RESPOSTAS DAS ATIVIDADES

Unidade 1 • Função exponencial

Atividades

1. a) 216

b) 16

c) 125

d) 8116

e) 3625

f) 1

2. a) (53)12

b) (−6) 7

c) 3 7

d) 326

e) (458)7

f) 2027

3. a) 125

b) 196

c) 49

d) 21

4. 34 vezes

5. aproximadamente 73,6%

6. a) • 3 ⋅ 2 10 B

5 ⋅ 220 TB

2 33 kB

7 ⋅ 230 GB

b) I e III

7. 7

9. a) 5,68 ⋅ 10 11

b) 1,0263 ⋅ 10 16

c) 9,07 ⋅ 10 14

d) 6 ⋅ 107

e) 7,98 ⋅ 109

f) 6,04 ⋅ 1013

10. a) 1,4 ⋅ 102

b) 1,015 ⋅ 101

c) 3,37125 ⋅ 10 5

11. a) aproximadamente 7.505 anos-luz

b) 1,67824 ⋅ 105

12. a) 0,0028 g

b) 2,8 ⋅ 103 g

13. alternativa d

14. a) 2,55 cm

b) 2,85 cm

c) 3,25 cm

15. a) aproximadamente 1,6 L

b) 1 é algarismo cérto; 6 é algarismo duvidoso

16. a) 3,86 cm; algarismos certos: 3 e 8; algarismo duvidoso: 6; 7,43 cm; algarismos certos: 7 e 4; algarismo duvidoso: 3

b) 3,86 cm = 3,86 ⋅ 102 m; 7,43 cm = 7,43 ⋅ 102 m.

17. Aproximadamente 7,31 ⋅ 103 leucócitos por milímetro cúbico de sangue. Essa concentração de leucócitos está entre os valores de referência.

18. a) 7 ⋅ 10 7 células-tronco

b) 6,2 ⋅ 104 g

19. a) 934

b) 816

c) 3 5

d) (25)12

e) (1,5)29

f) 423

g) (2,7)23

h) (13)75

20. a) 454

b) 297

c) 363

d) 10010

21. b)275

336 _

1053

6263 _

22. a) 922

b) 64

c) 5-718

d) 7+732

23. Considerando as informações do enunciado, não é possível comparar os valores das duas expressões.

25. a) 4,7

b) 22,2

c) 1,6

d) 8,8

26. alternativa a

27. alternativa a

28. a, c e f

29. a) 81

b) 512

c) 19

d) 2

e) 19

f) −115

31. a) 32 bactérias; 64 bactérias

b) 4.096 bactérias

c) f(x) = 2x

32. a) 0,25 mg; 0,0625 mg

b) h(x) = (12)x

c) aproximadamente 0,074 mg ou 0,105 mg

33. a) decrescente;]0, 1[

b) (0, 1)

c) não

34. a) s

b) f

c) g

d) t

35.

a) função f: crescente; função g: decrescente

b) f(x) = 2 ⋅ 2 x − 3; g(x) = −3x + 4

c) Im(f) = {y ∈ ℝ | y > −3}; Im(g) = ℝ

38. a) alternativa II

b) 59.048 compartilhamentos

39. b) nível 5: 256 participantes; nível 6: 1.024 participantes

c) q(n) = 4n − 1 ou q(n)= 144n

d) R$ 86.016.000,00

41. a) S = {34}

b) S = {−7}

c) S = {1, 2}

d) S = {-23}

e) S = {1}

f) S = {9}

42. a) S = {1}

b) S = {1, 3}

c) S = {2, 3}

44. a) II

b) 81 quadrados na côr laranja

c) Figura 6

45. (−1, 3)

