Notas de Rodapé
Notas de rodapé, quando existentes, estão indicadas em ordem de ocorrência.
Nota 1 1 BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MÉC, 2018. Disponível em: https://livro.pw/cjlob. Acesso em: 9 set. 2024.
Nota 2 BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB número 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF: MÉC: CNE, 2018. Disponível em: https://livro.pw/pncmv. Acesso em: 9 set. 2024.
Nota 3 BRASIL. Lei número 14.945, de 31 de julho de 2024. Altera a Lei número 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a fim de definir diretrizes para o ensino médio, e as Leis número s 14.818, de 16 de janeiro de 2024, 12.711, de 29 de agosto de 2012, 11.096, de 13 de janeiro de 2005, e 14.640, de 31 de julho de 2023. Brasília, DF: Presidência da República, 2024. Disponível em: https://livro.pw/arhqi. Acesso em: 9 set. 2024.
Nota 4 BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2024]. Disponível em: https://livro.pw/tlhux. Acesso em: 9 set. 2024.
Nota 5 BRASIL. Lei número 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [2024]. Disponível em: https://livro.pw/gnthy. Acesso em: 9 set. 2024.
Nota 6 BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB número 3, de 26 de junho de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF: MÉC: CNE, 1998. Disponível em: https://livro.pw/wnjvd. Acesso em: 9 set. 2024.
Nota 7 BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília, DF: MÉC, 2000. p. 4. Disponível em: https://livro.pw/ipfee. Acesso em: 9 set. 2024.
Nota 8 BRASIL. Lei número 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – pê êne é e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [2024]. Disponível em: https://livro.pw/qevpe. Acesso em: 9 set. 2024.
Nota 9 BRASIL. Lei número 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis número 9.394, de 20 de dezembro de 1996, quê estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, quê regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho […]. Brasília, DF: Presidência da República, [2023]. Disponível em: https://livro.pw/sktbd 211ec91a329a85274182b. Acesso em: 7 set. 2024.
Nota 10 BRASIL, ref. 2.
Nota 11 BRASIL, ref. 3.
Nota 12 BRASIL, ref. 1, p. 9-10.
Nota 13 SACRISTÁN, José Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
Nota 14 BRASIL, ref. 1.
Nota 15 BRASIL, ref. 1.
Nota 16 BRASIL, ref. 1, p. 266.
Nota 17 BRASIL, ref. 1, p. 532.
Nota 18 BRASIL, ref. 1, p. 533.
Nota 19 BRASIL, ref. 1, p. 534.
Nota 20 BRASIL, ref. 1, p. 534.
Nota 21 BRASIL, ref. 1, p. 535.
Nota 22 BRASIL, ref. 1, p. 536-537.
Nota 23 BRASIL, ref. 1, p. 538.
Nota 24 BRASIL, ref. 1, p. 539.
Nota 25 BRASIL, ref. 1, p. 540.
Nota 26 BRASIL, ref. 1, p. 541.
Nota 27 BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília, DF: MÉC: SEB, 2019. Disponível em: https://livro.pw/cpeww. Acesso em: 9 set. 2024.
Nota 28 BRASIL, ref. 1, p. 19.
Nota 29 BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório Nacional PISA 2012: resultados brasileiros. Brasília, DF: MÉC: Inep, 2012. p. 18. Disponível em: https://livro.pw/ooady. Acesso em: 9 set. 2024.
Nota 30 AUSUBEL, Daví poou; NOVAK, jôsef Donald; HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
Nota 31 AUSUBEL; NOVAK; HANESIAN, ref. 30, p. 23.
Nota 32 BOAVIDA, Ana Maria; GOMES, Anabela; MACHADO, Sílvia. Argumentação na aula de matemática: olhares sobre um projeto de investigação colaborativa. Educação e Matemática, Lisboa, n. 70, p. 18-26, 2002. Disponível em: https://livro.pw/ewqpo. Acesso em: 9 set. 2024.
Nota 33 BRACKMANN, crístian Puhlmann. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. 2017. Tese (Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. p. 29. Disponível em: https://livro.pw/bdavh. Acesso em: 9 set. 2024
Nota 34 BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB número 2, de 12 de fevereiro de 2022. Brasília, DF: MÉC: CNE, 2022. Disponível em: https://livro.pw/lysgk. Acesso em: 12 set. 2024.
Nota 35 MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofelia Elisa Torres (org.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: Proex: UEPG, 2015. v. II, p. 15-33. p. 17. Disponível em: https://livro.pw/mswuy. Acesso em: 9 set. 2024.
Nota 36 ONUCHIC, Lourdes de La Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Pesquisa em resolução de problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 73-98, 2011. p. 81. Disponível em: https://livro.pw/mzxpg. Acesso em: 9 set. 2024.
Nota 37 ONUCHIC; ALLEVATO, ref. 36, p. 83-85.
Nota 38 ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de; FERRUZZI, Elaine Cristina. Uma aproximação socioepistemológica para a modelagem matemática. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 117-234, 2009. Disponível em: https://livro.pw/yomwr. Acesso em: 9 set. 2024.
Nota 39 ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de; SILVA, Karina Alessandra Pessoa da; VERTUAN, Rodolfo Eduardo. O registro gráfico em atividades de modelagem matemática: um estudo da conversão entre registros segundo a teoria dos registros de representação semiótica. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., 2009, São Paulo. Anais […]. São Paulo: Uniban, 2009.
