RESPOSTAS DAS ATIVIDADES
Unidade 1 • Conjuntos
Atividades
1. A = {c, h, i, k}, B = {b, c, e, f, g, j, k} e C = {a, c, d, e, f, h}
2. a) A = {2, 4, 6}, B = {1, 2, 3, 4, 6, 12} e C = {1, 4, 9, 16, 25}
b) Sim, A é subconjunto de B.
3. Respostas possíveis: ∅, {3, 6, 9}, {3, 6}, {3, 9}, {6, 9}, {3}, {6}, {9}.
4. a) ⊂
b) ⊄
c) ⊄
d) ⊂
e) ⊂
f) ⊄
5. Resposta possível: ∅ ⊂ A; B ⊄ A.
6. b) I ⊂ V.
c) A, V e R
7. a) 3 funcionários; 2 funcionários
b) Não.
c) Keila
d) Resposta possível: Selecionar apenas funcionários com idade inferior a 30 anos.
9. a) {−4, −2, 0, 2, 4, 5, 7, 9}
b) {−2}
c) ∅
d) {−2, 0, 2, 4, 5, 7, 9}
e) {1, 3}
f) {−4}
g) {0, 2, 4}
h) {−4, −2, 1, 3}
10. Alternativa b; a: C − (A ⋂ B); c: (A ⋂ B); d: C.
11. a) F
b) V
c) V
d) F
e) V
f) F
12. a) Não é possível resolver o problema.
b) Para resolver o problema, é necessário conhecer, além dos dados apresentados, a quantidade de elemêntos do conjunto B.
13. a) 5 regiões.
b) 27 unidades da Federação.
d) Conjunto formado pelas unidades da Federação localizadas nas regiões do Brasil em quê os estudantes não moram.
15. 59 pessoas
16. 380 sócios
17. b) 313 estudantes
c) • 213 estudantes
• 182 estudantes
• 115 estudantes
d) 280 estudantes
e) 100 vacinas Dupla Adulto (dT); 131 vacinas HPV
18. 39 pessoas
20. a) ∉
b) ∉
c) ∈
d) ∈
e) ∈
f) ∉
g) ∈
h) ∈
21. a) A = {1, 2, 3, 4, 6, 12}
b) B = {−1, 0, 1, 2, 3}
c) A ∪ B = {−1, 0, 1, 2, 3, 4, 6, 12}
d) A ∩ B = {1, 2, 3}
22. a)
b) 5,2
c)
d) 0,068
23. a)
b)
c)
d)
26. a)
b)
c)
27. alternativa c
28. a) Algumas respostas possíveis: 1; 3; 5; 7; 9; 11.
b) II
c) B = {x | x = 2n, com n ∈ ℕ}
d) Nenhum elemento.
29. 12 = 1; 22 = 4; 32 = 9; 42 = 16; 52 = 25; 62 = 36; 72 = 49;
82 = 64; 92 = 81; 102 = 100; 112 = 121; 122 = 144
b) número par: 3422 e 2.7782; número ímpar: 1.6552 e 812
30. a) obesidade
b) 19,1 kg
c) Sim.
31. a) Amazonas: 13,9; Ceará: 11,6; Goiás: 11,4; Santa Catarina: 9,3; Rio de Janeiro: 12,6
b) Sim.
32. a) veículo 1: 8,97 km/L; veículo 2: 7,5 km/L; veículo 3: 8,5 km/L; veículo 4: 6,97 km/L; veículo 5: 9,3 km/L
b) veículo 4
33. a) Ensino Fundamental – Anos iniciais
b) Ensino Fundamental – Anos Iniciais: 5,684; Ensino Fundamental – Anos Finais: 5,232; Ensino Médio: 3,69
Página duzentos e noventa e dois
34. a) valores aproximados: Norte: 4,51 hab./km2;
Nordeste: 35,21 hab./km2; sudéste: 91,76 hab./km2;
Sul: 51,91 hab./km2; Centro-Oeste: 10,14 hab./km2
35. números racionais: b, c e e; números irracionais: a, d e f
38. a) • ≃ 12,5
• ≃ 7
• ≃ 5,5
• ≃ 5
b) ≃ 4, 898979
39. a) racional: , , e ; irracional: , , , , , , , , _, , , e
41. a) ]−∞, −7[ ou {x ∈ ℝ | x < −7}
b) [−3, ] ou {x ∈ ℝ | −3 ≤ x ≤ }
c) ] , +∞ [ ou { x ∈ ℝ | x > }
d) ]−(pi)", 0] ou {x ∈ ℝ | −(pi)" < x ≤ 0}
42. a) A ∪ B =]−20, 25[; A ∩ B =]−10, 15[
b) A ∪ B = ℝ; A ∩ B =]5, 10]
c) A ∪ B =]−∞, 100[; A ∩ B =]−35, 0]
d) A ⋂ B = ℝ; A ∩ B =]−150, 300[
43. a) −30
b) 28
c) 12
d) 5
e) −3
f) 16
44.