46. alternativa c

Página duzentos e noventa e quatro

47. a) R$ 6.561,00

b) 2,5 anos ou 2 anos e 6 meses

49. a) 0,5 mg; 0,25 mg b) III d) 10 h

50. a) S = {xRx-32}

b) S = {xRx97}

c) S = { x ∈ ℝ | −3 < x < 0}

d) S = { x ∈ ℝ | x > 5}

e) S = { x ∈ ℝ | −2 ≤ x ≤ 2}

f) S = { x ∈ ℝ | x < 7}

51. a) D(f) = {xRx76}

b) D(g)= {x ∈ ℝ | x < 11}

c) D(h) = {xRx-43}

d) D(m) = { x ∈ ℝ | x ≤ −2}

52. alternativa b

53. S = {x ∈ ℝ | x ≥ 2}

54. a) m(t) = 1.250 ⋅ (35)t

b) 1.250 ⋅ (35)t < 162; t > 4; após 4 horas

55. alternativa d

56. alternativa c

57. a) R$ 3.150,00; R$ 600,00

b) junho de 2024

c) investimento de Sérgio: 4% ao mês; investimento de Carla: 3% ao mês

d) aproximadamente R$ 830,54

58. a) B

b) R$ 500,00

c) A: 6%; B: 5%

d) A: M(t) = 30t + 500, função afim;

B: M(t) = 500 ⋅ (1,05) t, função do tipo exponencial

e) A: de 1 a 8 meses; B: a partir de 9 meses

f) II

59. alternativa e

60. a) 40.500 unidades b) 91.125 unidades

61. a) R$ 5.000,00

b) R$ 9.649,75

c) M(t)= {5000(1,1)t,se0t3998,25t+3660,25,se3‹t6

62. a) 1, 12 , 14 , 18 e 116

b) 12

63. a) População submetida à substância B.

b) a = 3, b = −1, c = 4 e d = 8; f(m) = 3m − 1 e g(m) = 4 ⋅ 8m − 1

c) população submetida à substância A: 20 bactérias; população submetida à substância B: 1.048.576 bactérias

64. a) (200, 100, 50, 25,...); q = 12

b) f: ℕ → ℝ, dada por f(x) = 200 ⋅ (12)x

65. a) razão da PG determinada pela função f: 2; razão da PG determinada pela função g: 3

b) a = 2 e b = 3; f(x) = 2x e g(x) = 3x − 2

66. alternativa c

Praticando: enêm e vestibulares

1. alternativa d

2. alternativa d

3. alternativa c

4. alternativa d

5. alternativa c

6. alternativa c

7. alternativa 02

8. alternativa e

9. alternativa a

10. alternativa c

11. alternativa c

12. alternativa b

13. alternativa b

14. alternativa d

15. alternativa a

16. alternativa c

Unidade 2 • Logaritmo e função logarítmica

Atividades

1. a) 43

b) −2

c) −3

d) 5

2. a) x = 74

b) x = 216

c) x = 10

d) x = 100

3. a) 2,04

b) 1,38

c) 1,71

d) −0,22

4. a) x > 13

b) x > -52 e x ≠ −2

c) x < −8 e x ≠ −9

d) 1 < x < 2

5. a) 2

b) 1

c) −9

d) 32

6. 5

7. 16 meses

8. a) log 1 = 0,00; log 2 ≃ 0,301029995663981;

log 3 ≃ 0,477121254719662;

log 4 ≃ 0,602059990327962

b)

Logaritmando

Logaritmo aproximado na base 10

6

0,77815125

7

0,84509804

8

0,903089987

9

0,954242509

10

1

9. a) log (815)

b) log6 5

c) log7 40

d) log3 4

10. a) 3,86

b) 3,26

c) 0,82

d) −0,32

11. a) aproximadamente 1,44

b) aproximadamente 6,64

c) −0,3¯

d) aproximadamente 0,93

12. a) 2,688

b) 532,09

c) 0,097

d) 1,02

Página duzentos e noventa e cinco

13. a) 192 lados

b) 102481

c) Passo 21

14. 175 min

15. a) M(t) = A (12)t30

b) aproximadamente 7,3 g de césio-137

c) aproximadamente 369 anos

16. a) 34.884 bps

17. alternativa d

19. a) 14

b) -12

c) −2

d) 0

e) 7

20.

a) D(f) = {x ∈ ℝ | x > −9}

b) D(g) = {x ∈ ℝ | x < −2 ou x > 2}

c) D(h) = {x ∈ ℝ | x > 8}

d) D(m) = {x ∈ ℝ | x > 2 e x ≠ 3}

21. a) crescente

b) decrescente

c) crescente

d) decrescente

e) crescente

22. a) t > −4

b) -92 < t < −4

24. a = 1; b = 5

25. a) f1 : R+* → ℝ, definida por f1 (x) = log4 x

b) g1 : ℝ → R+*, definida por g1 (x) = 2, 5 x

26. t(M) = 2 + log2 M

28. g(x) = log4 x

29. a) A ordenada do ponto A do gráfico da função p corresponde à abscissa do ponto B do gráfico da função m, e a ordenada do ponto B corresponde à abscissa do ponto A.