Nota 40 ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de; SILVA, Karina Alessandra Pessoa da. Semiótica e as ações cognitivas dos alunos em atividades de modelagem matemática: um olhar sobre os modos de inferência. Ciência e Educação, Bauru, v. 18, p. 623-642, 2012. p. 627. Disponível em: https://livro.pw/cmeom. Acesso em: 9 set. 2024.
Nota 41 PONTE, João Pedro da. Investigar, ensinar e aprender. Actas do ProfMat, Lisboa: APM, 2003. (CD-ROM).
Nota 42 BERTINI, Luciane de Fatima; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. Uso da investigação matemática no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2008, Rio Claro. Anais […]. Rio Claro: Unésp, 2008. p. 135-151. Disponível em: https://livro.pw/abgyx. Acesso em: 9 set. 2024.
Nota 43 HOWLAND, diêine L.; JONASSEN, Daví; MARRA, Rôuse. Meaningful learning with technology. 4th ed. bóston: pírsom, 2011.
Nota 44 BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e educação matemática. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. (Tendências em Educação Matemática, p. 48).
Nota 45 D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. 12. ed. Campinas: Papirus, 2005. (Perspectivas em Educação Matemática, p. 78).
Nota 46 Radji, xárlês. A avaliação, regras do jôgo: das intenções aos instrumentos. 4. ed. Porto: Porto Editora, 1994.
Nota 47 Radji, ref. 46.
Nota 48 Radji, ref. 46.
Nota 49 Radji, ref. 46.
Nota 50 SANTOS, João Ricardo Viola dos; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Da ideia de êrro para as maneiras de lidar: caracterizando nóssos alunos pelo quê eles têm e não pelo quê lhes falta. In: BURIASCO, Regina Luzia Corio de (org.). Avaliação e educação matemática. Recife: SBEM, 2008. p. 87-108. (Coleção SBEM, p. 105).
Nota 51 DE LANGE, Jan. Framework for classroom assessment in mathematics. Utrecht: Freudenthal ínstitut ênd Né chionál Center for Improving istúdent lãrnin ênd Achievement in Mathematics ênd sáience, 1999.
Nota 52 FORSTER, Cristiano. A utilização da prova-escrita-com-cola como recurso à aprendizagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016. Disponível em: https://livro.pw/athld. Acesso em: 9 set. 2024.
Nota 53 FORSTER, ref. 52, p. 27.
Nota 54 FORSTER, ref. 52.
Nota 55 COHEN, Elizabéti G.; LOTAN, Raquel A. Planejando o trabalho em grupo: estratégias para salas de aula heterogêneas. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2017. p. 1. E-book.
Nota 56 COHEN; LOTAN, ref. 55, p. 1-2.
Nota 57 HAYDT, Regina Célia Cazaux. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. 5. ed. São Paulo: Ática, 1995. p. 147.
Nota 58 BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília, DF: MÉC: SEF, 1997. Disponível em: https://livro.pw/bxcvx. Acesso em: 9 set. 2024.
Nota 59 BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília, DF: MÉC: SEB: Dicei, 2013. p. 171. Disponível em: https://livro.pw/laych. Acesso em: 9 set. 2024.
Nota 60 BRASIL, ref. 1.
Nota 61 BRASIL, ref. 1.
Nota 62 DAYRELL, Juarez. A escola “faz” as juventudes?: reflekções em torno da socialização juvenil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1105-1128, 2007. Disponível em: https://livro.pw/wachb. Acesso em: 9 set. 2024.
Nota 63 BRASIL, ref. 1.
Nota 64 BRASIL, ref. 1, p. 473.
Nota 65 TRONCON, Luiz ernésto de Almeida. Ambiente educacional. Medicina, Ribeirão Preto, v. 47, n. 3, p. 264-271, 2014. p. 265. Disponível em: https://livro.pw/fysie. Acesso em: 9 set. 2024.
Nota 66 LORENZATO, Sergio (org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 1. ed. Campinas: Autores Associados, 2006. (Formação de professores, p. 7).
Nota 67 D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. (Tendências em Educação Matemática, p. 22).
Nota 68 BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica. Brasília, DF: MÉC: sí, 2008. p. 1. Disponível em: https://livro.pw/yfikh. Acesso em: 9 set. 2024.
Nota 69 OLIVEIRA, Emilio Celso de; PIRES, Célia Maria Carolino. Uma reflekção acerca das competências leitoras e das concepções e crenças sobre práticas de leitura nas aulas de Matemática. Bolema, Rio Claro, v. 23, n. 37, p. 931-953, 2010. Disponível em: https://livro.pw/ousyw. Acesso em: 9 set. 2024.
Nota 70 BUYS, K. Mental arithmetic. In: HEUVEL-PANHUIZEN, Marja vã den (ed.). Children learn mathematics. Rotterdam: Sense, 2001. p. 121-146. Developed bai the TAL tim. Utrecht: Freudenthal ínstitut (FI), Utrecht iUnivêrsity ênd Né chionál ínstitut for Curriculum Development (SLO).
Nota 71 TOMAZ, Vanessa Sena; DAVID, Maria Manuela Martins Soares. Interdisciplinaridade e aprendizagem da matemática em sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. (Tendências em Educação Matemática).