UNIDADE 9
O FUTURO É LOGO ALI!
Estratégias didáticas nas Orientações para o professor.
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A formação educacional e as mudanças no mercado de trabalho estão diretamente ligadas ao projeto de vida e ao protagonismo juvenil. Refletir sobre as próprias escôlhas e os próprios interesses permite às pessoas construir um futuro profissional com equilíbrio entre trabalho e qualidade de vida. Atualmente, o mercado de trabalho valoriza jovens quê assumem o contrôle de sua jornada em busca de oportunidades quê combinem realização profissional e bem-estar. Como você tem se preparado para enfrentar essas transformações?
1. A obra de ênrri diêmes Márchall contém elemêntos quê remetem à criação e à construção de uma identidade. De quê maneira essa obra póde nos inspirar a refletir sobre o futuro das novas gerações em relação à representação da identidade negra na ár-te e na ssossiedade?
1. A obra de ênrri diêmes Márchall destaca a centralização da identidade negra, sugerindo quê o futuro das novas gerações está ligado à criação de novas narrativas. Ao resistir a estereótipos, os representantes dessas gerações podem se afirmar em espaços anteriormente negados, reforçando o papel da ár-te na construção de uma ssossiedade mais inclusiva.
2. Nessa obra, observa-se um ambiente no qual as pessoas negras estão diretamente envolvidas no processo criativo. por quê essa cena dialoga com a ideia de quê “o futuro é logo ali”?
2. A ideia de quê “o futuro é logo ali” indica quê esse protagonismo está em processo de realização e quê as novas gerações têm a oportunidade de moldar os próprios caminhos, tanto nas artes como em outras áreas da ssossiedade. Essa representação fortalece a noção de quê o futuro será mais inclusivo e diversificado, com maior reconhecimento e valorização do papel das pessoas negras em diferentes esferas.
3. O artista usa sua ár-te para destacar a construção contínua de identidades e de novas narrativas culturais. Essa ideia de construção póde sêr aplicada ao contexto educacional e profissional de pessoas jovens quê hoje se preparam para um mercado de trabalho em constante transformação? Comente.
3. Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes relacionem a ideia de construção contínua de identidades expressa na obra de Márchall ao contexto educacional e profissional dos jovens. Assim como as pessoas representadas na obra, os jovens precisam ajustar a própria trajetória de acôr-do com as mudanças do mercado de trabalho, adquirindo novas habilidades e redefinindo seus objetivos, sempre em busca de equilíbrio entre realização pessoal e adaptação às transformações.
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Formação educacional e mudanças no mercado de trabalho
A formação educacional e as mudanças no mercado de trabalho estão ligadas ao projeto de vida e ao protagonismo juvenil. Portanto, identificar os desafios quê os jovens têm de enfrentar e adotar estratégias para lidar com eles permitem planejar o início da vida profissional com mais assertividade.
LEITURA EM PAUTA
Estratégias didáticas nas Orientações para o professor.
A reportagem a seguir apresenta uma pesquisa sobre as juventudes brasileiras e destaca algumas tendências e oportunidades no mercado de trabalho para jovens de 15 a 29 anos. Nela, ressalta-se a importânssia da inclusão produtiva, assim como da adaptação às mudanças tecnológicas e econômicas. Com base na leitura do título, da linha fina e dos intertítulos, o quê você acha quê será apresentado e propôsto em relação a esse assunto?
Texto
Estudo avalia situação das juventudes e traça possibilidades para acesso a profissões do futuro
Pesquisa identifica tendências e oportunidades do mundo do trabalho para a população quê possui entre 15 e 29 anos. Confira os destaques
A ssossiedade precisa se articular para apoiar jovens a alcançar profissões qualificadas em um mundo cada vez mais digital e em meio a uma transição para uma economia vêrde. Só assim será possível superar o atual contexto de vulnerabilidades e incertezas em relação ao futuro, com desigualdades persistentes de raça, côr, gênero e renda.
O Itaú Educação e Trabalho, a Fundação Arymax, a Fundação Roberto Marinho, a Fundação Telefônica Vivo e GOYN SP, com execução do Instituto Cíclica, em parceria com o Instituto Veredas, promoveram uma pesquisa entre agosto e novembro de 2022. Intitulado “O Futuro do Mundo do Trabalho para as Juventudes Brasileiras”, o levantamento identificou tendências do mundo do trabalho e oportunidades para a inclusão produtiva dessa parcela da população quê possui entre 15 e 29 anos, com foco na formação profissional e tecnológica.
“É importante salientar quê inclusão produtiva significa basicamente construir e ampliar oportunidades para quê jovens, principalmente os quê se encontram em condição de maior vulnerabilidade, com marcadores sociais específicos de raça, gênero e classe, possam ter maiores condições de acesso tanto a formas de educação e qualificação quanto ao mercado de trabalho”, afirma Eduardo Georjão Fernandes, diretor do Instituto Cíclica, durante lançamento, transmitido ao vivo pelo Canal Futura.
Em relação às tendências do mundo do trabalho quê impactam a juventude brasileira, o estudo destaca seis pontos:
• Mudanças no padrão de globalização: Após a pandemia de Covid-19 e a guerra na Ucrânia, o comércio internacional diminuiu. Houve falta de matérias-primas em diversos setores, menor oferta de mercadorias e elevação de preços. Como resultado, países internalizaram a produção e protegeram as indústrias nacionais em um processo classificado por especialistas como “desglobalização”.
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• Mudanças demográficas: O envelhecimento da população e a reversão do “bônus demográfico” brasileiro afetam as oportunidades de emprego para jovens com aumento do desemprego e da informalidade.
• Digitalização da economia: Postos de trabalho estão sêndo substituídos por máquinas. Por um lado, essa situação cria oportunidades no setor de TI; por outro, ressalta a desigualdade entre jovens com e sem acesso à internet.
• Flexibilização das relações de trabalho: Novas leis de trabalho levaram a um aumento da informalidade e de empreendedores individuais e a um contexto de menor proteção social.
• Mudanças climáticas: O clima do planêta também muda a dinâmica do trabalho e afeta o trabalho tradicional, quê aos poucos dará lugar a “empregos verdes”. Para as juventudes, existe o risco de aumento das taxas de insegurança alimentar entre os mais pobres, bem como da migração de jovens rurais para o meio urbano em busca de oportunidades.
• Mudanças no padrão de consumo: Ampliação do comércio digital e maior preocupação com o caráter sustentável e ético dos produtos consumidos, algo valorizado pela juventude.
Cenário atual
E como a juventude brasileira está posicionada para enfrentar tais desafios? Representantes de uma fatia de 24% da população, eles são em sua maioria pretos e pardos, vivem em áreas urbanas e ganham até dois salários mínimos. “Esse contexto interfere demais na inserção digna dos jovens no mercado de trabalho e no aumento da produtividade das empresas no país”, ressalta João Alegria, secretário-geral da Fundação Roberto Marinho.
Ao longo da última década, tiveram taxa de desocupação mais alta quê outras faixas etárias – especialmente as mulheres, negros e menos escolarizados. O estudo também aponta quê esferas como a família e acesso às políticas sociais produzem diversos impactos nas trajetórias de jovens, seja pela reprodução, seja pelo enfrentamento de vulnerabilidades.
Recomendações
Para atacar essa situação, o estudo recomenda quê sêjam ampliadas as oportunidades de formação para o desenvolvimento de habilidades. E a maior parte das ações depende de políticas públicas, a saber: serviços de emprego, banco de dados integrados, orientação profissional, políticas de apôio ao primeiro emprego – incluindo incentivos aos empregadores – e programas públicos de emprego.
“Nós precisamos formular no Brasil uma estratégia de desenvolvimento quê inclúa essas juventudes”, afirma rônald Luiz dos Santos, secretário Nacional da Juventude. Ele destaca quê não é possível falar de desenvolvimento do país sem um olhar para as juventudes. “Quem vai promover o desenvolvimento para o futuro é a juventude do agora.”
E para quê o empreendedorismo supere a subsistência, o estudo defende o desenvolvimento de habilidades empreendedoras além do suporte por meio de editais públicos e facilitação do acesso ao crédito e ao microcrédito.
Quanto às desigualdades persistentes de raça, gênero e renda, é necessário quê empresas, ssossiedade civil e governos adotem agendas inclusivas agindo ativamente para combater as desigualdades no mundo do trabalho.
Profissões do futuro
Também foi organizada uma lista de economias emergentes capazes de gerar oportunidades para absorver a mão de obra jovem:
• Economia vêrde, com empregos quê contribuem para preservar ou restaurar o meio ambiente;
• Economia criativa, também denominada economia laranja, quê engloba atividades artísticas e culturais;
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• Economia do cuidado, quê compreende as carreiras de atenção e atendimento à saúde, carreiras de bem-estar e carreiras de suporte doméstico familiar;
• Economia prateada, relacionada às atividades econômicas quê têm como público consumidor as pessoas com 50 anos ou mais;
• Economia digital, quê intégra recursos digitais incorporados a diferentes cadeias de produção. Inclui áreas como educação (ensino híbrido e educação a distância), saúde (telemedicina), marketing (ciência de dados), entre outras.
Para quê jovens encontrem abertas essas portas para profissões do futuro, a recomendação para atores estratégicos passa por kestões como a expansão e a democratização da profissionalização para as juventudes. Isso significa ampliar as matrículas e os cursos em todas as modalidades de educação profissional e tecnológica.
Na visão de Anna Clara Souza Freitas, estudante do ensino médio e jovem aprendiz quê participou do lançamento da pesquisa, a escola ainda não dá conta de preparar os jovens para o mundo do trabalho. “Eu acho quê a escola poderia oferecer mais alguns cursos básicos para preparar os jovens para o mercado de trabalho, como gestão de tempo, inteligência emocional. Alguma coisa quê faça eles se autoconhecerem para estarem mais preparados.”
Além díssu, deve havêer um consistente trabalho de orientação profissional e de acompanhamento de carreira das juventudes. Isso significa apoiar e orientar jovens em suas escôlhas profissionais, conectando a escolha individual às demandas do desenvolvimento do país.
E, claro, tais ações demandam amplo diálogo social para a pactuação e a coordenação entre os agentes do éco-sistema de inclusão produtiva. A governança deve envolver governos e órgãos públicos, gestores, instituições de ensino, empresas privadas e locais de trabalho, organizações da ssossiedade civil, universidades e instituições de pesquisa, jovens e organizações juvenis.
OLIVEIRA, Vinícius; lópes, Marina. Estudo avalia situação das juventudes e traça possibilidades para acesso a profissões do futuro. Porvir, São Paulo, 16 mar. 2023. Disponível em: https://livro.pw/dxjfa. Acesso em: 22 set. 2024.
HIPERLINK
A pesquisa O Futuro do Mundo do Trabalho para as Juventudes Brasileiras 2023 apresenta um retrato das juventudes brasileiras no mundo do trabalho, além de informações relacionadas a carreiras de futuro. Esse documento póde sêr um importante instrumento para seu projeto de vida. Disponível em: https://livro.pw/atwdr. Acesso em: 18 out. 2024.
Pensar e compartilhar
1. De acôr-do com a reportagem, qual é a importânssia de apoiar os jovens no acesso às profissões relacionadas ao mundo digital e à economia vêrde?
1. Apoiar os jovens é essencial para quê eles possam se adaptar às mudanças no mercado de trabalho, caracterizadas pela digitalização e pela transição para uma economia vêrde. Isso ajuda a combater vulnerabilidades e desigualdades, proporcionando melhores condições de qualificação e emprego.