b) a ≃ 0,95; b ≃ 0,85

c) m(a) ≃ 0,5; m(b) ≃ 1,5

d) m(h) = log(0,9) h

31. a) S = {7}

b) S = ∅

c) S = {3}

d) S = {-32}

32. a) x1,56¯

b) x -1,716¯

c) x ≃ −0,032

d) x ≃ 3,17

33. x = 4,2

34. 47 meses

35. alternativa e

36. a) R$ 83.635,20

b) aproximadamente 5 anos e 5 meses

37. a) S = {xR89‹x‹7381}

b) S = {x ∈ ℝ | x > −1}

c) S = {xRx163}

38. um

39. a) S = {x ∈ ℝ | 0 < x < 4}

b) S = {x ∈ ℝ | x > 0,2}

c) S = ∅

d) S = {x ∈ ℝ | x ≥ 6}

40. a) 20 cm; 30 cm

b) 14 meses

c) g(t) = 10 log2 (t + 2)

d) 30 meses

41. a) É a razão entre o PIB e a quantidade de habitantes do município.

b) ano 1: 21,8 mil reais; ano 2: 22,6 mil reais; ano 3: 23,3 mil reais

c) a partir do 15º ano

42. marcas A e B

43. aproximadamente 4,5 ⋅ 10 8 anos ou 450 milhões de anos

44. alternativa c

45. alternativa d

46. a) aproximadamente R$ 1.377,46

b) 9 anos

49. a) 1022,3 erg

b) 1025,3 erg

50. a) não

Praticando: enêm e vestibulares

1. alternativa d

2. alternativa a

3. alternativa b

4. alternativa d

5. alternativa d

6. alternativa a

7. alternativa a

8. alternativa e

9. alternativa e

10. alternativa c

11. a) 400 mg/L

b) a = 1; k = 200

12. alternativa c

13. alternativa a

14. alternativa d

15. alternativa a

16. alternativa c

17. alternativa b

Unidade 3 • Sequências e noções de linguagem de programação

Atividades

1. cerca de 1.080 quadros

2. a) (7, 4, 1, −2, −5,...)

b) (−8, −14, −20, −26, −32,...)

c) (94,174,254,334,414,)

3. a) Algumas respostas possíveis: 1, 2 e 4; 2, 4 e 8; 4, 8 e 16; 8, 16 e 32.

b) 32; 2

4. a) não recursiva

b) finita

c) Marcela

5. a) figura 1: 4 palítos e 1 quadrado; figura 2: 7 palítos e 2 quadrados; figura 3: 10 palítos e 3 quadrados

b) • 13 palítos; 4 quadrados

c) A partir da figura 2, acrescentam-se três palítos à figura anterior, de maneira a obtêr um quadrado a mais do quê essa figura anterior possui.

d) (4, 7, 10,...); an = 3n + 1, com n ∈ ℕ*

6. Recursiva: a1 = 0 e an = an − 1 + 13, com n ∈ ℕ* e n ≥ 2; não recursiva: an = 13(n − 1) ou an = 13n − 13, com n ∈ ℕ*

7. a) 238 e 355

b) 238: 28ª posição; 355: 41ª posição

8. a) (1, 1, 2, 3, 5,...)

b) A partir do 3º mês, a quantidade de casais de coelhos corresponde à soma das quantidades de casais nos dois meses anteriores.

c) 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89 e 144; 144 casais de coelhos

d) {a1=a2=1an=an-2+an-1, com n ∈ ℕ e n ≥ 3

Página duzentos e noventa e seis

9. b, c, d

b: r = 18, crescente; c: r = −8, decrescente;

d: r = 0, constante

10. a) (−2, 5, 12, 19, 26)

b) (−29, −8, 13, 34, 55)

c) (9, 283 , 293 , 10, 313)

d) (−3, −3, −3, −3, −3)

e) (40, 36, 32, 28, 24)

f) (16, 7, −2, −11, −20)

