CONHEÇA SEU LIVRO

ABERTURA DE UNIDADE

Nesta página, você é convidado a refletir sobre um tema relacionado ao conteúdo a sêr estudado.

Reprodução de página do livro contendo a Abertura de Unidade.

ATIVIDADES

É a oportunidade de retomar os conteúdos apresentados por meio de atividades e problemas propostos.

Reprodução de página do livro contendo a seção atividades resolvidas.

ATIVIDADES RESOLVIDAS

Para ampliar seu repertório de estratégias, acompanhe a resolução detalhada de atividades e de problemas relacionados aos conteúdos estudados.

Reprodução de página do livro contendo a seção atividades.

Página cinco

INTEGRANDO COM...

Esta seção propõe discussões de assuntos de maior integração com outras áreas do conhecimento.

Reprodução de páginas do livro contendo a seção interagindo com...

VOCÊ CONECTADO

Nesta seção, você póde desenvolver competências e habilidades relacionadas ao pensamento computacional e fazer uso de recursos tecnológicos para a resolução de problemas.

Reprodução de páginas do livro contendo a seção você conectado.

Página seis

O QUE ESTUDEI

É um momento para você refletir sobre o seu desenvolvimento ao estudar a Unidade tanto com relação a suas atitudes como aos conteúdos aprendidos.

Reprodução de páginas do livro contendo a seção o que estudei.

VOCABULÁRIO

êste boxe apresenta o significado de termos destacados no texto.

Reprodução da seção vocabulário.

BOXES

DICA

Apresentação de alguma dica ou de um lembrete importante para a resolução de uma atividade ou para a compreensão de algum conceito em discussão.

PARA AMPLIAR

Boxe em quê são apresentadas sugestões de sáites, vídeos, softwares ou textos para complementar os assuntos discutidos no livro.

PARA PENSAR

Neste boxe, você tem oportunidade de resolver kestões quê contribuem para a reflekção e a argumentação a respeito do conteúdo em estudo e, assim, participar ativamente da aula.

MATEMÁTICA NA HISTORIA

Neste boxe, são apresentadas informações sobre a história da Matemática com tópicos relacionados ao conteúdo em estudo.

NO MUNDO DO TRABALHO

Neste boxe, são exploradas as profissões e suas características, destacando as habilidades comportamentais essenciais para os profissionais atuáis. Além díssu, você terá acesso a informações sobre o mercado de trabalho.

Página sete

PRATICANDO enêm E VESTIBULARES

A seção fornece diversas kestões do enêm e de vestibulares de diferentes regiões do Brasil relacionadas ao quê foi estudado na Unidade.

Reprodução de páginas do livro contendo a seção praticando Enem e vestibulares.

ICONES

Ícone representado por um balão de fala. Resposta oral • Quando êste ícone for apresentado, a resposta para a atividade deve sêr dada oralmente, sem a necessidade de registro escrito no caderno.

Ícone representado por três silhuetas. Atividade em grupo • É sugerido quê, nas atividades com êste ícone, sêjam formadas duplas ou grupos. Dessa maneira, você póde discutir com os côlégas utilizando, como argumento, os conhecimentos adquiridos ao longo de sua vida escolar.

Ícone representado por uma calculadora. Calculadora • êste ícone entra nas atividades em quê se sugere o uso da calculadora.

OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS

Os ícones a seguir identificam os diferentes tipos de objetos educacionais digitais presentes neste volume. Esses materiais digitais apresentam assuntos complementares ao conteúdo trabalhado na obra, ampliando a aprendizagem.

Ícone do objeto digital vídeo, representado por uma filmadora e o nome vídeo escrito embaixo.

Ícone do objeto digital podcast, representado por um microfone e o nome podcast escrito embaixo.

Ícone do objeto digital carrossel de imagens, representado por imagens e o nome carrossel de imagens escrito embaixo.

Ícone do objeto digital infográfico clicável, representado por um retângulo com elementos e o nome infográfico clicável escrito embaixo.

Ícone do objeto digital mapa clicável, representado por uma mão fazendo o toque em uma tela e o nome mapa clicável escrito embaixo.

Os sáites indicados nesta obra podem apresentar imagens e eventuais textos publicitários junto ao conteúdo de referência, os quais não condizem com o objetivo didático da coleção. Não há contrôle sobre esses conteúdos, pois eles estão estritamente relacionados ao histórico de pesquisa de cada usuário e à dinâmica dos meios digitais.

Página oito