45. alternativa b
47. a) Respostas possíveis: −19 ou 5.
48. a) entre dois números racionais
Praticando: enêm e vestibulares
1. alternativa b
2. alternativa b
3. alternativa d
4. alternativa e
5. alternativa c
6. alternativa e
7. alternativa e
8. alternativa b
9. alternativa b
10. alternativa c
11. alternativa e
12. alternativa a
13. alternativa e
14. alternativa e
15. 56 funcionários
16. alternativa b
Unidade 2 • Relações entre grandezas e noção de função
Atividades
1. a) massa; 8.500
b) comprimento; 90.000
c) tempo; 3
d) comprimento; 0,07
e) massa; 1,65
f) tempo; 252
2. a) 4.096 GB
b) 0,5 kB
c) 3 MB
d) 524.288 kB
3. 147 arquivos de fotografia
4. A: 2,4 g/cm3; B: aproximadamente 0,35 cm3; C: 42 g
5. a) comprimento: diâmetro e distância média do Sol; tempo: período orbital e período de rotação; tempera-túra: tempera-túra de superfícíe
b) • 67.920 hm
• 679.200.000 cm
• 6.792.000 m
c) 150°C
d) 24h37min12s
6. a) rotação e translação
b) grandeza: velocidade; unidade de medida: quilômetro por hora (km/h)
7. 2,7 g/cm3
8. a) de 0,00001 mm ou 10−5 mm até 0,0003 mm ou 3 ⋅ 10−4 mm
b) 120 nm
c) de 0,0000001 m (10−7 m) até 0,0000045 m (4,5 ⋅ 10−6 m)
9. 44 s
10. alternativas b, c ou d
12. a) 1.176 Mb; 147 MB
b) 29,4 s
13. b) 131.072 páginas de papel
c) 512 Mbps
14. 450.000.000 L
16. a) R$ 1.123,20
b) 15 m e 30 m
17. a) • p = 4x • a = x2
b) perímetro: 20 cm; área: 25 cm2
c) • x = 14 • x = 12
18. p = 0,063m
19. a) algumas respostas possíveis:
b) 9,6 kWh
c) 6 h no mássimo
20. alternativa b
21. tipo A: c = 1.800 + 600t; tipo B: c = 1.500 + 200t
22. a) • s = g, em quê s e g são as quantidades de sapos e de gafanhotos, respectivamente.
• g = c, em quê g e c são as quantidades de gafanhotos e de plantas de capim, respectivamente.
Página duzentos e noventa e três
b) 21 sapos
c) 6.250 plantas de capim
23. alternativa b
24. v = 2a + 25
25. a) R$ 1.160,00
b) V = 150d + 110
c) 5 dias
26. a) 216 mL
b) q = 18t
c) q = 1.080
d) 4 h
28. alternativas a e d
29. D(f) = {−3, −2, 0, 1}; CD(f) = {−5, −3, 0, 1, 3, 5}; Im(f) = {−5, −3, 1, 3}
30. a) 14
b) 5
c) 35
d) 20
31. alternativas b e c
33. a) • isento • R$ 29,10 • R$ 109,60
b) • f (r) = 0,15r − 370,40
• f (r) = 0,225r − 651,73
• f (r) = 0,275r − 884,96
c) f (r) =
d) f (5.000) = 490,04
34. a) D(f) = {x ∈ ℝ | x ≠ 3}
b) D(f) =
c) D(f) = {x ∈ ℝ | x ≠ −9 e x ≠ 9}
d) D(f) =
e) D(f) =
f) D(f) = {x ∈ ℝ | x ≠ 0}
g) D(f) = {x ∈ ℝ | x < −4 ou x ≥ 3}
35. alternativa d
36. a) 40 cm2
b) A(h)= ou A(h) = 10h
c) D(A) = {h ∈ ℝ | 0 < h ≤ 10}
37. b) f (x) = 24x − x2
c) D(f) = {x ∈ ℝ | 0 < x < 24}
d) dimensões: 8 m e 16 m; área: 128 m2
38. D(V) = {x ∈ ℝ | 0 ≤ x ≤ 100}
39. a) 4 quadrados vermelhos e 12 verdes
c) 133 quadrados vermelhos e 399 verdes
d) Figura 300. Essa figura é formada por 300 quadrados vermelhos.