11. alternativa c

12. 5, 11 e 17

13. (7, 4, 1, −2, −5, −8)

14. 17, −60 e 220

15. 25 cm²

16. −517

17. 12 mesas

18. a) 22 termos

b) 76 termos

c) 15 termos

19. a) 2024: 99 municípios; 2025: 144 municípios

b) 2033

20. a) r = 4

b) (77, 65, 53, 41, 29, 17, 5, −7, −19, −31)

c) 6 meios aritméticos

21. a) 21 múltiplos

b) 37 múltiplos

c) 42 múltiplos

22. a) crescente

b) Sim, pois a21 = 106.

c) • 338

2

d) f: ℕ* → ℝ, tal quê f(n) = 8n − 62

23. a) (−2, −5, −8,...); a1 = −2 e r = −3

24. a) 8 anos de uso

b) f: A → ℝ, com A = {n ∈ ℕ | 1 ≤ n ≤ 8}, tal quê f(n) = −625n + 15.800

26. a) an = 125.550 + (n − 1) ⋅ (−1.620) ou an = −1.620n + 127.170

b) 114.210 domicílios

27. a) 120 copos; 300 copos

b) 12 camadas; 19 camadas

c) n2+n2

28. 5.278

29. 7.200

30. 50, 41, 32, 23 e 14

31. 260 poltronas

32. a) 627

b) 1.200

c) 204.880

33. alternativa d

34. 466.000 visitantes

35. 100

36. 100°, 108°, 116°, 124° e 132°

37. 185 palítos

38. razão: 8; a40 = 312

39. a) x = 15

b) m = −3

c) p = 40

40. opção 1; R$ 856,00

41. 4

42. 92

43. a) 556 ou -556 b) 53, 656, 20, 1756 e 1153

44. a) q = 13; crescente

b) q = 1; constante

c) q = 4; decrescente

d) q = −6; alternante

e) q = 22; decrescente

45. a) 7 , 28, 112 7 e 3.136

b) 1258 -258, 58 e -18,

c) 9, 93, 95 e 97

46. 437532

47. q = 15; a1 = 20

48. a) 729 triângulos pretos

b) figura 10

c) (1,12 , 14 , 18 ,)

d) PG

an= (12)n-1

e) 332m

49. alternativa c

50. a) (500; 250; 125; 62,5; …)

b) PG

51. 1, 6, 36, 216 e 1.296

52. 19 termos

53. -37

54. a) (40, 80, 160, 320, 640, ...)

b) PG

c) an = 40 ⋅ 2n − 1

d) f(n) = 40 ⋅ 2n − 1 ou f(n) = 5 ⋅ 2n + 2

e) 2.621.440 bactérias

55. aproximadamente R$ 2.154,02

56. a) (−2, −6, −18,...); a1 = −2 e q = 3

57. f: ℕ* → ℝ, definida por f(n) = 184n − 1 ou f(n) = 22n − 5

58. a) 6 anos

b) f: A → ℝ, com A = {n ∈ ℕ | 1 ≤ n ≤ 6}, definida por

f(n) = 32 ⋅ (32)n-1; f(4) = 108

59. a) −488.281

b) 2083

c) 59.048

d) 1.434.891

60. a) 84.000 entregas

b) aproximadamente 608.639 entregas

61. alternativa c

62. alternativa d

63. −6

64. 54612532

65. a) aproximadamente 3,57 m

b) • 46 m

81,02525 m

66. a) De acôr-do com a ordem das linhas, o primeiro número das sequências corresponde a um termo de uma PG de primeiro termo a1 = 3 e razão q = 2. Já em cada linha, a sequência corresponde a uma PA de razão r = 3. Na 1ª linha tem apenas um número e, a partir da 2ª linha, a quantidade de números é o dôbro da quê tem na linha anterior.

b) 4.560

Página duzentos e noventa e sete

67. alternativas b, d e e

68. a) -165

b) 31254

c) 928

d) 250099

69. a) 169

b) 8104999

c) -9199

d) 7933

70. alternativa d

71. x = 24

72. a) Todo número natural é par ou é ímpar, e qualquer número par é divisível por 2.

b) Sim. O passo quê questiona se a divisão, realizada no passo anterior, tem résto igual a zero.

c) • Primeiro realizamos a divisão 237 ∶ 2 = 118, com résto 1.

