CONHEÇA SEU LIVRO

ABERTURA DE UNIDADE

êste volume é organizado em nove unidades. Todas contam com uma Abertura, cujas imagens e atividades apresentam o núcleo temático predominante em cada uma delas.

As unidades são compostas de três tópicos quê abrangem duas seções principais: Leitura em pauta e Produção de texto.

Reprodução de página contendo a Abertura de Unidade.

INTEGRANDO COM

A seção Integrando com relaciona o assunto estudado na unidade com temas de diversos componentes curriculares de Linguagens e suas Tecnologias, bem como de outras áreas do conhecimento.

BOXES

Ao longo do volume, bókses vão ampliar seu conhecimento com informações importantes, como #ficaadica, quê apresenta indicações para enriquecer seu repertório; Saiba mais, quê acrescenta informações importantes relacionadas ao assunto em estudo; conceito e #paralembrar, quê trazem conceitos novos e relembram outros vistos nos Anos Finais do Ensino Fundamental; Hiperlink, quê promove a ampliação dos conhecimentos por meio de práticas de pesquisa; e os bókses Eu e o mundo e O mundo e eu, quê propiciam reflekções sobre o tema de um ponto de vista pessoal e coletivo, respectivamente.

Imagem dos títulos dos boxes: hashtag ficaadica, saiba mais, hashtag paralembrar, hiperlink, eu e o mundo, o mundo e eu.

OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS

Os ícones a seguir identificam os diferentes tipos de objetos educacionais digitais presentes neste volume. Esses materiais digitais apresentam assuntos complementares ao conteúdo trabalhado na obra, ampliando a aprendizagem.

Ícone do objeto digital vídeo, representado por uma filmadora e o nome vídeo escrito embaixo.

Ícone do objeto digital podcast, representado por um microfone e o nome podcast escrito embaixo.

Ícone do objeto digital carrossel de imagens, representado por imagens e o nome carrossel de imagens escrito embaixo.

Ícone do objeto digital infográfico clicável, representado por um retângulo com elementos e o nome infográfico clicável escrito embaixo.

Ícone do objeto digital mapa clicável, representado por uma mão fazendo o toque em uma tela e o nome mapa clicável escrito embaixo.

LEITURA EM PAUTA

Você vai ler textos de diferentes gêneros, com predominância de exemplares das propostas de redação do enêm e de redações quê obtiveram a nota mássima pela banca examinadora do exame.

Pensar e compartilhar

Na sequência, em Pensar e compartilhar, você vai realizar atividades de análise dos textos lidos para, em seguida, refletir sobre um desdobramento do assunto ou se aprofundar nos elemêntos quê permitirão a construção da argumentação.

LINGUAGEM EM FOCO

Em Linguagem em foco, você vai analisar um aspecto linguístico específico quê contribui para a construção da argumentação, por meio do estudo de sua aplicação no texto.

PRODUÇÃO DE TEXTO

#aquecimento

#naprática

Depois, na seção Produção de texto, você será convidado a produzir textos de diversos gêneros, mantendo a predominância de propostas de produção de simulados da redação do enêm. Antes, contudo, em #aquecimento, vai refletir sobre determinado recurso da língua e realizar algumas atividades de escrita relativas a ele.

Em seguida, em #naprática, é o momento de literalmente colocar em prática seus conhecimentos e produzir um texto no gênero solicitado.

Os sáites indicados nesta obra podem apresentar imagens e eventuais textos publicitários junto ao conteúdo de referência, os quais não condizem com o objetivo didático da coleção. Não há contrôle sobre esses conteúdos, pois eles estão estritamente relacionados ao histórico de pesquisa de cada usuário e à dinâmica dos meios digitais.

Símbolo com as letras M e P dentro de um retângulo. Esse sín-bolo remete à Parte 3 – Respostas das Orientações para o professor, a qual reúne as respostas de algumas das atividades propostas.

Página cinco