Sumário

  • Orientações gerais 307
    • Conhecendo a coleção 307
      • Estrutura do Livro do estudante 307
      • Estrutura das Orientações específicas 308
    • O Ensino Médio 308
    • A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 309
      • As competências gerais 309
      • A área de Matemática e suas Tecnologias 310
      • Os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) 312
    • Fundamentos teóricos e metodológicos da coleção 313
      • O ensino de Matemática 313
      • Aprendizagem matemática 313
      • Metodologias ativas e algumas tendências em educação matemática 314
      • Orientações para avaliação 316
      • Alguns instrumentos de avaliação 317
    • O papel do professor de Matemática 321
      • Saberes docentes para o ensino de Matemática 321
    • Os estudantes no Ensino Médio 321
      • Dimensões física, social, emocional e cultural dos estudantes 321
      • Reflexos da violência no âmbito escolar e local 321
      • Culturas juvenis 321
      • Projeto de vida e mundo do trabalho 322
    • Gestão da sala de aula 322
      • Ambiente educacional 322
      • Leitura e argumentação nas aulas de Matemática 323
      • Estratégias de cálculo e o uso da calculadora 324
      • Relações com outras áreas do conhecimento e seus componentes curriculares 324
    • Referências bibliográficas comentadas 324
    • Indicações para o professor 327
      • Trabalhos 327
      • Instituições e grupos de estudo para a formação continuada do professor 327
      • Revistas 328
      • sáites 328
      • Cursos e platafórmas 328
  • Orientações específicas para êste Volume 329
    • Unidade 1 Conjuntos 330
    • Unidade 2 Relação entre grandezas e noção de função 333
    • Unidade 3 Função afim e função modular 337
    • Unidade 4 Função quadrática 341
    • Unidade 5 Relações métricas e trigonometria no triângulo 345
    • Unidade 6 Estatística: gráficos e tabélas 350
  • Transcrições dos podcasts do 1o ano 354
  • Resolução das atividades propostas no Livro do estudante 356

Página trezentos e sete