Sumário
- Orientações gerais 307
- Conhecendo a coleção 307
- Estrutura do Livro do estudante 307
- Estrutura das Orientações específicas 308
- O Ensino Médio 308
- A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 309
- As competências gerais 309
- A área de Matemática e suas Tecnologias 310
- Os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) 312
- Fundamentos teóricos e metodológicos da coleção 313
- O ensino de Matemática 313
- Aprendizagem matemática 313
- Metodologias ativas e algumas tendências em educação matemática 314
- Orientações para avaliação 316
- Alguns instrumentos de avaliação 317
- O papel do professor de Matemática 321
- Saberes docentes para o ensino de Matemática 321
- Os estudantes no Ensino Médio 321
- Dimensões física, social, emocional e cultural dos estudantes 321
- Reflexos da violência no âmbito escolar e local 321
- Culturas juvenis 321
- Projeto de vida e mundo do trabalho 322
- Gestão da sala de aula 322
- Ambiente educacional 322
- Leitura e argumentação nas aulas de Matemática 323
- Estratégias de cálculo e o uso da calculadora 324
- Relações com outras áreas do conhecimento e seus componentes curriculares 324
- Referências bibliográficas comentadas 324
- Indicações para o professor 327
- Trabalhos 327
- Instituições e grupos de estudo para a formação continuada do professor 327
- Revistas 328
- sáites 328
- Cursos e platafórmas 328
- Conhecendo a coleção 307
- Orientações específicas para êste Volume 329
- Unidade 1 Conjuntos 330
- Unidade 2 Relação entre grandezas e noção de função 333
- Unidade 3 Função afim e função modular 337
- Unidade 4 Função quadrática 341
- Unidade 5 Relações métricas e trigonometria no triângulo 345
- Unidade 6 Estatística: gráficos e tabélas 350
- Transcrições dos podcasts do 1o ano 354
- Resolução das atividades propostas no Livro do estudante 356
Página trezentos e sete