e) Não
f) f (n) = 3n; D(f) = {n ∈ ℕ | n > 0}
g) g(x) = ; D(g) = {x ∈ ℕ | x é múltiplo positivo de 3 e x > 0}
42. alternativas a e c
43. a) D(f) =]−4, 5]; Im(f) = [−1, 2]
b) D(g) = [−1, 1]; Im(g) = [2, 4]
c) D(h) =]−2, 2[; Im(h) = [1, 5[
44. a) D(f) = [−4, 4]
b) Im(f) = [−4, 1]
c) [−4, 0] e [3, 4]
d) [0, 1]
e) [1, 3]
45. b) III
c) • R$ 26,90 • R$ 145,40 • R$ 101,90
d) 14,62 m3
46. alternativa b
47. a) 500 km
b) D(c) = [0, 500]; Im(c) = [0, 50]
51. alternativa c
52. a) f (−6) = 1; f (1) = 1; f (−2) = −2
b) −4, −1 e 3
c) • −8 ≤ x < −4 ou −1 < x < 3
• −4 < x < −1 ou 3 < x < 5
• x = −4 ou x = −1 ou x = 3
53. a) vermelha; azul
b) função f positiva para −4 < x < 4, negativa para x < −4 ou x > 4 e nula para x = −4 ou x = 4; função g positiva para x < 10, negativa para x > 10 e nula para x = 10
c) • x ∈]−∞, −2[ ou x ∈]3, +∞[
• x ∈]−2, 3[
Praticando: enêm e vestibulares
1. alternativa c
2. alternativa c
3. alternativa b
4. alternativa d
5. alternativa b
6. alternativa b
7. alternativa b
8. alternativa c
9. alternativa b
10. alternativa c
11. alternativa a
12. alternativa a
13. alternativa c
14. alternativa b
Unidade 3 • Função afim e função modular
Atividades
1. a) a = 8; b = 10
b) a = −2; b = −8,4
c) a = −6; b = 4
d) a = 1; b = 0; função linear e função identidade
e) a = ; b = 0; função linear
f) a = 0; b = −37
g) a = ; b =
h) a = −1; b = 0; função linear
Página duzentos e noventa e quatro
2. a) 42
b) −26
c) −6
d) 94
e) 130
f) −88
g) −3
3. a) v(t) = 100.000 − 2.000t
b) 70.000 L
c) 50 h
4. b) IV
c) • 175°C • 17 min
5. a) L(t) = 18.000 − 160t
b) 1h52min30s
6. a) aproximadamente R$ 341,91; R$ 1.071,54
b) 300 dólares; aproximadamente 273,50 euros
c) Sim
d) • f (x) = 4,8844x • g(p) = 5,3577p
e) f (40) = 195,376; g(100) = 535,77
f) Sim
8. a) R$ 4.305,20
b) s(v) = 0,03v + 3.500
c) R$ 34.728,00
9. a) 100 m3
b) 68 m3
c) 12,5 h ou 12h30min
10. a) Não
b) p(t) = 15t + 32
c) • R$ 107,00 • R$ 182,00
d) 3,5 h ou 3h30min
11. a) R(d) = 2,5d
b) 18 cm
c) 1 ∶ 250.000
13. b) automóvel individual
c) motocicleta: m(x) = 71x; automóvel individual: a(x) = 127x; ônibus: o(x) = 16x
d) motocicleta: 3.550 g; automóvel individual: 6.350 g; ônibus: 800 g
14. a) 2
b) 4
c) 21
d)
16. a) 5; crescente
b) −8; decrescente
c) −1; decrescente
d) ; crescente
17. a) decrescente
b) crescente
c) decrescente
d) crescente
18. a) Não
b) 5
c) f: [0, 4] → ℝ, definida por f (t) = 5t − 4.
