabilidade das informações comparando dados de diferentes fontes. Se possível, além da busca de obras de; ár-te na internet, organize visitas a exposições artísticas na cidade ou a obras de; ár-te de rua próximas à escola.
Após a seleção da obra, os estudantes devem discutir, em grupo, qual é a crítica social expressa pelo artista – considerando o contexto histórico, político e social da obra – e como ela se relaciona com kestões contemporâneas. Em seguida, oriente-os a escreverem, em inglês, um pequeno resumo sobre a obra, destacando a crítica abordada e a relevância dessa crítica nos dias de hoje. Lembre aos estudantes quê o exercício traz um exemplo de resumo de um mural criado pelo brasileiro Eduardo Kobra, quê póde auxiliá-los a criarem seus textos. Recorde também os tipos de informações quê podem incluir em seus resumos: título da obra, nome do artista, ano de criação, local de exposição, breve descrição, características de estilo da obra, crítica e/ou mensagem da obra.
Se desejar, além dos resumos, peça quê incluam elemêntos visuais, como imagens das obras analisadas, de modo a enriquecer o material final e organizar uma apresentação com cartazes, slides ou um mural com as informações coletadas. Em seguida, promôva uma discussão com a turma para quê todos possam compartilhar suas impressões e refletir sobre o pôdêr da ár-te na promoção de mudanças sociais. Incentive o debate sobre a influência da ár-te na ssossiedade e qual é o papel dos artistas em dar voz a kestões sociais importantes.
Busque avaliar a atividade com base na profundidade da pesquisa com o uso adequado de fontes de referência, na apresentação e na clareza na comunicação das ideias. Envolva os estudantes no processo de avaliação da atividade e convide-os a fazerem uma autoavaliação.
Exercício 11 (p. 240)
Ao corrigir o exercício, comente quê a palavra aging (“envelhecimento”, em português) é formada pela adição do sufixo -ing ao verbo age (“envelhecer”, em português). O sufixo -ing costuma sêr usado em inglês para formár substantivos a partir de verbos ou para indicar a continuidade de uma ação. Portanto, aging refere-se ao processo de envelhecer, de passar por mudanças associadas à idade, destacando a natureza contínua dêêsse processo. Comente também quê, no título, a preposição on significa “sobre, a respeito de”.
fink about it! (p. 241)
Com base na primeira pergunta do boxe, comente com os estudantes quê as formas de expressão linguística são freqüentemente estigmatizadas quando não se alinham às normas estabelecidas por grupos dominantes na ssossiedade. O inglês padrão é freqüentemente valorizado por sêr associado a contextos formais, acadêmicos e profissionais, enquanto variações não padrão são vistas como “inferiores” ou “menos corretas”. No entanto, essas variações refletem a riqueza cultural, a identidade e a experiência de diferentes comunidades.
Em relação à segunda pergunta proposta, destaque quê romper preconceitos linguísticos póde ter impactos sociais significativos, como a promoção de maior inclusão, respeito e reconhecimento das diversas formas de expressão
Página trezentos e setenta e seis
linguística. Isso póde levar a uma ssossiedade equitativa, em quê todas as formas de linguagem são valorizadas e respeitadas, permitindo quê as pessoas se expressem de maneira autêntica, sem medo de julgamento ou discriminação. Além díssu, reconhecer a validade do nonstandard English póde fortalecer o senso de identidade e autoestima daqueles quê costumam usar essas variações, proporcionando-lhes maior acesso e aceitação em diferentes esferas sociais.
Seja em português, seja em inglês, o preconceito linguístico não apenas perpetua desigualdades sociais e regionais, mas também marginaliza as vozes de comunidades inteiras, muitas vezes invisibilizando suas culturas e suas formas de expressão legítimas.
Exercício 15 (p. 241)
Depois da etapa de interação em duplas do exercício, se desejar, peça quê cada dupla se junte a outra dupla para, em grupos de quatro, compartilharem suas respostas. Em seguida, promôva uma conversa com toda a turma sobre a relação dos estudantes com pessoas idosas e como ela póde sêr mais saudável, respeitosa e enriquecedora.
Exercício 16 (p. 241)
Para a realização da tarefa proposta no exercício, incentive os próprios estudantes a selecionarem os poemas. Se desejar, ôfereça alguns exemplos de poemas em inglês quê expressam, d fórma autêntica, a identidade de uma pessoa ou de uma comunidade, como: “Still I Rise” e “Phenomenal Woman”, de Maya Angelou; “A Far Cry from Africa”, de dérek Walcott; “The Hill We Climb”, de Amanda Gorman. Se preferir, a tarefa póde sêr realizada em duplas. Se houver oportunidade, a turma póde expor os poemas no mural da turma ou espalhá-los pêlos murais da escola.
