RESPOSTAS DAS ATIVIDADES
Unidade 1 • Função exponencial
Atividades
1. a) 216
b) 16
c)
d)
e)
f) 1
2. a)
b) (−6) 7
c) 3 7
d) 326
e)
f) 2027
3. a)
b) 196
c)
d) 21
4. 34 vezes
5. aproximadamente 73,6%
6. a) • 3 ⋅ 2 10 B
• 5 ⋅ 2 −20 TB
• 2 33 kB
• 7 ⋅ 2 −30 GB
b) I e III
7. 7
9. a) 5,68 ⋅ 10 11
b) 1,0263 ⋅ 10 16
c) 9,07 ⋅ 10 14
d) 6 ⋅ 10 −7
e) 7,98 ⋅ 10 −9
f) 6,04 ⋅ 10 −13
10. a) 1,4 ⋅ 102
b) 1,015 ⋅ 10 −1
c) 3,37125 ⋅ 10 5
11. a) aproximadamente 7.505 anos-luz
b) 1,67824 ⋅ 10 −5 Å
12. a) 0,0028 g
b) 2,8 ⋅ 10 −3 g
13. alternativa d
14. a) 2,55 cm
b) 2,85 cm
c) 3,25 cm
15. a) aproximadamente 1,6 L
b) 1 é algarismo cérto; 6 é algarismo duvidoso
16. a) 3,86 cm; algarismos certos: 3 e 8; algarismo duvidoso: 6; 7,43 cm; algarismos certos: 7 e 4; algarismo duvidoso: 3
b) 3,86 cm = 3,86 ⋅ 10 −2 m; 7,43 cm = 7,43 ⋅ 10 −2 m.
17. Aproximadamente 7,31 ⋅ 103 leucócitos por milímetro cúbico de sangue. Essa concentração de leucócitos está entre os valores de referência.
18. a) 7 ⋅ 10 7 células-tronco
b) 6,2 ⋅ 10 −4 g
19. a)
b)
c) 3 5
d)
e)
f)
g)
h)
20. a)
b)
c)
d)
21. b) •
• _
•
• _
22. a)
b)
c)
d)
23. Considerando as informações do enunciado, não é possível comparar os valores das duas expressões.
25. a) 4,7
b) 22,2
c) 1,6
d) 8,8
26. alternativa a
27. alternativa a
28. a, c e f
29. a) 81
b) 512
c)
d) 2
e) 19
f) −115
31. a) 32 bactérias; 64 bactérias
b) 4.096 bactérias
c) f(x) = 2x
32. a) 0,25 mg; 0,0625 mg
b) h(x) =
c) aproximadamente 0,074 mg ou 0,105 mg
33. a) decrescente;]0, 1[
b) (0, 1)
c) não
34. a) s
b) f
c) g
d) t
35.
a) função f: crescente; função g: decrescente
b) f(x) = 2 ⋅ 2 x − 3; g(x) = −3x + 4
c) Im(f) = {y ∈ ℝ | y > −3}; Im(g) = ℝ
38. a) alternativa II
b) 59.048 compartilhamentos
39. b) nível 5: 256 participantes; nível 6: 1.024 participantes
c) q(n) = 4n − 1 ou q(n)= ⋅ 4n
d) R$ 86.016.000,00
41. a) S =
b) S = {−7}
c) S = {1, 2}
d) S =
e) S = {1}
f) S = {9}
42. a) S = {1}
b) S = {1, 3}
c) S = {2, 3}
44. a) II
b) 81 quadrados na côr laranja
c) Figura 6
45. (−1, 3)
46. alternativa c
Página duzentos e noventa e quatro
47. a) R$ 6.561,00
b) 2,5 anos ou 2 anos e 6 meses
49. a) 0,5 mg; 0,25 mg b) III d) 10 h
50. a) S =
b) S =
c) S = { x ∈ ℝ | −3 < x < 0}
d) S = { x ∈ ℝ | x > 5}
e) S = { x ∈ ℝ | −2 ≤ x ≤ 2}
f) S = { x ∈ ℝ | x < 7}
51. a) D(f) =
b) D(g)= {x ∈ ℝ | x < 11}
c) D(h) =
d) D(m) = { x ∈ ℝ | x ≤ −2}
52. alternativa b
53. S = {x ∈ ℝ | x ≥ 2}
54. a) m(t) = 1.250 ⋅
b) 1.250 ⋅ < 162; t > 4; após 4 horas
55. alternativa d
56. alternativa c
57. a) R$ 3.150,00; R$ 600,00
b) junho de 2024
c) investimento de Sérgio: 4% ao mês; investimento de Carla: 3% ao mês
d) aproximadamente R$ 830,54
58. a) B
b) R$ 500,00
c) A: 6%; B: 5%
d) A: M(t) = 30t + 500, função afim;
B: M(t) = 500 ⋅ (1,05) t, função do tipo exponencial
e) A: de 1 a 8 meses; B: a partir de 9 meses
f) II
59. alternativa e
60. a) 40.500 unidades b) 91.125 unidades
61. a) R$ 5.000,00
b) R$ 9.649,75
c) M(t)=
62. a) 1, , , e
b)
63. a) População submetida à substância B.
