Notas de Rodapé
Notas de rodapé, quando existentes, estão indicadas em ordem de ocorrência.
Nota 1 BRASIL, 2013 apúd BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MÉC, 2018. p. 8. Disponível em: https://livro.pw/xwaeo. Acesso em: 21 out. 2024.
Nota 2 COMO iguais. Intérprete: Sérgio Britto (part. Luiz Melodia). Compositor: Sérgio Britto. In: PURABOSSANOVA. Intérprete: Sérgio Britto. Rio de Janeiro: Som Livre, 2013. 1 cê dê, faixa 6.
Nota 3 BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução: Carlos Alberto de Medeiros. Rio de Janeiro: Zarrár, 2005.
Nota 4 mô rãn, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução: Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 11. ed. São Paulo: Cortez: Unesco, 2006.
Nota 5 LÉVY, Piérre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução: Carlos Irineu da Costa. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010. (Coleção Trans).
Nota 6 HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Tradução: ênio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2015. p. 71.
Nota 7 DUNKER, crístian. Reinvenção da intimidade: políticas do sofrimento cotidiano. São Paulo: Ubu, 2017.
Nota 8 SAFATLE, Vladimir. Circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo, fim do indivíduo. 2. ed. rev. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
Nota 9 BAKHTIN, Mi káil. Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. (Coleção biblioteca universal, p. 300).
Nota 10 BAKHTIN, ref. 9, p. 299.
Nota 11 BAKHTIN, Mi káil. Para uma filosofia do ato. Tradução: Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza. [S. l.: s. n., 200-]. p. 79. Tradução para fins acadêmicos, não publicada. Versão inglesa de Vadim Liapunov do original russo.
Nota 12 BAKHTIN, ref. 11, p. 58.
Nota 13 SAFATLE, ref. 8, p. 14.
Nota 14 DAYRELL, Juarez. O jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 24, p. 40-52, set./dez. 2003. Disponível em: https://livro.pw/sazfk. Acesso em: 21 out. 2024.
Nota 15 DAYRELL, Juarez. A escola “faz” as juventudes?: reflekções em torno da socialização juvenil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1105-1128, out. 2007. Disponível em: https://livro.pw/qxdpb. Acesso em: 21 out. 2024.
Nota 16 DAYRELL, Juarez; JESUS, Rodrigo Ednilson de. Juventude, Ensino Médio e os processos de exclusão escolar. Educação e Sociedade, Campinas, v. 37, n. 135, p. 407-423, abr./jun. 2016. Disponível em: https://livro.pw/bnqpo. Acesso em: 21 out. 2024.
Nota 17 LEVISKY, Daví Léo. Construção da identidade, o processo educacional e a violência: uma visão psicanalítica. Pro-Posições, Campinas, v. 13, n. 3, set./dez. 2002. Disponível em: https://livro.pw/livfs. Acesso em: 21 out. 2024.
Nota 18 DUNKER, ref. 7, p. 28.
Nota 19 BRASIL, ref. 1, p. 481.
Nota 20 BRASIL, ref. 1, p. 481.
Nota 21 BRASIL, ref. 1, p. 481.
Nota 22 BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Edital de Convocação número 02/2024: CGPLI: pê ene éle dê Ensino Médio 2026-2029: anexo 01: referencial pedagójikô. Brasília, DF: MÉC, 2024. p. 18.
Nota 23 BRASIL, ref. 1, p. 9.
Nota 24 BRASIL, ref. 1, p. 9.
Nota 25 BRASIL, ref. 22, p. 43.
Nota 26 BRASIL, ref. 1, p. 8.
Nota 27 Kóki, Inguedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
Nota 28 COLOMER, Teresa; CAMPS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. São Paulo: Artméd, 2002.
Nota 29 CUNHA, Celso; CINTRA, Luís Filipe Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 7. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2016.
Nota 30 banho, Marcos. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2011.
Nota 31 Néves, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Unésp, 2000.
Nota 32 VIEIRA, Francisco Eduardo; FARACO, Carlos Alberto. Gramática do português brasileiro escrito. São Paulo: Parábola, 2023.
Nota 33 BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral I. Tradução: Maria da Glória nôvâki e Maria Luisa Neri. Campinas: Pontes, 20
Nota 34 BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. Tradução: Eduardo Guimarães éti áu. Campinas: Pontes, 2006.
Nota 35 Kóki, Inguedore Villaça. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1990.
Nota 36 Kóki, Inguedore Villaça. Argumentação e linguagem. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Nota 37 Kóki, Inguedore Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1990.
Nota 38 TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino da gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1997.
Nota 39 FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à linguística I: objetos teóricos. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
Nota 40 FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2016.
Nota 41 BAKHTIN, Mi káil. markcismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução: Michél Lahud e Yara Frateschi Vieira. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.
Nota 42 BAKHTIN, ref. 9.
Nota 43 BAKHTIN, Mi káil. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução: Aurora Fornoni Bernardini éti áu. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.
Nota 44 BAKHTIN, Mi káil. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução: Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: João e Pedro Editores, 2010.
Nota 45 BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005.
Nota 46 BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2010.
Nota 47 FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & diálogo: as ideias lingüísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.
Nota 48 BRASIL, ref. 22, p. 20.
Nota 49 BRASIL, ref. 1, p. 500-501.
Nota 50 BRASIL, ref. 1, p. 17.
Nota 51 BRASIL, ref. 1, p. 504.
Nota 52 BRASIL, ref. 1, p. 486.
Nota 53 BRASIL, ref. 1, p. 497.
Nota 54 Elaborado com base em: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília, DF: MÉC, 2019. p. 8. Disponível em: https://livro.pw/cpeww. Acesso em: 26 ago. 2020.
Nota 55 BRASIL, ref. 1, p. 463.
Nota 56 Elaborado com base em: BRASIL, ref. 54, p. 13.
Nota 57 BRASIL, ref. 54, p. 5.