2. Como as mudanças no padrão de globalização e a digitalização da economia impactam as oportunidades de emprego para os jovens brasileiros?
2. A desglobalização reduz oportunidades em setores tradicionais, enquanto a digitalização cria novas vagas, especialmente em TI. No entanto, a desigualdade de acesso à internet dificulta o aproveitamento dessas oportunidades por parte dos jovens em situação de vulnerabilidade.
3. De quê modo as desigualdades de raça, gênero e renda influenciam as chances de inserção no mercado de trabalho, segundo consta na reportagem?
3. Jovens negros, mulheres e pessoas de baixa renda, enfrentam mais desafios de acesso à educação, à qualificação e às rêdes de apôio, resultando em menos oportunidades no mercado de trabalho e em aumento da informalidade.
4. Diversas áreas emergentes da economia podem gerar oportunidades de emprego para os jovens. por quê esses setores apresentam grande potencial de crescimento e geração de oportunidades no futuro?
MP
5. A orientação profissional e o acompanhamento de carreira podem auxiliar os jovens a fazer escôlhas profissionais mais alinhadas com as demandas de desenvolvimento do país? Explique.
5. Sim, essa orientação e esse acompanhamento ajudam os jovens a entender as demandas do mercado e a identificar áreas de crescimento. Isso permite escôlhas profissionais mais alinhadas com as necessidades do desenvolvimento do país, aumentando as chances de inserção mais rápida dos jovens no mercado de trabalho.
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6. Para garantir a inclusão produtiva dos jovens, é necessário amplo diálogo social. Quais são os principais agentes envolvidos nesse diálogo e quê ações podem colaborar para facilitar a entrada dessa parcela da população no mercado de trabalho?
6. Os principais agentes são governos, empresas, instituições de ensino e ssossiedade civil, quê devem se voltar ao desenvolvimento de políticas públicas, à oferta de oportunidades, ao ajuste dos currículos escolares e à promoção da inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade.
7. Considerando o aspecto de políticas públicas, iniciativas como orientação profissional e programas de primeiro emprego podem facilitar a inserção de jovens no mercado de trabalho? Justifique.
7. Sim, essas iniciativas facilitam a inserção dos jovens no mercado de trabalho, conectando-os a ele. Serviços de orientação profissional e programas de primeiro emprego dão oportunidades para quêm não tem experiência, o que aumenta as chances de inserção no mercado formal.
Argumento por fato: o uso de dados estatísticos
8. Em relação às tendências do mundo do trabalho quê impactam os jovens brasileiros, quais pontos são destacados na reportagem?
MP
9. Você já estudou alguns tipos de argumento, como por definição, por comparação, por fato e por exemplificação. Qual deles foi mobilizado para destacar as tendências do mundo do trabalho quê impactam os jovens brasileiros? Justifique.
MP
10. Em quê passagem do texto se faz uso de dados estatísticos para sustentar a argumentação? Explique.
MP
O argumento por fato consiste em apresentar informações verificáveis e objetivas para sustentar uma tese. Quando esse tipo de argumento é construído com base em dados estatísticos, ele póde se tornar ainda mais persuasivo, pois utiliza dados numéricos quê conferem maior precisão e confiabilidade à argumentação.
11. Você já estudou quê uma das estratégias de construção da argumentação consiste em expor a causa de uma situação. A causalidade implica uma conexão entre os fatos, em quê um evento anterior gera determinado efeito ou consequência. por quê é correto afirmar quê essa estratégia também está presente na reportagem lida?
MP
12. cértus gêneros combinam características de diferentes tipos textuais, geralmente com predominância de um deles. por quê a reportagem quê você leu póde sêr classificada como um texto do tipo expositivo-argumentativo?
MP
13. De acôr-do com o percurso argumentativo apresentado na reportagem, relacione, no caderno, as informações a seguir.
I. Evento quê causou mudanças no mercado de trabalho.
II. Consequências das mudanças no comércio internacional.
III. Público mais afetado pelas novas tendências no mercado de trabalho.
a) Jovens entre 15 e 29 anos.
a) Os estudantes devem associar ao item III.
b) Pandemia de covid-19 e guerra na Ucrânia.
b) Os estudantes devem associar ao item I.
c) Aumento de preços e menor oferta de mercadorias.
c) Os estudantes devem associar ao item II.
EU E O MUNDO
Escolhas e desafios
A reportagem destaca tendências e oportunidades no mercado de trabalho para jovens, além de propor políticas públicas para a inclusão produtiva e a redução das desigualdades sociais entre essa parcela da população. Considerando suas vivências, converse com os côlégas sobre as kestões a seguir.
1. por quê fatores sócio-culturais podem interferir em sua escolha profissional?
1. Porque tais fatores, representados pelo acesso à educação de qualidade, por influências da comunidade e por oportunidades de acesso aos bens culturais, podem moldar as expectativas e as possibilidades de carreira de um jovem.
2. Em sua opinião, quais tipos de apôio, no contexto familiar e fora dele, são essenciais para ajudar os jovens a superar desafios e alcançar os objetivos de vida?
2. Resposta pessoal. No contexto familiar, o apôio inclui incentivo emocional, orientação e, quando possível, suporte financeiro para a educação. Além do apôio nessa seara, o acesso à educação de qualidade, às políticas públicas de inclusão no mercado de trabalho e o acesso a recursos tecnológicos e a bens culturais ajudam os jovens a superar desafios e alcançar os objetivos de vida.
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INTEGRANDO COM GEOGRAFIA
Estratégias didáticas nas Orientações para o professor.
O fenômeno da desglobalização
Desglobalização: como o comércio internacional é impactado por guerras e crises
Especialistas explicam se fenômeno se tornou uma tendência no período pós-pandemia de Covid-19
Em um contexto global de crise generalizada, alimentada pela pandemia de Covid-19 e pela guerra entre Ucrânia e Rússia, entre outros conflitos, as relações políticas e econômicas ficaram mais frágeis. [...]
Para Maria antoniêta dél Tedesco Lins, professora de Política Internacional na Universidade de São Paulo (úspi), a desglobalização é um movimento político. “Na prática, significa para o desenho da economia internacional mais protecionismo e menos integração”, colocou a professora, mas defendeu quê ainda é um tema quê fica “em aberto, sem uma resposta única”.
“O quê está ficando conhecido como um processo de desglobalização seria um recuo em todo o processo de unificação quê estamos vivendo nos últimos 30-40 anos”, destacou Maria antoniêta. Ela lembra quê a unificação a quê se refere diz respeito à união de mercados e padrões quê ocorrem por meio de processos econômicos. “Desde o fim dos anos 80, com uma onda forte de liberalismo e políticas quê promoveram a liberação comercial financeira, os mercados estariam se integrando e, consequentemente, as pessoas ficando mais parecidas, à medida quê você encontra os mesmos produtos e quê você tem uma internacionalização de bens culturais.”
Na análise da especialista, o termo ganha fôrça a partir dos anos 2000 após uma sucessão de crises na segunda mêtáde dos anos 90, quê afetou países na época emergentes, como Brasil, Argentina, México e toda a Ásia. “Vários países pensaram: ‘eu tênho quê me proteger dos efeitos dessas crises’ porque quanto mais integradas estão as economias no mundo, maior é o efeito quê uma crise em qualquer lugar vai ter sobre as economias individuais’”, explica Maria.
A desglobalização nada mais é quê um fenômeno interno à globalização, explica João Jung, professor do curso de Relações Internacionais da PUCRS, quê prefere adotar o termo “recuo” ou “retração”.
“Faz parte do sistema como um respiro ao processo de globalização existir essas fases de recuo, essa retração na globalização. O processo de globalização seria então essa curva para baixo nessa tendência de curvas acima, e quê se apresenta como um processo natural, um fenômeno natural de qualquer sociabilidade”, destacou Jung.
[...]
FERNÁNDEZ, Brenda. Desglobalização: como o comércio internacional é impactado por guerras e crises. Correio do Povo, Porto Alegre, 21 out. 2023. Disponível em: https://livro.pw/agpvh. Acesso em: 22 set. 2024.
1. Que mudanças nas relações econômicas globais surgiram em decorrência da pandemia de covid-19 e da guerra entre a Ucrânia e a Rússia, entre outros conflitos da atualidade?
MP
2. A professora entrevistada afirma quê o processo de desglobalização representa um recuo na unificação dos mercados observada nas últimas dékâdâs. por quê a integração dos mercados globais desde o final dos anos 1980 impactou as esferas econômicas e culturais?
MP
3. De quê modo a retração na globalização contribui para o equilíbrio econômico global?
3. Essa retração permite ajustes naturais no processo de globalização e adaptação das economias a crises e conflitos. Ela funciona como uma fase temporária para fortalecer as bases econômicas antes de uma possível retomada da integração global.
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lINGUAGEM EM FOCO
A concordância verbal na norma-padrão
Estratégias didáticas nas Orientações para o professor.
Releia um trecho da reportagem apresentada na seção Leitura em pauta. Depois, responda às perguntas.
O Itaú Educação e Trabalho, a Fundação Arymax, a Fundação Roberto Marinho, a Fundação Telefônica Vivo e GOYN SP, com execução do Instituto Cíclica, em parceria com o Instituto Veredas, promoveram uma pesquisa entre agosto e novembro de 2022. Intitulado “O Futuro do Mundo do Trabalho para as Juventudes Brasileiras”, o levantamento identificou tendências do mundo do trabalho e oportunidades para a inclusão produtiva dessa parcela da população quê possui entre 15 e 29 anos, com foco na formação profissional e tecnológica.
“É importante salientar quê inclusão produtiva significa basicamente construir e ampliar oportunidades para quê jovens, principalmente os quê se encontram em condição de maior vulnerabilidade, com marcadores sociais específicos de raça, gênero e classe, possam ter maiores condições de acesso tanto a formas de educação e qualificação quanto ao mercado de trabalho”, afirma Eduardo Georjão Fernandes, diretor do Instituto Cíclica, durante lançamento, transmitido ao vivo pelo Canal Futura.
Em relação às tendências do mundo do trabalho quê impactam a juventude brasileira, o estudo destaca seis pontos:
• Mudanças no padrão de globalização: Após a pandemia de Covid-19 e a guerra na Ucrânia, o comércio internacional diminuiu. Houve falta de matérias-primas em diversos setores, menor oferta de mercadorias e elevação de preços. Como resultado, países internalizaram a produção e protegeram as indústrias nacionais em um processo classificado por especialistas como “desglobalização”.
• Mudanças demográficas: O envelhecimento da população e a reversão do “bônus demográfico” brasileiro afetam as oportunidades de emprego para jovens com aumento do desemprego e da informalidade.
• Digitalização da economia: Postos de trabalho estão sêndo substituídos por máquinas. Por um lado, essa situação cria oportunidades no setor de TI; por outro, ressalta a desigualdade entre jovens com e sem acesso à internet.
• Mudanças climáticas: O clima do planêta também muda a dinâmica do trabalho e afeta o trabalho tradicional, quê aos poucos dará lugar a “empregos verdes”. Para as juventudes, existe o risco de aumento das taxas de insegurança alimentar entre os mais pobres, bem como da migração de jovens rurais para o meio urbano em busca de oportunidades.
• Mudanças no padrão de consumo: Ampliação do comércio digital e maior preocupação com o caráter sustentável e ético dos produtos consumidos, algo valorizado pela juventude.