b) a = 3, b = −1, c = 4 e d = 8; f(m) = 3m − 1 e g(m) = 4 ⋅ 8m − 1
c) população submetida à substância A: 20 bactérias; população submetida à substância B: 1.048.576 bactérias
64. a) (200, 100, 50, 25,...); q =
b) f: ℕ → ℝ, dada por f(x) = 200 ⋅
65. a) razão da PG determinada pela função f: 2; razão da PG determinada pela função g: 3
b) a = 2 e b = 3; f(x) = 2x e g(x) = 3x − 2
66. alternativa c
Praticando: enêm e vestibulares
1. alternativa d
2. alternativa d
3. alternativa c
4. alternativa d
5. alternativa c
6. alternativa c
7. alternativa 02
8. alternativa e
9. alternativa a
10. alternativa c
11. alternativa c
12. alternativa b
13. alternativa b
14. alternativa d
15. alternativa a
16. alternativa c
Unidade 2 • Logaritmo e função logarítmica
Atividades
1. a)
b) −2
c) −3
d) 5
2. a) x =
b) x = 216
c) x = 10
d) x = 100
3. a) 2,04
b) 1,38
c) 1,71
d) −0,22
4. a) x > 13
b) x > e x ≠ −2
c) x < −8 e x ≠ −9
d) 1 < x < 2
5. a) 2
b) 1
c) −9
d)
6. 5
7. 16 meses
8. a) log 1 = 0,00; log 2 ≃ 0,301029995663981;
log 3 ≃ 0,477121254719662;
log 4 ≃ 0,602059990327962
b)
Logaritmando |
Logaritmo aproximado na base 10 |
|---|---|
6 |
0,77815125 |
7 |
0,84509804 |
8 |
0,903089987 |
9 |
0,954242509 |
10 |
1 |
9. a) log
b) log6 5
c) log7 40
d) log3 4
10. a) 3,86
b) 3,26
c) 0,82
d) −0,32
11. a) aproximadamente 1,44
b) aproximadamente 6,64
c) −0,
d) aproximadamente 0,93
12. a) 2,688
b) 532,09
c) 0,097
d) 1,02
Página duzentos e noventa e cinco
13. a) 192 lados
b)
c) Passo 21
14. 175 min
15. a) M(t) = A ⋅
b) aproximadamente 7,3 g de césio-137
c) aproximadamente 369 anos
16. a) 34.884 bps
17. alternativa d
19. a)
b)
c) −2
d) 0
e) 7
20.
