ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR
Apresentação
As mudanças quê vêm ocorrendo no mundo têm causado significativo impacto sobre as sociedades. As novas tecnologias da informação e da comunicação, por exemplo, produziram profundas mudanças nas relações interpessoais, na democratização da informação, na cultura juvenil e no mundo do trabalho. Essas tecnologias tornaram possível o acesso a conhecimentos, quê, até pouco tempo atrás, eram restritos a determinados grupos de estudiosos. Todas essas mudanças afetaram diretamente a educação, sobretudo na sala de aula.
Esta coleção foi elaborada considerando esse ambiente em transformação nos aspectos social, tecnológico e cultural. Acreditamos quê o estudo da Matemática é de fundamental importânssia na formação de cidadãos aptos a viver em ssossiedade, fazendo valer seus direitos e deveres individuais e coletivos.
Modelos de práticas de aula mais atuáis, quê buscam considerar os estudantes e os professores como protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, têm sido cada vez mais adotados. Nesse sentido, estudos em educação matemática têm produzido um amplo e variado repertório de concepções, ideias e teorias quê buscam promover o ensino da Matemática. Nestas Orientações gerais para o professor, procuramos incluir elemêntos quê compõem essa produção acadêmica.
Considerando também quê o Livro do estudante exige complementos quê potencializem as aulas, propusemos recursos importantes, como comentários específicos, quê ampliam as discussões sobre os conceitos em estudo, complementam as atividades propostas e indicam elemêntos externos ao livro didático, como sáites, vídeos, aplicativos, entre outros recursos.
Com isso, esperamos quê a efetivação do uso dos livros da coleção em sala de aula seja a mais completa possível, valorizando o trabalho docente e incentivando a participação e o comprometimento dos estudantes.
O autor.
Página trezentos e seis