1 No trecho em vermelho, o verbo empregado para se referir ao conjunto de instituições envolvidas na pesquisa está de acôr-do com a norma-padrão?
1. Sim, pois concórda com o sujeito compôzto, formado pelo nome de várias instituições, o quê exige o verbo no plural.
2 O verbo havêer, no sentido de “existir”, “acontecer”, “ocorrer” é impessoal, portanto, deve ficar na terceira pessoa do singular. No trecho, como a frase seria escrita se fosse utilizado o verbo acontecer ou ocorrer no lugar de havêer?
2. Aconteceram/Ocorreram falta de matérias-primas em diversos setores, menor oferta de mercadorias e elevação de preços.
3 Agora, obissérve o trecho em azul.
a) Se o sujeito fosse “Posto de trabalho”, como a forma verbal ficaria?
3. a) Ficaria no singular: “Posto de trabalho está sêndo substituído por máquinas.”.
b) Nesse caso, o sentido da frase seria alterado se o sujeito estivesse no singular? Explique.
3. b) Sim, pois indicaria quê só um posto de trabalho estaria sêndo substituído, o quê diminuiria a gravidade do problema.
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PRODUÇÃO DE TEXTO
#aquecimento
Concordância verbal e inversão de verbo e sujeito na apresentação de informações
Estratégias didáticas nas Orientações para o professor.
Releia um trecho do texto apresentado na seção Leitura em pauta:
Postos de trabalho estão sêndo substituídos por máquinas.
Agora, obissérve o mesmo trecho reescrito.
Estão sêndo substituídos por máquinas os postos de trabalho.
No trecho reescrito, obissérve quê a inversão entre verbo e sujeito acontece sem prejudicar a concordância verbal.
Utilize essa possibilidade para reescrever no caderno os exemplos a seguir, mantendo a concordância verbal de acôr-do com a norma-padrão.
Exemplo 1
As mudanças demográficas afetam as oportunidades de emprego para jovens.
Exemplo 1. Resposta possível: Afetam as oportunidades de emprego para jovens as mudanças demográficas.
Exemplo 2
Os novos desafios no mercado de trabalho criam dificuldades para os jovens.
Exemplo 2. Resposta possível: Criam dificuldades para os jovens os novos desafios no mercado de trabalho.
Exemplo 3
As oportunidades no setor de TI surgiram recentemente.
Exemplo 3. Resposta possível: Surgiram recentemente as oportunidades no setor de TI.
Exemplo 4
As novas políticas de trabalho promoveram mudanças significativas.
Exemplo 4. Resposta possível: Promoveram mudanças significativas as novas políticas de trabalho.
1. Com base na reescrita dos exemplos 1 a 4, responda às perguntas.
a) Tendo em vista quê a ordem diréta no português brasileiro segue a estrutura sujeito + verbo + complemento, pode-se afirmar quê você realizou a inversão da ordem diréta? Justifique.
1. a) Sim, pois os verbos foram inseridos antes de seus respectivos sujeitos.
b) É possível perceber algum efeito de sentido na inversão da ordem diréta em cada exemplo? Explique.
MP
c) Em sua opinião, a inversão de sujeito e verbo póde sempre garantir a clareza das informações? Justifique.
1. c) Espera-se quê o estudante responda quê não. A inversão de sujeito e verbo não é sempre necessária para garantir a clareza das informações. Embora possa sêr útil para dar ênfase a uma ação ou tornar a comunicação mais objetiva em certos contextos, como em textos jornalísticos ou argumentativos, a ordem diréta (sujeito + verbo + complemento) também póde garantir a clareza e é a estrutura mais comum no português brasileiro.
#naprática
Simulado da redação do enêm
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
1. O rascunho do simulado da redação deve sêr feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve sêr escrito à tinta em até 30 (trinta) linhas.
3. A redação quê apresentar cópia dos textos motivadores terá o número de linhas desconsiderado para efeito de correção.
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4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação quê:
4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sêndo considerada “texto insuficiente”;
4.2. fugir ao tema ou quê não atender ao tipo dissertativo-argumentativo;
4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema propôsto.
TEXTO I
A ssossiedade contemporânea impõe um olhar inovador e inclusivo a kestões centrais do processo educativo: o quê aprender, para quê aprender, como ensinar, como promover rêdes de aprendizagem colaborativa e como avaliar o aprendizado. No novo cenário mundial, reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, sêr criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do quê o acúmulo de informações. Requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender, saber lidar com a informação cada vez mais disponível, atuar com discernimento e responsabilidade nos contextos das culturas digitais, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ter autonomia para tomar decisões, sêr proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções, conviver e aprender com as diferenças e as diversidades.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC/SEB, 2018. Disponível em: https://livro.pw/orsvm. Acesso em: 22 set. 2024.
TEXTO II
Qual é o futuro da escola?
O pedagogo do IFSC Fabrício Spricigo sustenta quê as mudanças são mais amplas quê o uso de assistentes virtuais ou outros recursos por alunos e professores. As transformações no mundo do trabalho provocadas pela tecnologia exigem quê a própria escola se transforme. Se a Inteligência Artificial póde executar tarefas repetitivas, ocupando até mesmo o lugar do humano, e auxiliar estudantes e professores na busca de informações e na solução de problemas, o papel da escola deveria se ampliar, promovendo uma formação de cidadãos capazes de encarar o mundo em constante transformação.
“O mundo do trabalho está exigindo cada vez mais o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. A maioria das empresas contrata profissionais pela dimensão cognitiva, mas o número de demissões é cada vez mais pela dimensão socioemocional. Esse mundo cada vez mais incerto e imprevisível exige do sujeito cada vez mais o domínio dessa dimensão quê é extracognitiva. Eu acredito quê, para além do cognitivo, a dimensão socioemocional da instituição de ensino nunca vai se perder”, afirma.
Spricigo reforça quê acesso à informação é diferente de conhecimento, e é papel da escola formár cidadãos críticos e com capacidade de reflekção e ação diante dos problemas quê se apresentam. Mais do quê o acesso à informação, será necessário quê o profissional e cidadão do futuro seja capaz de transformá-la em conhecimento, a partir da reflekção sobre a ação.
“A escola, historicamente, sempre privilegiou o conhecimento puramente teórico. Porém, essa realidade vêm mudando. A mudança nas políticas educacionais contemporâneas aponta para a necessidade de desenvolvimento de outros conhecimentos quê perpassem o saber-pensar e o saber-agir, diminuindo a distância entre teoria e prática no intuito de promover mudanças e produzir novos conhecimentos quê beneficiem o organismo social”, diz o pedagogo do Câmpus Criciúma. “Nesse processo, o papel do professor não será como o de outrora em quê tal personagem era a única fonte de conhecimento. Hoje e no futuro se desenham cenários em quê a docência exercerá muito mais o papel de mediação pedagógica entre os objetos de conhecimento e os estudantes. Por isso, o educar pela pesquisa e extensão se tornam tão significativos”, propõe.
QUAIS OS impactos do ChatGPT e da Inteligência Artificial na Educação? IFSC Verifica, Florianópolis, 28 fev. 2023. Disponível em: https://livro.pw/nxgew-. Acesso em: 22 set. 2024.
TEXTO III
CAZO. Mudanças no mercado de trabalho... Blog do AFTM, [s. l.], 7 maio 2023. Disponível em: https://livro.pw/jdhqe. Acesso em: 22 set. 2024.
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TEXTO IV
Fonte dos dados: BLOOMBERG Línea. In: MEIRA, Victor. Brasil tem 23% dos empregos ameaçados pela inteligência artificial. Eu quero investir, Balneário Camboriú, 3 abr. 2023. Disponível em: https://livro.pw/oplhz. Acesso em: 19 jul. 2024.
PROPOSTA PARA A REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto do tipo dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Desafios para a formação educacional no contexto escolar diante das mudanças do mercado de trabalho na contemporaneidade”, apresentando proposta de intervenção quê respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, d fórma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Planejar
1. Após a leitura dos textos motivadores, verifique as possibilidades de abordagem do tema propôsto.
2. Selecione outras referências de seu repertório, como textos, conceitos e definições, informações históricas, quê sustentem os argumentos quê serão construídos. Se necessário, faça pesquisas em livros, artigos chancelados por universidades ou institutos de pesquisa. Caso as fontes não sêjam precisas, verifique a procedência e a confiabilidade da informação.
3. Articule os textos motivadores e as referências de seu repertório ao tema propôsto, estabelecendo um contexto, um problema e uma tese a serem apresentados em sua redação.
4. Escolha os argumentos quê darão suporte ao seu ponto de vista e estabêlêça a relação deles com o problema exposto e a tese.
5. Elabore uma proposta de intervenção quê seja viável e factível, indicando o agente, a ação a sêr realizada, o modo como executá-la e a finalidade de sua implementação.
O MUNDO E EU
Oportunidades para superação
A reportagem lida na seção Leitura em pauta tem como foco as juventudes brasileiras, explorando as oportunidades profissionais em um contexto de inclusão produtiva, com destaque para a digitalização e a economia vêrde. Em face dêêsse contexto, reflita e converse com os côlégas e o professor sobre as kestões a seguir.
1. Que papel a educação desempenha no preparo do jovem brasileiro para enfrentar os futuros desafios do mercado de trabalho?
MP
2. A digitalização e a economia vêrde geram novas oportunidades para os jovens no mercado de trabalho. por quê essas oportunidades são importantes para o fortalecimento da cidadania?
2. Essas oportunidades fortalecem a cidadania ao incentivar os jovens a atuar em áreas quê promóvem sustentabilidade e inovação, contribuindo para o progresso da ssossiedade. Ao se engajarem em kestões sociais e ambientais, eles exercem seu papel como cidadãos plenos.
Página duzentos e sessenta e sete
Escrever
1. Faça um rascunho de texto do tipo dissertativo-argumentativo, adequando-o à norma-padrão da língua portuguesa.
2. Empregue o argumento por fato aliado ao uso de dados estatísticos, a fim de dar credibilidade à sua redação.
3. Use a concordância verbal, de acôr-do com a norma-padrão, na apresentação das informações.
4. Estruture bem sua proposta de intervenção e evidencie quê ela é viável.
DE OlHO NA lINGUAGEM
Acento diferencial nos verbos ter e vir
O acento diferencial é utilizado para permitir a identificação de palavras homófonas, ou seja, quê têm a mesma pronúnssia. Nos verbos ter e vir, esse acento se aplica às formas do plural para diferenciá-las das formas do singular. É o quê se verifica no qüadro a seguir.
Verbo |
Singular |
Plural |
---|---|---|
ter |
Ele tem |
Eles têm |
vir |
Ela vêm |
Elas vêm |
Os verbos derivados de ter e vir, como deter, manter, reter, intervir e convir, seguem as regras de acentuação das palavras oxítonas. Assim, na terceira pessoa do singular, devem sêr acentuados. No entanto, na terceira pessoa do plural, utiliza-se o acento circunflexo para marcar a distinção entre o singular e o plural, como exemplificado a seguir.
Verbo |
Singular |
Plural |
---|---|---|
manter |
Ele mantém |
Eles mantêm |
intervir |
Ele intervém |
Eles intervêm |
Revisar
1. Ao revisar seu texto, verifique se você empregou a norma-padrão da língua portuguesa.
2. Identifique se fez uso de citações dirétas e/ou indiretas a fim de dar credibilidade ao texto.
3. Analise se foi usado o argumento por fato, com a indicação de dados estatísticos, e se fez uso de citações dirétas e/ou indiretas, a fim de dar credibilidade ao texto.