a) D(f) = {x ∈ ℝ | x > −9}
b) D(g) = {x ∈ ℝ | x < −2 ou x > 2}
c) D(h) = {x ∈ ℝ | x > 8}
d) D(m) = {x ∈ ℝ | x > 2 e x ≠ 3}
21. a) crescente
b) decrescente
c) crescente
d) decrescente
e) crescente
22. a) t > −4
b) < t < −4
24. a = 1; b = 5
25. a) f −1 : → ℝ, definida por f −1 (x) = log4 x
b) g−1 : ℝ → , definida por g −1 (x) = 2, 5 x
26. t(M) = 2 + log2 M
28. g(x) = log4 x
29. a) A ordenada do ponto A do gráfico da função p corresponde à abscissa do ponto B do gráfico da função m, e a ordenada do ponto B corresponde à abscissa do ponto A.
b) a ≃ 0,95; b ≃ 0,85
c) m(a) ≃ 0,5; m(b) ≃ 1,5
d) m(h) = log(0,9) h
31. a) S = {7}
b) S = ∅
c) S = {3}
d) S =
32. a) x ≃
b) x ≃
c) x ≃ −0,032
d) x ≃ 3,17
33. x = 4,2
34. 47 meses
35. alternativa e
36. a) R$ 83.635,20
b) aproximadamente 5 anos e 5 meses
37. a) S =
b) S = {x ∈ ℝ | x > −1}
c) S =
38. um
39. a) S = {x ∈ ℝ | 0 < x < 4}
b) S = {x ∈ ℝ | x > 0,2}
c) S = ∅
d) S = {x ∈ ℝ | x ≥ 6}
40. a) 20 cm; 30 cm
b) 14 meses
c) g(t) = 10 log2 (t + 2)
d) 30 meses
41. a) É a razão entre o PIB e a quantidade de habitantes do município.
b) ano 1: 21,8 mil reais; ano 2: 22,6 mil reais; ano 3: 23,3 mil reais
c) a partir do 15º ano
42. marcas A e B
43. aproximadamente 4,5 ⋅ 10 8 anos ou 450 milhões de anos
44. alternativa c
45. alternativa d
46. a) aproximadamente R$ 1.377,46
b) 9 anos
49. a) 1022,3 erg
b) 1025,3 erg
50. a) não
Praticando: enêm e vestibulares
1. alternativa d
2. alternativa a
3. alternativa b
4. alternativa d
5. alternativa d
6. alternativa a
7. alternativa a
8. alternativa e
9. alternativa e
10. alternativa c
11. a) 400 mg/L
b) a = 1; k = 200
12. alternativa c
13. alternativa a
14. alternativa d
15. alternativa a
16. alternativa c
17. alternativa b
Unidade 3 • Sequências e noções de linguagem de programação
Atividades
1. cerca de 1.080 quadros
2. a) (7, 4, 1, −2, −5,...)
b) (−8, −14, −20, −26, −32,...)
c)
3. a) Algumas respostas possíveis: 1, 2 e 4; 2, 4 e 8; 4, 8 e 16; 8, 16 e 32.
b) 32; 2
4. a) não recursiva
b) finita
c) Marcela
5. a) figura 1: 4 palítos e 1 quadrado; figura 2: 7 palítos e 2 quadrados; figura 3: 10 palítos e 3 quadrados
b) • 13 palítos; 4 quadrados
c) A partir da figura 2, acrescentam-se três palítos à figura anterior, de maneira a obtêr um quadrado a mais do quê essa figura anterior possui.
d) (4, 7, 10,...); an = 3n + 1, com n ∈ ℕ*
6. Recursiva: a1 = 0 e an = an − 1 + 13, com n ∈ ℕ* e n ≥ 2; não recursiva: an = 13(n − 1) ou an = 13n − 13, com n ∈ ℕ*
7. a) 238 e 355
b) 238: 28ª posição; 355: 41ª posição
8. a) (1, 1, 2, 3, 5,...)
b) A partir do 3º mês, a quantidade de casais de coelhos corresponde à soma das quantidades de casais nos dois meses anteriores.
