Sugestões de leituras e recursos digitais

Esta seção traz sugestões de leituras (livros, textos disponíveis na internet) e recursos digitais (dicionários eletrônicos, sáites) quê podem sêr utilizados pelo professor em sua prática pedagógica e em sua formação continuada.

Livros

CELANI, Maria antoniêta Alba (org.). Reflexões e ações (trans)formadoras no ensino-aprendizagem de Inglês. Campinas: Mercado de lêtras, 2010.
No livro, o leitor encontra reflekções sobre a necessidade de constante avaliação de currículos, objetivos e procedimentos, no contexto da educação contínua, tendo em vista particularmente a escola pública e o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Outras kestões relevantes para a área de formação de professores de línguas são discutidas, como a resistência à mudança, concepções de linguagem e o papel da narrativa na constituição da identidade profissional.

GALLOWAY, Nicola; ROSE, Heath. Teaching English as an international language: elements in language teaching. quên-brigi: quên-brigi iUnivêrsity Préss, 2024.
Nesse livro, os autores analisam a disseminação do inglês como língua global, abordando aspectos históricos, sociolinguísticos e pedagógicos.

JENKINS, Jennifer; bêiker, Will; DEWEY, mártim (ed.). The Routledge handbook ÓF English as a lingua franca. níu iórk, USA: Routledge, 2018.
Essa obra abrange as principais teorias, conceitos, aplicações e desdobramentos dos estudos de inglês como língua franca.

KICZKOWIAK, Marek; LOWE, róbert J. Teaching English as a lingua franca: the journey from EFL to ELF. Stuttgart: DELTA, 2019.
O livro propõe ajudar professores a compreenderem o conceito de inglês como língua franca, convidando-os a repensarem suas práticas pedagógicas a partir de como a língua é e será usada no mundo.

LIBERALI, Fernanda (org.). Inglês: linguagem em atividades sociais. São Paulo: Blãcher, 2018.
O livro intégra uma coleção voltada especificamente para pensar metodologias pedagógicas para as diversas áreas quê compõem o Ensino Médio. Dessa forma, a obra contempla metodologias e encaminhamentos pedagógicos quê possam contribuir com a reflekção do professor de Língua Inglesa acerca do seu trabalho local em relação ao coletivo, bem como os objetivos de aprendizagens nas diversas instituições quê formam professores.

MBEMBE, Achille. Necropolitics. Durham: Duke iUnivêrsity Préss, 2019.
O livro examina como o pôdêr e a política contemporânea moldam e contrólam a vida e a morte, explorando a relação entre soberania, violência e exclusão nas sociedades modernas.

ROJO, rokissãne; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019.
No livro, o leitor encontra uma síntese das pesquisas e reflekções feitas pêlos autores em letramentos, multiletramentos, novos letramentos, tecnologias, mídias e diferentes linguagens.

SWAN, máicou. Practical English usage. 4th. ed. óksfór: óksfór iUnivêrsity Préss, 2016.
O livro oferece explicações claras e simples do uso da língua inglesa, falada e escrita, com exemplos reais.

WATKINS, píter. Teaching ênd developing reading skills. quên-brigi: quên-brigi iUnivêrsity Préss, 2017.
O livro apresenta diversas propostas de atividades voltadas para o desenvolvimento de habilidades e estratégias de leitura em diferentes contextos de ensino. Há uma grande variedade de atividades, como aquelas quê promóvem a fluência leitora, quê exploram textos literários e fontes digitais, quê propiciam a leitura crítica e avaliam a leitura.

Textos disponíveis na internet

A autoavaliação na aprendizagem de língua inglesa

PUNHAGUI, Giovana Chimentão; SOUZA, Nadia Aparecida de. A autoavaliação na aprendizagem de língua inglesa: subsídio para reconhecimento da própria aprendizagem e gestão do êrro. Roteiro, Joaçaba, v. 37, n. 2, p. 265-294, jul./dez. 2012. Disponível em: https://livro.pw/wzksj. Acesso em: 27 out. 2024.

Educação inclusiva

GUÉRIOS, Ettiène; PETRALIA, Izabel; FREIRE, Maximina M. Inclusão como modo de viver: bem viver. DELTA, São Paulo, n. 38, v. 1, 2022. Disponível em: https://livro.pw/morcd. Acesso em: 27 out. 2024.

RASMUSSEN, Fernanda de Souza Machado; SILVA, Rosemeire da Costa; NEIX, Carine da Silva Vieira. O ensino e a atividade estruturada para a aprendizagem de pessoas com transtorno do espectro autista. Construção psicopedagógica, São Paulo, v. 30, n. 31, jul./dez. 2021. Disponível em: https://livro.pw/zvuno. Acesso em: 27 out. 2024.

SILVEIRA, Karyne Soares Duarte Silveira; BARROS, Martha Raffaela Barbosa. Ensino-aprendizagem de inglês para alunos surdos: estratégias didático-pedagógicas em prol da educação inclusiva. Discursividades, Campina Grande, n. 15, v. 2, e-1522406, 2024. Disponível em: https://livro.pw/xifyr. Acesso em: 27 out. 2024.

Ensino de inglês como língua franca

BORDINI, Marcela; GIMENEZ, Telma. Estudos sobre inglês como língua franca no Brasil (2005-2012): uma metassíntese qualitativa. Signum: estudos da linguagem.Londrina, v. 17, n. 1, p. 10-43, jun. 2014. Disponível em: https://livro.pw/fdanr. Acesso em: 27 out. 2024.