d) 2 h
20. a) decrescente
b) x =
c) eixo x: ( , 0); eixo y: (0, 5)
22. a) crescente: II e III; decrescente: I
b) I: n(x) = −x + 7; II: h(x) = 5x; III: m(x) = + 2
23. a) Sim
b) função linear; q (x) = 3,5x
c) gráfico II
d) aproximadamente 443.000 km2
e) aproximadamente 0,052
24. a) decrescente
b) a =
c) f (x) = x + 4
25. a) m = −2
b) m = 1
c) m = −5
26. a) k = ; f(x) = +6e g(x) = + 3
b) • f: (24, 0); g: (−6, 0) • f: (0, 6); g: (0, 3)
27. a) • v(c) = 0,70c + 10 • v(c) = 0,90c + 10
• v(c) = 0,80c + 10
b) v(c) =
c) D(v) = [0, +∞[; Im(v) = [10, +∞[
e) Sim
f) • R$ 550,00 • R$ 330,00
• R$ 25,00 • R$ 94,00
28. alternativa b
29. f: veículo IV; h: veículo I; m: veículo III; n: veículo II
30. a) loja A: R$ 200,00; loja B: R$ 80,00
b) loja B; R$ 4,50
d) loja A: PA (x) = 3,5x + 200;
loja B: PB (x) = 4,50x + 80. Ambas são funções afins.
e) para quantidades maiores quê 120 unidades
31. a) 15 kg
b) janeiro: 0,43 kg; fevereiro: 1,14 kg; março: 1,29 kg; abril: 0,28 kg; maio: 0,85 kg; junho: 0,58 kg; julho: 0,01 kg
c) 14,58 kg
32. a) A inclinação da reta correspondente ao gráfico da função f será alterada.
b) O gráfico da função f será transladado verticalmente.
33. a) y = 2x + 3
b) y = −3x + 5
c) y = 6x − 6
d) y = −2x + 5
34. P (−1, −3)
35. a) R$ 40,00
b) 34,5 km
c) −10x + 9y − 105 = 0
Página duzentos e noventa e cinco
36. a) r: 3x − 4y = −2; s: 4x + 3y = 14
b) (2, 2)
37. a) y = 3x + 1
b) y = 2 −
38. a) y = x + 2
b) y = −4x + 3
c) y = + 6
d) y = x − 1
39. a) y = 2
b) y = 5
c) y = −3
d) y = −1
40. a) f (x) > 0 para x > , f (x) = 0 para x = e f (x) < 0 para x <
b) g(x) < 0 para x > , g (x) = 0 para x = e g (x) > 0 para x <
c) h(x) > 0 para x > , h(x) = 0 para x = e h(x) < 0 para x <
d) m(x) < 0 para x > , m(x) = 0 para x = e m(x) > 0 para x <
e) n(x) > 0 para x > −4, n(x) = 0 para x = −4 e n(x) < 0 para x < −4
f) p (x) > 0 para x > 0, p(x) = 0 para x = 0 e p(x) < 0 para x < 0
41. a) f (x) > 0 para x < 2
b) f (x) > 0 para x >
42. x ∈]−∞, −4[
43. positiva: 0 ≤ t < 6; igual a zero: t = 6; negativa: 6 < t ≤ 10
45. a) estacionamento A; R$ 24,00
b) estacionamento A: V(t) = 12t; estacionamento B: V(t) = 6t + 20
c) Para períodos de até 3 horas de uso, o estacionamento A é mais vantajoso financeiramente para o motorista. Para períodos a partir de 3 horas, o estacionamento B é mais vantajoso.
46. alternativa a
47. a) heptágono regular
b) f:]0, +∞[ → ℝ, definida por f (x) = 7x
c) f (4) = 28
48. hekzágono regular
49. a) R$ 630,00; R$ 750,00
b) f: ℕ → ℝ, definida por f (t) = 30t + 600
50. b) perímetro: 4x; área: x2
c) Não
d) Sim
e) p(x) = 4x; s(x) = x2
51. a) A: R$ 1.200,00; B: R$ 800,00
b) A: 5%; B: 10%
c) A: f: ℕ → ℝ, definida por f (t) = 60t + 1.200;
B: g: ℕ → ℝ, definida por g(t) = 80t + 800
d) investimento A; investimento B
52. a) S(v)=
53. a) V(x) =
54. a) −20, −15, −10, −5 e 0
b) 5
55. a) f (x) = −2x + 10
b) • −8 • −28 • −188
56. 4 meses
57. c) • (1, 4, 9, 16, 25,..., n2,...)