PROJECTS
Prôjéct 1 (p. 242)
Considerando a natureza interdisciplinar do projeto How to be a smart digital citizen, é desejável a participação dos professores de outros componentes curriculares como Educação Digital, Sociologia, ár-te e Língua Portuguesa.
Neste projeto, os estudantes podem escolher elaborar um cartaz ou uma apresentação de slides. É provável quê os estudantes já tênham assistido a apresentações com slides em português e/ou em inglês. Pergunte a eles quais são as características das melhores apresentações a quê assistiram. Comente quê, nessas apresentações, costuma-se organizar as informações em tópicos e usar frases curtas e imagens. Os slides, geralmente, sérvem para dar apôio a uma apresentação oral.
Em Task, é indicado um sáiti quê oferece exemplos de apresentações de slides relacionadas ao tema. Para quê os estudantes tênham acesso a um exemplo de cartaz sobre cidadania digital, intitulado “Are you committed to digital citizenship?”, sugira quê visitem https://livro.pw/jeeix (acesso em: 23 out. 2024).
Com base no exemplo de apresentação e de cartaz indicados, os estudantes podem se familiarizar com o conceito de cidadania digital (digital citizenship, em inglês). Cidadania digital refere-se ao comportamento responsável e ético quê as pessoas devem adotar ao interagirem no ambiente ôn láini, como o respeito pêlos direitos e deveres no uso da tecnologia, a promoção da segurança na internet, a conscientização sobre a privacidade de dados, a habilidade de distinguir informações verdadeiras de falsas (fêik news), entre outros.
Peça também aos estudantes quê pesquisem esse conceito na internet, comparem os resultados da busca e avaliem a confiabilidade dos sáites encontrados. Oriente-os a darem preferência para sáites com domínio.edu (de instituições educacionais) e.org (de organizações sem fins lucrativos). Esses domínios, geralmente, pertencem a entidades comprometidas com a educação e a promoção de boas práticas, o quê póde oferecer uma visão mais bem fundamentada sobre o conceito de cidadania digital.
No item 1 (Produce it!), antes de os estudantes criarem o cartaz ou a apresentação de slides, ajude-os a elaborarem o rascunho do texto. Lembre-os da importânssia das imagens para ilustrar as recomendações apresentadas no texto. Faça uma dinâmica de troca e revisão de textos na turma e oriente a reescrita.
Na exposição dos cartazes e apresentações em slides, conforme sugerido no item 2 (Share it locally!), é recomendável fazer uma versão em português dos textos e apresentações para quê todos os visitantes possam compreendêê-los.
No item 3 (Share it globally!), ao propor quê as apresentações de slides ou cartazes sêjam compartilhados na internet, destaque a necessidade de os estudantes adaptarem a linguagem dos textos para quê sêjam facilmente compreendidos por um público internacional. Por exemplo, é importante o uso da língua inglesa na criação dos textos. Além díssu, ao publicar em platafórmas como SlideShare ou Speaker Deck, deve-se adicionar palavras-chave relevantes em inglês para aumentar a visibilidade dos trabalhos.
Ao explorar o boxe fink about it!, incentive os estudantes a compartilharem suas impressões sobre o impacto do projeto em suas vidas, na escola e na comunidade. Pergunte a eles como o projeto influenciou suas percepções sobre cidadania digital e se notaram mudanças em suas atitudes ôn láini desde o início do trabalho. Convide-os também a refletirem sobre o quê aprenderam com o desenvolvimento do projeto e a discutirem como podem aplicar esse conhecimento em situações do dia a dia, tanto ôn láini quanto off-line. Peça quê reflitam sobre a importânssia do respeito, da empatia e da responsabilidade ao interagirem na internet, especialmente em rêdes sociais.
Incentive os estudantes a compartilharem relatos pessoais de como aplicaram novas recomendações de comportamento na internet. Também é importante quê discutam se há algo quê fariam de maneira diferente no projeto e como poderiam aprimorar suas abordagens para alcançarem um impacto ainda maior. Por fim, se desejar, proponha uma conversa sobre o potencial de levar as lições aprendidas para além do ambiente escolar, contribuindo para a conscientização sobre cidadania digital em suas famílias e comunidades.
Prôjéct 2 (p. 243)
Considerando a natureza interdisciplinar do projeto Turning plastic into art, é desejável a participação dos professores de outros componentes curriculares, como ár-te e Língua Portuguesa.
