Notas de Rodapé

Notas de rodapé, quando existentes, estão indicadas em ordem de ocorrência.

Nota 1 BRASIL, 2013 apúd BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MÉC, 2018. p. 8. Disponível em: https://livro.pw/xwaeo. Acesso em: 21 out. 2024.

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Nota 2 COMO iguais. Intérprete: Sérgio Britto (part. Luiz Melodia). Compositor: Sérgio Britto. In: PURABOSSANOVA. Intérprete: Sérgio Britto. Rio de Janeiro: Som Livre, 2013. 1 cê dê, faixa 6.

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Nota 3 BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução: Carlos Alberto de Medeiros. Rio de Janeiro: Zarrár, 2005.

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Nota 4 mô rãn, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução: Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 11. ed. São Paulo: Cortez: Unesco, 2006.

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Nota 5 LÉVY, Piérre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução: Carlos Irineu da Costa. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010. (Coleção Trans).

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Nota 6 HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Tradução: ênio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2015. p. 71.

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Nota 7 DUNKER, crístian. Reinvenção da intimidade: políticas do sofrimento cotidiano. São Paulo: Ubu, 2017.

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Nota 8 SAFATLE, Vladimir. Circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo, fim do indivíduo. 2. ed. rev. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

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Nota 9 BAKHTIN, Mi káil. Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. (Coleção biblioteca universal, p. 300).

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Nota 11 BAKHTIN, Mi káil. Para uma filosofia do ato. Tradução: Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza. [S. l.: s. n., 200-]. p. 79. Tradução para fins acadêmicos, não publicada. Versão inglesa de Vadim Liapunov do original russo.

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Nota 14 DAYRELL, Juarez. O jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 24, p. 40-52, set./dez. 2003. Disponível em: https://livro.pw/sazfk. Acesso em: 21 out. 2024

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Nota 15 DAYRELL, Juarez. A escola “faz” as juventudes?: reflekções em torno da socialização juvenil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1105-1128, out. 2007. Disponível em: https://livro.pw/qxdpb. Acesso em: 21 out. 2024.

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Nota 16 DAYRELL, Juarez; JESUS, Rodrigo Ednilson de. Juventude, Ensino Médio e os processos de exclusão escolar. Educação e Sociedade, Campinas, v. 37, n. 135, p. 407-423, abr./jun. 2016. Disponível em: https://livro.pw/bnqpo. Acesso em: 21 out. 2024.

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Nota 17 LEVISKY, Daví Léo. Construção da identidade, o processo educacional e a violência: uma visão psicanalítica. Pro-Posições, Campinas, v. 13, n. 3, set./dez. 2002. Disponível em: https://livro.pw/livfs. Acesso em: 21 out. 2024.

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Nota 22 BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Edital de Convocação número 02/2024: CGPLI: pê ene éle dê Ensino Médio 2026-2029: anexo 01: referencial pedagójikô. Brasília, DF: MÉC, 2024. p. 18.

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Nota 27 Kóki, Inguedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

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Nota 28 COLOMER, Teresa; CAMPS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. São Paulo: Artméd, 2002.

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Nota 29 CUNHA, Celso; CINTRA, Luís Filipe Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 7. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2016.

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Nota 30 banho, Marcos. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2011.

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Nota 31 Néves, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Unésp, 2000.

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Nota 32 VIEIRA, Francisco Eduardo; FARACO, Carlos Alberto. Gramática do português brasileiro escrito. São Paulo: Parábola, 2023.

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Nota 33 BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral I. Tradução: Maria da Glória nôvâki e Maria Luisa Neri. Campinas: Pontes, 2005.

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Nota 34 BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. Tradução: Eduardo Guimarães éti áu. Campinas: Pontes, 2006.

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Nota 35 Kóki, Inguedore Villaça. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1990.

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Nota 36 Kóki, Inguedore Villaça. Argumentação e linguagem. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

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Nota 37 Kóki, Inguedore Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1990.

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Nota 38 TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino da gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1997.

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Nota 39 FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à linguística I: objetos teóricos. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

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Nota 40 FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2016.

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Nota 41 BAKHTIN, Mi káil. markcismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução: Michél Lahud e Yara Frateschi Vieira. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

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Nota 43 BAKHTIN, Mi káil. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução: Aurora Fornoni Bernardini éti áu. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

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Nota 44 BAKHTIN, Mi káil. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução: Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: João e Pedro Editores, 2010.

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Nota 45 BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005.

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Nota 46 BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2010.

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Nota 47 FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & diálogo: as ideias lingüísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.

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Nota 54 Elaborado com base em: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília, DF: MÉC, 2019. p. 8. Disponível em: https://livro.pw/cpeww. Acesso em: 26 ago. 2020.

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Nota 56 Elaborado com base em: BRASIL, ref. 54, p. 13.

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Nota * *Avalie a possibilidade de implementar a proposta da seção #fazerjunto a partir da Unidade 5 e reserve um dia da semana de avaliação para a apresentação do projeto. Os estudantes poderão desenvolver os trabalhos d fórma mais autônoma, com base nas orientações dadas em sala de aula. Se necessário, combine um dia ou mais dias para realizar rêuní-ões coletivas conforme a demanda dos estudantes.

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