Referencial bibliográfico comentado

BAKHTIN, Mi káil. Estética da criação verbal. Tradução: Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
O livro reúne textos de diferentes momentos da carreira de Mi káil Bakhtin, incluindo temas como a descrição fenomenológica do ato de criação, os gêneros do discurso e os estudos literários.

BAKHTIN, Mi káil. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
O livro propõe o estudo do texto e da linguagem viva segundo uma abordagem dialógica.

BRASIL. Lei número 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, [2024]. Disponível em: https://livro.pw/nlwhx. Acesso em: 25 out. 2024.
Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília, DF: MÉC, 2018. Disponível em: https://livro.pw/xwaeo. Acesso em: 9 nov. 2024.
Documento quê define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais no âmbito da Educação Básica escolar no Brasil.

Página trezentos e oitenta e quatro

BROWN, H. Douglas. Language assessment: principles ênd classroom practices. níu iórk, USA: pírsom Education, 2004.
O livro apresenta os princípios essenciais de avaliação da aprendizagem da segunda língua e ferramentas quê podem sêr usadas para uma avaliação justa e eficaz.

COPE, Bill; KALANTZIS, Méry (org.). Multiliteracies: literacy learning ênd the disáini ÓF social futures. níu iórk, USA: Routledge, 2000.
O livro discute o ensino de (multi)letramentos considerando o contexto da língua inglesa em rápida mudança em um mundo globalizado, no qual a diversidade local ganha cada vez mais importânssia.

DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky; PEGRUM, márk. Letramentos digitais. Tradução: Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2016.
O livro discute aspectos teóricos e práticos dos letramentos digitais no contexto de ensino de línguas.

KLEIMAN, Angela B. Abordagens da leitura. Scripta, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 13-22, 2004. Disponível em: https://livro.pw/imdjq. Acesso em: 25 out. 2024.
Esse artigo discute as abordagens de leitura no quê se refere às pesquisas sobre o assunto conduzidas ao longo de 25 anos na área de Linguística Aplicada e ao ensino de leitura, a partir da análise de texto em livros didáticos.

LIBERALI, Fernanda Coelho. Atividade social nas aulas de língua estrangeira. São Paulo: Moderna, 2009.
Esse livro apresenta uma discussão teórico-metodológica do conceito de atividade social, à luz da Teoria da Atividade, e de como preparar unidades ou projetos com atividades sociais, além de apresentar exemplos de unidades didáticas para o ensino de línguas desenvolvidas com base no arcabouço teórico-metodológico em foco.

LÜCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
O livro discute o conceito de interdisciplinaridade a fim de contribuir para quê os educadores, organizados em torno de um projeto, possam desenvolver uma prática pedagógica interdisciplinar.

LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 9. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
Esse livro apresenta estudos críticos sobre a avaliação da aprendizagem escolar, bem como propostas para torná-la mais viável e construtiva.

marcuski, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
A obra se divide em três partes, percorrendo os seguintes temas: processos de produção textual; análises de gêneros textuais segundo uma visão sócio interativa; e processos de compreensão textual e de produção de sentido.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 35-76. E-book.
Esse texto discute os conceitos de metodologias ativas, modelos híbridos de ensino, aprendizagem ativa, aprendizagem personalizada, aprendizagem compartilhada e aprendizagem por tutoria, além de abordar o uso das tecnologias digitais e de algumas técnicas para a aprendizagem ativa, tais como a aula invertida, a aprendizagem baseada em investigação e em projetos.

ROJO, rokissãne; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019.
O livro traz uma síntese das pesquisas e reflekções sobre letramentos, multiletramentos, novos letramentos, tecnologias, mídias e diferentes linguagens.

RAABE, André; ZORZO, Avelino F.; BLIKSTEIN, Paulo (org.). Computação na Educação Básica: fundamentos e experiências. Porto Alegre: Penso, 2020. E-book.
Essa obra reúne textos para subsidiar a discussão sobre o ensino de computação na educação básica, apresentando abordagens, pesquisas e relatos de experiências, e propor quê os estudantes não sêjam apenas consumidores de computação, mas também produtores.

SWALES, Diôn. M. Worlds ÓF genre: metaphors ÓF genre. In: beisêrmén, xárlês; BONINI, Adair; FIGUEIREDO, Débora (ed.). Genre in a changing world. Fort Collins: The WAC Clearinghouse; uést Lafayette: Parlor Préss, 2009. E-book.
Nesse capítulo de livro, o autor explora a complexidade do gênero discursivo ao comparar diferentes metáforas, associadas a diferentes teorias.

VIGOTSKY, Lév Semionovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Organização: máicou Cole éti áu. Tradução: José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barrêto e Solange Castro Afeche. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Visando promover uma melhor compreensão da teoria do desenvolvimento proposta por Vigotsky, um grupo de estudiosos selecionou para esse livro seus mais importantes ensaios.

WING, Jeannette M. Computational thinking benefits society. In: DIMARCO, Diôn éti áu. Social Issues in Computing: 40th anniversary blógui, Toronto, 10 jan. 2014. Disponível em: https://livro.pw/wehas. Acesso em: 1 set. 2024.
Esse artigo conceitua pensamento computacional e descreve a difusão dêêsse conceito na pesquisa e na educação para promoção do pensamento computacional dos estudantes.