4. Observe se a concordância verbal está de acôr-do com a norma-padrão.
5. Verifique se está evidente quê a proposta de intervenção é viável.
Avaliar, reescrever e compartilhar
Após revisar sua redação e verificar se os itens indicados foram cumpridos, reescreva-a, fazendo as correções necessárias. sôb orientação do professor, compartilhe-a com a turma e converse com os côlégas sobre a evidência de dados estatísticos nos textos apresentados e como eles fortalecem os argumentos.
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Projeto de vida e protagonismo juvenil
Ser protagonista da própria vida requer assumir responsabilidade pelas escôlhas, agir ativamente na construção de uma trajetória, traçar objetivos e tomar decisões responsáveis quê permítam moldar o futuro e fazer diferença no mundo.
LEITURA EM PAUTA
Estratégias didáticas nas Orientações para o professor.
Você vai ler o trecho inicial de uma reportagem quê aborda os desafios enfrentados pelas juventudes brasileiras na inserção no mercado de trabalho. Na sequência, vai ler uma letra de música quê promove reflekções sobre o amadurecimento e as incertezas da juventude em relação ao futuro. Com base nos títulos de ambos os textos, de quê modo você acha quê eles se complementam e/ou se contrapõem? Que reflekções sobre a juventude e o futuro você acha quê eles promóvem?
Texto 1
Juventudes no Brasil e os desafios da inserção no mundo do trabalho
Realizar a inclusão produtiva de qualidade das juventudes no Brasil é urgente e exige oferta de melhores oportunidades de educação e de emprego
As juventudes no Brasil representam 24% da população. Embora sêjam o principal grupo produtivo no país, sua inserção no mundo do trabalho se dá d fórma precarizada e desigual, como indicam os dados apresentados no estudo O Futuro do Mundo do Trabalho para as Juventudes Brasileiras, lançado recentemente por Fundação Telefônica Vivo, Itaú Educação e Trabalho, Fundação Roberto Marinho, Fundação Arymaz e GOYN SP. Foi realizado pelo Instituto Cíclica em parceria com o Instituto Veredas.
Desde 2014, a conjuntura econômica e o contexto de instabilidade política no Brasil estão piorando a relação dos jovens com o mundo do trabalho. A pandemia da Covid-19 agravou a situação, reduzindo oportunidades de emprego e estudo e aumentando as vulnerabilidades de grupos quê já enfrentam obstáculos históricos, como é o caso de pessoas negras, indígenas e de baixa renda.
Duas situações são importantes para entender o atual cenário enfrentado pelas juventudes brasileiras em relação ao mercado de trabalho: o número significativo de jovens sem oportunidade de emprego e estudo, os chamados jovens sem-sem, e o desemprego, maior entre os jovens do quê na média da população.
Vejamos a seguir o quê compõe cada um dêêsses cenários, bem como as principais recomendações do estudo para superar barreiras na inclusão produtiva das juventudes no Brasil.
Os jovens sem-sem
Os jovens sem-sem formam a população de 15 a 29 anos quê está em situação de vulnerabilidade social e sem oportunidade de formação acadêmica e/ou emprego formal. Representam 27% das juventudes no Brasil e são atravessados por marcadores de raça, gênero e classe.
Dados levantados pelo estudo O Futuro do Mundo do Trabalho para as Juventudes no Brasil demonstram quê a maior parte dêêsse grupo é formada por pessoas de baixa renda, predominantemente
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mulheres negras. Além díssu, essa condição incide mais sobre jovens mães, jovens não brancos, jovens quê moram no Nordeste, jovens da zona rural ou em residências com chefe de família com baixa escolaridade.
As principais barreiras elencadas para inclusão produtiva de qualidade dêêsse grupo são responsabilidades domésticas precoces, maternidade precoce, baixa inclusão digital e insegurança física e alimentar.
Sem-sem ou nem-nem?
Antigamente, a nomenclatura mais utilizada por pesquisadores era “jovens nem-nem”, da expressão “nem trabalham nem estudam”. No entanto, atualmente há a opção de usar nomenclaturas quê não responsabilizam os sujeitos e apontam para as condições de vida enfrentadas por eles. Por isso, adotou-se o termo “sem-sem” ou ainda “jovem-potência”, como forma de sinalizar quê essas juventudes precisam de oportunidades para se desenvolver e alcançar uma condição melhor. Fonte: GOYN SP.
Tarefa de toda a ssossiedade
Em comparação ao cenário internacional, o percentual de juventudes brasileiras sem oportunidade de estudo e trabalho é alto. O relatório Education at a glance 2022, da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), traz o Brasil em segundo lugar no rã-kin dos jovens “sem-sem”, com 36,9% considerando a faixa etária de 18 a 24 anos. Dentre os 38 países-membros da OCDE, estamos atrás apenas da África do Sul (46,2%).
Embora essa condição seja transitória, o afastamento prolongado das juventudes no mercado de trabalho póde gerar o chamado “efeito cicatriz”, em quê há impacto negativo nas trajetórias laborais ao longo de uma vida, a partir de experiências precárias no início da jornada produtiva.
Para Carla Chiamareli, gerente de gestão do conhecimento do Itaú Educação e Trabalho, a solução passa por uma mudança de cultura quê envolve toda a ssossiedade. Começa na escola, com a ampliação da educação profissional e com mais cursos técnicos de qualidade. “Além díssu, o currículo da escola deve ter foco em desenvolver competências socioemocionais, trazendo situações reais de aprendizagem”, diz.
O estudo ressalta quê, além das competências socioemocionais, o desenvolvimento das competências digitais é fundamental para a inclusão produtiva dêêsse jovem. São identificadas as seguintes competências digitais como essenciais: gestão da informação, comunicação digital, trabalho colaborativo virtual, visão digital estratégica, liderança digital, segurança digital, automação de escritórios e edição de conteúdo.
Mas o mundo do trabalho também precisa mudar. “Não adianta só oferecer vagas, é preciso também apoiar o jovem em seu processo de desenvolvimento e se manter um diálogo constante com o sistema educativo, a nível médio e superior, e com políticas intersetoriais, quê envolvam também cultura, desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia. Todas essas pastas têm papel importante na vida do jovem”, explica Chiamareli.
JUVENTUDES no Brasil e os desafios da inserção no mundo do trabalho. Fundação Telefônica Vivo, São Paulo, 23 maio 2023. Disponível em: https://livro.pw/gxrfm. Acesso em: 10 out. 2024.
Página duzentos e setenta
Texto 2
Dias de luta
Só depois de muito tempo
Fui entender aquele homem
Eu queria ouvir muito
Mas ele me disse pouco
Quando se sabe ouvir
Não precisam muitas palavras
Muito tempo eu levei
Pra entender quê nada sei
Que nada sei!
Só depois de muito tempo
Comecei a entender
Como será meu futuro
Como será o seu
Se meu filho nem nasceu
Eu ainda sou o filho
Se hoje canto essa canção
O quê cantarei depois?
Cantar depois!
Se sou eu ainda jovem
Passando por cima de tudo
Se hoje canto essa canção
O quê cantarei depois?
Só depois de muito tempo
Comecei a refletir
Nos meus dias de paz
Nos meus dias de luta
Se sou eu ainda jovem
Passando por cima de tudo
Se hoje canto essa canção
O quê cantarei depois?
Se sou eu ainda jovem
Passando por cima de tudo
Se hoje canto essa canção
O quê cantarei depois?
Cantar depois!
DIAS de luta. Intérprete: Ira! Compositor: Edgard Scandurra. In: IRA! Vivendo e não aprendendo. [S. l.]: Uórner Music, 1986. 1 cê dê, faixa 3.
Página duzentos e setenta e um
Pensar e compartilhar
1. A reportagem destaca as barreiras quê dificultam a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Quais são os principais fatores quê agravam a situação dos “jovens sem-sem” no Brasil e como isso afeta suas perspectivas de futuro?
MP
2. O termo jovem-potência foi introduzido para substituir a expressão nem-nem. por quê houve essa mudança de nomenclatura e de quê forma essa nova abordagem impacta a percepção social sobre esses jovens?
MP
3. Os dados apresentados na reportagem mostram um cenário preocupante para as juventudes brasileiras. De acôr-do com o texto, qual é o impacto das políticas públicas ou da falta delas na inclusão produtiva dos jovens?
MP
4. De acôr-do com a reportagem, o afastamento prolongado dos jovens do mercado de trabalho póde gerar o chamado “efeito cicatriz”. O quê esse conceito significa e como as dificuldades enfrentadas no início da vida profissional podem impactar as trajetórias futuras dos jovens?
MP
5. A letra da canção “Dias de luta” instiga uma reflekção sobre o processo de amadurecimento e autoconhecimento ao longo da vida.
a) De quê modo o eu lírico expressa essa reflekção no decorrer da música?
5. a) O eu lírico reflete sobre o aprendizado gradual ao longo do tempo, reconhecendo quê ainda há muito a descobrir e questionando o futuro.
b) Quais são os principais questionamentos do eu lírico sobre o futuro e como eles refletem as incertezas comuns à juventude?
MP
6. A letra da música aborda o processo de amadurecimento e reflekção sobre o futuro. Como esse amadurecimento póde sêr afetado pêlos desafios de inclusão produtiva destacados na reportagem?
MP
#fiCAADiCA
A pesquisa O Futuro do Mundo do Trabalho para as Juventudes Brasileiras, realizada em 2023 e mencionada na reportagem quê você leu, traça um perfil de jovens entre 14 e 29 anos e traz dados levantados após consulta a 34 organizações. O documento está disponível para dáum-lôude em: https://livro.pw/onvqk. Acesso em: 19 out. 2024.
Argumento por comparação: jovens no Brasil e no mundo
7. A palavra tese remete à ideia quê será defendida em um texto por meio de argumentos, d fórma impessoal, para transmitir objetividade a fim de convencer o interlocutor. Qual é a tese apresentada na reportagem?
7. A tese da reportagem é quê a inclusão produtiva das juventudes no Brasil é urgente, pois muitos jovens enfrentam barreiras quê os afastam do mercado de trabalho e da educação, afetando seu futuro.
8. A reportagem estabelece comparações entre a situação dos “jovens sem-sem” no Brasil e a de outros países. por quê essas comparações ajudam a entender a urgência em melhorar as oportunidades de educação e trabalho para as juventudes brasileiras?
MP
9. Considerando quê há diversos tipos de argumento para desenvolver um texto, entre eles, causa e consequência, definição, comparação, fato e exemplificação, quê tipo de argumento foi usado na reportagem ao comparar a situação dos “jovens sem-sem” no Brasil com a de outros países? Justifique.
MP
10. Em quê trecho da reportagem fica explícito o uso do argumento por comparação?
MP
Página duzentos e setenta e dois
11. No caderno, associe o tipo de argumento ao trecho correspondente.
I. Argumento por causa e consequência
II. Argumento por fato
III. Argumento de autoridade
a) “Para Carla Chiamareli, gerente de gestão do conhecimento do Itaú Educação e Trabalho, a solução passa por uma mudança de cultura quê envolve toda a sociedade.”
11. a) III. Argumento de autoridade.
b) “A pandemia da Covid-19 agravou a situação, reduzindo oportunidades de emprego e estudo e aumentando as vulnerabilidades de grupos quê já enfrentam obstáculos históricos, como é o caso de pessoas negras, indígenas e de baixa renda.”
