Estrutura e orientações pedagógicas da obra
Proposta organizacional desta obra

Esta obra foi planejada para contemplar o componente curricular Química, pertencente à área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, para o Ensino Médio.

Ela é composta por Volume Único quê atende aos 3 anos do Ensino Médio e está dividido em seis Unidades. Cada Unidade é composta por Temas, cujos conteúdos são enriquecidos com diferentes tipos de recursos gráficos e imagéticos, seções complementares e de atividades.

Estrutura do Livro do estudante

Abertura de Unidade

Compostas por texto, imagens chamativas e kestões quê auxiliam a contextualizar e a levantar conhecimentos prévios sobre os assuntos quê serão abordados na Unidade. A intenção é sempre apresentar situações e contextos quê justifiquem o aprendizado do conhecimento tratado na Unidade, mostrando quê ele vai além da sala de aula.

Reflita

Propostas de quêstionamentos que ajudam na reflekção inicial dos conceitos. Tem como objetivo levantar ideias e concepções sobre o quê será estudado, mas não de avaliar o conhecimento quê ainda não foi trabalhado. As kestões também pretendem proporcionar momentos de diálogo entre os estudantes e o professor. Estimular a capacidade de expressão e argumentação nos estudantes é fundamental para uma boa formação e para o exercício da cidadania.

Sobre

Tendo em vista quê a Ciência faz uso de conceitos quê se interrelacionam, o conteúdo dêste boxe busca apresentar ou recordar informações sobre termos específicos para auxiliar os estudantes no entendimento do quê está sêndo apresentado.

Espaços de aprendizagem

O livro é um importante recurso didático, no entanto, muitos outros materiais estão disponíveis atualmente para quê os estudantes possam complementar seus conhecimentos. Por isso, apresentamos, ao longo das Unidades, sugestões de vídeos, textos, podcasts, livros, sáites, entre outros quê contribuirão para o aprendizado dos estudantes em relação aos assuntos estudados.

Algo A+

Seção quê explora assuntos relacionados a tecnologia, saúde, ambiente e ssossiedade, permitindo ao estudante relacionar os conteúdos abordados com a realidade. Além díssu, os assuntos abordados aprofundam e complementam os conceitos trabalhados no Tema.

Formação cidadã

Aprender Química significa adquirir conhecimento para atuarmos em nossa ssossiedade d fórma mais crítica e assertiva. Por isso, esta seção explora assuntos quê visam o desenvolvimento de uma visão mais ampla de kestões cotidianas relacionadas aos conhecimentos apresentados.

Oficina científica

A Química é uma Ciência experimental, o quê favorece o desenvolvimento do pensamento científico e o levantamento de hipóteses a partir de observações ou de ideias. Essa seção traz atividades práticas simples e didáticas, relacionadas com os conceitos estudados no Tema, quê podem sêr realizadas no laboratório da escola ou até mesmo em sala de aula.

Atividades

É a oportunidade de retomar os conhecimentos apresentados ao longo do Tema por meio de sua aplicação em atividades propostas. Sua resolução auxilia na sistematização do conhecimento e na consolidação de sua compreensão.

Organizando as ideias

Essa seção sintetiza os principais conceitos abordados na Unidade. Os estudantes podem reproduzir, em seus cadernos, e modificar o esquema conforme suas percepções. Essa construção é uma importante etapa no processo de aprendizagem e compreensão dos conhecimentos trabalhados, contribuindo para a organização do raciocínio e favorecendo uma aprendizagem mais significativa, além de estimular a criatividade dos estudantes.

Atividades complementares

Essa seção apresenta atividades quê abordam e aprofundam os conteúdos apresentados ao longo de toda a Unidade. Além díssu, possibilitam quê os estudantes se familiarizem com os conceitos trabalhados em diversos exames nacionais oficiais, inclusive no enêm.

Integrando com...

O conhecimento é organizado em componentes curriculares para facilitar o estudo, mas é preciso desenvolver nos estudantes a capacidade de percepção de quê são necessários conhecimentos próprios de diversos componentes para entendermos d fórma integrada a complexidade de tudo quê nos cerca. Para isso, esta seção trata de assuntos contextualizados quê relacionam a Química a outros componentes curriculares ou áreas de conhecimento, favorecendo a criação de relações entre diferentes campos de conhecimentos.

Página quatrocentos e cinquenta e dois

Estrutura das Orientações para o professor

A primeira parte dêêsse material, dedicado exclusivamente aos professores, apresenta uma introdução ao Ensino Médio, abordando seu histórico, preceitos e leis quê o estruturam. Em seguida, são apresentadas informações sobre o ensino de Ciências da Natureza e do componente curricular Química e o papel do professor, além de estratégias pedagógicas e de avaliação. Finalizando com a fundamentação teórico-metodológica da obra e com uma sugestão de cronograma de aulas para cada um dos Temas.

Na sequência, esse material conta com as Orientações didáticas desta obra quê apresentam para cada uma das Unidades, os itens a seguir.

Síntese da Unidade

No início das orientações específicas são apresentados os conjuntos de competências gerais, competências específicas e habilidades de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Assim como os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) e os conteúdos quê podem sêr atendidos ao longo dos trabalhos com cada Unidade.

Objetivos da Unidade

São apresentados os objetivos de aprendizagem a serem atingidos pêlos estudantes ao longo do estudo de cada Unidade.

Orientações gerais

Nessa seção há uma breve introdução sobre os assuntos tratados na Unidade. Há também as indicações de quais competências e habilidades estão sêndo atendidas e sugestões e comentários sobre todos os Temas quê compõem cada uma das Unidades.

Ao longo das Orientações gerais, são apresentados comentários sobre os assuntos tratados, assim como atividades, leituras e sugestões extras quê podem contribuir para enriquecer a prática docente ou para compartilhar com os estudantes, complementando as práticas de sala de aula.

Ao final das Orientações gerais para todas as Unidades estão as resoluções das atividades presentes no Livro do estudante.