c) 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89 e 144; 144 casais de coelhos
d) , com n ∈ ℕ e n ≥ 3
Página duzentos e noventa e seis
9. b, c, d
• b: r = 18, crescente; c: r = −8, decrescente;
d: r = 0, constante
10. a) (−2, 5, 12, 19, 26)
b) (−29, −8, 13, 34, 55)
c)
d) (−3, −3, −3, −3, −3)
e) (40, 36, 32, 28, 24)
f) (16, 7, −2, −11, −20)
11. alternativa c
12. 5, 11 e 17
13. (7, 4, 1, −2, −5, −8)
14. 17, −60 e 220
15. 25 cm²
16. −517
17. 12 mesas
18. a) 22 termos
b) 76 termos
c) 15 termos
19. a) 2024: 99 municípios; 2025: 144 municípios
b) 2033
20. a) r = 4
b) (77, 65, 53, 41, 29, 17, 5, −7, −19, −31)
c) 6 meios aritméticos
21. a) 21 múltiplos
b) 37 múltiplos
c) 42 múltiplos
22. a) crescente
b) Sim, pois a21 = 106.
c) • 338
• 2
d) f: ℕ* → ℝ, tal quê f(n) = 8n − 62
23. a) (−2, −5, −8,...); a1 = −2 e r = −3
24. a) 8 anos de uso
b) f: A → ℝ, com A = {n ∈ ℕ | 1 ≤ n ≤ 8}, tal quê f(n) = −625n + 15.800
26. a) an = 125.550 + (n − 1) ⋅ (−1.620) ou an = −1.620n + 127.170
b) 114.210 domicílios
27. a) 120 copos; 300 copos
b) 12 camadas; 19 camadas
c)
28. 5.278
29. 7.200
30. 50, 41, 32, 23 e 14
31. 260 poltronas
32. a) 627
b) 1.200
c) 204.880
33. alternativa d
34. 466.000 visitantes
35. 100
36. 100°, 108°, 116°, 124° e 132°
37. 185 palítos
38. razão: 8; a40 = 312
39. a) x = 15
b) m = −3
c) p = 40
40. opção 1; R$ 856,00
41. 4
42. 92
43. a) ou b) , , 20, e
44. a) q = ; crescente
b) q = 1; constante
c) q = 4; decrescente
d) q = −6; alternante
e) q = 2−2; decrescente
45. a) , 28, 112 e 3.136
b) , e ,
c) 9, 93, 95 e 97
46.
47. q = ; a1 = 20
48. a) 729 triângulos pretos
b) figura 10
c)
d) PG
• an=
e) m
49. alternativa c
50. a) (500; 250; 125; 62,5; …)
b) PG
51. 1, 6, 36, 216 e 1.296
52. 19 termos
53.
54. a) (40, 80, 160, 320, 640, ...)
b) PG
c) an = 40 ⋅ 2n − 1
d) f(n) = 40 ⋅ 2n − 1 ou f(n) = 5 ⋅ 2n + 2
e) 2.621.440 bactérias
55. aproximadamente R$ 2.154,02
56. a) (−2, −6, −18,...); a1 = −2 e q = 3
57. f: ℕ* → ℝ, definida por f(n) = ⋅ 4n − 1 ou f(n) = 22n − 5
58. a) 6 anos
b) f: A → ℝ, com A = {n ∈ ℕ | 1 ≤ n ≤ 6}, definida por
f(n) = 32 ⋅ ; f(4) = 108
59. a) −488.281
b)
c) 59.048
d) 1.434.891
60. a) 84.000 entregas
b) aproximadamente 608.639 entregas
61. alternativa c
62. alternativa d
63. −6
64.
65. a) aproximadamente 3,57 m
b) • 46 m
• 81,02525 m
66. a) De acôr-do com a ordem das linhas, o primeiro número das sequências corresponde a um termo de uma PG de primeiro termo a1 = 3 e razão q = 2. Já em cada linha, a sequência corresponde a uma PA de razão r = 3. Na 1ª linha tem apenas um número e, a partir da 2ª linha, a quantidade de números é o dôbro da quê tem na linha anterior.
b) 4.560
Página duzentos e noventa e sete
67. alternativas b, d e e
68. a)
b)
c)
d)
69. a)
b)
c)
d)
70. alternativa d
71. x = 24
72. a) Todo número natural é par ou é ímpar, e qualquer número par é divisível por 2.
b) Sim. O passo quê questiona se a divisão, realizada no passo anterior, tem résto igual a zero.
c) • Primeiro realizamos a divisão 237 ∶ 2 = 118, com résto 1.
