Sumário
- Orientações gerais 307
- Conhecendo a coleção 307
- Estrutura do Livro do estudante 307
- Estrutura das Orientações específicas 308
- O Ensino Médio 308
- A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 309
- As competências gerais 309
- A área de Matemática e suas Tecnologias 310
- Os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) 313
- Fundamentos teóricos e metodológicos da coleção 313
- O ensino de Matemática 314
- Aprendizagem matemática 314
- Metodologias ativas e algumas tendências em educação matemática 316
- Orientações para avaliação 317
- Alguns instrumentos de avaliação 318
- O papel do professor de Matemática 320
- Saberes docentes para o ensino de Matemática 320
- Os estudantes no Ensino Médio 320
- Dimensões física, social, emocional e cultural dos estudantes 320
- Reflexos da violência no âmbito escolar e local 320
- Culturas juvenis 321
- Projeto de vida e mundo do trabalho 321
- Gestão da sala de aula 321
- Ambiente educacional 321
- Leitura e argumentação nas aulas de Matemática 323
- Estratégias de cálculo e o uso da calculadora 323
- Relações com outras áreas do conhecimento e seus componentes curriculares 323
- Referências bibliográficas comentadas 324
- Indicações para o professor 327
- Trabalhos 327
- Instituições e grupos de estudo para a formação continuada do professor 327
- Revistas 327
- sáites 328
- Cursos e platafórmas 328
- Conhecendo a coleção 307
- Orientações específicas para êste Volume 329
- Unidade 1 Matemática financeira 330
- Unidade 2 Matrizes, sistemas lineares e transformações de figuras 333
- Unidade 3 Geometria espacial de posição 337
- Unidade 4 Figuras geométricas espaciais, área de superfícíe e volume 341
- Unidade 5 Análise Combinatória 346
- Unidade 6 Probabilidade 350
- Transcrições dos podcasts do 3º ano 354
- Resoluções das atividades propostas no Livro do estudante 356
Página trezentos e sete