Como o résto da divisão não é igual a zero, concluímos quê 237 é ímpar.

Primeiro realizamos a divisão 108 ∶ 2 = 54, com résto zero. Como o résto da divisão é igual a zero, concluímos quê 108 é par.

73. a) O currículo é arquivado e retoma-se o processo.

b) Não, além da análise de currículo, são analisadas as referências pessoais e profissionais do candidato e realizada uma entrevista para indicação de um candidato ápto ao cargo.

c) Verificar se a entrevista indica um candidato ápto ao cargo.

74. (5, −3, 13, −19, 45,...); an = −2a n − 1 + 7 e a 1 = 5, com n ∈ ℕ* e n ≥ 2

75. e - a - d - f - c - b.

77. a) • frigorífico

pesqueiro

tanque de engorda

78. b) −153

80. a) Exemplo 1: variáveis: x, y, z; operadores: +, =. Exemplo 2: variáveis: a, b, soma; operadores: +, =.

b) É calculada a soma 10 + 5 = 15.

c) No exemplo 1, o algoritmo realiza a adição de dois números inteiros predefinidos, 10 e 5; já no exemplo 2, o algoritmo realiza a adição de dois números quaisquer do tipo real, quê devem sêr inseridos ao executar o algoritmo.

81. a) não

82. alternativa d

83. a) figura I

b) Resposta esperada: II – Use a caneta; repita 5 vezes (mova 150 passos; gire 72 graus para a direita). III – Use a caneta; repita 3 vezes (mova 150 passos; gire 120 graus para a direita).

84. a) recursiva

b) −5; −2.

c) an = −5 ⋅ an − 1, para n ∈ ℕ, com n ≥ 2 e a1 = −2

an = −2 ⋅ (−5)n − 1, para n ∈ ℕ*

85. a) Uma resposta possível: III, V, II, IV e I.

b) Uma resposta possível: 24.

c) f(x) = 2(x + 10) ou f(x) = 2x + 20

86. a) 62,5; aprovado

b) 56; reprovado

Praticando: enêm e vestibulares

1. alternativa d

2. alternativa c

3. alternativa b

4. alternativa d

5. alternativa b

6. alternativa c

7. alternativa c

8. alternativa b

9. alternativa d

10. alternativa b

11. alternativa c

12. alternativa d

13. alternativa b

14. alternativa d

15. alternativa d

16. alternativa d

17. alternativa b

Unidade 4 • Trigonometria na circunferência e funções trigonométricas

Atividades

1. a) OB¯, OC¯, OD¯ e OG¯

b) CG¯

c) AH¯ CG¯ e EF¯

2. a) 31,4 cm

b) 56,52 dm

c) 21,98 m

3. a) 2,5 cm

b) 400 cm

c) 70 cm

d) 12 cm

5. catraca B: 600 voltas; catraca C: 1.200 voltas

6. 2π unidade de medida de comprimento ou aproximadamente 0,637 unidade de medida de comprimento

7. aproximadamente 25,12 cm

8. a) 180°

b) 72°

c) 30°

d) 270°

e) 60°

f) 45°

9. comprimento de APB̂ : aproximadamente 11,775cm; med(APB̂ ) = 135°

10. a) med (AB̂) = 5π6 rad

b) med (AB̂) = 10π9 rad

c) med (AB̂) = 17π9 rad

d) med((AB̂) = 25π18 rad

11. 300° ou 5π3 rad

12. 65,94 cm

13. 14,99 cm

15. a) 170°

b) 11π9 rad

c) 8π9 rad

d) 330°

e) 80°

f) 2π9 rad

16. a) Algumas respostas possíveis: -10π3, -4π3, 8π3, 14π3.

b) Algumas respostas possíveis: −5(pi)", −3(pi)", (pi)", 3(pi)".