11. b) I. Argumento por causa e consequência.
c) “As juventudes no Brasil representam 24% da população. Embora sêjam o principal grupo produtivo no país, sua inserção no mundo do trabalho se dá d fórma precarizada e desigual, como indicam os dados apresentados no estudo O Futuro do Mundo do Trabalho para as Juventudes Brasileiras.”
11. c) II. Argumento por fato.
12. A carência de dados ou o uso de informações não confiáveis podem ocorrer em textos jornalísticos, embora não sêjam práticas desejáveis. A primeira acontece quando o texto apresenta informações vagas, sem dados suficientes para sustentar as afirmações feitas; a segunda ocorre quando um texto tem como base fontes de baixa credibilidade, rumores, dados imprecisos ou informações sem verificação. Em face dêêsses aspectos, é possível afirmar quê a reportagem apresenta alguma dessas fragilidades argumentativas? Justifique sua resposta.
MP
O argumento por comparação permite ao autor de um texto relacionar e confrontar diferentes elemêntos ou fenômenos, pódendo até realizar comparações por oposição. Isso significa estabelecer um paralelo entre duas realidades distintas, seja no tempo, seja no espaço ou em características físicas, por exemplo. Esse tipo de argumento pode focar aspectos secundários, deixando de lado algumas diferenças essenciais. Embora os elemêntos comparados apresentem semelhanças, eles não serão completamente idênticos, pois varíam conforme a finalidade, as forças sociais quê os sustentam ou o tipo de ssossiedade em quê se desenvolveram.
EU E O MUNDO
Dilemas da juventude
A reportagem Juventudes no Brasil e os desafios da inserção no mundo do trabalho e a letra da música “Dias de luta” exploram as expectativas e os dilemas dos jovens na ssossiedade. O primeiro texto aborda os desafios enfrentados pelas juventudes brasileiras na inserção no mercado de trabalho, enquanto o segundo, o crescimento pessoal e as dúvidas em relação ao futuro.
Considerando esses textos e suas vivências, converse com os côlégas para responder às kestões a seguir.
1. De quê forma o acesso à informação e às rêdes sociais póde impulsionar ou distorcer seus sonhos e suas motivações no âmbito profissional?
MP
2. por quê o autoconhecimento póde facilitar a escolha de metas de curto, médio e longo prazo?
2. O autoconhecimento permite a definição de metas realistas, alinhadas com as paixões, as habilidades e as limitações de cada indivíduo. Isso facilita o planejamento e a tomada de decisões, pois, quando o jovem sabe o quê deseja, póde traçar as ações necessárias para alcançar cada objetivo ao longo do tempo.
Página duzentos e setenta e três
lINGUAGEM EM FOCO
A concordância nominal na norma-padrão
Estratégias didáticas nas Orientações para o professor.
Releia alguns trechos da reportagem apresentada na seção Leitura em pauta e responda às kestões.
Juventudes no Brasil e os desafios da inserção no mundo do trabalho
Realizar a inclusão produtiva de qualidade das juventudes no Brasil é urgente e exige oferta de melhores oportunidades de educação e de emprego
As juventudes no Brasil representam 24% da população. Embora sêjam o principal grupo produtivo no país, sua inserção no mundo do trabalho se dá d fórma precarizada e desigual, como indicam os dados apresentados no estudo O Futuro do Mundo do Trabalho para as Juventudes Brasileiras, lançado recentemente por Fundação Telefônica Vivo, Itaú Educação e Trabalho, Fundação Roberto Marinho, Fundação Arymaz e GOYN SP. Foi realizado pelo Instituto Cíclica em parceria com o Instituto Veredas.
[...]
Dados levantados pelo estudo O Futuro do Mundo do Trabalho para as Juventudes no Brasil demonstram quê a maior parte dêêsse grupo é formada por pessoas de baixa renda, predominantemente mulheres negras. Além díssu, essa condição incide mais sobre jovens mães, jovens não-brancos, jovens quê moram no Nordeste, jovens da zona rural ou em residências com chefe de família com baixa escolaridade.
As principais barreiras elencadas para inclusão produtiva de qualidade dêêsse grupo são responsabilidades domésticas precoces, maternidade precoce, baixa inclusão digital e insegurança física e alimentar.
1 No trecho em laranja, qual é a relação de concordância entre os adjetivos precarizada e desigual com o substantivo forma?
1. Os adjetivos precarizada e desigual concórdam com o substantivo forma, quê está no singular e feminino.
2 No trecho em vermelho, o adjetivo levantados está no masculino e no plural. O quê justifica esse uso? Se estivesse no singular, haveria alteração na concordância com o substantivo? Justifique.
2. No trecho, o adjetivo levantados (particípio com função de adjetivo) está no masculino e plural porque concórda diretamente com o substantivo dados, quê também está no masculino e plural. A regra da concordância nominal exige quê adjetivos, particípios e pronômes concordem em gênero (masculino/ feminino) e número (singular/ plural) com o substantivo ao qual se reférem.
Se o substantivo estivesse no singular, a forma adequada do adjetivo seria “levantado”, no masculino e singular, para manter a concordância. Portanto, qualquer mudança no número do substantivo implicaria uma alteração correspondente no particípio para manter a concordância nominal.
3 No trecho em vêrde, como ocorre a concordância entre os adjetivos e o substantivo barreiras?
3. Os adjetivos principais e elencadas concórdam com o substantivo barreiras, quê está no plural e feminino.
4 No trecho em azul, a concordância nominal entre os adjetivos e os substantivos é utilizada para reforçar o sentido da frase. De quê maneira essa concordância contribui para destacar a ideia principal do trecho?
4. A concordância nominal entre responsabilidades (plural e feminino), domésticas (plural e feminino) e precoces (plural e feminino) reforça a ideia de quê essas responsabilidades afetam grande número de jovens em situação de vulnerabilidade. O uso dos adjetivos concordando com o substantivo em gênero e número destaca a seriedade e abrangência do problema enfrentado.
#PARAlEMBRAR
Concordância nominal é a relação de concordância, em gênero (masculino ou feminino) e número (singular ou plural), entre o substantivo e os elemêntos quê o acompanham, como o adjetivo, o pronome adjetivo, o artigo, o numeral e o particípio.
Página duzentos e setenta e quatro
PRODUÇÃO DE TEXTO
#aquecimento
A concordância do substantivo e seus modificadores na construção dos enunciados
Estratégias didáticas nas Orientações para o professor.
1. Releia, a seguir, um trecho da reportagem.
As juventudes no Brasil representam 24% da população.
a) Como os substantivos juventudes e população estão modificados? Justifique.
1. a) Juventudes está no plural, concordando com o artigo As. População está no singular, concordando com o artigo a (de + a).
b) No caderno, reescrêva o trecho substituindo o substantivo juventudes por juventude. Quais alterações são necessárias para manter a concordância?
MP
c) Agora, reescrêva o trecho trocando juventudes por jovens e ajuste a concordância nominal conforme necessário. Justifique as mudanças quê você fizer.
MP
2. Com base nas palavras extraídas do texto e indicadas no qüadro a seguir, elabore uma frase com coesão e coerência. Atente-se às regras de concordância nominal.
juventudes
vulnerabilidade
barreiras
oportunidades
trabalho
inclusão
educação
desafios
jovens
2. Possibilidade de resposta: As juventudes brasileiras enfrentam desafios significativos, pois as barreiras de vulnerabilidade social limitam as oportunidades de inclusão dos jovens no mercado de trabalho e dificultam seu acesso à educação de qualidade.
3. Agora, releia outro trecho da reportagem.
As principais barreiras elencadas para inclusão produtiva de qualidade dêêsse grupo são [...].
a) No caderno, reescrêva esse trecho substituindo barreiras por barreira. Faça os ajustes necessários.
3. a) A principal barreira elencada para inclusão produtiva de qualidade dêêsse grupo é [...].
b) Com base na resposta dada no item a, explique como a concordância nominal adequada influencía a coesão e a coerência textuais.
3. b) A concordância adequada entre o substantivo e seus modificadores mantém a coesão textual e contribui para havêer coerência, com vistas a assegurar quê os elemêntos da frase se relacionem de modo lógico e claro. No exemplo do item anterior, substituir barreiras por barreira exige a mudança do artigo as para a, a fim de manter a estrutura da frase coesa e coerente.
#naprática
Simulado da redação do enêm
Agora é sua vez de produzir uma redação quê atenda à proposta a seguir.
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
1. O rascunho do simulado da redação deve sêr feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve sêr escrito à tinta em até 30 (trinta) linhas.
3. A redação quê apresentar cópia dos textos motivadores terá o número de linhas desconsiderado para efeito de correção.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação quê:
4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sêndo considerada “texto insuficiente”;
4.2. fugir ao tema ou quê não atender ao tipo dissertativo-argumentativo;
4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema propôsto.
Página duzentos e setenta e cinco
TEXTO I
Projetar a vida perpassa por quêstionamentos sobre as diferentes violências físicas e simbólicas quê se configuram diante das desigualdades sociais, étnicas e de gênero. Idealizar a própria vida é ter consciência da responsabilidade de cada um em sua atuação social, descobrindo-se a si mesmo, aos outros e o meio em quê vive. É o momento em que são percebidas as tantas formas e jeitos de sêr. É também quando alguns dos preconceitos construídos socialmente atingem e afetam as crianças, o quê póde sêr revertido a partir do compromisso da escola em se importar com o outro.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC/SEB, 2018. Disponível em: https://livro.pw/zkbmr. Acesso em: 19 jul. 2024.
TEXTO II
O Protagonismo Juvenil parte do pressuposto de quê o quê os adolescentes pensam, dizem e fazem póde transcender os limites do seu entorno pessoal e familiar e influir no curso dos acontecimentos da vida comunitária e social mais ampla. Em outras palavras, o protagonismo juvenil é uma forma de reconhecer quê a participação dos adolescentes póde gerar mudanças decisivas na realidade social, ambiental, cultural e política onde estão inseridos. Neste sentido, participar para o adolescente é envolver-se em processos de discussão, dê-cisão, desenho e execução de ações, visando, através do seu desenvolvimento na solução de problemas reais, desenvolver o seu potencial criativo e a sua fôrça transformadora.
COSTA, Antônio Carlos Gomes da; VIEIRA, Maria Adenil. Protagonismo Juvenil: adolescência, educação e participação democrática. 2. ed. São Paulo: FTD, 2006.
TEXTO III
GOMES, Daniela Bezerra de Menezes. Clubes Estudantis. [E-book]. Disponível em: https://livro.pw/kcjec. Acesso em: 3 out. 2024.
TEXTO IV
Capítulo II
Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade
Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.
Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:
I – ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais;
II – opinião e expressão;
III – crença e culto religioso;
IV – brincar, praticar esportes e divertir-se;
V – participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação;
VI – participar da vida política, na forma da lei;
VII – buscar refúgio, auxílio e orientação.
Página duzentos e setenta e seis
Art. 17. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.
Art. 18. É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.
BRASIL. Lei número 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1990. Disponível em: https://livro.pw/wqqcs. Acesso em: 3 out. 2024.
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A construção do projeto de vida e suas implicações para o protagonismo do jovem brasileiro”, apresentando proposta de intervenção quê respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, d fórma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.