• (2, 4, 6, 8, 10,..., 2n,...)
d) A sequência numérica (2, 4, 6, 8, 10,..., 2n,...) é uma PA.
60. a) −4
b) 3
c) 9
d) 6
e) 5
f) 6
63. a) g(x) = |x − 4|
b) h(x) = |x| + 3
c) m(x) = |x + 2| + 1
64. a) g(x) = |x − 2| + 5
b) (0, 7)
65. a) g(x) = |x − 7|
b) o alvo C
c) 7 pontos
66. alternativa d
Praticando: enêm e vestibulares
1. alternativa b
2. alternativa a
3. alternativa c
4. alternativa c
5. alternativa a
6. alternativa d
7. alternativa d
8. alternativa c
9. alternativa c
10. alternativa e
Página duzentos e noventa e seis
Unidade 4 • Função quadrática
Atividades
1. a, b, d e e
2. a) a = −5; b = 3; c = −9
b) a = 1; b = 0; c = −0,4
c) a = b = ; c = 4
d) a = 3,5; b = 0; c = 0
e) a = ; b = 0; c = 4
f) a = 4; b = 56; c = 196
3. a) 7
b) −13
c) −27
d) 1,62
e) −134
f) 57
4. a) figura 1: 5 quadrados; figura 2: 8 quadrados; figura 3: 13 quadrados
b) f(x) = x2 + 4
c) 68 quadrados
5. a) f(x) = x2
b) f(5) = 25; f(3) = 9
c) afirmativa III
6. a) • 14 diagonais • 77 diagonais • 135 diagonais
b) a = ; b = ; c = 0
8. a) R$ 320,00; R$ 720,00
b) R$ 780,00
9. a) f(x) = x2 − 9x + 20
b) g (x) = 6x2 − 44x + 76
c) 30 m2; 236 m2
10. b) 4,9t2
c) f(t) = 4,9t2; sim
d) 490 m
e) Não
11. a) 8,1 m2
b) A rampa estará “admissível”, mas abaixo do recomendado.
c) g(x) = x2 + 9,9x + 8,1
d) g(0,6) = 14,4
12. b) 210
c) s(n) = ou s(n) = +
d) 8.515; 321.201
13. a) f não tem zero real.
b) 0 e 4
c) 5
d) f não tem zero real.
e) −2 e
f) −3 e 4
15. a) m <
b) m =
c) m >
16. a) s (20) = 9
b) R$ 1.680,00
c) 10 cadeiras ou 110 cadeiras
17. a) 48 metros cúbicos
b) 45 metros cúbicos
c) 24 h
18. A: (delta)" > 0?; B: (delta)" < 0?
21. a) eixo x: ( , 0)e (2, 0); eixo y: (0, −12)
b) eixo x: (−1, 0) e ( , 0); eixo y: (0, 7)
c) eixo x: (5, 0) e (10, 0); eixo y: (0, 10)
d) eixo x: (2, 0); eixo y: (0, −8)
22. a) a < 0, b < 0, c < 0
b) a > 0, b > 0, c = 0
c) a > 0, b < 0, c > 0
d) a < 0, b = 0, c > 0
23. f(x) = + x − 3 (x)
24. a) V(2, 5). Respostas possíveis: (0, 4) e (4, 4); (−2, 1) e (6, 1).
25. b) f(x) = 6x
c) g(x) = x2
d) f: função afim e função linear; g: função quadrática.
e) Perímetro: 24 cm; área: cm2 . Perímetro: 48 cm; área: cm2 .