Como o résto da divisão não é igual a zero, concluímos quê 237 é ímpar.
• Primeiro realizamos a divisão 108 ∶ 2 = 54, com résto zero. Como o résto da divisão é igual a zero, concluímos quê 108 é par.
73. a) O currículo é arquivado e retoma-se o processo.
b) Não, além da análise de currículo, são analisadas as referências pessoais e profissionais do candidato e realizada uma entrevista para indicação de um candidato ápto ao cargo.
c) Verificar se a entrevista indica um candidato ápto ao cargo.
74. (5, −3, 13, −19, 45,...); an = −2a n − 1 + 7 e a 1 = 5, com n ∈ ℕ* e n ≥ 2
75. e - a - d - f - c - b.
77. a) • frigorífico
• pesqueiro
• tanque de engorda
78. b) −153
80. a) Exemplo 1: variáveis: x, y, z; operadores: +, =. Exemplo 2: variáveis: a, b, soma; operadores: +, =.
b) É calculada a soma 10 + 5 = 15.
c) No exemplo 1, o algoritmo realiza a adição de dois números inteiros predefinidos, 10 e 5; já no exemplo 2, o algoritmo realiza a adição de dois números quaisquer do tipo real, quê devem sêr inseridos ao executar o algoritmo.
81. a) não
82. alternativa d
83. a) figura I
b) Resposta esperada: II – Use a caneta; repita 5 vezes (mova 150 passos; gire 72 graus para a direita). III – Use a caneta; repita 3 vezes (mova 150 passos; gire 120 graus para a direita).
84. a) recursiva
b) −5; −2.
c) • an = −5 ⋅ an − 1, para n ∈ ℕ, com n ≥ 2 e a1 = −2
• an = −2 ⋅ (−5)n − 1, para n ∈ ℕ*
85. a) Uma resposta possível: III, V, II, IV e I.
b) Uma resposta possível: 24.
c) f(x) = 2(x + 10) ou f(x) = 2x + 20
86. a) 62,5; aprovado
b) 56; reprovado
Praticando: enêm e vestibulares
1. alternativa d
2. alternativa c
3. alternativa b
4. alternativa d
5. alternativa b
6. alternativa c
7. alternativa c
8. alternativa b
9. alternativa d
10. alternativa b
11. alternativa c
12. alternativa d
13. alternativa b
14. alternativa d
15. alternativa d
16. alternativa d
17. alternativa b
Unidade 4 • Trigonometria na circunferência e funções trigonométricas
Atividades
1. a) , , e
b)
c) e
2. a) 31,4 cm
b) 56,52 dm
c) 21,98 m
3. a) 2,5 cm
b) 400 cm
c) 70 cm
d) 12 cm
5. catraca B: 600 voltas; catraca C: 1.200 voltas
6. unidade de medida de comprimento ou aproximadamente 0,637 unidade de medida de comprimento
7. aproximadamente 25,12 cm
8. a) 180°
b) 72°
c) 30°
d) 270°
e) 60°
f) 45°
9. comprimento de : aproximadamente 11,775cm; med( ) = 135°
10. a) med () = rad
b) med () = rad
c) med () = rad
d) med(() = rad
11. 300° ou rad
12. 65,94 cm
13. 14,99 cm
15. a) 170°
b) rad
c) rad
d) 330°
e) 80°
f) rad
16. a) Algumas respostas possíveis: , , , .
b) Algumas respostas possíveis: −5(pi)", −3(pi)", (pi)", 3(pi)".
17. a) 690°
b) 19 casas
18. a) 315° + k ⋅ 360°, com k ∈ ℤ
b) rad + k ⋅ 2(pi)" rad, com k ∈ ℤ
c) rad + k ⋅ 2(pi)" rad, com k ∈ ℤ
d) 220° + k ⋅ 360°, com k ∈ ℤ
20. a) 135° ou rad
b) H
Página duzentos e noventa e oito
21. a)
b) −1
c)
d)
e)
f)
g)
h)
i)
j)
22. alternativa c
23. Nenhum dêêsses estudantes acertou a resposta à questão.
24. 54 m
25. u.a.
