Sumário

  • Orientações gerais 307
    • Conhecendo a coleção 307
      • Estrutura do Livro do estudante 307
      • Estrutura das Orientações específicas 308
    • O Ensino Médio 308
    • A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 309
      • As competências gerais 309
      • A área de Matemática e suas Tecnologias 310
      • Os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) 313
    • Fundamentos teóricos e metodológicos da coleção 313
      • O ensino de Matemática 314
      • Aprendizagem matemática 314
      • Metodologias ativas e algumas tendências em educação matemática 316
      • Orientações para avaliação 317
      • Alguns instrumentos de avaliação 318
    • O papel do professor de Matemática 320
      • Saberes docentes para o ensino de Matemática 320
    • Os estudantes no Ensino Médio 320
      • Dimensões física, social, emocional e cultural dos estudantes 320
      • Reflexos da violência no âmbito escolar e local 320
      • Culturas juvenis 321
      • Projeto de vida e mundo do trabalho 321
    • Gestão da sala de aula 321
      • Ambiente educacional 321
      • Leitura e argumentação nas aulas de Matemática 323
      • Estratégias de cálculo e o uso da calculadora 323
      • Relações com outras áreas do conhecimento e seus componentes curriculares 323
    • Referências bibliográficas comentadas 324
    • Indicações para o professor 327
      • Trabalhos 327
      • Instituições e grupos de estudo para a formação continuada do professor 327
      • Revistas 327
      • sáites 328
      • Cursos e platafórmas 328
  • Orientações específicas para êste Volume 329
    • Unidade 1 Matemática financeira 330
    • Unidade 2 Matrizes, sistemas lineares e transformações de figuras 333
    • Unidade 3 Geometria espacial de posição 337
    • Unidade 4 Figuras geométricas espaciais, área de superfícíe e volume 341
    • Unidade 5 Análise Combinatória 346
    • Unidade 6 Probabilidade 350
  • Transcrições dos podcasts do 3º ano 354
  • Resoluções das atividades propostas no Livro do estudante 356

Página trezentos e sete