26. a) A: 4; B: −2; C:
c) f: a > 0, b = 0 e c = 0; g: a < 0, b = 0 e c = 0; h: a > 0, b = 0 e c = 0
d) f(x) = x2; g(x) = −2x2; h(x) =
27. Respostas possíveis:
f(x) = −2x2 − 3x; f(x) = −x2 − x + 3
28. 5
29. a) −7
b) −9
c) 31
d) 5
30. c) 17,1 m
d) 100 km/h
e) d(v) =
f) Não
31. b) 600 ∶ 600 = 1 e 1 = 12; 2.400 ∶ 600 = 4 e 4 = 22; 5.400 ∶ 600 = 9 e 9 = 32; 9.600 ∶ 600 = 16 e 16 = 42; 15.000 ∶ 600 = 25 e 25 = 52
c) 600(éli)"2
d) q((éli)") = 600(éli)"2; sim
e) • 3.750 BTUs
• 21.600 BTUs
• 60.000 BTUs
f) 9 m
Página duzentos e noventa e sete
32. a) V (20, −38)
b) V (1, 11)
c) V (−2, −8)
d) V (−1, 2)
33. a) Im (f) = {y ∈ ℝ | y ≥ −5}
b) Im(f) = {y ∈ ℝ | y ≤ −}
c) Im (f) = {y ∈ ℝ | y ≤ 10}
d) Im(f) = {y ∈ ℝ | y ≥ }
34. a) f é decrescente para x < −3 e crescente para x > −3.
b) f é decrescente para x < −1 e crescente para x > −1.
c) f é crescente para x < 3 e decrescente para x > 3.
35. a) • x < −1,5
• x > −1,5
b) f(x) = −x² − 3x + 10
c) (−1,5; 12,25)
d) Im(f) = {y ∈ ℝ | y ≤ 12,25}
36. alternativa d
37. a) valor mássimo; −6,875
b) valor mínimo; aproximadamente −0,14
c) valor mínimo; 0
d) valor mássimo; 36
38. alternativa d
39. a) 1,9 m; 2,7 m
b) 3,15 m; 1,25 s
c) 0,4
40. 28 m de comprimento e 28 m de largura
41. 0,5 m; 2,5 s
42. a) 70 BPM; 126 BPM
b) 198 BPM; 20 min
c) entre 5 min e 35 min do treino
43. alternativa d
44. a) R$ 36,00; R$ 7.200,00
b) É mais vantajoso quê compareçam 400 convidados.
c) R$ 7.840,00; 280 convidados
45. a) 1,3 m
b) 21,6 s
c) g(x) = −0,1x2 + 2,1x + 1,3; D(g) = {x ∈ ℝ | 0 ≤ x ≤ 21,6}
d) 12,325 m
e) Im(g) = [0; 12,325]
47. a) f(x) =
b) 6,5
49. a) f(x) > 0 para x < −4 ou x > 3; f(x) = 0 para x = −4 ou x = 3; f(x) < 0 para −4 < x < 3
b) f(x) > 0 para −8 < x < 0; f(x) = 0 para x = −8 ou x = 0; f(x) < 0 para x < −8 ou x > 0
c) ∄ x ∈ D(f) tal quê f(x) > 0; f(x) = 0 para x = 3; f(x) < 0 para x ≠ 3
50. a) f(x) > 0 para todo x ∈ D (f); ∄ x ∈ D (f) | f(x) ≤ 0
b) f(x) > 0 para 0,5 < x < 3; f(x) = 0 para x = 0,5 ou x = 3; f(x) < 0 para x < 0,5 ou x > 3
c) ∄ x ∈ D (f) | f(x) > 0; f(x) = 0 para x = −3; f(x) < 0 para x ≠ −3
d) f(x) > 0 para x < −2 ou x > 4; f(x) = 0 para x = −2 ou x = 4; f(x) < 0 para −2 < x < 4
e) f(x) > 0 para x ≠ 2,5; f(x) = 0 para x = 2,5; ∄ x ∈ D (f) | f(x) < 0
f) ∄ x ∈ D (f) | f(x) ≥ 0; f(x) < 0 para todo x ∈ D (f)
51. a) S = {x ∈ ℝ | x < 1 ou x > 3}
b) S = {x ∈ ℝ | −30 ≤ x ≤ 10}
c) S = {x ∈ ℝ | x < −8,5 ou x > −1,5}
d) S = ∅
53. k <
54. a) f(x) = x ² − 2x − 8; g (x) = −2x + 1
b) • −3 < x < 3 • x = −3 ou x = 3
• x < −3 ou x > 3
55. a) • entre 10 min e 240 min
• entre 0 min e 10 min e entre 240 min e 250 min
b) 264,5°C; 125 min
57. a) y2 − 4x + 8y = −16
b) x2 + 2x + 8y = 7
58. algumas possíveis respostas: (−1, 0), (−1, 4), (2, −2), (2, 6), (7, −4), (7, 8); yp = 2( + 1) ≃ 4,83
59. x2 − 4x − 8y = 12
Praticando: enêm e vestibulares
1. alternativa c
2. alternativa b
3. alternativa d
4. alternativa e
5. alternativa c
6. alternativa c
7. alternativa d
8. alternativa c
9. alternativa b
10. alternativa d
11. alternativa b
12. alternativa d
13. 10 m
