Sugestões de leituras e recursos digitais
Esta seção traz sugestões de leituras (livros, textos disponíveis na internet) e recursos digitais (dicionários eletrônicos, sáites) quê podem sêr utilizados pelo professor em sua prática pedagógica e em sua formação continuada.
Livros
• CELANI, Maria antoniêta Alba (org.). Reflexões e ações (trans)formadoras no ensino-aprendizagem de Inglês. Campinas: Mercado de lêtras, 2010.
No livro, o leitor encontra reflekções sobre a necessidade de constante avaliação de currículos, objetivos e procedimentos, no contexto da educação contínua, tendo em vista particularmente a escola pública e o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Outras kestões relevantes para a área de formação de professores de línguas são discutidas, como a resistência à mudança, concepções de linguagem e o papel da narrativa na constituição da identidade profissional.
• GALLOWAY, Nicola; ROSE, Heath. Teaching English as an international language: elements in language teaching. quên-brigi: quên-brigi iUnivêrsity Préss, 2024.
Nesse livro, os autores analisam a disseminação do inglês como língua global, abordando aspectos históricos, sociolinguísticos e pedagógicos.
• JENKINS, Jennifer; bêiker, Will; DEWEY, mártim (ed.). The Routledge handbook ÓF English as a lingua franca. níu iórk, USA: Routledge, 2018.
Essa obra abrange as principais teorias, conceitos, aplicações e desdobramentos dos estudos de inglês como língua franca.
• KICZKOWIAK, Marek; LOWE, róbert J. Teaching English as a lingua franca: the journey from EFL to ELF. Stuttgart: DELTA, 2019.
O livro propõe ajudar professores a compreenderem o conceito de inglês como língua franca, convidando-os a repensarem suas práticas pedagógicas a partir de como a língua é e será usada no mundo.
• LIBERALI, Fernanda (org.). Inglês: linguagem em atividades sociais. São Paulo: Blãcher, 2018.
O livro intégra uma coleção voltada especificamente para pensar metodologias pedagógicas para as diversas áreas quê compõem o Ensino Médio. Dessa forma, a obra contempla metodologias e encaminhamentos pedagógicos quê possam contribuir com a reflekção do professor de Língua Inglesa acerca do seu trabalho local em relação ao coletivo, bem como os objetivos de aprendizagens nas diversas instituições quê formam professores.
• MBEMBE, Achille. Necropolitics. Durham: Duke iUnivêrsity Préss, 2019.
O livro examina como o pôdêr e a política contemporânea moldam e contrólam a vida e a morte, explorando a relação entre soberania, violência e exclusão nas sociedades modernas.
• ROJO, rokissãne; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019.
No livro, o leitor encontra uma síntese das pesquisas e reflekções feitas pêlos autores em letramentos, multiletramentos, novos letramentos, tecnologias, mídias e diferentes linguagens.
• SWAN, máicou. Practical English usage. 4th. ed. óksfór: óksfór iUnivêrsity Préss, 2016.
O livro oferece explicações claras e simples do uso da língua inglesa, falada e escrita, com exemplos reais.
• WATKINS, píter. Teaching ênd developing reading skills. quên-brigi: quên-brigi iUnivêrsity Préss, 2017.
O livro apresenta diversas propostas de atividades voltadas para o desenvolvimento de habilidades e estratégias de leitura em diferentes contextos de ensino. Há uma grande variedade de atividades, como aquelas quê promóvem a fluência leitora, quê exploram textos literários e fontes digitais, quê propiciam a leitura crítica e avaliam a leitura.
Textos disponíveis na internet
A autoavaliação na aprendizagem de língua inglesa
• PUNHAGUI, Giovana Chimentão; SOUZA, Nadia Aparecida de. A autoavaliação na aprendizagem de língua inglesa: subsídio para reconhecimento da própria aprendizagem e gestão do êrro. Roteiro, Joaçaba, v. 37, n. 2, p. 265-294, jul./dez. 2012. Disponível em: https://livro.pw/wzksj. Acesso em: 27 out. 2024.
Educação inclusiva
• GUÉRIOS, Ettiène; PETRALIA, Izabel; FREIRE, Maximina M. Inclusão como modo de viver: bem viver. DELTA, São Paulo, n. 38, v. 1, 2022. Disponível em: https://livro.pw/morcd. Acesso em: 27 out. 2024.
• RASMUSSEN, Fernanda de Souza Machado; SILVA, Rosemeire da Costa; NEIX, Carine da Silva Vieira. O ensino e a atividade estruturada para a aprendizagem de pessoas com transtorno do espectro autista. Construção psicopedagógica, São Paulo, v. 30, n. 31, jul./dez. 2021. Disponível em: https://livro.pw/zvuno. Acesso em: 27 out. 2024.
• SILVEIRA, Karyne Soares Duarte Silveira; BARROS, Martha Raffaela Barbosa. Ensino-aprendizagem de inglês para alunos surdos: estratégias didático-pedagógicas em prol da educação inclusiva. Discursividades, Campina Grande, n. 15, v. 2, e-1522406, 2024. Disponível em: https://livro.pw/xifyr. Acesso em: 27 out. 2024.
Ensino de inglês como língua franca
• BORDINI, Marcela; GIMENEZ, Telma. Estudos sobre inglês como língua franca no Brasil (2005-2012): uma metassíntese qualitativa. Signum: estudos da linguagem.Londrina, v. 17, n. 1, p. 10-43, jun. 2014. Disponível em: https://livro.pw/fdanr. Acesso em: 27 out. 2024.
