Sumário

  • PARTE 1 Conhecendo a obra 292
    • As bases do volume de Redação 292
      • Pressupostos teórico-metodológicos e proposta didático-pedagógica 292
      • Objetivos quê fundamentam a proposta didático-pedagógica 295
    • O trabalho com as competências da BNCC 296
      • Capacidade argumentativa e foco na competência geral 7 301
    • Estratégias e abordagens 302
      • Temas Contemporâneos Transversais 302
      • Culturas juvenis – Saberes legítimos 302
        • Teia de saberes 303
      • O direito à educação inclusiva 303
        • enêm inclusivo 304
      • Pensamento computacional – Aliar potencialidades 304
        • O pensamento computacional nesta obra 304
    • Avaliação e trabalho com a matriz do enêm 305
      • Simulados extras da redação do enêm 306
        • Unidade 1 308
        • Unidade 2 309
        • Unidade 3 310
        • Unidade 4 311
        • Unidade 5 312
        • Unidade 6 313
        • Unidade 7 314
        • Unidade 8 315
        • Unidade 9 316
    • Organização do Livro do Estudante 317
    • Organização das Orientações para o professor 317
    • Cronograma do volume 318
      • 1º ano 318
      • 2º ano 319
      • 3º ano 320
  • PARTE 2 Encaminhamento das unidades 321
    • Unidade 1: Passaporte para o futuro 321
    • Unidade 2: Percursos da redação do enêm 325
    • Unidade 3: Fatos, fontes e filtros 329
    • Unidade 4: Olhares sobre a saúde 332
    • Unidade 5: Saberes sobre a natureza 335
    • Unidade 6: Ninguém é igual a ninguém 338
    • Unidade 7: Janelas abertas para a vida em ssossiedade 342
    • Unidade 8: A construção do amanhã 345
    • Unidade 9: O futuro é logo ali! 349
  • PARTE 3 Respostas das atividades 353
    • Referências bibliográficas comentadas 378
    • Transcrição dos podcasts 382

Página duzentos e noventa e dois