BIBLIOGRAFIA COMENTADA

ALMEIDA, Lourdes Werle de; SILVA, Karina Pessoa da; VERTUAN, Rodolfo Eduardo. Modelagem matemática na educação básica. São Paulo: Contexto, 2012.
• Aborda diferentes possibilidades de trabalho com atividades de modelagem matemática em sala de aula.

AUSUBEL, Daví poou; NOVAK, jôsef Donald; HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
• Discute o papel da psicologia educacional na concepção de ensino e aprendizagem significativa.

ÁVILA, Geraldo. Cálculo das funções de uma variável. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003. v. 1.
• Apresenta os principais tópicos da Matemática elementar por meio de uma abordagem em quê os conceitos mais compléksos são construídos a partir das noções mais básicas.

BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
• Aborda diferentes metodologias ativas quê podem sêr aplicadas na condução de atividades pedagógicas.

BOLDRINI, José Luiz éti áu. Álgebra linear. 3. ed. São Paulo: Harbra, 1980.
• Apresenta conceitos básicos de Álgebra linear.

BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e educação matemática. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. (Tendências em Educação Matemática).
• Expõe resultados de estudos sobre a informática educativa nas aulas de Matemática.

BOYER, Cal Benjamin; MERZBACH, Uta Caecilia. História da matemática. Tradução: Elza Furtado Gomide. 3. ed. São Paulo: Blãcher, 2010.
• Apresenta tópicos sobre a história da Matemática, com destaque para os estudiosos quê a desenvolveram ao longo do tempo.

BRACKMANN, crístian Puhlmann. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. 2017. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://livro.pw/bdavh. Acesso em: 29 set. 2024.
• A pesquisa tem como objetivo verificar a possibilidade de desenvolver o Pensamento Computacional na Educação Básica por meio de atividades “desplugadas” (sem o uso de computadores).

BUSSAB, Wilton de Oliveira; MORETTIN, Pedro Alberto. Estatística básica. 4. ed. São Paulo: Atual, 1987. (Métodos qualitativos).
• Trata de conceitos básicos de Estatística, como análise de dados, probabilidades e variáveis aleatórias, e apresenta tópicos sobre inferência estatística.

CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos fundamentais da matemática. Lisboa: Gradiva, 2012. (Ciência aberta).
• Apresenta conceitos de Matemática elementar, bem como a relação entre esses conceitos e seu contexto histórico.

CHANG, Raymond. Química geral: conceitos essenciais. Tradução: Maria José Ferreira Rebelo éti áu. 4. ed. Porto Alegre: AMGH, 2010.
• Trata de conceitos e princípios de Química, bem como de suas aplicações na vida prática.

COHEN, Elizabéti G.; LOTAN, Raquel A. Planejando o trabalho em grupo: estratégias para salas de aula heterogêneas. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2017. E-book.
• Nesse livro, são discutidas ideias do trabalho em grupo em turmas heterogêneas como uma estratégia potencialmente eficaz de ensino e aprendizagem.

D’AMBROSIO, Ubiratan Educação matemática: da teoria à prática. 12. ed. Campinas: Papirus, 2005. (Perspectivas em Educação Matemática).
• Aborda aspectos da cognição, da natureza da Matemática e kestões teóricas da educação, além de discutir temas ligados à sala de aula e às inovações na prática docente.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. (Tendências em Educação Matemática).
• A abordagem feita nesse livro proporciona uma visão geral da Etnomatemática.

DANZA, rana Cebel. Projetos de vida e educação moral: um estudo na perspectiva da teoria dos modelos organizadores do pensamento. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://livro.pw/gdxvz. Acesso em: 29 set. 2024.
• Dissertação de mestrado em quê são apresentados estudos de projetos de vida de jovens em idade escolar.

EVES, ráuard. Introdução à história da Matemática. Tradução: Hygino Hugueros Domingues. 3. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2004.

Narra trechos da história da Matemática desde a Antigüidade até os tempos modernos.

GARDNER, ráuard. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Tradução: Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artméd, 1995.