14. alternativa b
15. alternativa c
16. alternativa c
17. a) 16 m
b) 76 km/h
Unidade 5 • Relações métricas e trigonometria no triângulo
Atividades
1. a) x = 117 cm
b) x = 2 m
2. Não
3. alternativa a
Página duzentos e noventa e oito
4. alternativa b
5. R$ 6.840,00
7. sim; 4
8. a e c: caso LAL; b e e: caso LLL; d e f: caso AA
9. x ≃ 2,07 cm e y = 4 cm
10. b) 4 m
11. a) • A, B e D
• C e E
b) Sim
13. a) 16 cm
b) aproximadamente 45 mm
c) aproximadamente 6,67 m
d) 9 dm
14. alternativa a
15. a) 4,8 cm
b) 2,88 cm
c) 2,16 cm e 3,84 cm
16. a) 28(pi)" cm ou aproximadamente 87,92 cm
b) cm2 ou aproximadamente 169,74 cm2
17. 300 cm
19. sen (alfa)" = ; cos (alfa)" =; tg (alfa)" =
20. a) triângulo ABC: 28,8 m; triângulo DEF: 14,4 m
b) sen (alfa)" = ; cos (alfa)" = ; tg (alfa)" =
c) sen (beta)" = ; cos (beta)" = ; tg (beta)" =
21. a)
b)
c) 1
• infinitos triângulos retângulos
22. a) tg (beta)" =
b) 3 m
c) 27 m2
23. aproximadamente 6,19 m
24. seno: ; cosseno: ; tangente: 1
26. a) x = 22 cm e y = 11 cm
b) x ≃ 3,76 m e y ≃ 1,37 m
27. a) (alfa)" = 60° e (beta)" = 30°
b) (alfa)" ≃ 32° e (beta)" ≃ 58°
28. aproximadamente 5,2 m
29. b) m ou aproximadamente 1.556 m
30. a) aproximadamente 235,85 m
b) aproximadamente 125 m
31. a) I e III
b) mínimo: aproximadamente 3,89 m; mássimo: aproximadamente 5 m
32. b) aproximadamente 21,20 m
c) aproximadamente 13,25 m
33. 68 m ou aproximadamente 96 m
34. aproximadamente 87,4 m
35. a) aproximadamente 59°
b) aproximadamente 40°
c) 45°
36. de 28,8 m até 43,2 m
39. a) 4 m2
b) Guarapuava (PR)
40. a) aproximadamente 13,61 cm
b) aproximadamente 22,79 m
41. b) 481,41 m
42. aproximadamente 276,76 m
43. a) Respostas possíveis: (alfa)" = 60° e (beta)" = 75° ou (alfa)" = 120° e (beta)" = 15°
b) (alfa)" ≃ 46° e (beta)" ≃ 56°
c) (alfa)" ≃ 44° e (beta)" ≃ 59°
d) (alfa)" ≃ 82° e (beta)" ≃ 38°
45. Maurício: aproximadamente 10,78 m; Pâmela: aproximadamente 9,14 m
46. x = 25 m
47. 135°
48. cm ou aproximadamente 35,78 cm
49. a) cm
b) 8 cm
c) cm ou aproximadamente 41,8 cm
50. a) aproximadamente 187,7 m
b) med() ≃ 53°e med() ≃ 39°
51. 15 cm
52. a) • e e ; e
• e ; e e
• e ; e ; e e I
c) d ≃ 20,26 m
Praticando: enêm e vestibulares
1. alternativa d
2. alternativa d
3. alternativa e
4. alternativa c
5. alternativa b
6. a) PR = 5 cm; QS = 37,5 mm
b) cm2
7. alternativa b
8. alternativa a
9. alternativa b
10. alternativa b
11. 40°
12. alternativa b
13. alternativa e
14. alternativa c
Página duzentos e noventa e nove
Unidade 6 • Estatística: gráficos e tabélas
Atividades
1. a) 2023
2. a) verdadeira
b) falsa
c) falsa
d) verdadeira
3. a) de 2017 até 2022
b) sáiti do INEP
c) aproximadamente 75,5%; aproximadamente 64%
d) aproximadamente 0,47%
4. b) Ensino Médio; setor vêrde
c) aproximadamente 67,1 milhões de eleitores
5. a) 148.920.333 pessoas
b) 44.108.417 pessoas
c) 47,9%
6. b) Piauí; 1.928 sítios arqueológicos
c) 6.064 sítios arqueológicos
7. alternativa b
8. a) Representa quê 65% das crianças e adolescentes de 11 e 12 anos utilizaram a internet para enviar mensagem instantânea em 2023 no Brasil.