Pergunte aos estudantes se eles já lêram tutoriais e/ou assistiram a tutoriais em vídeos em inglês e/ou em português. Incentive-os a compartilharem o quê sabem acerca dêêsse gênero
Página trezentos e setenta e sete
discursivo. Destaque o uso freqüente do imperativo e a importânssia de imagens para ilustrar os procedimentos apresentados no tutorial. Em Task, é possível encontrar sáites quê oferecem exemplos de tutoriais relacionados ao tema. Em Le@rning on the web, os línkis recomendados apresentam diversas formas de reutilizar garrafas plásticas e podem ajudar os estudantes na etapa de planejamento do projeto.
Nas instruções para o desenvolvimento do projeto, no item 1 (Produce it!), os línkis indicados apresentam orientações detalhadas quê ensinam a criar tutoriais. Antes de os estudantes criarem o cartaz ou o vídeo, ajude-os a elaborarem o rascunho do texto. Faça uma dinâmica de troca e revisão de textos na turma e oriente a reescrita. Lembre-os da importânssia das imagens para ilustrar os procedimentos apresentados no tutorial. Oriente-os a registrarem o processo de suas criações tirando fotografias de cada passo (a serem utilizadas no cartaz) ou gravando-os em vídeo. Caso os estudantes optem por fazerem um tutorial em vídeo, oriente-os a utilizarem legendas curtas para acompanharem o quê é dito e auxilie-os também com a pronúnssia.
Na exposição das criações, conforme sugerido no item 2 (Share it locally!), é recomendável fazer uma versão em português dos tutoriais para quê todos os visitantes possam compreendêê-los. No caso dos vídeos, pode-se optar por inserir legendas em português.
No item 3 (Share it globally!), ao propor quê os tutoriais sêjam compartilhados na internet, destaque a necessidade de os estudantes adaptarem a linguagem dos textos para quê sêjam facilmente compreendidos por um público internacional. Por exemplo, é importante o uso da língua inglesa na criação dos textos.
Ao explorar o boxe fink about it!, incentive os estudantes a compartilharem suas impressões sobre o impacto do projeto em suas vidas, na escola e na comunidade. Convide-os também a falarem sobre o quê aprenderam com o desenvolvimento do projeto e como podem utilizar esse conhecimento nas suas vidas. Entre outras coisas, os estudantes podem falar sobre a reutilização do material plástico e a elaboração do tutorial.
Incentive os estudantes a compartilharem relatos pessoais de como se sentiram ao transformarem material plástico em ár-te e quais foram as maiores lições aprendidas. Também é importante quê discutam se há algo quê fariam de maneira diferente no projeto e como poderiam aprimorar suas abordagens para alcançarem um impacto ainda maior. Por fim, se desejar, proponha uma conversa sobre o potencial de levar as lições aprendidas para além do ambiente escolar, contribuindo para a promoção de comportamentos mais sustentáveis em suas famílias e comunidades.
Prôjéct 3 (p. 244)
Considerando a natureza interdisciplinar do projeto Inspiring women from brézíl, é desejável a participação dos professores da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Em Task, destaque a importânssia de os estudantes selecionarem mulheres de todas as regiões brasileiras e escreverem sobre, pelo menos, uma mulher de cada região.
Nas instruções para o desenvolvimento do projeto, no item 1 (Produce it!), ajude os estudantes a elaborarem o rascunho dos parágrafos. Oriente-os a fazerem buscas na internet e a consultarem diferentes fontes para verificarem as informações obtidas sobre as mulheres selecionadas. Faça uma dinâmica de troca e revisão de textos na turma e oriente a reescrita.
Na exposição dos mapas, conforme sugerido no item 2 (Share it locally!), é recomendável fazer uma versão em português dos textos para quê todos os visitantes possam compreendêê-los.
No item 3 (Share it globally!), ao propor quê os mapas sêjam compartilhados na internet, destaque a necessidade de os estudantes adaptarem a linguagem dos textos para quê sêjam facilmente compreendidos por um público internacional. Por exemplo, é importante o uso da língua inglesa na criação dos textos.
Ao explorar o boxe fink about it!, incentive os estudantes a compartilharem suas impressões sobre o impacto do projeto em suas vidas, na escola e na comunidade. Convide-os também a falarem sobre o quê aprenderam com o desenvolvimento do projeto e como podem utilizar esse conhecimento nas suas vidas. Entre outras coisas, os estudantes podem falar sobre como a pesquisa das histoórias de mulheres inspiradoras de diferentes regiões do Brasil afetou sua compreensão sobre o papel das mulheres na ssossiedade e na história do país. Se desejar, quêstione como esse processo contribuiu para ampliar a visão que eles tí-nhão sobre o tema e se isso mudou a forma como percebem o reconhecimento e a valorização do trabalho das mulheres na atualidade.