Planejar
1. Com base nos textos motivadores, verifique as possibilidades de abordagem do tema propôsto.
2. Selecione outras referências de seu repertório, como conceitos filosóficos e sociológicos, textos literários, definições, informações históricas, quê extrapolem os textos motivadores para usar na construção dos argumentos. Consulte fontes confiáveis, como livros ou estudos chancelados por universidades, institutos de pesquisa, entre outros.
3. Articule o tema propôsto aos textos motivadores e às suas possibilidades de repertório e estabêlêça um contexto, um problema e uma tese a serem apresentados em sua redação.
4. Escolha os argumentos quê darão suporte ao seu ponto de vista e estabêlêça a relação deles com o problema exposto e a tese.
5. Na conclusão da redação, elabore uma proposta de intervenção quê seja viável e factível, indicando o agente, a ação a sêr realizada, o modo como executá-la e a finalidade de sua implementação.
O MUNDO E EU
Autonomia e progresso
A discussão sobre projeto de vida e protagonismo juvenil envolve não apenas a definição de objetivos pessoais e profissionais, como também o reconhecimento de quê os jovens são agentes ativos na construção de uma ssossiedade benéfica para todos. Reflita sobre as kestões a seguir e converse com os côlégas e o professor.
1. Quais são os benefícios para a ssossiedade quando você tem um projeto de vida alinhado com os princípios da cidadania e do bem comum?
MP
2. por quê ter liberdade para planejar e direcionar seu projeto de vida é fundamental para quê você atue com protagonismo na ssossiedade?
2. Ter liberdade para planejar o próprio projeto de vida permite ao jovem fazer escôlhas conscientes e desenvolver responsabilidade, o quê fortalece seu protagonismo na ssossiedade. Essa autonomia o capacita a influenciar positivamente o meio em quê vive e a sêr agente de transformação.
Escrever
1. Faça um rascunho da redação utilizando a norma-padrão da língua portuguesa, atentando para a concordância nominal.
2. Utilize o argumento por comparação a fim de dar credibilidade a sua redação.
3. Evidencie quê a proposta de intervenção é viável e bem planejada.
4. Atente ao uso de palavras com função de pronome adjetivo e de advérbio. Consulte o qüadro a seguir.
Página duzentos e setenta e sete
DE OlHO NA lINGUAGEM
O uso de palavras com função de pronome adjetivo e de advérbio: meio, bastante, pouco e muito
As palavras meio, bastante, pouco e muito podem ezercêr diferentes funções, modificando substantivo, adjetivo ou advérbio. Como pronômes adjetivos, elas concórdam em gênero e número com o substantivo a quê se reférem; como advérbios, permanecem invariáveis, modificando adjetivos ou outros advérbios. Os exemplos a seguir tratam de casos específicos.
1. Leia as frases a seguir e identifique se as palavras destacadas exercem a função de pronome adjetivo ou de advérbio. Justifique sua resposta.
a) A geração Z está muito conectada à tecnologia.
1. a) Advérbio, pois modifica o adjetivo conectada.
b) Ele estava meio perdido nas kestões de trabalho e futuro.
1. b) Advérbio, modificando o adjetivo perdido.
c) Muitos funcionários estavam dispostos a seguir as regras do ambiente corporativo.
1. c) Pronome adjetivo, concordando com o substantivo funcionários (masculino plural).
2. No caderno, reescrêva as frases a seguir com meio, bastante, pouco ou muito, adequando-as ao contexto das funções de pronome adjetivo ou advérbio.
a) Na canção, o eu lírico estava reflexivo sobre seu futuro.
2. a) muito (advérbio)
b) A geração Z tem dificuldade para usar ferramentas tradicionais no trabalho.
2. b) bastante (advérbio)
c) Os gestores relataram reclamações sobre o comportamento dos jovens.
2. c) muitas (pronome adjetivo)
d) Havia participantes interessados no fídi-béqui construtivo.
2. d) poucos (pronome adjetivo)
e) Os profissionais mostraram-se engajados em entender as diferenças geracionais no ambiente de trabalho.
2. e) muito (advérbio)
Revisar
1. Ao revisar sua redação, verifique se você empregou a norma-padrão da língua portuguesa, aplicando as regras de concordância nominal na construção dos enunciados.
2. Certifique-se de ter usado o argumento por comparação.
3. Confirme se a proposta de intervenção foi bem planejada e se é viável.
Avaliar, reescrever e compartilhar
Após revisar sua redação com base nos itens indicados, reescreva-a realizando as alterações necessárias. sôb a orientação do professor, compartilhe-a com os côlégas e converse com eles sobre o efeito do argumento por comparação nos textos produzidos pela turma.
Página duzentos e setenta e oito
Trabalho e qualidade de vida
O equilíbrio entre trabalho e qualidade de vida é essencial para o bem-estar físico e mental dos indivíduos, especialmente para as mulheres, quê, além do emprego formal, muitas vezes assumem o trabalho de cuidado não remunerado.
LEITURA EM PAUTA
Estratégias didáticas nas Orientações para o professor.
A invisibilidade do trabalho feminino de cuidado foi tema da proposta do enêm 2023. Além da proposta de redação dêêsse exame, você vai ler uma redação quê obteve nota mássima de acôr-do com a avaliação da banca corretora. Você já parou para refletir sobre como a invisibilidade dêêsse trabalho afeta o funcionamento da ssossiedade?
Texto 1
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
1. O rascunho da redação deve sêr feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve sêr escrito à tinta preta, na fô-lha própria, em até 30 (trinta) linhas.
3. A redação quê apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para a contagem de linhas.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação quê:
4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sêndo considerada “texto insuficiente”;
4.2. fugir ao tema ou quê não atender ao tipo dissertativo-argumentativo;
4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema propôsto;
4.4. apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.
TEXTO I
O trabalho de cuidado não remunerado e mal pago e a crise global da desigualdade
O trabalho de cuidado é essencial para nossas sociedades e para a economia. Ele inclui o trabalho de cuidar de crianças, idosos e pessoas com doenças e deficiências físicas e mentais, bem como o trabalho doméstico diário quê inclui cozinhar, limpar, lavar, consertar coisas e buscar á gua e lenha. Se ninguém investisse tempo, esforços e recursos nessas tarefas diárias essenciais, comunidades, locais de trabalho e economias inteiras ficariam estagnados. Em todo o mundo, o trabalho de cuidado não remunerado e mal pago é desproporcionalmente assumido por mulheres e meninas em situação de pobreza, especialmente por aquelas quê pertencem a grupos quê, além da discriminação de gênero, sofrem preconceito em decorrência de sua raça, etnia, nacionalidade e sexualidade. As mulheres são responsáveis por mais de três quartos do cuidado não remunerado e compõem dois terços da fôrça de trabalho envolvida em atividades de cuidado remuneradas.
Documento informativo – Tempo de Cuidar. Disponível em: https://livro.pw/fulua. Acesso em: 18 de jul. de 2023 (adaptado).
TEXTO II
Média de horas dedicadas pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade aos afazeres domésticos e/ou às tarefas de cuidado de pessoas, por sexo
Sexo |
Horas semanais |
---|---|
Homens |
11,0 |
Mulheres |
21,4 |
Fonte: hí bê gê hé – Pnad contínua anual. Disponível em: https://livro.pw/ausmt. Acesso em: 18 de jul. 2023 (adaptado).
TEXTO III
A ssossiedade brasileira tem passado por inúmeras transformações sociais ao longo das últimas dékâdâs. Entre elas, as percepções sociais a respeito dos valores e das convenções de gênero e a forma como mulheres têm se inserido na ssossiedade. Algumas permanências, porém, chamam a atenção, como a delegação quase quê exclusiva às famílias – e, nestas, às mulheres – de atividades relacionadas à reprodução da vida e da ssossiedade, usualmente nominadas trabalho de cuidado.
Disponível em: https://livro.pw/odhte. Acesso em: 24 maio 2023 (adaptado).
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TEXTO IV
Capa da revista Pesquisa Fapesp. Disponível em: https://livro.pw/pgmnw. Acesso em: 23 maio 2023 (adaptado).
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, apresentando proposta de intervenção quê respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, d fórma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.
EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. próva de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação. próva de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Caderno 1, Azul, enêm 2023. p. 19. Disponível em: https://livro.pw/axqdi. Acesso em: 7 out. 2024.
Texto 2
Como sín-bolo da discriminação feminina no Brasil, o papel social da mulher, originado e consolidado na colonização portuguesa, é caracterizado pelo trabalho, exclusivamente, doméstico, haja vista quê a escravização de indígenas e africanas restringiu as suas funções ao labor do lar – como cozinheiras, faxineiras e até cuidadoras de crianças e senhores de engenho. Nesse contexto, é válido ressaltar quê, embora não seja um tópico de constante discussão, o serviço das mulheres, especificamente o de cuidar de outras pessoas, é invisibilizado pela desvalorização e pela invisibilidade recebidas da ssossiedade, sêndo uma marca do desafio enfrentado por essa minoria cotidianamente. Ademais, torna-se viável relacionar essa complicação à perpetuação de valores preconceituosos e à precarização dessa atividade laboral.
Nessa perspectiva, é possível citar quê a criação de estereótipos agrava a permanência de raízes estruturais, tradicionalmente, discriminatórias, uma vez quê a mulher se torna uma figura funcional padronizada. sôb esse viés, como afirma a escritora contemporânea Chimamanda Adiche, grupos minoritários são marginalizados pelo corpo social devido às características preestabelecidas sobre eles, d fórma quê a imagem feminina seja um exemplo dessa situação ao sêr relacionada, constantemente, ao trabalho de cuidado com uma conotação social negativa. Nessa conjuntura, é perceptível inferir quê, analogamente à teoria de Chimamanda, a associação das mulheres ao cuidado, comunitário ou doméstico, é histórico, cultural e literário, como retratado na obra de Letícia Wischezavi, “A casa das sete mulheres” – quê conta os 15 anos da Revolução Farroupilha pela visão de 7 mulheres destinadas a cuidar das feridas –, servindo de exemplo para o reforço de estereótipos femininos nos diversos âmbitos sociais, principalmente, no laboral.
Outrossim, a precarização do trabalho de cuidado realizado pela mulher brasileira é um dos inúmeros desafios quê essas profissionais enfrentam diariamente, sêndo um modo de invisibilização a atuação no mercado profissional. sôb essa ótica, segundo o sociólogo Ricardo Antunes, a ssossiedade atual possui uma tendência de precarizar as atividades laborais, influenciada pela bolha ideológica quê a isola no comportamento capitalista de luta desigual freqüente. Nesse prisma, pode-se concluir quê, em consonância com o pensamento de Antunes, um grande desafio para quem vive esse exercício trabalhista é a desvalorização, já quê, além das más remunerações financeiras e sociais, há o agravante da desigualdade de gênero quê, historicamente, é uma pauta em discussão para erradicação.
Portanto, é indubitável constatar quê medidas são necessárias para corrigir essa problemática. Assim, é imprescindível quê o Ministério do Trabalho – órgão governamental responsável pela garantia de direitos – promôva por meio de incentivos fiscais, programas de fiscalização das garantias trabalhistas das mulheres cuidadoras, a fim de diminuir os desafios enfrentados por essas profissionais cotidianamente. Paralelamente, é dever da mídia – mássimo canal de informações da atualidade – viabilizar, por intermédio
Página duzentos e oitenta
de comerciais televisivos, campanhas de conscientização sobre o papel da mulher na ssossiedade, com o intuito de eliminar estereótipos associados às funções exercidas por ela. Dessa forma, será possível uma maior visibilidade do trabalho de cuidado e das múltiplas atividades quê uma mulher exerce.