26.
28. a) −1
b)
29.
a)
b) −(pi)", (pi)" e 3(pi)"
c) , , , e
30. a) −6 ≤ m ≤ −5
b) 8 ≤ m ≤ 10
c) ≤ m ≤ 1
d) ≤ m ≤
32. a) valor mínimo: 1; valor mássimo: 3
b) valor mínimo: −7; valor mássimo: −3
c) valor mínimo: ; valor mássimo: 2
d) valor mínimo: −2; valor mássimo: 8
34. S =
35. A,B, C,
D, E, F(2(pi)", 0) e G
36. a) 2(pi)"
b)
c) 8
d) 6(pi)"
37. a) Im(f) = [−7, 7]
b) Im(g) = [−3, 13]
c) Im(m) = [0, 8]
d) Im(n) = [2, 3]
38. alternativa d
41. b) Sim, em três pontos.
42. alternativa c
43. alternativa b
44. alternativa a
45. a) p(t) = 90 + 20 ⋅ cos (2,5(pi)"t)
b) II
48. a) 0,18 ampere; −0,18 ampere
b) I = 0,18; ω = 120(pi)"
c) I(t) = 0,18 ⋅ sen (120(pi)"t)
d) 0 ampere; 0,18 ampere
49. a) S =
b) S =
c) S =
d) S =
Praticando: enêm e vestibulares
1. alternativa a
2. alternativa a
3. alternativa e
4. alternativa e
5. alternativa a
6. alternativa d
7. alternativa c
8. 115,625 milhões de quilômetros
9. alternativa b
Unidade 5 • Figuras geométricas planas, perímetro e área
Atividades
1. a, b, d e e
2. 420 cm
3. 25 dm
4. a) BC = 18 cm; AB = 54 cm
b) 24 cm
5. 726 u.c.
6. alternativa c
7. a) 15 lados
b) 2.340°
8. a) 2,54 cm
b) aproximadamente 81,28 cm
c) aproximadamente 2,2 m
9. a) Pista C. Pista A.
b) pista C
10. 170 m
11. a) 21 cm e 30 cm
b) 24,9 cm e 15,9 cm
c) 5,25 cm
13. a) 5 vértices; 2 diagonais
b) A, B e F
c) e ;
d) 5 diagonais
e) D =
14. c) A soma das medidas de cada par de ângulos é 180°.
d) A soma das medidas de todos os ângulos externos é 360°.
15. a) : 78°; : 24°
b) 15 lados
16. a) 30 m
b) aproximadamente 4,62 m
17. alternativa e
18. alternativa d
19. alternativa c
20. (éli)" = r e a =
21. 210°
22. a e d
Página duzentos e noventa e nove
23. alternativa b
25. Triângulo equilátero, quadrado e hekzágono regular.
26. a) 4 pisos
b) 96 pisos
c) Ladrilhamento regular do plano por quadrados.
27. a, b e d
• a) hekzágonos regulares; b) triângulos equiláteros, quadrados e hekzágonos regulares; d) triângulos equiláteros, quadrados e hekzágonos regulares
29. a) 111,6cm2
b) 72cm2
c) 112cm2
d) 32,49cm2
30. x = 5 m
31. alternativa c.
• 220,5cm2
32. 19.800 ingressos
33. 56 cm
34. a) s(x) = − x2 + 80x
b) A largura e o comprimento devem ter 40 m.