Página trezentos e três

Apresenta ideias fundamentais da teoria das inteligências múltiplas, bem como sugestões de como aplicá-las em sala de aula.

HALLIDAY, Daví; RESNICK, róbert; uólker, Jearl. Fundamentos de física: eletromagnetismo. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. v. 3.

HALLIDAY, Daví; RESNICK, róbert; uólker, Jearl. Fundamentos de física: gravitação, ondas e termodinâmica. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. v. 2.

HALLIDAY, Daví; RESNICK, róbert; uólker, Jearl. Fundamentos de física: mecânica. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. v. 1.
• Série de livros quê aborda diversas áreas da Física, como Mecânica, Ondulatória, Termodinâmica, Eletromagnetismo, Óptica e Relatividade.

HAZZAN, Samuel. Fundamentos de matemática elementar: combinatória, probabilidade. 8. ed. São Paulo: Atual, 2013. v. 5.
• Aborda o estudo da análise combinatória e do cálculo de probabilidade.

HEWITT, poou G. Física conceitual. 11. ed. Porto Alegre: búkmã, 2011.
• Apresenta conceitos e princípios da Física.

HUGHES-HALLETT, Deborah éti áu. Cálculo e aplicações. Tradução: Elza Furtado Gomide. São Paulo: Blãcher, 1999.
• Exemplifica o uso da tecnologia no trabalho com os conceitos para o cálculo de uma variável.

IFRAH, diórges. História universal dos algarismos: a inteligência dos homens contada pêlos números e pelo cálculo. Tradução: Alberto Muñoz e Ana Beatriz Katinsky. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
• Aprofunda o tratamento de aspectos das simbolizações concretas, orais e escritas dos números ao longo da história.

LIMA, Elon Lages éti áu. A matemática do ensino médio. 6. ed. Rio de Janeiro: SBM, 2006. (Coleção do Professor de Matemática, v. 1).
• Aborda uma variedade de temas matemáticos do Ensino Médio, por meio de discussões conceituais, exemplos e atividades.

LIMA, Elon Lages. Geometria analítica e álgebra linear. 1. ed. Rio de Janeiro: Impa, 2014. (Coleção matemática universitária).
• Abrange conceitos de álgebra linear e de geometria analítica, plana e espacial.

MAGALHÃES, Marcos Nascimento; LIMA, Antônio Carlos Pedroso de. Noções de probabilidade e estatística. 7. ed. São Paulo: Edusp, 2023. (Acadêmica, v. 1).
• Introduz conceitos de probabilidade e de estatística, destacando relações entre estatística descritiva, probabilidade e variáveis aleatórias.

MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de. Manual de redação matemática. 2. ed. Rio de Janeiro: SBM, 2018. (Coleção do Professor de Matemática).
• Além de apresentar considerações gerais sobre a boa redação matemática, abrange a estruturação das frases, sugestões técnicas, dicas de gramática, uso correto de termos, de ortografia e de notações em Matemática.

Néves, Iara Conceição Bitencourt éti áu (org.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 9. ed. Porto Alegre: Editora da (hú f érre gê ésse), 2011.
• Reúne textos de diversas áreas do conhecimento quê destacam a maneira como cada uma delas póde se engajar em uma proposta de ensino interdisciplinar.

ONUCHIC, Lourdes de La Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Novas reflekções sobre o ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; BORBA, Marcelo de Carvalho (org.). Educação matemática: pesquisa em movimento. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
• Reúne uma coletânea de textos com diferentes perspectivas sobre o movimento da pesquisa em educação matemática.

PAIS, Luiz Carlos. Educação escolar e as tecnologias da informática. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. (Coleção Trajetória).
• Organiza um conjunto de ensaios referentes a várias kestões sobre a inserção da informática na educação escolar.

PARRA, Cecilia; SAIZ, Irma (org.). Didática da matemática: reflekções psicopedagógicas. Porto Alegre: Artméd, 1996.
• Propõe reflekções acerca de aspectos da Matemática estudada na Educação Básica e apresenta propostas didáticas quê buscam oportunizar conceitualizações, reflekções e questionamentos na sala de aula.