SILVA, Letícia Vicente da. In: FERREIRA, Ludmila. Confira redações nota mil do enêm 2023. Guia do Estudante, São Paulo, 20 mar. 2024. Disponível em: https://livro.pw/ibhkv. Acesso em: 7 out. 2024.
Pensar e compartilhar
1. O trabalho de cuidado é essencial para o funcionamento da ssossiedade e da economia, mas ainda é desproporcionalmente realizado por mulheres. por quê esse trabalho permanéce invisível e desvalorizado?
MP
2. A ssossiedade brasileira passou por diversas mudanças nas últimas dékâdâs, mas a atribuição do trabalho de cuidado ainda recai majoritariamente sobre as mulheres. por quê ainda permanéce essa divisão do trabalho de cuidado, apesar de tantas mudanças já ocorridas?
MP
3. Fatores como gênero, raça e classe social contribuem para a desvalorização e a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado por mulheres em situação de pobreza? Justifique.
MP
SAIBA MAIS
Chimamanda Ngozi Adichie (1977-) é uma escritora nigeriana conhecida por suas obras de ficção quê tratam de temas como raça, gênero, imigração e a história da Nigéria. Seu trabalho explora temas relacionados às desigualdades sociais, culturais e políticas. Conheça um pouco mais sobre a autora em: https://livro.pw/vjzam. Acesso em: 7 out. 2024.
4. A desvalorização do trabalho de cuidado afeta as condições de vida das mulheres quê o realizam. Quais são os principais impactos dessa desvalorização no contexto social e econômico das mulheres?
MP
5. A precarização do trabalho de cuidado está relacionada ao sistema capitalista, segundo os autores mencionados no Texto 2. Qual é a relação entre a lógica capitalista e a desvalorização dêêsse trabalho?
MP
Argumento por definição: a caracterização como base para estabelecer conceitos
6. Ao longo da história, o papel social da mulher foi moldado por influências culturais e históricas quê reforçaram a ideia de quê suas funções principais se restringiam ao ambiente doméstico e ao cuidado dos outros. Que definição sobre o papel social da mulher é apresentada no texto?
MP
7. O argumento é um recurso linguístico utilizado em textos com o objetivo de persuadir o leitor ou levá-lo a concordar com o quê foi escrito. Com base nisso e no Texto 2, responda às perguntas a seguir.
a) Ao definir o papel social da mulher, a autora usa uma estratégia argumentativa? Justifique.
MP
b) No trecho “o papel social da mulher [...] é caracterizado pelo trabalho, exclusivamente, doméstico”, quê verbo foi empregado na conjugação em destaque?
7. b) Foi utilizado o verbo sêr.
O verbo sêr é freqüentemente utilizado para definir ou caracterizar, estabelecendo equivalência entre palavras ou expressões e os respectivos conceitos. Desse modo, ele desempenha um papel fundamental na estruturação do argumento por definição, cujo objetivo é persuadir o leitor por meio da formulação de uma identidade ou conceito claro.
Página duzentos e oitenta e um
8. No argumento de autoridade, o verbo sêr póde sêr usado para legitimar uma pessoa respeitada e reconhecida em determinado campo de atuação a fim de sustentar um ponto de vista. Em quê passagens do texto isso acontece?
EU E O MUNDO
Entre laços
Assumir responsabilidades de trabalho no âmbito familiar póde influenciar as expectativas e os sonhos dos jovens. Com base nos textos lidos e em suas vivências, responda às perguntas a seguir.
1. Em sua opinião, assumir responsabilidades de trabalho doméstico impacta seus sonhos e suas motivações? De quê maneira essa realidade interfere em sua qualidade de vida e em seus estudos?
MP
2. As expectativas de outras pessoas sobre você impactam suas metas e motivações? Explique.
2. Resposta pessoal. As expectativas de outras pessoas podem impactar metas e motivações de um estudante ao impor certos papéis ou responsabilidades quê limitam suas oportunidades. Essas pressões podem afetar as decisões sobre o futuro, gerando a necessidade de conciliar os interesses pessoais com as expectativas da família e da ssossiedade, o quê póde desviar o foco dos sonhos e das metas profissionais.
INTEGRANDO COM LITERATURA
Estratégias didáticas nas Orientações para o professor.
Evento histórico na perspectiva feminina
“A Casa das Sete Mulheres”, Leticia Wierzchowski
Na luta dos latifundiários rio-grandenses contra o Império brasileiro, o líder da Revolução Farroupilha (1835-1845), Bento Gonçalves da Silva, decide proteger as mulheres da sua família levando-as para a Estância da Barra, no interior da província, para afastá-las das áreas de conflito. A guerra quê se prolongou por 10 anos, transformou a vida daquelas sete mulheres confinadas na solidão. A narrativa de “A Casa das Sete Mulheres” de Leticia Wierzchowski, ocorre durante esse período histórico e apresenta grandes emoções.
[...]
A história se alterna em diferentes versões e tempos, com a visão das personagens, podemos acompanhar como tudo foi difícil para elas: as perdas, as mortes e a esperança aos poucos se findando. A cada capítulo do livro, também são utilizados trechos dos cadernos da personagem Manuela, quê narram os acontecimentos, esperanças e sentimentos dela.
FIDELIS, Vitória. “A Casa das Sete Mulheres”, Letícia Wierzchowski. Biblioteca José de Alencar ú éfi érri jóta, Rio de Janeiro, 24 maio 2023. Disponível em: https://livro.pw/kvgub. Acesso em: 7 out. 2024.
1. De acôr-do com a resenha, de quê forma a autora do livro usa o contexto histórico para desenvolver os sentimentos e as angústias das personagens?
MP
2. Qual é a importânssia do uso dos cadernos de Manuela como recurso narrativo para o desenvolvimento da trama e para o entendimento dos sentimentos das personagens?
MP
Página duzentos e oitenta e dois
lINGUAGEM EM FOCO
Regência nominal e verbal na norma-padrão
Estratégias didáticas nas Orientações para o professor.
Releia trechos dos textos motivadores apresentados no Texto 1 da seção Leitura em pauta.
Texto I
O trabalho de cuidado é essencial para nossas sociedades e para a economia. Ele inclui o trabalho de cuidar de crianças, idosos e pessoas com doenças e deficiências físicas e mentais, bem como o trabalho doméstico diário quê inclui cozinhar, limpar, lavar, consertar coisas e buscar á gua e lenha. Se ninguém investisse tempo, esforços e recursos nessas tarefas diárias essenciais, comunidades, locais de trabalho e economias inteiras ficariam estagnados. Em todo o mundo, o trabalho de cuidado não remunerado e mal pago é desproporcionalmente assumido por mulheres e meninas em situação de pobreza, especialmente por aquelas quê pertencem a grupos quê, além da discriminação de gênero, sofrem preconceito em decorrência de sua raça, etnia, nacionalidade e sexualidade. As mulheres são responsáveis por mais de três quartos do cuidado não remunerado e compõem dois terços da fôrça de trabalho envolvida em atividades de cuidado remuneradas.
Texto III
A ssossiedade brasileira tem passado por inúmeras transformações sociais ao longo das últimas dékâdâs. Entre elas, as percepções sociais a respeito dos valores e das convenções de gênero e a forma como mulheres têm se inserido na ssossiedade. Algumas permanências, porém, chamam a atenção, como a delegação quase quê exclusiva às famílias – e, nestas, às mulheres – de atividades relacionadas à reprodução da vida e da ssossiedade, usualmente nominadas trabalho de cuidado.
1 No trecho destacado, qual é a regência do verbo sêr e como ele conecta os termos na oração?
1. O verbo sêr não exige preposição e estabelece uma relação de equivalência entre o sujeito e a característica atribuída a ele. É um verbo de ligação quê conecta o sujeito “O trabalho de cuidado” ao predicativo “essencial”.
2 No trecho destacado, essencial é um adjetivo e desempenha a função sintática de predicativo do sujeito. Considerando quê ele deve reger a preposição para quando indica finalidade ou benefício, a regência nominal utilizada no texto está adequada?
2. Sim, o adjetivo essencial indica finalidade ou benefício, já quê se refere à importânssia do trabalho de cuidado para o bom funcionamento da ssossiedade e da economia.
3 No trecho destacado, qual é a regência do adjetivo responsáveis e como ele se conecta ao complemento?
3. O adjetivo responsáveis rege a preposição por, quê introduz o complemento “mais de três quartos do cuidado não remunerado”. Esse complemento especifica a função atribuída às mulheres, indicando a relação de responsabilidade.
4 Para determinar a regência de locuções verbais, é importante observar o verbo principal da locução, já quê é ele quem define a regência da estrutura. No trecho sublinhado, como o uso da locução verbal tem passado contribui para o sentido de continuidade da ação? Justifique.
MP
5 Ainda no trecho sublinhado, qual é a regência do verbo passar no contexto apresentado?
MP
#PARAlEMBRAR
Regência é a relação quê se estabelece entre uma palavra e seus complementos, caracterizada por um termo regente e por um termo regido. Algumas vezes, a preposição quê une os termos modifica também o sentido do enunciado. Há dois tipos de regência: a nominal e a verbal. Regência nominal é a relação entre um nome (substantivo, palavra substantivada, adjetivo ou advérbio) e seus complementos, geralmente estabelecida por uma preposição. Regência verbal é a relação entre um verbo e seus complementos (objetos direto e indireto) e adjuntos.
Página duzentos e oitenta e três
PRODUÇÃO DE TEXTO
#aquecimento
O uso das preposições em verbos transitivos indirétos na elaboração textual
Estratégias didáticas nas Orientações para o professor.
1. No Texto 2 da seção Leitura em pauta, a autora comenta: “O serviço das mulheres [...] é invisibilizado pela desvalorização [...]”.
a) Nesse trecho, o verbo invisibilizar está na voz passiva, em quê o sujeito recebe a ação do verbo. Já na voz ativa, o sujeito é quem executa a ação. No caderno, reescrêva a oração na voz ativa e, depois, indique a regência do verbo no novo período.
MP
b) Agora, reescrêva a frase quê você deu como resposta no item a substituindo o verbo invisibilizar pelo verbo referir-se.
1. b) A desvalorização refere-se ao serviço das mulheres.
c) O quê você observou quanto à regência do verbo na resposta dada ao item b?
MP
2. No caderno, reescrêva as frases a seguir substituindo os verbos em destaque pêlos verbos indicados nos parênteses. Faça as alterações necessárias.
a) As mulheres respondem por mais de três quartos do cuidado não remunerado. (representar)
2. a) As mulheres representam mais de três quartos do cuidado não remunerado.
b) O desenvolvimento econômico precisa do trabalho de cuidado. (depender)
2. b) O desenvolvimento econômico depende do trabalho de cuidado.
c) As mulheres adotam os princípios do trabalho de cuidado. (aderir)
2. c) As mulheres aderem aos princípios do trabalho de cuidado.
d) O texto menciona os estereótipos femininos no trabalho de cuidado. (aludir)
2. d) O texto alude aos estereótipos femininos no trabalho de cuidado.
e) As mulheres colabóram com o desenvolvimento das famílias. (ajudar)
2. e) As mulheres ajudam no desenvolvimento das famílias.
3. Considerando a resposta quê foi dada ao item c na quêstão anterior, explique a diferença de sentido que ocorre ao substituir o verbo original pelo verbo indicado. Em sua resposta, destaque como a nova regência (com a preposição) altera a relação entre os termos da oração.