17. a) 690°

b) 19 casas

18. a) 315° + k ⋅ 360°, com k ∈ ℤ

b) 5π12 rad + k ⋅ 2(pi)" rad, com k ∈ ℤ

c) 17π10 rad + k ⋅ 2(pi)" rad, com k ∈ ℤ

d) 220° + k ⋅ 360°, com k ∈ ℤ

20. a) 135° ou 3π4 rad

b) H

Página duzentos e noventa e oito

21. a) -32

b) −1

c) -12

d) -33

e) -32

f) 22

g) -32

h)-3

i) -12

j) -12

22. alternativa c

23. Nenhum dêêsses estudantes acertou a resposta à questão.

24. 54 m

25. 38u.a.

26. 32

28. a) −1

b) 32

29.

a) π2

b) (pi)", (pi)" e 3(pi)"

c) -11π3 , -7π3, -5π3 , -π3 e π3

30. a) −6 ≤ m ≤ −5

b) 8 ≤ m ≤ 10

c) -75 m ≤ 1

d) 23 m43

32. a) valor mínimo: 1; valor mássimo: 3

b) valor mínimo: −7; valor mássimo: −3

c) valor mínimo: 23 ; valor mássimo: 2

d) valor mínimo: −2; valor mássimo: 8

34. S = {xR|π4x5π4ou9π4x13π4}

35. A(-3π2 , 1),B(-3π4,-22), C(-π6,-12),

D(2π3,32), E(3π2,-1), F(2(pi)", 0) e G(13π6,12)

36. a) 2(pi)"

b) π4

c) 8

d) 6(pi)"

37. a) Im(f) = [−7, 7]

b) Im(g) = [−3, 13]

c) Im(m) = [0, 8]

d) Im(n) = [2, 3]

38. alternativa d

41. b) Sim, em três pontos.

42. alternativa c

43. alternativa b

44. alternativa a

45. a) p(t) = 90 + 20 ⋅ cos (2,5(pi)"t)

b) II

48. a) 0,18 ampere; −0,18 ampere

b) I = 0,18; ω = 120(pi)"

c) I(t) = 0,18 ⋅ sen (120(pi)"t)

d) 0 ampere; 0,18 ampere

49. a) S = {xRx=ou x=3π2+2kπkZ}

b) S = {xR|x=7π6+2kπx=11π6+2kπkZ}

c) S = {xR|x=π6+2com kZ}

d) S = {xR|x=π12+ou x=11π12+,com kZ}

Praticando: enêm e vestibulares

1. alternativa a

2. alternativa a

3. alternativa e

4. alternativa e

5. alternativa a

6. alternativa d

7. alternativa c

8. 115,625 milhões de quilômetros

9. alternativa b

Unidade 5 • Figuras geométricas planas, perímetro e área

Atividades

1. a, b, d e e

2. 420 cm

3. 25 dm

4. a) BC = 18 cm; AB = 54 cm

b) 24 cm

5. 726 u.c.

6. alternativa c

7. a) 15 lados

b) 2.340°

8. a) 2,54 cm

b) aproximadamente 81,28 cm

c) aproximadamente 2,2 m

9. a) Pista C. Pista A.

b) pista C

10. 170 m

11. a) 21 cm e 30 cm

b) 24,9 cm e 15,9 cm

c) 5,25 cm

13. a) 5 vértices; 2 diagonais

b) A, B e F

c) AC¯ e CF¯; AC¯

d) 5 diagonais

e) D = (n-3)n2

14. c) A soma das medidas de cada par de ângulos é 180°.

d) A soma das medidas de todos os ângulos externos é 360°.

15. a) AB̂O: 78°; AB̂O: 24°

b) 15 lados

16. a) 30 m

b) aproximadamente 4,62 m

17. alternativa e

18. alternativa d

19. alternativa c

20. (éli)" = r e a = r32

21. 210°

22. a e d

Página duzentos e noventa e nove

23. alternativa b

25. Triângulo equilátero, quadrado e hekzágono regular.

26. a) 4 pisos

b) 96 pisos

c) Ladrilhamento regular do plano por quadrados.

27. a, b e d

a) hekzágonos regulares; b) triângulos equiláteros, quadrados e hekzágonos regulares; d) triângulos equiláteros, quadrados e hekzágonos regulares

29. a) 111,6cm2

b) 72cm2

c) 1123cm2

d) 32,49cm2

30. x = 5 m

31. alternativa c.

220,5cm2

32. 19.800 ingressos

33. 56 cm

34. a) s(x) = − x2 + 80x

b) A largura e o comprimento devem ter 40 m.