• EL KADRI, Michele Salles; GIMENEZ, Telma. Formando professores de inglês para o contexto do inglês como língua franca. Acta scientiarium: language ênd culture Maringá, v. 35, n. 2, p.125-133, abr./jun. 2013. Disponível em: https://livro.pw/hgtkx. Acesso em: 2 maio 2025.
Multiletramentos no ensino de língua inglesa
• LENHARO, Rayane Isadora; CRISTÓVÃO, Vera Lúcia lópes. Multiletramentos no ensino de língua inglesa em um contexto de vulnerabilidade social. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 21, n. 1. p. 367-402, 2018. Disponível em: https://livro.pw/tdnzu. Acesso em: 27 out. 2024.
Página trezentos e oitenta e três
O uso da tecnologia no ensino-aprendizagem de língua inglesa
• ARAGÃO, Rodrigo; LEMOS, Laís. WhatsApp e multiletramentos na aprendizagem de inglês no Ensino Médio. Polifonia, Cuiabá, v. 24, n. 35/1, p. 73-94, 2017. Disponível em: https://livro.pw/mlgif. Acesso em: 27 out. 2024.
• FINARDI, Kyria Rebeca; PORCINO, Maria Carolina. Tecnologia e metodologia no ensino de inglês: impactos da globalização e da internacionalização. Ilha do Desterro, Florianópolis, n. 66, p. 239-282, 2014. Disponível em: https://livro.pw/npaod. Acesso em: 27 out. 2024.
O uso de vídeos no ensino de língua inglesa
• GOMES, Francisco Wellington Borges. Filmes legendados e ensino de línguas adicionais: um breve panorama sobre as pesquisas no Brasil. Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, DF, ano 15, n. 1, p. 41-69, 2016.Disponível em: https://livro.pw/gwqzh. Acesso em: 27 out. 2024.
Recursos digitais
Dicionários eletrônicos
• CAMBRIDGE DICTIONARY. quên-brigi, c2024. sáiti. Disponível em: https://livro.pw/walbf. Acesso em: 27 out. 2024.
O sáiti oferece diversos dicionários bilíngues, dentre eles English-Portuguese (inglês-português), e monolíngues (inglês-inglês) da coleção quên-brigi Dictionaries on láine como, por exemplo, Learner’s Dictionary, Essential Américam English, Essential brítish English. Para encontrar a definição desejada, basta digitar a palavra no campo central do topo da página, escolher um dicionário e clicar no botão com uma lupa. Além da definição da palavra e de exemplos de uso, é possível ter acesso também à sua pronúnssia (clicando nos ícones de alto-falante UK ou US).
• DICTIONARY.COM. [S. l.], c2024. sáiti. Disponível em: https://livro.pw/veeqg. Acesso em: 27 out. 2024.
Portal conhecido quê oferece gratuitamente um dicionário monolíngue e um dicionário de sinônimos (Thesaurus). Há, ainda, palavras cruzadas e diversos jogos. É possível também fazer o dáum-lôude gratuito do aplicativo para celular.
• uôrd REFERENCE.COM. Weston, USA, c2024. sáiti. Disponível em: https://livro.pw/qndyf. Acesso em:27 out. 2024.
O sáiti oferece quatro dicionários monolíngues: English definition, English synonyms, English usage e English collocations. Ele oferece ainda vários dicionários bilíngues, dentre eles, English-Portuguese (inglês-português)e Portuguese-English (português-inglês). Além da definição da palavra e de exemplos de uso, é possível ter acesso também a diversas possibilidades de pronúnssia como inglês estadunidense em geral (US), inglês britânico em geral (UK), inglês do sul dos Estados Unidos (US Southern), inglês irlandhês (Irish), inglês escocês (Scottish) e inglês jamaicano (Jamaican).
Websites voltados para a aprendizagem de língua inglesa em geral
• ACTIVITIES FOR ESL STUDENTS. [S. l.], c1995-2015. sáiti. Disponível em: https://livro.pw/wzvxt. Acesso em: 27 out. 2024. Disponibiliza exercícios, jogos, testes e quebra-cabeças para praticar gramática e vocabulário em inglês. Todas as atividades estão organizadas por nível de dificuldade (easy, medium, difficult).
• ENGLISHCLUB. [S. l.], 1997-2024. sáiti. Disponível em: https://livro.pw/xcrkd. Acesso em: 27 out. 2024.
Oferece amplo conteúdo para aprendizes de inglês (listening, speaking, reading, writing, grammar, pronunciation, vocabulary, forums, videos, exams etc.) e professores (teaching tips, forums, projects, articles, training etc.).
• LEARN ENGLISH: BRITISH COUNCIL. United Kingdom, [2024]. sáiti. Disponível em: https://livro.pw/rcxry. Acesso em: 27 out. 2024.
Oferece prática da língua inglesa por meio de jogos, exercícios de vocabulário, gramática e atividades de compreensão escrita e oral. O portal do Conselho Britânico (brítish Council) oferece conteúdo específico tanto para professores quanto para estudantes de inglês.
• SOUNDS OF ENGLISH. [S. l.], c1997-2021. sáiti. Disponível em: https://livro.pw/pmyqc. Acesso em: 27 out. 2024.
Traz material voltado para a pronúnssia de sôns em inglês, como textos, exercícios, atividades fotocopiáveis etc. É possível treinar a pronúnssia de sôns específicos em inglês (vogais, ditongos, pares mínimos etc.) e a sílaba tônica de diversas palavras.