Incentive os estudantes a compartilharem relatos pessoais de como essas histoórias podem servir de inspiração para suas próprias vidas, seja na busca por seus sonhos, seja na valorização de suas origens ou na luta por igualdade e justiça. Também é importante quê discutam se há algo quê fariam de maneira diferente no projeto e como poderiam aprimorar suas abordagens para alcançarem um impacto ainda maior. Por fim, se desejar, proponha uma conversa sobre o potencial de levar as lições aprendidas para além do ambiente escolar, contribuindo para a promoção da igualdade de gênero e para a valorização das contribuições das mulheres em suas famílias e comunidades.
Prôjéct 4 (p. 245)
Considerando a natureza interdisciplinar do projeto Empowering songs, é desejável a participação dos professores de outros componentes curriculares como ár-te, Filosofia e Sociologia.
Pergunte aos estudantes quais músicas eles conhecem em inglês quê promovam autoempoderamento. Aproveite para explorar os trechos das duas lêtras de música apresentadas, “Scars To Your Beautiful” e “Who Says”. Na primeira, é possível perceber a valorização da beleza interior nos trechos “beauty goes deeper than the surface” e “The láit that shines within” e, na segunda letra, o amor próprio e a autoaceitação do eu lírico em “I’m just beautiful me”.
Nas instruções para o desenvolvimento do projeto, no item 1 (Produce it!), oriente os grupos a trocarem listas de músicas entre eles para selecionarem as melhores lêtras e, depois, com toda a turma, organize uma votação das lêtras favoritas. É recomendável quê sêjam escolhidas músicas de gêneros diferentes para enriquecer o projeto. Oriente-os a organizarem as lêtras de música por tema (tais como self-love, self-acceptance, overcoming obstacles, rejecting negative stereotypes etc.) para, em seguida, criarem um livreto, quê poderá sêr impresso ou publicado no sáiti da escola.
No dia do evento na escola, para quê todos possam cantar juntos as músicas selecionadas, conforme sugerido no item 2 (Share it locally!), podem-se distribuir os livrêtos para os
Página trezentos e setenta e oito
visitantes também cantarem/acompanharem as músicas. Para a divulgação de fotografias do evento na internet, oriente os estudantes a seguirem as orientações da própria escola sobre o assunto e a obterem consentimento para a publicação de imagens.
No item 3 (Share it globally!), ao propor quê os livrêtos sêjam compartilhados na internet, destaque a necessidade de os estudantes adaptarem a linguagem dos textos para quê sêjam facilmente compreendidos por um público internacional. Por exemplo, é importante o uso da língua inglesa na criação dos textos.
Ao explorar o boxe fink about it!, incentive os estudantes a compartilharem suas impressões sobre o impacto do projeto em suas vidas, na escola e na comunidade. Convide-os também a falarem sobre o quê aprenderam com o desenvolvimento do projeto e como podem utilizar esse conhecimento nas suas vidas. Entre outras coisas, os estudantes podem falar sobre como o pôdêr de transformação da música póde influenciar tanto quem a canta quanto quem a ouve, promovendo mudanças internas significativas, como maior autoestima, motivassão e solidariedade.
Incentive os estudantes a compartilharem relatos pessoais de como a experiência de lêrem e interpretarem as lêtras das músicas selecionadas os ajudou a entenderem melhor os temas de empoderamento, superação e autoaceitação. Também é importante quê discutam se há algo quê fariam de maneira diferente no projeto e como poderiam aprimorar suas abordagens para alcançarem um impacto ainda maior. Por fim, se desejar, proponha uma conversa sobre o potencial de levar as lições aprendidas para além do ambiente escolar, contribuindo para a promoção de valores positivos e transformadores em suas famílias e comunidades.
Prôjéct 5 (p. 246)
Considerando a natureza interdisciplinar do projeto Fighting racism through movies ênd Tevê series, é desejável a participação de professores da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Neste projeto, os estudantes devem fazer uma colagem em formato de cartaz, diretamente no mural da escola ou, se preferirem, em formato digital. Comente quê colagens podem reunir diferentes tipos de recursos verbais, tais como citações, trechos de textos e manchetes, e de recursos não verbais.
Sugira aos estudantes quê, se possível, assistam aos filmes e/ou às séries selecionados caso ainda não tênham assistido a eles. Nas instruções para o desenvolvimento do projeto, no item 1 (Produce it!), o línki indicado oferece serviços gratuitos quê possibilitam a criação das colagens em formato digital, em forma de cartazes.