35. a) automóvel: 750 vagas; bicicleta: 225 vagas; motocicleta: 90 vagas

36. 8134cm2

37. a) 442m2

38. alternativa d

39. alternativa b

40. alternativa a

41. a) • 16,36%

8 painéis solares; 13,2m2

42. R$ 3.798,00

43. 10.400m2

44. a) 16,5dm2

b) 18,45dm2

c) 65dm2

d) 29,6dm2

e) 93dm2

f) 145dm2

45. alternativa c; área: 102cm2

46. 173,76cm2

47. alternativa d

48. 30m

49. alternativa b

50. 7.344cm2

51. a) peça com formato de pentágono regular: aproximadamente 43,125 cm2; peça com formato de hekzágono regular: 37, 53cm2 ou, aproximadamente, 65cm2

b) 6,48 m

52. a) f: gráfico IV; g: gráfico I

b) f(x) = 3x; g(x) = 34x2; f: função afim; g: função quadrática

53. a) p(x) = 4x; a(x) = x2

54. a) 314 cm2

b) 38,465 m2

c) 113,04 dm2

d) 254,34 cm2

55. 8,55 cm2

56. 3 m

57. alternativa c

58. a) A área da coroa circular é 39(pi)" cm2 ou, aproximadamente, 122,46 cm2.

b) A = (pi)"(R2 r2)

59.

a) 216,66 cm2

b) 51,025 cm2

60. alternativa b

61. a) Utilizando como estratégia o método de contar a quantidade de quadradinhos internos à figura e a quantidade necessária para cobri-la e, em seguida, calcular a média aritmética dos resultados obtidos, pode-se obtêr a área aproximada de 9,875 cm2.

b) Utilizando como estratégia a construção de um polígono com formato e tamãnho próximos aos da figura e, em seguida, calcular a área utilizando a fórmula de Pick, pode-se obtêr a área aproximada de 107,5 m2.

62. • 2,7 dm2

63. a) 14.400 km2

b) 252.000 km2

64. a) 268.750 m2

b) 1.075.000 m2

65. estudante 1: 112,5 m2; estudante 2: 114 m2

Praticando: enêm e vestibulares

1. alternativa c

2. alternativa d

3. alternativa a

4. alternativa d

5. A = (196 + 98(pi)")cm2

6. alternativa c

7. alternativa d

8. alternativa d

9. alternativa e

10. alternativa b

11. alternativa b

12. alternativa a

13. alternativa e

14. alternativa d

15. alternativa c

16. alternativa a

Unidade 6 • Estatística: pesquisa e medidas de posição e de dispersão

Atividades

1. a) média: 23,8; (Moda): 19; mediana: 20,5

b) média: 4,5; (Moda): 5,5 e 3,2; mediana: 4,3

c) média: 12; amodal; mediana: 12

d) média: 35; (Moda): 25, 33 e 48; mediana: 33

2. a) média: 139 kWh; (Moda): 129 kWh e 155 kWh; mediana: 138,5 kWh

b) junho, julho, agosto, setembro e novembro

3. a) Das mortes no trânsito brasileiro em 2022.

b) outubro; fevereiro

c) 1º trimestre: 2.554 mortes; 2º trimestre: 2.722 mortes; 3º trimestre: 2.915 mortes; 4º trimestre: 2.829 mortes; 3º trimestre

d) 2.755 mortes

4. a) ingresso do tipo inteiro do setor C

b) 300 ingressos

c) média: R$ 72,00; (Moda): R$ 100,00; mediana: R$ 70,00

Página trezentos

6. 9,7

7. a) média: 103,25 mm; amodal; mediana: 71,5 mm

b) 6 meses

c) a = 257; b = 71,5; c = 17

8. a) média: 186 cm; (Moda): 189 cm; mediana: 189 cm

b) Valéria

c) A média aumentou para 188,8 cm e a (Moda) e a mediana não se alteraram.

d) 191,6 cm

9. a) R$ 6,19; autoposto G.

b) média: R$ 6,44; (Moda): R$ 6,39; mediana: R$ 6,39

10. média: aproximadamente 35,85 anos; (Moda): 40 anos; mediana: 40 anos

11. 14,851

12. 36,4 anos

13. b) • média: aproximadamente 62,67 kg; (Moda): 55 kg; mediana: 60 kg

média: 56 kg; (Moda): 55 kg; mediana: 55 kg

c) É possível estimar quê a média e a mediana diminuíram, enquanto a (Moda) se manteve.