35. a) automóvel: 750 vagas; bicicleta: 225 vagas; motocicleta: 90 vagas
36. cm2
37. a) 442m2
38. alternativa d
39. alternativa b
40. alternativa a
41. a) • 16,36%
• 8 painéis solares; 13,2m2
42. R$ 3.798,00
43. 10.400m2
44. a) 16,5dm2
b) 18,45dm2
c) 6dm2
d) 29,6dm2
e) 9dm2
f) 14dm2
45. alternativa c; área: 10cm2
46. 173,76cm2
47. alternativa d
48. 30m
49. alternativa b
50. 7.344cm2
51. a) peça com formato de pentágono regular: aproximadamente 43,125 cm2; peça com formato de hekzágono regular: 37, 5cm2 ou, aproximadamente, 65cm2
b) 6,48 m
52. a) f: gráfico IV; g: gráfico I
b) f(x) = 3x; g(x) = x2; f: função afim; g: função quadrática
53. a) p(x) = 4x; a(x) = x2
54. a) 314 cm2
b) 38,465 m2
c) 113,04 dm2
d) 254,34 cm2
55. 8,55 cm2
56. 3 m
57. alternativa c
58. a) A área da coroa circular é 39(pi)" cm2 ou, aproximadamente, 122,46 cm2.
b) A = (pi)"(R2 − r2)
59.
a) 216,66 cm2
b) 51,025 cm2
60. alternativa b
61. a) Utilizando como estratégia o método de contar a quantidade de quadradinhos internos à figura e a quantidade necessária para cobri-la e, em seguida, calcular a média aritmética dos resultados obtidos, pode-se obtêr a área aproximada de 9,875 cm2.
b) Utilizando como estratégia a construção de um polígono com formato e tamãnho próximos aos da figura e, em seguida, calcular a área utilizando a fórmula de Pick, pode-se obtêr a área aproximada de 107,5 m2.
62. • 2,7 dm2
63. a) 14.400 km2
b) 252.000 km2
64. a) 268.750 m2
b) 1.075.000 m2
65. estudante 1: 112,5 m2; estudante 2: 114 m2
Praticando: enêm e vestibulares
1. alternativa c
2. alternativa d
3. alternativa a
4. alternativa d
5. A = (196 + 98(pi)")cm2
6. alternativa c
7. alternativa d
8. alternativa d
9. alternativa e
10. alternativa b
11. alternativa b
12. alternativa a
13. alternativa e
14. alternativa d
15. alternativa c
16. alternativa a
Unidade 6 • Estatística: pesquisa e medidas de posição e de dispersão
Atividades
1. a) média: 23,8; (Moda): 19; mediana: 20,5
b) média: 4,5; (Moda): 5,5 e 3,2; mediana: 4,3
c) média: 12; amodal; mediana: 12
d) média: 35; (Moda): 25, 33 e 48; mediana: 33
2. a) média: 139 kWh; (Moda): 129 kWh e 155 kWh; mediana: 138,5 kWh
b) junho, julho, agosto, setembro e novembro
3. a) Das mortes no trânsito brasileiro em 2022.
b) outubro; fevereiro
c) 1º trimestre: 2.554 mortes; 2º trimestre: 2.722 mortes; 3º trimestre: 2.915 mortes; 4º trimestre: 2.829 mortes; 3º trimestre
d) 2.755 mortes
4. a) ingresso do tipo inteiro do setor C
b) 300 ingressos
c) média: R$ 72,00; (Moda): R$ 100,00; mediana: R$ 70,00
Página trezentos
6. 9,7
7. a) média: 103,25 mm; amodal; mediana: 71,5 mm
b) 6 meses
c) a = 257; b = 71,5; c = 17
8. a) média: 186 cm; (Moda): 189 cm; mediana: 189 cm
b) Valéria
c) A média aumentou para 188,8 cm e a (Moda) e a mediana não se alteraram.
d) 191,6 cm
9. a) R$ 6,19; autoposto G.
b) média: R$ 6,44; (Moda): R$ 6,39; mediana: R$ 6,39
10. média: aproximadamente 35,85 anos; (Moda): 40 anos; mediana: 40 anos
11. 14,851
12. 36,4 anos
13. b) • média: aproximadamente 62,67 kg; (Moda): 55 kg; mediana: 60 kg
• média: 56 kg; (Moda): 55 kg; mediana: 55 kg
c) É possível estimar quê a média e a mediana diminuíram, enquanto a (Moda) se manteve.