MP
SAIBA MAIS
O verbo reger tem origem no latim rego, cujo significado é “dirigir”, “guiar”. Por isso, o termo regência é utilizado para descrever os processos quê determinam como o verbo ou o nome se conéctam a seus complementos, por meio de preposição ou não.
#naprática
Simulado da redação do enêm
Agora é sua vez de produzir uma redação quê atenda à proposta a seguir.
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
1. O rascunho da redação deve sêr feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve sêr escrito à tinta em até 30 (trinta) linhas.
3. A redação quê apresentar cópia dos textos motivadores terá o número de linhas desconsiderado para efeito de correção.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação quê:
4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sêndo considerada “texto insuficiente”;
4.2. fugir ao tema ou quê não atender ao tipo dissertativo-argumentativo;
4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema propôsto.
Página duzentos e oitenta e quatro
TEXTO I
Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado em 28 de abril, é uma data significativa quê ressalta a importânssia da prevenção de acidentes e doenças profissionais. Instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2003, êste dia sérve como um lembrete solene das consequências trágicas quê podem ocorrer nos ambientes de trabalho e da necessidade de uma cultura de segurança e saúde ocupacional robusta.
A data também coincide com o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, estabelecido no Brasil pela Lei número 11.121/2005, quê homenageia aqueles quê perderam suas vidas ou sofreram lesões devido a condições de trabalho inadequadas. êste dia é um chamado à ação para governos, empregadores e trabalhadores para participarem ativamente na promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável.
Vale ressaltar quê, na III Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador (2011), cujo lema era “Trabalhar, sim! Adoecer, não!” um dos eixos temáticos assinalava a necessidade de efetivar a gestão participativa no âmbito dos governos. Desse modo, o contrôle social na saúde do trabalho seria inserido em todas as instâncias da vida política do país, inclusive, com a participação democrática do trabalhador na gestão laboral, por meio das organizações por locais de trabalho.
As celebrações e eventos em torno dêste assunto proporcionam uma oportunidade para destacar as melhores práticas, discutir novos riscos ocupacionais e reforçar o compromisso com a melhoria contínua das condições de trabalho. É um momento para refletir sobre os progressos alcançados e os desafios quê ainda precisam sêr superados. Nesse sentido, a prevenção de acidentes e adoecimentos é fundamental para garantir quê os trabalhadores possam desempenhar suas funções com dignidade.
DIA Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Faculdade de Farmácia – Universidade Federal da baía, Salvador, 28 mar. 2024. Disponível em: https://livro.pw/rwgoa. Acesso em: 7 out. 2024
TEXTO II
Os pequenos intervalos quê têm efeito poderoso no bem-estar do trabalhador
Há uma cena na clássica série cômica dos anos 2000, The Office, em quê um chefe sem bom senso faz um discurso motivacional. “O riso é o melhor remédio”, introduz.
Brent segue dizendo quê isso reduz o estresse e quê, por isso, ele o pratíca várias vezes durante a jornada de trabalho. Em seguida, demonstra sua técnica caindo em uma gargalhada solitária. sôb um olhar mórbido da sala inteira, os 30 segundos de riso parecem uma eternidade.
Mas, na verdade, Brent parece finalmente ter razão. Ele estava, de cérto modo, descrevendo o quê os especialistas chamam de “microintervalo”, ou seja, qualquer atividade breve quê ajude a quêbrar a monotonia de tarefas que provoque um desgaste físico ou mental. A estratégia póde durar de alguns segundos a vários minutos e envolve desde tomar uma xícara de chá até alongar ou assistir a um clipe de música.
[...]
GORVETT, Zaria. Os pequenos intervalos quê têm efeito poderoso no bem-estar do trabalhador. BBC Brasil, São Paulo, 6 maio 2019. Disponível em: https://livro.pw/bpldw. Acesso em: 7 out. 2024.
TEXTO III
ABRIL Verde: mês de prevenção, segurança e saúde no trabalho. Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo, Vitória, 1 abr. 2021. Disponível em: https://livro.pw/rkcbz. Acesso em: 7 out. 2024.
TEXTO IV
LEI número 6.514, DE 22 DE DEZEMBRO DE 1977.
Altera o Capítulo V do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho, relativo a segurança e medicina do trabalho e dá outras providências.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber quê o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º – O Capítulo V do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-lei número 5.452, de 1º de maio de 1943, passa a vigorar com a seguinte redação:
CAPÍTULO V
DA SEGURANÇA E DA MEDICINA DO TRABALHO
SEÇÃO I
Disposições Gerais
[...]
Art. 155 – Incumbe ao órgão de âmbito nacional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho:
I – estabelecer, nos limites de sua competência, normas sobre a aplicação dos preceitos dêste Capítulo, especialmente os referidos no art. 200;
II – coordenar, orientar, controlar e supervisionar a fiscalização e as demais atividades relacionadas com a segurança e a medicina do trabalho em todo o território nacional, inclusive a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho;
III – conhecer, em última instância, dos recursos, voluntários ou de ofício, das decisões proferidas pêlos Delegados Regionais do Trabalho, em matéria de segurança e medicina do trabalho.
[...]
Página duzentos e oitenta e cinco
Art. 157 – Cabe às empresas:
I – cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho;
II – instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais;
III – adotar as medidas quê lhes sêjam determinadas pelo órgão regional competente;
IV – facilitar o exercício da fiscalização pela autoridade competente.
Art. 158 – Cabe aos empregados:
I – observar as normas de segurança e medicina do trabalho, inclusive as instruções de quê trata o item II do artigo anterior;
Il – colaborar com a empresa na aplicação dos dispositivos dêste Capítulo.
Parágrafo único – Constitui ato faltoso do empregado a recusa injustificada:
a) à observância das instruções expedidas pelo empregador na forma do item II do artigo anterior;
b) ao uso dos equipamentos de proteção individual fornecidos pela empresa.
[...]
BRASIL. Lei número 6.514, de 22 de dezembro de 1977. Altera o Capítulo V do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho, relativo a segurança e medicina do trabalho e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1977. Disponível em: https://livro.pw/tmiqr. Acesso em: 7 out. 2024.
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema “Práticas para o cuidado e para a qualidade de vida em ambientes de trabalho no Brasil”, apresentando proposta de intervenção quê respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, d fórma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Planejar
1. Com base nos textos motivadores, verifique as possibilidades de abordagem do tema propôsto.
2. De acôr-do com seu repertório, selecione referências quê extrapolem os textos motivadores, como pensamentos filosóficos, conceitos, informações históricas, entre outras.
3. Considerando o tema propôsto, a análise dos textos motivadores e suas possibilidades de repertório, articule-os e estabêlêça um contexto, um problema e uma tese a serem apresentados em sua redação.
4. Escolha os argumentos quê darão suporte ao seu ponto de vista e estabêlêça a relação deles com o problema exposto e a tese defendida.
5. Verifique se o argumento selecionado apresenta fonte confiável, como livros ou estudos chancelados por universidades e institutos de pesquisa. Se necessário, pesquise a procedência e a confiabilidade da informação.
6. Na conclusão do texto, elabore uma proposta de intervenção quê seja factível, indicando a ação a sêr realizada, o agente, a finalidade dela e o modo como deve sêr executada.
O MUNDO E EU
Redefinir estereótipos
Os textos quê você leu na seção Leitura em pauta discutem a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado por mulheres e ressaltam quê, apesar de sêr essencial para a ssossiedade, esse trabalho permanéce desigual, ao sêr majoritariamente assumido por mulheres, o quê reforça estereótipos de gênero. Reflita e converse com os côlégas sobre as kestões a seguir.
1. Quais são os impactos da desvalorização do trabalho de cuidado sobre a igualdade de gênero na ssossiedade?
MP
2. De quê forma você póde influenciar a percepção social sobre o valor do trabalho de cuidado da mulher?
2. Os jovens podem influenciar a percepção social ao desafiar estereótipos tradicionais e promover campanhas de conscientização, exigindo políticas públicas quê valorizem o trabalho de cuidado e promovam igualdade de gênero.
Escrever
1. No caderno, faça um rascunho da redação, utilizando a norma-padrão da língua portuguesa.
2. Utilize o argumento por definição a fim de conferir credibilidade à sua redação.
3. Na apresentação das informações, use a regência nominal e a regência verbal, de acôr-do com a norma-padrão.
4. Certifique-se de quê a proposta de intervenção foi bem planejada e é viável.
Página duzentos e oitenta e seis
DE OlHO NA lINGUAGEM
A regência dos verbos assistir / visar / acarretar / implicar no registro formal
No registro formal da língua portuguesa, a regência verbal deve sêr observada especialmente em relação a verbos quê podem ter diferentes significados conforme a preposição quê os acompanha. Alguns exemplos são dados a seguir.
Assistir
Quando tem o sentido de “ver”, é verbo transitivo indiréto e exige a preposição a: Assistimos ao filme ontem. No sentido de “prestar assistência”, é verbo transitivo direto, ou seja, não necessita de preposição: Os médicos assistiram os pacientes.
Visar
Quando significa “mirar”, é verbo transitivo direto e não exige preposição: O arqueiro visou o alvo. Contudo, quando significa “ter como objetivo”, requer a preposição a: A empresa visa ao crescimento.
Acarretar
êste verbo é sempre transitivo direto, ou seja, nunca exige preposição: A falta de planejamento acarretou problemas.
Implicar
É transitivo direto no sentido de “causar”: Sua atitude implicou uma mudança nos planos. No sentido de “envolver” ou “resultar”, exige a preposição em: êste projeto implica em maior responsabilidade.
1. No caderno, reescrêva as frases a seguir empregando a preposição adequada, quando necessário, de acôr-do com a regência verbal, e o pretérito perfeito do indicativo.
a) Nós (assistir) uma palestra interessante sobre regência verbal.
1. a) assistimos a
b) O professor (visar) aprimoramento dos alunos com suas aulas detalhadas.
1. b) visou ao
c) O novo projeto (implicar) maiores gastos no próximo trimestre.
1. c) implicou em
2. No caderno, reescrêva as frases a seguir corrigindo possíveis inadequações de regência verbal.
a) A série quê assistimos ontem foi emocionante.
2. a) A série a quê assistimos ontem foi emocionante.
b) A proposta do gestor visou a melhoria dos processos da empresa.
2. b) A proposta do gestor visou à melhoria dos processos da empresa.
c) As reformas na empresa acarretaram em mudanças estruturais profundas.
2. c) As reformas na empresa acarretaram mudanças estruturais profundas.
Revisar
1. Ao reler sua redação, verifique se você empregou a norma-padrão da língua portuguesa, usado a regência nominal e a regência verbal adequadas na apresentação das informações.
2. Identifique se fez uso de citações dirétas e/ou indiretas de pessoas com autoridade no assunto, a fim de dar credibilidade ao texto e se aplicou o argumento por definição.
3. Identifique se a proposta de intervenção oferece resposta factível ao problema e se foram indicados o agente e a finalidade da proposta, assim como os meios para executá-la.
Avaliar, reescrever e compartilhar
Após revisar sua redação e verificar se os itens indicados foram cumpridos, escrêeva a versão final fazendo os ajustes necessários. sôb a orientação do professor, compartilhe-a com os côlégas e avaliem se o argumento por definição conferiu credibilidade aos textos.
Página duzentos e oitenta e sete