14. a) seminário: 3,5; próva escrita: 4; trabalho: 2,5

b) 7,25

15. 25 mortes

16. alternativa c

17. a) aproximadamente R$ 226,26

b) média: aproximadamente 73,11 km/h; (Moda): 66 km/h; mediana: 66 km/h

18. a) média: R$ 8,50; mediana: R$ 8,75

b) R$ 8,25

20. a) média: 5,5 kg; (Moda): 3 kg; mediana: 5,5 kg; amplitude: 6 kg; variância: aproximadamente 4,58; desvio padrão: aproximadamente 2,14 kg

b) média: 7,8 cm; amodal; mediana: 7 cm; amplitude: 7 cm; variância: 6,16; desvio padrão: aproximadamente 2,48 cm

c) média: 7 L; (Moda): 4,1 L; mediana: 7,6 L; amplitude: 5,9 L; variância: aproximadamente 4,9; desvio padrão: aproximadamente 2,2 L

22. 1º colocado: competidor C; 2º colocado: competidor A; 3º colocado: competidor B

23. alternativa e

24. alternativa a

25. a) empresa A: boa; empresa B: ótima; empresa C: ótima

b) Algumas respostas possíveis: 4, 10, 6, 3 e 12 dias; 2, 8, 9, 5 e 11 dias.

27. a) pesquisa censitária: II; pesquisa amostral: I, III e IV

b) I: estratificada; III: cazual simples; IV: sistemática

28. a) Conhecer as áreas de interêsse dos estudantes do Ensino Médio e, com base nos resultados obtidos, promover ações complementares específicas a fim de auxiliá-los na escolha profissional.

b) masculino

c) ciências exatas, ciências biológicas e da saúde, ciências humanas e sociais aplicadas

d) Amostral, pois na escola estavam matriculados estudantes em grande quantidade no Ensino Médio.

f) ação I

29. a) Verificar uma possível relação entre as mortes por diarreia e gastroenterite em pessoas menóres de 5 anos e a falta de acesso da população à rê-de de á gua tratada no Brasil, em 2022.

b) Os dados foram obtidos em sáites governamentais, vinculados ao Ministério da Saúde e ao Ministério das Cidades.

c) Região Norte e Região Centro-Oeste

d) Região Norte e Região Nordeste

e) Possivelmente sim, pois nas regiões em quê há maior falta de atendimento à rê-de de á gua tratada à população ocorre uma proporção maior de óbitos de crianças com menos de 5 anos por diarreia e gastroenterite.

No entanto, para embasar melhor essa pesquisa, uma sugestão é investigar outras possíveis causas para a incidência dessas doenças, como o acesso à rê-de de tratamento de esgoto e acesso ao atendimento médico para a população.

30. a) I) A inadequação póde ocorrer pelo fato de a amostra contemplar apenas estudantes quê se sentavam na primeira carteira das fileiras, onde, supostamente, pode-se naturalmente enxergar melhor a lousa do quê em carteiras mais distantes dela. II) A inadequação póde ocorrer pelo fato de não compor a amostra funcionários dos turnos T2 e T3; turnos em quê, por causa do horário de funcionamento, ocorre menor incidência de iluminação natural.

b) I) Para a elaboração da amostra dessa pesquisa, poderia sêr utilizada a técnica de amostra cazual simples, de maneira quê, por sorteio, fossem selecionados alguns estudantes da turma ao acaso. II) Para a elaboração da amostra dessa pesquisa, poderia sêr utilizada a técnica de amostra estratificada, de maneira quê, de cada turno, fosse sorteada a mesma quantidade de funcionários.

Praticando: enêm e vestibulares

1. alternativa c

2. alternativa a

3. alternativa e

4. alternativa e

5. alternativa c

6. alternativa b

7. alternativa a

8. alternativa e

9. alternativa c

10. alternativa e

11. a) 0,24; patologia benigna

b) 8,8 ng/mL

12. alternativa c

13. alternativa b

14. alternativa c

Página trezentos e um