EL KADRI, Michele Salles; GIMENEZ, Telma. Formando professores de inglês para o contexto do inglês como língua franca. Acta scientiarium: language ênd culture Maringá, v. 35, n. 2, p.125-133, abr./jun. 2013. Disponível em: https://livro.pw/hgtkx. Acesso em: 2 maio 2025.

Multiletramentos no ensino de língua inglesa

LENHARO, Rayane Isadora; CRISTÓVÃO, Vera Lúcia lópes. Multiletramentos no ensino de língua inglesa em um contexto de vulnerabilidade social. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 21, n. 1. p. 367-402, 2018. Disponível em: https://livro.pw/tdnzu. Acesso em: 27 out. 2024.

Página trezentos e oitenta e três

O uso da tecnologia no ensino-aprendizagem de língua inglesa

ARAGÃO, Rodrigo; LEMOS, Laís. WhatsApp e multiletramentos na aprendizagem de inglês no Ensino Médio. Polifonia, Cuiabá, v. 24, n. 35/1, p. 73-94, 2017. Disponível em: https://livro.pw/mlgif. Acesso em: 27 out. 2024.

FINARDI, Kyria Rebeca; PORCINO, Maria Carolina. Tecnologia e metodologia no ensino de inglês: impactos da globalização e da internacionalização. Ilha do Desterro, Florianópolis, n. 66, p. 239-282, 2014. Disponível em: https://livro.pw/npaod. Acesso em: 27 out. 2024.

O uso de vídeos no ensino de língua inglesa

GOMES, Francisco Wellington Borges. Filmes legendados e ensino de línguas adicionais: um breve panorama sobre as pesquisas no Brasil. Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, DF, ano 15, n. 1, p. 41-69, 2016.Disponível em: https://livro.pw/gwqzh. Acesso em: 27 out. 2024.

Recursos digitais

Dicionários eletrônicos

CAMBRIDGE DICTIONARY. quên-brigi, c2024. sáiti. Disponível em: https://livro.pw/walbf. Acesso em: 27 out. 2024.
O sáiti oferece diversos dicionários bilíngues, dentre eles English-Portuguese (inglês-português), e monolíngues (inglês-inglês) da coleção quên-brigi Dictionaries on láine como, por exemplo, Learner’s Dictionary, Essential Américam English, Essential brítish English. Para encontrar a definição desejada, basta digitar a palavra no campo central do topo da página, escolher um dicionário e clicar no botão com uma lupa. Além da definição da palavra e de exemplos de uso, é possível ter acesso também à sua pronúnssia (clicando nos ícones de alto-falante UK ou US).

DICTIONARY.COM. [S. l.], c2024. sáiti. Disponível em: https://livro.pw/veeqg. Acesso em: 27 out. 2024.
Portal conhecido quê oferece gratuitamente um dicionário monolíngue e um dicionário de sinônimos (Thesaurus). Há, ainda, palavras cruzadas e diversos jogos. É possível também fazer o dáum-lôude gratuito do aplicativo para celular.

uôrd REFERENCE.COM. Weston, USA, c2024. sáiti. Disponível em: https://livro.pw/qndyf. Acesso em:27 out. 2024.
O sáiti oferece quatro dicionários monolíngues: English definition, English synonyms, English usage e English collocations. Ele oferece ainda vários dicionários bilíngues, dentre eles, English-Portuguese (inglês-português)e Portuguese-English (português-inglês). Além da definição da palavra e de exemplos de uso, é possível ter acesso também a diversas possibilidades de pronúnssia como inglês estadunidense em geral (US), inglês britânico em geral (UK), inglês do sul dos Estados Unidos (US Southern), inglês irlandhês (Irish), inglês escocês (Scottish) e inglês jamaicano (Jamaican).

Websites voltados para a aprendizagem de língua inglesa em geral

ACTIVITIES FOR ESL STUDENTS. [S. l.], c1995-2015. sáiti. Disponível em: https://livro.pw/wzvxt. Acesso em: 27 out. 2024. Disponibiliza exercícios, jogos, testes e quebra-cabeças para praticar gramática e vocabulário em inglês. Todas as atividades estão organizadas por nível de dificuldade (easy, medium, difficult).

ENGLISHCLUB. [S. l.], 1997-2024. sáiti. Disponível em: https://livro.pw/xcrkd. Acesso em: 27 out. 2024.
Oferece amplo conteúdo para aprendizes de inglês (listening, speaking, reading, writing, grammar, pronunciation, vocabulary, forums, videos, exams etc.) e professores (teaching tips, forums, projects, articles, training etc.).

LEARN ENGLISH: BRITISH COUNCIL. United Kingdom, [2024]. sáiti. Disponível em: https://livro.pw/rcxry. Acesso em: 27 out. 2024.
Oferece prática da língua inglesa por meio de jogos, exercícios de vocabulário, gramática e atividades de compreensão escrita e oral. O portal do Conselho Britânico (brítish Council) oferece conteúdo específico tanto para professores quanto para estudantes de inglês.

SOUNDS OF ENGLISH. [S. l.], c1997-2021. sáiti. Disponível em: https://livro.pw/pmyqc. Acesso em: 27 out. 2024.
Traz material voltado para a pronúnssia de sôns em inglês, como textos, exercícios, atividades fotocopiáveis etc. É possível treinar a pronúnssia de sôns específicos em inglês (vogais, ditongos, pares mínimos etc.) e a sílaba tônica de diversas palavras.