Referencial bibliográfico comentado
• BAKHTIN, Mi káil. Estética da criação verbal. Tradução: Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
O livro reúne textos de diferentes momentos da carreira de Mi káil Bakhtin, incluindo temas como a descrição fenomenológica do ato de criação, os gêneros do discurso e os estudos literários.
• BAKHTIN, Mi káil. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
O livro propõe o estudo do texto e da linguagem viva segundo uma abordagem dialógica.
• BRASIL. Lei número 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, [2024]. Disponível em: https://livro.pw/nlwhx. Acesso em: 25 out. 2024.
Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
• BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília, DF: MÉC, 2018. Disponível em: https://livro.pw/xwaeo. Acesso em: 9 nov. 2024.
Documento quê define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais no âmbito da Educação Básica escolar no Brasil.
Página trezentos e oitenta e quatro
• BROWN, H. Douglas. Language assessment: principles ênd classroom practices. níu iórk, USA: pírsom Education, 2004.
O livro apresenta os princípios essenciais de avaliação da aprendizagem da segunda língua e ferramentas quê podem sêr usadas para uma avaliação justa e eficaz.
• COPE, Bill; KALANTZIS, Méry (org.). Multiliteracies: literacy learning ênd the disáini ÓF social futures. níu iórk, USA: Routledge, 2000.
O livro discute o ensino de (multi)letramentos considerando o contexto da língua inglesa em rápida mudança em um mundo globalizado, no qual a diversidade local ganha cada vez mais importânssia.
• DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky; PEGRUM, márk. Letramentos digitais. Tradução: Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2016.
O livro discute aspectos teóricos e práticos dos letramentos digitais no contexto de ensino de línguas.
• KLEIMAN, Angela B. Abordagens da leitura. Scripta, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 13-22, 2004. Disponível em: https://livro.pw/imdjq. Acesso em: 25 out. 2024.
Esse artigo discute as abordagens de leitura no quê se refere às pesquisas sobre o assunto conduzidas ao longo de 25 anos na área de Linguística Aplicada e ao ensino de leitura, a partir da análise de texto em livros didáticos.
• LIBERALI, Fernanda Coelho. Atividade social nas aulas de língua estrangeira. São Paulo: Moderna, 2009.
Esse livro apresenta uma discussão teórico-metodológica do conceito de atividade social, à luz da Teoria da Atividade, e de como preparar unidades ou projetos com atividades sociais, além de apresentar exemplos de unidades didáticas para o ensino de línguas desenvolvidas com base no arcabouço teórico-metodológico em foco.
• LÜCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
O livro discute o conceito de interdisciplinaridade a fim de contribuir para quê os educadores, organizados em torno de um projeto, possam desenvolver uma prática pedagógica interdisciplinar.
• LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 9. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
Esse livro apresenta estudos críticos sobre a avaliação da aprendizagem escolar, bem como propostas para torná-la mais viável e construtiva.
• marcuski, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
A obra se divide em três partes, percorrendo os seguintes temas: processos de produção textual; análises de gêneros textuais segundo uma visão sócio interativa; e processos de compreensão textual e de produção de sentido.
• MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 35-76. E-book.
Esse texto discute os conceitos de metodologias ativas, modelos híbridos de ensino, aprendizagem ativa, aprendizagem personalizada, aprendizagem compartilhada e aprendizagem por tutoria, além de abordar o uso das tecnologias digitais e de algumas técnicas para a aprendizagem ativa, tais como a aula invertida, a aprendizagem baseada em investigação e em projetos.
• ROJO, rokissãne; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019.
O livro traz uma síntese das pesquisas e reflekções sobre letramentos, multiletramentos, novos letramentos, tecnologias, mídias e diferentes linguagens.
• RAABE, André; ZORZO, Avelino F.; BLIKSTEIN, Paulo (org.). Computação na Educação Básica: fundamentos e experiências. Porto Alegre: Penso, 2020. E-book.
Essa obra reúne textos para subsidiar a discussão sobre o ensino de computação na educação básica, apresentando abordagens, pesquisas e relatos de experiências, e propor quê os estudantes não sêjam apenas consumidores de computação, mas também produtores.
• SWALES, Diôn. M. Worlds ÓF genre: metaphors ÓF genre. In: beisêrmén, xárlês; BONINI, Adair; FIGUEIREDO, Débora (ed.). Genre in a changing world. Fort Collins: The WAC Clearinghouse; uést Lafayette: Parlor Préss, 2009. E-book.
Nesse capítulo de livro, o autor explora a complexidade do gênero discursivo ao comparar diferentes metáforas, associadas a diferentes teorias.
• VIGOTSKY, Lév Semionovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Organização: máicou Cole éti áu. Tradução: José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barrêto e Solange Castro Afeche. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Visando promover uma melhor compreensão da teoria do desenvolvimento proposta por Vigotsky, um grupo de estudiosos selecionou para esse livro seus mais importantes ensaios.
• WING, Jeannette M. Computational thinking benefits society. In: DIMARCO, Diôn éti áu. Social Issues in Computing: 40th anniversary blógui, Toronto, 10 jan. 2014. Disponível em: https://livro.pw/wehas. Acesso em: 1 set. 2024.
Esse artigo conceitua pensamento computacional e descreve a difusão dêêsse conceito na pesquisa e na educação para promoção do pensamento computacional dos estudantes.