14. a) seminário: 3,5; próva escrita: 4; trabalho: 2,5
b) 7,25
15. 25 mortes
16. alternativa c
17. a) aproximadamente R$ 226,26
b) média: aproximadamente 73,11 km/h; (Moda): 66 km/h; mediana: 66 km/h
18. a) média: R$ 8,50; mediana: R$ 8,75
b) R$ 8,25
20. a) média: 5,5 kg; (Moda): 3 kg; mediana: 5,5 kg; amplitude: 6 kg; variância: aproximadamente 4,58; desvio padrão: aproximadamente 2,14 kg
b) média: 7,8 cm; amodal; mediana: 7 cm; amplitude: 7 cm; variância: 6,16; desvio padrão: aproximadamente 2,48 cm
c) média: 7 L; (Moda): 4,1 L; mediana: 7,6 L; amplitude: 5,9 L; variância: aproximadamente 4,9; desvio padrão: aproximadamente 2,2 L
22. 1º colocado: competidor C; 2º colocado: competidor A; 3º colocado: competidor B
23. alternativa e
24. alternativa a
25. a) empresa A: boa; empresa B: ótima; empresa C: ótima
b) Algumas respostas possíveis: 4, 10, 6, 3 e 12 dias; 2, 8, 9, 5 e 11 dias.
27. a) pesquisa censitária: II; pesquisa amostral: I, III e IV
b) I: estratificada; III: cazual simples; IV: sistemática
28. a) Conhecer as áreas de interêsse dos estudantes do Ensino Médio e, com base nos resultados obtidos, promover ações complementares específicas a fim de auxiliá-los na escolha profissional.
b) masculino
c) ciências exatas, ciências biológicas e da saúde, ciências humanas e sociais aplicadas
d) Amostral, pois na escola estavam matriculados estudantes em grande quantidade no Ensino Médio.
f) ação I
29. a) Verificar uma possível relação entre as mortes por diarreia e gastroenterite em pessoas menóres de 5 anos e a falta de acesso da população à rê-de de á gua tratada no Brasil, em 2022.
b) Os dados foram obtidos em sáites governamentais, vinculados ao Ministério da Saúde e ao Ministério das Cidades.
c) Região Norte e Região Centro-Oeste
d) Região Norte e Região Nordeste
e) Possivelmente sim, pois nas regiões em quê há maior falta de atendimento à rê-de de á gua tratada à população ocorre uma proporção maior de óbitos de crianças com menos de 5 anos por diarreia e gastroenterite.
No entanto, para embasar melhor essa pesquisa, uma sugestão é investigar outras possíveis causas para a incidência dessas doenças, como o acesso à rê-de de tratamento de esgoto e acesso ao atendimento médico para a população.
30. a) I) A inadequação póde ocorrer pelo fato de a amostra contemplar apenas estudantes quê se sentavam na primeira carteira das fileiras, onde, supostamente, pode-se naturalmente enxergar melhor a lousa do quê em carteiras mais distantes dela. II) A inadequação póde ocorrer pelo fato de não compor a amostra funcionários dos turnos T2 e T3; turnos em quê, por causa do horário de funcionamento, ocorre menor incidência de iluminação natural.
b) I) Para a elaboração da amostra dessa pesquisa, poderia sêr utilizada a técnica de amostra cazual simples, de maneira quê, por sorteio, fossem selecionados alguns estudantes da turma ao acaso. II) Para a elaboração da amostra dessa pesquisa, poderia sêr utilizada a técnica de amostra estratificada, de maneira quê, de cada turno, fosse sorteada a mesma quantidade de funcionários.
Praticando: enêm e vestibulares
1. alternativa c
2. alternativa a
3. alternativa e
4. alternativa e
5. alternativa c
6. alternativa b
7. alternativa a
8. alternativa e
9. alternativa c
10. alternativa e
11. a) 0,24; patologia benigna
b) 8,8 ng/mL
12. alternativa c
13. alternativa b
14. alternativa c
Página trezentos e um