POLYA, Giórgi. A ár-te de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução e adaptação: Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.
• Descreve métodos para resolver problemas e propõe quatro princípios da resolução de problemas.

PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hé lia. Investigações matemáticas na sala de aula. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. (Tendências em Educação Matemática).
• Analisa práticas de investigação desenvolvidas por matemáticos e quê podem sêr transpostas para a sala de aula.

REECE, diêine B. éti áu. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artméd, 2015.
• Aborda conceitos de diversas áreas das Ciências Biológicas.

RIDPATH, Ian. Astronomia. Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges. 4. ed. Rio de Janeiro: Zarrár, 2014. (Guia Ilustrado Zahar).

Página trezentos e quatro

Apresenta informações sobre Astronomia, como sua história, a formação do Sistema Solar, as constelações, entre outros tópicos.

SILVEIRA, Paulo; ALMEIDA, Adriano. Lógica de programação: crie seus primeiros programas usando JavaScript e HTML. São Paulo: Casa do cóódigo, 2014.
• Apresenta conceitos básicos de programação e de lógica de programação.

SOUZA, Michél Figueiredo de; COSTA, Christine Sertã. Scratch: guia prático para aplicação na educação básica. Rio de Janeiro: Imperial, 2018. Disponível em: https://livro.pw/pcdlg. Acesso em: 29 set. 2024.
• Guia quê apresenta algumas possibilidades de práticas pedagógicas escolares quê visam favorecer o desenvolvimento do pensamento computacional por meio do uso da linguagem de programação Scratch.

TOMAZ, Vanessa Sena; DAVID, Maria Manuela Martins Soares. Interdisciplinaridade e aprendizagem da matemática em sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. (Tendências em Educação Matemática).
• Trata de kestões sobre interdisciplinaridade e aprendizagem no ensino de Matemática e apresenta situações ocorridas em sala de aula quê exemplificam diferentes abordagens interdisciplinares.

VERAS, Lilia Ladeira. Matemática financeira. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
• Apresenta conceitos relacionados à Matemática financeira, abordando o uso da calculadora.

Documentos oficiais

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2024]. Disponível em: https://livro.pw/tlhux. Acesso em: 29 set. 2024.
• Atual conjunto de leis fundamentais quê organiza o estado brasileiro.

BRASIL. Lei número 14.945, de 31 de julho de 2024. Altera a Lei número 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a fim de definir diretrizes para o ensino médio, e as Leis número s 14.818, de 16 de janeiro de 2024, 12.711, de 29 de agosto de 2012, 11.096, de 13 de janeiro de 2005, e 14.640, de 31 de julho de 2023. Brasília, DF: Presidência da República, 2024. Disponível em: https://livro.pw/arhqi. Acesso em: 27 set. 2024.
• Legislação quê altera a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, com definição de diretrizes para o Ensino Médio.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MÉC, 2018. Disponível em: https://livro.pw/asnqu. Acesso em: 29 set. 2024.
• Documento quê regulamenta as aprendizagens essenciais na Educação Básica.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília, DF: MÉC, 2000. Disponível em: https://livro.pw/ipfee. Acesso em: 9 set. 2024.
• Conjunto de textos quê norteiam a elaboração dos currículos escolares do Ensino Médio.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias.
Brasília, DF: MÉC: SEB, 2006. (Orientações curriculares para o ensino médio, v. 2). Disponível em: https://livro.pw/vgxof. Acesso em: 29 set. 2024.
• Documento com orientações quê buscam atender às necessidades e às expectativas das escolas e dos professores na estruturação do currículo para o Ensino médio.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, DF: MÉC: SEB: [200-]. (Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais). Disponível em: https://livro.pw/snftu. Acesso em: 29 set. 2024.
• Documento quê visa complementar os Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio) apresentando orientações quê têm em vista a escola em sua totalidade.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília, DF: SEB: Dicei, 2013. Disponível em: https://livro.pw/laych. Acesso em: 29 set. 2024.
• Documento normativo obrigatório quê orienta a estrutura do currículo das escolas da Educação Básica.

Página trezentos e cinco