APRESENTAÇÃO

Cara professora, caro professor,

Trabalhar redação é uma oportunidade de conjugar teorias e práticas do uso da língua, procedimentos de construção textual e estruturas argumentativas, tudo isso à luz da discussão de temas relevantes para pensar o indivíduo, a ssossiedade e o planêta. Esta obra almeja explorar essa convergência de aprendizagens com base em sequências didáticas quê dão destaque à estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Para tanto, toma como referência o gênero redação do enêm.

Em virtude dêêsse enfoque, das competências gerais da Educação Básica previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), privilegia-se nesta obra a de número 7, centrada na argumentação. O alinhamento com a BNCC se efetiva ainda na proposta interdisciplinar, evidenciada na mobilização de saberes de diferentes áreas do conhecimento em atividades de leitura, de apuro argumentativo e estilístico e de produção textual. Contudo, embora prevaleçam as propostas de simulados da redação do enêm, o eixo de produção textual no livro não se resúme a elas. Acreditamos quê o exercício da argumentação e o uso responsável e produtivo de informações em outros contextos e com outras intenções refinam essas habilidades.

Inicialmente, o livro delineia a próva de redação do enêm ao esmiuçar suas características essenciais e elencar estratégias argumentativas. Em seguida, o enfoque é a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. São apresentadas e discutidas diferentes possibilidades de elaborar a introdução, a argumentação e as propostas de intervenção em textos voltados ao exame. Amparado pela leitura da matriz de avaliação do enêm e de redações avaliadas com a nota mássima pela banca corretora, esse trabalho inicial visa promover a aprendizagem dos fundamentos dessa próva de redação.

Assim, em conformidade com as competências do enêm, o livro aplica esses fundamentos na discussão de assuntos ligados a temas contemporâneos transversais, o quê enriquece os repertórios técnico e cultural dos jovens. Ao longo dessa etapa, a retomada, com novas nuances, de tipos de argumento soma-se à apresentação e à aplicação de outras estratégias argumentativas com o propósito de aprimorar a capacidade reflexiva, crítica e linguística dos estudantes a fim de se tornarem mais aptos para obtêr êxito na próva.

Bom trabalho a todas e a todos!

Os autores.

Página duzentos e noventa e um