b) entre 9 e 10 anos
c) enviar mensagem instantânea
e) A coluna vêrde mais alta corresponderia ao porcentual de crianças e adolescentes de 15 a 17 anos (95%) quê usou rê-de social, e a coluna amarela mais baixa, ao porcentual de crianças e adolescentes de 9 a 10 anos (45%) quê enviou mensagem instantânea no Brasil em 2023.
9. a) 17,6%
b) aproximadamente 23°
c) alternativa II
10. a) Representa quê 44,3% dos estudantes de 13 a 15 anos quê participaram da pesquisa responderam ter consumido dois ou mais itens de biscoitos e sobremesas industrializadas no dia anterior à pesquisa.
b) • 24%
• 28,9%
• 39,4%
11. a) Não
b) 4,5 cm
12. a) 3,4 anos. A redução ocorreu por causa da pandemia de covid-19.
b) 1991; 2010
13. a) O setor azul tem área maior quê o setor roxo.
b) Paraná: 31 grupos e entidades; Rio Grande do Sul: 27 grupos e entidades; Santa Catarina: 22 grupos e entidades.
c) setor vêrde: 139,5°; setor azul: 121,5°; setor roxo: 99°
14. a) quantidade de denúncias em 2018
b) aproximadamente 7,8%
15. a) motocicleta; automóvel
b) automóveis: velocidade mínima de 20 km/h e mássima de 70 km/h; motocicletas: velocidade mínima de 30 km/h e mássima entre 70 km/h e 80 km/h
c) 50%
d) 25%
e) 85 motocicletas
17. a) A estimativa das quantidades de novas vagas de emprego nas áreas de formação industrial com maior demanda por técnicos, em 2023.
c) logística e transporte; 38.911 vagas
18. a) trabalhadores de apôio administrativo; razão: aproximadamente 0,827
b) gráfico de colunas
c) As figuras de pilhas de dinheiro utilizadas remetem a valores monetários, associados ao rendimento médio de trabalhos realizados por homens e mulheres, quê é o tema tratado no pictograma.
19. a) primeiro diagrama: 6 ramos; segundo diagrama: 12 ramos
b) ramo 3; ramo 4’
c) 5 recém-nascidos
d) 22%
20. a) 25 estudantes
c) 2 estudantes
d) o ramo 7
e) 75 bpm
22. a) nível intermediário; nível avançado
b) 16%
c) Sim
d) 105 estudantes; 84%
23. a) II
25. a) 14 municípios; 22,6%
b) 4,8%
c) 82 ⊢ 88
d) Não
26. a) igual ou maior quê 20 anos e menor quê 40 anos; 60 anos ou mais
b) 28%
c) 196.884 acidentes
d) 53%
27. b) 42 funcionários
c) 1.500,00 ⊢ 2.000,00
d) 20%
e) Não
29. a) O ano correspondente aos dados da pesquisa.
b) Pesquisou na internet para fazer trabalhos escolares.
c) Não
31. Não
32. alternativa c
Praticando: enêm e vestibulares
1. alternativa c
2. alternativa c
3. alternativa c
4. alternativa d
5. alternativa c
6. alternativa a
7. alternativa d
Página trezentos