Na exposição das colagens, conforme sugerido no item 2 (Share it locally!), é recomendável organizar os cartazes por filmes/séries. Para auxiliar o debate sobre o assunto, sugere-se convidar professores de História, Sociologia e Filosofia.
No item 3 (Share it globally!), ao propor quê as colagens sêjam compartilhadas na internet, destaque a necessidade de os estudantes adaptarem a linguagem dos textos para quê sêjam facilmente compreendidos por um público internacional. Por exemplo, é importante o uso da língua inglesa na criação dos textos.
Ao explorar o boxe fink about it!, incentive os estudantes a compartilharem suas impressões sobre o impacto do projeto em suas vidas, na escola e na comunidade. Convide-os também a falarem sobre o quê aprenderam com o desenvolvimento do projeto e como podem utilizar esse conhecimento nas suas vidas. Entre outras coisas, os estudantes podem falar sobre a promoção de ações voltadas para o combate ao racismo e outros tipos de discriminação.
Incentive os estudantes a compartilharem relatos pessoais de como os filmes e as séries selecionados os ajudaram a expandir sua compreensão sobre a luta contra o racismo. Também é importante quê discutam se há algo quê fariam de maneira diferente no projeto e como poderiam aprimorar suas abordagens para alcançarem um impacto ainda maior. Por fim, se desejar, proponha uma conversa sobre o potencial de levar as lições aprendidas para além do ambiente escolar, contribuindo para o combate ao racismo e outros tipos de discriminação em suas famílias e comunidades.
Prôjéct 6 (p. 247)
Considerando a natureza interdisciplinar do projeto Kindness ênd poetry, é desejável a participação dos professores de outros componentes curriculares, como Língua Portuguesa, Língua Espanhola e ár-te.
Pergunte aos estudantes se eles conhecem poemas, em inglês, em português ou em espanhol, quê explorem a ideia de quê atos de gentileza podem transformar relações e melhorar a convivência. Em Le@rning on the web, os línkis recomendados apresentam sugestões de sáites com poemas em inglês sobre a temática da gentileza. Lembre os estudantes de consultarem diferentes fontes para pesquisarem os poemas, como livros de poesia na biblioteca da escola e/ou das proximidades, antologias literárias, sáites especializados, como o Poem Hunter (www. poemhunter.com), ou até mesmo bibliotecas digitais e arquivos ôn láini. Aproveite para explorar trechos de poemas quê ilustrem como pequenos gestos de bondade podem gerar grandes impactos na vida das pessoas, como no poema “A Simple Act ÓF Kindness”, de Daví réris, quê demonstra como uma simples gentileza póde parar lágrimas e trazer alegria.
Nas instruções para o desenvolvimento do projeto, no item 1 (Produce it!), a partir da seleção dos poemas sobre gentileza, oriente os grupos a trocarem poemas entre eles para selecionarem os quê melhor abordam o tema. Incentive os estudantes a criarem os próprios poemas, expressando suas emoções sobre o pôdêr da gentileza. Oriente-os a reverem seus poemas colaborativamente, compartilhando ideias e sugestões com os côlégas para aprimorar a produção final.
No item 2 (Share it locally!), peça aos estudantes quê organizem uma exposição na escola com os poemas selecionados e criados. Eles podem agrupar os poemas por idioma (inglês, português, espanhol) e criar cartazes para ilustrar os diferentes atos de gentileza descritos. Convidem professores, familiares e amigos para a exposição, incentivando discussões sobre a importânssia da gentileza na comunidade.
No item 3 (Share it globally!), ao propor quê os poemas sêjam compartilhados na internet, lembre os estudantes da importânssia de usar o inglês, permitindo quê suas ideias sobre gentileza inspirem pessoas de várias partes do mundo.
Ao explorar o boxe fink about it!, incentive os estudantes a compartilharem suas impressões sobre o impacto do projeto nas suas vidas, na escola e na comunidade. Convide-os também a falarem sobre o quê aprenderam com o desenvolvimento do projeto e como podem utilizar esse conhecimento nas suas vidas. Entre outras coisas, os estudantes podem falar sobre como a leitura e/ou a criação de poemas sobre gentileza impactaram suas vidas. Também é importante quê discutam se há algo
Página trezentos e setenta e nove
quê fariam de maneira diferente no projeto e como poderiam aprimorar suas abordagens para alcançarem um impacto ainda maior. Por fim, se desejar, proponha uma conversa sobre o potencial da gentileza como ferramenta para melhorar a convivência e promover a empatia.